Anda di halaman 1dari 15

Revista Crist

Janeiro de 2012 - Edio Mensal

ltima Chamada

Quem o
O Homem da Iniquidade A Besta A Marca da Besta

Anticristo?

Revista Crist

ltima Chamada__________
Janeiro de 2012 Periodicidade: mensal

3 Identificando o Anticristo 4 O Anticristo Composto dos Dias Atuais 6 O Anticristo Bblico 9 A Besta 11 A Marca da Besta 12 O Homem do Pecado 14 Quem "Aquele" que Detm o Homem do Pecado? 15 Capa da Prxima Edio
Nosso Objetivo________________________
A Revista Crist ltima Chamada uma obra crist interdenominacional que propaga e defende a f em Cristo. Nosso objetivo informar, capacitar e ensinar s pessoas a respeito de toda verdade sobre Cristo atravs de literaturas totalmente gratuitas.

Expediente___________________________
Peridico Revista Crist ltima Chamada, publicada com a devida autorizao e com todos os direitos reservados no Escritrio de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro sob n 236.908. Autor e Editor Responsvel: Csar Francisco Raymundo. Nasceu em 2 de maio de 1.976. apenas mais um em Cristo Jesus. Design e editorao eletrnica: Csar F. R. Direitos de reproduo dos textos: Os textos do site podem ser reproduzidos ou publicados livremente, desde que seja citada a fonte (endereo, link para a home page), que o contedo no seja modificado e que sejamos informados a respeito. Em caso de publicaes impressas, envie-nos um exemplar. A maioria de nossas publicaes so assinadas e produzidas por vrios telogos renomados. Tambm esto na sua maioria em formato PDF (Programa Adobe Acrobat Reader). Contato: E-mail: ultimachamada@bol.com.br Site:

www.revistacrista.org

666

Revista Crist

ltima Chamada_____________________________
Janeiro de 2012 Periodicidade: mensal

Identificando o Anticristo
Escrito por Gary DeMar
Traduo: Felipe Sabino de Arajo Neto1

Hal Lindsey escreveu em 1970 que ele cria que o anticristo estava vivo em algum lugar no mundo. Ele repetiu essa crena em 1977, quando escreveu que era sua opinio que ele estava vivo em algum lugar agora. Mas ele no se tornar essa figura terrvel que chamamos de Anticristo at que Satans o possua, e no creio que isso ocorrer at que haja essa ferida mortal da qual ele curado.2 Em 1980 ele declarou novamente essa convico escrevendo que este homem [anticristo] est vivo hoje vivo e esperando ser revelado.3 Embora Lindsey creia que o anticristo esteja vivo em algum lugar no mundo hoje, e de fato tem estado aqui desde pelo menos 1970, ele declarou que no devemos ficar especulando se alguma das figuras mundiais de hoje o anticristo.4 De qualquer forma, determinar a identidade do anticristo no importa na verdade, visto que Lindsey e outros crem que os cristos no estaro por perto para ver a devastao trazida pelo ditador mais cruel de todos os tempos.5 Para no ser ultrapassado, Dave Hunt divulga uma opinio similar: Em algum lugar, nesse exato momento, no planeta Terra, o anticristo est quase que certamente vivo aguardando seu tempo, esperando seu sinal. Sensacionalismo banal? Longe disso! Essa possibilidade baseada numa avaliao sbria dos eventos atuais em relao profecia bblica. J um homem maduro, ele est provavelmente ativo na poltica, talvez at mesmo um lder mundial admirado cujo nome est quase diariamente nos lbios de todo o mundo.6 Salem Kirban escreveu em 1977 que aqueles de ns familiarizados com a Escritura podem facilmente ver a escrita mo na parede, medida que o caminho preparado para o Anticristo vindouro.7 Lindsey, Hunt, Kirban, e muitos outros compartilham uma crena que visivelmente similar quela da adivinha Jeane Dixon. Dixon afirma ter recebido uma viso divina em 5 de fevereiro de 1962 sobre um governo mundial poltico-religioso; sua profecia lembra a doutrina moderna do

1 E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em fevereiro/2007. Site: www.monergismo.com 2 The Great Cosmic Countdown: Hal Lindsey on the Future, Eternity (January 1977), 80. 3 Hal Lindsey, The 1980s: Countdown to Armageddon (King of Prussia, PA: Westgate Press, 1980), 15. 4 Hal Lindsey, The Late Great Planet Earth (Grand Rapids, MI: Zondervan, 1970), 113. 5 Lindsey, The Late Great Planet Earth, 113. 6 Dave Hunt, Global Peace and the Rise of Antichrist (Eugene, OR: Harvest House, 1990), 5. 7 Salem Kirban, Countdown to Rapture (Irvine, CA: Harvest House, 1977), 181.

Revista Crist ltima Chamada De 1 a 15 de Novembro de 2011 Revista Crist ltima Chamada Janeiro de 2012

3 3

anticristo: Uma criana, nascida em algum lugar no Oriente Mdio antes das 7 da manh (EST) de 5 de fevereiro de 1962, revolucionar o mundo. Antes do trmino do sculo, ele reunir toda a humanidade numa nica e todo abrangente f. Esse ser o fundamento de um novo Cristianismo, com toda seita e credo unidos por meio deste homem que andar entre o povo para espalhar a sabedoria do Poder Todo-Poderoso.8 A Sra. Dixon alega que a influncia desse homem ser sentida no comeo dos anos 1980 e que por volta de 1999, a religio ecumnica ter sido alcanada. 9 Por que deveramos crer nos prognsticos profticos dos dias atuais, quando j nos ofereceram certezas da identidade do anticristo inmeras vezes durante os sculos? So Martin de Tours, que morreu em 397 d.C., escreveu do anticristo vindouro cujo reino significaria os ltimos dias. Sua predio soa estranhamente familiar. Non est dubium, quin

antichristus No h dvida que o anticristo j nasceu. Firmemente j estabelecido em seus primeiros anos, ele ir, aps alcanar a maturidade, alcanar poder supremo.10 Agora volte e leia novamente as citaes de Lindsey e Hunt. Os cristos deveriam repudiar os escritos de algum que especula que o anticristo uma figura contempornea. Tal especulao biblicamente infundada, como se tornar evidente medida que analisarmos as passagens usadas para estabelecer a identificao. Por que toda a confuso quanto a quem o anticristo? A confuso se levanta por duas concepes errneas: (1) lidar com referncias bblicas divergentes como se todas elas se referissem mesma pessoa, criando assim uma figura composta que no encontrada na Escritura; (2) cometer um lapso quanto ao perodo de tempo quando essas figuras divergentes apareceriam.

