Anda di halaman 1dari 6

OBJETIVO Determinao da resistncia ao cisalhamento paralelo s fibras de corpos de prova feitos com Pinus elliotii.

METODOLOGIA Para a determinao das propriedades de resistncia da madeira, necessrio obter os corpos de prova de acordo com a norma NBR7190, porm como existe certa margem de erro esse valor pode variar.

Figura 1: Modelo do corpo de prova utilizado para os ensaios Os corpos de prova foram mensurados com o auxilio de um paqumetro digital, obtendo os valores da tabela abaixo: Tabela 1: Dimenses do corpo de prova CP1 CP2 CP3 Largura (mm) Altura (mm) rea (mm) 49,57 49,71 2464,12 50,07 50,04 2505,50 50,38 49,76 2506,91

Para esse ensaio dentre os trs corpos de prova selecionados foi escolhido um que apresentasse caractersticas intermedirias (ns, anis de crescimento, medula, entre outras). O corpo de prova foi colocado na mquina EMIC DL 30.000 usada para o ensaio de cisalhamento paralelo s fibras, onde foi exposta a um carregamento at o ponto de ruptura.

Figura 2: Realizao do ensaio de cisalhamento paralelo s fibras.

Figura 3: Corpos de prova aps o ensaio, j rompidos.

Figura 4 : Corpos de prova aps o ensaio, j rompidos. A resistncia ao cisalhamento paralelo s fibras da madeira ( ou ) dada pela mxima tenso de cisalhamento que pode atuar na seo crtica do corpo-de-prova prismtico, pode-se demonstrar isso utilizando a frmula abaixo:

Sendo que corresponde a mxima fora cisalhante aplicada ao corpo-de-prova, em Newtons (N) e corresponde a rea inicial da seo crtica do corpo-de-prova, em um plano paralelo s fibras, em metros quadrados ( ).

RESULTADOS Realizado o ensaio o computador um relatrio de ensaio que apresenta fora mxima em Newton (N) e a resistncia a compresso paralela em Mega ). Os valores obtidos pelo relatrio de ensaio so: Pascal (

Tabela 2: Valores extrados do relatrio EMIC gerado pela mquina. CP1 Fora Mxima (N) Resistncia ( ) 18.535,56 7,52 CP2 Fora Mxima (N) Resistncia ( ) 28.118,40 11,22 CP3 Fora Mxima (N) Resistncia ( ) 21.510,61 8,58

RESISTNCIA AO CISALHAMENTO PARALELO S FIBRAS CP1:

Onde

a fora mxima em Newton (N) obtida no relatrio de ensaio.

CLCULO DO DESVIO PADRO

RESISTNCIA AO CISALHAMENTO PARALELO S FIBRAS CP2:

Onde

a fora mxima em Newton (N) obtida no relatrio de ensaio.

CLCULO DO DESVIO PADRO

RESISTNCIA AO CISALHAMENTO PARALELO S FIBRAS CP3:

Onde

a fora mxima em Newton (N) obtida no relatrio de ensaio.

CLCULO DO DESVIO PADRO

Todos esses clculos foram feitos com o objetivo de determinar a resistncia da madeira, mas podemos ter uma noo mdia desses valores j que dependendo da espcie podem ser encontrados em tabelas.

Tabela 3: Valor de resistncia extrado da ABNT NBR7190/1997.

Nome Comum Nome Cientfico f (MPa) Pinus elliotti Pinus elliotti var. elliotti 7,4

Tabela 5: Valores obtidos pelos clculos do ensaio Corpo de Prova Nome Cientfico f (MPa) CP1 Pinus elliotti var. elliotti 7,52 CP2 Pinus elliotti var. elliotti 11,22 CP3 Pinus elliotti var. elliotti 8,58 Pode-se observar que o valor calculado para o corpo de prova CP1 encontra-se bem prximo do valor tabelado, para CP2 e CP3 h uma certa diferena que pode ter ocorrido devido as condies do ensaio.

Anda mungkin juga menyukai