Anda di halaman 1dari 3

CURSO TECNICO DE SEGURANA E HIGIENE NO TRABALHO UFCD/MDULO: FT19 PLANO DE EMERGNCIA DEFINIO FORMADORA: JOO VASCONCELOS

No mdulo de durao de 50 horas teve como objectivo:

Identificar a rea de higiene e segurana do trabalho. Reconhecer os mtodos utilizados na definio de um projecto.

Contedos

Fsica e Qumica do Fogo; Componentes do fogo (combustvel, comburente, energia de ativao e reao em cadeia); Domnios de inflamabilidade; Velocidades da combusto; Classes de fogo; Propagao do calor e do fogo; Mtodos de extino; Desenvolvimento tpico de um incndio;

Agentes extintores; Segurana contra incndios em edifcios e recintos; Enquadramento jurdico; Utilizaes-tipo, Locais de risco, Altura de um edifcio, Categorias de risco; Clculo de efetivo e de densidade de carga de incndio modificada; Reao e resistncia ao fogo; Medidas de segurana contra incndios (ativas e passivas) Condies exteriores comuns (vias, acessos, etc.); Condies de comportamento ao fogo, isolamento e proteo (compartimentao); Condies de evacuao (Sadas, UP, impasse); Condies dos equipamentos e sistemas de segurana (sinalizao e iluminao de Emergncia, deteo, alarme e alerta, controlo de fumo, meios de interveno); Visita de estudo Bombeiros Voluntrios de Ponta Delgada (BVPD). Este tema um excelente exemplo para o bom conhecimento da fsica e qumica do FOGO, seus componentes. Como se sabe o que o fogo precisa no mnimo de trs componentes para ter chama, ento com os meios de domnio da inflamabilidade, aplicados podemos combater este, por trs formas, abafamento (retira-se o o2) arrefecimento (combatendo as chamas com extintor ou agua) e corte de combustvel (retirando o combustvel). Quando no se consegue combater o fogo no momento da sua chama inicial, s basta mais uns meros minutos para se dar um grande incndio, ou seja, numa chama inicial ou fogo controlado, temos mil graus, passados os meros minutos imaginam o tamanho da chama e a temperatura a que esta atinge e todo esse processo decorre de baixo para cima (como uma chama de uma vela). Todos esses fogos tm a sua classe, dependente do combustvel que arde.

Assim, com os conhecimentos adquiridos e como futuro tcnico de Higiene e segurana no Trabalho. Incorporando esses conhecimentos na rea das Pescas tradicionais, serei capaz de intervir de forma a aplicar um aplano de emergncia, com os institores adequados, com os detetores de fumo ou calor, botes de alarme, uma sirene, ou seja, uma pequena central de alarme na cabine. Para alertar os dois vigias de navegao em caso de incndio. Devido h existncia de vrios perigos de incndios a bordo, como o armazenamento do combustvel, alimentos, roupas, vrios equipamentos eltricos e a presena do motor. Com esse planeamento, pretende-se ter melhorias, a nvel da diminuio de perdas de equipamentos, queimaduras, que tem de ser indemnizadas, perda da embarcao e morte. Contribudo para bom desempenho dos colaboradores nas suas funes e com muito mais segurana a bordo. Vo produzir mais e assim transmitir, uma boa imagem da empresa. Com isso, hipteses de desenvolvimento e sustentabilidade.

Formando Orlando Andrade

Anda mungkin juga menyukai