O Anticristo Composto dos Dias Atuais______


Antes de comearmos a investigar essa confuso, estabeleamos primeiramente qual geralmente o entendimento moderno sobre o anticristo. O anticristo da teologia especulativa de hoje combina as caractersticas do prncipe que h de vir de Daniel e outros personagens do livro de Daniel (9:26; 7:7-8, 19-26; 8:23-25); elementos do abominvel da desolao de Mateus e Daniel (Mt. 24:15; Dn. 9:27); o homem da iniqidade de Paulo (2Ts. 2:3); a linguagem de Joo sobre o anticristo (1 Joo 2:18, 22; 4:3; 2 Joo 7); e a besta de Joo (Ap. 13:11-18). Esse anticristo composto futurizado supostamente se far conhecido aps o arrebatamento da igreja durante a tribulao de sete anos. especulado que ele surgir da Europa, visto que ele surge do meio dos dez chifres da cabea da quarta besta (Dn. 7:7-8; 19-26). Outros crem que ele judeu.11 Essa quarta besta com seus dez chifres dito ser um Imprio Romano revivido. Essa a mesma besta que emerge do mar de Apocalipse 13 (versculos 1-10).

Alguns crem que a besta ou anticristo deve ser um judeu, visto que ela emerge da terra ou nao (Ap. 13:11). Outros crem que visto que ela emerge do mar, uma designao das naes gentias, ela deve ser um gentil (cf. Isaas 57:20). O anticristo moderno retratado como uma figura poltica carismtica, o homem-mdia perfeito. Na dcada de 1969, John F. Kennedy parecia satisfazer todos os critrios para um anticristo dos dias modernos, e sua ferida mortal [Ap. 13:3] na cabea assegurou isso para muitos cristos crdulos. O anticristo supostamente ter a eloqncia de um Winston Churchill (Ap. 13:5) e a arrogncia, duro semblante e discurso cativante de um Adolf Hitler (Dn. 7:20; 8:23). A conjectura que cerca essa figura continua com detalhe impressionante baseado em evidncia bblica escassa. O anticristo chegar proeminncia como parte de uma confederao de dez naes, se aproximando da rea do antigo Imprio Romano. Inicialmente ele ganhar controle atravs da guerra, subjugando trs dos poderes na confederao. Alguns especulam que a confederao de dez naes comear com treze. Uma vez que ele assegure o poder, aspirar avenidas de paz como Adolf Hitler (Dn. 8:25). Seu discurso de paz ser atrativo para um Cristianismo apstata (1Ts. 5:3).

8 Citado em Robert Glenn Gromacki, Are These Last Days? (Schaumburg, IL: Regular Baptist Press, 1970), 90. 9 Gromacki, Are These Last Days?, 90. 10 Citado em Otto Friedrich, The End of the World: A History (New York: Coward, McCann and Geoghegan, 1982), 27.

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

Como com Hitler, que fez paz com a Santa S de ferida mortal. Mas antes que perca de fato a vida, Roma, essas propostas de paz funcionaro como ser trazido de volta desse estgio criticamente sedativos sobre o povo. ferido. Isso algo que causar tremendo espanto em Em seu discurso ao Reichstag, em 23 de maro de todo o mundo.13 Isso duplamente duvidoso. O 1933, quando o corpo legislativo da Alemanha mundo no ficaria espantado. A grande maioria abandonou suas funes ao ditador, Hitler prestou consideraria isso um truque. Eles j esto tributo s crenas crists como elementos acostumados com o mgico David Copperfield. O essenciais para salvaguardar a alma do povo anticristo se tornar imediatamente um objeto de alemo, prometeu respeitar seus direitos, declarou adorao (Ap. 13:3-8) e se assentar como Deus no que a ambio do seu governo era um acordo templo de Jerusalm (2Ts. 2:4). O falso profeta pacfico entre Igreja e Estado e adicionou com um erigir uma imagem ou dolo ao anticristo. Ele ento olho nos votos do Partido Central Catlico, que ele far com que a esttua viva e fale (Ap. 13:14-15). recebeu que esperamos melhorar nossas relaes De acordo com esse cenrio elaborado, o mundo amigveis com a Santa S.12 estar vivendo sob um tirano dirigido por Satans Como um homem atravs de sua bestade paz, o anticristo anticristo e o falso profeta. far uma aliana com As pessoas sero marcadas Os caadores modernos com os judeus garantindoo terrvel 666! Essa lhes paz e segurana receita de desastre levar de anticristo esto em sua prpria nao. afinal ao Armagedon, onde procurando uma figura No meio do perodo todas as naes do mundo da aliana, ele sero trazidas contra Israel. que no mais existe. quebrar a aliana e se Somente o retorno de Cristo voltar contra os salvar Israel e o mundo. Olhemos para a judeus. Ele ento far Quanto testada contra a guerra contra os interpretao bblica slida, evidncia bblica. santos judeus e os tal teoria permanece de p? A sobrepujar (Ap. questo do tempo invalida 13:17; Dn. 7:21). Sem toda a teoria moderna do dvida, durante esse anticristo. possvel que o perodo de tempo de trs anos e meio, dois teros dos que era profecia seja agora histria? Poderia a besta judeus vivos na Palestina sero assassinados (Zc. do Apocalipse 13 e o seu nmero 666 se referirem a 13:8-9). Visto que ele odeia a Deus, o anticristo uma figura histrica bem conhecida, que blasfemar contra Deus e o seu tabernculo (Ap. desempenhou um papel proeminente durante o 13:6). tempo no qual o livro do Apocalipse foi escrito? Como um Cristo falsificado, o anticristo receber Como veremos, a doutrina moderna do anticristo grandes poderes pelo diabo para tentar copiar a obra uma amalgamao de conceitos e eventos bblicos de Jesus. Ele at mesmo procurar imitar a que: ou no so relacionados uns com os outros, ou ressurreio; o anticristo parecer ter sofrido uma tiveram seu cumprimento em eventos passados. ferida mortal na cabea, mas ento ser Esse o porqu a confuso persiste. Os caadores miraculosamente ressuscitado. Lindsey diz que ele modernos de anticristo esto procurando uma figura no cr que essa ser uma ressurreio real, mas que no mais existe. Olhemos para a evidncia ser uma situao na qual essa pessoa ter uma bblica.

