Anda di halaman 1dari 11

NOES DE REDES

PABLO LEONARDO

CLASSIFICAO DE REDES
LAN um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicao entre si, trocando e compartilhando informaes e recursos. Tais redes so denominadas locais por cobrirem apenas uma rea limitada (10 Km no mximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distncia de um n da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrero devido degradao do sinal. As LANs so utilizadas para conectar estaes, servidores, perifricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritrio, escola e edifcios prximos. MAN - (Metropolitan Area Network), tambm conhecida como MAN o nome dado s redes que ocupam o permetro de uma cidade. So mais rpidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.

CLASSIFICAO DE REDES
WAN A Wide Area Network (WAN), Rede de rea alargada ou Rede de longa distncia, tambm conhecida como Rede geograficamente distribuda, uma rede de computadores que abrange uma grande rea geogrfica, com freqncia um pas ou continente. Bluetooth - A tecnologia til quando necessria transferncia de informaes entre dois ou mais dispositivos que esto perto um do outro ou em outras situaes onde no necessria alta taxa de transferncia. O Bluetooth comumente usado para transferir dados de udio para/de celulares (por exemplo, com um fone sem fio) ou transferir dados entre computadores de bolso (transferncia de arquivos). Bluetooth simplifica a descoberta e configurao de servios entre dispositivos. Os dispositivos Bluetooth anunciam todos os servios que eles suportam e podem fornecer, e por isso, faz com que o uso de servios seja simples pela falta da necessidade de configurar endereos de rede ou permisses como em outras tecnologias.

CLASSIFICAO DE REDES
WI-FI A Wi-Fi mais parecido com conexes Ethernet tradicionais, e requer configurao para instalar recursos compartilhados, transmitir arquivos, e configurar links de udio (por exemplo, fones de ouvido e dispositivos hands-free). Essa tecnologia usa a mesma freqncia de transmisso que o Bluetooth, porm com alta potncia, resultando em uma conexo de rdio mais forte. Wi-Fi s vezes chamada de "Wireless Ethernet". Essa descrio correta e tambm prov uma indicao da suas relativas foras e pontos fracos. Wi-Fi requer mais configuraes, porm melhor para operar redes de altaescala pelo fato de suportar conexes rpidas e seguras e com melhor potncia de transmisso e recepo da estao-base do que o Bluetooth.

CLASSIFICAO DE REDES
Padro 802.11 Por utilizar o protocolo 802.11, as redes Wireless so tambm chamadas de 802.11. Existe diversas variaes desse protocolo como: 802.11a, 802.11b, 802.11g e assim por diante. O que altera de um protocolo para outro, basicamente a velocidade de transmisso que ele permite, a faixa de frequncia que ele opera, o que resultar em maiores ou menores interferncias, o alcance e tambm o nmero de equipamentos que podem ser conectados simultaneamente.

CLIENTE X SERVIDOR
Um servidor um sistema de computao que fornece servios a uma rede de computadores. Esses servios podem ser de natureza diversa, por exemplo, arquivos e correio eletrnico. Os computadores que acessam os servios de um servidor so chamados clientes. As redes que utilizam servidores so do tipo clienteservidor, utilizadas em redes de mdio e grande porte (com muitas mquinas) e em redes onde a questo da segurana desempenha um papel de grande importncia.

THIN CLIENT
Um thin client ("cliente magro") um computador cliente em uma rede de modelo cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades. A palavra "thin" se refere a uma pequena imagem de boot que tais clientes tipicamente requerem - talvez no mais do que o necessrio para fazer a conexo com a rede e iniciar um navegador web dedicado ou uma conexo de "rea de Trabalho Remota. Em contraste, um thick (ou fat) client executa tanto processamento quanto possvel e passa ao servidor somente dados necessrios para comunicao e armazenamento de arquivos.

