Anda di halaman 1dari 5

Lies Adultos Lio 8 - Confiando na bondade de Deus (Habacuque)

Busque ao Senhor e Viva! 18 a 25 de maio

A Terra se encher do conhecimento da glria do Senhor, como as guas cobrem o mar (Hab. 2:14). O Salvador anela manifestar Sua graa e estampar Seu carter no mundo inteiro . Este Sua comprada possesso, e deseja tornar as pessoas livres, puras e santas. Embora Satans trabalhe para impedir esse desgnio, mediante o sangue derramado pelo mundo, h triunfos a serem realizados, triunfos que traro glria a Deus e ao Cordeiro. Cristo no Se manifestar enquanto a vitria no for completa, e Ele vir "o trabalho de Sua alma". Isa. 53:11. Todas as naes da Terra ouviro o evangelho de Sua graa. Nem todos a recebero; mas "uma semente O servir; falar do Senhor de gerao em gerao". Sal. 22:30. "E o reino, e o domnio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o Cu sero dados ao povo dos santos do Altssimo" (Dan. 7:27), e "a Terra se encher do conhecimento do Senhor, como as guas cobrem o mar". Isa. 11:9. "Ento temero o nome do Senhor desde o poente, e a Sua glria desde o nascente do Sol." Isa. 59:19. "Quo suaves so sobre os montes os ps do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvao, que diz a Sio: O teu Deus reina! ... exultai juntamente, desertos... porque o Senhor consolou o Seu povo. ... O Senhor desnudou o Seu santo brao perante os olhos de todas as naes; e todos os confins da Terra vero a salvao do nosso Deus." Isa. 52:7-10. O Desejado de Todas as Naes, 827-828. Objetivo: Entender que as tragdias e injustias acontecem por estarmos em um mundo pecaminoso e mal, mas podemos confiar no amor e na justia divina, independente da circunstncias desfavorveis.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados por seu decreto. Mat.8:28.
Domingo - Profeta perplexo 1. Leia Habacuque 1. O que o profeta perguntou a Deus? Embora sua situao tenha sido diferente da nossa, quantas vezes fazemos esse tipo de perguntas?

A queixa de Habacuque 1 O peso que viu o profeta Habacuque. 2 At quando, SENHOR, clamarei eu, e tu no me escutars? Gritarei: Violncia! E no salvars? 3 Por que razo me fazes ver a iniquidade e ver a vexao? Porque a destruio e a violncia esto diante de mim; h tambm quem suscite a contenda e o litgio. 4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentena nunca sai; porque o mpio cerca o justo, e sai o juzo pervertido. A resposta do Senhor 5 Vede entre as naes, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vs no crereis, quando vos for contada. 6 Porque eis que suscito os caldeus, nao amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas no suas. 7 Horrvel e terrvel ; dela mesma sair o seu juzo e a sua grandeza. 8 Os seus cavalos so mais ligeiros do que os leopardos e mais perspicazes do que os lobos tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; sim, os seus cavaleiros viro de longe, voaro como guias que se apressam comida. 9 Eles todos viro com violncia; o seu rosto buscar o oriente, e eles congregaro os cativos como areia. 10 E escarnecero dos reis e dos prncipes faro zombarias; eles se riro de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomaro. 11 Ento, passaro como um vento, e pisaro, e se faro culpados, atribuindo este poder ao seu deus. 12 No s tu desde sempre, SENHOR, meu Deus, meu Santo? Ns no morreremos. SENHOR, para juzo o puseste, e tu, Rocha, o fundaste para castigar. 13 Tu s to puro de olhos, que no podes ver o mal e a vexao no podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o mpio devora aquele que mais justo do que ele? 14 E farias os homens como os peixes do mar, como os rpteis, que no tm quem os governe? 15 Ele a todos levanta com o anzol, e apanha-os com a sua rede, e os ajunta na sua rede varredoura; por isso, ele se alegra e se regozija. 16 Por isso, sacrifica sua rede e queima incenso sua draga; porque, com elas, se engordou a sua poro, e se engrossou a sua comida. 17 Porventura, por isso, esvaziar a sua rede e no deixaria de matar os povos continuamente? Habacuque. 1.
Habacuque perguntou a Deus em forma de lamentao (compare com; Sal 13:1; Jer 12:4), SENHOR Deus, at quando clamarei pedindo ajuda, e tu no me atenders? At quando gritarei: Violncia! , e tu no nos salvars? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustia? Em outras palavras; At quando a violncia e a injustia, causadas por este povo e pelos estrangeiros prevalecero, sem que Tu s julgue e de fim a opresso. E apresenta as consequncias; estou cercado de destruio e violncia; h brigas e lutas por toda parte. Por isso, ningum obedece lei, e a justia nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justia torcida. Habacuque 1:1-4.

