Anda di halaman 1dari 4

C O M OO R G A N I Z A RS E U SE S T U D O S

-"EU NO TENHO O DOM PARA A MSICA!" Essa uma das frases que mais ouo no meu dia-a-dia, seja dentro das escolas de msica ou at mesmo durante um papo informal com amigos ou conhecidos. E o que me impressiona o fato de que muitos desconsideram ou apenas se esquecem de que existe um fator muito importante no aprendizado da instrumentao musical: O ESFORO! H um ditado chins que diz que A sorte a opinio do indolente sobre o xito de quem se esfora. E a palavra sorte pode ser facilmente substituda pela palavra talento!

claro que algum que tenha uma facilidade maior para algum tipo de prtica precisa se esforar menos para conseguir alcanar um determinado nvel. No entanto, isso est associado forma como o mesmo compreende certas aplicaes tericas ou at mesmo tipos e dinmicas de movimentos e outros pontos da prtica. De qualquer forma,o que precisamos entender : seja "talentoso" ou no, o esforo est sempre presente para ambos! Existem vrios fatores que influenciam um indivduo de forma que o torne um "talentoso". Seja por influncia direta ou indireta, esse talento inspirado por alguma fonte externa. Mas deixemos o restante dessa anlise para uma prxima coluna... O que precisamos entender aqui que devemos nos esforar para alcanarmos bons resultados. E, na msica, no h como separar a qualidade tcnica e at mesmo o "feeling" do estudo. Para dar um norte nesse assunto, sugiro aqui algumas dicas de como organizar o nosso perodo de estudo musical:

S E P A R EU MH O R R I OD OS E UD I AP A R AE S T U D A R
muito importante que a sua prtica musical seja diria! Pois, apesar de termos muitos conceitos tericos, a tcnica todo um conjunto que envolve coordenao motora, dinmicas e intimidade com o instrumento. Por isso, importante que voc adote uma disciplina quanto isso. Voc pode comear com 20 minutos e ir progredindo na medida em que for avanando naquele instrumento a que estiver se dedicando. Sugesto: Para os notvagos, escolha um horrio fixo no fim do seu dia. E para os diurnos, firme um horrio logo no incio da manh. Nesses horrios, a mente costuma estar mais tranquila e despreocupada com assuntos diversos.

O N D EE S T U D A R
Procure por um local bem ventilado e iluminado. No se esquea de usar uma cadeira confortvel e apropriada e procure se desligar um pouco do mundo exterior. Evite computadores conectados a chats e redes sociais e deixe o celular no perfil silencioso. Interrupes involuntrias, ainda que breves, podem prejudicar todo um perodo de estudo.

A L O N G A M E N T O SEA Q U E C I M E N T O S
Antes de comear, importante alongar o corpo todo. Assim, voc alivia algumas tenses que podem interferir direta ou indiretamente na sonoridade dos exerccios. Outra prtica importante a dos aquecimentos. E, para esses, voc pode usar alguns exerccios motores em baixa velocidade.

OQ U EE S T U D A R
Para organizar seus estudos, procure divid-los nas seguintes categorias: 1. EXERCCIOS MOTORES Esse tipo de exerccio voltado para o trabalho da musculatura envolvida em cada movimento e seus reflexos. So exerccios que trabalham diretamente a tcnica. Alguns exemplos so: Para baixistas: Digitaes, ligados (hammer-on, slide, pull-off), tcnicas de mo direita (slap, tapping, pizzicato (http://cifraclub.tv/v1376), palhetada,dedilhado), levadas percussivas, dentre outros. Para guitarristas: Digitaes, ligados (hammer-on, slide, pull-off), tcnicas de mo direita (Pizzicato, palhetada alternada, palhetada hbrida, dedilhado, sweep picking, levadas rtmicas) dentre outros. Aqui voc acompanha algumas aulas: Tapping (http://cifraclub.tv/v1198), Ligados (http://cifraclub.tv/v118), Sweep Picking (http://cifraclub.tv/v1275), Tapping e Ligados (http://cifraclub.tv/v1221), Hammer-on e Pull-Off (http://cifraclub.tv/v1234) e Palhetada Alternada I (http://cifraclub.tv/v883). Para bateristas: Rudimentos, distribuio de rudimentos sobre as peas, apogiaturas, dentre outros. Particularmente, no vejo velocidade como um fator importante nessa categoria. A sonoridade o mais importante e, alm de ser o foco da nossa msica, o que cativa mais o ouvinte! 2. TEORIA MUSICAL APLICADA O estudo da teoria musical de extrema importncia para a compreenso prvia de conceitos aplicveis na criao de linhas de acompanhamento, harmonizao, composio de solos e improvisos, dentre outros. Mas muito importante que esse estudo seja feito de forma aplicada. Por exemplo: se voc estiver estudando formao de acordes, importante que voc leia a respeito, assista vdeos relacionados (o meu amigo Philippe Lobo fez uma tima vdeoaula sobre esse assunto que conta ainda com uma apostila em PDF: http://cifraclub.tv/v680), faa exerccios escritos e que, aps isso, aplique no seu instrumento encontrando as vrias formas de se formar esses acordes. Sempre defendo a ideia de se estudar por duas vezes cada captulo de um determinado material e, aps isso, aplicar intensamente no instrumento. Mesmo que voc precise recorrer a esse material novamente!

3. REPERTRIO Aqui est uma categoria muito importante no nosso estudo. Escolha uma msica que te desafie para estudar e tocar!!! Procure por aquela que te oferea um desafio na tcnica, na digitao, na sonoridade, na diviso rtmica, e no se limite em tocar apenas harmonias ou linhas de acompanhamento. Procure tocar a melodia tambm. Uma boa opo para quem toca instrumentos de cordas so os choros de compositores como Pixinguinha, Ernesto Nazaret, Zequinha de Abreu, Altamir Carrilho e tantos outros. Para os bateristas, sugiro aquelas msicas em que a diviso rtmica e a diviso das peas da bateria force um bom domnio tcnico. E no se desanime pela dificuldade da msica! Mesmo que leve muito tempo para que voc esteja tocando de forma natural, ela te proporcionar um bom domnio tcnico desde o incio. Uma sugesto preciosa estudar a msica por partes! Comece pela introduo e s parta para a primeira parte quando esta estiver soando bem. Juntando as todas as partes j trabalhadas, voc estar tocando a msica completa e ainda ter uma excelente pea para agregar ao seu repertrio pessoal! Mas veja bem... no deixe de acrescentar msicas mais simples tambm a essa categoria. Existem vrios outros fatores que podemos analisar numa msica que, aparentemente, no demonstra tantos desafios. Fora isso, muito importante que voc se divirta e que, mesmo j conseguindo tocar bem, sempre repasse essas msicas afim de manter o domnio tcnico sobre elas, alm de trabalhar melhor a sua sensibilidade ao longo das interpretaes.

Bom pessoal... isso! Espero que essas dicas possam ajudar e que vocs possam colher bons frutos desse esforo. Um grande abrao, Filipe Marks

Anda mungkin juga menyukai