Anda di halaman 1dari 17

Fontes de pesquisa

http://www.portaldecontabilidade.com.br;

Fonte: Marion, Jos Carlos, Contabilidade Empresarial -2005, p. 42

http://www.ebah.com.br

Partidas Dobradas A essncia deste mtodo, que o registro de qualquer operao implica que um dbito em uma ou mais contas deve corresponder um crdito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NO H DBITO SEM CRDITO CORRESPONDENTE; DBITO = CRDITO, OU ORIGENS = APLICAES. CONTAS- Representam os registros de dbito e crdito da mesma natureza ou espcie identificada por um ttulo que qualifica os elementos do patrimnio (bem, direito, obrigao ou situao lquida) ou uma variao patrimonial (receitas e despesas). Elementos da Conta- So seis os elementos de uma conta: Ttulo o nome da conta. Data marcao do tempo do fato (dia, ms e ano). Histrico a narrao do fato ocorrido. Dbito estado de dvida da conta Crdito estado haver da conta Saldo a diferena entre o dbito e o crdito. Pode ser: Devedor quando dbito maior que crdito. Credor quando dbito menor que crdito. Nulo quando dbito igual a crdito. Funo das Contas- Representar graficamente o Patrimnio e suas variaes. A representao feita atravs dos chamados Razonetes ou Contas em forma de T. Termos Tcnicos das Contas- So diversos os termos tcnicos utilizados no uso das contas, entre os quais podemos citar: 1. Ttulo da conta - a denominao da conta. 2. Abrir uma conta - significa iniciar a sua escriturao. 3 . Debitar uma conta - significa registrar determinado valor em seu dbito. 4. Creditar uma Conta - significa registrar determinado valor em seu crdito. 5 . Conferir ou verificar uma conta - significa examinar a sua exatido. 6. Tirar o saldo de uma conta ou balancear - a diferena entre a soma do dbito e a do crdito; se o dbito for maior, o saldo ser devedor. Se o crdito for maior, o saldo ser credor.

7. Reabrir uma conta - significa reiniciar a sua escriturao quando ela se acha encerrada, por no apresentar saldo. 8. Transferir uma conta - significa levar o seu saldo a dbito ou a crdito de outra conta. Quem j estudou ou estuda Contabilidade sabe o princpio bsico manter o equilbrio entre as contas contbeis: cada valor de dbito corresponde a um mesmo valor de crdito. O mtodo das partidas dobradas foi criado por Lucca Faccioli, um monge que viveu na Europa, durante a Idade Mdia. Segundo historiadores, Lucca Faccioli teria aprendido este mtodo com povos do oriente, com quem teve contato. As partidas dobradas so simples, como escrito acima cada crdito corresponder a um dbito, ambos com o mesmo valor. Dbito e crdito se opem, como se estivssemos retirando recursos de uma conta, os repassando a outra.

Natureza das Contas

Mediante natureza do saldo as contas podem ser: Estveis devedoras, estveis credoras e instveis. Contas estveis devedoras so as que apresentam sempre saldo devedor, so exemplos de contas estveis devedoras: Caixa, Bancos, Duplictas a Receber, Estoques, Imobilizado, Custo, Despesas, etc. Contas estveis credoras so as que apresentam sempre saldo credor, so exemplos de contas estveis credoras: Fornecedores, Duplicatas a Pagar , Tributos a Recolher, Capital Social, Juros Ativos, Vendas, etc. Contas instveis: So aquelas que podem apresentar, ora saldo devedor , ora saldo credor, so exemplos de contas instveis: Resultado do Exerccio, Resultado de Vendas, etc. Ativo e despesa tm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas so considerados "positivos" quando so devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicao (e portanto dbito) de recursos. Passivo, Receita e Capital tm natureza credora,. Quando uma conta dessas serve como origem (crdito) de recursos, ela se torna mais positiva. Se for uma conta passiva, espera-se que um dia ela receba um lanamento a dbito para ser, quando uma conta possui saldo negativo, geralmente erro de lanamento ou erro de classificao. Algumas dicas a respeito: Ativo negativo na verdade um passivo, na gria contbil, chamamos de saldo virado, portanto, deve ser transferido logicamente depois de uma analise para saber se realmente o saldo est virado, um recebimento adiantado de cliente torna negativa a respectiva conta no Contas a Receber, pois um passivo disfarado; Uma conta ativa-negativa por tradio a "Proviso para Devedores Duvidosos": no uma dvida, mas claramente reduz o ativo de contas a receber;

