Anda di halaman 1dari 26

UMA BREVE INTRODUO TICA NAS ORGANIZAES

Armnio Rego Departamento de Economia, Gesto e Engenharia Industrial Universidade de Aveiro 3810-193 Aveiro

Notas prvias 1. Este texto uma parcela adaptada de um captulo da edi o revista do livro Manual de Comportamento Organizacional e Gesto1 de que o autor destas linhas co-autor. 2. As orientaes aqui expressas so, necessariamente, genricas e simples pelo que os leitores devero consultar as obras de referncia sobre a matria se desejam aprofundar o seu conhecimento. 3. O texto no pode ser usado para outros fins que no o apoio aos cursos de tica e deontologia profissional da Ordem dos Engenheiros (Regio Sul).

ALGUMAS NOES GERAIS SOBRE A TICA Moralidade e (teoria) tica Pese embora toda a popularizao e mediatizao que o tema tem adquirido, assiste-se a um certo desconhecimento dos conceitos e das principais bases em que assenta a teoria tica. Importa, por conseguinte, tecer algumas consideraes gerais sobre a matria2. A moralidade sugere uma instituio social abarcando um conjunto de padres perfilhados pelos membros de uma cultura. Respeita quilo que os membros dessa cultura consideram certo ou errado. constituda por regras presentes numa dada sociedade que os seus membros devem cumprir se desejam ser aceites pela comunidade mesmo que elas violem princpios ticos assumidos pelas pessoas enquanto indivduos.

1 2

Cunha, Rego, Cunha & Cardoso (2005). O texto baseia-se, sobretudo, em Beachamp & Bowie (1993b).
1

De modo distinto, a teoria tica lida com a reflexo em torno da (in)correco das aces. Procura introduzir clareza, substncia e preciso nos argumentos. Questiona-se sobre se, por exemplo, os valores de uma dada sociedade so apropriados, se h conflitos e inconsistncias nas prticas e nas crenas vigentes. A tica, em suma, procura colocar as crenas morais e as prticas sociais sob o manto de um conjunto unificado e coerente de linhas de orientao e de conceitos. Em suma: A moralidade consiste no que a pessoa deve fazer tendo em vista cumprir as normas de comportamento presentes na sociedade. A teoria tica (muitas vezes denominada apenas tica), por seu turno, consiste nas razes filosficas que sustentam ou contestam a moralidade estipulada pela sociedade. Os tericos da tica procuram as justificaes para um sistema de crenas e aces, analisando e argumentando com rigor conceitos e princpios como o respeito pela autonomia, os direitos humanos, a justia distributiva, a verdade, a igualdade de oportunidades. tica e lei. Com alguma frequncia, a lei e a tica so equiparadas. Advoga-se que ser tico cumprir a lei, e que as empresas que actuam luz da lei so ticas. Importa, todavia, compreender que os dois conceitos no devem ser confundidos (veja exemplo da 3M na Caixa 1). A lei o instituto pblico que traduz a moralidade em linhas explcitas de orientao social e prticas, e que estabelece punies para as infraces. Mas nada garante que a lei seja tica. Ademais, a pessoa ou a empresa que cumprem a lei podem no ser ticas. De modo simples, pode afirmar-se o seguinte: luz de determinados princpios ticos, importa cumprir a lei. Ou seja, um dever tico actuar de acordo com as normas de convivncia estipuladas na lei. Mas este princpio geral requer a ateno da reflexo tica. Por exemplo, pode ser-se tico incumprindo a lei. A escravatura foi legal. E a proibio da liberdade de expresso ainda o em determinados pases totalitrios. Mas, do ponto de vista de vrios princpios ticos, dificilmente estas leis podem ser consideradas defensveis. Os indivduos que combatem as duas prticas podem ser judicialmente incriminados mas facilmente se concorda com a valia tica da sua coragem. Outro exemplo: uma lei fortemente reguladora e/ou intrusiva da privacidade das pessoas pode violar princpios ticos de liberdade e determinados direitos fundamentais. No o facto de essas prticas serem legais que as torna, automaticamente, ticas. Tambm se pode ser pouco tico cumprindo a lei. Por exemplo, as empresas podem encontrar na lei diversos alapes fiscais que lhes permitem evitar pagar impostos. Ou podem prejudicar a sade dos seus colaboradores, porque a legislao ainda no contempla normas que impedem o uso de determinados equipamentos ou produtos.
2

O facto de uma pessoa ou uma empresa ser legalmente punida no representa, necessariamente, culpa tica ou moral. Muitos heris da histria foram, no seu tempo, condenados a priso perptua e, at, morte por cometerem ilegalidades. Mas a valia tica das suas aces parece inquestionvel, como facilmente se depreende, por exemplo, dos comportamentos de luta contra o apartheid. Caixa 1 A tica e a lei na 3M

Eis como a 3M declara interpretar a importncia da tica e da lei na conduo dos negcios, assim se dirigindo aos seus colaboradores: Os mais elevados padres da 3M A conduta tica nos negcios por vezes requer mais do que a obedincia estrita lei. Acresce que no h leis que governem muitas actividades empresariais. Mesmo quando a lei se aplica, por vezes estabelece padres de comportamento que so inaceitavelmente baixos para a 3M. Quando se confrontar com tais situaes, necessrio que faa uma escolha boa e tica (...). Esta seco contm conselhos para ajud-lo a conseguir isso. As polticas de conduta dos negcios da 3M facultam orientao para muitas situaes, mas este manual no pode cobrir todas as situaes que possa enfrentar na sua actividade na empresa. Nesses casos, a suas aces devem ser guiadas pelos nossos valores fundamentais de empenhamento na integridade e honestidade. Estes valores incluem o cumprimento de promessas, a justia, o respeito e a considerao pelos outros, assim como o sentido da responsabilidade pessoal. A tomada de deciso tica requer a avaliao e a ateno devida a cursos alternativos de conduta, tendo em conta os seguintes padres empresariais: Mostre intransigentes honestidade e integridade em todas as suas actividades e relacionamentos na 3M. Evite todos os conflitos de interesse entre o trabalho e a vida pessoal. Respeite a dignidade e o valor das pessoas. Encoraje a iniciativa individual e a inovao, numa atmosfera de flexibilidade, cooperao e confiana. Promova uma cultura onde o cumprimento de promessas, a justia, o respeito e a responsabilidade pessoal so valorizadas, encorajadas e reconhecidas. Crie um local de trabalho seguro. Proteja o ambiente.3 Tomando decises ticas Deve ser capaz de responder sim s seguintes questes antes de agir em nome da 3M: Esta aco consistente com os valores da honestidade e da integridade da 3M? Esta aco pode ser do conhecimento do pblico? Esta aco protege a reputao da 3M como empresa tica?

Se no puder responder sim a todas as questes, e mesmo assim acreditar que a aco tica e legal, dever rever a aco c om o seu superior, a gesto ou o seu consultor jurdico, pois pode no ser do seu melhor interesse ou do da 3M prosseguir.

http://solutions.3m.com/wps/portal/_l/en_US/_s.155/140518/_s.155/145931.
3

Para que se compreenda a complexidade do assunto, tome-se em ateno a doutrina tica de Friedman sobre o exerccio da responsabilidade social das empresas (RSE). Existe hoje uma grande receptividade, social e legal, adopo de medidas de responsabilidade social das empresas. Mas, luz das reflexes de Friedman4, essa actuao pode ser pouco tica. Um dos princpios da teoria deste premiado Nobel da Economia o de que os gestores, ao servio das suas empresas, no actuam correctamente quando fazem donativos de caridade tout court. Sendo seu dever tico actuar em prol dos interesses dos proprietrios, no apropriado que desviem dinheiro para outros fins. Se pretende m fazer donativos, ento cabe-lhes faz-los com os seus prprios recursos, e no com o dinheiro da empresa. Ou seja, luz desta abordagem tica, a RSE legal mas no tica. Caixa 2 A misso moral do negcio e a lei
Mulligan5 sugeriu que as empresas tm obrigaes morais afirmativas para com a sociedade. No lhes apenas requerido que actuem para evitar e prevenir danos tambm necessrio que faam o bem. O contributo para o bem da sociedade parte da misso do negcio. Eis como o autor responde aos crticos que alegam ser suficiente que as empresas cumpram a lei: A lei no suficiente para um adequado controlo do comportamento empresarial. As leis so normalmente promulgadas para responder a necessidades sociais, existindo frequentemente um lapso de tempo entre a emergncia dos problemas e a legislao que os regula. Ou seja: as leis tendem a surgir depois de os problemas emergirem e produzirem efeitos. Os agentes empresariais tentam influenciar a legislao, no necessariamente luz dos interesses da sociedade, mas dos seus prprios interesses (e.g., os da indstria tabaqueira). Quanto maior o seu poder, maior a capacidade de influncia sobre a lei. Assim, os agentes menos poderosos da sociedade podem ficar desprovidos de meios que lhes permitam influenciar o quadro legal que rege a sociedade. Em determinadas indstrias, as entidades legislativas e governamentais dependem dos dados que as empresas lhes facultam para ento legislar podendo dar-se o caso de estes dados serem enviesados. Por conseguinte, a prpria lei pode reflectir os interesses de uma parte (porventura diminuta mas poderosa) da sociedade em detrimento das outras (porventura amplas mas desprovidas de poder). A lei afirma, sobretudo, o que os cidados no podem fazer mas menos o que devem fazer. No caso dos negcios, enuncia tipicamente aquilo que as empresas no podem levar a cabo, mas menos enftica acerca do que devem fazer, e raramente estabelece incentivos para as aces altamente meritrias. Uma das consequncias que as empresas podem actuar no quadro da lei e, mesmo assim, actuar perversamente. Outra consequncia que as empresas moralmente mais meritrias so, em grande medida, desincentivadas a agir de acordo com elevados padres morais.

