Anda di halaman 1dari 8

[DIGITE O NOME DA EMPRESA]

Princpios da Lei Penal


Direito Penal I
09/04/2013

NDICE

1. INTRODUO ..................................................................................................2 2. PRINCIPIO DA TERRITORIALIDADE...............................................................3 3. PRINCPIO DA PERSONALIDADE...................................................................4 4. PRINCPIO DA DEFESA REAL.........................................................................5 5. PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE .................................................................6 6. REFERNCIA....................................................................................................7

1. INTRODUO

Segundo o art. 22 da Constituio Federal, competncia privativa da unio legislar sobre matria de direito Penal entre outros. A partir desse artigo possvel a afirmao de que a Lei Penal positivada pelo legislador atravs da Fonte Material do Direito Penal. Tal fonte material refere-se ao Estado Unio, posto que apenas este, pode exigir do cidado certas condutas bem como imporlhes sanes caso haja descumprimento do que lhes foi imposto. Segundo CAPEZ, Importante salientar que a lei apenas descritiva e no proibitiva ( esta ultima qualidade da norma). Ou seja, respeita o principio da reserva legal. Art. 1 CP/ parte a - No h crime sem lei anterior que o defina. Alguns princpios compem a lei penal. Tais princpios esto relacionados, ao tempo e ao espao em que se ocorre determinado comportamento que infringe a norma (proibio). A temporariedade da lei explica que, a mesma passa pelo momento da criao e vigncia at chegar a ser extinta. Tal fator de temporariedade da lei fundamental uma vez que o Direito tambm acompanha os costumes da sociedade. Art. 2 CP Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, sessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. J a lei penal no espao determina o alcance que a mesma deve ter em relao conduta do individuo que a ela est sujeito. Art. 6 CP- Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. lei penal no espao esto inseridos os princpios da territorialidade, nacionalidade, defesa real, universalidade e representao. Os quais sero descritos a seguir.

2. PRINCPIO DA TERRITORIALIDADE

Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional.

Segundo CAPEZ A lei penal brasileira aplica-se, em regra, ao crime cometido no territrio nacional. O princpio da territorialidade responsvel por definir at onde se produzir os efeitos da lei brasileira. Tal princpio no seria necessrio se o legislador estivesse referindo-se a apenas o espao geogrfico. Neste sentido material, as fronteiras j seriam o suficiente para que uma lei brasileira fosse ou no, aplicada a determinado infrator. Contudo, o legislador alm de referir-se ao espao geogrfico como territrio brasileiro, ele tambm reflete juridicamente o territrio, no poder conferido pelo Estado a determinada pessoa (imunidade diplomtica) ou na utilizao do espao fsico de aeronaves e embarcaes que estejam a servio do mesmo, em faixa territorial estrangeira. Art. 5, CP - 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em altomar. Ainda sob a lgica de CAPEZ, O princpio da territorialidade no definido como absoluto e sim como temperado, posto que haja tratados e convenes que em alguns casos podem interferir em determinada aplicao da lei penal.
Excepcionalmente, porm, a lei estrangeira aplicvel a delitos cometidos total ou parcialmente em territrio nacional, quando assim determinarem tratados e convenes internacionais. A isso denomina-se Intraterritorialidade, pois a lei estrangeira estaria sendo aplicada no territrio nacional, ou seja, de fora para dentro do nosso pas. p.76.

3. PRINCPIO DA PERSONALIDADE

Baseado no Art.7 CP - da extraterritorialidade. O principio da nacionalidade ou personalidade foi adotado pelo ordenamento jurdico no Brasil. Tal principio responsvel por estabelecer limites legais a respeito da nacionalidade do individuo afim de aplicar a lei conforme sua personalidade jurdica. portanto, a garantia de que o brasileiro onde quer que esteja, tanto ser amparado como tambm ser alcanado pela lei penal brasileira. A este efeito de alcance da lei d-se o nome de ultraterritorialidade, uma vez que neste sentido o pas age para com seus nacionais como uma me que se responsabiliza por seus filhos onde quer que estejam, protegendo-os com toda fora que tem e punindo-os quando necessrio for. Segundo Mirabete, o princpio da nacionalidade se justifica pelo direito que o Estado tem de exigir que seu cidado no estrangeiro tenha determinado comportamento. O principio da nacionalidade dividido em ativo e passivo. Quando o sujeito que praticou o crime for nacional utiliza-se os critrios da nacionalidade ativa. Art.7 - CP Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: II os crimes: b) praticados por brasileiro; Quando a vtima for nacional nacionalidade passiva. 7, II, 3: A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do brasil, se reunidas as condies previstas no paragrafo anterior. Esse princpio embasado no art. 5, LI- CF nenhum brasileiro ser extraditado,

salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

Tal artigo fala sobre a proibio da extradio de brasileiros. Aqui o legislador quer evitar que haja impunidade devido a nacionais que ao cometerem crime no exterior, retornam para o Brasil.

4. PRINCPIO DA DEFESA REAL

Art. 7 CP- Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil;

Tambm conhecido como Princpio de Proteo ou da Competncia Real ou de Defesa , este responsvel pela aplicao da lei brasileira em casos de o bem jurdico atingido se tratar de um bem nacional. Segundo MASSON, p.42. O principio da Defesa Real Permite submeter lei penal brasileira os crimes praticados no estrangeiro que ofendam bens jurdicos pertencentes ao Brasil, qualquer que seja a nacionalidade do agente ou o local do delito. 1 Nos casos do inciso I, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro; A este fenmeno d-se o nome de extraterritorialidade incondicionada a qual prev que a lei penal brasileira seja aplicada a crimes cometidos no estrangeiro relacionados ao Brasil.

5. PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE

O Princpio da universalidade denominado tambm como cosmopolita tem o intuito de cumprir um ideal, o qual sua efetivao ainda no foi possvel. Tal princpio tem o intuito de agrupar esforos dos Estados, e atravs da contribuio coletiva lutar contra criminalidade, e a partir da , delegar a cada um destes a competncia para julgar o agente infrator independentemente do local onde tenha sido cometido o crime, de qual tenha sido o bem jurdico, ou mesmo de qual seja a origem nacional do agente. Embora haja a inteno de melhorias atravs desse ideal, a politica mundial no permite que a mesma seja de fato posta em ao, uma vez que no revela suas verdadeiras condies. H diferenas socioeconmicas, ideologias politicas distintas e demais fatores que funcionam como barreiras intransponveis. Entretanto, at ento para que se atinja o fim pretendido os Estados fazem uso de tratados e convenes. Segundo MASSON, p. 142. O principio da universalidade fundamenta-se no dever de solidariedade na represso de certos delitos cuja punio interessa a todos os povos. Exemplos: trafico de drogas, comercio de seres humanos, genocdio etc..

REFERNCIA

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal-Parte geral, vol. 1, SP: Saraiva 7 ed. MASSON, Cleber Rogrio. Direito Penal Esquematizado-Parte Geral. Rio de Janeiro: Forense; So Paulo : Mtodo, 2008.

Anda mungkin juga menyukai