Passivo negativo na verdade um ativo, que esta com saldo virado, por exemplo, um adiantamento a fornecedor pode criar um saldo momentaneamente devedor na respectiva conta passiva, o procedimento idntico ao Ativo negativo; Receita negativa despesa. Alguns contadores posicionam determinadas despesas como receitas por serem "dedues da receita bruta", ou seja, um dinheiro que nunca chega a entrar na empresa e nunca deveria ser tomado como receita real. Exemplo: IRRF sobre servios, COFINS, PIS (quando cumulativos); Despesa negativa definitivamente no faz sentido, poderia ocorrer talvez em um lanamento de estorno, e estornos so coisas meio imperdoveis numa contabilidade informatizada... Capital negativo significa que voc ou sua empresa est em srios apuros, pois deve mais do que possui em bens e direitos. Infelizmente, isso acontece mesmo e com alarmante frequncia, geralmente com instituies financeiras. Um banco pode emprestar ("alavancar") at 20 vezes o capital no Brasil (pases desenvolvidos permitem alavancagens ainda maiores), portanto basta um punhado de emprstimos malfeitas para zerar o capital. Para isso vou usar como exemplo a conta CAIXA de uma empresa, j sabemos s pelo nome, que ela representa o dinheiro que esta dentro da empresa e que ela pertence ao ATIVO, sabemos tambm que os aumentos nessa conta so efetuados pelos dbitos e que as diminuies so efetuadas pelo crdito. O caixa da empresa como se fosse a sua carteira (desculpem o exemplo), um dinheiro que esta com voc no momento, bem idntico ao dinheiro que esta na empresa a nica diferena que a empresa no fica transitando com o dinheiro. Baseado nas informaes acima pode dizer que a conta Caixa, sempre ter um saldo devedor, ou no ter valor nenhum (saldo zero). Porm tenha sempre em mente que, tanto as contas estveis devedoras como as contas estveis credoras, NUNCA poder ter o saldo VIRADO, porque contraria a teoria dos saldos das contas.

LANAMENTOS

Lanamento o registro dos fatos contbeis (aqueles que provocam mudanas na composio do patrimnio da entidade), efetuados de acordo com o mtodo das partidas dobradas. feito em ordem cronolgica e obedecendo a determinada tcnica. O lanamento feito nas contas Patrimoniais, pertencentes ao grupo do ATIVO, PASSIVO EXIGVEL e PATRIMNIO LQUIDO, e nas contas de Resultado, representadas pelas RECEITAS, e DESPESAS. As contas de ATIVO, por terem saldo devedor, so aumentadas de valor por DBITO e diminudas

por CRDITO. As contas de PASSIVO EXIGVEL e de PATRIMNIO LQUIDO, por apresentarem saldo credor, so aumentadas de valor por CRDITO e diminudas por DBITO. As contas relativas s RECEITAS e DESPESAS, por afetarem diretamente o PL, so, respectivamente, CREDITADAS (porque aumentam o PL) e DEBITADAS (porque diminuem o PL).

REGIME DE COMPETNCIA CONTBIL O reconhecimento das receitas e gastos um dos aspectos bsicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informaes financeiras. O regime de competncia um princpio contbil, que deve ser, na prtica, estendido a qualquer alterao patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. Sob o mtodo de competncia, os efeitos financeiros das transaes e eventos so reconhecidos nos perodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Isto permite que as transaes sejam registradas nos livros contbeis e sejam apresentadas nas demonstraes financeiras do perodo no qual os bens (ou servios) foram entregues ou executados (ou recebidos). apresentada assim uma associao entre as receitas e os gastos necessrios para ger-las. As demonstraes financeiras preparadas sob o mtodo de competncia informam aos usurios no somente a respeito das transaes passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas tambm das obrigaes recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro. Portanto, proporcionam o tipo de informaes sobre transaes passadas e outros eventos, que so de grande relevncia aos usurios na tomada de decises econmicas. a serem pagas no futuro e dos

As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. O reconhecimento simultneo das receitas e despesas, quando correlatas, conseqncia natural do respeito ao perodo em que ocorrer sua gerao. Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competncia como nico parmetro vlido, portanto, de utilizao compulsria no meio empresarial. RECONHECIMENTO DAS RECEITAS As receitas consideram-se realizadas: 1. Nas transaes com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetiv-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes ENTIDADE, quer pela fruio de servios por esta prestados; 2 quando da extino, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior; 3 - pela gerao natural de novos ativos independentemente da interveno de terceiros; 4 no recebimento efetivo de doaes e subvenes. RECONHECIMENTO DOS GASTOS Consideram-se incorridas os gastos: 1 quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferncia de sua propriedade para terceiro; 2 pela diminuio ou extino do valor econmico de um ativo; 3 pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo. REGIME DE CAIXA Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos so reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

