Anda di halaman 1dari 24

CORPOS ESTRANHOS

Dr.Alexandro de Sousa Barbosa. Dr.Aristteles Brito. Enfermeiro Autores

CORPOS ESTRANHOS
Crianas pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos so, na maioria das vezes, peas de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos.

Desobstruo de vias areas


Objetivo geral: Reconhecer a obstruo e adotar medidas que garantam a permeabilidade da via respiratria utilizando, quando necessrio, manobras de desobstruo de vias areas.

A obstruo de vias areas superiores


Causas mais freqentes:
Relaxamento da lngua a causa mais freqente de empecilho passagem do ar, nas vtimas inconscientes. Nas vtimas conscientes a maior incidncia de obstruo da via area produzida por alimentos.
Obstruo da via respiratria repercutir em inconscincia e parada cardiorrespiratria. O reconhecimento precoce da obstruo e a adoo de medidas imediatas, aumentam a chance de sobrevida.

Desobstruo de vias areas


Reconhecimento da obstruo. Vtima consciente:
Sinal indicativo de engasgo: O vitimado leva as mos ao pescoo; Ausncia de som, no consegue falar ou tossir; Cianose.

Desobstruo de vias areas

Condutas Adulto com obstruo parcial.

1. Incentivar a tosse. 2. Caso o corpo estranho no tenha sido eliminado pela tosse: 3. Usar manobra avanada

Desobstruo de vias areas


Condutas de primeiros - socorros Adulto consciente com obstruo total.
Realizar compresses abdominais Manobra de Heimlich. As manobras devem prosseguir at a desobstruo das vias areas. Se no houver xito na desobstruo, transportar a vtima ao hospital rapidamente, sem interromper a Manobra de Heimlich.

Desobstruo de vias areas


Reconhecimento da obstruo. Vtima se torna inconsciente:
Se a obstruo persistir Haver hipxia e num curto espao de tempo, perda de conscincia; Sem assistncia imediata ocorrer parada respiratria seguida da cardiorrespiratria e, persistindo a ocluso, morte.

Desobstruo de vias areas


Reconhecimento da obstruo. Vtima inconsciente:

Seguir protocolo:

Abrir vias areas (extenso cabea, elevao do queixo elevao da mandbula);

da ou

1. 2.
3.

Se continuar sem respirar:

Ventilar; Se a obstruo persistir, realinhar e ventilar novamente; Persistindo a obstruo, realizar manobra de desobstruo das vias areas.

Desobstruo de vias areas


Condutas de primeiros - socorros Adulto que se tornou inconsciente.
Com a vtima em decbito dorsal realizar a manobra de Heimlich. Aps 5 compresses:
Inspecionar cavidade oral.

Se desobstruir e a vtima voltar a respirar


Se desobstruir e a vtima no voltar a respirar: Proceder a manobras de ventilao e RCP se necessrio.

Desobstruo de vias areas


Criana com obstruo total.

Condutas de primeiros - socorros

Crianas menores de 1 ano de idade realizar Manobra Golpes no Dorso e Compresso Torcica Externa.
1.

2. 3.
4.

Segurar o lactente com a face voltada para baixo, repousando o tronco sobre o antebrao. Segurar firmemente a cabea da criana pela mandbula. Manter a cabea do lactente mais baixa que o tronco. Efetuar cinco golpes no dorso entre as escpulas

Desobstruo de vias areas


Golpes no dorso e compresses torcicas.
5. Girar o lactente posicionando a face para cima. 6. Efetuar cinco compresses torcicas, um dedo abaixo da linha mamilar 7. As manobras podero ser realizadas posicionando o lactente com o dorso ou tronco no colo. 8. Inspecionar cavidade oral. 9. Checar respirao. 10. Efetuar dois sopros. 11. Reiniciar procedimentos.

CORPO ESTRANHO NA PELE


CONDUTA
Proceder o curativo com o objeto no local da leso Usar tcnica adequada de curativo com soluo fisiolgica,gazes, ataduras e esparadrapos

NO FAZER:
No retirar o objeto empalado

CORPO ESTRANHO NA PELE

CORPO ESTRANHO NA PELE

CORPO ESTRANHO NA PELE

CORPO ESTRANHO NA PELE

CORPO ESTRANHO NA PELE

CORPO ESTRANHO NO OLHO


Piscar os olhos para permitir que as lgrimas lavem e removam pequenas partculas. No tente retir-los e nem esfregue os olhos com os dedos. Se no der certo, faa outros procedimentos. Plpebra sobre plpebra. Irrigar o olho com soro fisiolgico, gua limpa com conta gotas, ou embaixo de uma torneira abrir pouco deixando a gua escorrer sobre o olho atingido. Quando o corpo estranho estiver no "branco" do olho e for terra ou areia, poder-se-a tentar retirar delicadamente com um cotonete.

CORPO ESTRANHO NO OLHO


NO FAA:

SE O CORPO ESTRANHO ESTIVER FIXO AO GLOBO OCULAR NO TENTE RETIR-LO, COLOQUE UMA COMPRESSA OU PANO LIMPO OCLUNDO OS DOIS OLHOS PARA EVITAR MOVIMENTOS CONJUGADO E LEVE A VTIMA AO HOSPITAL IMEDIATAMENTE.

ENVOLVE COM GAZES OS DOIS OLHOS E ENVOLVER COM ATADURAS

CORPO ESTRANHO NO OUVIDO


No tente retirar objetos profundamente introduzidos, nem coloque nenhum instrumento no canal auditivo. No bata na cabea para que o objeto saia, a no ser que se trate de um inseto vivo. Pingue algumas gotas de leo mineral morno (vire a cabea para que o leo e o objeto possam escorrer para fora), e procure ajuda mdica especializada imediatamente.

CORPO ESTRANHO NO NARIZ

Instrua a vtima para respirar somente pela boca, orientando-a para assoar o nariz. No introduza nenhum instrumento nas narinas para retirar o objeto. Se ele no sair, procure auxlio mdico.

Dvidas?

Anda mungkin juga menyukai