Anda di halaman 1dari 12

Os Lusadas

Canto I - Proposio As armas e os Bares assinalados Que da Ocidental praia Lusitana Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram;

E tambm as memrias gloriosas Daqueles Reis que foram dilatando A F, o Imprio, e as terras viciosas De frica e de sia andaram devastando, E aqueles que por obras valerosas Se vo da lei da Morte libertando, Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitrias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.

Canto I - Invocao e dedicatria E vs, Tgides minhas, pois criado Tendes em mi um novo engenho ardente, Se sempre em verso humilde celebrado Foi de mi vosso rio alegremente, Dai-me agora um som alto e sublimado, Um estilo grandloco e corrente, Por que de vossas guas Febo ordene Que no tenham enveja s de Hipocrene.

Dai-me a fria grande e sonorosa, E no de agreste avena ou frauta ruda, Mas de tuba canora e belicosa, Que o peito acende e a cor ao gesto muda; Dai-me igual canto aos feitos da famosa Gente vossa, que a Marte tanto ajuda; Que se espalhe e se cante no universo, Se to sublime preo cabe em verso.

E, vs, bem nascida segurana

Da Lusitana antiga liberdade, E no menos certssima esperana De aumento da pequena Cristandade; Vs, novo temor da Maura lana, Maravilha fatal da nossa idade, Dada ao mundo por Deus, que todo o mande, Pera do mundo a Deus dar parte grande;

Vs, tenro e novo ramo florecente De a rvore, de Cristo mais amada Que nenha nascida no Ocidente, Cesrea ou Cristianssima chamada (Vede-o no vosso escudo, que presente Vos amostra a vitria j passada, Na qual vos deu por armas e deixou As que Ele pera si na Cruz tomou);

Vs, poderoso Rei, cujo alto Imprio O Sol, logo em nascendo, v primeiro, V-o tambm no meio do Hemisfrio, E quando dece o deixa derradeiro; Vs, que esperamos jugo e vituprio Do torpe Ismaelita cavaleiro, Do Turco Oriental e do Gentio Que inda bebe o licor do santo Rio:

Inclinei por um pouco a majestade Que nesse tenro gesto vos contemplo, Que j se mostra qual na inteira idade, Quando subindo ireis ao eterno templo; Os olhos da real benignidade

Ponde no cho: vereis um novo exemplo De amor dos ptrios feitos valerosos, Em versos divulgado numerosos.

Vereis amor da ptria, no movido De prmio vil, mas alto e qusi eterno; Que no prmio vil ser conhecido Por um prego do ninho meu paterno. Ouvi: vereis o nome engrandecido Daqueles de quem sois senhor superno, E julgareis qual mais excelente, Se ser do mundo Rei, se de tal gente.

Canto I - Conclio dos Deuses

J no largo Oceano navegavam, As inquietas ondas apartando; Os ventos brandamente respiravam, Das naus as velas cncavas inchando; Da branca escuma os mares se mostravam Cobertos, onde as proas vo cortando As martimas guas consagradas, Que do gado de Prteo so cortadas

Quando os Deuses no Olimpo luminoso, Onde o governo est da humana gente, Se ajuntam em conclio glorioso Sobre as cousas futuras do Oriente. Pisando o cristalino Cu formoso, Vm pela Via-Lctea juntamente, Convocados da parte do Tonante, Pelo neto gentil do velho Atlante.

Deixam dos sete Cus o regimento, Que do poder mais alto lhe foi dado, Alto poder, que s co'o pensamento Governa o Cu, a Terra, e o Mar irado. Ali se acharam juntos num momento Os que habitam o Arcturo congelado,

E os que o Austro tem, e as partes onde A Aurora nasce, e o claro Sol se esconde.

Estava o Padre ali sublime e dino, Que vibra os feros raios de Vulcano, Num assento de estrelas cristalino, Com gesto alto, severo e soberano. Do rosto respirava um ar divino, Que divino tornara um corpo humano; Com uma coroa e ceptro rutilante, De outra pedra mais clara que diamante.

Em luzentes assentos, marchetados De ouro e de perlas, mais abaixo estavam Os outros Deuses todos assentados, Como a razo e a ordem concertavam: Precedem os antguos mais honrados; Mais abaixo os menores se assentavam; Quando Jpiter alto, assim dizendo, C'um tom de voz comea, grave e horrendo:

"Eternos moradores do luzente Estelfero plo, e claro assento, Se do grande valor da forte gente De Luso no perdeis o pensamento, Deveis de ter sabido claramente, Como dos fados grandes certo intento, Que por ela se esqueam os humanos De Assrios, Persas, Gregos e Romanos.

"J lhe foi (bem o vistes) concedido Cum poder to singelo e to pequeno, Tomar ao Mouro forte e guarnecido Toda a terra, que rega o Tejo ameno: Pois contra o Castelhano to temido, Sempre alcanou favor do Cu sereno. Assim que sempre, enfim, com fama e glria, Teve os trofus pendentes da vitria.

''Deixo, Deuses, atrs a fama antiga, Que coa gente de Rmulo alcanaram, Quando com Viriato, na inimiga Guerra romana tanto se afamaram; Tambm deixo a memria, que os obriga A grande nome, quando alevantaram Um por seu capito, que peregrino Fingiu na cerva esprito divino.