A crise sobre a qual Habacuque pediu ajuda era a violncia que permeava a sociedade. Em hebraico, a palavra para violncia hamas, e usada seis vezes no livro de Habacuque. O termo implica atos que prejudiquem as pessoas tanto fsica quanto moralmente. A terra, porm, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violncia. Gn 6:11. LES.
ramos@advir.com

H uma resposta pergunta de Habacuque, no em termos de pensamento, mas de eventos. A resposta de Deus acontecer, mas no pode ser expressa em palavras. A resposta certamente vir. Ainda que demore, espere-a (Hc 2:3, NVI). verdade, difcil suportar o tempo. O justo fica horrorizado com o que v. Para isso, a grande resposta dada: O justo viver pela sua f (Hc 2:4). Mais uma vez, uma resposta no em termos de pensamento, mas de existncia. A f proftica confiana nAquele em cuja presena a tranquilidade uma forma de entendimento (Abraham J. Heschel, The Prophets [Os Profetas], p. 143).
Segunda - Vivendo pela f Em Habacuque 1:12-17, a resposta de Deus s perguntas do profeta levanta uma questo ainda mais inquietante: Um Deus justo pode usar o mpio para punir os que so mais justos do que eles? A pergunta de Habacuque no verso 17 tinha a ver com a justia divina. Habacuque estava confuso, no apenas pela degenerao de seu prprio povo, mas tambm pela certeza de que seu povo seria julgado por outro povo, pior que ele. O profeta estava bem ciente dos pecados de Jud, mas sabia que os justos do seu povo no podiam ser comparados com os pagos babilnios. LES. Entendendo o princpio: Deus salvador, Satans o destruidor!

