Anda di halaman 1dari 6

A USABILIDADE EM DISPOSITIVOS MVEIS

Gabriel Gavasso1 Rodrigo Calderaro1 Carlos Eduardo Spolavori1 Profa. Orientadora Daniele Andres2

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus Guaba BR 116, 5.724 Bairro Colina Guaba, RS Brasil
1

{gabrielgavasso}{calderaro.rodrigo}{kadu.spolavori}@gmail.com
2

danielep@guaiba.ulbra.tche.br

Resumo. Hoje os dispositivos mveis so cada vez mais comuns e mais necessrios no dia-adia das pessoas. Os usurios destes aparelhos esto inseridos em um contexto diferente dos usurios de computadores de mesa, alm de apresentar caractersticas especficas que devem ser consideradas no momento de projetar interfaces para os mesmos. Este artigo visa ento debater sobre tais caractersticas, de modo a prover informaes para o projeto de interfaces que valorizem a usabilidade como fator importante no desenvolvimento do produto.

Palavras-chave: usabilidade, dispositivos mveis, interfaces.

1. INTRODUO

As interfaces homem-computador no se limitam interao do usurio com interfaces de aplicativos convencionais e as pginas Web para computadores de mesa. Atualmente, percebe-se a presena de computadores disfarados em diversos produtos utilizados diariamente, alm de no serem necessariamente operados pelo mouse e pelo teclado. Neste universo, uma realidade que cresce cada vez mais a Internet mvel e telefonia mvel, onde as tecnologias de conexo sem-fio surgem rapidamente e possibilitam o acesso a Internet a partir de dispositivos portteis, como celulares ou PDA's (a partir da sigla inglesa significa Assistente Digital Pessoal).

Para ser considerado um computador de mo, WEISS apud BETIOL (2004) afirma que este deve possuir trs caractersticas bsicas, listadas abaixo: Deve funcionar sem cabos, exceto temporariamente (recarga eltrica ou sincronizao com computadores de mesa); Deve ser facilmente operado com uma mo sem a necessidade de estar apoiado em uma mesa; Deve permitir a adio de novos aplicativos e suportar conexo Internet. Estima-se que no Brasil j existam quase 5 milhes de computadores de mo (BARRUECO, 2006), alm de mais de 70 milhes de celulares em abril de 2005 (SOUZA, 2006). Dessa maneira, cada vez mais servios so oferecidos para estes dispositivos, desde os servios mais bsicos de telefonia aos celulares, at jogos e outros servios de entretenimento utilizando conexes de Internet. Para os PDA's novos aplicativos so lanados e o acesso Internet a partir destes dispositivos se desenvolve a cada dia. As novas tecnologias dos dispositivos mveis geram uma necessidade maior no projeto de uma interface com usabilidade, pois acopla inmeras funcionalidades em uma pequena tela. A entrada de novos usurios no mercado de celulares est quase se esgotando e chega hora que se destacaro aqueles que aumentarem o nmero e a qualidade de seus servios agregados (BAHIANA, 2005). Porm, estes servios s iro gerar lucros para a empresa se os usurios souberem utilizar as tecnologias facilmente. Sob esta perspectiva, este artigo visa apresentar aspectos importantes relacionados usabilidade em dispositivos mveis, principalmente PDAs e aparelhos celulares. A usabilidade tem por principal caracterstica tornar a interao mais fcil, principalmente para os usurios inexperientes.

2. CARACTERSTICAS DOS DISPOSITIVOS MVEIS

Algumas caractersticas so prprias dos dispositivos mveis e devem ser consideradas e respeitadas para prover uma experincia mais confortvel, implicando em facilidade de uso e aprendizado, metas da usabilidade. Estas caractersticas, segundo SILVA FILHO (2006), so listadas abaixo: Propsito e funcionalidade limitada; No necessariamente extensvel ou atualizvel;

Menos complicado comparativamente ao PC; Quanto aos celulares, seus usurios so, geralmente, leigos. Os fabricantes de tais dispositivos so influenciados pela presso do mercado, que exige novidades tecnolgicas e reduo do ciclo de vida dos produtos. Embora aconteam muitos avanos, eles no ocorrem no consumo de servios de valor agregado. Normalmente, o consumidor s descobre ou no ser capaz de utilizar as funes depois de realizar a compra (SILVA FILHO 2006 e BARRUECO, 2006). Outras caractersticas que devem ser consideradas, segundo BETIOL (2004), o fato de tais dispositivos mveis o tamanho da tela de tais aparelhos. Isto exige cuidados quanto otimizao dos espaos da tela e apresentam diversas caractersticas que diferem em tantos modelos e fabricantes. Ainda segundo BETIOL (2004), tais dispositivos diferem muito de outros computadores quanto aos seus dispositivos de entrada, j que ainda no existe uma tecnologia padro como o mouse e teclado para computadores de mesa. A entrada dos dados ainda difere entre os diversos modelos de diversos fabricantes. O ambiente em que os computadores mveis esto inseridos tambm possui influncia sobre as caractersticas que o produto deve ter quanto a sua usabilidade. Segundo BETIOL (2004), os computadores de mesa so utilizados para tarefas longas. Ao contrrio, computadores de mo so utilizados para tarefas rpidas e que oferecem informaes para a interao do usurio com o ambiente. A interface destes dispositivos deve ser fcil, de modo a permitir que a interao do usurio com o equipamento no interfira nas tarefas que esto sendo desenvolvidas no ambiente. Segundo RISCHPATER apud BETIOL (2004), o usurio mvel tem menor capacidade de processar e absorver contedo que um usurio que est sentado em frente a um computador de mesa. Computadores de mo so destinados ao uso por uma grande variedade de usurios, inclusive aqueles que no tm experincias prvias com computadores. Dessa maneira, a usabilidade imediata muito importante (MACKENZIE apud BETIOL, 2004). Dessa maneira, as necessidades e caractersticas dos usurios de dispositivos mveis, o contexto de uso dos computadores de mo e suas limitaes devem ser considerados no projeto de interfaces com usabilidade destes equipamentos.