"Agora vedes bem que, cometendo O duvidoso mar num lenho leve, Por vias nunca usadas, no temendo De f rico e Noto a fora, a mais se atreve: Que havendo tanto j que as partes vendo Onde o dia comprido e onde breve, Inclinam seu propsito e porfia A ver os beros onde nasce o dia.

"Prometido lhe est do Fado eterno, Cuja alta Lei no pode ser quebrada, Que tenham longos tempos o governo Do mar, que v do Sol a roxa entrada.

Nas guas tm passado o duro inverno; A gente vem perdida e trabalhada; J parece bem feito que lhe seja Mostrada a nova terra, que deseja.

"E porque, como vistes, tm passados Na viagem to speros perigos, Tantos climas e cus experimentados, Tanto furor de ventos inimigos, Que sejam, determino, agasalhados Nesta costa africana, como amigos. E tendo guarnecida a lassa frota, Tornaro a seguir sua longa rota."

Estas palavras Jpiter dizia, Quando os Deuses por ordem respondendo, Na sentena um do outro diferia, Razes diversas dando e recebendo. O padre Baco ali no consentia No que Jpiter disse, conhecendo Que esquecero seus feitos no Oriente, Se l passar a Lusitana gente.

Ouvido tinha aos Fados que viria Uma gente fortssima de Espanha Pelo mar alto, a qual sujeitaria Da ndia tudo quanto Dris banha, E com novas vitrias venceria A fama antiga, ou sua, ou fosse estranha. Altamente lhe di perder a glria, De que Nisa celebra inda a memria.

V que j teve o Indo sojugado, E nunca lhe tirou Fortuna, ou caso, Por vencedor da ndia ser cantado De quantos bebem a gua de Parnaso. Teme agora que seja sepultado Seu to clebre nome em negro vaso D'gua do esquecimento, se l chegam Os fortes Portugueses, que navegam.

Sustentava contra ele Vnus bela, Afeioada gente Lusitana, Por quantas qualidades via nela Da antiga to amada sua Romana; Nos fortes coraes, na grande estrela, Que mostraram na terra Tingitana, E na lngua, na qual quando imagina, Com pouca corrupo cr que a Latina.

Estas causas moviam Citereia, E mais, porque das Parcas claro entende Que h de ser celebrada a clara Deia, Onde a gente belgera se estende. Assim que, um pela infmia, que arreceia, E o outro pelas honras, que pretende, Debatem, e na porfia permanecem; A qualquer seus amigos favorecem.

Qual Austro fero, ou Breas na espessura De silvestre arvoredo abastecida,

Rompendo os ramos vo da mata escura, Com mpeto e braveza desmedida; Brama toda a montanha, o som murmura, Rompem-se as folhas, ferve a serra erguida: Tal andava o tumulto levantado, Entre os Deuses, no Olimpo consagrado.

Mas Marte, que da Deusa sustentava Entre todos as partes em porfia, Ou porque o amor antigo o obrigava, Ou porque a gente forte o merecia, De entre os Deuses em p se levantava: Merencrio no gesto parecia; O forte escudo ao colo pendurado Deitando para trs, medonho e irado,

A viseira do elmo de diamante Alevantando um pouco, mui seguro, Por dar seu parecer, se ps diante De Jpiter, armado, forte e duro: E dando uma pancada penetrante, Com o conto do basto no slio puro, O Cu tremeu, e Apolo, de torvado, Um pouco a luz perdeu, como enfiado.

E disse assim: " Padre, a cujo imprio Tudo aquilo obedece, que criaste, Se esta gente, que busca outro hemisfrio, Cuja valia, e obras tanto amaste, No queres que padeam vituprio, Como h j tanto tempo que ordenaste,

No onas mais, pois s juiz direito, Razes de quem parece que suspeito.

"Que, se aqui a razo se no mostrasse Vencida do temor demasiado, Bem fora que aqui Baco os sustentasse, Pois que de Luso vem, seu to privado; Mas esta teno sua agora passe, Porque enfim vem de estmago danado; Que nunca tirar alheia inveja O bem, que outrem merece, e o Cu deseja.

"E tu, Padre de grande fortaleza, Da determinao, que tens tomada, No tornes por detrs, pois fraqueza Desistir-se da cousa comeada. Mercrio, pois excede em ligeireza Ao vento leve, e seta bem talhada, Lhe v mostrar a terra, onde se informe Da ndia, e onde a gente se reforme."

Como isto disse, o Padre poderoso, A cabea inclinando, consentiu No que disse Mavorte valeroso, E nctar sobre todos esparziu. Pelo caminho Lcteo glorioso Logo cada um dos Deuses se partiu, Fazendo seus reais acatamentos, Para os determinados aposentos.

Enquanto isto se passa na formosa Casa etrea do Olimpo onipotente, Cortava o mar a gente belicosa, J l da banda do Austro e do Oriente, Entre a costa Etipica e a famosa Ilha de So Loureno; e o Sol ardente Queimava ento os Deuses, que Tifeu Com o temor grande em peixes converteu.

Anda mungkin juga menyukai