Os judeus haviam forjado seus prprios grilhes; eles mesmos encheram a taa da vingana. Na destruio completa (falando de Jerusalm) que lhes sobreveio como nao, e em todas as desgraas que os acompanharam depois de dispersos, no estavam seno recolhendo a colheita que suas prprias mos semearam . Diz o profeta: "Para tua perda, Israel, te rebelaste contra Mim", "pelos teus pecados tens cado." Os. 13:9; 14:1. Seus sofrimentos so muitas vezes representados como sendo castigo a eles infligido por decreto direto da parte de Deus. assim que o grande enganador procura esconder sua prpria obra. Pela obstinada rejeio do amor e misericrdia divina, os judeus fizeram com que a proteo de Deus fosse deles retirada, e permitiu-se a Satans dirigi-los segundo a sua vontade. As horrveis crueldades executadas na destruio de Jerusalm so uma demonstrao do poder vingador de Satans sobre os que se rendem ao seu controle. No podemos saber quanto devemos a Cristo pela paz e proteo de que gozamos. o poder de Deus que impede que a humanidade passe completamente para o domnio de Satans. Os desobedientes e ingratos tm grande motivo de gratido pela misericrdia e longanimidade de Deus, que contm o cruel e pernicioso poder do maligno . Quando, porm, os homens passam os limites da clemncia divina, a restrio removida. Deus no fica em relao ao pecador como executor da sentena contra a transgresso; mas deixa entregues a si mesmos os que rejeitam Sua misericrdia , para colherem aquilo que semearam. Cada raio de luz rejeitado, cada advertncia desprezada ou desatendida, cada paixo contemporizada, cada transgresso da lei de Deus, uma semente lanada, a qual produz infalvel colheita. O Esprito de Deus, persistentemente resistido, afinal retirado do pecador, e ento poder algum permanece para dominar as ms paixes da alma, e nenhuma proteo contra a maldade e inimizade de Satans. A destruio de Jerusalm constitui tremenda e solene advertncia a todos os que esto tratando levianamente com os oferecimentos da graa divina e resistindo aos rogos da misericrdia de Deus. Jamais foi dado um testemunho mais decisivo do dio ao pecado por parte de Deus, e do castigo certo que recair sobre o culpado. O Grande Conflito. 35-36.
A pacincia de Deus para com Jerusalm to somente confirmou os judeus em sua obstinada impenitncia. Em seu dio e crueldade contra os discpulos de Jesus, rejeitaram a ltima oferta de misericrdia. Deus retirou, ento, a Sua proteo de sobre a nao, removendo o poder restritivo que exercera sobre Satans e seus anjos, de modo que a nao foi deixada sob o controle do lder que escolhera . A Verdade Sobre os Anjos, 240. 2. Leia Habacuque 2:2-4. Que esperana apresentada ali? A esperana e de que o Senhor em Seu tempo, que o momento exato, far justia. Ento, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a viso e torna-a bem legvel sobre tbuas, para que a possa ler o que correndo passa. Porque a viso ainda para o tempo determinado, e at ao fim falar, e no mentir; se tardar, espera-o, porque certamente vir, no tardar. (Sl 27:14] Sl 130:5; Lm 3:24; Hb 10:37; 2Pe 3:9). A mensagem esta: Os maus no tero segurana, O justo, porm, confia em Mim e vive! (Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38) Habacuque. 2:2-4. Ao tempo em que Josias comeou a reinar, e muitos anos antes, os sinceros em Jud perguntavam-se em dvida se as promessas de Deus ao antigo Israel seriam cumpridas. Estas ansiosas interrogaes foram pronunciadas pelo profeta Habacuque. Contemplando a situao dos fiis em seus dias, ele expressou o peso que lhe ia no corao, inquirindo: "At quando, Senhor, clamarei eu, e Tu no me escutars?" Hab. 1:2. ... E ento sua f viu alm das desoladoras perspectivas do imediato futuro, e descansando nas preciosas promessas que revelam o amor de Deus por Seus confiantes filhos, o profeta acrescentou: "Ns no morreremos." Hab. 1:12. Com esta declarao de f, ele deps sua causa, bem como a de cada crente israelita, nas mos de um compassivo Deus. A f que fortaleceu Habacuque e todos os santos e justos naqueles dias de grande provao, a mesma que sustm o povo de Deus hoje. Nas horas mais escuras, sob as mais proibitivas circunstncias, o crente cristo pode suster sua alma sobre a fonte de toda luz e poder. Dia a dia, pela f em Deus, sua esperana e nimo podem ser renovados, "o justo pela sua f viver". Hab. 2:4.

Devemos acariciar e cultivar a f da qual testificaram profetas e apstolos - a f que se apodera das promessas de Deus, e espera pelo livramento na ocasio e maneira apontados. A firme palavra da profecia encontrar seu final cumprimento no glorioso advento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. ... Como o profeta
ramos@advir.com

que procurou encorajar Jud em tempo de apostasia sem precedente, confiadamente declaramos: "O Senhor est no Seu santo templo; cale-se diante dEle toda a Terra." Hab. 2:20. Tenhamos sempre em mente a confortante mensagem: "A viso ainda para o tempo determinado, e at ao fim falar, e no mentir. Se tardar espera-O; porque certamente vir, no tardar." Hab. 2:3. Profetas e Reis, pgs. 384-388. A esperana vem pela promessa, dada na viso das 2.300 tardes e manhs sobre a purificao do santurio (Dan. 8:14) que ocorrer no tempo do fim. Os justos vivero pela f, aguardando o cumprimento da manifestao divina.
3. O texto de Habacuque 2:4 um resumo do caminho da salvao e do ensino bblico sobre a justificao pela f. Como os escritores do Novo Testamento usam esse verso? Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38

