Anda di halaman 1dari 10

Resina Composta

Introduo: Com a evoluo de resina composta no meio odontolgico, e as falhas apresentadas pela resina acrlica, como baixa resistncia a abraso, alta contrao de polimerizao, manchamento e etc, fez com que os fabricantes investissem na produo de sistema indireto de resina composta, representando uma outra alternativa para restauraes estticas alm da porcelana. Composio : A resina composta constituda basicamente por : Parte orgnica Parte inorgnica Parte orgnica : A matriz orgnica do material constituda pelo BIS -GMA ( Bisfenol A, Glicidil Metacrilato), que pr sua vez tem maior vantagem sobre o Metil Metacrilato, devido o seu peso molecular ser maior promovendo ao material maior resistncia e menor contrao de polimerizao. O TEGDMA (Trietileno Glicol Dimetacrilato), adicionada o para diminuir a viscosidade da matriz orgnica .

Parte inorgnica : constituda de partculas de carga que so adicionadas na composio da resina para promover uma maior resistncia, sendo as mais importantes so: quartzo, silicato de alumnio, vidro de brio. Componentes cermicos :so polmeros de vidro ou cermeros para dar maior resistncia e maior esttica . Inibidores ou seja a Hidroquinona: proporciona ao material uma vida til maior possuindo assim um tempo de armazenamento maior. Silano : So molculas que possui capacidade de promover maior unio entre a matriz orgnica e parte inorgnica . Iniciadores :So agentes qumicos ou fsicos que quando ativados desencadeia a reao de polimerizao Classificao: As resinas compostas so classificadas, quanto ao tamanho das Partculas Inorgnica, mtodo de polimerizao e quanto ao seu escoamento. Tamanho das partculas inorgnicas Macropartculas : So aquelas constitudas pr partculas grandes que apresenta tamanho entre 15 a 100 micrmetros. Micropartculas :So aquelas constitudas pr partculas pequenas que apresenta tamanho mdio de0,04 micrmetros. Hbridas : So aquelas constitudas pr micro e macropartculas que apresenta tamanho mdio entre1e5 micrmetros .

Mtodo de polimerizao Qumico ativado : apresentam duas pastas; catalisadora e base, que quando misturadas o perxido de benzoila reage com a amina terceria iniciando a reao de polimerizao Foto Ativado : a reao de polimerizao ativada na presena de uma luz ultra violeta de grande comprimento de onda, que ativa a canforoquinona que por sua vez reage com a amina terceria iniciando a reao de polimerizao. Duais : so as resinas que apresentam dois sistemas de ativao; qumico e fsico. Quanto ao escoamento Alto escoamento: So chamadas de resinas flow, e so usadas para mascarar a cor do metal ( opaco) Mdio escoamento: So resinas que podem ser inseridas com esptulas apropriadas Baixo escoamento: So as resinas condensveis Propriedades Contedo de partculas inorgnicas: Quanto maior a quantidade de partculas inorgnicas, menor a contrao de polimerizao, soro de gua e resistncia ao desgaste, por outro lado mais difcil ser o polimento superficial. Estabilidade de cor: Apresentam maior estabilidade de cor do que as resinas acrlicas. As resinas compostas utilizadas pelos protticos possui a incorporao de maior quantidade de partculas inorgnicas com menor tamanho, o emprego de novas matrizes orgnicas, o uso de diversos mtodos de polimerizao complementar e a adio de componentes cermicos, so algumas melhorias apresentadas nesses sistemas restauradores. As resinas fotopolimerizveis utilizam aparelhos fotopolimerizadores especficos com o intuito de propiciar um maior grau de polimerizao. Ex: Zeta da Vita, Solidex da Shofu, ArtGlass da Kulzer, etc. Resinas como Targis da Ivoclar, so resinas fotopolimerizveis com polimerizao adicional por calor, e a resina Bell Glass HP da Kerr , apresenta sua polimerizao complementada por calor e presso.

REVESTIMENTOS PARA FUNDIES.


