Anda di halaman 1dari 13

www.concursosmilitares.com.

br

MINISTRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

EXAME DE ADMISSO AO EAGS B - 1-2/2012


***

ELETRNICA ***

Gabarito Oficial

www.concursosmilitares.com.br

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 01 A 40 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA


A criana sadia 1 O interesse da sociedade pelas crianas nem sempre esteve presente. At o sculo XVII, a criana era vista como estorvo, desgraa, um fardo insuportvel para a famlia. Os cuidados dispensados ao beb no eram uma tarefa agradvel aos pais. No final do sculo XVII, no entanto, algumas publicaes motivaram novos sentimentos dos pais em relao criana. Dentre elas, o Emilie, de Rousseau (1762), trazia inmeras recomendaes s mes para que cuidassem pessoalmente dos filhos. O ndice de mortalidade infantil era elevado, especialmente entre as crianas que eram afastadas de seus pais e cuidadas por amas de leite. Outras causas de mortalidade eram a precariedade das condies de higiene e a ausncia de especialidade mdica direcionada criana, surgida no sculo XIX. Portanto, a mudana de atitude em relao criana vem acontecendo ao longo de sculos e sofreu grande influncia dos momentos histricos sociais, econmicos, polticos e contou com grande participao de filsofos e telogos. (Ensinando a cuidar da criana. Nbia Maria A. de Figueiredo.

03 Das ideias contidas no primeiro pargrafo, deduz-se que


a) os filhos sempre ocuparam um papel privilegiado na sociedade. b) os bebs eram, na famlia, sinnimos de graa, pois eram o centro das atenes. c) o estigma que havia em relao s crianas foi sendo desfeito com o passar do tempo. d) os sentimentos paternos no passaram por uma transformao, e cuidar de filhos continua sendo uma tarefa desagradvel.

04 Leia:
Os cuidados dispensados ao beb no eram uma tarefa agradvel aos pais. O sentido desse perodo pode assim ser traduzido: a) Para os pais era uma tarefa desagradvel se verem desobrigados de cuidar de seu beb. b) Aos pais no era agradvel a tarefa de ter de conferir cuidados a seu beb. c) Os cuidados dispensveis com o beb geravam tarefas que eram desagradveis. d) O beb cujos cuidados eram prescindveis gerava tarefa e desagrado aos pais.

10

15

20

05 Ao se substiturem os termos em destaque pelos pronomes oblquos correspondentes, admite-se a nclise somente em:
a) Pouco tempo depois, entendemos a gravidade do problema. b) Como julgariam a proposta se nem mesmo a conheciam? c) Todos os membros da banca entregaram as questes no prazo estipulado. d) Quando encontraram os inimigos, os soldados puseram em prtica o seu plano de guerra.

As questes de 01 a 04 referem-se ao texto anterior.

06 Leia: 01 A partir do texto, permitido concluir-se que, no final do


sculo XVII, a) havia uma relao estreita entre mortalidade infantil e distncia da famlia. b) a falta de higiene no afetava a qualidade de vida das crianas. c) os pais dispensavam o acompanhamento de um pediatra. d) se suspeitava da qualidade do leite fornecido pelas amas. As autoridades e os reprteres que se amontoavam no palanque no se entendiam. Na verdade, pouco se importavam com as pessoas ali presentes. Os sujeitos das formas verbais destacadas no texto acima classificam-se, respectivamente, como: a) b) c) d) simples composto oculto oculto composto simples composto oculto indeterminado indeterminado simples composto

02 Assinale a alternativa que no pode ser apontada, segundo o


texto, como causa do alto ndice de mortalidade infantil no passado. a) As crianas eram afastadas de seus pais e cuidadas por amas de leite. b) A criana era vista como um estorvo e as condies de higiene eram precrias. c) Os cuidados dispensados ao beb no eram uma tarefa fcil aos pais e no havia especialidade mdica direcionada criana. d) O excesso de zelo dos pais para com os filhos impedia-os de desenvolver resistncia contra as doenas da poca.

07 Em qual alternativa a orao em destaque classifica-se como subordinada substantiva objetiva direta?
a) S importa uma coisa: que o mosquito da dengue seja exterminado. importante que a sociedade se conscientize de que a gua parada um perigo. b) Toda a populao quer que o mosquito da dengue seja exterminado. fundamental que todos saibam que locais com gua parada so muito perigosos. c) Todos devem ter a conscientizao de que a dengue um perigo para a sociedade. Nosso desejo que sociedade e autoridades faam o que precisa ser feito para exterminarmos o mosquito. d) importante que a dengue seja combatida. No podemos admitir que um mosquito cause tantos prejuzos populao. Devemos nos conscientizar de que todos ns temos que fazer a nossa parte nessa luta.