Eis que a sua alma se incha, no reta nele; mas o justo, pela sua f, viver. Hab. 2:4. Porque nele se descobre a justia de Deus de f em f , como est escrito: Mas o justo viver da f. Rom. 1:17. E evidente que, pela lei, ningum ser justificado diante de Deus, porque o justo viver da f. Gl. 3:11. Mas o justo viver da f; e, se ele recuar, a minha alma no tem prazer nele. Heb. 10:38.
Paulo ensinou que a justia divina do incio ao fim revelada pela f Rom 1:17; confirmando Habacuque Hab.2:4; diz que evidente que, pela lei, ningum ser justificado diante de Deus Gl 3:11; e que os justos no retrocedem dessa f verdadeira, por isso a alma do Senhor tem prazer neles Heb 10:38. Quando o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiao de Cristo em seu favor e aceita essa expiao como sua nica esperana nesta vida e na vida futura, seus pecados so perdoados. Isso justificao pela f. Toda pessoa crente deve submeter sua vontade inteiramente vontade de Deus e manter-se num estado de arrependimento e contrio, exercendo f nos mritos expiadores do Redentor e avanando de fora em fora, e de glria em glria. Perdo e justificao so uma s e a mesma coisa. Pela f, o crente passa da posio de rebelde, de filho do pecado e de Satans, para a posio de sdito leal de Cristo Jesus, no por causa de alguma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho, por adoo. O pecador obtm o perdo de seus pecados, porque esses pecados so carregados por seu Substituto e Penhor. O Senhor fala a Seu Pai celestial, dizendo: "Este Meu filho. Eu o absolvo da condenao da morte, dando-lhe Minha aplice de seguro de vida - a vida eterna - porque tomei o seu lugar e sofri por seus pecados. Ele mesmo Meu filho amado." Assim o homem, perdoado e revestido das belas vestes da justia de Cristo, se encontra irrepreensvel diante de Deus. O pecador pode errar, mas ele no rejeitado sem misericrdia. Sua nica esperana, porm, arrependimento para com Deus e f no Senhor Jesus Cristo. A prerrogativa do Pai perdoar nossas transgresses e pecados, porque Cristo tomou sobre Si a nossa culpa e nos absolveu, imputando-nos Sua prpria justia. Seu sacrifcio satisfaz plenamente as reivindicaes da justia. Justificao o contrrio de condenao. A infinita misericrdia de Deus manifestada para os que so completamente indignos. Ele perdoa as transgresses e os pecados por amor de Jesus, o qual Se tornou a propiciao pelos nossos pecados. Pela f em Cristo, o transgressor culpado conduzido ao favor de Deus e forte esperana da vida eterna. F e Obras, pgs. 103 e 104. Tera - A Terra se encher (Habacuque 2) Habacuque captulo 2 traz a resposta de Divina pergunta do profeta Ser que os babilnios nunca deixaro de lutar e, sem d nem piedade, continuaro a matar os povos? Hab. 1:17; e diz que Babilnia sofreria a consequncia de suas maldades, e a f em Deus seria ento recompensada (Hab. 2:2-20). O Mesmo se dar com Babilnia espiritual (Apoc. 18). 4. Leia Hebreus 11:1-13. Como esses versos nos ajudam em nossa luta com as mesmas questes com as quais Habacuque lutou? Pela f temos a certeza das promessas que esperamos mesmo sem ver, pois fiel o que prometeu (Heb. 10:23). Pela confiana em Deus sabemos que os antigos alcanaram testemunho, entendemos tambm que os mundos, pela Sua palavra, foram criados; de maneira que aquilo que se v no foi feito do que aparente. ( Gn 1:1; Sl 33:6; Jo 1:10; Ef 3:9; Cl 1:16; Rm 4:17), Est revelado que sem f impossvel agradar-lhe, porque necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que galardoador dos que o buscam. Pela f aceitamos o testemunho dado por Abel, Enoque, No, Abrao, Sara e uma multido, como as estrelas do cu, e como a areia inumervel que est na praia do mar. (Gn 15:5; Gn 22:17; Rm 4:18; Gn 13:16) que foram obedientes ao Senhor e alguns nas mais duras provas (Heb. 11:36-38) e todos estes morreram na f, sem terem recebido as promessas (Heb. 11:39-40), mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. ( Jo 8:53; Gn 23:4; Gn 47:9; Sl 39:12; Sl 119:19; Jo 8:56) e se tornaram exemplos para ns que somos a continuidade da descendncia, e os personagens hoje. Hebreus. 11:1-13.

