Anda di halaman 1dari 3

Colgio Municipal Monsenhor Barbosa Disciplina: Cincias Turma: 5A/5B Prof: Rose Cerqueira Data: ___/___/___

Aluno (a): ___________________________________

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo possvel ao que cr. Marcos 9:23

AVALIAO DE CINCIAS III UNIDADE 1. Assinale a camada mais importante para os seres vivos do nosso planeta, pois nela que vivemos e onde ocorre a maior parte dos fenmenos atmosfricos que influenciam diretamente na manuteno da vida.

A)Estratosfera B)Termosfera C)Exosfera D)Troposfera E)Mesosfera

O ar atmosfrico constitudo por uma mistura de diversos gases, como oxignio, nitrognio, gs carbnico e outros gases. Baseando-se no grfico abaixo responda as questes 2 e 3.

Disponvel em: http://www.brasilescola.com/biologia/composicao-do-ar.htm. Acesso em 03/09/2012.

2. Analisando os valores apresentados no grfico. Marque o elemento que encontrado em maior quantidade na atmosfera. A) Gs carbnico B) Outros Gases C) Oxignio D) Nitrognio 3. Analisando os valores apresentados no grfico. Marque o elemento que menos abundante na atmosfera. A) Clcio B) Gs carbnico e outros gases C) Oxignio D) Nitrognio 4. Qual a importncia da camada de oznio para os seres vivos: A) Filtrar o ar poludo. B) Filtrar os raios ultravioletas emitidos pelo Sol e protege o planeta Terra, diminuindo a intensidade dessas radiaes solares. C) Fornecer gases atmosfricos. D) No traz nenhum beneficio para o planeta Terra.

5. Para diminuir a concentrao de vrus que causam doenas, devemos: A) utilizar o aparelho de ar-condicionado. B) deixar os ambientes fechados e sem ventilao. C) fechar as janelas em locais onde h muitas pessoas. D) abrir as janelas para aumentar a ventilao. 6. A maioria da populao brasileira est livre das doenas transmitidas atravs do ar, pois: A) evita o contato com pessoas doentes. B) evita lugares onde h vrus e bactrias. C) foi vacinada quando criana. D) toma medicamentos dirios. 7. A tuberculose uma doena transmitida pelo ar que: A) ataca o corao e provoca dores de cabea e em todo o corpo. B) ataca as vias respiratrias e provoca erupes na pele com muita coceira. C) ataca as glndulas salivares, provocando inchao e muita dor. D) ataca os pulmes, diminuindo a capacidade respiratria e provocando ferimentos em seu interior. 8. Voc j viu na televiso e nos jornais um mapa do Brasil semelhante a este logo abaixo.

Disponvel em: www.google.com.br Marque na opo correta o que esta imagem representa. (A) O clima do Brasil. (B) Temperatura do ar. (C) Mapa com previso do tempo para diferentes cidades e regies do Brasil. (D) Umidade relativa do ar. 9. A fumaa liberada no ar pode ser proveniente de veculos com motor a combustvel como demostrado na figura abaixo entre outros. Essa fumaa causa:

Disponvel em: http://marconipimenta.blogspot.com/2011/02/poluicao.

A) Poluio do ar e no causa nenhum dano a sade dos seres humanos. B) Poluio do ar e prejudicial sade. C) No contm gases txicos D) Benefcios para a sade da populao que respirar esse ar. 10. S possvel encher um balo de festa soprando ar com a boca porque o ar: A) No tem gosto. B) No tem cheiro. C) matria e ocupa lugar no espao. D) No tem cor.

NOME:_______________________________________________________________________________ DISCIPLINA: CINCIAS TURMA: 5A/5B PROF.: ROSE CERQUEIRA INSTRUES PARA PREENCHIMENTO DO GABARITO 1. MARQUE APENAS UMA ALTERNATIVA POR QUESTO 2. MAIS DE UMA ALTERNATIVA ANULA A QUESTO 3. O PREENCHIMENTO DEVE SEGUIR O MODELO AO ABAIXO 4. O PREENCHIMENTO DEVE SER FEITO APENAS COM CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA DATA: ____/____/____

Voc dever pintar apenas uma alternativa GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Anda mungkin juga menyukai