Pgina 3

www.concursosmilitares.com.br

08 Quanto ao tipo de predicado, coloque (1) Verbal, (2) Nominal, 14 Em qual alternativa o termo destacado exerce a funo de (3) Verbo-Nominal e, em seguida, assinale a sequncia correta.
adjunto adverbial? a) b) c) d) ( ( ( ( a) b) c) d) ) ) ) ) Diante de tanta injustia, o povo fica calado. Nunca os encontrei to desanimados com as tarefas. Os manifestantes permaneceram estticos em frente ao prdio. Perante aquela enorme desgraa, lano meu grito de socorro. 2 1 2 1 A poesia dele parecia um manjar dos deuses. Aquela infeliz criatura precisava de sincero apoio. A felicidade se resume em ouvir o chiado das caatingas. Os personagens dos livros romnticos morriam de amor.

1 3 3 2

3 2 2 3

1 2 1 3

15 Coloque C (certo) ou E (errado) para a funo sinttica dos termos destacados e, a seguir, assinale a alternativa com a sequncia correta.
( ) Por ocasio da formatura, escolheram-me para orador da turma. (objeto indireto) ( ) A dedicao a ela foi o nico mrito em sua vida. (objeto indireto) ( ) Ningum nos viu desfilando neste carnaval. (objeto direto) ( ) Com certeza no me pertencem os sonhos alheios. (objeto indireto) a) b) c) d) CCEE ECEC EECC CECE

09 Leia:
I - Os bandidos fizeram doze refns. II - Chequei todos os trns de pouso. III - Guardava-se soja nos armazns. Com relao acentuao das palavras em negrito, esto corretas a) b) c) d) I, II e III. apenas I e III. apenas II e III. apenas I e II.

10 Em qual alternativa o substantivo coletivo no foi empregado corretamente?


a) b) c) d)
Retire uma cabea de alho daquela rstia. Uma nuvem de gafanhotos destruiu a plantao. O arquiplago formado por dez pequenas ilhas. Um dos lobos que pertencia quela manada perdeu-se do grupo.

16 Assinale a alternativa em que a retirada das vrgulas resulta numa frase de sentido incompatvel com a realidade.
a) b) c) d) A gasolina, que foi usada para acender a fogueira, acabou. A gasolina, que um lquido inflamvel, no nada barata. A gasolina, com a qual abasteci meu carro, no estava boa. A gasolina, que vendida nos postos, passou por controle de qualidade.

11 Observe:
O prefeito recompensou os funcionrios com uma gratificao no final do ano. Em qual das alternativas a voz passiva mantm o mesmo sentido da orao acima? No final do ano, os funcionrios foram recompensados pelo prefeito com uma gratificao. b) Os funcionrios recompensaram o prefeito com uma gratificao no final do ano. c) O prefeito foi recompensado pelos funcionrios com uma gratificao no final do ano. d) No final do ano, recompensou-se o prefeito com uma gratificao. a)

17 Em qual alternativa o par de advrbios em destaque no indica a mesma circunstncia?


a) Como bem e no durmo mal. b) Em verdade, pouco apareo e menos falo. c) Enfim, agora, como outrora, h aqui o mesmo contraste da vida anterior. d) s vezes, cantarolava, sem abrir a boca, algum trecho ainda mais idoso que ele.

12 Assinale a alternativa na qual o grupo em negrito atua como conjuno subordinativa.


a) b) c) d) Eu me referi medida que contemplaria a maioria. O sol ardia mais manso medida que a tarde se esvaa. Os moradores deram crdito medida que cortou a gua. medida que una os dois povos o que todos visam hoje.

18 Marque a alternativa em que o termo em destaque no tem a mesma classificao sinttica do termo destacado em Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de ris.
a) b) c) d) H muito o meu corao est seco No espelho do crrego, bailam borboletas bbadas de sol. O circo era um balo aceso, com msica e pastis na entrada. Minha dor intil Como uma gaiola numa terra onde no h pssaros.

