Anda di halaman 1dari 4

COMPETNCIA. Conceito a medida ou quantidade de jurisdio atribuda aos seus rgos de exerccio.

o. uma diviso do poder estatal entre os seus agentes polticos. Finalidade da competncia de melhor administrar a justia. A competncia determinada no momento em que a ao distribuda . So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou hierarquia artigo 87 CPC. Competncia Internacional termo internacional impreciso saber qual pais competente conflito de jurisdio e no de competncia. Artigo 88 CPC competncia da autoridade brasileira competncia concorrente: Iru for domiciliado no Brasil IIem nosso pas a obrigao tiver de ser cumprida IIIlide decorrer de fato ou ato praticado no Brasil Artigo 89 CPC competncia exclusiva Nega qualquer deciso proveniente de pais estrangeiro. I aes relativas a imveis situados no Brasil II inventrio e partilha de bens situados no Brasil ainda que o autor da herana seja estrangeiro e tenha residido fora do territrio nacional. Artigo 90 CPC veda o reconhecimento de litispendncia ou conexo entre demandas ajuizadas no Brasil e perante Tribunal estrangeiro Reunio dos processos perante a autoridade estrangeira ou extino do processo brasileiro violao soberania nacional. Nas hipteses de competncia internacional concorrente a sentena pode ser homologada pelo Superior Tribunal de Justia Artigo 105, I, i Constituio Federal Exequatur A partir desse momento a sentena deixa de ser estrangeira e passa existir como ttulo executivo brasileiro. Competncia interna Justia Federal fixao artigo 109 da Constituio Federal. Compete aos Juzes Federais Justia Estadual competncia residual competncia que no seja da justia especializada justia federal, militar, trabalho, eleitoral, Critrios de Competncia: 1) Territorial ou de Foro (ratione Loci) Foro= delimitao territorial onde o juiz exercer a sua atividade comarca e seo judiciria. Foro comum domiclio do ru artigo 94 CPC Foros especiais artigos 95 a 101 CPC. natureza do direito versado nos autos qualidade especial da parte situao da coisa local de cumprimento da obrigao do da prtica do ato ilcito.

EXCEES: 1) PARGRAFO NICO DO ARTIGO 112 CPC JUIZ DE OFCIO PODE DECLINAR A COMPETNCIA NULIDADE CLUSULA DE ELEIO. 2) ARTIGO 95 CPC SITUAO DA COISA DIREITO REAL SOBRE IMVEIS COMO: SERVIDO, VIZINHANA, PROPRIEDADE, POSSE, DIVISO, NUNCIAO DE OBRA NOVA FORO REI SITAE 2) Matria (ratione materiae) Evidncia do interesse pblico considerado natureza absoluta - Varas Especializadas (famlia, acidentes do trabalho, cveis, criminais, registros pblicos) At mesmo as justias especializadas Justia do Trabalho, Justia Federal. 3) Pessoa (ratione personae) Determinadas pessoas gozam do privilgio do julgamento por juzes especializados Interesse no pela pessoa, mas pelo que elas representam. 4) Valor da causa foi utilizado para diferenciar a competncia de juzes temporrios dos vitalcios. No mais existem juizes com investidura temporria e limitada. Serve ainda como distribuio interna administrativa normas de organizao judiciria. Competncia dos foros regionais de So Paulo Tribunal de Justia do Estado de So Paulo fixou ser absoluta a competncia dos foros regionais, definindo-a como funcional. COMPETNCIA ABSOLUTA E RELATIVA. ABSOLUTO O CRITRIO DE FIXAO PELA MATRIA, PESSOA E FUNCIONAL ESTABELECIDA EM FAVOR DO INTERESSE PBLICO NO PASSVEL DE MODIFICAO PELA VONTADE DAS PARTES EM FORO DE ELEIO NULIDADE ABSOLUTA RESCISRIA ARTIGO 485, II , CPC JUIZ DEVE RECONHECER DE OFCIO, ANULANDO TODOS OS ATOS DECISRIOS MAS PRESERVAR OS ATOS PROBATRIOS. Artigos 113 e pargrafos do CPC. COMPETNCIA RELATIVA interesse privado facilitao da defesa pode ser derrogada ou renunciada pelas partes mediante a no argio da incompetncia do juzo no momento oportuno contestao via exceo de incompetncia. Juiz no pode reconhecer de ofcio a incompetncia relativa sob pena de impedir a ocorrncia do fenmeno da prorrogao. Artigo 51, XV Cdigo Defesa do Consumidor vulnerabilidade do consumidor Pargrafo nico do artigo 112 do CPC Juiz pode reconhecer de ofcio. PRORROGAO DA COMPETNCIA Juiz em princpio incompetente torna-se competente por ausncia de oposio via exceo (parte), no prazo legal de resposta, ou por falta de declinao (juiz), nos termos do artigo 114 CPC. QUADRO COMPARATIVO COMPETNCIA ABSOLUTA COMPETNCIA RELATIVA Interesse pblico Interesse privado Nulidade absoluta Nulidade relativa (sanvel) Reconhecvel de ofcio Depende de argio da parte Qualquer tempo e grau de Jurisdio No prazo de resposta prorrogao No tem forma prescrita em lei Tem forma prescrita em lei exceo