11 Jerry Falwell cr que quando o anticristo aparecer durante o perodo da tribulao, ele ser um imitador completo de Cristo. Sem dvida, ele ser um judeu. Sem dvida, ele pretender ser Cristo (Citado em Sonja Barisic, Jewish Leaders Say Falwell Evokes Anti-Semitism, Atlanta Journal/Constitution [16 de janeiro de 1999], A4). 12 William L. Shirer, The Rise and Fall of the Third Reich: A History of Nazi Germany (New York: Simon and Schuster, 1960), 234. 13 Lindsey, The Late Great Planet Earth, 108.

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

O Anticristo Bblico
Primeiro, devemos encontrar uma definio bblica de anticristo. A palavra anticristo aparece somente nas epstolas de Joo (1 Joo 2:18, 22; 4:3; 2 Joo 7). O que ensinado nessas passagens constitui toda a doutrina do Novo Testamento sobre o Anticristo.14 A descrio do anticristo por Joo totalmente diferente da representao moderna. O anticristo de Joo : ? Qualquer um que nega que Jesus o Cristo (1 Joo 2:22). ? Qualquer um que nega o Pai e o Filho (1 Joo 2:22,23).
? Todo esprito que no confessa a Jesus (1 Joo 4:3). ? Aqueles que no confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim o enganador e o anticristo (2 Joo 7). Nada do que Joo escreve se relaciona com a doutrina moderna do anticristo como previamente delineada. A doutrina do anticristo de Joo um conceito teolgico relacionado com uma apostasia que estava sendo fomentada em seus dias. Joo no tinha um indivduo particular em mente, mas sim indivduos que ensinavam que Jesus Cristo no o que a Bblia diz que ele : Resumindo, Anticristo significa para Joo apenas negao do que deveramos chamar de a doutrina, ou digamos o fato, da Encarnao. Cristo denotava para Joo a Natureza Divina do nosso Senhor, e era sinnimo de o Filho de Deus. Negar que Jesus o Cristo era para ele, portanto, no meramente negar que ele o Messias, mas negar que ele o Filho de Deus; e, assim, era equivalente a negar o Pai e o Filho; era negar, em nosso modo moderno de falar, a doutrina da Trindade, que a implicao da Encarnao. Negar que Jesus o Cristo que veio ou o Cristo vindo em carne, era novamente apenas recusar reconhecer em Jesus o Deus Encarnado. Quem quer que seja, diz Joo, que tome essa atitude contra Jesus Anticristo.15 Essa interpretao possvel? Devemos esperar uma apostasia futura da qual o anticristo surgir?

Como o Novo Testamento deixa claro, a apostasia era extrema, quase desde o comeo da igreja. A apostasia sobre a qual Joo escreve estava em vigor em seus dias. Paulo teve que contra-atacar um evangelho diferente que era contrrio ao que ele tinha pregado (Gl. 1:6-9). Ele teve que lutar contra falsos irmos (2:4, 11-21; 3:1-3; 5:1-12). Ele advertiu a liderana da igreja de feso que dentre vs mesmos, se levantaro homens falando coisas pervertidas para arrastar os discpulos atrs deles (Atos 20:28-30). A insurreio teolgica veio de dentro da comunidade crist. Muitas pessoas antes da destruio de Jerusalm em 70 d.C. questionavam e disputavam sobre doutrinas crists bsicas como a ressurreio (2Tm. 2:18); alguns at mesmo alegavam que a ressurreio era uma impossibilidade (1Co. 15:12). Doutrinas estranhas eram ensinadas. Alguns cristos proibiam o casamento (1Tm. 4:1-3). Outros negavam a validade da boa criao de Deus (Cl. 2:8, 18-23). Os apstolos se achavam defendendo a f contra vrios falsos mestres e falsos apstolos (Rm. 16:17-18; 2Co. 11:3-4, 12:15; Fp. 3:18-19; 1Tm. 1:3-7; 2Tm. 4:2-5). A apostasia cresceu de tal forma que Paulo teve que escrever cartas para um jovem pastor que estava experimentando essas coisas pela primeira vez (1Tm. 1:19-20; 6:20-21; 2Tm. 2:16-18; 3:1-9, 13; 4:10, 14-16). Em adio, congregaes inteiras caram em apostasia: Uma das ltimas cartas do Novo Testamento, o livro de Hebreus, foi escrito a uma comunidade crist inteira que estava beira de abandonar o Cristianismo. A igreja crist da primeira gerao no foi somente caracterizada pela f e milagres; foi tambm caracterizada pelo aumento da ilegalidade, rebelio, e heresia dentro da prpria comunidade crist justamente como Jesus tinha predito em Mateus 24.16 _______________ Nada do que Joo escreve se relaciona com a doutrina moderna do anticristo como previamente delineada. _______________

14 Benjamin B. Warfield, Antichrist, em Selected Shorter Writings of Benjamin B. Warfield, John E. Meeter, ed. (Nutley, NJ: Presbyterian and Reformed, 1970), 1:356. 15 Warfield, Antichrist, 360-61.