13 Considerando-se a relao de sentido estabelecida entre as 19 Em qual alternativa a regncia dos verbos destacados no
oraes do perodo composto por coordenao, em qual alternativa no se pode utilizar a conjuno pois? a) Invadiram meu quarto, pois as minhas roupas desapareceram. b) No conte seus segredos para essa mulher, pois ela no uma pessoa confivel. c) A festa foi planejada durante seis meses; no haver, pois, surpresas desagradveis. d) A festa foi planejada durante seis meses, pois no haver surpresas desagradveis. segue a norma culta? a) Cuidado com a fumaa! Quem fica perto de fumante obrigado a aspir-la. b) Quando estvamos no estdio, chamei-o em voz alta, mas ele no olhou para trs. c) Considere os clientes e sempre lhes informe de que os preos j no so os mesmos. d) Infelizmente a atitude vil procede do desejo de vingana que assola sua alma.

Pgina 4

www.concursosmilitares.com.br

20 Observe:
IA cesso de terras aos lavradores foi decidida pela Assembleia Legislativa. II- Ela no teve tempo de espiar as culpas antes de falecer. III- Foi multado ao infligir, pela milsima vez, a mesma lei de trnsito. IV- A vontade de ascender socialmente o fazia agir sem escrpulos. De acordo com o sentido das palavras nas frases destacadas acima, esto grafadas corretamente: a) b) c) d) I e II II e III I e IV II e IV

25 Em qual alternativa a ausncia da crase pode alterar a funo sinttica do adjunto adverbial?
a) b) c) d) Saiu s escondidas antes do final do jantar. Saiu s onze horas antes do final do jantar. Saiu s pressas antes do final do jantar. Saiu francesa antes do final do jantar.

26 Em qual das alternativas o termo em destaque exerce a funo de predicativo do sujeito?


a) b) c) d) Amar um deserto e seus temores Atravessamos o deserto do Saara... O deserto que atravessei ningum me viu passar Voc me deixa a rua deserta quando atravessa e no olha pra trs

21 Leia:
Durante a aula, a discusso __________ exigiu a interveno do professor. O termo que completa a frase acima exercendo a funo de complemento nominal : a) b) c) d) do assunto dos alunos s pressas com agresses

27 Observe:
A vida o dia de hoje, A vida o ai que mal soa, A vida sombra que foge, A vida nuvem que voa. Quanto aos encontros voclicos, os termos acima destacados apresentam, respectivamente, a) b) c) d) ditongo crescente e hiato. hiato e ditongo crescente. ditongo decrescente e hiato. hiato e ditongo decrescente.

22 Assinale a alternativa na qual a conjuno e possui valor adversativo.


a) o vento quem chama a chuva, e o mar vai vestindo o seu cinza. b) Todos os convidados estavam famintos, e se recusaram a comer. c) O pneu estava furado, e o borracheiro ficava a cinco quilmetros. d) Eu nasci h dez mil anos atrs / E no tem nada nesse mundo que eu no saiba demais.

28 Leia:
Ele, sempre que me encontrava, me abordava para saber notcias dos vizinhos. Eu nunca alimentei suas especulaes, apesar de gostar de ouvir suas maledicncias. As oraes subordinadas adverbiais em destaque no texto classificam-se, respectivamente, como a) b) c) d) conformativa, temporal, proporcional. consecutiva, temporal, conformativa. proporcional, final, concessiva. temporal, final, concessiva.

23 Leia:
Minha filha, Adriano sempre foi o orgulho dos pais. Observando a orao acima, pode-se afirmar que a) b) c) d) Adriano aposto. Adriano vocativo. Minha filha vocativo. Minha filha aposto.

29 Assinale a alternativa na qual o grupo em negrito classificado como agente da passiva.


a) b) c) d) O muro foi o smbolo da separao entre os dois vizinhos. O muro foi pintado de azul e branco ontem por meu pai. O muro recebeu uma cerca eltrica em toda sua extenso. O muro foi muito resistente durante os anos de guerra.

24 Leia:
Quando expressa o amor, mesmo as mais duras palavras de uma lngua apazigua os nimos. A anlise gramatical do perodo acima revela que houve desvio quanto s normas de a) b) c) d) concordncia nominal. concordncia verbal. regncia nominal. regncia verbal.

30 Leia:
No tempo da escravido, as crianas s eram alimentadas porque eram vistas como braos para a lavoura. Agora as classes dominantes se veem livres dessa incumbncia. Quem quiser que se vire e sobreviva, sem o angu dos escravos e sem a educao obrigatria, que a marca de nobreza de um regime (Texto adaptado) democrtico moderno. Qual das expresses foi utilizada como metonmia no texto acima? a) b) c) d) braos angu marca regime

Pgina 5

www.concursosmilitares.com.br

31 Assinale a alternativa na qual o pronome oblquo em negrito foi empregado corretamente.


a) b) c) d) Lcio soube que no o entregariam o livro a tempo. Lcio soube que no lhe entregariam o livro a tempo. Lcio soube que no entregariam-lo o livro a tempo. Lcio soube que no entregariam-no o livro a tempo.