Viver pela f significa pr de lado os sentimentos e os desejos egostas, andar humildemente com o Senhor, apoderar-se de Suas promessas e aplic-las a todas as ocasies, crendo que Deus executar Seus planos e propsitos em nosso corao e vida. Fundamentos da Educao Crist, 341 e 342. A f que fortaleceu Habacuque e todos os santos e justos naqueles dias de grande provao, a mesma que sustm o povo de Deus hoje. Nas horas mais escuras, sob as mais proibitivas circunstncias, o cristo fiel pode firmar-se sobre a fonte de toda luz e poder. Dia a dia, pela f em Deus, sua esperana e nimo podem ser renovados. Profetas e Reis, 386-387.
ramos@advir.com

Quarta - Lembrando a glria divina 5. Leia Habacuque 3. O que o profeta estava fazendo ali, e por que isso to importante, especialmente levando em conta as circunstncias e perguntas difceis que ele estava enfrentando?

A orao de Habacuque 1 Orao do profeta Habacuque sob a forma de canto. 2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericrdia. 3 Deus veio de Tem, e o Santo, do monte de Par.A sua glria cobriu os cus, e a terra encheu-se do seu louvor. 4 E o seu resplendor era como a luz, raios brilhantes saam da sua mo, e ali estava o esconderijo da sua fora. 5 Adiante dele ia a peste, e raios de fogo, sob os seus ps. 6 Parou e mediu a terra; olhou e separou as naes; e os montes perptuos foram esmiuados, os outeiros eternos se encurvaram; o andar eterno seu. 7 Vi as tendas de Cus em aflio; as cortinas da terra de Midi tremiam. 8 Acaso contra os rios, SENHOR, que ests irado? Contra os ribeiros foi a tua ira ou contra o mar foi o teu furor, para que andasses montado sobre os teus cavalos, sobre os teus carros de salvao? 9 Descoberto se fez o teu arco; os juramentos feitos s tribos foram uma palavra segura. Tu fendeste a terra com rios. 10 Os montes te viram e tremeram; a inundao das guas passou; deu o abismo a sua voz, levantou as suas mos ao alto. 11 O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram luz das tuas flechas, ao resplendor do relmpago da tua lana. 12 Com indignao marchaste pela terra, com ira trilhaste as naes. 13 Tu saste para salvamento do teu povo, para salvamento do teu ungido; tu feriste a cabea da casa do mpio, descobrindo os fundamentos at ao pescoo. 14 Tu abriste com os seus prprios cajados a cabea dos seus guerreiros; eles me acometeram tempestuosos para me espalharem; alegravam-se, como se estivessem para devorar o pobre em segredo. 15 Tu, com os teus cavalos, marchaste pelo mar, pela massa de grandes guas. 16 Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, sua voz tremeram os meus lbios; entrou a podrido nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; descanse eu no dia da angstia, quando ele vier contra o povo que nos destruir. 17 Porquanto, ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos no produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais no haja vacas, 18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvao. 19 JEOV, o Senhor, minha fora, e far os meus ps como os das cervas, e me far andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de msica.) Habacuque 3.
O profeta no captulo 3 estava orando sobre a forma de um cntico, no qual expressou sua angstia, suplicou por ajuda e misericrdia por ocasio do juzo, descreveu os grandes feitos de Deus exaltando o Seu poder e glria, ele louvou ao Senhor por Sua interveno contra os inimigos de Seu povo e pela salvao dos que lhe so fiis. Mesmo diante de circunstncias adversas vemos pelo exemplo de Habacuque que fundamental perseverar pois a salvao est diante dos fiis, por isso nosso reconhecimento e satisfao no Senhor deve ser constante, materializada em cnticos e louvores Hab. 3; Ef 5:19, 20; Cl 3:16. Mesmo nas mais difceis situaes. Atos 16:22-25; Hab. 3:17-19. O Senhor Jesus disse: "No te deixarei, nem te desampararei." Heb. 13:5. Deus pode permitir o surgimento de uma cadeia de circunstncias que os levem a correr para a Fortaleza, pela f pressionando o trono de Deus em meio a espessas nuvens de trevas, pois mesmo aqui Sua presena est oculta. Mas Ele est sempre pronto a livrar a todos que nEle confiam. Assim obtida, a vitria ser mais completa, o triunfo mais seguro, porque o provado, pressionado e afligido, pode dizer: "Ainda que Ele me mate, nEle esperarei." J 13:15. "Ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos no produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais no haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvao." Hab. 3:17 e 18. Conselhos Sobre Educao, 143. Quinta - Deus nossa fora "Deus o nosso refgio e fortaleza, Socorro bem presente na angstia. Pelo que no temeremos, ainda que a Terra se mude, E ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. "H um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santurio das moradas do Altssimo. Deus est no meio dela; no ser abalada; Deus a ajudar ao romper da manh. O Senhor dos Exrcitos est conosco; O Deus de Jac o nosso refgio." Sal. 46:1, 2, 4, 5 e 7. "Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueam, Deus a minha fora, ele tudo o que sempre preciso. " Sal. 73:26. NTLH. Nossa prpria fora fraqueza, mas a que Deus d poder e far a todo o que a recebe mais que vencedor. Testimonies, vol. 2, p. 203. 6. O que h de bom na atitude do profeta em Habacuque 3:17-19? Como podemos cultivar tal atitude? Compare com Fp 4:11
17

