Anda di halaman 1dari 13

Lngua Portuguesa e Literatura

Quer entre a boca da noite e a madrugada, quer entre o crepsculo matutino e o vespertino, a leitura das crnicas de Milton Dias constantes na obra Entre a boca da noite e a madrugada tudo aumenta o prazer de ler, o conhecimento dos bichos, do tempo, das mulheres, dos homens, do mar, do serto... Convidamos voc a fruir do rico universo das madrugadas insones de Milton Dias.

01. A. Acerca da vida e da obra de Milton Dias, assinale V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma. A.1. A.2. A.3. ( ( ( ) ) ) A linguagem utilizada por Milton Dias, nas suas crnicas e nos seus poemas, deve-se formao clssico-parnasiana do autor. A maioria das personagens que aparecem nas crnicas de Entre a boca da noite e a madrugada faz parte da famlia e do grupo de amigos de Milton Dias. O tempo evocado nos textos de Entre a boca da noite e a madrugada compreende o da vida de Milton Dias, pois as crnicas tratam, sobretudo, das experincias por ele vividas da infncia maturidade. Em Entre a boca da noite e a madrugada , h crnicas que deixam entrever ter Milton Dias conhecido outros lugares do Brasil, o que certamente o ajudou a caracterizar, com bastante propriedade, o Nordeste e as demais regies brasileiras.

A.4.

B. Escolha uma assertiva que voc considerou FALSA, identifique-a e reescreva-a, alterando as informaes que a tornam falsa por outras que a tornem verdadeira. Item ____ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Questo 01 Respostas: F V V V. Comentrio: A questo 01 explora conhecimentos acerca da vida e da obra de Milton Dias. No item A, apresentam-se afirmaes que devem ser julgadas verdadeiras ou falsas. A afirmao A.1 falsa, pois Milton Dias escreveu contos e crnicas, mas no escreveu poemas. Alm disso, tambm falsa no tocante formao literria do autor, pois era modernista, o que se pode perceber pela linguagem por ele utilizada e pelos temas recorrentes em sua obra, geralmente ligados ao cotidiano. A afirmao A.2 verdadeira, visto que a maioria das personagens que aparece nas suas crnicas faz parte, de fato, da sua famlia ou do seu grupo de amigos. Por exemplo, sabe-se que Alba Frota, personagem da crnica Alba, era sua amiga particular, e que Ana Gerviz era, alm de prima, amiga. A afirmao A.3 verdadeira, pois o tempo que vem tona, nos textos de Milton Dias, o mesmo da vida do cronista, ou seja, coincide com seu perodo de vida: vai da infncia maturidade. A afirmao A.4 verdadeira, porque se sabe que, alm de ele ter morado em So Paulo, onde foi professor do ensino secundrio, algumas de suas crnicas do conta de que esteve em outros lugares do Brasil, como se verifica em Guardai-vos da rainha e O menino Valdir, em que afirma ter estado em Minas Gerais. No item B, o candidato deve apontar como falsa a afirmao A.1 e corrigi-la da seguinte maneira: A linguagem utilizada por Milton Dias, nas suas crnicas e nos seus contos, deve-se formao modernista do autor. Pontuao: A questo vale dez pontos, assim distribudos: o item A vale oito pontos, ou seja, dois pontos para cada resposta marcada corretamente; o item B vale dois pontos, ou seja, um para cada correo dos dois erros presentes em A.1.

Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa

Pg. 1 de 13

02. Em Entre a Boca da Noite e a Madrugada, algumas crnicas remetem a versos, poemas ou canes de nomes consagrados da literatura e da msica. Esse dilogo entre obras de diferentes autores chama-se intertextualidade. Geralmente, o produtor do texto faz essas referncias para se posicionar favoravelmente (intertextualidade corroboradora), ou no (intertextualidade contestatria), ao que escreveram outras pessoas sobre o mesmo assunto. A seguir h duas colunas: na primeira, h excertos de crnicas de Milton Dias; na segunda, trechos de composies artsticas de nomes importantes da msica e da literatura.

A. Numere a coluna 2 de modo a correlacionar os excertos das obras nela constantes aos trechos das
crnicas de Milton Dias transcritos na coluna 1.

COLUNA 1 (1) A noite de lua minguante num cu tranqilo,


sem estrelas, com algumas poucas nuvens brancas, paradas, decorando o azul plido feito cenrio de papelo e uma insnia generosa que eu guardo e cultivo me traz de presente a madrugada envolta em mistrio, animada por um vento leve, ameno, que vem do mar, enquanto a maldade humana dorme, tem direito a algumas horas de relaxamento, de intervalo e de repouso. (2) muito bom sair, viajar, quebrar a rotina, mas muito bom tambm voltar, retomar o canto em casa, no quarto, na cadeira de embalo, na rede de corda (). Passado o alvoroo da volta, quando a rotina se instala, fao uma reviso do que deixei em casa, como quem d um balano: conto primeiro os pssaros, e verifico, com alegria, que esto vivos, passando muito bem.

COLUNA 2
( ) Em Pasrgada tem tudo outra civilizao Tem um processo seguro De impedir a concepo Tem telefone automtico Tem alcalide vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar
Manuel Bandeira

( ) doce morrer no mar Nas ondas verdes do mar A noite que ele no veio foi, Foi de tristeza pra mim Saveiro voltou sozinho Triste noite foi pra mim
Dorival Caymmi

(3) Tem Minas, sim, e eu estive l, cercado de


Minas por todos os lados, at por cima, do lado do cu, que tambm mineiro e lindo. Tem Minas, sim, verde e tranqila, na paz amorvel das suas guas e dos seus campos e das suas montanhas.

( ) Quem no nos quer bem que nos deixa. E quem no nos quer bem, deix-los ir.
Carlos de Queirs

(4) E depois das graas a Deus Nosso Senhor,


quando fordes entregues reincidncia da vida, quando pedirdes um sorriso de flor cumprimentando o mundo, quando, verso atual de Moiss, comeardes a contar memrias deum-quase-afogado, uma concluso inevitvel vos acorrer por certo: no doce morrer no mar.

( ) E agora, Jos? (...) Quer ir para Minas, Minas no h mais. Jos, e agora?
Carlos Drummond de Andrade

(5) Vou-me embora pro serto, e l onde eu vou (


ficar ainda tem bica, um jacar bem na esquina da casa, esperando a gente para um banho de chuva (...). Tem grana, tem canrio, tem galode-campina, tem pintassilgo est tudo cantando l. Tem muito mais, depois eu conto.

) Quando uma virgem morre, uma estrella apparece Nova, no velho engaste azul do firmamento, E a alma da que morreu de momento a momento, Na luz da que nasceu palpita e resplandece.
Olavo Bilac

(6) Pois uma tarde destas, inesperadamente, o


Golinha voltou sozinho. O papa-capim se mandou duma vez, no deu a menor notcia e desta atitude no nos ficou nenhuma mgoa.