PONTO-A-PONTO (PEER-TO-PEER)
Nesse tipo de rede, no existem clientes e servidores, ou seja, todos os computadores tem o mesmo Status. Nenhum computador est no controle. Cada computador tem acesso a todos ou apenas alguns recursos dos outros computadores quando necessrio. Um dado solicitado passar por todos os computadores da rede e isso faz com que a velocidade seja reduzida em momentos de trfego intenso, sendo este um dos seus principais inconvenientes.

COMUNICAO DE DADOS
Processamento Centralizado de dados: nos primrdios da computao, colocava-se tudo processamento, hardware e software em um lugar central, mas a centralizao provou-se ineficiente. Processamento Distribudo de dados: as empresas comearam a usar computadores que em geral ficavam distantes do computador central. Esses sistemas eram, obviamente, descentralizados porque os computadores de menor porte podiam executar algum processamento por conta prpria, ainda que alguns tambm tivessem acesso ao computador central. adequado tanto para acesso remoto quanto para processamento remoto. Aplica-se normalmente a empresas ou organizaes com vrias localizaes como por exemplo, filiais.

CABEAMENTO
PAR TRANADO - O cabeamento por par tranado (Twisted pair) um tipo de cabo que tem um feixe de dois fios no qual eles so entranados um ao redor do outro para cancelar as interferncias eletromagnticas (rudo) de fontes externas e interferncias mtuas (linha cruzada ou, em ingls, crosstalk) entre cabos vizinhos. um dos meios de transmisso mais utilizados ultimamente, e isso se deve ao seu baixo custo.

PAR TRANADO
UTP - O Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Tranado sem Blindagem: o mais usado atualmente tanto em redes domsticas quanto em grandes redes industriais devido ao fcil manuseio, instalao, permitindo taxas de transmisso de at 100 Mbps com a utilizao do cabo CAT 5e; o mais barato para distncias de at 100 metros; Para distncias maiores emprega-se cabos de fibra ptica. Sua estrutura de quatro pares de fios entrelaados e revestidos por uma capa de PVC. Pela falta de blindagem este tipo de cabo no recomendado ser instalado prximo a equipamentos que possam gerar campos magnticos (fios de rede eltrica, motores, inversores de frequencia) e tambm no podem ficar em ambientes com umidade.

PAR TRANADO
STP - O Shield Twisted Pair - STP ou Par Tranado Blindado (cabo com blindagem): semelhante ao UTP. A diferena que possui uma blindagem feita com a malha metlica. recomendado para ambientes com interferncia eletromagntica acentuada. Por causa de sua blindagem possui um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferncia eletromagntica, distncias acima de 100 metros ou seja exposto ao sol ainda aconselhavel o uso de cabos de fibra tica.

FIBRA PTICA
Fibra ptica um filamento de vidro ou de materiais polimricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar dimetros variveis, dependendo da aplicao, indo desde dimetros nfimos, da ordem de micrmetros (mais finos que um fio de cabelo) at vrios milmetros. A transmisso da luz pela fibra segue um princpio nico, independentemente do material usado ou da aplicao: lanado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas caractersticas pticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexes sucessivas. um meio de transmisso imune a rudos o que faz com que dados sejam transmitidos uma velocidade consideravelmente maior do que quando utiliza-se outros meios de transmisso.

TRANSMISSO POR MICROONDAS


As freqncias de rdio tambm podem ser usadas em uma escala geogrfica mais ampla. Os telefones celulares, por exemplo, transmitem usando freqncias de rdio. As microondas, que so um tipo de onda de rdio, so muito usadas quando h necessidade de enviar dados para uma distncia de vrios quilmetros. A transmisso em microondas (Figura 3) no usa cabos ou fios. Em vez disso, os sinais so transmitidos atravs do ar entre as estaes de microondas. A transmisso ocorre em um linha reta, de tal forma que as torres repetidoras de microondas devem estar vista uma da outra. Normalmente, as estaes repetidoras de microondas so alocadas com cerca de 48 Km de distncia uma da outra - a curvatura da terra pode ocultar o sinal se essa distancia aumentar.