Igual complexidade se pode identificar perante este argumento: (1) ser tico cumprir a lei; (2) a lei muda, pelo que a tica tambm muda; (3) por conseguinte, a tica relativa. Esta tese bastante frequente. Mas incorpora riscos de relativismo tico que no podem ser descurados. A grande valia da tica reside, precisamente, na capacidade de reflectir sobre prticas e valores amplamente aceites embora inaceitveis. O tema do relativismo tico ser discutido posteriormente.
4 5

Friedman (1970). Mulligan (1993).


4

tica e conscincia Com alguma frequncia, escuta-se o argumento de que as actuaes ticas so as que obedecem aos ditames da conscincia. Esta premissa, ainda que frequentemente meritria e compreensvel, pode ser insuficiente. As pessoas so detentoras de diferentes conscincias. Indivduos com diferentes idades, religies e origens scio-econmicas tm diferentes traos de conscincia. E no parece haver dvidas de que a conscincia de algumas pessoas , do ponto de vista tico, altamente questionvel. Pense-se no exemplo caricato do colaborador de uma empresa que, por imperativo de conscincia, faz preleces religiosas aos seus colegas, em vez de trabalhar! No se pretende insinuar que os motivos de conscincia so de importncia secundria. Por exemplo, parece aceitvel o comportamento do empresrio que abandona o negcio do tabaco por imperativos de conscincia. Mas j mais problemtico o comportamento do indivduo que, por motivos de conscincia religiosa, impede uma transfuso de sangue que salve a vida do seu filho. Mesmo o comportamento do aludido empresrio pode ser eticamente questionvel se ele descurar os efeitos da deciso sobre a sua famlia e os postos de trabalho dos seus colaboradores. Por conseguinte, o que aqui se aduz que os motivos de conscincia no so, de per se, certificadores da valia tica das decises e das aces dos indivduos. Trs abordagens tica So numerosas as abordagens ticas, mas importa organizar o campo para melhor compreend-lo. Trs grandes abordagens podem ser identificadas, embora as fronteiras nem sempre sejam inequvocas: As abordagens descritivas focalizam-se na descrio e na explicao dos factos, das prticas, dos valores e das crenas com teor tico/moral. Descrevem o que acontece, quando ocorre, e porque assim sucede. Como exemplos, podem citar-se os estudos que descrevem as concepes ticas dos gestores ou os climas ticos vigentes nas organizaes. As abordagens conceptuais preocupam-se em analisar o significado de conceitos como justia, direito, obrigao, virtude, responsabilidade, segredo de negcio, confidencialidade, privacidade. As abordagens prescritivas ou normativas formulam, argumentam e defendem determinadas normas. Por exemplo, as teorias dos direitos prescrevem que as empresas devem actuar de modo a satisfazer os direitos humanos dos seus colaboradores. As teorias da justia aduzem que os gestores devem adoptar determinados procedimentos justos na relao com os candidatos a emprego. As teorias utilitaristas prescrevem que deve ser tomada a deciso que melhores resultados produz.

Dois tipos de relativismo tico: Individual e cultural No terreno da discusso tica, o relativismo surge com alguma frequncia. O relativismo individual aduz que tico aquilo que a pessoa pensa que . Estar certo ou errado no algo que possa ser definido a priori cada um tem as suas prprias concepes. O relativismo cultural considera que o que certo ou errado depende da cultura. Por exemplo, se o suborno aceite como normal em determinados pases, ento tico que uma empresa pratique o suborno nesses locais. Ambas as teses aduzem, portanto, que os padres morais variam consoante as pessoas e as culturas, pelo que impossvel identificar padres ticos universais isto , aplicveis a todas as pessoas e a todas as culturas. Esta matria requer vrias consideraes, de grande relevo para a actuao dos membros organizacionais e a aco das empresas. Por exemplo, ser aceitvel que uma empresa suborne um funcionrio governamental de um dado pas (onde a prtica comum), de modo a vencer um contrato de fornecimento? Haver regras ticas universais que os gestores devam seguir na relao com os clientes (e.g., falar verdade ao cliente), mesmo que a cultura da sua empresa seja claramente contrria? Note-se que, do ponto de vista lgico, parece haver tantas razes para aceitar os dois tipos de relativismo quanto o relativismo organizacional. Alguns elementos de reflexo podero ajudar a compreender as razes pelas quais o relativismo tico tem sido rejeitado pelos filsofos da tica. Importa, antes do mais, compreender que, por trs de desacordos ticos entre culturas, existem frequentemente bases profundas comuns (veja analogia na Caixa 3). Por exemplo, alguns pagamentos de servios so punidos por lei em alguns pases, por serem interpretados como suborno. Noutros pases so uma prtica corrente, mas da no decorre que sejam tomados como aceitveis e/ou desejveis. Esta afirmao de tal modo vlida que, muito frequentemente, quando h acusaes de suborno, os responsveis dessa cultura tendem a negar a sua existncia ou a apresentar razes que permitem compreender porque se pratica. Ou seja, dificilmente se encontrar algum alegando que o suborno aceitvel e moralmente inatacvel. Caixa 3 Abrir ou no abrir presentes: onde est a diferena?
A diferena entre prticas e valores fundamentais pode ser compreendida mediante uma analogia. Em alguns pases, devem abrirse os presentes perante o ofertante, enquanto noutras culturas essa prtica considerada incorrecta. Mas as razes subjacentes s duas prticas so do mesmo teor: (1) deve abrir-se para mostrar-se agrado ao nosso interlocutor; (2) no deve abrir-se porque, se no gostarmos, podemos no ser capazes de esconder o desagrado e, assim, acabamos por ser indelicados perante a pessoa. Ou seja: em ambos os casos, o objectivo ser amvel para a pessoa que nos ofereceu o presente. Esta reflexo ajuda a compreender a diferena entre relativismo de julgamentos e relativismo de padres ticos. Duas pessoas ou duas culturas podem perfilhar diferentes julgamentos acerca, por exemplo, do melhor modo de respeitar os superiores hierrquicos. Mas podem perfilhar o mesmo padro moral que devem respeitar-se os nossos superiores hierrquicos.