(7) Terrvel essa plantao de cruzes ao longo do


caminho (...). Terrvel essa silenciosa e melanclica marcha para a solido maior (...). Assim como agora, com a morte de Alba Frota (...). E outras miradas no sabem ter nossos olhos seno procurar entre as estrelas a que partiu (...).
Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa Pg. 2 de 13

B. Classifique em corroboradora ou contestatria a intertextualidade estabelecida pela crnica de


Milton Dias com: B.1. o poema de Manuel Bandeira: ____________________________________. B.2. a cano de Dorival Caymmi: ____________________________________. B.3. o poema de Carlos de Queirs: ___________________________________. B.4. o poema de Carlos Drummond de Andrade: _________________________. B.5. o poema de Olavo Bilac: ________________________________________. Questo 02 Resposta: item A: 5 4 6 3 7; item B: B.1) intertextualidade corroboradora; B.2) intertextualidade contestatria; B.3) intertextualidade corroboradora; B.4) intertextualidade contestatria; B.5) intertextualidade corroboradora. Comentrio: A questo 02 exige do vestibulando conhecimentos em torno do fenmeno da intertextualidade. Espera-se que o candidato seja capaz no s de relacionar corretamente, com base em determinados elementos textuais (nomeadamente vocbulos e sentenas, mas tambm com base nas principais ideias trazidas pelo texto), os excertos das crnicas de Milton Dias selecionados para esta questo aos das produes de Carlos de Queirs, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Dorival Caymmi e Manuel Bandeira, como tambm de classificar em corroboradora ou em constestatria a relao intertextual que foi estabelecida no contato entre esses textos. Para Vtor Manuel de Aguiar e Silva (Teoria da Literatura. 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2006, p. 632.), a intertextualidade exerce funo corroboradora quando imita-se o texto modelar, cita-se o texto cannico, reitera-se o permanente, cultua-se a beleza e a sabedoria sub specie aeternitatis ou, pelo menos, sub specie continuitatis, em suma, quando o pensamento do autor est de acordo com o que disseram outras pessoas sobre o mesmo assunto. A intertextualidade exerce funo contestatria, por sua vez, quando funciona como um meio de desqualificar, de contestar e destruir a tradio literria, o cdigo literrio vigente: a citao pode ser pejorativa e ter propsitos caricaturais; sob o signo da ironia e do burlesco, a pardia contradita, muitas vezes desprestigia e lacera, tanto formal como semanticamente, um texto relevante numa comunidade literria, procurando por conseguinte corroer ou ridicularizar o cdigo literrio subjacente a esse texto, bem como os cdigos culturais correlatos, e intentando assim modificar o alfabeto, o cdigo e a dinmica do sistema literrio, enfim, quando o pensamento do autor discorda do que disse outra pessoa sobre o mesmo assunto. Com base no que foi dito, o excerto Tem Minas, sim, e eu estive l, cercado de Minas por todos os lados (...), da crnica de Milton Dias, estabelece uma intertextualidade contestatria com o poema E agora, Jos?, de Carlos Drummond de Andrade. constestatria porque, ao contrrio do que afirma Drummond, ao dizer que Minas no h mais, Milton Dias afirma ter estado l. O excerto E depois das graas a Deus Nosso Senhor, quando fordes entregues reincidncia da vida (...), da crnica de Milton Dias, tambm estabelece uma intertextualidade contestatria com a cano de Dorival Caymmi. constestatria porque, ao contrrio do que diz Caymmi ( doce morrer no mar), Milton Dias diz, na sua crnica, justamente o oposto: no doce morrer no mar. O excerto Vou-me embora pro serto, e l onde eu vou ficar ainda tem bica (...), da crnica de Milton Dias, estabelece uma intertextualidade corroboradora com o poema Vou-me embora pra Pasrgada, de Manuel Bandeira. corroboradora porque Milton Dias, assim como Manuel Bandeira, acredita na existncia de um lugar onde possa existir a felicidade sempiterna e para onde se deva fugir, em momentos de tristeza: Manuel Bandeira iria embora para Pasrgada, j a Pasrgada de Milton Dias seria o serto, justamente o serto do seu tempo de menino. O excerto Pois uma tarde destas, inesperadamente, o Golinha voltou sozinho (...), da crnica de Milton Dias, estabelece uma intertextualidade corroboradora com os versos de Carlos de Queirs, porque Milton Dias inclusive utiliza os dois versos do poeta (Quem no nos quer bem que nos deixa. E quem no nos quer bem, deix-los ir) para indicar o comportamento do papa-capim, que, diferentemente do Golinha, se mandou duma vez, no deu a menor notcia e, garante o cronista: desta atitude no nos ficou nenhuma mgoa. Aqui aprendemos todos a lio do poeta Carlos de Queirs: Quem no nos quer bem que nos deixa. E quem no nos quer bem, deix-los ir (QUEIRS apud DIAS, 2008, p. 14.). O excerto Terrvel essa plantao de cruzes ao longo do caminho (...), da crnica de Milton Dias, estabelece uma intertextualidade corroboradora com o poema Virgens mortas, de Olavo Bilac, porque Milton Dias, a exemplo da homenagem que fez Bilac, em seu poema, s virgens (Quando uma virgem morre, uma estrella apparece, Nova, no velho engaste azul do firmamento), exalta sua amiga Alba Frota, devido ao comportamento e ao carter dela, ao ponto de coloc-la, aps sua morte, entre as estrelas do firmamento. Os excertos A noite de lua minguante num cu tranqilo (...) e muito bom sair, viajar, quebrar a rotina, mas muito bom tambm voltar (...) no estabelecem relao intertextual com nenhum dos
Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa Pg. 3 de 13

