Anda di halaman 1dari 10

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

O MOVIMENTO POPULAR DE MULHERES NO SUDOESTE DO PARAN1


Elis Marina Benatti Fedato2, Introduo Grande parte da histria de um Pas, de um Estado, de uma regio marcada por lutas seja pela conquista de direitos coletivos seja por direitos individuais. Na construo de grande parte desta histria os homens aparecem como protagonistas, deixando transparecer que as mulheres permaneceram omissas diante de tais acontecimentos e reivindicaes. Mas o fato que sua participao foi omitida, como se no tivesse importncia. Porm devemos destacar que a participao das mulheres nos movimentos e lutas tem incio muito antes do que se imagina e em diversos acontecimentos como, por exemplo, a luta contra a escravatura, contra a ditadura militar, racismo, pela Constituinte, entre outras. Esse fato se deve apenas restrio ao espao pblico ou tambm pela falta de apoio no cuidado com os filhos, com o lar, onde elas so consideradas as responsveis? Ser que grande parte das mulheres tem ajuda de seus cnjuges nas atividades domsticas? Esses detalhes podem limitar as mulheres ao espao privado do lar, no lhes possibilitando a busca pelo aperfeioamento, preparao para assumirem seu espao na sociedade. Por ser muito cuidadosa e observadora dos pequenos detalhes deseja ser a melhor [...] em qualquer aspecto e em qualquer nvel. Como isso no possvel, origina-se um estado de desorientao e de ansiedade, ou, inclusivamente, de desnimo e de tdio [...] (BALAGUER, 1968, p. 15-16), fazendo com que ela desista de buscar seu espao. Balaguer (1968) complementa ainda:
Todo o trabalho profissional exige uma formao prvia, e depois um esforo constante para melhorar esta preparao e adapt-la s novas circunstncias que surjam. Esta exigncia constitui um dever particularssimo para os que aspiram a ocupar postos directivos na sociedade, visto que so chamados a um servio tambm muito importante, do qual depende o bem-estar de todos. [...] Uma mulher com preparao adequada deve ter a possibilidade de encontrar aberto o caminho da vida pblica, em todos os nveis (p. 26).

1 Este artigo faz parte de um Projeto de Pesquisa e Extenso financiado com recursos da Secretaria de Estado da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior Fundo Paran. O grupo de pesquisa/extenso tem como bolsistas: Aline Motter Schmitz, Keissiane Michelotti Geittenes, Maristela da Costa Leite, Lunia Catiane de Souza, Vanuza Andressa Braga, Elis Marina Benatti Fedato, Joice Aparecida Antonello, Lus Carlos Braga, Ms. Ceclia Maria Ghedini (orientadora), Dra. Rosel Alves dos Santos (coordenadora orientadora). 2 Gegrafa e Bolsista recm- formada do projeto de extenso Registrando a histria e as experincias polticoorganizativas das mulheres agricultoras no sudoeste do Paran. elis_benatti@hotmail.com