1- Introduo Depois da obteno do padro de cera fixada ao mesmo um pino formador do condutor de alimentao. Em seguida o padro de cera includo em revestimento. O revestimento manipulado da mesma maneira que o gesso comum ou pedra. Aps o endurecimento do revestimento o pino e a cera so removidos e atravs do canal de alimentao um liga metlica fundida forada a ocupar o espao (molde) deixado pela cera. 2 Tipo :

A especificao n. 2 da ADA, e engloba trs tipos de revestimentos para fundio de ligas de ouro. 2.1 Tipo I Os revestimentos desse tipo destinam-se fundio de restaurao e coroas metlicas, quando a compensao de solidificao da liga conseguida pela expanso trmica do revestimento. 2.2 Tipo II Os revestimentos desse tipo so usados, tambm para a fundio de restaurao e coroas metlica, porm a maior compensao pela expanso higroscpica do revestimento . 2.3 Tipo III Estes revestimentos so utilizados na construo de prteses parciais removveis com ligas de ouro, cobalto - cromo- nquel e prteses parcial fixas com ligas de nquel cromo. 3 REVESTIMENTOS AGLUTINADOS POR GESSO. 3-1 Composio Sulfato de clcio hermidrato alfa ou beta .................................... Slica (SiO2 ) ................................................................................ Modificadores qumicos............................................................... 25 45 % 55 75 % 2%

3.2 - Funo dos componentes. O sulfato de clcio hemidrato o aglutinante, para manter conjuntamente os outros ingredientes, promovendo rigidez e resistncia ao revestimento. A maioria dos revestimentos modernos contm o hemidrato alfa, devido maior resistncia conseguida. Assim, imperativo que os revestimentos de gesso no sejam aquecidos acima de 700 C, devido a decomposio e liberao de enxofre os quais poder contaminar as ligas metlicas. A slica ( SiCO2) funciona como material refratrio e promove a expanso do revestimento durante o aquecimento. Alguns modificadores qumicos (cloreto de sdio e cido brico) esto presente com agentes modificadores ( aceleradores e retardadores) com o fim de controlar o tempo e a expanso de presa. Um material corante estar presente. Outros, agentes redutores, tais como carbono e cobre pulverizado, so usados em alguns revestimentos na tentativa de prover atmosfera no oxidante no molde, quando da fundio da liga metlica. 3.3 Tempo de presa O tempo de presa pode ser medido e controlado da mesma maneira que para os gessos. Conforme a Especificao n. 2 da ADA, o tempo de presa no deve ser menor que 5 minutos e nem maior que 25 minutos. Os revestimentos tomam presa entre 9 e 18 minutos.

3.4 Expanso normal de presa . Uma mistura de gesso/slica produz expanso de presa maior do que a verificada quando do uso isolado do gesso. Provavelmente, as partculas de slica interferem no entrelaamento ou imbricao dos cristais medida que estes se formam .Assim, o movimento de crescimento dos cristais para fora, tornando-se mais eficiente na produo de expanso. O objetivo da expanso de presa auxiliar no aumento do molde, para compensar parcialmente a contrao de fundio da liga metlica. 3.5 Expanso higroscpica de presa . A expanso higroscpica de presa difere da expanso normal de presa, descrita no item anterior, quanto ao fato de que ocorre quando o gesso deixado endurecer em contato ou imerso em gua, apresentando-se maior magnitude que a expanso de presa normal. Teoria da expanso higroscpica de presa. A expanso higroscpica de presa uma continuao da expanso comum de presa, pois a gua de imerso substitui a gua de hidratao e assim impede o confinamento dos cristais em crescimento, pela tenso superficial da gua em excesso. Devido ao efeito diluente das partculas de quartzo, expanso higroscpica de presa nesses revestimentos maior do que quando usado s com gesso como aglutinante. Qualquer p insolvel em gua que pode ser molhado, pode ser misturado com gesso hemidrato resultando expanso higroscpica. Quanto maior a quantidade de slica ou outra agente inerte de carga, mais facilmente a gua adicionada pode difundir atravs do material em presa e maior a expanso, pela mesma razo descrita para a expanso normal de presa do revestimento. 3.5.1 Influncia da composio. A magnitude da expanso higroscpica de presa proporcional, geralmente, ao contedo de slica do revestimento , mantido outro fatores iguais. Quanto menor o tamanho das partculas da slica, maior a expanso higroscpica. Em geral, o hemidrato alfa produz expanso higroscpica maior na presena da slica, que o hemidrato beta . 3.5.2 Influncia da proporo A/P. Quanto maior a relao gua/revestimentos original, menor ser a expanso higroscpica da presa. 3.5.3 Influncia da espatulao. Com a maioria dos revestimentos, quanto menor o tempo de espatulao, menor a expanso higroscpica. Este fator importante, tambm, em relao ao controle da expanso normal de presa. 3.5.4 Influncia da durabilidade do revestimento. Quanto mais velho o revestimento, menor a sua expanso higroscpica. (validade e armazenamento) 3.5.5 Influncia do tempo de imerso. A magnitude maior da expanso higroscpica da presa verificada quando a imerso em gua se faz antes da presa inicial do revestimento. Quanto mais tempo se