Um segundo argumento focaliza-se no relativismo individual, cujos argumentos no resistem a uma anlise mais atenta. Mesmo os relativistas culturais tendem a considerar que, no seio de uma dada cultura, h normas gerais que os membros dessa cultura devem cumprir. Ou seja, presumem haver padres ticos objectivos e alegam a necessidade de cumprimento de determinadas normas para que a vida social seja possvel e no redunde em puro anarquismo. Contra essa ideia, o relativismo individual, no limite, permitiria aceitar que qualquer indivduo reivindicasse para si a possibilidade de actuar como lhe aprouvesse (e.g., um mdico viola o princpio do sigilo profissional), independentemente dos efeitos sobre os seus semelhantes. E o relativismo individual empresarial permitiria que, por exemplo, um hospital decidisse vender a informao confidencial acerca dos seus doentes simplesmente porque os seus gestores consideram a prtica como eticamente aceitvel. Em suma: uma regra no pode transformar-se em padro moral simplesmente porque um indivduo assim a denomina. Egosmos Egosmos psicolgico e tico. O mundo dos negcios frequentemente tomado como, fundamentalmente, egostico. Presume-se que as empresas actuam em funo do seu prprio interesse, que os gestores agem em prol desses interesses (e das suas prprias carreiras), e que os colaboradores em geral procuram satisfazer as suas prprias necessidades e velar pelas suas carreiras. Frequentemente, assume-se que esta alegada propenso para a satisfao de interesses prprios predomina na existncia humana e subjaz a todas as aces dos indivduos. No limite, presume-se que, mesmo quando ajudam os seus semelhantes, os indivduos procuram satisfazer as suas necessidades pessoais. O tema merece, pelo menos, dois tipos de consideraes. A primeira respeita diferena en tre egosmo psicolgico (as pessoas so egostas por natureza) e o egosmo tico (a opo tica mais apropriada de um indivduo a que lhe permite satisfazer os seus prprios interesses). A segunda considerao interrogativa: em que medida ambos os tipos de egosmo so verosmeis/defensveis? Egosmo psicolgico. O egosmo psicolgico presume que as pessoas so motivadas, em primeiro lugar, para satisfazer os seus interesses prprios. Porm, se a premissa for correcta, ento a tica normativa (que presume que as pessoas devem agir de acordo com determinados princpios, mesmo contrrios ao seu interesse prprio) torna-se ftil. Ou seja: se as pessoas agem, pela sua prpria natureza, de modo egostico, no faz sentido que se lhes requeira a observncia de outra regra que no seja o seu prprio e natural interesse. Os detractores da teoria alegam haver inmeros exemplos de actos altrustas e auto-sacrificantes. Acresce que mesmo os autores que admitem que os humanos so fundamentalmente egostas salientam casos exemplares de aces desinteressadas e generosas. Por exemplo: (a) um gestor que aceita perder alguns
7

benefcios para auxiliar a empresa e os seus colaboradores em momento de crise; (b) a empresa que aceita manter colaboradores em momentos de crise, fazendo jus a uma poltica de segurana no emprego. Os paladinos do egosmo psicolgico respondem que esses actos so, na sua essncia, egosticos: Ajudando e zelando pelos outros, as pessoas fortalecem os sentimentos de afecto dos outros por si prprios. Adoptando essas aces, as empresas reforam a sua boa imagem e reputao, e assim podem obter maiores lucros, pelo menos no futuro. Sacrificando-se pelos seus filhos, os pais obtm a satisfao pelos sucessos dos mesmos. Cumprindo os cdigos morais, as empresas evitam retaliaes da comunidade.

O tema de grande complexidade, no havendo modo claro de testar a validade da tese. Primeiro: perante os actos aparentemente altrustas, os paladinos do egosmo psicolgico alegam que o motivo subjacente auto-interesseiro. Segundo: os detractores podem afirmar que h motivos verdadeiramente altrustas em determinados actos, mas enfrentam dificuldades em provar que assim no . Terceiro: acresce que os defensores da teoria podem sempre alegar que o facto de as pessoas assumirem, ou suporem, que agem altruisticamente no suficiente para invalidar a tese j que os motivos podem ser inconscientes. Egosmo tico. O egosmo tico no descreve, antes prescreve. No aduz que as pessoas so egostas prescreve que devem s-lo. Assume que o nico padro de conduta tico a obrigao de promover o bemestar pessoal acima de tudo. Presume que as aces que contrariam o interesse pessoal so contrrias razo. Aceita a possibilidade de aco em prol dos interesses dos outros, mas advoga que tal s deve ser realizado se permitir ao indivduo satisfazer os seus prprios interesses. A doutrina colide fortemente com a generalidade das doutrinas ticas e mesmo com a moralidade comum. Em geral, espera-se, por exemplo, que a pessoa devolva o que no lhe pertence. E que uma empresa no instrumentalize completamente as pessoas nem as escravize, mesmo que possa obter lucros com essa conduta e no seja punida. Os detractores da teoria alegam que, no caso de o egosmo tico prevalecer, a sociedade seria pejada de medo, violncia, ansiedade, solido, pobreza, sordidez e brutalidade. Mas os paladinos do egosmo tico aduzem que o facto de as pessoas se subordinarem lei e s regras de convivncia no desmente necessariamente a tese. E argumentam: as pessoas devem aceitar regras morais e assumir obrigaes especficas para proteger o seu interesse e viver em situao comunitria que pessoalmente vantajosa.

Uma das maiores fragilidades da teoria reside, porm, nas orientaes incompatveis que dela derivam quando h conflitos morais. A teoria assume, por exemplo, que uma empresa deve prosseguir os seus prprios interesses e que aos seus trabalhadores est cometido o mesmo dever. Mas a contradio pode emergir: Por exemplo, pode suceder que os trabalhadores tenham interesse em abrandar o ritmo da produo. O egosta tico aceita que este interesse seja prosseguido. A gesto e os proprietrios da empresa esto, porm, dotados de outro interesse: impedir que o abrandamento acontea. O egosta tico tambm aceita que esse interesse seja levado por diante. Sucede que a desejabilidade tica das duas condutas incomportvel, j que a aco tica de um actor impede a aco tica do outro. No limite, o trabalhador que um egosta tico, para ser consistente, acaba por defender a violao do seu prprio interesse. Ou seja: admitindo que a empresa possa agir para impedir o abrandamento do ritmo de trabalho, est a argumentar uma via que impede a prossecuo do seu prprio interesse que o de reduzir esse mesmo ritmo! O egosmo reprimido, as prticas de negcios egosticas e os resultados utilitaristas . Adam Smith argumentava que o bem comum resulta do confronto contido dos interesses individuais competitivos. No seu entender, [n]o da benevolncia do talhante, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos obter a nossa refeio, mas do facto de ele buscar o seu prprio interesse.6 Os indivduos prosseguem os seus autointeresses, mas h uma mo invisvel que guia o processo, a ssegurando que o interesse pblico seja alcanado. Do seu ponto de vista, o egosmo nas transaces comerciais e na vida empresarial no conduz guerra de uns contra os outros, mas a um resultado positivo a maior quantidade de benefcios para o maior nmero de pessoas. O mercado livre no conduz ao caos e/ou belicosidade, mas ao bem comum. Por conseguinte, importante limitar o papel do Estado, reduzindo-o ao mnimo indispensvel, para que no interfira na liberdade individual. Ademais, quando ocorrem conflitos de interesses, cada interveniente deve prosseguir os seus prprios, dentro de um quadro de regras do jogo competitivo. Esta forma de egosmo pode, por conseguinte, ser denominada egosmo reprimido. egosta porque presume que os agentes actuam em prol do seu auto-interesse. reprimido porque o auto-interesse prosseguido dentro das fronteiras das regras prevalecentes no negcio, assim conduzindo ao bem comum. Ou seja: as empresas e os indivduos que actuam em prol do seu auto-interesse tambm promovem o bem comum, desde que submetidos s regras que protegem o pblico. Esta lgica doutrinria tem tido grande receptividade no mundo dos negcios, e constitui uma das bases tericas para a defesa da economia de
6

O livro The Wealth of Nations pode ser encontrado em http://www.bibliomania.com/2/1/65/112/frameset.html.


9

mercado: a concorrncia entre as empresas boa para as prprias empresas e para a sociedade na globalidade. Mas este optimismo tem sido igualmente contestado com base na verificao de alguns efeitos perversos do mercado. Os paladinos do mercado respondem que esses efeitos perversos apenas surgem porque o mercado, tal como tem funcionado, no realmente livre e/ou porque muitos agentes no aderem s regras do jogo. E, de modo bastante contundente, acusam as empresas apologistas da RSE de defenderem os seus prprios interesses quando, por exemplo, pressionam para a imposio de barreiras importao de bens de determinados pases ou de normas harmonizadoras das prticas empresariais7. A tese dos liberais esta: se os paladinos da RSE esto realmente interessados em prosseguir fins socialmente desejveis, ento permitam que o mercado funcione e que sejam realizadas importaes de pases socialmente menos responsveis. Pelo menos, os consumidores podero aceder a produtos mais baratos e os exportadores de pases pobres tero possibilidades de se desenvolver, de criar emprego e de melhorar o nvel de vida dessas populaes. TEORIAS NORMATIVAS: O QUE DEVE, E COMO DEVE, SER FEITO? Noes gerais As teorias ticas normativas preocupam-se em responder questo essencial: quais so os padres ticos aceitveis? As respostas so diversas: Algumas aduzem que tico aquilo que estabelecido pelos profissionais. Por exemplo, o advogado, o mdico e o engenheiros actuam eticamente quando cumprem as normas dos seus respectivos cdigos deontolgicos. Do mesmo modo, pode considerar-se que os gestores actuam eticamente quando obedecem aos cdigos profissionais (veja Caixa 4). Outras teorias argumentam que a tica implica o cumprimento de determinados princpios universais. Algumas doutrinas defendem que a actuao tica a que produz a maior quantidade de benefcios para a maior quantidade de pessoas/entidades. As teorias das virtudes consideram que as pessoas so ticas se estiverem dotadas de virtudes como a sensatez, a coragem e a honestidade. As teorias dos direitos argumentam que ser tico respeitar os direitos (e.g., vida, liberdade) das pessoas.

