Anda di halaman 1dari 46

MDULO BSICO

TCM Trabalho de Concluso de Mdulo NASCIMENTO HIDRULICA LTDA

Guarulhos 2013 AMANDA RAFAELA PEREIRA BERNARDO 220822013 MARIA FERNANDA MACHADO COUTINHO 221112013

RENAN ALVES SAONETTI VINICIUS DUBOVISKY

TCM Trabalho de Concluso de Mdulo NASCIMENTO HIDRULICA LTDA

Trabalho apresentado ao Mdulo Bsico da Faculdade ENIAC para a Banca de TCM. Orientador: Prof. Ms. Reginaldo A. Cndido

Guarulhos 2013

Dedica mos este trabalho aos professores por toda ajuda, aos familiares e aos colegas do grupo.

Agradecemos Deus por ter nos concedido inteligncia, aos prprios integrantes do grupo por todo empenho, agradecemos ao Sr. -------por ter permitido esse que fizssemos trabalho

com base em sua empresa.

Comprometer-se se dedicar sem restries, no se refrear e dar cem por cento de tudo o que se tem, ter disposio para fazer o que for necessrio pelo tempo que for preciso. o caminho das pedras, nenhuma desculpa, nenhum se, nenhum mas, nenhum talvez, - e o fracasso no opo. Comprometer-se simples: Conseguirei ou morrerei tentando. ( Marcos Ribeiro)

Sumrio

Introduo.......................................................................................................5 Desenvolvimento............................................................................................6 Plano de Marketing.......................................................................................10 Plano Financeiro...........................................................................................24 Plano operacional.........................................................................................25 Desenvolvimento..........................................................................................27 Concluso.....................................................................................................29 Referncias Bibliogrficas............................................................................32 Anexos..........................................................................................................33

Introduo

O Projeto Integrador tem como objetivo desenvol

Desenvolvimento

1.1 Apresentao da Empresa

Esta apresentao tem como objetivo mostrar o estudo de viabilidade da empresa Nascimento Hidrullica . Localizada no bairro Arapongas em Guarulhos, Nascimento Hidrulica uma empresa fundada no ano de 2012, cujo objetivo a fabricao de acessrios hidrulicos para mquinas e equipamentos. outros. Nossa empresa executa usinagem desde pequenas quantidades at produres completas, com peas complexas, paredes extra-finas e conjuntos para ps-montagem, peas com furaes e roscas laterais entre outros detalhes sempre com qualidade e preciso. Com o intuito de superar as expectativas dos nossos clientes, nossa empresa diferencia-se com o curto espao de tempo ao cumprir os prazos de entrega na qualidade do produto vendido. Tambm nos atentamos em novas formas de produo, aperfeioandose na melhoria da produtividade sem perder a preciso e o acabamento de seus produtos. Atualmente, temos um cliente, a empresa Filtros Barra Ltda. e o nosso objetivo ampliar nossos clientes e aumentar nossa produtividade. Nosso horrio de trabalho de segunda sexta das 07:00 s 17:00. Especializada em usinagem de preciso, conta com equipamentos de ponta como tornos CNC, automticos entre

1.2 Produtos e Servios

Trabalhamos com a fabricao de acessrios hidrulicos, tais como; flanges, que so utilizadas na montagem de motores eltricos, bombas hidrulicas, engrenagens em geral, porcas, tubos que so utilizados como capa de filtros hidrulicos, tambm produzimos ferramentas. Algo que a empresa se prope a fazer so produtos conforme o desenho do cliente, ou seja, este nos faz um pedido e caso j tenha o desenho da pea, conseguimos fabricar o produto conforme o que foi pedido.

1.3 Organograma

Definio: Organograma a representao grfica da hierarquia que uma empresa possui. A empresa possui 03 colaboradores, incluindo seus fundadores onde o Diretor cuida de toda a parte administrativa, porm tambm participa do operacional, para cuidar do Financeiro da empresa, contratamos uma empresa de Contabilidade que nos d todo o apoio necessrio nesta rea. Na rea Comercial, o colaborador responsvel pela compra de materiais e pela venda dos produtos. Para a montagem dos produtos, temos uma colaboradora que nos auxilia na rea operacional (ver anexo 8.1).