36 Observe:
O rosto do menino resplandeceu. Mas ento era isso!?... Dona Zulu pedindo o Biruta emprestado, precisando do Biruta!... Abriu a boca para dizer-lhe que sim, que o Biruta estava limpinho, ficaria contente de emprest-lo para o menino doente. Mas sem dar-lhe tempo de responder, a mulher saiu da cozinha. Das trs possibilidades de discurso, I- Direto II- Indireto III- Indireto Livre, o texto acima apresenta a) b) c) d) I e II. I e III. II e III. I, II e III.

32 Leia:
Os aliengenas vm em misso de paz e trazem presentes. Mantendo-se o mesmo tempo e modo dos verbos, a transcrio do perodo acima para a primeira pessoa do plural resulta em: a) Ns, aliengenas, presentes. b) Ns, aliengenas, presentes. c) Ns, aliengenas, presentes. d) Ns, aliengenas, presentes. viemos em misso de paz e trazemos vimos em misso de paz e trazemos vemos em misso de paz e trouxemos vimos em misso de paz e trouxemos

37 Em qual das alternativas o adjetivo em negrito classificado como composto?


a) b) c) d) O juiz determinou medidas socializantes ao adolescente. Deve-se estudar bem a realidade sociocultural do Brasil. O membro do partido socialista apresentou sua proposta. O homem no o nico ser socivel a viver nesse planeta.

33 Em qual das alternativas no h uma hiprbole?


a) Sete mil vezes Eu tornaria a viver assim b) H uma nuvem de lgrimas Sobre os meus olhos c) Paixo cruel, desenfreada Te trago mil rosas roubadas

38 Assinale a alternativa em que o adjetivo interessante est no grau superlativo absoluto analtico.
a) O filme muito interessante. b) Este o livro mais interessante que eu j li. c) A banca fez consideraes interessantssimas sobre o trabalho apresentado. d) A viagem que fiz ano passado para a Europa foi mais interessante que cansativa.

d) A cada um cabe alegrias E a tristeza que vier

34 Marque V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmaes que


completam o enunciado abaixo e, em seguida, selecione a alternativa correta. No plural, a palavra snior (mais antigo, mais velho) ( ( ( ( a) b) c) d) ) ) ) ) perde o acento circunflexo. exibe o acrscimo de es ao final. tem como tnica a penltima slaba, -o-. mantm a posio da slaba tnica da forma original. F-V-F-V V-V-V-F F-V-V-F F-F-V-F

39 Leia:
O sol amarelado Apontou no descampado E no corre-corre do dia Nem foi admirado As palavras em destaque nos versos acima foram formadas, respectivamente, pelos processos de a) b) c) d) prefixao, aglutinao e justaposio. sufixao, derivao parassinttica e aglutinao. derivao parassinttica, justaposio e prefixao. sufixao, derivao parassinttica e justaposio.

40 Leia o trecho a seguir:


A evidncia de que a terra era habitada no impediu que os marujos recm-desembarcados gravassem seus nomes e o de seus navios nas rvores e nas rochas costeiras e, a seguir, imprimissem o dia, o ms e o ano de seu desembarque (...) Passe os verbos em destaque no texto acima para o presente, observando o modo. Em seguida, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) impede gravem imprimam impea gravam imprimam impede gravem imprimem impea gravam imprimem

35 Todas as concordncias nominais esto corretas, exceto:


a) Segundo as estatsticas, elas so bastante inteligentes. b) Para emagrecer, devemos sempre ingerir menos gordura. c) preciso vrias medidas de urgncia para acabar com a fome. d) Envio-lhe anexas a esta receita as fotos que vo enfeit-la.

Pgina 6

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 41 A 100 REFEREM-SE ESPECIALIDADE DE ELETRNICA

44 Para aumentar o ganho de uma antena dipolo de meia onda, devemos


a) aumentar a abertura efetiva da antena em funo da diminuio da sua diretividade. b) diminuir a diretividade da antena atravs da diminuio da abertura efetiva do dipolo. c) aumentar a abertura efetiva da antena. d) diminuir a eficincia da antena.