The Economist (2005).


10

O exposto faculta uma viso geral acerca das vrias teorias e abordagens ticas. Delas se ocuparo as prximas seces. Importa, todavia, esclarecer desde j que estas abordagens no se contradizem necessariamente antes de complementam. O gestor, o empresrio ou o indivduo que pretendem actuar eticamente, podem ficar mais capacitados para tal se tomarem em ateno as vrias abordagens, reflexes e propostas. Numa formulao simples, pode afirmar-se que o indivduo ser potencialmente mais tico se tomar em conta determinadas regras, se ponderar as consequncias dos seus actos, se estiver impregnado de virtudes, se actuar com justia e se tomar em ateno os direitos dos seus interlocutores. Caixa 4 Cdigos de tica para gestores e empresrios
Os cdigos de tica de empresa no devem ser confundidos com cdigos de tica profissional ou deontolgicos. Eis, seguidamente, alguns exemplos destes cdigos: Cdigo de tica dos empresrios e gestores (Associao Crist de Empresrios e Gestores). Abrange aspectos como: (a) princpios fundamentais relacionados com o Homem, a empresa, a tica pessoal e empresarial, a economia social de mercado, a rentabilidade e dignidade humana, a excelncia no trabalho e na aco empresarial; (b) a defesa da dignidade dos Homens que colaboram nas empresas; (c) a transparncia na actuao das empresas; (d) a qualidade dos bens e servios; (e) a actuao no mercado global; (f) a defesa da excelncia no trabalho e na aco empresarial; (g) a defesa de um relacionamento com o Estado baseado na exigncia, na independncia e na lealdade; (h) a defesa de um relacionamento com a Sociedade baseada na solidariedade e na responsabilidade; (i) a defesa do sentido do compromisso tico empresarial. Cdigo de tica profissional do administrador/gestor (Brasil). Engloba, entre outros, os seguintes aspectos: (a) deveres; (b) proibies; (c) direitos; (d) honorrios profissionais; (e) deveres especiais em relao aos colegas; (f) deveres especiais em relao classe; (g) sanes disciplinares. SHRM (Society for Human Resource Management) Code of Ethical and Professional Standards in Human Resource Management. Abarca as linhas de orientao gerais, e temas como o desenvolvimento pessoal, a liderana tica, a justia, os conflitos de interesses e o uso de informao. Canadian Society of Association Executives (CSAE) Code of Conduct . um documento simples abarcando princpios gerais como, por exemplo, o desenvolvimento pessoal e a competncia, a imparcialidade, a confidencialidade e os conflitos de interesses. Australian Institute of Management code of conduct . Engloba trs grandes temas: (1) o gestor enquanto pessoa; (2) o gestor e a organizao; (3) o gestor e a comunidade.

O papel dos cdigos profissionais A abordagem dos padres da prtica profissional considera que as obrigaes e outros padres de conduta moral so determinados pelas prticas usuais (consuetudinrias) da comunidade profissional. Os seus proponentes aduzem que uma pessoa de negcios est submetida a vrias responsabilidades (por exemplo, evitar prejudicar os outros, honrar os compromissos, afastar conflitos de interesses, obedecer lei) e que

11

deve usar critrios profissionais adequados para determinar as suas aces. Frequentemente, os padres ticos so contemplados em cdigos deontolgicos. Caixa 5 Exemplos de cdigos de tica do engenheiro
The National Society of Professional Engineers (http://www.nspe.org/ethics/eh1-code.asp) The American Society of Civil Engineers (https://www.asce.org/pdf/ethics_manual.pdf) World Federation of Engineering Organizations (www.unesco.org/wfeo/) The American Society of Mechanical Engineers (http://www.asme.org/asme/policies/pdf/p15_7.pdf) Unin Panamericana de Asociaciones de Ingenieros (http://www.upadi.org.br/documentos_etica.html) The Institution of Engineers, Australia (http://www.ieaust.org.au/about_us/res/downloads/Code_of_Ethics_2000.pdf) Association for Computing Machinery (IEEE) (http://www.computer.org/tab/code11.htm) American Institute of Chemical Engineers (http://www.aiche.org/about/ethicscode.htm) The Japan Society of Civil Engineers (http://www.jsce-int.org/About_JSCE/Code_of_Ethics.htm)

A ideia dos proponentes dos padres profissionais a de que as pessoas que no exercem o mtier no esto qualificadas para aferir a valia tica das suas aces nem para ditar os padres de aco tica. Os sistemas jurdicos e judiciais tendem a acolher esta premissa, tomando os cdigos deontolgicos como fontes da lei. Por isso, nas decises judiciais de alguns sistemas, podem encontrar -se argumentos fundados no (in)cumprimento dos padres profissionais. um facto que estes padres e estes cdigos comportam vantagens e papis importantes, mas as suas limitaes no podem ser descuradas (veja Quadro 1). Por exemplo, no claro qual o nvel de acordo exigido entre os profissionais para que uma dada prtica seja considerada como prevalecente e, por conseguinte, eticamente aceitvel. Por exemplo, se 51% denotarem acordo sobre uma prtica e 49% se manifestarem contrrios, a prtica dever ser considerada tica? E se, dentro de um ms, a maioria se inverter a regra dever ser alterada? Tambm pode suceder que um dado nvel de negligncia tica seja perpetuado quando os profissionais de um dado sector se pautam pelos limites inferiores das precaues, da tecnologia, das garantias e das estratgias de auditoria. Tambm pode haver ignorncias, convices genunas mas eticamente questionveis, assim como motivos de solidariedade profissional menos nobres. Alguns autores aduzem mesmo que os agentes mais apropriados para definir as prticas eticamente aceitveis no so os profissionais mas os alvos da sua aco (e.g., clientes, empregados, consumidores). Acresce que, no domnio da gesto, frequentemente no so suficientes as orientaes profissionais para determinar a aco apropriada. Por exemplo, a adopo de um programa de preveno e combate ao consumo de drogas no deve pautar-se apenas pelos critrios profissionais de boa conduta na aplicao de testes de deteco.
12

tambm necessrio, por exemplo, que o gestor se indague sobre se (no) haver alternativas mais apropriadas. Quadro 1 Papis e limitaes dos cdigos de conduta profissional8
Papis Limitaes

Estimulam a conduta tica e ajudam os profissionais a cumprir Ajudando a manter o statu quo, os cdigos podem ser as obrigaes profissionais de modo eticamente responsvel. perversos para a imagem e a credibilidade da profisso junto da sociedade. Apoiam os profissionais que se sentem pressionados para incumprir determinados princpios ticos, mas que desejam actuar eticamente. Constituem bases formais que permitem investigar as condutas anti-ticas e aplicar sanes por infraco. Por vezes, os cdigos so pouco mais do que exerccios de relaes pblicas destinados a seduzir o pblico em geral. impossvel impregnar os cdigos de todos os princpios e regras pertinentes para todas as situaes eticamente problemticas. Surgem por vezes problemas que os cdigos no esto preparados para interpretar e resolver. Esta dificuldade especialmente notria em tempos de vigorosas e permanentes mudanas tecnolgicas e sociais.

Estabelecem, formalmente, um lastro de princpios que retiram Por vezes, os princpios e/ou as normas suscitam conflitos legitimidade a quem pretende actuar de modo anti-tico interpretativos, mesmo por parte de pessoas eticamente socorrendo-se do argumento de que no tinha conhecimento insuspeitas. desse dever. Podem ser usados nas instituies de ensino superior como ferramentas pedaggicas que acompanham a formao tcnica dos profissionais. Contribuem para melhorar a imagem dos profissionais junto do pblico e da sociedade em geral, desde que sejam efectivamente cumpridos e as infraces sejam sancionadas. Em determinadas situaes concretas, alguns princpios ou normas entram em conflito com outros enunciados. Os cdigos, per se, no garantem o comportamento tico. necessrio que as pessoas se revejam neles, que sejam efectivamente aplicados (i.e., que os infractores sejam sancionados) e que denotem flexibilidade para se adaptarem s mutaes sociais e tecnolgicas. Os cdigos no podem ser interpretados como a autoridade moral final. Caso contrrio, exerceriam um efeito perverso sobre a profisso e a sociedade ao resistirem crtica e mudana.