Este mtodo frequentemente usado para a preparao de demonstraes financeiras de entidades pblicas. Isto devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental identificar os propsitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle oramentrio da citada atividade. Alguns aspectos da legislao fiscal permitem a utilizao do regime de caixa, para fins tributrios. Porm, de modo algum o regime de competncia pode ser substitudo pelo regime de caixa numa entidade empresarial, pois se estaria violando um princpio contbil. Se a legislao fiscal permite que determinadas operaes sejam tributadas pelo regime de caixa, isto no significa que a contabilidade deva, obrigatoriamente, seguir seus ditames. Existem livros fiscais (como o Livro de Apurao do Lucro Real LALUR), que permitem os ajustes necessrios e controles de tal tributao, margem da contabilidade.

RAZO
O Razo, Razo Geral, Ficha Razo, Extrato da Conta ou ainda Livro Razo, o principal agrupamento de registros contbeis de uma empresa que usa o mtodo das partidas dobradas. Ele composto pelo conjunto de contas contbeis e um "ndice" para todas as transaes que ocorrem em uma companhia. chamado de ferramenta de ordem sistemtica, enquanto o livro dirio, seria a ferramenta contbil de ordem cronolgica. A planilha de balano (baseado no Balano Patrimonial) e a demonstrao de resultados ou de lucros e perdas so derivados do razo. Devido a sua organizao em contas, o razo permite que se observe o impacto de todas as transaes que as movimentam a cada momento. O razo deve incluir a data, a descrio do lanamento (conta e contra-conta ou contra partida, acompanhada de histrico e documentos de referncia) e o saldos entradas para cada conta contbil. Ele geralmente dividido em outras categorias sendo o Razo de Contas-Correntes, o mais comum. No Razo so indicadas todas e cada uma das operaes da entidade, na medida e ordem em que ocorrem, assim como as alteraes qualitativas e quantitativas por elas produzidas nos recursos aplicados e nas origens destes recursos. No Brasil um livro de escriturao obrigatrio

ESCRITURAO CONTBIL
A pessoa jurdica sujeita a tributao com base no Lucro Real deve manter escriturao com observncia das leis comerciais e fiscais (Decreto-lei 1.598/1977, artigo 7). A escriturao dever abranger todas as operaes do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no territrio nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior (Lei 2.354/1954, artigo 2, e Lei 9.249/1995, artigo 25). CONTABILIDADE NO CENTRALIZADA facultado s pessoas jurdicas que possurem filiais, sucursais ou agncias manter contabilidade no centralizada, devendo incorporar ao final de cada ms, na escriturao da matriz, os resultados de cada uma delas (Lei 2.354/1954, artigo 2). PESSOAS JURDICAS COM SEDE NO EXTERIOR As disposies aplicam-se tambm s filiais, sucursais, agncias ou representaes, no Brasil, das pessoas jurdicas com sede no exterior, devendo o agente ou representante do comitente com domicilio fora do Pas escriturar os seus livros comerciais, de modo que demonstrem, alm dos prprios rendimentos, os lucros reais apurados nas operaes de conta alheia, em cada perodo de apurao (Lei 2.354/1954, artigo 2, e Lei 3.470/1958, artigo 76 e 1). LIVRO DIRIO Sem prejuzo de exigncias especiais da lei, obrigatrio o uso de Livro Dirio. Admite-se a escriturao resumida no Dirio, por totais que no excedam ao perodo de um ms, relativamente a contas cujas operaes sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para registro individualizado e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificao (Decreto-lei 486/1969, artigo 5, 3). LIVRO (ou fichas) RAZO A pessoa jurdica tributada com base no lucro real dever manter, em boa ordem e segundo as normas contbeis recomendadas, Livro Razo ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lanamentos efetuados no Dirio, mantidas as demais exigncias e condies previstas na legislao (Lei 8.218/1991, artigo 14, e Lei 8.383/1991, artigo 62).