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

O livro do Apocalipse relata tais ensinos herticos: homens maus (2:2), os que a si mesmos se declaram apstolos, mas so expostos como mentirosos (2:2), um reavivamento da doutrina da Balao (2:14), aqueles que sustentam a doutrina dos nicolatas (2:15), a tolerao de Jezabel, que seduz os servos de Deus a praticarem a prostituio e a comerem coisas sacrificadas aos dolos (2:20). A apostasia estava viva e muito bem sobre o planeta Terra no primeiro sculo (2Ts. 2:3). O Anticristo simplesmente qualquer sistema de crena que dispute os ensinos fundamentais do Cristianismo, comeando com a pessoa de Cristo. Esses anticristos so figuras religiosas. O anticristo, contrrio a maioria das especulaes modernas, no uma figura poltica, no importa quo anti-(contra) Cristo ele possa ser. O anticristo moderno composto manufaturado no o anticristo de 1 e 2 Joo: Colocando tudo isso junto, podemos ver que Anticristo uma descrio tanto do sistema de apostasia como da apostasia individual. Em outras palavras, o anticristo era o cumprimento da profecia de Jesus que um tempo de grande apostasia mundial chegaria, quando muitos ho de escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantarse-o muitos falsos profetas e enganaro a muitos (Mateus 24:10-11).17

O Anticristo simplesmente qualquer sistema de crena que dispute os ensinos fundamentais do Cristianismo, comeando com a pessoa de Cristo.

Em adio, voc no encontrar a palavra anticristo no livro do Apocalipse. Isso significante, visto que o Joo que define anticristo para ns nas duas primeiras cartas o mesmo Joo que escreveu o

livro do Apocalipse. notvel que uma palavra to caracterstica da Escola de Joo no aparea no Apocalipse, onde ela poderia ter servido ao propsito do escritor em mais de uma passagem. Que o conceito de um Anticristo pessoal existia entre os cristos na sia do primeiro sculo certo a partir de 1 Joo 2:18.18 Em segundo lugar, de acordo com a Bblia, o anticristo no um nico indivduo. Joo escreveu: Filhinhos, j a ltima hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, tambm, agora, muitos anticristos tm surgido; pelo que conhecemos que a ltima hora (1 Joo 2:18). Ele os chama apenas de Anticristos, e ele os contrasta com o Anticristo individual do qual seus leitores tinham ouvido como a realidade representada por aquela figura irreal.19 possvel que a igreja primitiva tinha ouvido que apareceria um homem que seria o anticristo. Joo parece estar corrigindo essa noo equivocada: Joo no est citando um item do ensino cristo, mas somente uma lenda atual crist ou no na qual ele reconhece um elemento de verdade e o isola para o benefcio de seus leitores. Nesse caso, podemos entend-lo como corrigindo abertamente e no expondo de certa forma como, no final do seu Evangelho, ele corrige outro dito de influncia similar que estava em circulao entre os irmos, ou seja, de que ele mesmo no morreria at que o Senhor voltasse [Joo 21:18-23].20 De maneira similar, o povo nos dias de Jesus tinha ouvido certas coisas que eram somente parcialmente verdadeiras. Jesus os corrige em sua leitura errnea da Bblia (Mt. 5:21, 27, 33, 38, 43).21 Em terceiro lugar, quer houvesse somente um ou muitos anticristos, Joo deixa claro que a ltima hora para aqueles que primeiro leram suas cartas (1 Joo 2:18). Como podemos saber isso? Joo disse: Tambm, agora, muitos anticristos tm surgido. E em caso de voc no captar o ponto, ele repete: Pelo que conhecemos que a ltima hora. Joo no descreve um perodo de tempo milhares de anos no futuro. Ela era a ltima hora para seus contemporneos. Guarde em mente o que Jesus tinha dito aos seus discpulos anos antes, Joo estando entre eles, de que a gerao deles veria a

16 David Chilton, Paradise Restored: A Biblical Theology of Dominion (Tyler, TX: Institute for Christian Econosmics, 1985), 108. 17 Chilton, Paradise Restored, 111. 18 Henry Barclay Swete, The Apocalypse of St John: The Greek Text with Introduction, Notes, and Indices (New York: The Macmillan Company, 1906), lxxv. 19 Warfield, Antichrist, 359. 20 Warfield, Antichrist, 357. 21 Gary DeMar, Youve Heard It Said (Atlanta, GA: American Vision, 1991).

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

destruio do templo e de Jerusalm (Mt. 24:1-34). Joo, escrevendo perto do tempo quando essa profecia estava para ser cumprida, descreveu seu comprimento no surgimento de muitos anticristos, isto , muitos que pregam e ensinam um falso sistema religioso, a negao que Jesus tinha vindo em carne (2 Joo 7). O conhecimento do apstolo sobre os anticristos vindouros foi provavelmente tomado de Mateus 24:24: Porque surgiro falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodgios para enganar, se possvel, os prprios eleitos. Eles tinham ouvido que o esprito do anticristo estava vindo. Para eles, o esprito do anticristo, presentemente, j est no mundo (1 Joo 4:3).22 Anticristos tinham aparecido. inapropriado olhar para o surgimento de um lder poltico e descrev-lo com o anticristo. Tal designao no pode ser apoiada a partir da Escritura. Isso significa que o esprito do anticristo no pode estar presente em nossos dias? De forma alguma! Significa, contudo,

que uma figura chamada o anticristo no pode estar viva em algum lugar no mundo hoje. Tendo dito isso, ainda devemos concluir que Joo tinha o tempo antes da destruio de Jerusalm em mente quando ele descreveu o clima teolgico ao redor do conceito do anticristo. Um anticristo, portanto, qualquer um que nega que Jesus o Cristo e qualquer um que nega o Pai e o Filho (1 Joo 2:22). Todo esprito que no confessa a Jesus no procede de Deus; pelo contrrio, este o esprito do anticristo (1 Joo 4:3). Porque muitos enganadores tm sado pelo mundo fora, os quais no confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim o enganador e o anticristo (2 Joo 7).23 _____________________ Mais informaes
Fonte: Last Day Madness, Gary DeMar, p. 263-271. Site: www.monergismo.com Artigos da Revista Crist ltima Chamada. Site: www.revistacrista.org

22 Nota do tradutor: Esse o esprito do anticristo, acerca do qual vocs ouviram que est vindo, e agora j est no mundo. (NVI) 23 Nota do tradutor: De fato, muitos enganadores tm sado pelo mundo, os quais no confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal o enganador e o anticristo. (NVI)

Mais de 100 artigos sobre Escatologia!