PERPETUAO DA JURISDIO = PERPETUATIO JURISDICTIONIS ARTIGO 87 CPC. diferente da prorrogao da competncia. Nessa o juiz adquire a competncia no curso do processo por ausncia de exceo declinatria de foro, enquanto que na perpetuao da jurisdio o juiz perde sua competncia original por fora de alterao das regras de fixao de natureza absoluta. Antigamente Execuo de sentena proferida em reclamao trabalhista por juiz estadual passou a ser da Vara da Justia do Trabalho (alterao superveniente de competncia com relao a matria) Conexo artigo 103 CPC fenmeno processual que determina a reunio de duas ou mais aes para julgamento conjunto evitar sentenas conflitantes. Necessrio: Identidade do objeto (pedido) e causa de pedir. NO H CONEXO NOS PROCESSOS CAUTELARES- VISAM APENAS UMA GARANTIA DE EFICCIA DO PROCESSO PRINCIPAL E NO A APLICAO DO DIREITO MATERIAL AO CASO CONCRETO. AES CONEXAS DEVEM SER DISTRIBUDAS POR DEPENDNCIA ARTIGO 253, I CPC Questes prejudiciais externas pode motivar a suspenso do processo artigo 265, IV CPC Ex. ao penal x ao civil de reparao de danos. Continncia Duas ou mais aes tem as mesmas partes (requisito ausente na conexo) e a mesma causa de pedir, mas o pedido de uma delas e mais abrangente. Preveno Fenmeno pelo qual tambm se fixa a competncia Regras: a) mesma competncia territorial - comarca ou seo judiciria regra do artigo 106 CPC juiz que despacho o processo primeiro Como despacho devemos entender o que determinou a citao e no aquele que determinou, por exemplo, a emenda da inicial. b) competncia territorial diversa regra do artigo 219 citao vlida Conflito de Competncia dois ou mais juzes se julgam competente (conflito positivo) ou incompetentes (conflito negativo) ou quando existe controvrsias acerca da reunio de processos artigo 115 CPC. Suspende a prtica de atos exceo os urgentes CPC 120. CONFLITO DE COMPETNCIA CPC, art. 115 I conflito positivo II conflito negativo III - controvrsia acerca da reunio ou separao de processos CPC art. 116: pode ser suscitado pelo prprio rgo jurisdicional, MP ou qualquer das partes (salvo a que tenha deduzido exceo de incompetncia art. 117). Competente para dirimir o incidente o rgo jurisdicional imediatamente superior queles em conflito.

Procedimento Dirigido ao tribunal, por meio de ofcio (juiz) ou petio (partes ou MP), devidamente instrudos, distribudo a um relator. Ouve-se o juiz suscitado pelo outro, ou ambos os juzes suscitados, se a iniciativa foi das partes ou do MP. O rgo do MP oficiante no Tribunal ouvido em 5 dias. O prprio relator (no caso de o conflito adequar-se jurisprudncia dominante na corte) ou o colegiado decidiro, ento, sobre 1) qual o juiz competente e 2) a validade do atos praticados pelo juiz incompetente. Se o conflito for negativo, o processo fica suspenso; se for positivo, poder ser suspenso. Em qualquer caso pode o relator designar um dos juzes para decidir questes as urgentes. PRECLUSO PERDA PELA PARTE DA FACULDADE PROCESSUAL DE PRATICAR UM ATO. Espcies: a) temporal virtude da no observncia de um prazo estabelecido pelo juiz. b) lgica pratica de um ato posterior incompatvel com um ato anterior. c) consumativa pratica de um ato de maneira diversa se j praticado anteriormente por uma das formas facultadas em lei.

Anda mungkin juga menyukai