1.4 Misso, Viso e Valores

Misso Elaboramos nossa misso pensando em pessoas que amam ces e

gatos e desejam sempre dar conforto aos seus animais. Grande parte da populao brasileira tem animais de estimao e cuidam deles como se fossem parte da familia. Nossa misso relata o comprometimento da empresa Patas Fofas de sempre pensar no conforto, qualidade e beleza dos animais de estimao : O maior companheiro do homem o seu animal de estimao. Esta a nossa misso: elaborar produtos de qualidade prezando pelo conforto e a beleza do seu animal de estimao.

Viso A viso da empresa expressa nossa vontade de buscar o

reconhecimento dos nossos produtos em meio a um mercado competitivo e ser exemplo para todas as outras empresas que atuam no mesmo ramo. Atuar no mercado visando crescimento, baseando-se na qualidade dos produtos, servindo de referncia nacional na rea em que atuamos.

Valores Temos como valores a responsabilidade social de gerar facilidade para que as pessoas possam ter acesso produtos de qualidade e durabilidade, valorizamos nossos colaboradores com boas condies de trabalho, remunerao condizente ao mercado e trabalhando em equipe para melhorar o desenvolvimento da empresa e as tarefas de cada colaborador. Trabalhamos com tica agindo de forma correta e honestatrazendo tranparncia sobre nossos produtos, com toda a equipe de colaboradores, fornecedores e clientes.

10

Plano de Marketing

2.1 Pblico Alvo

Apesar da importncia de se saber quantos animais de estimao existem em cada domiclio, em 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), no incluiu essa questo na Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, divulgada em meados de novembro. O SINDAN (Sindicato Nacional da Indstria de Produtos para Sade Animal) trabalhou em uma pesquisa para mapear a populao pet no Brasil e o levantamento estimou que o pas tem hoje 25 milhes de ces e sete milhes de gatos nas classes A, B e C. A incluso dessa questo no censo aumentaria o conhecimento sobre o nmero de animais de estimao por estados e municpios. Em So Paulo, a cada trs casas, duas tm pelo menos um cachorro ou um gato, segundo levantamento feito pela Store Gesto & Marketing, administradora de shopping centers de Porto Alegre que realiza pesquisas de varejo. A mdia paulista superior, por exemplo, dos Estados Unidos, onde, de acordo com o Pet FoodInstitute, 55% das residncias tm um co ou gato e 16% delas tm os dois bichos.Segundo o diretor da Store Gesto & Marketing, Paulo Roberto Pretto de Oliveira, grande parte da populao das grandes cidades esto adiando a chegada de filhos (no caso dos casados), adotando um bichinho. Uma pesquisa realizada em So Paulo com 1.600 pessoas que tm animais de estimao mostrou que 47% moram sozinhos e 53% so casados ou amasiados, sendo que 20% destes no tm filhos. Na condio de ocupar o espao na famlia que seria de crianas, os animais de estimao conquistam o "direito" tambm de ganhar presentes. A pesquisa mostrou que s 4,7% das pessoas no do nada para os animais. J a grande maioria faz este agrado aos bichinhos: 39,78% do de quatro a seis presentes por ano; 32,40% compram de sete a dez; e 23,10%, mais de dez.

11

2.2 Logotipo e Slogan

Para a escolha do logotipo, pensamos em cores e imagens que expressassem a docura que os animais de estimao demonstram aos seus donos e que chamassem a ateno daqueles que o vissem (ver anexo 8.2). A criao do Slogan requeriu mais dedicao, pois procurvamos uma forma de expressar atravs desta frase, a qualidade dos nossos produtos e a preocupao que temos com o conforto dos animais. Depois de muito pensarmos, chegamos finalmente a uma concluso: Patas fofas, todo conforto que seu animal merece.

12

2.3 Concorrentes

Temos como concorrentes no s grandes empresas que dispem de mquinas operatrizes para a fabricao em srie dos produtos como tambm pequenas empresas, que assim como ns, fazem a montagem artesanal dos mesmos. Consideramos novos produtos,. Entretanto, as pequenas empresas, por fornecerem produtos artesanais, podem personaliz-los a pedido dos clientes e desta forma que pretendemos atingir nosso pblico alvo e ganhar a concorrencia. que as grandes empresas so nossos maiores

concorrentes uma vez que eles investem em tecnologia e estudos para desenvolver

13

2.4 Fornecedores

Para produzir nossos produtos, procuramos fornecedores qualificados que nos fornecessem materiais de qualidade para o desenvolvimento de nossos produtos e com os quais pudssemos contar quanto a data estipulada para a entrega dos mesmos, pois como tambm trabalhamos com produtos encomendados, precisamos estipular uma data de entrega para nossos clientes. Atualmente trabalhamos apenas com os fornecedores Emprio dos Metais e Fivelas Pelegrini (ver anexo 8.3), porm, com esse estudo, nosso objetivo de ampliar nossos fornecedores a fim de melhorar o custo do produto e aumentar nossa margem de lucro sem repass-lo ao consumidor final.