Porquanto, ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos no produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais no haja vacas, 18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvao. 19 JEOV, o Senhor, minha fora, e far os meus ps como os das cervas, e me far andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de msica.) Habacuque 3:17-19. No digo isto como por necessidade, porque j aprendi a contentar-me com o que tenho. Fil. 4:11. (1Tm 6:6; Hb 13:5).
A atitude de confiana e de alegria no Senhor mesmo no dia da angstia, ele aprendeu andar com o Senhor e assim estar alegre e feliz em toda a sua jornada nesta vida, mesmo que as figueiras tenham sido totalmente destrudas e no haja flores nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da

ramos@advir.com

minha salvao! JEOV, o Senhor, minha fora, e far os meus ps como os das cervas, e me far andar sobre os lugares altos. Habacuque 3:17-19. Na ltima grande batalha do conflito com Satans, os que so leais a Deus ho de ser privados de todo apoio terreno. Por se recusarem a violar-Lhe a lei em obedincia a poderes terrestres, ser-lhes- proibido comprar ou vender. Ser afinal decretada a morte deles. (Apoc. 13:11-17.) Ao obediente, porm, dada a promessa: "Este habitar nas alturas; as fortalezas das rochas sero o seu alto refgio, o seu po lhe ser dado, as suas guas so certas." Isa. 33:16. Por essa promessa vivero os filhos de Deus. Quando a Terra estiver assolada pela fome, sero alimentados. "No sero envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartaro." Sal. 37:19. Daquele tempo de angstia prediz o profeta Habacuque, e suas palavras exprimem a f da igreja: "Portanto ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos no produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais no haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvao." Hab. 3:17 e 18. O Desejado de Todas as Naes, 121-122.