trechos dos poemas selecionados, bem como no realizam intertextualidade com a cano de Dorival Caymmi. Pontuao: A questo vale dez pontos, assim distribudos: o item A vale cinco pontos, ou seja, um ponto para cada resposta marcada corretamente; o item B vale cinco pontos, um para cada indicao correta do tipo de intertextualidade. 03. A crnica uma expresso literria mista, em termos de forma e de contedo; pode assemelhar-se a gneros, como a epstola, o memorial, a orao etc. Considere o cdigo que segue e preencha os parnteses com o nmero referente ao gnero textual ao qual corresponde, quanto configurao, o excerto transcrito da crnica de Milton Dias. (1) conto (2) poema (3) memorial (4) epstola (5) orao ( ) Um inesperado cheiro de caf torrado em casa me agrediu agradavelmente, impunemente, na tarde de ontem, numa rua sossegada e distante desta cidade, quando eu buscava localizar um endereo desconhecido e me devolveu de repente ao serto antigo outrora e outras tardes preguicentas como esta, longas, tranqilas, interminveis tardes de vero, de sol medonho e calor grande. (...) O cheiro de caf torrado me trouxe de volta nossa casa da esquina. De todas as outras, Senhor, as que no queremos ver com os olhos do corpo nem do pensamento, as amargas, as tristes, as infiis, as hipcritas, as impudicas, as inimigas, as loucas, livrai-nos, Senhor. Dai-lhes muitas alegrias, concedei-lhes a paz, a prosperidade, a boa sorte e as conservai longe de ns. Infeliz Inocncio, to cheio de obrigao, carregado de filhos, sofrendo cobranas dirias, amargurejava uma pobreza lamurienta, pegajosa, vizinha da misria propriamente dita, s encontrando algum consolo no dio incansvel aos patres, que ele dissimulava com habilidade e hipocrisia (...). Felizmente, no protesto contra os patres, encontrava a solidariedade dos colegas da firma, explorados como ele (...). Recorriam, diariamente, ao jogo-do-bicho e loteria (...). Cada manh, quando esperavam a hora de entrar, discutiam notcias polticas (...). Inocncio no perdia oportunidade de se queixar, caa num plano quase masoquista. J foi aurora, foi manh e foi tarde, agora crepsculo, e o homem que assistiu a tudo e no semeou bem est cheio de desespero diante da noite prxima. O homem s encontrou tempo para se encher de dinheiro e de egosmo. Nas candeias do pensamento, queima o leo do pessimismo devorante e da angstia assassina, usa melancolia no corao inquieto e em torno de si s descobre amargura. Porque no fez amigo nem entre os seus mais seus. (...) fonte dos desejos compareceu vido e assduo, mas cedo a avareza lhe quebrou o encanto, como o cntaro da lenda. Amiga, recebi finalmente sua carta, com as notcias boas da temporada europia, esnobando, falando de frio, de vinho tinto ao p da lareira e me matando de inveja. Distribu tudo com os amigos e lhe informo honestamente que as saudades ainda no baixaram, continuam como rio cheio em tempo de inverno bom. Depois da hora neutra que separa um dia do outro, o moo se deu conta (...) da (...) bonita presena no ambiente festivo (...) do clube (...), e os seus olhos no viram mais nada (...). Mas havia uma legio de cavalheiros (...) fazendo Bela uma corte fidalga. Ficou-se o moo na sua mesa, (...) naquela atitude silenciosa, de discreta observao (...), at que ocorreu o instante mgico (...), aquele em que a Bela deixou a festa, tambm como nas estrias antigas, e foi levada a dormir. Mas (...) o moo seguia o carro da sua Bela (...). Havia um gesto a cumprir. E foi cumprido, ento, um grande, belo, nobre gesto. Abro [a caderneta] ao acaso, muito adiante, vejo o nome de Maria Alice Guimares e me comovo, dentro da madrugada. No faz trs dias, li a notcia de sua morte. E eu me lembro de Maria Alice ao tempo em que, mal sada professora do Colgio da Imaculada Conceio, gordinha, pequena, de longas tranas que lhe batiam na cintura, o sorriso de menina ingnua, o andar mido, a fala rpida, instalara um curso de admisso ali na esquina Santos Dumont com a Dom Manuel. Ah meu Deus, se repetir esta manh, como ouso lhe pedir, no esquea a cor do tempo, que esta cor exclusiva do Cear, feita duma tinta que s o Senhor reserva s para ns, to especial e ao mesmo tempo to surpreendente, que parece sempre indita.
Pg. 4 de 13

Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa

Este sol crepuscular me conduz a Recife, s tristes, belas tardes domingueiras do Recife os ltimos raios tirando reflexos do Capibaribe, as moas chegando para sentar no quem-me-quer, a ponte Buarque de Macedo falando de holandeses e, por entre coqueiros de Olinda distante, a silenciosa sugesto duma cantiga de antigamente, em que havia palmeiras bizarras por onde cantavam todas as cigarras, sob o p de ouro do sol. Devia estar beirando os sessenta anos (...). Chamavam-no Janot (...). Diziam que se desligara da provncia quando enviuvou sem filhos. Cortou amarras como quem bate o p dos sapatos (...). s vezes desaparecia. Um ms, dois, sem vir aos bares da antiga convivncia (...). Um dia apareceu acompanhado de Alice (...). Pouco depois foi o demnio da molstia que o prostrou. Foi Alice quem cuidou dele, (...) quem comunicou a morte aos amigos, numa carta de choro enxuto, digno, mas muito sentido.

Questo 03 Resposta: 3 5 1 2 4 1 3 5 3 1. Comentrio: A questo 03 exige do vestibulando conhecimentos em torno dos gneros textuais, principalmente no que concerne aos subgneros literrios. Espera-se que o candidato seja capaz de perceber a crnica como uma expresso literria mista, ou seja, com caractersticas de vrios gneros textuais, e, a partir disso, que possa indicar o gnero textual ou o subgnero literrio a que cada uma das crnicas de Milton Dias corresponde, considerando a configurao. O carter plural da crnica j foi atestado por muitos crticos literrios; dentre esses, est Massaud Moiss, que, no seu Dicionrio de termos literrios (9. ed. So Paulo: Cultrix, 1999.), diz: Na verdade, classifica-se como expresso literria hbrida, ou mltipla, de vez que pode assumir a forma de alegoria, necrolgio, entrevista, invectiva, apelo, resenha, confisso, monlogo, dilogo, em torno de personagens reais e/ou imaginrias, etc. A anlise dessas vrias facetas permite inferir que a crnica constitui o lugar geogrfico entre a poesia (lrica) e o conto: implicando sempre a viso pessoal, subjetiva, ante um fato qualquer do cotidiano, a crnica estimula a veia potica do prosador; ou d margem a que este revele seus dotes de contador de histrias. No primeiro caso, o resultado pode ser um autntico poema em prosa; no segundo, um conto. Quando no se define completamente por um dos extremos, a crnica oscila (...) numa das numerosas posies intermedirias (p. 133). Com relao s temticas abordadas pelas crnicas, Massaud Moiss, em A criao literria Prosa II: prosa potica, ensaio, crnica, teatro, jornalismo, crtica literria (17. ed. So Paulo: Cultrix, 2001.), afirma: qualquer tema serve[-lhe] de assunto (at a falta de assunto, tema glosado praticamente por todos os cronistas), quer de poltica, economia, sociologia, quer de futebol, trnsito, viagens, amizade, etc., e desenvolvido em variegada clave emocional, desde a trgica at a cmica, passando pela humorstica, pessimista, depressiva, otimista, etc. (p. 110). Nesta obra, Massaud Moiss afirma que toda crnica literria oscila, por conseguinte, entre a poesia e o conto (p. 110); o que faria com que uma crnica fosse tida como conto ou como poema seria a preponderncia, no seu bojo, do aspecto narrativo ou do contemplativo, como se pode ler ainda neste trecho dA criao literria Prosa II: E quando o carter literrio assume a primazia, a crnica deriva para o conto ou a poesia, conforme se acentue o aspecto narrativo ou o contemplativo (p. 108). Nos excertos das crnicas de Milton Dias selecionadas para esta questo, trs apresentam um carter predominantemente narrativo: Infeliz Inocncio, to cheio de obrigao, carregado de filhos (...); Depois da hora neutra que separa um dia do outro, o moo se deu conta (...) da (...) bonita presena no ambiente festivo (...) do clube (...) e Devia estar beirando os sessenta anos (...). Chamavam-no Janot (...), pois, como disse Massaud Moiss, prima[m] pela nfase posta no no-eu, no acontecimento que provocou a ateno do escritor. (...) No significa que o escritor se alheia do acontecimento, pois que a prpria crnica testemunha uma adeso interessada mas que o acontecimento to-somente requer o seu cronista, inclusive no sentido etimolgico do termo, ou seja, o seu historiador (p. 115). Alm de terem sido escritas com verbos em terceira pessoa, o que serve para reforar o fato de estarem voltadas para o no-eu, essas trs crnicas apresentam todos os elementos comuns ao conto ou s demais narrativas: enredo, tempo, espao, personagens e narrador. O excerto J foi aurora, foi manh e foi tarde, agora crepsculo (...), por seu teor contemplativo, ou seja, por se concentrar longamente (...) em algo ou por se tratar de uma profunda aplicao da mente em abstraes; meditao, reflexo (Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa), aproxima-se da poesia metafsica, ou do poema metafsico. Milton Dias, ao pensar sobre o Homem, aproxima bastante essa crnica aos poemas metafsicos, filosficos ou contemplativos de Cames e de lvaro de Campos, por exemplo. Alm disso, a alta carga de figuras de linguagem presentes nessa crnica, sobretudo metforas (aurora, manh, tarde, crepsculo e noite para se referir a cada uma das fases da vida: nascimento, infncia, adolescncia, maturidade, velhice e morte) e comparaes (mas cedo a avareza lhe quebrou o encanto, como o cntaro da lenda), d-lhe status de poema; da poder ser a crnica chamada de prosa poemtica, crnica-poema ou
Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa Pg. 5 de 13