A escriturao dever ser individualizada, obedecendo a ordem cronolgica das operaes. A no manuteno do livro razo, nas condies determinadas, implicar o arbitramento do lucro da pessoa jurdica (Lei 8.218/1991, artigo 14, pargrafo nico, e Lei 8.383/1991, artigo 62). LIVROS FISCAIS A pessoa jurdica, alm dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, dever possuir os seguintes livros (Lei 154/1947, artigo 2, e Lei 8.383/1991, artigo 48, e Decreto-lei 1.598/1977, artigo 8 e 27): I para registro de inventrio; II para registro de entradas (compras); III de Apurao do Lucro Real LALUR; IV para registro permanente de estoque, para as pessoas jurdicas que exercerem atividades de compra, venda, incorporao e construo de imveis, loteamento ou desmembramento de terrenos para venda; V de Movimentao de Combustveis, a ser escriturado diariamente pelo posto revendedor. LIVRO INVENTRIO No Livro de Inventrio devero ser arrolados, com especificaes que facilitem sua identificao, as mercadorias, os produtos manufaturados, as matrias-primas, os produtos em fabricao e os bens em almoxarifado existentes na data do balano patrimonial levantado ao fim da cada perodo de apurao (Lei 154/1947, artigo 2, 2, e Lei 6.404/1976, artigo 183, inciso II, e 8.541/1992, artigo 3). CONSERVAO DE LIVROS E COMPROVANTES A pessoa jurdica obrigada a conservar em ordem, enquanto no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes, os livros, documentos e papis relativos a sua atividade, ou que se refiram a atos ou operaes que modifiquem ou possam vir a modificar sua situao patrimonial (Decreto-lei 486/1969, artigo 4). Ocorrendo extravio, deteriorao ou destruio de livros, fichas, documentos ou papis de interesse da escriturao, a pessoa jurdica far publicar, em jornal de grande circulao do local de seu estabelecimento, aviso concernente ao fato e deste dar minuciosa informao, dentro de 48 horas, ao rgo competente do Registro do Comrcio, remetendo cpia da comunicao ao rgo da Secretaria da Receita Federal de sua jurisdio (Decreto-lei 486/1969, artigo 10). Os comprovantes da escriturao da pessoa jurdica, relativos a fatos que repercutam em lanamentos contbeis de exerccios futuros, sero conservados at que se opere a decadncia do direito de a Fazenda Pblica constituir os crditos tributrios relativos a esses exerccios (Lei 9.430/1996, artigo 37). RESPONSVEIS PELA ESCRITURAO

A escriturao ficar sob a responsabilidade de profissional qualificado, nos termos da legislao especfica, exceto nas localidades em que no haja elemento habilitado, quando, ento, ficar a cargo do contribuinte ou de pessoa pelo mesmo designada (Decreto-lei 486/1969, artigo 3). A designao de pessoa no habilitada profissionalmente no eximir o contribuinte da responsabilidade pela escriturao. Desde que legalmente habilitado para o exerccio profissional referido neste item, o titular da empresa individual, o scio, acionista ou diretor da sociedade pode assinar as demonstraes financeiras da empresa e assumir a responsabilidade pela escriturao. PRINCPIOS, MTODOS E CRITRIOS A escriturao ser completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individuao e clareza, por ordem cronolgica de dia. ms e ano (Decreto-lei 486/1969, artigo 2). permitido o uso de cdigo de nmeros ou de abreviaturas, desde que estes constem de livro prprio, revestido das formalidades estabelecidas em lei (Decreto-lei 486/1969, artigo 2, 1). Os registros contbeis que forem necessrios para a observncia de preceitos da lei tributria relativos determinao do lucro real, quando no devam, por sua natureza exclusivamente fiscal, constar da escriturao comercial, ou forem diferentes dos lanamentos dessa escriturao, sero feitos no LALUR ou em livros auxiliares (Decreto-lei 1.598/1977, artigo 8, 2). Devem ser registrados na escriturao comercial a apurao do resultado de contratos de longo prazo, a avaliao de investimentos em sociedades coligadas ou controladas pelo valor do patrimnio lquido inclusive de filiais, sucursais, agncias e representaes no exterior, a apurao de resultados de empreendimentos imobilirios e a reavaliao de bens do ativo. DEMONSTRAES FINANCEIRAS Ao fim de cada perodo de incidncia do imposto, o contribuinte dever apurar o lucro lquido mediante a elaborao, com observncia das disposies da lei comercial, do balano patrimonial, da demonstrao do resultado do perodo de apurao e da demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados (Decreto-lei 1.598/1977, artigo 7, 4, e Lei 7.450/1985, artigo 18). O lucro lquido do perodo dever ser apurado com observncia das disposies da Lei 6.404/1976 (Decreto-lei 1.598/1977, artigo 67, inciso XI, e Lei 7.450/1985, artigo 18, e Lei 9.249/1995, artigo 5). O balano ou balancete dever ser transcrito no Livro Dirio (Lei 8.383/1991, artigo 51, e Lei 9.430/1996, artigo 1 e 2, 3).