41 No diagrama de fasores abaixo, podemos concluir que VB


est VB

90

Fasor de referncia

a) b) c) d)

em fase com VA. adiante de VA de 90. atrasado de VA de 90. em oposio de fase de VA de 180.

A D A B R A E LT AR A P C
VA

45 Sabendo-se que um sistema de radar utiliza um cabo coaxial de impedncia de 62 , podemos afirmar que
a) essa impedncia de 62 varivel em funo do comprimento de onda do sinal aplicado no cabo. b) variaes na frequncia utilizada no cabo e seu comprimento no alteram sua impedncia caracterstica. c) de acordo com o tamanho do comprimento do cabo sua impedncia caracterstica muda. d) caso a frequncia utilizada no cabo aumente, sua impedncia caracterstica diminui.

46 Sobre o TBJ, assinale a alternativa correta.


A corrente presente no emissor (IE) formada pela soma das correntes de base (IB) e de coletor (IC). b) A corrente de coletor (IC) maior que a corrente de emissor (IE). c) A corrente presente no terminal B1 igual a do terminal B2. d) Para ser disparado, necessrio aplicar um valor de tenso no emissor determinado pela equao VP = VBB + VD a)

42 - Qual o nome dado ao circuito abaixo e qual sua tenso de sada, respectivamente?

47 Um equipamento eletrnico que trabalha com frequncias na faixa de microondas, necessita utilizar um diodo como elemento chaveador em um dos seus circuitos. Para esta aplicao, podemos utilizar o diodo
a) b) c) d) DIAC. Varicap. Shockley. Schottky.

a) b) c) d)

Amplificador subtrator e 1,2 V. Amplificador diferencial e 7,5 V. Amplificador integral e 10,5 V. Amplificador somador e 17,5 V.

48 Assinale a alternativa que apresenta uma importante caracterstica do diodo Varicap.


a) Sua capacitncia varivel em funo da tenso reversa aplicada nos seus terminais. b) Sua capacitncia varivel em funo da tenso direta aplicada nos seus terminais. c) Para sua ruptura necessria um grande valor da PIV. d) Possui alta velocidade de chaveamento.

43 - Considerando os componentes do circuito abaixo como ideais. Qual o valor da tenso no ponto A?

49 Seu vizinho comenta que a recepo de alguns canais de TV em sua casa est muito ruim, e que gostaria de melhorar esta situao. Considerando que ele deseja continuar usando o mesmo tipo de antena, Yagi-Uda, que conselho voc daria a seu vizinho?
a) a) b) c) d) 12 Vdc 15 VP 21,21 Vdc 30 VP No trocar a antena, apenas posicionar o elemento refletor para frente de onde vem o sinal a ser recebido. b) Comprar uma Yagi-Uda com mais elementos refletores, pois assim seu ganho maior. c) No trocar a antena, apenas colocar o dipolo dobrado da Yagi-Uda atrs do refletor. d) Comprar uma Yagi-Uda com mais elementos diretores.

Pgina 7

www.concursosmilitares.com.br

50 Qual o ganho de tenso total do circuito abaixo?

54 - Considerando a curva de dois resistores R1 e R2 no grfico


abaixo, qual a relao entre o valor de R1 e R2 e qual deles apresenta maior potncia dissipada para um mesmo valor de tenso, respectivamente? R1

R2

a) b) c) d)

0,05 0,5 2 20

51 O CI multiplexador 74ALS151 possui 8 entradas para serem controladas. Para que essas entradas sejam selecionadas individualmente, o CI deve possuir ______ entradas de seleo.
a) b) c) d) 2 3 4 5

a) b) c) d)

R1 > R2 e PR1 > PR2 R1 > R2 e PR1 < PR2 R1 < R2 e PR1 > PR2 R1 < R2 e PR1 < PR2

55 Para serem indicados na tela de um osciloscpio analgico 3 ciclos completos de uma onda senoidal de 6kHz, qual deve ser a frequncia de varredura horizontal do osciloscpio?
a) b) c) d) 2 kHz 3 kHz 6 kHz 12 kHz

52 O desenho abaixo representa o CI 74LS47, que um decodificador driver BCD para 7 segmentos. Quais sadas deste CI devem estar acionadas para ser indicado o nmero 3 no display 7 segmentos?
a) b) c) d) a-f-e-d-b a-f-e-d-g a-b-c-d-f a-b-c-d-g

56 Qual o valor aproximado da corrente IG no circuito desenhado abaixo?


a) b) c) d) Zero 2,5 A 5 A 10 mA

53 O diagrama de irradiao desenhado abaixo referente a uma antena Yagi. Observando os pontos A, B e C sobre o diagrama, podemos afirmar que:

57 Considerando inicialmente um valor baixo de temperatura, Ic2 = 0 mA, e que Q1 e Q2 trabalhem somente nos estados de corte e saturao. Qual termistor dever ser usado para que o motor funcione somente quando a temperatura tiver valor alto?