poema em prosa e de ser inserida no mbito da prosa potica (MOISS, 2001, p. 112.). No que no haja metforas nas crnicas que se aproximam de contos, uma vez que a metfora inerente ao texto literrio, mas, quando a crnica aproxima-se do poema, percebe-se que ela possui uma carga de figuras de linguagem (sobretudo metforas e comparaes) infinitamente superior, pois, como disse Ezra Pound, em ABC da Literatura (9. ed. So Paulo: Cultrix, 2001.), Literatura linguagem carregada de significado [leia-se de plurissignificao; de metaforizaes] (p. 32); mas Grande literatura [leia-se Poesia] simplesmente linguagem carregada de significado [leia-se de plurissignificao; de metaforizaes] at o mximo grau possvel. Os excertos Um inesperado cheiro de caf torrado em casa me agrediu agradavelmente, impunemente, na tarde de ontem (...); Abro [a caderneta] ao acaso, muito adiante, vejo o nome de Maria Alice Guimares e me comovo, dentro da madrugada (...) e Este sol crepuscular me conduz a Recife, s tristes, belas tardes domingueiras do Recife aproximam-se de memoriais ou de memrias. Massaud Moiss (1999, p. 50.) afirma ser difcil traar o limite exato entre a biografia, as memrias, o dirio ntimo e as confisses, visto conterem, cada qual, a seu modo, o mesmo extravasamento do eu. Enquanto a biografia permite supor o relato objetivo e completo de uma existncia, tendo ela prpria como centro, as memrias implicam um -vontade na reestruturao dos acontecimentos e a incluso de pessoas com as quais o bigrafo teria entrado em contacto. Assim sendo, esses trs excertos de crnicas aproximam-se do memorial por cumprirem estas trs caractersticas bsicas: tratarem-se de um extravasamento do eu, reestruturarem acontecimentos e inclurem pessoas com as quais o cronista entrou em contato. Exatamente por isso que se pode perceber com facilidade que as crnicas que se aproximam de memoriais so escritas em primeira pessoa (abro, vejo, me comovo, li, me lembro), com verbos no pretrito (me agrediu, me devolveu), e fazem aluses a lugares (serto antigo; Recife) e a pessoas (Maria Alice Guimares) que o cronista conheceu ao longo de sua vida. O excerto Amiga, recebi finalmente sua carta, com as notcias boas da temporada europia aproxima-se, como no poderia deixar de ser, do gnero epistolar. Duas palavras do excerto corroboram com o que foi dito: Amiga, vocativo, para quem o cronista reporta-se, ou seja, a quem se destina a crnica em forma de correspondncia; e carta, sinnimo de epstola. Os excertos De todas as outras, Senhor, as que no queremos ver com os olhos do corpo nem do pensamento (...) e Ah meu Deus, se repetir esta manh, como ouso lhe pedir, no esquea a cor do tempo (...) aproximam-se da orao: os vocativos Senhor e meu Deus, aliados aos verbos no imperativo (livrai-nos, Dai-lhes, concedei-lhes, conservai, no esquea), que demonstram exortao, constituem-se caractersticas desse gnero textual. Os excertos foram transcritos, respectivamente, das crnicas Tarde antiga, Salmo do homem s, Touro na 0084, Rquiem, Accias, gatos e pssaros, Rosas da madrugada, Madrugada III, Antes que maio termine, Domingo tarde, No outono. Pontuao: A questo vale dez pontos, sendo um ponto para cada indicao correta do gnero textual ao qual o excerto da crnica de Milton Dias se aproxima. Leia o texto a seguir, que servir s questes de 04 a 08. Touro, na 0084 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Uma tarde, quela hora angustiosa da espera do bicho, praticamente desligado da realidade, perdido em sonhos e projetos, o telefone tocou, na mesa vizinha, ele atendeu. Era uma voz de rapazote chamando Vivaldo, que se ausentara um momento: Olhe aqui! Seu Vivaldo pediu para informar a milhar assim que corresse. Por favor, diga a ele que deu o touro na 0084. Inocncio empalideceu, pediu que repetisse, que aguardasse um minuto. Arrancou do bolso a pule, num gesto nervoso, conferindo, constatou: era a milhar que tinha jogado, no havia dvida. E reps violentamente o fone no gancho. A pele mulata retomou sangue subitamente, passou da palidez ao rubor, e Inocncio anunciou aos gritos para os companheiros: Deu o touro, ganhei! Deu o touro na 0084, ns ganhamos, eu e o Vivaldo! E apopltico, as veias do pescoo saltadas, o olhar esgazeado, caminhou, como um autmato, em direo ao gabinete da gerncia, abriu a porta intempestivamente, sem se anunciar. E diante do gerente gordo, atnito, lento, instalado como um rei, abanou-lhe o queixo com a pule, gritou triunfante: T vendo isto aqui? a minha carta de alforria! No preciso mais desta droga nem uma hora! Vo-se todos pro inferno, magote de miservel! J ouviu? Pro inferno! E saiu, batendo a porta com estrpito. Deixou o gerente incapaz de entender aquele destampatrio inslito, da parte de quem sempre se manifestara aparentemente dcil, quase servil, junto aos chefes. Voltou, em seguida, ao escritrio, riu para os colegas o riso da vitria e ainda excitado, agitando a pule como bandeira da vitria, comentou, quase aos gritos, entre aliviado e superior: Eu sabia! Eu sabia que havia de me livrar desta corja... Nisto, Vivaldo entrou na sala. Inocncio encaminhou-se para ele, abriu-lhe os braos num gesto de
Pg. 6 de 13

Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa

22 23 24 25 26 27

confraternizao e de alegria, num convite tcito para a comemorao em comum do grande momento, a boca rasgada num riso amplo, os olhos faiscando de felicidade. De repente, numa frao de segundo, surpreendeu no olhar do companheiro uma expresso velhaca, um raio matreiro, de inteligncia e de mofa, acompanhado dum riso inesquecvel, irnico, quase zombeteiro. O qual riso, crescendo numa crise incontida, explodiu numa gargalhada achincalhante, revelando, sem palavras, que Vivaldo lhe pregara uma pea e que a estria toda da milhar no passava de um trote.
DIAS, Milton. Entre a boca da noite e a madrugada. Fortaleza: Edies UFC, 2008, p. 24-25. Coleo Literatura no Vestibular.

04. Analise o que se pede em cada subitem a seguir e assinale a nica alternativa correta para cada um. A escolha de mais de uma alternativa por item anula a resposta. 4.1. Da leitura do texto, depreende-se que Inocncio esperava vir, do sucesso no jogo, sua redeno financeira e, por consequncia, sua alforria da Companhia para a qual trabalhava; por isso, a hora da espera do bicho era angustiosa (linha 01). Nessa hora, Inocncio desligava-se da realidade e perdia-se em sonhos e projetos (linha 02). Essa atitude de Inocncio vai de encontro ao dito popular: ( ) Quem no arrisca no petisca. ( ) No confie na sorte, o triunfo nasce da luta. ( ) Aproveite a sorte, enquanto ela est a seu favor. 4.2. Ao acreditar que ganhara no jogo-do-bicho, Inocncio invade a sala do gerente da Companhia onde trabalha e diz tudo o que pensa (linhas 11-16). Logo depois, porm, toma conhecimento de que a estria toda da milhar no passava de um trote (linha 27). Inocncio teria poupado a si mesmo do ridculo caso tivesse aplicado a lio do seguinte dito popular: ( ) O que guarda sua boca conserva sua alma. ( ) No deixes para amanh o que podes fazer hoje. ( ) O sol nasce para todos, a lua para quem merece. 4.3. A reao de Inocncio deixou o gerente incapaz de entender aquele destampatrio inslito, da parte de quem sempre se manifestara aparentemente dcil, quase servil, junto aos chefes (linhas 17-18). Aplica-se ao caso de Inocncio o dito popular: ( ) As aparncias enganam. ( ) Quem espera sempre alcana. ( ) Depois da tormenta, sempre vem a bonana. 4.4. Em relao a Inocncio, Vivaldo mostrou ser um amigo ao qual se aplica o dito popular: ( ) Amigos, amigos; negcios, parte. ( ) Amigo disfarado, inimigo dobrado. ( ) na necessidade que se conhece o amigo. 4.5. Quando ainda no sabia que a estria toda da milhar no passava de um trote (linha 27), Inocncio riu para os colegas o riso da vitria (linhas 18-19). Na continuidade, l-se sobre a reao de Vivaldo ao revelar o trote: O qual riso, crescendo numa crise incontida, explodiu numa gargalhada achincalhante. (linhas 25-26). Aplica-se ao riso de Inocncio o dito popular: ( ) Muito riso, pouco siso. ( ) Rir o melhor remdio. ( ) Quem ri por ltimo ri melhor. Questo 04 Respostas: 4.1. No confie na sorte. O triunfo nasce da luta; 4.2. O que guarda sua boca conserva sua alma. 4.3. As aparncias enganam. 4.4. Amigo disfarado, inimigo dobrado. 4.5. Muito riso, pouco siso. Comentrio: A questo 04 explora compreenso leitora, requerendo do vestibulando a habilidade de lidar com a intertextualidade exoliterria, na medida em que solicita ao candidato que, em cada subitem, assinale o dito popular que se aplica ao aspecto, em destaque, do enredo do texto da prova. O item 4.1. solicita que o candidato assinale o dito popular que vai de encontro, ou seja, que contraria a atitude da personagem Inocncio quanto crena na prtica do jogo como meio de redeno financeira. O dito popular No confie na sorte, o triunfo nasce da luta vai de encontro a essa atitude de Inocncio. Os dois outros ditos so inadequados, como resposta, porque os ditos populares Quem no arrisca no petisca e Aproveite a sorte, enquanto ela est a seu favor vo ao encontro, ou seja, corroboram a atitude de Inocncio em relao ao jogo como mecanismo de conquista do padro financeiro almejado. O item 4.2. solicita ao candidato que assinale o dito popular cuja orientao, se seguida por Inocncio, ter-lhe-ia poupado do vexame decorrente de sua atitude intempestiva junto aos chefes da Companhia para a qual trabalhava. Segundo se l no texto, ao acreditar que lograra xito no jogo-do-bicho, Inocncio invade a sala do gerente da Companhia e diz tudo o que pensa (linhas 11-16). Logo, porm, toma conhecimento de que a estria toda da milhar no passava de um trote (linha 27). correto afirmar que Inocncio teria
Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa Pg. 7 de 13