BALANCETE DE VERIFICAO

O balancete de verificao um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no dirio. Imprescindvel para verificar se o mtodo de partidas dobradas est sendo observado pela escriturao da empresa. Por este mtodo cada dbito dever corresponder a um crdito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores igual a soma dos saldos credores. Este demonstrativo poder ser utilizado para fins gerenciais, com suas informaes extradas dos registros contbeis mais atualizados. O grau de detalhamento do balancete de verificao dever estar adequado a finalidade do mesmo. Caso o demonstrativo seja destinado a usurios externos o documento dever ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC). Geralmente o balancete disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situao da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fcil entendimento e de grande relevncia e utilidade prtica.

BALANO PATRIMONIAL CONCEITO E IMPORTNCIA CONCEITOS. Para entender melhor como a validade das informaes prestadas pelo Balano Patrimonial so de extrema importncia para os usurios da contabilidade necessrio saber o seu significado. Segundo Barros (2002, p. 03): O Balano Patrimonial a representao grfica do patrimnio. No Balano constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimnio Lquido em determinado momento (na data em que o balano for elaborado, ou levantado, como se costuma dizer). O Balano Patrimonial uma das principais demonstraes contbeis. Segundo Marion (2005, p. 42): a principal demonstrao contbil. Reflete a Posio Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um perodo prefixado. como se tirssemos uma foto da empresa e vssemos de uma s vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data. Segundo Iudcibus (1985 p.153): Balano Patrimonial a demonstrao contbil que tem por finalidade apresentar a situao patrimonial da empresa em dado momento. Por esse motivo tecnicamente chamado de Balano Patrimonial. O Balano Patrimonial se divide em duas colunas: A da esquerda contm ativo A da direita contm o passivo e o patrimnio liquido

BALANO PATRIMONIAL

ATIVO

PASSIVO e PATRIMNIO LQUIDO

O Balano Patrimonial se estrutura da seguinte maneira: Ativo = Bens e Direitos; Passivo = Obrigaes com terceiros e Patrimnio Lquido. As contas do Balano Patrimonial so classificadas em dois grupos:

Grupos de contas do Ativo:



Ativo Circulante: Disponibilidades; Estoques; Crditos;

Despesas de Exerccio Seguinte. No - Circulante Realizvel a Longo Prazo: Investimentos; Imobilizado; Intangvel; Deferido. Grupos de contas do Passivo; Passivo Circulante: Obrigaes de Curto Prazo. No Circulante Obrigaes a Longo Prazo; Patrimnio Lquido, dividindo-se em: Capital; Reservas; Ajustes de Avaliao Patrimonial.

O Balano Patrimonial dever conter: o nome completo da empresa ttulo da demonstrao (Balano Patrimonial) data de encerramento. Segundo a Lei das S.A. as demonstraes de cada exerccio devero ser publicadas com a indicao dos valores correspondentes do exerccio anterior. Sendo assim o Balano Patrimonial, bem como todas as Demonstraes Financeiras, sero apresentados em duas colunas: Exerccio Atual e Exerccio Anterior. Com essa apresentao os usurios das demonstraes contbeis podero observar os valores de um ano para o outro propiciando uma comparao entre os dois exerccios ajudando muito no processo de tomada de deciso. Portanto, o Balano Patrimonial uma ferramenta muito importante e indispensvel para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributao. O Balano Patrimonial evidencia qualitativa e quantitativamente a posio patrimonial e financeira da entidade em um determinado perodo contribuindo para o processo de tomada de deciso.

As Variaes do Patrimnio Lquido:

CONTAS DE RESULTADO

5.1 RECEITAS

As Receitas correspondem s vendas de produtos, mercadorias ou prestao de servios. No Balano Patrimonial, as receitas so refletidas atravs da entrada de dinheiro no Caixa (Vendas a Vista) ou atravs de direitos a receber (Vendas a Prazo). importante notar que, a Receita sempre aumenta o Ativo, embora nem todo aumento de Ativo representa uma Receita, como o caso dos Emprstimos e Financiamentos bancrios.

