Anda di halaman 1dari 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO C DOMINGO DA SSMA. TRNDADE TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

A SANTSSIMA TRINDADE A MELHOR COMUNIDADE


1 Leitura: A Sabedoria de Deus seu projeto de vida a eternidade fui estabelecida, desde o princpio, antes do comeo da terra Leitura do Livro dos Provrbios (Pr 8, 22-31) [Assim fala a sabedoria de Deus:] 22 O SENHOR me possua no incio de sua obra, antes de suas obras mais antigas. 23 Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princpio, antes do comeo da terra. 24 Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de guas. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. 26 Ainda ele no tinha feito a terra, nem as amplides, nem sequer o princpio do p do mundo. 27 Quando ele preparava os cus, a estava eu; quando traava o horizonte sobre a face do abismo; 28 quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; 29 quando fixava ao mar o seu limite, para que as guas no traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; 30 ento, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia aps dia, eu era as suas delcias, folgando perante ele em todo o tempo; 31 regozijando-me no seu mundo habitvel e achando as minhas delcias com os filhos dos homens. Salmo responsorial: Salmo 8,3-4,5-6,7-8 (R./9) R. 9 SENHOR, Senhor nosso, quo magnfico em toda a terra o teu nome! contemplo os teus cus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, 4 que o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? R. no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glria e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domnio sobre as obras da tua mo e sob seus ps tudo lhe puseste R. e bois, todos, e tambm os animais do campo; 8 as aves do cu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. R.
7 ovelhas 5 Fizeste-o, 3 Quando

Evangelho: A Santssima Trindade a melhor comunidade

23 Desde

15 Tudo quanto o Pai tem meu... [O Esprito Santo] h de receber do que meu e vo-lo h de anunciar Evangelho de Jesus Cristo segundo Joo (Jo 16,12-15)

[Naquele tempo, disse Jesus a seus discpulos:] 12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vs no o podeis suportar agora; 13 quando vier, porm, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; 2 Leitura: F, esperana e amor: nelas celebramos a vida da Trindade porque no falar por si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido vos anunciar as coisas que ho de vir. 1 ... Temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo e 14 Ele me glorificar, Leitura da Primeira Carta de Paulo aos Romanos (Rm 5, 1-5) porque h de receber do que meu e vo-lo h de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem meu; [Irmos:]. 1 Justificados, pois, mediante a f, por isso que vos disse que h de receber do que meu e vo-lo h de anunciar. temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 por intermdio de quem obtivemos igualmente acesso, pela f, a esta graa Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 126) na qual estamos firmes; Onipotente e Eterno Deus, e gloriamo-nos na esperana da glria de Deus. 3 E no somente isto, mas tambm nos gloriamos nas prprias tribulaes, que deste a ns teus servos a graa de reconhecer a glria da eterna Trindade na confisso da verdadeira f, sabendo que a tribulao produz perseverana; 4 e a perseverana, experincia; e a experincia, esperana. e no poder da Magestade Divina adorar a unidade; 5 Ora, a esperana no confunde, mantm-nos firmes nesta f e adorao e leva-nos finalmente a contemplar-te na tua glria una e eterna, porque o amor de Deus derramado em nosso corao pelo Esprito Santo, que nos foi outorgado. Pai, que com o Filho e o Esprito Santo vives e reinas um s Deus, agora e sempre. Amm. Aclamao ao Evangelho (Ap 1,8) Eu sou o Alfa e mega, diz o Senhor Deus, aquele que , que era e que h de vir, o Todo-Poderoso. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 107): O Deus Trino, Pai, Filho e Esprito Santo, vos abenoe e vos defenda em todas as situaes e vos conduza pelos caminhos da verdade e da paz. Amm.

Anda mungkin juga menyukai