O ponto A recebe potncia de RF igual ao recebido no ponto C. b) O ponto C recebe menos potncia de RF que o recebido no ponto B. c) Os pontos A, B e C recebem a mesma intensidade de potncia de RF. d) Os pontos A e B recebem potncias de RF menores que o recebido no ponto C.

a)

a) b) c) d)

NTC. PTC. VDR. Reostato.

Pgina 8

www.concursosmilitares.com.br

58 O circuito abaixo, aps ser simplificado pode ser substitudo

63 O diagrama bloco abaixo representa um sistema de converso analgico-digital. Considerando um sinal de entrada analgico com frequncia de 16 KHz, o gerador de pulsos deve fornecer uma frequncia de _____________ para que o sinal de entrada seja amostrado adequadamente.

a) somente pela entrada C. b) por uma porta XNOR de trs entradas. c) pelas entradas A e B ligadas a uma porta NAND e sua sada ligada a uma porta OR com a outra entrada ligada em C. d) pelas entradas A e B ligadas a uma porta XOR e sua sada ligada a uma porta OR com a outra entrada ligada em C.

a) b) c) d)

8 KHz no mximo 16 KHz no mnimo 32 KHz no mnimo 48 KHz no mximo

59 Calcule

a corrente da linha IL do primrio de um transformador trifsico (3-) de 100 KVA abaixando de um sistema ligado em tringulo de 240 V para uma estrela de 60/104V. 173,33 A 240,84 A 416,66 A 1.666,67 A

64 Relacione a coluna da direita com a da esquerda; a seguir, assinale a alternativa com a sequncia correta. Alguns nmeros podero ser utilizados mais de uma vez.
1- Memria RAM 2- Memria EPROM 3- Memria EEPROM ( ) Tipo de memria Voltil. ( ) Memria que pode ser apagada eletricamente no circuito. ( ) Memria que necessita de luz UV para ser apagada. ( ) Memria que perde as informaes gravadas quando a alimentao desligada ou interrompida.

a) b) c) d)

=400 rad/s, determine o intervalo de tempo necessrio para a forma de onda senoidal passar no ponto correspondente a 90. a) b) c) d) 3,92 ms 4,44 ms 7,85 ms 13,95 ms

60 Sendo

a) b) c) d)

1321 1232 2321 3211

65 Usando o sistema de complemento de 2 para subtrair B=910 de A=210, obtemos como resultado
a) b) c) d) 10002 10012 01112 11112

deve ser o tipo de porta lgica presente no bloco abaixo para responder de acordo com o diagrama de tempo esboado ao lado do bloco?

61 Qual

66 O circuito abaixo representa

a) b) c) d)

OR AND XOR XNOR

62 Para uma onda de 1,5 GHz propagar em um guia de onda


no modo fundamental TE10, a dimenso a do guia deve ser a) b) c) d) 1 cm 2 cm 10 cm 20 cm

A D D A R A E T AR L A P C

a) b) c) d)

um contador Johnson. um contador sncrono de mdulo 3. um registrador de entrada e sada serial. um contador assncrono decrescente de 7 a 3.

AN

L U

D A

Pgina 9

www.concursosmilitares.com.br

67 Qual
sada S4?

o nome dado ao circuito abaixo e qual o valor da

71 Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que contm a seqncia correta.
( ) IDSS a corrente mnima de dreno para um JFET desde que VGS = 0 e VDS > |Vp|. ( ) Uma das principais caractersticas do FET sua baixa impedncia de entrada. ( ) O JFET um dispositivo controlado por corrente. ( ) O FET um dispositivo unipolar que depende unicamente da conduo de eltrons (canal n) ou de lacunas (canal p). a) b) c) d) VVVF FVFF FFFV VFVV

a) b) c) d)

MUX4 de 2 entradas e S4 = 1 MUX8 de 4 entradas e S4 = 0 DEMUX8 de 4 sadas e S4 = 1 DEMUX4 de 8 entradas e S4 = 0

U N A

D A L

72 No circuito abaixo, determine IE. Dado: = 100.


a) b) c) d) 3,71 mA 3,90 mA 4,02 mA 4,38 mA

68 Em um receptor super-heterodino AM DSB sintonizado


para receber um sinal com portadora de 1.677,6 kHz, sinal modulante de 225 Hz e ndice de modulao de 0,5; qual a freqncia de seu Oscilador Local? a) b) c) d) 711,3 kHz. 833,8 kHz. 1.422,0 kHz. 2.132,6 kHz.