Anticristo Apocalipse Armagedom Arrebatamento Babilnia Dispensacionalismo Fim do Mundo Gerao, ltima Grande Tribulao Israel Milnio, Amilenismo, PrMilenismo e Ps-Milenismo Preterismo Profecia Reino, Reino de Deus, Reino dos Cus, Reino de Cristo Reflexes Escatolgicas Ressurreio Segunda Vinda de Cristo Templo

Tambm temos Livros e Revistas para download gratuito!

Acesse: www.revistacrista.org
8 Revista Crist ltima Chamada Janeiro de 2012

utra figura bblica 1. A besta no foi apenas um muito malimprio, mas tambm um compreen homem (AP 13.18). Joo diz dida a besta do que a besta tinha em cada Apocalipse. Ao cabea um nome de menos a besta, ao blasfmia (v. 1). Os csares contrrio do de Roma eram adorados anticristo, um como deuses. Os lder poltico real. imperadores de Roma foram Escrito por Brian Schwertley O problema da designados como: Sebastos maior parte das (algum a ser adorado), interpretaes divus (deus) e mesmo Deus modernas que e Theos (Deus). buscam definir a As moedas de Nero besta que muitas traziam Salvador do referncias textuais para essa definio fornecidas mundo, e Domiciano era chamado nosso Senhor e por Joo so ignoradas porque isso convm idia nosso Deus. Joo deu traos especficos que de um futuro imprio Romano revitalizado. identificavam a besta, todos os quais no apontavam No livro de Apocalipse a besta identificada tanto a algum a mais de 2000 anos no futuro, mas a um como um imprio como um lder de um imprio. imperador ainda vivo nos seus dias: Nero. Esse imprio sem dvida o imprio Romano dos Apocalipse 17.10 diz So tambm sete reis. Cinco dias de Joo. Em Apocalipse 13 Joo est sentado na j caram, um ainda existe, e o outro ainda no areia da praia observando a besta subindo dos mares. surgiu; mas, quando surgir, dever permanecer A besta tem dez chifres e sete cabeas, com dez durante pouco tempo. Joo especificamente diz coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabea um que o sexto rei estava governando no presente. nome de blasfmia. A besta que vi era semelhante a Quem o sexto rei? Ningum outro seno Nero, o um leopardo, mas tinha ps como os de urso e boca primeiro grande perseguidor de cristos. A seguir, como a de leo. O drago deu besta o seu poder, o uma lista dos csares romanos: seu trono e grande autoridade (Ap 13.1-2). Joo cita exatamente os mesmos animais aludidos pelo 1. Julius (49-44 B.C.), profeta Daniel na referncia a trs dos quatro 2. Augustus (31 B.C.-A.D. 14), grandes imprios mundiais: Babilnico, Medo3. Tiberius (A.D. 14-37), Persa e Grego (Dn 7.1-6). O quarto imprio, que traz 4. Gaius (Caligula, A.D. 37-41), todas as caractersticas inerentes besta dos outros 5. Claudius (A.D. 41-54), imprios (s que muito piores), nenhum outro 6. Nero (A.D. 54-68), seno o imprio Romano (Dn 7.7). Joo declara em 7. Galba (A.D. 68). Apocalipse 17.12 que os dez chifres so dez reis; so os lderes ou governantes das dez provncias Joo disse que o sexto rei estava governando imperiais. Em Apocalipse 17.9-10, Joo identifica quando ele escreveu; esse rei seria sucedido por um as sete cabeas como sete colinas (lugares) e sete stimo que governaria durante pouco tempo (Ap reis (indivduos). No mundo antigo Roma era 17.10). Isso foi cumprido risca: Nero foi sucedido conhecida como a cidade das sete colinas. Joo, por Galba, que governou por apenas trs meses at situado na extremidade do mar Mediterrneo, olha ser assassinado. em direo a Roma e v uma besta surgindo do mar. Roma foi um imprio mundial que detinha 2. Joo d outro indicador da besta: um nmero. autoridade sobre todos os povos e naes (Ap 13.7); Aqui h sabedoria. Aquele que tem entendimento constitua o auge dos quatro imprios em Daniel, um calcule o nmero da besta, pois nmero de homem. imprio completamente satnico (v. 2); e que existiu Seu nmero seiscentos e sessenta e seis (Ap sobre sete colinas (v. 9). A seguir esto algumas 13.18). Por que Joo simplesmente no diz quem a outras caractersticas da besta.