Teorias utilitaristas Noes gerais. As teorias utilitaristas consideram que a valia tica dos actos depende das duas consequncias: uma aco correcta se conduzir ao melhor equilbrio possvel de boas consequncias sobre as ms, para as partes envolvidas. Por essa razo, alguns autores utilizam a designao consequencialista para definir a abordagem. Os utilitaristas acreditam que o propsito ou funo da moralidade promover o bem-estar humano minorando os danos e aumentando os benefcios. No domnio dos negcios, a traduo desta lgica reside na maximizao da eficincia uma via para obter a mxima produo com a menor quantidade de recursos econmicos, e um meio de obter mais elevados
Construdo e adaptado a partir de Rego & Braga (2005).
13

lucros com mais baixos preos. tambm o princpio utilitarista que frequentemente usado para explicar os prejuzos causados pela energia nuclear ou por outras indstrias poluentes presumindo-se que os benefcios suplantam os custos/riscos para o maior nmero possvel de pessoas. Um dos problemas suscitados pelas abordagens utilitaristas consiste em identificar os valores que merecem considerao para o clculo do valor das consequncias. A eficincia apenas um valor instrumental, que no vale per se, mas apenas enquanto meio para se atingirem fins valiosos. Alguns autores (utilitaristas hedonistas) sugerem que apenas o prazer e a felicidade so intrinsecamente bons. Mas outros (utilitaristas pluralistas) aduzem que valores como a amizade, o conhecimento, a coragem, a sade e a beleza tm valia intrnseca. Mais recentemente, surgiu a abordagem focalizada na satisfao das preferncias individuais. Nesse quadro, maximizar a utilidade pessoal proporcionar-lhe o que ela escolhe ou escolheria entre as alternativas disponveis. Maximizar a utilidade para todas as pessoas afectadas por uma aco ou poltica maximizar a utilidade do grupo agregado.9 Esta ltima verso da teoria comporta, todavia, algumas dificuldades. Por exemplo, algumas preferncias so eticamente inaceitveis. o que pode suceder com o piloto aeronutico que prefere consumir lcool antes de um voo. Ou com uma empresa que, para reduzir custos, prefere descurar os riscos da sua actividade para a sade dos colaboradores. Outras preferncias so mais problemticas, suscitando a questo de saber, por exemplo, se a venda de cigarros deve ser proibida porque causa danos na sade das pessoas que preferem consumi-los. Dois tipos de utilitarismo. O utilitarismo pode ser dividido em dois tipos dos actos e das regras. O utilitarismo dos actos preconiza que devem ser praticados os actos que conduzem ao maior bem para a maior quantidade de pessoas. Admite a existncia de regras (e.g., dizer a verdade), mas considera que devem ser dispensadas se, sem elas, as consequncias forem melhores. Assim, um suborno pode ser aceitvel se permitir obter melhores consequncias do que aquelas que so obtidas sem ele. O utilitarismo das regras preconiza que as regras ocupam uma posio central na tica, a qual no pode ficar comprometida devido a situaes particulares. Para o utilitarista das regras, as aces so justificadas quando aderem a regras como no mates, no roubes ou cumpre as promessas. Essas regras so definidas em funo das consequncias: so boas as regras que permitem alcanar os melhores resultados para o maior nmero possvel de pessoas. Elas devem ser aplicadas universalmente, e no exceptuadas quando as circunstncias individuais o sugerem.

Beauchamp & Bowie (1993b, p. 23).


14

O utilitarismo das regras parece denotar maior valia tica do que o utilitarismo dos actos, j que este admite que as regras sejam exceptuadas sempre que as circunstncias o aconselhem. No utilitarismo dos actos, pode haver dificuldade em identificar as circunstncias que permitem as excepes, e dele podem resultar alguma anarquia e caos. Todavia, o utilitarismo das regras tambm padece do possvel conflito entre regras. Suponha-se, a ttulo ilustrativo, o seguinte: Um gestor toma conhecimento de que a sua empresa faz descargas poluentes para o rio, e que da podem resultar alguns prejuzos para os membros da comunidade. Procura que o problema seja sanado, esgotando todos os canais internos ou seja, recorre ao topo da organizao. Mas no capaz de interromper o processo. Neste caso, a regra da lealdade organizao sugere-lhe que no proceda denncia externa. Mas a regra do respeito pela sade do pblico sugere-lhe o contrrio. No havendo uma hierarquia clara das regras, impossvel determinar qual das duas aces o gestor deve prosseguir. Crticas ao utilitarismo. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo utilitarismo a de saber se a unidade de felicidade (ou qualquer outro valor intrinsecamente bom) pode ser medida e comparada, de modo a determinar a melhor aco. Do ponto de vista prtico, a questo pode ser compreendida com a ilustrao de uma dada deciso de gesto (e.g., despedimento massivo). Por exemplo: Quem so as pessoas e as entidades afectadas pela deciso? Quais as preferncias, os valores e os prazeres que essas pessoas perfilham? Se so diferentes, como podem ser comparados? Como se comparam as consequncias para a empresa com as consequncias para os vrios stakeholders? Quem avalia as consequncias? Haver consequncias qualitativamente mais importantes do que outras, ainda que quantitativamente menos relevantes? Como se comparam? Quem as compara? Outra grande dificuldade da teoria reside no facto de haver factores no utilitaristas que no podem ser desprezados. Pode suceder, por exemplo, que uma dada aco produza objectivamente o melhor resultado para a maior quantidade possvel de colaboradores de uma empresa. Mas dever ela ser tomada se ferir direitos fundamentais de uma minoria de empregados? Um exemplo (ainda que aparentemente absurdo) da vida social pode, tambm, ser relevante para a explicao. Suponha-se que, num dado pas, a populao decide maioritariamente votar uma medida que permite s empresas o despedimento de indivduos com uma determinada doena. Presuma-se, at, que o efeito geral para a produtividade do pas positivo. Ser que a deciso maioritria eticamente aceitvel? Poder-se-o ignorar os direitos das minorias? Outro exemplo:
15

ser justificvel que uma maioria decida manter a escravatura de algumas pessoas, depois de ficar provado que isso poder aumentar a riqueza nacional? Os utilitaristas podem responder que as consequncias sobre a violao dos direitos so tambm contemplados no clculo das consequncias. Aduzem que, por exemplo, numa deciso que afecte a segurana dos consumidores e dos trabalhadores, necessrio calcular tambm os custos advenientes dos protestos dos consumidores, as crticas da comunidades, as reaces dos concorrentes, a alienao e desmotivao dos trabalhadores e os custos de tratamento das doenas que estes possam contrair. Os utilitaristas das regras tambm argumentaro que regras de justia e de respeito pelos direitos devem ser tomadas em linha de conta. Em qualquer caso, o que acaba de ser exposto ajuda a compreender as complexidades da matria e as limitaes das teorias utilitaristas. E sugere o que foi antes aventado: na busca de actuao tica, as pessoas e os agentes econmicos necessitam de pautar-se pelas orientaes facultadas pelas vrias abordagens. A tica Kantiana e o imperativo categrico10 O respeito pela dignidade humana. Imagine-se um laboratrio farmacutico que, aproveitando a necessidade das pessoas vtimas de um tsunami, decide vender o seu medicamento por um preo superior ao habitual. Clculos utilitaristas podem justificar o acto. Por exemplo, a empresa obtm mais lucros, fica mais capacitada para financiar investigao que lhe permita lanar outros medicamentos fundamentais, poder empregar mais pessoas. Todavia, no quadro da tica Kantiana, a aco anti-tica, pois trata as pessoas como simples mquinas, recursos ou capital e no como seres humanos dotados do direito a serem tratadas com dignidade e respeito. Este respeito pelo ser humano frequentemente tomado como imperativo (e no opcional ou discricional) na tica Kantiana, dado que os seres humanos possuem dignidade moral e no podem, pois, ser tratados como se tivessem o valor condicional idntico ao das mquinas, das fbricas ou do capital. Note-se que a tica Kantiana no requer que as pessoas nunca sejam usadas como meios para outros fins. Apenas sugere que no devem ser usadas exclusivamente como meios. Por exemplo, legtimo que as empresas usem as pessoas para levar a cabo funes menos agradveis mas -lhes exigido que tratem essas pessoas com o respeito e a dignidade moral que todo o ser humano merece e tem o direito a exigir. As razes e o sentido da obrigao. A tica Kantiana acrescenta outro aspecto relevante: necessrio atender s razes que subjazem s aces para determinar se estas so ou no moralmente correctas. Por
10

Kant (1949).
16

conseguinte, no basta ser honesto necessrio s-lo pelas boas razes. Um indivduo que honesto apenas porque a honestidade d dinheiro no pode ser denominado propriamente tico. A empresa que actua correctamente apenas porque da resultam efeitos positivos sobre os lucros no est a ser eticamente correcta est apenas a fazer boa publicidade e a ser prudente. A matria assume, todavia, grande complexidade quando se reflecte sobre as razes que, na lgica Kantiana, so legtimas. O tema pode compreender-se melhor com a ilustrao de uma visita que trs indivduos fazem a um familiar doente, num hospital distante, aps uma viagem de longas horas: Pedro faz a visita apenas porque no quer ser criticado socialmente. Queiroz f-la, no porque obtenha qualquer satisfao, mas porque impelido pelo sentido de obrigao. Rui visita o familiar porque gosta de ajudar os outros.

