Anda di halaman 1dari 12

MINI-CURSO BSICO DE VIOLO

Mini-Curso Bsico de Violo

Guia de introduo ao estudo da msica para violo Parte I

Introduo:
Essa seo tem como alvo principal, pessoas que esto comeando a tocar, tocam a pouco tempo ou esto interessadas em saber algo mais. Lembramos que este curso serve apenas para dar uma introduo na arte de tocar violo. de extrema importncia, que voc saiba que violo um instrumento bastante complicado e desistimulante para quem est aprendendo a tocar, os dedos doem, as notas parecem horrveis, voc no sabe o que fazer com a mo direita e nem tem coordenao para fazer alguma coisa com a esquerda! Mas no se preocupe, isso tudo normal no incio, temos que ter pacincia, aprender violo demora no mnimo 7 mses e voc s vai achar que sabe alguma coisa, mais ou menos 1 ano depois! Para isso necessrio muito treino e disposio. Aos poucos vou incluindo mais coisas que por ventura encontrar aqui em meu material didtico.

Captulo 1: Conhecendo o instrumento


Neste captulo vamos conhecer de um modo geral, o violo. O violo se encaixa na categoria "Instrumento de cordas", possui 6 cordas, cada uma possui um dimetro diferente e capaz de produzir notas musicais a partir de suas vibraes. O violo pode possuir dois tipos de encordamento, Nailon ou Ao, extremamente recomendado que o iniciante possua encordamento de nailon. Comeamos a contar as cordas, da mais fina para a mais grossa, ou seja chamamos a mais fina de 1 corda. As seis cordas, soltas, (quando tocadas sem as pressionar com nenhum dedo da mo esquerda) produzem as seguintes notas. 1 corda: Mi

2 corda: Si 3 corda: Sol 4 corda: R 5 corda: L 6 corda: Mi (Duas oitavas acima) O brao do violo est dividido em casas (pequenos retngulos delimitados por uma fina pea de metal). Ao pressionarmos uma das cordas com um dedo da mo esquerda, estaremos alterando sua tenso e consequentemente o som emitido por sua vibrao, resumindo, estaremos tocando uma outra nota musical. As casas so contadas, no sentido da cabea do violo para a caixa do violo.

Captulo 2: Afinao do Instrumento


Uma das coisas mais irritantes para um iniciante, afinar o violo, primeiro porque ele ainda no desenvolveu habilidade auditiva, ele sabe que est desafinado, mas no sabe quando est afinado, e segundo, porque realmente uma coisa difcil. A tenso nas cordas regulada apartir das tarraxas (pinos que ficam na cabea do violo, na extremidade do brao). Se o som produzido pela corda for mais baixo do que o desejado, preciso girar a tarraxa correspondente para esquerda, isso ir aumentar a tenso na corda e far com que o som fique mais agudo. Para afinar um violo, preciso um som de referncia, no caso pode ser a nota L, gerada atravs de um instrumento acstico chamado de diapaso, que pode ser de dois tipos: de percusso e de sopro, o primeiro feito de metal e possui duas pontas, j o segundo parecido com uma gaita. Este instrumento produz um som estabelecido internacionalmente pelo Congresso de Londres, em 1939. Numa temperatura de 20 C, o diapaso possui uma frequncia de vibrao de 440Hz, o que corresponde a nota L, que deve ser o som da 5 corda solta. Depois de tomar uma verdadeira surra para igualar o som do diapaso com o da 5 corda, podemos comear a afinar as outras. Procederemos da seguinte forma. O som da 5 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 4 corda solta (corda de baixo) O som da 4 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 3 corda solta (corda de baixo) O som da 3 corda pressionada na 4 casa corresponde ao som da 2 corda solta (corda de baixo) O som da 2 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som

da 1 corda solta (corda de baixo) O som da 5 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 4 corda solta (corda de baixo) O som da 6 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 5 corda solta (corda de cima)

Captulo 3: Escala de Notas (Tons)