A Besta

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

a besta? Por que ele fala em linguagem secreta? Joo estava escrevendo de Patmos, onde foi exilado pelos romanos. A igreja sofria uma perseguio sistemtica pelo estado romano sob Nero. Joo identifica o imperador romano, mas o faz de uma forma que preserve a igreja das represlias no caso da carta ser interceptada pelas autoridades romanas. Quase todas as igrejas no imprio romano eram constitudas por judeus e gentios. Os judeus que viviam nos dias de Joo usavam o seu alfabeto tanto na simbologia sonora (fontica) quanto nos seus valores numricos. Cada letra do alfabeto hebraico tinha um equivalente numrico. A pronncia hebraica do nome de Nero em documentos da poca relativos aos escritos de Apocalipse Nrwn Qsr, que equivale exatamente a 666. 3. Outro indicador a bestialidade da personalidade em si. Nero era verdadeiramente possudo de uma natureza perversa, bestial. Ele foi considerado uma besta mesmo pelos seus contemporneos. Nero, que matou vrios membros da sua prpria famlia

(incluindo a sua esposa grvida, morta a pontaps); que era homossexual, o ltimo estgio de depravao (Rm 1.24-32); a quem testemunhar o sofrimento imposto pelas torturas mais horrveis e degradantes representava o afrodisaco preferido; que se fantasiou de besta selvagem a fim de atacar e estuprar homens e mulheres encarcerados; que usou corpos de cristos queimando penetrados em estacas como legtimas tochas romanas a fim de iluminar as suas obscenas festas ao ar livre; que lanou a p r i m e i r a perseguio imperial aos cristos com a incitao dos judeus, a fim de destruir a igreja; esse pervertido animalesco foi governador do imprio mais poderoso da terra. 4. Joo disse que a besta faria guerra contra os santos de Deus. Diz-se a respeito da Besta, que Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e venclos (Ap 13.7). De fato, dada a ela autoridade para conduzir essa guerra blasfema por um certo intervalo de tempo: 42 meses (Ap 13.5). A perseguio de Nero, que iniciou em 64 A.D., foi mesmo a primeira investida romana contra o Cristianismo, como notado pelos pais da Igreja Eusebius, Tertullian, Paulus Orosius e Sulpicius Severus, bem como pelos historiadores romanos Tacitus e Suetonius. Nero foi assassinado pela espada em 8 de Junho de 68 A.D., e isso ps fim sangrenta perseguio contra os crentes. Note que a perseguio dos cristos por Nero durou 42 meses, exatamente como profetizado pelo apstolo Joo em Apocalipse 13.5.

Coliseu em Roma

10

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

A Marca da Besta
Escrito por Brian Schwertley Estamos prximos de receber um cdigo de barras na fronte e/ou n a m o direita a fim de podermos comprar e vender coisas? O governo caminha no propsito de forar as pessoas a ter um chip de computador inserido na mo direita para fins de identificao? Ainda que essas coisas sejam possveis, no tm absolutamente nenhuma relao com a marca da besta citada no Apocalipse. No Antigo Testamento Deus falou da total sujeio Ele e Sua lei prendendo-a na testa e amarrando-a como um sinal nos braos: Amarre-as como um sinal nos braos e prenda-as na testa (Dt 6.8). Em Apocalipse, aqueles que so fiis a Cristo, e seguem o Cordeiro por onde quer que ele v (Ap 14.4), so identificados porque traziam escritos na testa o nome dele [do Cordeiro] e o nome de seu Pai (Ap 14.1) Joo tambm se refere a isso como um selo: No danifiquem, nem a terra, nem o mar, nem as rvores, at que selemos as testas dos servos do nosso Deus (Ap 7.3). O Senhor avisa Igreja de Filadlfia: Farei do vencedor uma coluna no santurio do meu Deus, e dali ele jamais sair. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm (Ap 3.12). Joo diz que mesmo aps a Sua segunda vinda O Seu nome estar em suas testas (Ap 22.4). No antigo pacto Aro levou sobre a testa um diadema que trazia gravado o nome do Senhor, preso na parte da frente da mitra sacerdotal. bvio que trazer o nome de Cristo (ou

Deus o Pai, Ap 14.1) na fronte no deve ser entendido literalmente, mas como representativo da aliana com Deus, da possesso de Deus e mesmo da presena de Deus o Esprito Santo. Portanto, a marca da besta deve ser assumida como a pardia satnica do selo de Deus das testas e mos dos retos Israel rejeitou Cristo, e marcada com o selo do absoluto senhorio romano; ela se alianou com Csar, acatando o seu governo e a sua lei. Israel escolheu ser salva pelo estado pago, e perseguiu aqueles que visavam salvao em Cristo. A marca da besta uma imitao barata do selo de Deus ao Seu povo. Aqueles que se submetem a Csar e ao estado romano tm respeitabilidade social e os seus benefcios (econmicos, polticos, religiosos etc). O estado romano exigiu total submisso a Csar; todos deveriam fazer uma oferta de incenso a Csar como sendo Deus. Todos os habitantes da terra adoraro a besta, a saber, todos aqueles que no tiveram seus nomes escritos no livro da vida (Ap 13.8). Mas os cristos se negaram a adorar a besta e assim foram perseguidos at a morte e tornaramse econmica e socialmente proscritos. A marca da besta reflete um corao perverso que adora e serve a Csar. A analogia sem dvida vem da prtica de marcar escravos com o sinal do seu proprietrio. Os cristos so escravos de Cristo; todos os demais so escravos de Satans. Apocalipse 13 focaliza o imprio romano e a besta Nero Csar. A realidade se mostra muito desanimadora para a igreja no captulo 13, mas no captulo 14 o profeta focaliza a sua ateno sobre Cristo e o Seu povo. Aqueles que perseguem a igreja e que adoram a besta recebero o seu salrio: Se algum adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mo, tambm beber do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no clice da sua ira. Ser ainda atormentado com enxofre ardente na presena dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaa do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre (Ap 14.9-11). Mas os cristos sero abenoados: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante. Diz o Esprito: Sim, eles descansaro das suas fadigas, pois as suas obras os seguiro (v. 13). Embora essas palavras devam confortar os cristos de todas as eras, foram escritas especificamente para confortar os crentes que sofriam a perseguio de Nero a Besta.