Presuma-se que, nos trs casos, os efeitos so identicamente positivos para o familiar. Isto significa que, numa lgica utilitarista, os trs comportamentos so eticamente meritrios. No entanto, do ponto de vista moral (pelo menos da moralidade comum), parece indubitvel que o comportamento de Pedro no tem valia moral. A questo que ento emerge a de saber qual a valia tica das condutas de Queiroz e de Rui. Do ponto vista Kantiano, apenas o comportamento de Queiroz eticamente meritrio. A simpatia e a compaixo de Rui no so relevantes. A lgica Kantiana , no limite, esta: A compaixo a simpatia so sentimentos importantes, mas no por serem simpticas e compassivas que as pessoas actuam eticamente. Pode mesmo suceder que a compaixo as induza a incumprir determinadas obrigaes morais.

Do ponto de vista Kantiano, o valor moral de uma aco depende da aceitabilidade moral da regra pela qual a pessoa se pauta. Ou seja, a aceitabilidade moral da aco depende da regra que determina a vontade do agente. O imperativo categrico. O imperativo categrico , em termos gerais, uma obrigao incondicional independente da nossa vontade ou dos nossos desejos. categrico porque no admite excepes. imperativo porque prescreve o que deve ser feito. O imperativo categrico o que estabelece aces como boas em si mesmas, ainda que possam no causar nenhum resultado. Por exemplo, no mentir uma aco boa em si mesma, ainda que possa no advir mal algum do facto de a pessoa mentir. Trs formulaes podem ser usadas:

17

Frmula da lei universal: age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. Frmula da humanidade: age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio . Frmula da autonomia: age por forma a que possas pensar de ti prprio como lei universal legislativa atravs das tuas mximas; apenas podes pensar em ti como tal legislador autnomo se seguires as tuas prprias mximas.

Para se compreender melhor o pensamento de Kant, reflicta sobre a regra segundo a qual as promessas de negcios devem ser cumpridas. Se eu pensar em exceptuar esta regra, a primeira coisa que devo fazer formular as razes como regra universal: As pessoas devem deixar de cumprir uma promessa de negcio se for inconveniente o seu cumprimento. No entender do filsofo, esta regra contraditria, pois tornaria a regra do cumprimento de promessas desprovida de sentido. Dada a natureza da promessa, uma regra que permitisse s pessoas quebr-la quando tal fosse conveniente tornaria ininteligvel a instituio da promessa. A regra que permite copiar num exame nega o propsito do prprio teste. Para Kant, no se deve cumprir a promessa porque vale a pena ou porque se tem essa predisposio, mas pelo respeito lei moral que requer a obrigao de cumprir as promessas.11 Crticas tica Kantiana. Ainda que as contribuies de Kant sejam indubitveis (por exemplo, a imparcialidade um conceito moral insubstituvel), diversas crticas podem ser lanadas ao seu pensamento. Uma delas a de que ele est desprovido de emoes morais ou sentimentos como a simpatia e o zelo pelos outros. No caso concreto dos trs indivduos que foram visitar o familiar, parece pouco apropriado afirmar que o comportamento compassivo de Rui no tem valia tica. Acresce que parece pouco razovel propor que as regras sejam universalmente aplicadas, independentemente das consequncias. Por exemplo, ainda que o cumprimento de promessas seja uma regra eticamente inatacvel, faz pouco sentido tico lev-la a cabo se, por exemplo, podemos salvar a vida mediante o incumprimento de uma promessa. A prpria imparcialidade pode ser questionvel quando esto em jogo relaes especficas, sejam elas familiares, de amizade ou de negcios. O que sentiria o familiar antes citado se Queiroz lhe referisse, junto cabeceira da cama do hospital, venho visitar-te porque minha obrigao visitar os nossos familiares doentes? No ser que esta actuao em prol da obrigao est carecida de algum tipo de valor moral? Suponha-se o caso de uma empresa que, por sofrer uma ruptura de stocks, no pode cumprir atempadamente todas as encomendas. No ser moralmente aceitvel (ou at exigvel) que privilegie um cliente de h longa data, que foi leal em momentos difceis?
11

Beauchamp & Bowie (1993b, p. 31).


18

Teorias prescritivas contemporneas: Contributos complementares para compreenso da tica As teorias kantiana e utilitarista, embora assumam uma posio dominante nas correntes ticas, tm sido alvo de diversas crticas. E revelam, tal como foi descrito, algumas fragilidades. Da no decorre a sua menor valia, mas apenas a necessidade de tomar em ateno teorias e abordagens que possam complement-las. Teorias da moralidade comum. Algumas teorias edificam-se sobre a ideia de que existe uma moralidade comum que todos partilhamos em virtude da vida em comunidade. Um exemplo a teoria de Donagan 12, que assenta as suas bases na tradio hebraico-crist, e cujo princpio fundamental o seguinte: inaceitvel desrespeitar todo o ser humano, seja ele a nossa pessoa ou os nossos semelhantes, como uma criatura racional. Deste princpio decorrem as restantes regras morais. A teoria de Ross tem tambm sido bastante influente. Do seu ponto de vista, h vrias regras bsicas e obrigaes morais que no derivam de imperativos categricos, nem de regras utilitaristas. Entre essas regras, podem salientar-se as seguintes: As promessas criam obrigaes de fidelidade; As aces erradas criam o dever de reparao; As ofertas generosas de amigos criam obrigaes de gratido; Devemos actuar com justia. Do ponto de vista de Ross, o que define estas regras no a existncia de princpios categricos e universais mas o maior equilbrio entre o que certo e errado em determinado contexto. A determinao deste equilbrio determinada pela distino entre obrigaes prima facie e obrigaes reais. As primeiras so obrigaes que devem ser levadas a cabo a menos que sejam conflituantes com uma obrigao de igual ou de maior valia. A obrigao real determinada pelo exame das ponderaes atribudas s obrigaes prima facie em concorrncia. Por exemplo, o cumprimento de promessas uma obrigao prima facie, mas h situaes em que se justifica a sua quebra por exemplo, o dever de proteger vidas inocentes. Nesse caso, a obrigao real a proteco da vida inocente que se sobrepe obrigao prima facie que impele ao cumprimento de promessas. Note-se, por conseguinte, que as orientaes absolutas que caracterizam as teorias kantiana e utilitarista so aqui alvo de um ajustamento. Ou seja, as teorias da moralidade comum consideram que nenhuma regra ou princpio devem ser entendidas em sentido absoluto ou inflexvel antes devem ser interpretadas como obrigaes prima facie que podem ser contornadas quando exigncias morais mais valiosas se colocam.