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

neste momento que surge a questo: como a mulher pode se preparar se esta possibilidade no lhe oferecida? Por mais evoluda que esteja a sociedade, por mais espao que as mulheres tenham conquistado no decorrer dos anos, ser que todas tm acesso aos espaos pblicos da sociedade? Neste sentido buscamos, no decorrer deste artigo, mostrar como as mulheres se organizaram, no decorrer da histria, para buscar seus direitos, ou seja, mostrar de que forma se configurou a participao das mulheres nas mais diversas lutas e principalmente na organizao do Movimento Popular de Mulheres no Sudoeste do Paran, alm de destacar a contribuio da igreja catlica para a formao e organizao dessas mulheres. 1. A mulher e as lutas pela conquista do seu espao na sociedade A mulher no conquistou espao na sociedade lutando apenas pelos direitos do seu sexo, mas participando das mais diversas lutas. Mesmo com a ausncia de registros mais precisos, sabe-se que no sculo XIX, mais precisamente [...] em 1817, a Revoluo Republicana encontrou em uma mulher, senhora de engenho, um de seus fortes esteios em Alagoas: Dona Ana Lins [...] (CARVALHO apud MONTENEGRO, 1985, p. 12), na luta pela libertao dos escravos. Ainda segundo Montenegro (1985), muitos outros momentos histricos de nosso pas devem ser considerados: a luta pelo fim da escravido no sculo XVIII; a defesa dos quilombos onde muitas delas foram presas; a luta pela reduo da carga horria de trabalho em 1907, quando 600 txteis de Jundia, So Paulo, participaram de uma greve pela reduo da carga horria de trabalho e melhoria dos salrios; conquista do direito do voto em 1932, organizao das Unies Femininas a partir da Unio Feminina de Tefilo Otoni de 1931 e a partir dessas organizaes muitas outras que foram sendo organizadas no tempo e no espao. E mais recentemente, a participao das mulheres revelada na luta contra a Ditadura Militar, contra o racismo, enfim, pela redemocratizao do pas e pela melhoria nas condies de vida e de trabalho da populao brasileira.
As questes de ordem poltica, quebrados os grilhes da censura de tantos anos, eram gritados por todos os meios de comunicao de massas, escritas nos muros, distribudas em panfletos, propagadas nos comcios e nas passeatas, como a da convocao de uma Constituinte. Constituam pano de fundo do movimento de massas em geral, do qual fazia parte o movimento de mulheres. O grande mrito das Unies Femininas e da constituio de grupos de mulheres com outros nomes foi o de ter contribudo para que as organizaes municipais, estaduais e a organizao nacional fossem o resultado de um trabalho feito a partir das bases populares, com mulheres de todas as camadas sociais, a partir de um conjunto de reivindicaes, inclusive as especficas de mulheres, que iam sendo desenvolvidas no processo de conscientizao. Assim, iam se

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

definindo as linhas mais avanadas das lutas femininas, linhas que a prpria prtica confirmou nos anos seguintes ao de 1945 (MONTENEGRO, 1985, p. 24).

No decorrer de toda a histria a mulher vem desempenhando os mais variados papis dentro e fora de suas casas, lutando por sua famlia, por seus direitos e buscando uma sociedade onde se possa viver com mais dignidade, onde os direitos e deveres sejam dados e cobrados igualmente entre os gneros.
As transformaes sociais ocorridas na sociedade brasileira, especialmente a partir dos anos 60, criaram as condies mais gerais para a efetiva constituio da mulher como sujeito poltico. No se trata apenas da conquista de espaos significativos no mercado de trabalho e na universidade; um processo marcado pela crescente conscientizao e participao poltica da mulher (COLLING, 1997, p. 48).

Quando se buscam dados sobre a histria da Organizao ou do Movimento Popular das mulheres, grande parte dos documentos datam da dcada de 1970, que foi considerado o marco histrico para o Movimento Popular de Mulheres no Brasil. Esse fato se deve ao Regime Militar que comandou o Pas entre as dcadas de 1960 a 1980. Durante este perodo coexistiu o medo, a represso e a oposio, o desejo de mudana e de liberdade. Movidas por este desejo de mudana, algumas mulheres passam a ser militantes nas organizaes clandestinas de esquerda, mostrando [...] a vontade radical das mulheres de se tornarem protagonistas ativas da histria (COLLING, 1997, p. 48). Porm assumiram mais pela questo poltica do que pelo fato de serem mulheres. Por ser um espao exclusivamente masculino, muitas vezes, elas negavam a sua sexualidade para chegar a uma relao de suposta igualdade com o sexo oposto.
Desenvolvimento, maturidade, emancipao da mulher, no deve significar uma pretenso de igualdade de uniformidade com o homem, uma imitao do modo de agir varonil. Isso no seria uma aquisio, seria uma perda para a mulher, no porque ela seja mais ou menos que o homem, mas porque diferente (BALAGUER, 1968, p. 9. Grifo do autor).