MODOS DE TRANSMISSO SIMPLEX - Uma comunicao dita simplex quando h um dispositivo transmissor e outro dispositivo receptor, sendo que este papel no se inverte no perodo de transmisso. A transmisso tem sentido unidirecional, no havendo retorno do receptor. Pode-se ter um dispositivo transmissor para vrios receptores, e o receptor no tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.

MODOS DE TRANSMISSO
HALF-DUPLEX - Uma comunicao dita halfduplex (tambm chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porm no simultaneamente, a transmisso tem sentido bidirecional. Durante uma transmisso half-duplex, em determinado instante um dispositivo A ser transmissor e o outro B ser receptor, em outro instante os papis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da transmisso seria alterado, e B passaria a transmitir dados que seriam recebidos por A

MODOS DE TRANSMISSO
FULL- DUPLEX - Uma Uma comunicao dita full duplex (tambm chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmisso bidirecional). Poderamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direo. Como as transmisses podem ser simultneas em ambos os sentidos e no existe perda de tempo com turn-around (operao de troca de sentido de transmisso entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informaes por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerandose a mesma taxa de transmisso de dados.

TOPOLOGIAS DE REDE
BARRAMENTO- Rede em barramento uma topologia de rede em que todos os computadores so ligados em um mesmo barramento fsico de dados. Apesar de os dados no passarem por dentro de cada um dos ns, apenas uma mquina pode escrever no barramento num dado momento. Todas as outras escutam e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma coliso e preciso reiniciar a transmisso. Nesta topologia os computadores so ligados em srie por meio de um nico cabo coaxial.

TOPOLOGIAS DE REDE
ANEL - Na topologia em anel os dispositivos so conectados em srie, formando um circuito fechado (anel). Os dados so transmitidos unidirecionalmente de n em n at atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estao passa por outras estaes, atravs das retransmisses, at ser retirada pela estao destino ou pela estao fonte.Os sinais sofrem menos distoro e atenuao no enlace entre as estaes, pois h um repetidor em cada estao. A cada estao inserida, h um aumento de retardo na rede. Caso um computador da rede venha a falhar, a rede inteira sair do ar.

TOPOLOGIAS DE REDE
ESTRELA - A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par tranado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estaes, mas com a vantagem de tornar mais fcil a localizao dos problemas, j que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o n ligado ao componente defeituoso ficar fora da rede.

HUB
HUB ou Concentrador, a parte central de conexo de uma rede. Muito usado no comeo das redes de computadores ele o dispositivo ativo que concentra a ligao entre diversos computadores que esto em uma Rede de rea local ou LAN. Trabalha na camada fsica do modelo OSI, ou seja, s consegue encaminhar bits. Apesar de sua topologia fsica ser em estrela, a lgica comparada a uma topologia em barramento por no conseguir identificar os computadores em rede pelos endereos IP, no conseguindo assim rotear a mensagem da origem para o destino. Neste caso o HUB indicado para redes com poucos terminais, pois o mesmo no comporta um grande volume de informaes passando por ele ao mesmo tempo devido sua metodologia de trabalho por broadcast, que envia a mesma informao dentro de uma rede para todas as mquinas interligadas.

GATEWAY
Pode ser traduzido como "porto de entrada". O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, utilizado para unir duas redes. Existem vrios usos possveis, desde interligar duas redes que utilizam protocolos diferentes, at compartilhar a conexo com a Internet entre vrias estaes. O endereo do gateway deve ser informado nas propriedades de rede, mas numa rede onde as estaes esto configuradas para obter seus endereos automaticamente possvel configurar o servidor DHCP para enviar o endereo do gateway automaticamente. A estao enviar ao gateway qualquer requisio de endereo que no faa parte da rede local. Se, por exemplo voc tiver uma rede com 3 micros, configurados com os endereos 192.168.0.1, 192.168.0.2 e 192.168.0.3, qualquer endereo fora do escopo 192.168.0.x ser enviado ao gateway, que se encarregar de acess-lo na outra rede, ou na Internet e entregar o resultado estao.

Anda mungkin juga menyukai