Depois de introduzirmos os conceitos fundamentais para iniciarmos o nosso estudo, iremos verificar o que acontece quando modificamos a tenso de uma corda, e entender porque podemos afinar o violo da forma proposta acima! J dissemos acima que as casas so contadas no sentido da extremidade do brao at a caixa, ou seja a casa mais prxima da cabea do violo (onde esto as tarraxas) a primeira casa. A diferena de som, de uma corda solta para a mesma corda, pressionada na 1 casa de 1/2 tom acima. Isso significa que o som est 1/2 tom mais agudo. Uma nota com meio tom a mais, representada pelo smbolo #. Por exemplo: a 5 corda solta produz um L, j a mesma corda pressionada na primeira casa, produz um L#. Quando aumentamos o tom, criamos uma escala ascendente (#) e quando diminuimos, criamos uma escala descendente (bmol), por exemplo, Si 1/2 tom abaixo um Sibmol, que na verdade igual ao La#, falamos Sibmol porque a nota original era o Si. Se tivermos um L# e aumentarmos 1/2 tom (pressionando a 5 corda na segunda casa) obteremos um Si. Todos sabemos a ordem das notas musicais: D - R - Mi -F - Sol - L - Si - D Do D para o R, aumentamos 1 tom inteiro, do R para o Mi e do Sol para o L tambm. J do Mi para o F aumentamos 1/2 tom e do Si para o D tambm! Por que o Mi e o F so diferentes? Na verdade o que acontece com essas notas o seguinte, tomaremos o Mi como exemplo, porem, acontece a mesma coisa para o Si. A frequencia de vibrao da nota, que supostamente seria, Mi# praticamente identica a frequencia do F. Para no termos duas notas com o mesmo som, (o Mi# e o F), decidiu-se que o Mi# seria automticamente o F, sendo ento abolido, portanto, no "existe" Mi# nem Si#!

Mi# no existe, seu valor F Si# no existe, seu valor D Pratique isso como exerccio sempre que puder! Aumentando cada nota de 1/2 em 1/2 tom, Temos uma escala conhecido por "Cromtica" Veja as escalas cromticas de cada nota natural (entende-se por nota natural, Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si)

Solta

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 casa casa casa casa casa casa casa casa casa casa casa casa +1 1/2 +2 +2 1/2 F + 3 +3 1/2 +4 +4 1/2 +5 +5 1/2 +6 D

Nota +1/2 + 1 D R Mi F Sol L Si D# R R# Mi F

R# Mi F

F# Sol Sol# L L# Si D

Sol# La L# Si D

La# Si D

F# Sol Sol# L

D# R R# Mi F

F# Sol

D# R

F# Sol Sol# L L# D Si

Sol# L L# Si D

L# Si D

D# R R# Mi F

R# Mi F

D# R R# Mi F

F# Sol Sol# L L# Si

D# R R# Mi

F# Sol Sol# L

D# R

F# Sol

Apartir desta tabela podemos entender por que afinamos o violo pela mtodo proposto acima, tomaremos um exemplo, para que isso fique claro: (Consulte o captulo 2 se tiver dvidas).

Captulo 4: Formao dos Acordes (Maiores


Acorde um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo, formando uma composio perfeita. Os acordes so usados para tocarmos a msica prpriamente dita, e apartir de agora comearemos o nosso estudo! Ns estudaremos acordes no padro universal, pelo que chamamos de CIFRAS. Por exemplo o acorde D uma composio perfeita pois formado pelas notas: D, Mi, Sol. A maioria dos acordes so formados basicamente por 3 notas, o que chamamos de Trade. Quer saber como os acordes so formados? Fazendo uma escala Diatnica (Entende-se por Escala Diatnica,

o que seria uma escala variando de 1 em 1 tom, porm isso no acontece pois do Mi para o F temos 1/2 tom e do Si para o D tambm, por isso a escala Diatnica possui a seguinte variao: 1, 1, 1/2, 1, 1, 1, 1/2) I II III Mi IV V VI VII VIII Si D

D R

F Sol L

R Mi Fa# Sol La

Si Do# R

Mi Fa# Sol# La Si Do# Re# Mi F Sol La La# Do Re Sol La Si Do Re Mi Fa

Mi Fa# Sol

La Si Do# Re Mi Fa# Sol# La Si Do# Re# Mi Fa# Sol# La# Si Resumindo: Mi + 1 tom = Fa#, porque Mi + 1/2 tom = Fa. Si + 1 tom = Do#, porque Si + 1/2 tom = Do. A primeira coisa que podemos notar que voc no entendeu nada do que ns fizemos na tabela acima! O que normal, pois voc ainda no sabe umas coisinhas: Os nmeros em romano significam o grau da escala, cada grau corresponde a um tom, menos do II para o III, que temos 1/2 tom e do VII para o VIII que tambm temos 1/2 tom. Um acorde formado pela PRIMEIRA, TERA e a QUINTA notas do quadro acima! Ou seja, L formado por: La, Do e Mi. O Sol formado por: Sol, La# e Re. "Essa a frmula dos acordes maiores" Outro ponto importante que podemos notar que a I e a VIII so sempre iguais, isso super importante, pois um modo de voc saber se est fazendo a tabela certo ou no! Treine bastante a tabela acima, tente faze-la numa folha de papel sem olhar, depois confira, essa tabela o ponto chave para entendermos o que vem pela frente!