Na busca pela igualdade elas esqueceram de reconhecer que mesmo na igualdade existem diferenas. Muitas foram presas e sentiram a fora e o peso da represso. Destacamos essa fase da ditadura militar para mostrar que a mulher sofreu, durante muito tempo, com a represso, o medo, a falta de uma identidade prpria, com a dificuldade de reconhecer e serem reconhecidos os seus valores e a sua importncia na construo da histria. No por acaso que muitos movimentos ganharam fora aps esse perodo de ditadura. Essas organizaes lutaram pela incluso da mulher no espao pblico poltico; buscaram o fim da discriminao de sexo; denunciaram a opresso e explorao tanto no espao pblico como no privado, tendo como base fundamental a democracia e a sua emancipao. Uma sociedade

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

moderna, democrtica, tem de reconhecer mulher o direito a participar ativamente na vida poltica, e tem de criar as condies favorveis para que exercitem esse direito todas as que o desejarem (BALAGUER, 1968, p. 25). Hoje muitos Movimentos de Mulheres enfraqueceram, esto adormecidos. Faltam esclarecimentos sobre as novas bandeiras de lutas que se mostram necessrias e um estmulo para que as batalhadas sejam iniciadas e novas militantes entrem na luta. Nosso objetivo no item a seguir destacar, ainda preliminarmente, a organizao do Movimento Popular de Mulheres no Sudoeste do Paran, destacando sua importncia, suas conquistas, decepes, medos, angstias, discriminao. 2. A Organizao do Movimento Popular de Mulheres no Sudoeste do Paran e a influncia da Igreja3 O Movimento Popular de Mulheres - MPM - configurou-se no Sudoeste do Paran no final dos anos de 1970, sob influncia da ala progressista da Igreja Catlica, incentivada pelos Padres Belgas (POSSAMAI, 2007). Esta organizao nasce, mais especificamente no municpio de Capanema, onde os padres belgas coordenavam a parquia e atravs da Paula Broeders uma leiga, belga, juntamente com a Iraci e Petrolina de Medianeira davam apoio financeiro, moral e social. A gente primeiro se organizou como mulher e depois as lutas sociais, ento fomos luta. Foi muito forte, tivemos muitas conquistas em Capanema (Dileta Stuelp Capanema, 2009). A formao da Igreja instigava a organizao e a luta por direitos das mulheres como ser humano e de suas famlias. No incio da organizao e fortalecimento do MPM, lutas foram empreendidas como, por exemplo, pela reivindicao na melhoria do preo do litro de leite. Quando comeamos a vender o leite, bem no incio, entrou um laticnio que no pagava como devia. A Paula organizou as mulheres para ir conversar com o dono do laticnio (Dileta Stuelp Capanema, 2009). Organizaram-se e foram at Marechal Cndido Rondon, em cinco mulheres, conversar com o chefe da empresa para exigir os seus direitos. Conseguiram que a empresa pagasse os meses

3 Daremos suporte a este estudo baseados nos relatos de mulheres que iniciaram a organizao do Movimento Popular de Mulheres no sudoeste do Paran, mais especificamente na regio de Capanema. Destacamos que estes relatos esto em fase preliminar e sujeitos a correes. O texto foi organizado pelo grupo de pesquisa e extenso que desenvolve o Projeto na regio.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

atrasados e ainda aumentassem o valor por litro. Foi atravs destas lutas que elas foram adquirindo confiana e acreditando em si mesmas e na luta. Segundo Santos (2008), o Sudoeste do Paran vivia na dcada de 1970 a introduo do Pacote Tecnolgico. Essa modernizao da agricultura impulsionou a sada da populao do campo; a excluso dos pequenos produtores ao acesso ao crdito e consequentemente s novas tecnologias, visto que seu custo era muito elevado.
As tecnologias modernas utilizadas so poupadoras de mo-de-obra e no contexto da Modernizao brasileira, cujas polticas promovem a excluso, os custos elevados do processo produtivo e os atrativos gerados pelo urbano fomentam o xodo rural e a precariedade do campo em servios bsicos como escolas, atendimento mdico, etc. (SANTOS, 2008, P. 187. Grifo do autor).