poupado a si mesmo do ridculo caso tivesse aplicado a lio do dito popular O que guarda sua boca conserva sua alma. Depreende-se deste dito que preciso pensar antes de falar, pois a fala irrefletida gera muitos problemas; expe desnecessariamente a pessoa ao vexame. O provrbio No deixes para amanh o que podes fazer hoje no deve ser assinalado porque Inocncio caiu no ridculo exatamente por no ter deixado seu desabafo para o dia de amanh; ele agiu intempestivamente. Da, por no ter averiguado a veracidade do telefonema que o informou de seu suposto xito no jogo-do-bicho, ele realiza hoje o que amanh o encheria de vergonha. O provrbio O sol nasce para todos, a lua para quem merece tambm no se aplica ao caso mencionado. Inocncio caiu no ridculo exatamente por ter passado a considerar a si mesmo como merecedor da lua, como algum superior, uma vez achar que agora era um homem rico e, assim, estava em condies de enfrentar e destratar os chefes da Companhia, pois no precisaria mais trabalhar nela. O item 4.3. solicita que o candidato assinale o dito popular que se aplica a Inocncio no que concerne sua mudana brusca de atitude de algum que sempre se manifestara aparentemente dcil, quase servil, junto aos chefes, para algum agressivo, que demonstra profundo desprezo pelos chefes. O dito popular As aparncias enganam aplica-se ao caso de Inocncio. A sensao de estar rico fez Inocncio revelar seus verdadeiros sentimentos, os quais ele camuflava por medo de perder o emprego. Os dois outros provrbios Quem espera sempre alcana e Depois da tormenta sempre vem a bonana no se aplicam a essa mudana brusca de Inocncio. Nem Inocncio foi recompensado com algo de positivo por ter exercido a pacincia, conforme o dito Quem espera sempre alcana, tampouco a bonana sobreveio a Inocncio, uma vez que a estria toda da milhar no passava de um trote. O item 4.4. solicita ao candidato que assinale o dito popular que se aplica ao tipo de amigo que Vivaldo revela ser para Inocncio. correto afirmar que o dito popular Amigo disfarado, inimigo dobrado aplica-se a Vivaldo. Segundo se l no texto, Vivaldo prega uma pea em Inocncio. Este amigo de trabalho retira-se da sala no horrio em que habitualmente sai o resultado do jogo-do-bicho, da o telefone de sua mesa toca e, tendo em vista sua ausncia, Inocncio quem atende ao telefone. No outro lado da linha, uma voz informa um suposto resultado do jogo-do-bicho, que condiz com a aposta feita por Inocncio e Vivaldo: ambos acertaram a milhar. O fato que tudo no passava de um trote que Vivaldo pregara em Inocncio. Esta brincadeira, porm, leva Inocncio a atitudes irreversveis, uma vez que, como um autmato, ele invade a sala do seu chefe e o agride verbalmente, estendendo seu destampatrio inslito a todos os chefes da empresa. Quando se tem um amigo como Vivaldo, inimigos so desnecessrios. O dito popular Amigos, amigos; negcios, parte no se aplica ao tipo de amigo que Vivaldo. No h, no texto, meno a relaes de negcios entre Vivaldo e Inocncio, ambos so funcionrios de uma mesma companhia. O dito popular na necessidade que se conhece o amigo tambm no se aplica a Vivaldo. No h, no texto, referncias a Vivaldo como amigo na hora da necessidade. A solidariedade demonstrada por Vivaldo era apenas para fazer coro s queixas contra os patres. O item 4.5. solicita ao candidato que assinale o dito popular que se aplica ao riso de Inocncio, em uma referncia direta ao excerto do texto em que se l Voltou em seguida, ao escritrio, riu para os colegas o riso da vitria, comentou, quase aos gritos, entre aliviado e superior: Eu sabia! Eu sabia que havia de me livrar desta corja... (linhas 18-20). correto afirmar que o dito popular Muito riso, pouco siso aplica-se ao riso de Inocncio, que, naquele momento, se sente superior em relao a seus colegas em decorrncia do suposto sucesso no jogo-dobicho e que evidencia, com o seu riso, pouco siso, ou seja, pouco juzo. O dito popular Rir o melhor remdio no se aplica ao riso de Inocncio. Desse provrbio depreende-se que, em situaes difceis, encarar os obstculos de modo positivo o melhor remdio. Esse provrbio tambm cristaliza o que hoje um conhecimento com respaldo emprico, pois a cincia j constatou que o riso tem poder curativo. O dito popular Quem ri por ltimo ri melhor no pode ser associado ao riso de Inocncio; aplicar-se-ia, sim, ao riso de Vivaldo, que ri por ltimo, comprazendo-se do ridculo de Inocncio. Pontuao: A questo vale dez pontos, sendo dois pontos para cada indicao da resposta correta.

Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa

Pg. 8 de 13

05. A seguir, na coluna da esquerda, h expresses transcritas do texto; na da direita, palavras que semanticamente equivalem s empregadas por Milton Dias na sua crnica. Associe as duas colunas de modo a relacionar as expresses de acordo com o valor semntico que abonado pelo contexto da crnica. (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) apopltico (linha 11) esgazeado (linha 11) como um autmato (linha 11) estrpito (linha 16) destampatrio (linha 17) velhaca (linha 24) matreiro (linha 25) achincalhante (linha 26) ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) furioso ardiloso trapaceira destempero desnorteado ludibriadora escarnecedora ridicularizante maquinalmente rudo estrondoso

Questo 05 Respostas: (1) (7) (6) (5) (2) (6) (8) (8) (3) (4) Comentrio: A questo 05 explora vocabulrio, requerendo que o candidato associe corretamente as duas colunas constantes na questo de modo a relacionar as expresses de acordo com o valor semntico que abonado pelo contexto da crnica Touro, na 0084, na qual se l que Inocncio, aps acreditar ter-se tornado um homem rico, em decorrncia do xito no jogo-do-bicho, d vazo a todo o dio que sentira pelos patres. Assim, apopltico (furioso), as veias do pescoo saltadas (o que um indcio fsico de extrema exaltao), com o olhar esgazeado (desnorteado), ele caminhou como um autmato (maquinalmente), em direo ao gabinete da gerncia. Aps extravasar, ou seja, revelar seus reais sentimentos quanto aos seus patres, Inocncio sai da sala do gerente, batendo a porta com estrpito (rudo estrondoso). Obviamente, o gerente no compreendeu aquele destampatrio (destempero) inslito da parte de quem sempre se manifestara aparentemente dcil, quase servil, junto aos chefes. Porm a felicidade de Inocncio fugaz, passageira. Logo, o olhar do colega Vivaldo revela algo terrvel: a histria toda da milhar no passava de um trote. Essa revelao como o crepsculo matutino, que clareia progressivamente: principia-se no olhar de Vivaldo, no qual Inocncio nota uma expresso velhaca (trapaceira, ludibriadora), um raio matreiro (ardiloso); prossegue no riso irnico e culmina em uma gargalhada achincalhante (escarnecedora, ridicularizante). Nesse contexto, as palavras so desnecessrias: Vivaldo pregara uma pea em Inocncio. Pontuao: A questo vale dez pontos, sendo um para cada preenchimento correto. 06. Analise o que se pede em cada subitem a seguir e assinale a NICA alternativa correta para cada item. A escolha de mais de uma alternativa por item anula a resposta. 6.1 . Em Inocncio anunciou aos gritos para os companheiros: Deu o touro, ganhei! (linhas 09-10), os dois pontos so usados para: ( ) sugerir explicao. ( ) indicar quebra na sequncia de ideias. ( ) introduzir declarao em estilo direto. Em Eu sabia! Eu sabia que havia de me livrar desta corja... (linha 20), as reticncias so usadas para: ( ) denotar interrupo do pensamento. ( ) indicar a no-resposta do interlocutor. ( ) denotar hesitao em anunciar o pensamento. Em Vo-se todos pro inferno, magote de miservel! (linha 15), a vrgula usada para: ( ( ( ) ) ) isolar o vocativo. isolar o adjunto adnominal. separar termos coordenados.
Pg. 9 de 13

6.2 .