12

Donagan (1977).
19

Teorias dos direitos. As teorias dos direitos desviam a ateno de termos como valores, objectivos, obrigaes, padres e deveres e focalizam-se em direitos. Entre os direitos sublinhados, encontram-se os direitos de propriedade, de privacidade, de liberdade e ao trabalho. Tendencialmente, considera-se que os seres humanos esto dotados de determinados direitos que extravasam as fronteiras nacionais ou sociais. Por conseguinte, nenhuma entidade seja o Estado, as empresas ou a sociedade em geral pode moralmente impedir a prossecuo desses direitos. A teoria poltica de Nozick13 preconiza, alis, que a aco do Estado apenas legtima se proteger os direitos fundamentais dos seus cidados. A teoria dos direitos tem vindo a ser progressivamente usada para a determinao da correco ticas de muitas aces das empresas. Nessa senda, surgem, por exemplo, o direito a ser despedido apenas com justa causa, o direito greve, o direito a ser alvo de processos disciplinares justos, o direito a denunciar prticas ilegtimas das empresas, o direito igualdade de oportunidades, o direito privacidade (por exemplo, em processos de seleco ou em testes de consumo de drogas), o direito do consumidor a uma compra informada (com a contrapartida obrigao de prestar ao consumidor a informao positiva e negativa que lhe permita realizar essa compra informada). Entre as maiores dificuldades detectadas na teoria dos direitos podem encontrar-se duas. Primeira: a concretizao dos direitos de algumas entidades/pessoas pode colidir com os direitos de outras. Por exemplo, o direito ao trabalho do empregado pode colidir com o direito liberdade e de iniciativa do empregador. Segunda: os tericos dos direitos ainda no proporcionaram uma hierarquia de direitos que receba aceitao mnima. Esta incapacidade revela, no entender de alguns autores, que os direitos, tal como as obrigaes, so pretenses prima facie e no exigncias morais absolutas que no podem ser ultrapassadas em quaisquer circunstncias. A tica das virtudes. A teoria utilitarista, a kantiana e a dos direitos focalizam-se em algo que exterior aos indivduos. Distintamente, a tica das virtudes enfatiza os agentes o seu carcter, os seus traos, as suas virtudes. Eis como Parada se expressou paradigmaticamente acerca da relevncia do tema: O tema central da tica fazer o bem. Actuar com rectido em toda a aco humana , pois, a sua razo de ser. Ela assenta no que se conhece como as virtudes humanas. Astorquiza (1997) define-as como as disposies habituais e firmes de fazer o bem, que regulam os nossos actos e moderam as nossas paixes. 14 Beachamp e Bowie, focalizando-se especificamente nos negcios, e contrastando as virtudes com o sentido da obrigao, afirmaram peremptoriamente:

13 14

Nozick (1974). Parada (2003, p. 19).


20

A prtica dos negcios moralmente melhor se for fundada na verdade, na justia, na compaixo, no respeito e na pacincia. Estes traos parecem ser moralmente mais profundos do que as aces que se baseiam apenas na obrigao. Algumas discusses interessantes sobre a tica nos negcios centram-se hoje nas virtudes apropriadas dos gestores, dos empregados e de outros participantes na actividade dos negcios (...). Uma pessoa moralmente boa, com desejos ou motivaes apropriadas, compreender mais facilmente o que deve ser feito, estar mais motivada para levar a cabo os actos necessrios, e formar e praticar mais ideais morais do que a pessoa moralmente m. Uma pessoa de confiana est dotada da motivao e do desejo de levar a cabo aces correctas, e caracteriza-se pela procura de respostas moralmente apropriadas. Distintamente, a pessoa que simplesmente segue as regras da obrigao e que, alm disso, no exibe qualquer carcter moral especial, pode no ser digna de confiana15 As teorias das virtudes tm a sua gnese nas tradies helnicas de Plato e Aristteles, que encaram o cultivo de traos virtuosos como uma funo moral primordial. As virtudes no so sentimentos nem capacidades inatas, mas disposies treinadas e exercitadas. As pessoas adquirem virtudes como podem adquirir competncias de carpintaria, de cozinha ou de manuseamento de um instrumento musical. O carcter virtuoso no natural nem antinatural cultivado e tornado parte do indivduo. Advm de uma correcta estrutura de motivos. A pessoa justa, por exemplo, no tem apenas a disposio para agir com justia tambm possui um desejo moralmente apropriado de assim actuar. No basta, por exemplo, sentir a obrigao de visitar o familiar. tambm necessrio estar dotado dos motivos virtuosos o desejo de realmente ajudar o outro e denotar-lhe afecto e compaixo. Ou seja, a disposio para agir em determinado sentido no suficiente para ser virtuoso tambm necessrio que o motivo seja, ele prprio, virtuoso. Um exemplo ilustrativo o do vendedor de automveis atencioso e corts, que faculta toda a informao necessria ao potencial comprador, que actua de acordo com as orientaes comerciais recebidas nos eventos formativos que frequentou em suma, que actua em prol da satisfao das necessidades do cliente, tal como lhe foi impregnado pela cultura da empresa e pelas directrizes dos gestores. Mas estes comportamentos no so necessariamente virtuosos, pois a sua motivao pode ser simplesmente comercial, o seu interesse pode ser apenas um bom salrio e uma boa promoo, e o seu real sentimento pode ser algum desprezo pelos clientes. Um exemplo adicional para esta distino pode ser encontrado no cotejo entre o lder transformacional autntico e o impostor, que o Captulo 12 explanou. Ainda que os comportamentos de ambos possam ser muito semelhantes, apenas o primeiro pode ser considerado virtuoso. A caracterizao do lder
15

Beachamp e Bowie (1993b, p. 39).


21

transcendental, levada a cabo no mesmo captulo, tambm elucidativa acerca do significado da liderana virtuosa. O livro Good business: Leadership, flow and the making of meaning , da autoria de Mihaly Csikszentmihaly16 tambm faculta pistas sobre a matria. Baseando-se no exemplo dos lderes de vrias dezenas de organizaes, denominou-os lderes visionrios, contrastou-os com os predadores sociais e definiu-os do seguinte modo: Acreditam num objectivo que no os beneficia apenas a eles prprios, mas tambm os outros. Esto motivados para fazer o melhor que podem, para ajudar as pessoas (empregados, clientes, fornecedores, comunidade em geral) e para construir um mundo melhor (e.g., dos pontos de vista democrtico e ambiental). Actuam de acordo com as regras do respeito, da confiana, da justia, da auto-disciplina, do sentido de comunidade, do crescimento pessoal dos indivduos. So selectivos nos investimentos, afastam-se de negcios perversos e prejudiciais sade (mesmo que lucrativos), enveredam por produtos que ajudem o ser humano. A literatura sobre comportamento organizacional e gesto no muito prolixa nas referncias s virtudes mais importantes. Para os propsitos do presente captulo, importa sobretudo fazer aluso ao contributo de Kanungo e Mendonca, num livro dedicado liderana tica17. Os autores consideram haver quatro virtudes fundamentais dos lderes, que por seu turno podem auxiliar na implementao de cinco princpios prticos. As virtudes so as seguintes: A prudncia significa ponderar devidamente as decises, pesar as consequncias das aces para as vrias pessoas e entidades afectadas, velar por que os colaboradores actuem eticamente, e aceitar as crticas dos outros. A justia significa atribuir aos outros o que lhes devido, providenciar para que as outras pessoas possam exercer as suas responsabilidades e velar pelos seus direitos, ponderar os direitos e os interesses dos vrios stakeholders (e.g., empregados, clientes, pblico em geral). A fortaleza/fortitude representa fora de esprito e coragem. Implica ser corajoso na tomada de riscos, perseverar perante obstculos, resistir perante as dificuldades. A temperana representa a capacidade para distinguir entre o que razovel/necessrio e o que autoindulgente. Engloba a capacidade de auto-controlo e o uso correcto do tempo, dos esforos e dos recursos.

16 17

Csikszentmihaly (2003). Kanungo e Mendonca (1996).


22

Estas quatro virtudes cardeais podem auxiliar na implementao de cinco princpios prticos (Figura 1): Definir, para a organizao, um propsito no exclusivamente assente no lucro18. Desenvolver elevada auto-estima dos colaboradores. Ser paciente, calmo e sereno perante os obstculos e as resistncias. Ser persistente mas no obstinado perante as dificuldades. No subjugar os padres ticos aos proveitos. Desenvolver a perspectiva que permita discernir o que realmente importante. Figura 1 Virtudes dos lderes afectando as prticas de liderana19
Virtudes do lder Prticas fundamentais de liderana

Prudncia

Definir um propsito empresarial no assente exclusivamente no lucro.

Desenvolver elevada auto-estima dos colaboradores. Justia

Ser paciente, calmo e sereno perante os obstculos e as resistncias. Fortaleza/fortitude/coragem Ser persistente (mas no obstinado). No subjugar os padres ticos aos proveitos.

Temperana

Desenvolver a perspectiva que permita discernir o que realmente importante.

As teorias feministas e a tica do cuidar. A tica do cuidar denota vrias semelhanas com as abordagens focalizadas nas virtudes, pois enfatiza traos de carcter como a compaixo, a fidelidade e a amizade. A sua gnese est centrada em vrios filsofos associados teoria feminista. No seu cerne residem ideias como: (a) as experincias das mulheres merecem respeito e devem ser tomadas a peito; (b) o mundo dos negcios est pejado de lgicas masculinas, focalizadas em aspectos como a competio e as regras racionais/universais/annimas desprovidas de sentido de zelo pelo outro; (c) necessrio restituir vida das

18 19

OToole (1995, p. 49). Construda a partir de Kanungo & Mendonca (1996).