Os Sindicatos ainda no trabalhavam a questo da sade. Foi pelo estmulo e trabalho da leiga Paula que essa questo mudou, e se passou a reivindicar o direito sade, seguidas, mais tarde, pelas lutas do Sistema nico de Sade - SUS. Todo o trabalho da Paula fez com que se espalhassem na regio os ideais do sindicalismo combativo (Maria Libardi do Couto - Planalto, 2009). No perodo anterior organizao do MPM (1975), at os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais STR - restringiam a participao das mulheres, mesmo em aes que seriam voltadas para o pblico feminino, como foi o caso da organizao de um oito de maro. Elas citam que parecia existir um medo que as mulheres tomassem posse daquele espao que at ento era predominantemente masculino.
Antes do Movimento Popular de Mulheres nem no Sindicato dos Trabalhadores Rurais tnhamos vez. Quando comeamos a pensar o oito de maro, eles queriam pensar como fazer, no nos deixavam pensar o que queramos, era como se o Sindicato tivesse medo que as mulheres tomassem posse daquele espao (Ivete da Rosa Capanema, 2009).

Para desenvolver o trabalho de organizao das mulheres na regio, no ano de 1988 houve uma liberao regional, sustentada pela Associao de Estudos, Orientao e Assistncia Rural ASSESOAR. Foi Maria Libardi do Couto, de Planalto, a mulher liberada por cerca de trs meses com a tarefa de organizar a primeira comemorao do 08 de maro na regio Sudoeste do Paran. O trabalho era muito animado e o municpio de Capanema foi o primeiro a comemorar a data. No decorrer desta organizao, muitos fatos foram ganhando destaque e um que merece ser citado neste momento foi no ano de 1978, o movimento na balsa onde se reivindicava o aumento do preo do porco. A no soluo do problema teve como estratgia o fechamento da ponte de Capito Lenidas Marques, tendo uma forte repercusso na regio e no estado. Foi um movimento muito importante que marcou este perodo de 1974-1978 na luta pelos preos mnimos.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Uma das primeiras conquistas, ainda no Movimento Popular de Mulheres, foi o direito da mulher ser, tambm, scia do Sindicato que, at por volta de 1982, era reservado somente ao homem. Mas ns j amos s comunidades organizar e informar o povo de seus direitos, e a partir destas organizaes foi crescendo o movimento sindical (Circe Rodrigues Padilha Francisco Beltro, 2009). A Igreja Catlica desenvolveu um papel fundamental na organizao das mulheres. Segundo Teixeira (2006), nesse perodo (final de 1960 e incio de 1970) a igreja estava permeada pela Teologia da Libertao que nasce marcada pela participao ativa dos pobres, dos excludos e das pessoas leigas alm de estar intimamente vinculada aos movimentos sociais. A maioria das mulheres que fizeram parte desta pesquisa estiveram envolvidas em alguma pastoral da Igreja: catequistas, mais tarde ministras. Essa formao contribuiu muito quando foram desafiadas a assumirem a liderana da organizao de mulheres. O Movimento Popular de mulheres tinha muito forte o propsito de formao, se reuniam, estudavam e debatiam temticas com questes especficas, como Mulher e poltica, Mulher e sindicato, Mulher e Bblia, Direitos da mulher, Sade da mulher, formao religiosa a partir da Bblia, formao para a vida, para perceberem que mesmo sendo mulheres, eram seres humanos como os homens. Toda essa dedicao propiciou s mulheres uma formao libertria, e so estas que ainda esto nas entidades trabalhando. Havia planejamento municipal que se organizava pelos setores da parquia o qual era seguido por todas as comunidades. A luta era feita em todo o Estado do Paran, os municpios se ajudavam faziam uma interligao. O planejamento estadual era mais voltado para a comemorao do dia oito de maro e as lutas eram conjuntas em todo o estado. Trabalhava-se pela defesa dos direitos humanos, se doavam na pastoral, eram as lderes da comunidade. Hoje a gente v as mulheres que se encontram, tomam chimarro e ficam por a. A gente se reunia e pensava: no ano que vem vamos trabalhar isso. Tinha planejamento, se buscava quais eram os problemas, o que tinha que mudar. Tinha organizao. (Ivete da Rosa Capanema, 2009). Os encontros da regional eram feitos na ASSESOAR que sempre apoiava, mas no direcionava o movimento. Em 1987 teve um grande encontro um em So Miguel do Iguau e outro em Dois Vizinhos, organizado pelo MPM e no Sudoeste paranaense tambm com as outras organizaes de mulheres que estavam nascendo. Nestes encontros se discutiam assuntos que estavam na pauta do ano, que mereciam destaque: poltica, salrio maternidade.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Ns levvamos a comida de casa e tnhamos vontade de lutar, de buscar nossos ideais. Hoje do tudo para agradar e calar a boca das mulheres. Ns no reclamvamos, tinha uma comisso de vrios municpios a faziam um encontro para reunir todos os grupos em nvel de estado, sempre era em Curitiba. No outro dia se voltava pra casa (Dileta Stuelp Capanema, 2009).

