Anda di halaman 1dari 4

TEXTO INSTRUCIONAL

TEXTOS INSTRUCIONAIS OU PRESCRITIVOS FUNO O texto instrucional ou prescritivo tem a funo de ensinar a fazer algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto. CARACTERSTICAS O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contm a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instrues (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinria. As listas so semelhantes, em sua construo, s que usamos habitualmente para fazer compras. Apresentam substantivos acompanhados de numerais. As instrues so iniciadas com verbos no modo imperativo (misture, junte, acrescente, etc.) ou por construes com verbos no modo infinitivo (misturar, juntar, acrescentar, etc.) Os verbos aparecem acompanhados por advrbios ou locues adverbiais que expressam o modo como devem ser realizadas determinadas aes (lentamente, rapidamente, devagar, vagarosamente, etc.) As aes aparecem estruturadas, visando a um objetivo (mexa lentamente para diluir o contedo do pacote em gua fria), ou com valor temporal final (bata o creme com as claras at que adquira uma consistncia espessa). Nesse tipo de texto, aparece com frequncia o uso de palavras, como aqui, agora, neste momento, etc. LINGUAGEM um texto que exige muita preciso, pois qualquer troca ou falta de um dos materiais ou ingredientes causa problemas na execuo da tarefa. Apresenta uma organizao lgica. Essa ordem pode obedecer: * a uma sequncia cronolgica ( um passo s pode ser feito depois de outro); * a um agrupamento de atividades comuns; * ao critrio do nvel de dificuldade (primeiro as operaes mais simples, depois as mais complicadas). Os textos instrucionais apresentam uma ordem e uma estrutura que se repete. Levam em conta os aspectos visuais para facilitar a compreenso. Nesse sentido, preciso: * colocar ttulos e subttulos; * separar uma instruo da outra; * inserir, preferencialmente, ilustraes que auxiliem no esclarecimento das instrues.

EXEMPLOS So inmeros os exemplos de textos instrucionais ou prescritivos: receitas culinrias; receitas mdicas (prescries mdicas); bula de medicamento; manual de instruo de aparelhos e veculos; regras de jogos; dicas de comportamento; etiquetas e rtulos de produtos; (...) OBSERVAO: H diversas formas sintticas para expressar a ordem. Modo imperativo = Digite o nome... Infinitivo = Digitar o nome... Oraes declarativas = Deve-se digitar o nome... Oraes passivas e impessoais = Digita-se o nome... Uso da 1 pessoa no presente do indicativo = Digito o nome...

O QUE FAZER COM AS ESPINHAS As espinhas, conhecidas tambm por acne, so na verdade uma infeco localizada, elas aparecem em diversos lugares do corpo, principalmente no rosto e nas costas. Em primeiro lugar no as esprema, se voc espremer uma espinha errado ou arranhar ela, voc pode deixar a sua pele com manchas e marcas que no saem, por isso, nada de ficar cutucando. Use um bom creme para as espinhas e limpe bem a pele, usando um bom adstringente e limpando a pele profundamente voc retira as sujeiras

dos poros e evita que as espinhas se formem. No fique encanado se achando o patinho feio, espinha normal e muitas pessoas tm. Usando um tratamento bom elas saem mais rpido, mas no pense que elas vo sumir de um dia para o outro. Tome os cuidados com a pele que elas vo melhorar. Fonte: http://www.blogers.com.br /o-que-fazer-com-as-espinhas/ Exerccios Propostos: 1. O texto acima tem o objetivo de: I) impor regras para se evitar as espinhas. II) argumentar sobre as formas de se evitar as espinhas. III) dar dicas sobre como se evitar as espinhas. IV) esclarecer sobre o surgimento de espinhas. 2. Observe os verbos do texto acima. O que expressam? Em que modo verbal esto?

3. Observe novamente o primeiro pargrafo do texto: As espinhas, conhecidas tambm por acne, so na verdade uma infeco localizada, elas aparecem em diversos lugares do corpo, principalmente no rosto e nas costas. Na sua opinio, este pargrafo tem a estrutura semelhante a dos demais pargrafos? Atente-se para os verbos utilizados nele e nos demais. Justifique sua resposta. Proposta de produo: Imagine ser o sndico de um prdio que ainda no possui regimento interno e onde tem muitas crianas barulhentas, vrios cachorros, muitos fumantes mal-educados, moradores que deixam lixo no corredor e ocupam garagem alheia. Redija o to necessrio regimento desse condomnio, visando organizar essas situaes e as demais que voc julgar necessrias.

Anda mungkin juga menyukai