Captulo 5: Formao dos Acordes (Menores)

Neste captulo iremos introduzir um outro tipo de acorde, os acordes menores. Os acordes menores so representados pela letra m em minuscula. Ex: DOm, REm, FAm e etc! Assim como os acordes maiores, os menores tambm so formados por conjuntos de notas, porm a tabela que teremos que fazer ser um pouco diferente. Lembra que no captulo 4 que da III para IV e da VII para a VIII aumentavamos 1/2 tom? (Se no se lembra d uma olhada na tabela do cap. 4). Para os acordes menores, os graus vo mudar, confira a tabela abaixo e veja que agora temos da II para III e da V para VI aumentos de 1/2 tom.

I II III IV V VI VII VIII DOm RE RE# FA# SOL# LA SI DOm REm MI FA SOL LA LA# DO REm MIm FA# SOL LA SI DO RE MIm FAm SOL SOL# LA# DO DO# RE# FAm SOLm LA LA# DO RE RE# FA SOLm LAm SI DO RE MI FA SOL LAm SIm DO# RE MI FA# SOL LA SIm Lembrete: Mi + 1 tom = Fa#, porque Mi + 1/2 tom = Fa. Si + 1 tom = Do#, porque Si + 1/2 tom = Do. Se pegarmos a PRIMEIRA, a TERA e a QUINTA obteremos qualquer acorde menor! Ou seja: REm formado pelas notas: REm, FA e LA SOLm formado pelas notas: Sol, La# e R (O m na tabela s consta a ttulo de demostrao)

Captulo 6: Introduo a notao de CIFRAS.


Cifra apenas uma notao diferente para os acordes, muitos a consideram um mtodo, e na verdade realmente . Existem dois mtodos mais conhecidos para aprender e tocar violo, o mtodo da Pauta Msical, que bem mais preciso, pois contm a oitava que a nota deve ser tocada assim como o seu tempo e todos os detalhes para que a msica seja tocada exatamente como seu criador a compos. No mtodo das cifras, o processo foi simplificado, porm depende muito mais da sua habilidade e criatividade para conseguir fazer com que a msica lembre a original. Por ser mais simples de entender, as cifras

foram se tornando o padro mais conhecido e utilizado pelos msicos amadores, voc j deve ter visto algo parecido com isso: Garom (Reginaldo Rossi) Dm Gm Garom, aqui, nesta mesa de bar A Dm A Voc j cansou de escutar, centenas de casos de amor Dm Gm Garom, no bar, todo mundo igual A Dm D7 Meu caso mais um, banal, mas preste ateno por favor
Cifra Nota correspondente Cifra Nota correspondente

A B C D E F G

L Si D R Mi F Sol

Am Bm Cm Dm Em Fm Gm

L menor Si menor D menor R menor Mi menor F menor Sol menor

Captulo 7: Acordes com 7.


Existem notas que alm de serem formados pela PRIMEIRA, TERA e a QUINTA so formados tambm pela STIMA. Estes acordes so chamados de Acordes com 7. Neste captulo aprenderemos a fazer os acordes com 7 apartir das tabelas dos capitulo 4 e 5. Para acharmos a stima menor de uma nota devemos pegar a primeira (que sempre ela prpria) e diminuir um tom inteiro e para charmos a 7 Maior (Ex. D7M) pegamos a primeira e diminuimos 1/2 tom! Portanto a notao : X7 - Leia X com 7 menor ou apenas, X com stima X7M - Leia X com 7 maior. Por Exemplo: A7 (La com 7), pegamos o prprio L (nota), que a primeira de A (acorde) e diminuimos 1 tom inteiro. ou seja, o A era formado por, La, Do e Mi da pegamos a primeira de A que L e diminuimos 1 tom, ento A7 formado por Sol, Do e Mi. Por que pegar a primeira e diminuir 1 tom para achar a stima menor, qual a lgica?