3. USABILIDADE EM DISPOSITIVOS MVEIS

Atualmente, o mercado de dispositivos mveis possui muitos modelos de diferentes marcas. No h um padro entre estes diversos dispositivos, tanto ao seu uso quanto a suas interfaces. Isso origina aplicaes com interfaces no intuitivas, navegao confusa entre as telas, alm do uso desordenado de cores devido s propriedades das telas dos sistemas. A crescente criao de servios para dispositivos mveis ocorre de maneira desordenada e pode ser comparada ao caos da exploso da Internet na ltima dcada do sculo passado, onde as empresas Microsoft e a Nestscape lanaram seus navegadores para a Internet sem esperar pela definio de um padro para o desenvolvimento das pginas para a Internet. Isso ocasionou incompatibilidades de muitas pginas na Internet. Iniciativas para a padronizao dos sites acessados na Internet a partir de dispositivos mveis tm sido tomadas pela W3C (World Wide Web Consortium), um consrcio composto por diversas entidades com o objetivo de definir padres para a Internet, inclusive para dispositivos mveis. Esta padronizao para os sites da Internet em celulares e PDAs permite o uso crescente de negcios baseando suas operaes, como vendedores que utilizam ambientes web via celular para realizar vendas. Servios como e-banking e e-commerce pelo celular tem seu crescimento proporcionado por esta padronizao, j que possibilita que usurios que utilizem os mais diferentes aparelhos acessem estes sites, sem a necessidade de custos adicionais para a empresa com o desenvolvimento de vrias solues destinadas a mltiplos aparelhos. J os aplicativos que no dependem da Internet, como agendas e editores de texto, no possuem padronizao para as suas interfaces e consequentemente a cada troca de aparelho, o usurio tem um perodo de aprendizagem, o que muitas vezes acontece com os erros. Entre os fabricantes, a Palm One possui um sistema operacional prprio, o Palm OS, que, segundo VAN AMSTEL (2006), se utiliza de elementos j comuns dos computadores de mesa, como botes, cones, elementos de formulrio, entre outros. Porm, todos foram devidamente adaptados para o acesso atravs de telas touch-screen. No considerando tais diferenas entre computadores de mesa e computadores de mo, a Microsoft desenvolveu o sistema operacional WindowsCE, que destinado a computadores de mo de fabricantes como HP e Compaq. Este sistema no adaptou o sistema operacional Windows dos computadores de mesa para sua interface menor nos PDAs. Dessa

forma, os elementos distribudos nas interfaces no valorizam as caractersticas que este dispositivo possui. A usabilidade de dispositivos mveis ainda se encontra em fases de pesquisa, principalmente devido ao alto custo na realizao de testes com usurios, j que so inmeros dispositivos existentes.

4. CONCLUSES

Verifica-se que os dispositivos mveis tem caractersticas muito particulares e devem ser tratadas de maneira diferente, no sendo aplicvel as mesmas tcnicas para o projeto de interfaces de computadores de mesa para computadores mveis. Devido aos vrios dispositivos disponveis no mercado e a grande rotatividade de equipamentos, principalmente de aparelhos celulares, a padronizao no desenvolvimento de tais interfaces permite que o usurio aprenda a utilizao do sistema e mesmo com a troca de equipamento, possibilite a continuidade do seu aprendizado e no o reaprendizado sobre uma nova interface. Estas interfaces devem levar em conta tambm o contexto em que os usurios esto inseridos e os principais usos destes equipamentos. Dispositivos mveis normalmente so utilizados em tarefas mais rpidas e nas mais diversas situaes, desde fila em bancos at reunies de negcios. Alm disso, a prpria tecnologia exige uma agilidade no uso dos mesmos. Este um campo promissor como rea de pesquisa, visto que uma tecnologia recente e que a utilizao muito grande.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAHIANA, Carlos. Usabilidade de celulares: oportunidade para operadoras. Capturado em 28/06/2006. Disponvel em &do_pdf=1&id=84 BARRUECO, Raul. E a Palm faz 10 anos... Capturado em 28/06/2006. Disponvel em http://www.palmland.com.br/materias/2006/007_palm10anos.asp?id=1058 http://www.design.eti.br/index2.php?option=com_content

BETIOL, Adriana H. Avaliao de Usabilidade para os computadores de mo: um estudo comparativo entre trs abordagens para ensaios de interao. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina : Florianpolis, 2004. SOUZA, Jos Luis de. A possvel diferena na contagem do nmero de Celulares no Brasil. Online. Capturado em 28/06/2006. Disponvel em http://www.teleco.com.br/emdebate/ jluis01.asp VAN AMSTEL, Frederick. 5 Usihc*parte I. Capturado em 28/06/2006. Disponvel em http://www.usabilidoido.com.br/5_usihc_parte_i.html

Anda mungkin juga menyukai