O MPM teve trabalho ativo por cerca de 20 anos na regio e embora estivesse prximo a Igreja Catlica era autnomo, tinha apoio e despertava muitos conflitos entre suas concepes e as da Igreja, por conta das perspectivas das mulheres e do movimento feminista, dentre eles a emancipao da mulher, as questes de gnero, algumas muito polmicas como o aborto. Havia muitas mulheres que participavam da liderana, por exemplo, a Ceclia Ladi Erthal que foi procurada pela Leiga Paula Broeders, juntamente com o pessoal da Associao de Crdito e Assistncia Rural do Paran - ACARPA (atual EMATER) para participar de um evento em Curitiba. L foi escolhida como delegada para o estado e comeou participar na linha de frente. O MPM contribuiu na luta pelo sindicalismo combativo e conseguiu desenvolver um trabalho forte na regio e no estado. Porm com o surgimento das Comisses Sindicais de Mulheres, atrelado ao STR, passa-se a ter uma espcie de dois movimentos de mulheres na regio.
Esta diviso se dava porque havia duas concepes na organizao de mulheres: uma do Movimento Popular de Mulheres que lutava peos direitos humanos desde a religio, na perspectiva do feminismo e outra da Comisso Sindical que focava no direito social enquanto trabalhadoras rurais (Circe Rodrigues Padilha Francisco Beltro, 2009).

O Movimento Popular de Mulheres e a Comisso Sindical de Mulheres tinham uma certa discordncia, no processo de organizao. Segundo as entrevistas realizadas e a narrativa, cria-se um campo de disputa entre os dois movimentos, pois agiam sobre a mesma base territorial. Apesar das divergncias, algumas atividades eram realizadas conjuntamente. Parece-nos que o MPM bebia da fonte do Movimento Feminista, que estava no seu auge neste perodo no Brasil, enfocando uma luta pelos direitos das mulheres na perspectiva poltica de enfrentamento do patriarcado. J a comisso sindical firmava-se numa concepo de luta trabalhista, por direitos sociais to ausentes e negados neste perodo que ainda se vivia no contexto poltico da ditadura militar. Na prtica isto se traduzia em divergncias, pois eram questes que exigiriam aprofundamento e debate que, na lgica das organizaes, implicadas em dar conta das inmeras tarefas da organizao social da agricultura familiar e dos movimentos sociais nascentes, nem sempre foi possvel. No final da dcada de 1980, embalado pelo retraimento da ala progressista da Igreja Catlica que vai refletir nas pastorais e movimentos que tinham nesta tendncia seu apoio e base, o MPM se desarticula e perde espao, de certa forma, para a Comisso Sindical de Mulheres. Neste