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

11

Essa verdade confirmada quando se tm em vista os muitos sinais dentro do Apocalipse. Joo escreveu Revelao de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve h de acontecer Feliz aquele que l porque o tempo est prximo. O Senhor, o Deus, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve ho de acontecer (Ap 1.1-3; 22.6). Jesus Cristo declarou cinco vezes Virei em breve (2.16; 3.11; 22.7, 12, 20); Ele estava se referindo Sua volta para julgar o Israel apstata e a cumplicidade romana na perseguio igreja (esse julgamento

ocorreu em 67-70 A.D.). Mas Ele prometeu poupar uma igreja piedosa do primeiro sculo da futura conflagrao: Visto que voc guardou a minha palavra de exortao perseverana, eu tambm o guardarei da hora da provao que est para vir sobre todo o mundo (3.10). O propsito das referncias ao milnio, segunda vinda, ao julgamento final e ao estado eterno era dar aos cristos perseguidos do primeiro sculo um vislumbre da igreja gloriosa futura. A importncia particular do livro de Apocalipse audincia do primeiro sculo no deve ser ignorada. histricas de todo o captulo 11. O rei do norte e o rei do sul so as figuras da cena. Isto se refere Sria e ao Egito. A terra de Israel se achava entre os dois, s vezes dominada pelos Ptolomeus, outras vezes pelos Selucidas, e afinal completamente assolada por Antoco. A referncia abominao que faz desolao , portanto, historicamente aplicada a Antoco Epifanes. 2. Mas em Daniel 9:26-27, a referncia a uma abominao ligada com a retirada do Messias e com o Prncipe que vir e destruir a cidade e o santurio. Isto se adapta a um evento histrico diferente. Em Mateus 24:15, Cristo aplica esta profecia aos tempos da destruio de Jerusalm: Quando, pois, virdes que a abominao da desolao de que falou o profeta Daniel est no lugar santo. O lugar santo era um apartamento no templo, e estas palavras de Cristo no somente pareciam ligar esta abominao com o cerco de Jerusalm, mas colocar o causador dela entre os que fariam o cerco. Esta abominao evidentemente Tito frente dos exrcitos romanos. E isto se torna evidente diante da passagem paralela em Lucas

O Homem do Pecado
____________ Escrito por David S. Clark Quem ou o que o homem do pecado, a que se faz referncia em 2Ts. 2:3? 1. Em Daniel 11:21-45, temos a descrio de um rei chamado um homem vil, que havia de profanar o santurio e faria cessar o contnuo sacrifcio, e levantaria a abominao da desolao. Este rei vil seria muito poderoso, faria guerra e venceria e mostraria seu despeito e dio peculiares para com a Terra Santa e o Santo Concerto. O personagem que se adapta a esta descrio Antoco Epifanes, o monstro da dinastia Selucida da Sria, que reinou de 175-164 a.C. Que esta identificao correta se pode ver nas aluses

Notas: Em alguns antigos manuscritos escritursticos, o nmero 666 foi realmente alterado para 616. Certamente no se tratou de um erro de leitura de um antigo copista. Os nmeros 666 e 616 no apresentam similaridades aparentes no grego original seja na pronncia como palavras seja na escrita como nmeros. Os acadmicos textuais so unnimes: deve ter sido intencional. Embora no possamos estar absolutamente certos, um argumento forte e razovel pode ser estabelecido com base na seguinte conjectura: Joo, um judeu, usou uma pronncia hebraica para o nome de Nero a fim de chegar figura 666. Mas quando o Apocalipse comeou a circular entre aqueles menos familiarizados com o hebraico, um copista bem intencionado que sabia o significado de 666 pode ter buscado tornar a decifrao mais fcil alterando o nmero para 616. Certamente no pura coincidncia que 616 o valor numrico de Nero Csar, quando pronunciado em hebraico pela transliterao da pronncia latina mais conhecida (Gentry, pp. 376-77). O escritor pago Apollinius de Tyana, um contemporneo de Nero, especificamente menciona que Nero era chamado de uma besta (ibid., p. 377). Nero deve ter adquirido a alcunha a besta em funo de algumas das suas atividades perversas. Nero era um sdico pervertido, temido e odiado mesmo pelos pagos romanos. 12 Revista Crist ltima Chamada Janeiro de 2012

21:20: Porm, quando virdes Jerusalm cercada de exrcitos, sabei ento que j chegada a sua assolao. Lucas explica Mateus, e no h dvida alguma quanto referncia histrica em relao abominao. bvio que Daniel se refere, em um lugar a Antoco, e, em outro, ao poder romano. 3. Em 2Ts. 2:1-12, temos a referncia de Paulo ao Homem do Pecado. So vrios os fatos mencionados: o Homem do Pecado, a Apostasia, aquele que o detm, o Dia do Senhor e Sua Vinda. O Homem do Pecado que ele? Assim como Cristo se referiu a ele como estando num lugar santo, assim tambm diz Paulo: Assim ele se assentar, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Isto considera o templo como ainda de p e, portanto, como anterior sua queda. Tanto Cristo como Paulo ligam o Homem do Pecado com o templo em Jerusalm e o localizam, portanto, perto do tempo da queda de Jerusalm. A melhor opinio o identifica com o Imperador Romano ou a linha de imperadores daquele tempo, e a descrio se apropria ao caso. Calgula, com sua paixo pela deificao; Nero, o perseguidor; Vespasiano, operador de Milagres; Tito, invadindo o Santo dos Santos com suas pretenses teocrticas e insgnia idoltrica; e toda aquela srie de monstros perseguidores se adapta ao esboo como Paulo o traou aos tessalonicenses. Os outros fatos da passagem completam o quadro. A Apostasia era a apostasia judaica. Os judeus tinham rejeitado o Messias prometido, crucificaram o Senhor da Glria e perseguiram at a morte os seus seguidores. Esta interpretao confirmada por Paulo na primeira epstola, cap. 2:15, 16, onde ele descreve o tratamento que os judeus deram a Cristo, aos cristos e ao cristianismo e termina dizendo que a ira de Deus caiu sobre eles at ao fim. Um que agora resiste at que do meio seja tirado, era evidentemente alguma coisa que existia quando Paulo escreveu. Estava, ento, impedindo a completa manifestao do Homem do Pecado; mas quando removido, toda a malignidade daquele poder do mal desceria sobre a cabea da igreja nascente. Como isto corresponde tambm ao Estado Judaico, ele havia logo de ser removido. A princpio, o Cristianismo era confundido com o Judasmo e assim tolerado pelo Poder Romano, mas quando Jerusalm caiu e o Cristianismo se tornou conhecido