14

2.5 Propaganda

Criamos um panfleto (ver anexo 8.5) com as principais informaes da nossa empresa, para distribuir nos pet shops da regio, levando conosco amostras dos nossos produtos para conhecimento e aprovao dos futuros clientes. Usaremos tambm estes panfletos para divugao em algumas revistas voltadas para o mundo animal.

15

2.6 Estratgia de preos

Procurar sempre por fornecedores que nos ofeream materiais de qualidade com custos flexveis a fim de tornar acessvel o preo de nossos produtos e realizar constantemente pesquisas de mercado para garantir sempre o melhor preo, tornando nossos produtos competitivos no mercado.

16

2.7 Estratgia de promoo

Aps executarmos algumas pesquisas, chegamos concluso que para que a empresa cresa, mantenha a fidelizao e conquiste novos clientes, teremos que propor a estes clientes preos mais atrativos que o dos nossos concorrentes e que para isso ser necessrio fazer algumas promoes. Como trabalhamos com uma margem de lucro relativamente alta, nossa ideia de propor a estes clientes descontos que variam de acordo com a quantidade de produtos comprados. Quanto maior for a compra, maior ser o desconto. Atravs destas pesquisas, tambm chegamos concluso de que existem muitos pet shops de pequeno porte, onde o foco no est na venda de produtos e sim na prestao de servios, como banho e tosa. A ideia propor a estes clientes, que na maioria das vezes no possuem capital de giro para manter produtos em estoque, a venda por consignao, que consiste em deixar uma quantidade x com o cliente e voltar dentro do perodo determinado em acordo com o mesmo e ele s nos pagar pelos produtos vendidos e os que ainda no estiverem sido vendidos, podemos, se for de sua vontade, trocar por outros produtos. Desta forma ele ter sempre produtos diferentes sem ter que comprar por eles. E com a troca constante destes produtos, a possibilidade dos mesmos serem comprados maior, pois nosso cliente final ir conhecer a variedade da nossa linha de produtos.

17

2.8 Estrutura de comercializao

A empresa est localizada no bairro Jardim Bela Vista, porm como no vendemos nossos produtos na sede onde os fabricamos, nossa estratgia de venda consiste em visitar os pet shops situados em Guarulhos e na regio norte de So Paulo a fim de apresentar nossos produtos que ainda no so conhecidos no mercado e de efetuar as vendas.

18

2.9 Localizao

do negcio

Nossa empresa est localizada na rua Santo Andr, 151, no Jd. Bela Vista em Guarulhos. Como no vendemos nossos produtos na sede onde os fabricamos, o foco no est na localizao do mesmo, pois a venda e a apresentao dos produtos so feitaS em visita aos petshops (ver anexo 8.6).

19

2.10 Layout

Como ainda no temos uma grande linha de produo, temos um espao pequeno para a fabricao de nossos produtos. Os mesmos so produzidos artesanalmente numa casa de 60m, onde existe um pequeno ateli para a fabricao e estocagem dos mesmos (ver anexo 8.12).

20

2.11 Anlise SWOT

1.11.1Foras

Atendimento diferenciado: Nosso atendimento diferenciado, pois nos colocamos a disposio dos nossos clientes, levando at eles amostras de nossos produtos,apresentando a variedade e a qualidade da nossa linha sem que nossos clientes precisem sair do conforto de suas lojas. Qualidade: Realizamos a montagem das coleiras com materiais de qualidade, buscando sempre os melhores fornecedores. Visamos a qualidade desde a compra de cada produto para a fabricao, passando por todos os processos de montagem at chegar s mos do consumidor, garantindo o conforto e a segurana do animal e a confiana ao dono de que ele estar usando em seu bichinho de estimao um produto totalmente seguro. Preo: Buscamos sempre por fornecedores que nos ofeream materiais de qualidade com preos acessveis e com formas de pagamento que nos possibilitam passar nossos produtos para o cliente com preos compatveis ao dos concorrentes, podendo assim oferecer produtos de qualidade e preo baixo.