69 Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que contm a seqncia correta.
( ) A fibra ptica de ndice gradual um tipo de fibra monomodo. ( ) Nas fibras pticas monomodo, o ngulo de admisso quase coincide com o eixo horizontal e no h disperso modal. ( ) O ngulo de admisso ou aceitao o maior ngulo de penetrao da luz num cabo de fibra ptica. ( ) Na fibra ptica de ndice degrau, o ndice de refrao do ncleo igual ao ndice de refrao da casca. a) b) c) d) FVVF FFFV VVVF VFFV

73 No circuito abaixo, determine a potncia cc fornecida pela fonte para o amplificador. Dado: VC=5,8V, VE=1,6V, VCEQ=4,2V, ICQ=1,85mA, VB=2,3V.

70 No circuito abaixo, determine o valor de ID. Dado: VD = 0,7V.


a) b) c) d) 2,82 mA 3,03 mA 3,24 mA 28,18 mA

a) b) c) d)

8 mW 46,2 mW 63,4 mW 80,2 mW

74 Como devero ser associados os resistores de carga R1, R2, e


R3 para que haja a mxima transferncia de potncia entre a fonte e os resistores de carga, tendo a fonte 12V e apresentando uma resistncia interna Ri de 10? Dados: R1=20, R2=15 e R3 = 10. a) b) c) d) (R1 + R3)//R2 R1//(R2 + R3) R1//R2//R3 R1+R2+R3

Pgina 10

www.concursosmilitares.com.br

75 Calcule o valor da resistncia de Thvenin e da tenso de 79 Conforme


Thvenin, respectivamente, no resistor de carga RL.

o que se afirma abaixo sobre circuitos integrados, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que contm a seqncia correta. ( ) Uma sada TTL atua como um absorvedor de corrente no estado ALTO. ( ) Os encapsulamentos DIP so os mais populares para construo de prottipo, montagens e para experincias educacionais. ( ) A tenso de alimentao nominal (VCC) de 5V usada tanto pela srie 74ALS quanto pela srie 54ALS. a) b) c) d) VFF FFV VVF FVV

a) b) c) d)

20 k e 2,4 V 3,2 k e 11 V 2,4 k e 10 V 3,2 k e 20 V

76 No oscilador Colpitts abaixo, quais so os componentes que determinam sua frequncia de oscilao?
a) b) c) d) C1, C2, C3 e L C1, C2 e C3 C1, C2 e L C1 e C2

80 Considerando o Flip-Flop da figura abaixo, qual deve ser o nvel das entradas PRESET e CLEAR, respectivamente, para que as entradas J, K e CLK sejam ativadas?
a) b) c) d) 11 10 01 00

81 No

DAC abaixo, os valores das entradas A, B, C e D podem ser 0 ou 5 V. Determine o valor da tenso de sada para A=1, B=1, C= 0 e D= 1.

77 Considerando um filtro RC Passa Baixa, onde R=1k e C=0,1nF, a maior frequncia que passa por este filtro de aproximadamente
a) b) c) d) 1,6 MHz. 3,2 MHz. 16 MHz. 32 MHz.

a) b) c) d)

- 6,875 V - 8,125 V - 10,250 V - 11,875 V

82 De acordo com a lei de Kirchhoff, calcule a corrente I8. 78 Um projetista eletrnico precisa desenvolver um circuito amplificador sintonizado, trabalhando por menos de 180 do ciclo do sinal de entrada, para um equipamento que trabalha com RF. A classe de operao do amplificador transistorizado usado por ele deve ser a
a) b) c) d) A. B. C. AB. Dados: I1= 3,8 mA I5= 10,5 mA I2= 2,7 mA I6= 8,2 mA I3= 5,4 mA I7= 1,9 mA I4= 15 mA

I8 I7 I6

I1 I2 I3 I4

a) b) c) d)

Zero 3,5 mA 11,1 mA 47,5 mA

I5

Pgina 11

www.concursosmilitares.com.br

83 As

bobinas L1 = 180 mH e L2 = 250 mH so colocadas prximas uma da outra de modo a se acoplarem atravs de uma indutncia mtua de 130 mH. Qual o valor da indutncia total se as bobinas forem enroladas em sentidos opostos? a) b) c) d) 690 mH 560 mH 300 mH 170 mH

90 Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa com a seqncia correta.