Muito simples, um acorde com stima formado pela TERA, QUINTA e a STIMA, para encontrarmos a stima, mais fcil voc pegar a OITAVA e diminuir 1 tom inteiro, no mesmo? , exatamente o que ns fizemos, lembra que a 1 a a oitava so iguais! Baixamos direto da primeira porque j sabemos que a primeira de qualquer nota ela mesma! Vamos a outro exemplo: Como achar D7 (R com 7)? Primeiro passo: Quais as notas que formam D? Elas so: R, Fa# e L (Consulte o captulo 4 se tiver dvidas) Sabemos que a primeira de qualquer nota ela mesma, ento a primeira do acorde R a nota R, ento vamos achar a stima diminuindo 1 tom da primeira. R - 1 tom = D Ento, D7 formada por: Do, Fa# e L. (Cuidado quando for diminuir 1 tom de Fa e D, pois D - 1 tom = La# e F - 1 tom = R#)

Podemos lembrar tambm todos os acordes se apresentam conforme as seguintes


denominaes:

a) ACORDES CONSONANTES: Representam a srie de acordes que ao serem tocados transmitem uma sensao repousante e harmoniosa. Geralmente so as "posies" mais fceis de serem tocadas Portanto, nesta fase do curso, vamos usar principalmente estes acordes. b) ACORDES DISSONANTES: Ao contrrio dos anteriores, estes transmitem uma sensao mais tensa, mais chocante (dando a impresso de pouco harmoniosa). Estes acordes so utilizados principalmente na execuo da "Bossa Nova" e do "Jazz". Muitas vezes, quando estes acordes so tocados separadamente, transmitem uma sensao de "erro", porm, no contexto geral da msica tornam-se agradveis.
Podemos lembrar tambm que stes smbolos abaixo so utilizados para nomear acordes: M ou + L-se maior +5 " com quinta aumentada 6 " com sexta maior 7 " com stima (menor) - da dominante 7M " com stima - Maior 9 " com nona - Maior m " menor m6 " menor com sexta dim ou o " stima diminuta m7 " menor com stima -9 " com nona menor

Captulo 8: Acordes Relativos.


Existem alguns acordes que so bem difceis de serem feitos, alguns usam pestana outros exigem uma abertura de dedo muito grande, ou seja, tudo que os iniciantes fogem! Para sorte de vocs, existem acordes que possuem som bem parecido com outro acorde! Como os acordes so formados pela PRIMEIRA, TERA e a QUINTA, acordes que possuam a tera e a quinta iguais ss chamados de relativas (A primeira nunca ser igual, pois a primeira de qualquer nota ela mesma, alm disso, se fosse igual seria a mesma nota). Vejamos as principais notas relativas. Cifras Suas Relativas A F#m B G#m C Am D Bm E C#m F Dm G Em

Captulo 9: Inverses
Fazer a inverso de um acorde significa colocar na base desse acorde, ao invs da nota fundamental, a mediante ou a dominante. Por exemplo: C formado por: D, Mi e Sol. Sua primeira inverso, em Mi, sua segunda Inverso em Sol e sua Terceira Inverso em Si, e o que isso significa? Mi, Sol e Si correspondem, respectivamente TERA, QUINTA e a STIMA de D. As inversas devem ser adicionadas as notas originais, ou, as notas originais devem ter o baixo na nota inversa.

Exemplos: Existem duas notaes: 1 Notao Quando temos algo parecido com X/Y, onde X uma nota qualquer e Y outra nota qualquer. Exemplos: G/A Em/B Fa#/E 2 Notao Quando temos algo parecido com X/N onde X uma nota qualquer e N um nmero qualquer. Exemplos: C/7 D7/9 E7/11

Voc j deve ter visto algo parecido com isso:

Tempos Modernos De: Lulu Santos Introduo: (G/D D) A Em G D A7 A6 Eu vejo a vida melhor no futuro Em G D A7 Eu vejo isto por cima de um muro G Em/B De hipocrisia Em C7+ C/D Que insiste em nos rodear Na introduo, temos logo de cara um Sol com baixo em R, analizando a nota, atravs da tabela do cap. 5, descobrimos que R a Quinta de Sol, ou seja, sua 2 inverso! Depois temos Mi menor com baixo em Si, Si tambm a Quinta de Mi menor, portanto tambm a 2 inverso. J o D com baixo em R, na ltima linha, uma outra nota, no uma inversa, pois a inversa deve ter baixo ou na TERA, na QUINTA ou STIMA. Analizado esta nota, chegamos a concluso que o R, a NONA de D. (ou SEGUNDA, mas a notao mais usual a oitava superior) Por que R a Nona de D? Sabemos que a PRIMEIRA e a OITAVA so iguais, por que? Uma oitava constituida por 8 notas, por exemplo: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si. (1 Oitava).Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si, Do. (2 Oitava) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Captulo 10:Cifrado
Cifrado a nomenclatura universal moderna de hamonizao . Onde os nomes das notas so substitudos por letras . A (l) B (si) C (d) D (r) E (mi) F (f) G (sol) Acidentes: # (sustenido) aumenta anota meio tom b (bemol) diminui a nota meio tom Cdigos: m (acorde menor) + ou M (acorde maior) (acorde diminuto) / (acorde com o baixo alterado)