So exemplos de Receitas: Receitas de Vendas de Mercadorias; Receitas de Vendas de Produtos; Receitas de Prestao de Servios; Descontos Obtidos; Aluguis Ativos; Juros Ativos, etc.

5.2 DESPESAS

As Despesas representam o sacrifcio ou esforo da empresa para se obter Receita. Todo consumo de bens ou servios com o objetivo de gerar Receita considerado Despesa. O consumo de materiais, por exemplo, considerado uma Despesa. Neste caso, no ato em que o material d entrada no Almoxarifado, o valor contabilizado como bem no Ativo Circulante, e quando o mesmo requisitado por alguma rea para ser consumido, o valor do bem transferido para Despesa.

A Despesa refletida no Balano Patrimonial, pela reduo do Caixa (quando paga a vista), ou mediante aumento de uma dvida - Passivo (quando a despesa contrada no presente para ser paga no futuro - a prazo). A despesa pode ainda originar-se de outras redues de Ativo (alm do Caixa), como o caso do desgaste dos bens do Imobilizado (depreciao) etc. Todo dinheiro que sai do Caixa para pagamento de uma despesa denomina-se Desembolso.

So exemplos de Despesas: gua e Esgoto; Aluguis Passivos; Caf e Lanches; Combustveis; Descontos Concedidos; Despesas Bancrias; Energia Eltrica; Fretes e Carretos; Impostos e Taxas; Juros Passivos; Servios de Terceiros; Telefones; Ordenados e salrios; Seguros, etc.

5.3 CONTABILIZAO DAS CONTAS DE RESULTADO

fcil compreender que toda Receita aumenta o Lucro, ou seja, quanto maior a Receita, maior o lucro. Sendo o Lucro uma conta do Passivo (Patrimnio Lquido), podemos concluir ainda que, quanto maior a Receita, maior ser o Patrimnio Lquido. Ora, as regras de contabilizao definem que o Patrimnio Lquido deve ser creditado pelos aumentos e debitado pelas diminuies. Portanto, se toda receita aumenta o Patrimnio Lquido, toda receita dever ser creditada (primeira regra).

Inversamente Receita, toda Despesa ou Custo reduz o lucro, e conseqentemente o Patrimnio Lquido. Se toda despesa ou custo reduz o Patrimnio Lquido, ambas devem ser debitadas.

5.4 ENCERRAMENTO DAS CONTAS DE RESULTADO

Conforme exigncia legal, ao final do exerccio, as empresas esto obrigadas a encerrar

todas as contas de resultado (despesas e receitas), no momento do confronto das despesas com receitas para apurar o resultado. Com o encerramento das contas de receitas e despesas, as contas de resultado ficam com saldo ZERO para o incio do prximo perodo contbil. Assim, comea-se a acumular receita e despesa do exerccio at o final do exerccio, em que novamente sero encerradas as contas de resultado, apurando-se o lucro ou prejuzo, e assim sucessivamente.

A tcnica muito simples: Abre-se uma conta transitria com o ttulo de Apurao do Resultado do Exerccio (ARE), em que se realiza o confronto de despesas e receitas;

1.

2.

Transfere-se os saldos das contas de Receitas e Despesas para a Conta de Resultados (ARE). Nesta transferncia encerram-se as contas de Receita e Despesa (assim para o ano seguinte, inicia-se a acumulao de despesa e receita novamente). Para encerrar as contas de despesas, basta creditar valor idntico (a contrapartida ser dbito de ARE). Para encerrar a conta de Receita, basta debitar valor idntico (a contrapartida ser crdito de ARE).

5.5 APURAO DO RESULTADO

Se o total das receitas for maior que o total das despesas, haver lucro; caso contrrio,

prejuzo. O saldo maior no lado da receita indica contabilmente lucro:

5.6 CONTABILIZAO DO RESULTADO

A conta ARE (Apurao do Resultado do Exerccio) meramente transitria, servindo nica e exclusivamente para a apurao do Resultado do Exerccio. Dessa forma, esta conta no figura no Balano Patrimonial, e o seu saldo deve ser transferido para a conta Lucros Acumulados.

Para zerar a conta ARE, deve-se debit-la pelo valor total. Com esse lanamento a dbito, encerra-se a conta Resultados (ARE), uma vez que j cumpriu sua misso: confrontar despesa com receita e apurar o resultado (Lucro ou Prejuzo). Pelo mtodo das partidas dobradas sabe-se que para todo dbito h um crdito correspondente de mesmo valor, assim credita-se a conta Lucros Acumulados.

Anda mungkin juga menyukai