23

empresas uma orientao mais feminina, assente na sensibilidade interpessoal e no respeito pela individualidade de cada ser humano. A tica do cuidar critica as concepes que tomam os seres humanos como entidades exclusivamente racionais, cuja convivncia pode ser melhorada com regras (sejam elas utilitaristas ou Kantianas) annimas e impessoais. Considera que a imparcialidade gera muitas vezes desrespeito pelos outros, na medida em que encara as pessoas de modo impessoal, annimo e desprovido de necessidades e caractersticas peculiares. Antes aduz que as decises morais requerem, frequentemente, (a) a sensibilidade para compreender as particularidades da situao e daquela pessoa concreta e (b) a conscienci alizao das crenas, das atitudes e das preocupaes de cada pessoa envolvida numa relao. Por conseguinte, enfatiza a relao interpessoal e desvaloriza a regra impessoal e annima: O calor humano, a amizade e a confiana na relao com os outros no podem ser colocadas sob o manto de regras [universais] de comportamento. Por exemplo, um advogado pode seguir todas as regras de boa prtica legal quando atende um empresrio falido, mas no denotar a sensibilidade e a cordialidade de que esta pessoa necessita. Mas estas virtudes podem ser a parte mais importante da relao.20 No mundo dos negcios, a tica do cuidar pode ser especialmente relevante em momentos de downsizing, em processos disciplinares, em casos de toxicodependncia e alcoolismo, em conflitos interpessoais. Por exemplo, a racionalidade fria de uma aco disciplinar pode descurar a necessidade de atender situao especfica da pessoa envolvida e de lhe proporcionar o apoio de que ela carece para melhorar o seu comportamento. Pense-se num gestor que, para lidar com as exigncias competitivas da vida empresarial, se tornou dependente do consumo de cocana. Uma via possvel consiste em apontar -lhe a porta de sada quando comete alguma infraco grave. Mas a tica do cuidar sugere que esta pessoa pode necessitar da compreenso humana e do zelo de algum que o ajude a lidar com a situao e a recuperar-se. Em grande medida, a tica do cuidar tem vindo a ser impregnada nas concepes que interpretam as organizaes como espaos de cooperao e de camaradagem. Juntamente com as teorias da justia e a tica das virtudes, ela pode ser identificada em conceitos como as empresas vivas, as empresas amigas da famlia, as organizaes autentizticas21, as melhores empresas para trabalhar22, as organizaes

Beauchamp & Bowie (1993, p. 41). Kets de Vries (2001a). 22 Levering & Moskowitz (1993).
20 21

24

verdadeiramente saudveis23, as organizaes virtuosas24 e as empresas que facultam trabalho com significado25. Teorias da justia. Algumas abordagens ticas focalizam-se em concepes de justia. A complexidade do tema no se compagina com os propsitos deste texto. Todavia, importa aludir a trs aspectos bsicos: Caixa 6 As trs facetas da justia26
A fronteira mais comum no seio das percepes de justia a que distingue a justia distributiva da procedimental. A justia distributiva foi a que inicialmente suscitou a ateno dos cientistas organizacionais. Focaliza-se no contedo, isto , na justia dos fins alcanados/obtidos (e.g., salrios, notaes de desempenho, sanes disciplinares, promoes, aceitao/rejeio de candidatos, resultados dos testes de deteco de consumo de droga, fatia oramental atribuda s unidades organizacionais subsidirias). A justia procedimental focaliza-se no processo, ou seja, na justia dos meios usados para alcanar tais fins. Concerne, por exemplo, aos procedimentos usados nos acrscimos salariais, nos processos disciplinares, nos sistemas de avaliao de desempenho e nos processos de recrutamento e seleco. A esta fronteira veio juntar-se posteriormente outra: justia procedimental versus interaccional. Genericamente, pode aduzir-se que a primeira reflecte os aspectos estruturais dos procedimentos, enquanto a segunda respeita aos aspectos interaccionais usados para implementar tais procedimentos. O esquema tripartido (distributiva, procedimental, interaccional) comporta a seguinte lgica: os procedimentos organizacionais geram interaces sociais (e.g., entre superiores e subordinados), donde emergem resultados. Uma sano disciplinar pode auxiliar na explanao do tringulo dimensional: um indivduo forma percepes acerca da justia da sano propriamente dita (distributiva), da justia dos procedimentos disciplinares (procedimental) e da justia com que os seus superiores o tratam (interaccional). A justia numa dada faceta pode coabitar com a injustia noutras facetas, e vice-versa. Uma pessoa pode considerar que a sano foi justa, que o processo foi justo, mas mesmo assim reagir negativamente devido ao modo rude, indigno e desrespeitador como o seu superior o tratou e lhe comunicou a sano. Importa que os engenheiros especialmente os incumbidos de funes de gesto compreendam esta distino para que se no debrucem exclusivamente sobre o po. As pessoas so tambm sensveis s rosas ou seja, justia dos procedimentos e das interaces com os seus superiores. Pode mesmo ocorrer que as reaces negativas dos indivduos a uma dada injustia distributiva sejam mitigadas se percepcionarem que os procedimentos so justos e que o superior os tratou com dignidade e respeito.

H duas grandes orientaes nas teorias da justia. Uma de natureza subjectiva, procurando descrever como as pessoas percepcionam a justia, de que critrios se servem para avali-la, e como reagem perante as percepes de (in)justia. A outra orientao de natureza objectiva. Procura definir regras e princpios objectivos sobre o que ou no justo. Um exemplo a teoria da justia de Rawls.

Kriger & Hanson (1999). Gavin & Mason (2004). 25 Chalofsky (2003); Csikszentmihaly (2003). 26 Texto adaptado de Rego (2000).
23 24

25

A justia pode ser interpretada em trs planos: distributivo, procedimental e interaccional (caixa 6). Todos so importantes, e influenciam-se mutuamente. Por exemplo, as pessoas podem considerar que h justa distribuio de resultados quando os procedimentos usados foram justos. Outro exemplo: as pessoas podem atenuar as suas reaces negativas a um injusto aumento de salrios (justia distributiva) se receberem explicaes e desculpas genunas dos seus superiores (justia interaccional).

um facto que as pessoas reagem ao modo como se sentem (in)justiadas. Entre as reaces identificadas na literatura, podem salientar-se o desempenho, o empenhamento, os comportamentos de cidadania organizacional, o absentismo e os comportamentos retaliatrios27.

REFERNCIAS
Beauchamp, T.L. & Bowie, N.E. (eds). (1993). Ethical theory and business (4th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Chalofsky, N. (2003). Meaningful work. TD, 57(12), 52-58. Csikszentmihaly, M. (2003). Good business: Leadership, flow and the making of meaning. New York: Viking. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. & Cardoso, C. C. (2005). Manual de comportamento organizacional e gesto. Lisboa: RH Editora (edio revista e actualizada, em preparao). Donagan, A. (1977). The theory of morality. Chicago: Chicago University Press. Friedman, M. (1970). The social responsibility of business is to increase its profits. New York Times Magazine, September 13, 32. Gavin, J. H. & Mason, R. O. (2004). The virtuous organization: The value of happiness in the workplace. Organizational Dynamics, 33(4), 379-392. Kant, I. (1949). The foundations of the metaphysics of morals in the philosophy of Immanuel Kant. Chicago: University of Chicago Press. Kanungo, R. N. & Mendonca, M. (1996). Ethical dimensions of leadership. Thousand Oaks: SAGE Kets de Vries, M. F. R. (2001). Creating authentizotic organizations: Well-functioning individuals in vibrant companies. Human Relations, 54(1), 101-111. Kriger, M. P. & Hanson, B. J. (1999). A value-based paradigm for creating truly healthy organizations. Journal of Organizational Change Management, 12(4), 302-317. Levering, R. & Moskowitz, M (1993). The 100 Best Companies to Work for in America. New York: Doubleday. Nozick, R. (1974). Anarchy, State and utopia.New York: Basic Books. O'Toole, J. (1995). Leading change: Overcoming the ideology of comfort and the tyranny of custom . San Francisco: Jossey-Bass. Parada, J. R. (2003). Finanzas: Su dimensin tica. Barcelona: Ediciones Gestin. Rego, A. & Braga, J. (2005). tica para engenheiros: Desafiando a sndrome do vaivm Challenger . Lisboa: Lidel Edies Tcnicas. Rego, A. (2000). Justia e cidadania nas organizaes - uma abordagem sem tabus. Lisboa: Edies Slabo. Smith, A, (1904). An inquiry into the nature and causes of the wealth of Nations. London: Methuen and Co., Ltd (5th ed.) The Economist (2005). Profit and the public good. January 22nd-228th, 13-15.
27

Veja o livro de Rego (2000).


26

Anda mungkin juga menyukai