Anda di halaman 1dari 2

COLGIO ESTADUAL CIDLIA REBELLO GOMES ENS. FUND. E MDIO PARANAGU, ___ de ____________________ de 2013.

. Nome:_______________________________________ n:______ Srie:_________ Avaliao Parcial de Geografia 1 Bimestre(Valor 3,0 pontos)


01.(PUC.PR/03) "Apertado entre o Tibete e
a ndia, o Nepal se estende sobre uma rea de 141 mil km , um pouco menor que nosso estado do Paran. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia, a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra." "Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, at encontrar a plancie do Terai , a apenas 70m sobre o nvel do mar, um gigantesco contraste com os 8848 m do Everest na outra extremidade do pas, a pouco mais de 180 km ."

Assinale a alternativa que contm a afirmativa correta ou as afirmativas corretas: a) Apenas I correta. b) Apenas II correta. c) Apenas I e II so corretas. d) Apenas II e III so corretas. e) As trs so corretas. 04. (UFC/02) A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco nico denominado Pangia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opo que aponta corretamente esses continentes. a) Oceania e Amrica do Norte b) Europa e Oceania c) Amrica do Sul e frica d) frica e Amrica do Norte e) Antrtica e Europa 05. (UFPI/00) Assinale a alternativa que contm os principais agentes internos de formao do relevo. a) tectonismo, vulcanismo e abalos ssmicos; b) eroso, abraso e corroso; c) pedognese, terremoto e eroso; d) vulcanismo, eroso e sedimentao; e) abalos ssmicos, deslizamento e pedognese. 06. (UEL/95) O Himalaia, os Andes e as Rochosas so exemplos de cadeias montanhosas a) originadas de dobramentos de idade cenozica. b) resultantes de blocos falhados de idade proterozica. c) originadas de dobramentos de idade paleozica. d) resultantes de falhamentos do cristalino de idade mesozica. e) originadas de fraturamentos e diaclasamentos de idade cenozica. 07. Podemos considerar agentes internos e externos do globo terrestre respectivamente: a) Tectonismo e intemperismo. b) Vento e vulcanismo. c) guas correntes e intemperismo. d) Vento e guas correntes. e) n. d. a.

(NICLEVICZ, Waldemar. "Tudo pelo Everest" 1993.) O texto se refere mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma poca e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a ... a) falhamentos. b) dobramentos. c) longos processos de Eroso d) vulcanismo. e) formao de fossas tectnicas. 02. (UFC/03) As reservas petrolferas esto relacionadas a um tipo de formao geolgica. Indique, corretamente, esse tipo de formao. a) Escudos cristalinos. b) Bacias sedimentares. c) Dobramentos cenozicos. d) Placas tectnicas. e) Aluvies quaternrios. 03. (PUC.PR/03) Em 2002, mais uma vez os sicilianos assistiram atemorizados a um espetculo da natureza: as erupes do vulco mais ativo da Itlia, o Etna. Leia atentamente as afirmativas relacionadas a esse tema: I - O vulco Etna situa-se na extensa rea de atividade vulcnica e ssmica denominada de "Crculo de Fogo do Pacfico". II - A atividade vulcnica do Etna est diretamente relacionada dinmica das placas da litosfera terrestre. III - Alm da atividade vulcnica, a regio do sul da Itlia, bem como as de outras pores do Mediterrneo, sofre, com certa freqncia, abalos ssmicos de grande intensidade.

COLGIO ESTADUAL CIDLIA REBELLO GOMES ENS. FUND. E MDIO PARANAGU, ___ de ____________________ de 2013. Nome:_______________________________________ n:______ Srie:_________ Avaliao Parcial de Geografia 1 Bimestre(Valor 3,0 pontos)
08. A figura a seguir representa as placas tectnicas e mostra a distribuio de vulces ativos na Terra. Analise-a e responda s questes que se seguem:

a) Qual a relao que existe entre a ocorrncia de vulces e as placas tectnicas? b) O territrio brasileiro est situado em qual placa tectnica? c) Por que o Brasil no afetado por vulces e terremotos de grande magnitude?

09. Para apoiar a regra de que a temperatura diminui com o aumento da latitude,
deveramos tomar como exemplo os dados referentes s cidades de: a) Manaus, Cuiab e Porto Alegre. b) Recife, Cuiab e Rio de Janeiro. c) Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. d) Manaus, Recife e Cuiab. e) Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre. 10. O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de pases banhados pelo oceano ndico j estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terrar na ilha de Java(Indonsia) fez novas vtimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenmenos, tsunamis e terremotos, a) esto relacionados s estruturas geolgicas cristalinas, predominantes na regio. b) representam ocorrncia comum nas regies situadas no centro de uma placa tectnica. c) resultam dos desequilbrios geotrmicos que ocorrem no ncleo, parte central da Terra. d) demostram que os epicentros, locais de formao dos tremores, esto concentrados no hemisfrio Sul. e) tm origens semelhantes, pois ocorrem devido movimentao das placas tectnicas.

11. Descreva o processo de resfriamento da Terra e sua relao com a estrutura geolgica do nosso planeta.

Anda mungkin juga menyukai