Sexta - Concluso: Em Confiando na bondade de Deus aprendi que Domingo - Profeta perplexo: Habacuque perguntou a Deus em forma de lamentao (compare com; Sal 13:1; Jer 12:4), SENHOR Deus, at quando clamarei pedindo ajuda, e tu no me atenders? At quando gritarei: Violncia! , e tu no nos salvars? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustia? Em outras palavras; At quando a violncia e a injustia, causadas por este povo e pelos estrangeiros prevalecero, sem que Tu s julgue e de fim a opresso. E apresenta as consequncias; estou cercado de destruio e violncia; h brigas e lutas por toda parte. Por isso, ningum obedece lei, e a justia nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justia torcida. Habacuque 1:1-4. Segunda - Vivendo pela f: A esperana e de que o Senhor em Seu tempo, que o momento exato, far justia. Ento, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a viso e torna-a bem legvel sobre tbuas, para que a possa ler o que correndo passa. Porque a viso ainda para o tempo determinado, e at ao fim falar, e no mentir; se tardar, esperao, porque certamente vir, no tardar. (Sl 27:14] Sl 130:5; Lm 3:24; Hb 10:37; 2Pe 3:9). A mensagem esta: Os maus no tero segurana, O justo, porm, confia em Mim e vive! (Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38) Habacuque. 2:2-4. Paulo ensinou que a justia divina do incio ao fim revelada pela f Rom 1:17; confirmando Habacuque Hab.2:4; diz que evidente que, pela lei, ningum ser justificado diante de Deus Gl 3:11; e que os justos no retrocedem dessa f verdadeira, por isso a alma do Senhor tem prazer neles Heb 10:38. A esperana vem pela promessa, dada na viso das 2.300 tardes e manhs sobre a purificao do santurio (Dan. 8:14) que ocorrer no tempo do fim. Os justos vivero pela f, aguardando o cumprimento da manifestao divina. Tera - A Terra se encher do conhecimento da glria do Senhor, como as guas cobrem o mar. (Hab. 2:14). "E o reino, e o domnio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o Cu sero dados ao povo dos santos do Altssimo" (Dan. 7:27). "a Terra se encher do conhecimento do Senhor, como as guas cobrem o mar". Isa. 11:9. "Ento temero o nome do Senhor desde o poente, e a Sua glria desde o nascente do Sol." Isa. 59:19. Habacuque captulo 2 traz a resposta de Divina pergunta do profeta Ser que os babilnios nunca deixaro de lutar e, sem d nem piedade, continuaro a matar os povos? Hab. 1:17; e diz que Babilnia sofreria a consequncia de suas maldades, e a f em Deus seria ento recompensada (Hab. 2:2-20). O Mesmo se dar com Babilnia espiritual (Apoc. 18). Quarta - Lembrando a glria divina: O profeta no captulo 3 estava orando sobre a forma de um cntico, no qual expressou sua angstia, suplicou por ajuda e misericrdia por ocasio do juzo, descreveu os grandes feitos de Deus exaltando o Seu poder e glria, ele louvou ao Senhor por Sua interveno contra os inimigos de Seu povo e pela salvao dos que lhe so fiis. Mesmo diante de circunstncias adversas vemos pelo exemplo de Habacuque que fundamental perseverar pois a salvao est diante dos fiis, por isso nosso reconhecimento e satisfao no Senhor deve ser constante, materializada em cnticos e louvores Hab. 3; Ef 5:19, 20; Cl 3:16. Mesmo nas mais difceis situaes. Atos 16:22-25; Hab. 3:17-19. Quinta - Deus nossa fora: "Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueam, Deus a minha fora, ele tudo o que sempre preciso." Sal. 73:26. NTLH. "Deus o nosso refgio e fortaleza, Socorro bem presente na angstia. Pelo que no temeremos, ainda que a Terra se mude, E ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. "H um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santurio das moradas do Altssimo. Deus est no meio dela; no ser abalada; Deus a ajudar ao romper da manh. O Senhor dos Exrcitos est conosco; O Deus de Jac o nosso refgio." Sal. 46:1, 2, 4, 5 e 7. O Profeta teve uma atitude de confiana e de alegria no Senhor mesmo no dia da angstia, ele aprendeu andar com o Senhor e assim estar alegre e feliz em toda a sua jornada nesta vida, mesmo que as figueiras tenham sido totalmente destrudas e no haja flores nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvao! JEOV, o Senhor, minha fora, e far os meus ps como os das cervas, e me far andar sobre os lugares altos. Habacuque 3:17-19.

ramos@advir.com

Anda mungkin juga menyukai