21

1.11.2Oportunidades

Mercado em crescimento: O mercado de pet shop vem crescendo cada vez mais. o que comprova uma pesquisa feita em So Paulo que mostrou que animais de estimao esto ocupando o espao nas famlias que seriam de crianas. A pesquisa tambm mostrou que a grande maioria, cerca de 39,78% compram de 4 6 acessrios para seus animais por ano; 32,40% compram de 7 10; e 23,10% compram mais de 10. Todos esses dados relatados afirmam o quanto o mercado pet esta crescendo no Brasil, gerando grandes oportunidades de crescimento de novas empresas que o nosso caso.

22

1.11.3Fraquezas

Marca nova no mercado: Temos dificuldade de conquistar novos clientes pelo fato de nossa empresa ser nova e por ainda no sermos conhecidos no mercado entre os consumidores. Nossa meta de conquistar a confiana de cada consumidor at que esses se tornem clientes fidelizados, pois desta forma teremos o reconhecimento de nossos produtos. Falta de experincia dos scios em administrao de empresas: A empresa est comeando e nenhum dos scios tem experincia profissional no ramo de administrar, ainda mais uma empresa que est em fase de desenvolvimento e se estabilizando financeiramente. Sabemos que corremos riscos com tudo isso, mas necessrio arriscar para se conquistar.

23

1.11.4Ameaas

Concorrentes conhecidos: Umas de nossas ameaas so nossos concorrentes que j esto a algum tempo atuando no mercado e que j conseguiram conquistar seu espao nas prateleiras dos melhores pets da regio e estes fornecedores tm clientes fiis a suas marcas e aos seus produtos. Concorrentes com tecnologia avanada: Como somos uma empresa de pequeno porte e que estamos comeando agora, no temos tecnologia suficiente para alcanar nossos concorrentes. Nossos produtos so produzidos manualmente sem o auxilio de mquinas. Com isso nossa produo pequena se comparada a algumas empresas que j esto a algum tempo no mercado e que possuem mquinas operatrizes para produzir em grande escala. Queda de vendas: Nossos produtos no tm venda equilibrada e as vendas variam a cada ms. Tudo depende do quanto produzimos diariamente e do quanto vendemos e este desequilbrio de vendas afeta o lucro mensal da empresa. Para compensar a queda de vendas de um ms, ns precisamos vender mais e aumentar a produo do ms seguinte, para que assim alcancemos consigamos manter o ponto de equilbrio de nossas vendas.

24

Plano Financeiro

O plano financeiro foi desenvolvido conforme as entradas e sadas da empresa no perodo de junho de 2010 a maio de 2011. Fizemos o levantamento de todas as notas fiscais de vendas que foram emitidas durante este perodo e tambm as notas fiscais e faturas pagas para que pudssemos obter as informaes desejadas (ver anexo 8.7). Aps o preenchimento da tabela de fluxo de caixa, elaboramos a tabela de demonstrativo de resultados (ver anexo 8.8), para saber se nossa empresa est tendo lucro ou prejuzo e por ltimo, a tabela de ponto de equilbrio (ver anexo 8.9) para medirmos o ponto de equilbrio entre os nossos gastos e os nossos rendimentos.

25

Plano operacional

4.1 Principal processo operacional

Para garantir a qualidade dos nossos produtos, ns desenvolvemos um procedimento para montagem das coleiras a fim de aperfeioar cada etapa da montagem (ver anexo 8.10).

26

4.2 Fluxograma

Para manter a qualidade do nosso servio e para padronizar nossas atividades, criamos um fluxograma (ver anexo 8.11) especificando cada etapa do processo de montagem de coleiras, desde a compra dos materiais at a entrega dos mesmos.

27

Desenvolvimento

5.1 Desenvolvimento 1 banca

Para desenvolver o contedo do projeto a ser apresentado na 1 banca, foi necessrio antes de qualquer outra deciso, escolher com qual segmento iriamos trabalhar. Atravs das ferramentas que nos foram e que seriam apresentadas durante todo o mdulo bsico a nossa ideia foi, ao invs de criarmos uma empresa, decidimos procurar e propor melhorias para uma empresa que j existe no mercado, pois achamos que o desafio e o aprendizado seria ainda maior, pois os problemas iriam existir de verdade, no seriam frutos da nossa imaginao.