( ) Num semicondutor tipo P, as lacunas so portadores minoritrios enquanto os eltrons livres so portadores majoritrios. ( ) Quando um semicondutor intrnseco dopado com tomos pentavalentes, ele tem mais eltrons livres do que lacunas. ( ) Ao conectarmos a ponteira positiva de um ohmmetro no anodo de um diodo semicondutor e a negativa no catodo, foi observado um valor baixo e, ao invertemos a polarizao, tambm foi observado um valor baixo de resistncia. Isto indica que o diodo est funcionando perfeitamente. a) b) c) d) VFV VVV FVF FFF

84 Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto a seguir. A regra da mo direita uma forma conveniente de se determinar a relao entre o fluxo da ______ num condutor e o sentido das linhas de fora do campo ________ em volta do condutor.
a) b) c) d) tenso indutivo corrente magntico corrente eltrico tenso magntico

85 No circuito abaixo, calcule a corrente total.


a) b) c) d) 4,0 mA 4,6 mA 15,0 mA 21,0 mA

91 Dada a reta de carga, determine os valores necessrios da Rc e Rb do circuito abaixo. Dados VBE = 0,7V.
Vcc Rb Rc Q1

que o circuito abaixo est em ressonncia, calcule o valor da tenso em L1. a) b) c) d) 282,6 V 1413,0 V 1884,0 V 2826,0 V a) b) c) d)

86 Considerando

2,45 k e 340 k 2,50 k e 715 1,60 k e 150 2,50 k e 715 k

87 A largura de banda de um circuito ressonante em srie 1,5kHz. Calcule o valor de XL, sabendo-se que a freqncia de ressonncia 30kHz e a resistncia R=20.
a) b) c) d) 75 400 630 1500

92 Com base no modelo re do TBJ abaixo, leia atentamente as seguintes afirmaes:

88 Converta o nmero decimal 13 para o cdigo GRAY.


a) b) c) d) 1011 1101 1001 1100 I- A configurao apresentada de base-comum. II- Possui impedncias de entrada e de sada com valores extremamente elevados. III- Sua Ic de 2,66 mA. Est(o) correta(s) a) b) c) d) somente a I. I e II. II e III. I e III.

bytes so necessrios para representar o valor decimal 73.426.185 em BCD? a) b) c) d) 1 2 4 8

89 Quantos

Pgina 12

www.concursosmilitares.com.br

93 Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que contm a sequncia correta.


1234a) b) c) d) DIAC SCR LASCR TRIAC ( ( ( ( ) ) ) ) Ativado por luz. Dispositivo bidirecional. Funciona como dois SCRs em paralelo. Disparado apenas por pulso positivo na porta.

99 Assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas da assertiva a seguir.

correta

No circuito abaixo, se C4 entra em curto a capacitncia equivalente ____________ para _____ F.

C1 10uF

3142 3124 2413 1342

C2 10uF

C3 10uF

C4 10uF

94 A figura abaixo equivalente a um ___________.


a) b) c) d) SCS SCR TRIAC LASCR a) b) c) d) aumenta / 10 diminui / 10 aumenta / 6,66 diminui / 6,66

95 Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto a seguir. Aplicando-se um pulso ________ na porta anodo de uma chave controlada de silcio (SCS) polariza-se __________ a sua juno e, dessa forma, o dispositivo ligado.
a) b) c) d) positivo diretamente negativo diretamente negativo reversamente positivo reversamente

96 No circuito abaixo, inicialmente a chave S1 est fechada e


a chave S2 aberta. O que ocorre com as lmpadas L1 e L2 aps o fechamento de S2?

N A

L U

D A

100 Um transformador ligado linha de 120 V e com eficincia de 80% possui 240 mW de potncia no primrio e libera 8 mA no secundrio. Qual sua tenso de sada?
a) b) c) d) 12,0 V 24,0 V 30,0 V 37,5 V

a) b) c) d)

L2 permanece acesa. L1 e L2 so apagadas. O brilho de L1 aumenta. O brilho de L2 aumenta.

97 No circuito abaixo, calcule a tenso em R5 aps o fechamento de S1.

a) b) c) d)

11,82 V 12,66 V 13,55 V 18,14 V

98 No circuito abaixo, calcule a condutncia total.


a) b) c) d) 0,4 S 0,05 S 0,025 S 0,0125 S

Pgina 13

Anda mungkin juga menyukai