como uma nova religio, a peonha do Homem do Pecado caiu sobre a Igreja Crist. O dia de Cristo ou do Senhor, o esplendor de sua vinda, havia de destruir o Homem do Pecado. Observe-se que Paulo no diz que todos estes acontecimentos seriam imediatamente consecutivos, nem que o Homem do Pecado estar reinando e dominando, ao tempo da vinda de Cristo, mas somente que ele, com todos os outros perversos perseguidores, recebero seu castigo s mos de Cristo na sua vinda. Houve, entretanto, um Dia do Senhor que fez desaparecer da terra aquele mpio perseguidor. 4. O testemunho de Joo. Joo, que viveu no tempo do Homem do Pecado e sentiu alguns de seus amargos ataques, menciona o anticristo quatro vezes em suas epstolas. 1 Joo 2:18 E como j ouvistes que vem o anticristo, tambm j agora muitos se tm feito anticristos. 1 Joo 2:22: Esse o anticristo, que nega o Pai e o Filho. 1 Joo 4:3: E todo esprito que no confessa que Jesus Cristo veio em carne no de Deus; e tal o esprito do anticristo, do qual j ouvistes que h de vir, e j agora est no mundo. 2 Joo 1:7: Porque j muitos enganadores entraram no mundo, os quais no confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este o enganador e o anticristo. _________________
Observe-se que Paulo no diz que todos estes acontecimentos seriam imediatamente consecutivos, nem que o Homem do Pecado estar reinando e dominando, ao tempo da vinda de Cristo, mas somente que ele, com todos os outros perversos perseguidores, recebero seu castigo s mos de Cristo na sua vinda. Houve, entretanto, um Dia do Senhor que fez desaparecer da terra aquele mpio perseguidor.

_________________

Revista Crist ltima Chamada

Janeiro de 2012

13

Quem Aquele que Detm_____ o Homem do Pecado?___________


Escrito Por Csar Francisco Raymundo E, AGORA, SABEIS o que o detm, para que ele seja revelado somente em ocasio prpria. Com efeito, o mistrio da iniqidade j opera e aguarda somente que SEJA AFASTADO AQUELE QUE AGORA O DETM (2 Tessalonicenses 2.6, 7 o grifo meu). Preste muita ateno nas palavras grifadas. muito interessante, que os cristos de hoje, fiquem discutindo a respeito da identidade de quem AQUELE que detm o anticristo. Uns dizem que o Esprito Santo, outros dizem que a igreja e ainda outros dizem que Deus quem detm o aparecimento do anticristo. O fato , que enquanto os cristos se debatem tanto em tentar decifrar a identidade de quem detm o anticristo, os Tessalonicenses a quem Paula dirigiu a carta, sabiam muito bem sobre o assunto. Tanto verdade que Paulo diz: E, AGORA, SABEIS o que o detm.... E mais interessante ainda o fato de que a palavra AGORA aparece duas vezes, indicando assim que o homem do pecado estava muito vivo naquela poca mesmo. Enquanto jogarmos essas profecias para um cumprimento num futuro distante dois mil anos depois, nunca conseguiremos entender o que os apstolos ensinaram. por isto, que o assunto escatologia se torna to difcil e complexo. Existem outras passagens nos evangelhos e nas cartas apostlicas que claramente indicam que s profecias sobre o fim eram para aquela poca mesmo, no primeiro sculo. Mas, repito, enquanto alguns Hoje continuarem a jogar essas profecias para um futuro distante, nunca conseguiro entender o assunto escatologia. E pior, em outras passagens, com raras excees, os cristos da poca de Jesus e dos apstolos entenderam muito bem sobre a escatologia. Precisamos ser mais ensinveis para que possamos largar de vez os ensinamentos falsos!
___________________ Mais informaes:
Compndio de Teologia Sistemtica. Autor: David S. Clark, Cultura Crist (1982), p. 472-4. Artigo: Quem Aquele que Detm o Homem do Pecado? Autor: Csar Francisco Raymundo. Site: www.revistacrista.org Livro: A Iluso Pr-Milenista - O Quiliasmo analisado luz da Escritura. Autor: Brian Schwertley Traduo: Marcelo Herberts. Fevereiro/2006. Site: www.monergismo.com

A Segunda Vinda de Cristo: Sem Fico, Sem Fantasia!


Haver um arrebatamento secreto? O anticristo enganar o mundo dizendo que os discos voadores sequestraram os cristos? Haver sete anos de Tribulao? A Grande Tribulao j aconteceu e foi um evento local? Cristo estabelecer seu reino na Jerusalm terrestre? Quem a Besta? A marca da Besta um chip eletrnico? A Globalizao a preparao para o reino do anticristo? Quem o anticristo? Quem o homem da iniquidade? Os apstolos esperavam a Vinda de Cristo para a poca deles? O Sol realmente escurecer? O que significa Jesus vir nas nuvens? Essas e outras questes so respondidas na presente obra de maneira simples e objetiva. Aqui o leitor encontrar argumentos seguros de como se precaver contra as fices e fantasias que tm sido inventadas a respeito da Segunda Vinda de Cristo. Por causa de tais invenes, muitos cristos no esto usando mais a Bblia como seu guia e referncia nesse assunto. Esta obra o resultado de uma compilao de vrios autores.

Download gratuito no site: www.revistacrista.org


14 Revista Crist ltima Chamada Janeiro de 2012

Na prxima edio!___________
Revista Crist
Fevereiro de 2012 - Edio Mensal

ltima Chamada

Como Jesus Veio nas Nuvens no ano de 66-70 d.C.?

www.revistacrista.org

Anda mungkin juga menyukai