28

5.2 Desenvolvimento 2 banca

O desafio encontrado para o desenvolvimento da 2 banca foi ainda maior, pois tivemos que desenvolver processos, fluxo de caixa, fluxograma entre outros tpicos que constam neste TCM e dos quais a empresa em questo no possua e alguns deles at mesmo os scios no tinham conhecimento. Desta forma, alm de desenvolver cada um dos itens que nos foi solicitado pelo corpo docente, tambm levamos aos donos da empresa o conhecimento que adquirimos ao elaborarmos este trabalho de concluso de modulo.

29

Concluso

6.1 Concluso 1 Integrante

No inicio deste mdulo eu estava relutante quando ao projeto integrador, achava que tomava muito do nosso tempo para a elaborao do mesmo e que o retorno que tnhamos com relao ao aprendizado no era satisfatrio, porm ao elaborar este projeto pude concluir que eu utilizei cada uma das ferramentas que me foi apresentada durante as aulas de todas as disciplinas e que tambm adquiri experincia com o mesmo, pois se fizesse apenas a parte terica, estudando e decorando cada um dos tpicos no teria entendido com tanta clareza o que significava cada um deles. Como aprendizado pessoal, aprendi a trabalhar em equipe e a lidar e a respeitar a individualidade e a dificuldade de cada um. Este aprendizado tambm me servir durante minha vida profissional. Bruna F. V. Ribeiro

30

6.2 Concluso 2 Integrante

Ao longo do desenvolvimento do Projeto Integrador percebi o quanto ele importante para o desenvolvimento profissional do aluno, pois se trata de um estudo feito pelos alunos atravs de pesquisas sobre uma empresa j existente. Aprendemos na prtica a administrar uma empresa, encontrando os seus problemas e trazendo solues para os mesmos, a fazer com que a empresa cresa e se desenvolva conquistando seu espao no mercado. Agrega para a vida profissional de cada aluno a alta confiana, conseguir enxergar solues em meio aos problemas, responsabilidade e trabalho em equipe que so caractersticas de um empreendedor. Sei que cada integrante pode extrair resultados positivos para vida profissional ou at mesmo pessoal. Quanto ao Projeto demos o nosso melhor para que assim pudssemos garantir melhores resultados. Fernanda C. Ferreira

31

6.3 Concluso 3 Integrante


Durante o desenvolvimento de nosso trabalho nos deparamos com inmeros desafios e graas a eles conseguimos nos fortalecer em busca das solues. Foi em busca destas solues que chegamos at aqui atingindo as metas e superando as dificuldades. Os desafios em nossas vidas o maior incentivo para busca de conhecimentos. Elvis P. P. de Aquino

32

Referncias Bibliogrficas

Amfpet. http://www.amfpet.com.br Vrios. Acessado em 15 de setembro de 2011, entre 21h e 22h11.

Novo Negcio. http://www.novonegocio.com.br Vrios. Acessado em 15 de setembro de 2011, entre 22h15 e 23h30.

Sebrae. http://www.sebrae.com.br Vrios. Acessado em 17 de setembro de 2011, entre 10h30 e 11h35.

SINDAN. http://www.sindan.com.brVrios. Acessado em 20 de setembro de 2011, entre 19h30 e 20h45.

R7 Entretenimento. http://entretenimento.r7.com/Vrios. Acessado em 20 de setembro, entre 20h50 e 21h15.

33

Anexos

8.1 Organograma

34

8.2 Logotipo

35

8.3 Fornecedores

36

8.4 Cliente

37

8.5 Propaganda

38

8.6 Localizao do negcio

39

8.7 Fluxo de caixa

40

8.8 Demonstrativo de Resultados (DRE)

41

8.9 Ponto de equilbrio

42

8.10 Processo operacional

43

8.11 Fluxograma

Inicio

Comprar materiais

Embalar as coleiras prontas

No Comprou materiais? J embalou?

No

Sim

Sim Separar os pedidos de cada cliente

Preparar o local da montagem

Sim Separar as ferramentas que sero utilizadas J separou?

No

No Separou as ferramentas? Sim Fazer a entrega dos pedidos

Separar os materiais

Fim

No J separou?

Comear a montagem

44

8.12 Layout

Anda mungkin juga menyukai