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

momento as mulheres ficam divididas e em alguns casos uniam-se, ou seja, mulheres do MPM iam para a Comisso Sindical, em outros divergiam, alm daquelas que desistiam de participar. Isto tem consequncias que mudam o rumo do trabalho com mulheres na regio. A Comisso Sindical de Mulheres Regional se fortalece, em 1989, quando a Paula Broeders ainda estava na regio. As agricultoras se organizaram no sindicato e comearam a fazer reunies separadas, isso foi muito errado, pois ns (do Movimento Popular de Mulheres) devamos ter fortalecido o grupo de mulheres como um todo, foi falha nossa (Ivete da Rosa - Capanema, 2009). Assim em 1992, com o projeto financiado coordenado pela Comisso Sindical de mulheres, h uma diviso dos trabalhos com dois grupos, de um lado o MPM e de outro a Comisso Sindical Regional de Mulheres, porm a maioria eram agricultoras. Havia tambm a influncia da organizao municipal de Francisco Beltro onde o MPM no era muito forte e esta forma de organizativa no era apoiada por todos os dirigentes.
Ns fomos fracas, no conseguimos conciliar as duas organizaes e fomos ficando quietas, e fomos ficando para trs. Tanta coisa que ns enfrentamos e no pudemos levar a luta pra frente (Dileta Stuelp Capanema, 2009). Essa diviso entre Comisso sindical de Mulheres e Movimento Popular de Mulheres aconteceu tambm por uma diviso poltico-partidria, as mulheres que tinham outra opo partidria ficaram para trs (Doriela Wieczorek Capanema, 2009).

At 1994 o MPM continuou tentando manter a organizao, fazendo reunies e mantendo os Encontros Regionais e a mobilizao. Essa aproximao do MPM Igreja Catlica contribuiu de forma contundente tanto para sua organizao e fortalecimento quanto para o retraimento do Movimento. Assim, alteraes na Igreja refletiram na organizao, por exemplo, no municpio de Capanema, que era como um centro que articulava o Sudoeste paranaense. Quando muda o proco, a Igreja Catlica foi deixando de organizar as mulheres. Ao mesmo tempo a leiga catlica importante na organizao do Movimento Regional (Paula) foi trabalhar noutra regio e depois voltou para a Blgica em 1998.
O bonito era lutar por uma causa. [...] A luta foi feia, arriscamos a vida em muitos momentos. Lutvamos no tanto pela gente, mas pelos irmos. Muito significativo o cunho religioso, mais tarde o padre proibiu de fazer os trabalhos que fazamos antes. Hoje desvirtuou e capitalizou as coisas (Dileta Stuelp Capanema, 2009).

Quando o projeto da Comisso Regional termina em 1997-98, o dia oito de maro, por exemplo, no foi mais assumido nem pelo sindicato nem pela parquia e mesmo o padre foi deixando os trabalhos para a Secretara de Assistncia Social da prefeitura e o MPM se desarticulou, as mulheres se acomodaram (Ivete da Rosa - Capanema, 2009).

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Ns tnhamos a conquista do Movimento Popular de Mulheres como articulao prpria das mulheres e depois foi jogado para o poder pblico, pensavam sozinhos e expunham para as mulheres, comea-se perder o contedo de organizao, de luta e de conquista. Fomos perdendo territrio. Faziam encontros, mandavam chamar as mulheres para uma reunio para organizar o dia oito de maro, por exemplo, s para levar pblico, porque sabiam que as mulheres tinham essa organizao pronta, mas s para fazer nmero. As mulheres no tinham participao, quem organizava a mstica, a programao, a metodologia era o pessoal da prefeitura em paredes fechadas. A mulheres se renem no dia oito de maro com um contedo muito pobre, como os clubes de mes: s faz-se gincanas, brincadeiras, qualquer coisa para entreter as mulheres e contedo de formao e luta no tem nada. O problema foi que ns nos acomodamos, isso que ns teramos que resgatar. As mulheres mostravam que eram capazes, sempre tinha alguma orientao sobre a rea da sade, por exemplo, mas aquele contedo que nos tnhamos, a raiz do incio acabou (Doriela Wieczorek Capanema, 2009).