6.3 .

Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa

6.4 .

Em Era uma voz de rapazote chamando Vivaldo, que se ausentara um momento (linhas 02-03), a vrgula usada para separar orao: ( ) adverbial consecutiva. ( ) adjetiva explicativa. ( ) intercalada. Em Olhe aqui! Seu Vivaldo pediu para informar a milhar assim que corresse. (linha 04), o travesso usado para: ( ) denotar pausa mais forte. ( ) indicar mudana de interlocutor. ( ) assinalar uma expresso intercalada.

6.5 .

Questo 06 Respostas: 6.1. introduzir declarao em estilo direto. 6.2. denotar interrupo do pensamento. 6.3. isolar o vocativo. 6.4. adjetiva explicativa. 6.5 indicar mudana de interlocutor. Comentrio: A questo 06 explora a compreenso do uso da pontuao na tessitura do texto, especificamente o uso dos dois-pontos (item 6.1), das reticncias (item 6.2), da vrgula (itens 6.3 e 6.4) e do travesso (item 6.5). Acerca do uso dos dois-pontos na construo textual, lemos em Bechara (1999, p. 611) que usam-se dois pontos na: 1) enumerao, explicitao, notcia subsidiria (...); 2) nas expresses que se seguem aos verbos dizer, retrucar, responder (e semelhantes) e que encerram a declarao textual, ou que assim julgamos, de outra pessoa (...). s vezes, para caracterizar textualmente o discurso do interlocutor, vem acompanhada de aspas a transcrio, e raras vezes de travesso (...); 3) nas expresses que, enunciadas com entonao especial, sugerem, pelo contexto, causa, explicao ou conseqncia (...). Com base nesse conhecimento, tem-se que, em A pele mulata retomou sangue subitamente, passou da palidez ao rubor, e Inocncio anunciou aos gritos para os companheiros: Deu o touro, ganhei! Deu o touro na 0084, ns ganhamos, eu e o Vivaldo! (linhas 09-11), os dois-pontos so usados para caracterizar textualmente o discurso da personagem. Acerca do uso das reticncias na construo textual, l-se em Bechara (1999, p. 608) que elas denotam interrupo ou incompletude do pensamento (ou porque se quer deixar em suspenso, ou porque os fatos se do com breve espao de tempo intervalar, ou porque o nosso interlocutor nos toma a palavra) ou hesitao em enunci-lo. Servem tambm para indicar uma enumerao inconclusa e para indicar a no-reposta do interlocutor. Com base nesse conhecimento, tem-se que, em Eu sabia! Eu sabia que havia de me livrar desta corja... (linha 20), as reticncias so usadas para denotar interrupo do pensamento. No texto, l-se que, quando Inocncio est se vangloriando de sua suposta vitria no jogo-do-bicho, Vivaldo entra na sala. A entrada de Vivaldo interrompe a fala de Inocncio, que vai ao encontro do amigo a fim de dar-lhe um abrao. Acerca do uso da vrgula, Bechara (1999, p. 609-610) diz que ela empregada para separar vocativos, repeties, termos coordenados, orao adjetiva de valor explicativo, oraes coordenadas aditivas proferidas com pausa, oraes coordenadas alternativas proferidas com pausa etc. Com base nesse conhecimento, tem-se que, em Vo-se todos pro inferno, magote de miservel! (linha 15), a vrgula usada para separar vocativo, visto tratar-se de um vocativo a expresso magote de miservel. Acerca do vocativo, diz Bechara (1999, p. 460): Desligado da estrutura argumental da orao e desta separado por curva de entonao exclamativa, o vocativo cumpre a funo apelativa de 2 pessoa, pois, por seu intermdio, chamamos ou pomos em evidncia a pessoa ou coisa a que nos dirigimos: Jos, vem c! Tu, meu irmo, precisas estudar! Felicidade, onde te escondes? Em Era uma voz de rapazote chamando Vivaldo, que se ausentara um momento (linhas 02-03), a vrgula usada para separar orao adjetiva de valor explicativo, que se ausentara um momento traduz uma explicao sobre a personagem Vivaldo. Acerca do uso do travesso, l-se em Bechara (1999, p.612) que o travesso pode denotar pausa mais forte, assinalar intercalao de expresso, indicar mudana de interlocutor na transcrio de um dilogo. Com base nesse conhecimento, tem-se que, em Olhe aqui! Seu Vivaldo pediu para informar a milhar assim que corresse. (linha 04), o travesso usado para indicar que se est transcrevendo a fala do interlocutor de Inocncio no momento em que este atende ao telefone. Pontuao: A questo vale dez pontos, sendo dois para cada indicao de resposta correta.

Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa

Pg. 10 de 13

07. As formas da lngua assumem, nos textos, funes sinttico-semnticas diversas: sujeito, predicado, adjunto adnominal, adjunto adverbial, complemento verbal, entre outras. A. Preencha os parnteses com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma sobre as funes sinttico-semnticas exercidas pelos elementos destacados nos itens que seguem. A.1. ( ) O pronome lhe (linha 13) exerce a mesma funo que a expresso desta droga (linha 14). A.2 . A.3 . A.4 . A.5 . A.6 . ( ) O pronome lhe (linha 27) exerce a mesma funo que o nome Vivaldo (linha 03). ( ) O pronome ele (linha 02) exerce a mesma funo que o pronome ele (linha 04). ( ) A orao que se ausentara um momento (linha 03) exerce a mesma funo que a orao que deu o touro na 0084 (linhas 04-05). ( ) A expresso num gesto nervoso (linha 07) exerce a mesma funo que aos gritos (linhas 09- 10). ( ) A expresso o riso da vitria (linha 19) exerce a mesma funo que uma expresso velhaca (linha 24).

B. Dos pargrafos do texto indicados nos parnteses, em cada item, transcreva uma orao: B.1. com funo adverbial, que exprime noo de tempo (2 pargrafo).

B.2 .

com funo adjetiva (3 pargrafo).

B.3 .

reduzida, com funo adverbial (6 pargrafo).

B.4 .

com funo substantiva (8 pargrafo).