- (acorde diminudo) Ex. (E/D = Mi maior com o baixo em R)

Captulo 11:Transporte
O transporte utilizado para modificar a tonalidade da msica para mais aguda ou para mais grave. Se a msica estiver cifrada muito baixa na marcao original encaminha-se para a direita at achar o tom ideal . Quando estiver cifrada muito alta encaminha-se para esquerda . Para a direita ----------: mais alto Para esquerda :--------: mais baixo

Captulo 12: Baixo


O baixo tem funo de reforar harmoniosamente as notas graves dos acordes . Todo acorde formado pr trs ou mais notas. 1 Tnica 2 Tera 3 Quinta 4 Dissonncia No baixo contasse as notas da corda MI para a corda sol . No sentido de aumento de tom. . Na maior parte dos acompanhamentos , o baixo utiliza a tnica como a nota preponderante , portanto as outras notas podem ser utilizadas para fazer um desenho meldico , e com isso obter um resultado mais colorido no acompanhamento.... D = 33 R = 35 MI = 40 F = 41 SOL = 43 L = 45 S = 32 Esse um sistema de nmeros que facilita a identificao da nota , ele procede da Seguinte maneira ,contasse as cordas de baixo para cima dando nmeros decimais como nome ... Corda 1 solta = 10 Corda 2 solta = 20 Corda 3 solta = 30 Corda 4 solta = 40 Se a corda 1 estiver pressionada na primeira casa ser 11 se estiver pressionada Na Segunda ser 12 e assim sucessivamente com as outras cordas.....

Captulo 13: Escalas


Vamos aprender a construir uma escala de D a D e com todos os seus acidentes. Para isto precisamos saber que entre Mi e F - Si e D no h sustenido (#) ou bemol (b), e que o # e o b ocupam a mesma casa ou seja um F # est localizado na mesma casa Em que vamos encontrar o Sol b.

Logo temos. D|#|R|#|Mi|F|#|Sol|#|L|#|Si|D ou D|b|R|b|Mi|F|b|Sol|b|L|b|Si|D Mi--|F-|#-b|Sol|#-b|L-|#-b|Si-|D-|#-b|R-|#-b|Mi-| L--|#-b|Si-|D-|#-b|R-|#-b|Mi-|F-|#-b|Sol|#-b|L-| R--|#-b|Mi-|F-|#-b|Sol|#-b|L-|#-b|Si-|D-|#-b|R-| Sol-|#-b|L-|#-b|Si-|D-|#-b|R-|#-b|Mi-|F-|#-b|Sol| Si--|D-|#-b|R-|#-b|Mi-|F-|#-b|Sol|#-b|L-|#-b|Si-| Mi--|F-|#-b|Sol|#-b|L-|#-b|Si-|D-|#-b|R-|#-b|Mi-|

Captulo 14: Transposio de Tons


A transposio de tonalidade o meio de fazer com que uma msica que voc j tenha cifrada em casa, mas no consegue cantar por no conseguir alcanar a tonalidade, possa ser baixada ou aumentada, em sua tonalidade, de acordo com as suas necessidade, servindo tambm para facilitar o trabalho de outros instrumentistas evitando que tenha que tocar em tonalidades difceis de ser executadas. Para isso utilizamos a escala. D|#|R|#|Mi|F|#|Sol|#|L|#|Si|D Faremos dois exemplos para a sua compreenso. EXEMPLO 1 Digamos que, uma msica foi feita originalmente nos acordes D - F - Sol, mas quando voc a executa a sua voz no alcana algumas notas por serem muito agudas, nesta situao que recorreremos ao uso da transposio de tonalidade, e trocaremos os acordes por outros mais graves logicamente. Usando a escala acima vamos diminuir meio tom ou seja vamos localizar os acordes D - F - Sol na escala e voltar um acorde. Resultado o acorde D passar a ser Si, o acorde F passar a ser Mi e o acorde Sol passar ao acorde F #. EXEMPLO 2 Digamos que o caso seja inverso, que a msica que voc pretende executar muito grave e voc quer que a melodia se torne mais aguda. Tomaremos como base os acordes Mi - L - R, e usando a escala alteraremos um tom, ou seja duas notas para frente. Resultado o acorde Mi passar a ser o F # o acorde L passar a ser o acorde Si e o acorde R a Mi.

Anda mungkin juga menyukai