No trabalho com as narrativas percebe-se que h, ainda, o desejo de uma reorganizao, apesar de todas as dificuldades. Existe o desejo das mulheres, o que falta um espao de organizao. No entanto importante destacar que diante esse contexto e a crescente organizao das mulheres no STR, este passa a centrar as lutas das mulheres agricultoras, especialmente por direitos sociais, resultando em conquistas e desafios a serem superados. Consideraes Este projeto de pesquisa e Extenso encontra-se em fase de desenvolvimento e muitos so os questionamentos: Ser que a conquistas dos direitos foi o um dos motivos que fez com que as Organizaes de Mulheres se desarticulassem nos ltimos anos? Ser pela divergncia no foco das lutas do Movimento Popular de Mulheres e da Comisso Sindical de Mulheres que muitas deixaram de lutar? Por que so to poucas as mulheres que esto ocupando os cargos de direo nas entidades e organizaes? Ser por falta de preparao? Ser por falta de oportunidade? Quais bandeiras precisam ser levantadas neste momento? So muitas as questes que ainda precisam ser respondidas no decorrer de nosso estudo. Buscamos e buscaremos compreender os motivos do retraimento das lutas na atualidade e tambm as possibilidades de fomentar juntamente com as entidades parceiras deste projeto de pesquisa e extenso, novas bandeiras de luta para retomada da organizao das mulheres agricultoras a partir do debate de gnero. Um passo j est sendo dado, com a reorganizao do Coletivo Regional de Mulheres. Referncias BALAGUER, Josemarie Escriv de. A Mulher no Mundo e na Igreja. Traduo de Henrique Aguiar. Porto: Editora Livraria Civilizao, 1968.

Fazendo Gnero 9

Disporas, Diversidades, Deslocamentos


23 a 26 de agosto de 2010

Cadernos Feministas de Economia & Poltica. Preparando a campanha para vereadoras e prefeitas de Pernambuco. Projeto Mulher & Democracia: 70 anos de Luta pela Representao Poltica. Pernambuco, 2004. COLLING, Ana Maria. A resistncia da mulher ditadura militar no Brasil. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997. FERES, Joo Bosco. Propriedade da terra: opresso e misria; o meio rural na histria social do Brasil. Nijmegen, Holanda: CEDLA, 1990. MONTENEGRO, Ana. Mulheres participao nas lutas populares. Salvador/ Bahia: M&S Grfica e Editora Ltda, 1985. POSSAMAI, Rosngela Maria Cesca. A Histria da Organizao das Mulheres do Sudoeste do Paran e a Construo da Identidade Poltica. Trabalho monogrfico apresentado curso de PsGraduao em Educao do Campo da Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2007. RIBEIRO, Catiane Resinato. FEDATO, Elis Marina Benatti. Registrando a Organizao Poltica das Mulheres Agricultoras no Sudoeste do Paran. IN: Anais do Encontro de geografia da Unioeste. Francisco Beltro, 2009 (no prelo). SANTOS, Rosel Alves dos. O Processo de Modernizao da Agricultura do Sudoeste do Paran. Tese (Doutorado em Geografia) UNESP, Presidente Prudente, SP, 2008. TORRES, Fernando. TEIXEIRA, Faustino. EGGERT, Edla. SAMPAIO, Plnio de Arruda. Teologia da Libertao e Educao Popular: a caminho. So Leopoldo/RS: Con-Texto, 2006.

10

Anda mungkin juga menyukai