Questo 07 Respostas do item A: A.1.(F); A.2.(F); A.3. (F); A.4. (F); A.5. (V); A.6. (V). Respostas do item B: B.1. assim que corresse; B.2. que tinha jogado; B.3. agitando a pule como bandeira da vitria; B.4. que Vivaldo lhe pregara uma pea ou que a estria toda da milhar no passava de um trote. Comentrio: A questo 07 explora funes sinttico-semnticas. O que se afirma em A.1 falso. O pronome lhe (linha 13) exerce funo de adjunto adnominal. No contexto, l-se que E adiante do gerente gordo, atnito, lento, instalado como um rei, abanou-lhe o queixo com a pule (linha 13), ou seja, Inocncio abanou o queixo do gerente com a pule. Por sua vez, a expresso desta droga (linha 14) exerce a funo de objeto indireto do verbo precisar. No contexto, l-se: No preciso mais desta droga nem uma hora! (linha 14). O que se afirma em A.2 falso. O pronome lhe (linha 27) exerce funo de objeto indireto. No contexto, l-se que O qual riso, crescendo numa crise incontida, explodiu numa gargalhada achincalhante, revelando, sem palavras, que Vivaldo lhe pregara uma pea e que a estria toda da milhar no passava de um trote (linhas 28-30), ou seja, Vivaldo em Inocncio (objeto indireto) pregara uma pea (objeto direto). Por sua vez, o nome prprio Vivaldo (linha 03) exerce funo de objeto direto. No contexto, l-se: Era uma voz de rapazote chamando Vivaldo, que se ausentara um momento (linhas 02-03). O que se afirma em A.3 falso. O pronome ele (linha 02) exerce funo de sujeito do verbo atender (atendeu). No contexto, l-se que o telefone tocou, na mesa vizinha, ele atendeu. (linha 02). Por sua vez, o pronome ele (linha 04) exerce funo de objeto indireto do verbo dizer (diga). No contexto, l-se que Por favor, diga a ele que deu o touro na 0084. (linhas 04-05), ou seja, diga a Vivaldo (objeto indireto) isto. O que se afirma em A.4 falso. A orao que se ausentara um momento (linha 03) exerce funo adjetiva com valor explicativo, o que justifica a vrgula que a separa da orao principal. Por sua vez, a orao que deu o touro
Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa Pg. 11 de 13

na 0084 (linhas 04-05) exerce funo de objeto direto do verbo dizer (diga). No contexto, l-se que Por favor, diga a ele que deu o touro na 0084. (linhas 04-05), ou seja, diga a Vivaldo (objeto indireto) isto (que deu o touro na 0084 objeto direto. O que se afirma em A.5 verdadeiro. A expresso num gesto nervoso (linha 07) exerce funo adverbial. Trata-se de um adjunto adverbial de modo. A expresso aos gritos (linhas 09-10) tambm exerce funo adverbial, acrescendo orao da qual parte noo de modo. O que se afirma em A.6 verdadeiro. A expresso o riso da vitria (linha 19) exerce funo de objeto direto do verbo rir (riu). A construo uma expresso velhaca (linha 24) tambm exerce funo de objeto direto do verbo surpreender (surpreendeu). O item B da questo, por seu turno, solicita ao candidato que transcreva, do texto, oraes que exeram, respectivamente, as seguintes funes: adverbial (itens B.1 e B.3), adjetiva (item B.2) e substantiva (item B.4). Obteve xito o candidato que transcreveu, respectivamente, as oraes assim que corresse (linha 04), para o item B.1; que tinha jogado (linha 07), para o item B.2; agitando a pule como bandeira da vitria (linha 19), para o item B.3; que Vivaldo lhe pregara uma pea (linha 27) ou que a estria toda da milhar no passava de um trote (linha 27), para o item B.4. Pontuao: A questo vale dez pontos e composta de dois itens: o A vale seis pontos, um para cada preenchimento correto; o B vale quatro pontos, um para cada transcrio correta. 08. No quadro que segue, registram-se vocbulos da crnica Touro, na 0084. Assinale, na coluna da direita, apenas as cinco palavras que atendam, ao mesmo tempo, aos dois critrios que seguem: i) a palavra deve ser formada por derivao sufixal; ii) a palavra deve ter o nmero de letras diferente do nmero de fonemas. ANGUSTIOSA DESLIGADO RAPAZOTE INCAPAZ TRIUNFANTE VELHACA SERVIL VIOLENTAMENTE INESQUECVEL COMPANHEIRO ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Questo 08 Respostas: angustiosa; velhaca; triunfante; violentamente; companheiro. Comentrio: A questo 08 avalia os conhecimentos de morfologia e fontica dos candidatos, requerendo que o candidato assinale, na coluna da direita, apenas as cinco palavras formadas por derivao sufixal, nas quais o nmero de letras seja diferente do nmero de fonemas. Atendem simultaneamente aos dois requisitos: angustiosa, velhaca, triunfante, violentamente e companheiro. Essas cinco unidades so formadas por derivao sufixal, pois se constata, respectivamente, a presena dos sufixos -osa, -aca, -ante, -mente e -eiro na formao destas palavras derivadas. Alm disso, todas elas apresentam dgrafos, da possurem o nmero de letras maior que o de fonemas. Acerca do dgrafo, l-se em Bechara (1999, p.72) que no h de confundir dgrafo com encontro consonantal. Dgrafo o emprego de duas letras para a representao grfica de um s fonema: paSSo, CH, maNH, paLHa, ENviar, mANdar. H dgrafos para representar consoantes e vogais nasais. Os dgrafos para consoantes so ch, lh, nh, sc, s, xc, rr, ss, qu, gu, todos inseparveis, com exceo de rr e ss, sc, s, xc. Para as vogais nasais: am ou an; em ou en; im ou in; om ou on; um ou un. Assim, tem-se que a unidade lexical angustiosa formada por derivao sufixal e tem dez letras e nove fonemas. A palavra velhaca formada por derivao sufixal e tem sete letras e seis fonemas. Em triunfante, formada por derivao sufixal, h dez letras e oito fonemas. Por sua vez, violentamente formada por derivao sufixal e constituda de treze letras e onze fonemas. A unidade lexical companheiro formada por derivao sufixal e apresenta onze letras e nove fonemas. Quanto s unidades lexicais rapazote, servil e palidez, embora formadas por derivao sufixal, o nmero de letras igual ao nmero de fonemas. Em rapazote h oito letras e oito fonemas; servil tem seis letras e seis fonemas, palidez tem sete letras e sete fonemas. Quanto palavra inesquecvel, ela formada por derivao prefixal e sufixal e constituda de doze
Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa Pg. 12 de 13

letras e onze fonemas. Por fim, incapaz formada por derivao prefixal e tem sete letras e seis fonemas. Pontuao: A questo vale dez pontos, sendo dois para cada preenchimento correto: angustiosa (2 pontos); velhaca (2 pontos); triunfante (2 pontos); violentamente (2 pontos); companheiro (2 pontos). s respostas que atendem a apenas um dos critrios, atribuir-se- somente um ponto. Assim, rapazote (1 ponto); servil (1 ponto); inesquecvel (1 ponto); palidez (1 ponto) incapaz (1 ponto).

Vestibular 2010 2 Etapa - Lngua Portuguesa

Pg. 13 de 13

Anda mungkin juga menyukai