esperar, depois da presa inicial, para imergir o revestimento em gua, menor ser a expanso higroscpica. 3.5.6 Influncia da confinamento A expanso higroscpica e inibida pela oposio de foras apresentadas pelas paredes de um anel rgido. Por esta razo, deve-se utilizar anis de borracha ou anis revestidos com amianto para se obter o efeito desejado, permitindo a expanso livre do revestimento. 3.5.7 Influncia da quantidade de gua adicionada. A magnitude da expanso higroscpica de presa pode ser controlada pela quantidade de gua adicionada ao revestimento que est endurecendo. Est provado que a magnitude da expanso higroscpica diretamente proporcional quantidade de gua adicionada durante a presa, at um ponto em que ocorre um mximo de expanso. Alm desse mximo no haver qualquer expanso, independentemente da quantidade de gua excedente. 3.6 Expanso trmica. A expanso trmica dos revestimento odontolgicos ocorre quando eles so aquecidos lentamente at suas temperatura de transio e que esto relacionadas com sua composio ou com o tipo de slica usado. Nesses perodos, ocorre o fenmeno chamado de inverso da slica, convertendo-se ela da forma estrutural alfa para a forma estrutural beta, determinado a expanso da massa. Como se verifica, a expanso trmica est diretamente relacionada com o tipo e a quantidade de slica existente no revestimento. Outra caracterstica desejvel de um revestimento que sua expanso trmica mxima seja atingida temperatura no maior que 700 C, o aquecimento no deve exceder a essa temperatura, para ser evitada contaminao da liga, pela decomposio do gesso. 3.6.1 Influncia da relao A/P. A magnitude da expanso trmica est relacionada com a quantidade de slidos presentes assim, de esperar que quanto mais gua for usada na mistura do revestimento, menor ser a expanso trmica. 3.6.2 Influncia de modificadores qumicos Uma desvantagem do revestimento que contm quantidade suficiente de slica para impedir qualquer contrao durante o aquecimento que o efeito enfraquecedor da slica, em tais quantidades, poder ser excessivamente grande. A adio de pequenos quantidades de cloreto de sdio, potssio ou ltio, aos revestimentos, elimina a contrao causada pelo gesso e aumenta a expanso, sem a presena de quantidade excessiva de slica. 3.7 Contrao trmica. Quando um revestimento esfria a partir de 700 C, a curva de contrao segue um traado, inverso ao da cursa de expanso, verificada com a inverso do quartzo-beta ou da cristobalita-beta at atingir uma forma estvel, temperatura ambiente. 3.8 Resistncia

A resistncia do revestimento deve ser adequada para prever fratura ou fragmentao do molde, durante o aquecimento e a fundio da liga metlica. Ela aumentada de acordo com a quantidade e tipo de gesso utilizando como aglutinante. O sulfato de clcio hemidratado alfa em lugar do gesso comum, aumenta definitivamente a resistncia compresso do revestimento. Porm, quando a fundio so peas mais complicadas e maiores, necessrio uma maior resistncia, como aquelas exigidas para revestimento do tipo III. A resistncia de um revestimento influnciada pela proporo gua/p; quanto maior a quantidade de gua empregada, menor a resistncia compresso. O aquecimento do revestimento 700 C, no faz com que a resistncia seja muito menor que aquela apresentada temperatura ambiente. Aps ser esfriado temperatura ambiente a resistncia diminui consideravelmente, devido, talvez s pequenas fraturas que se formam durante o esfriamento. 3.9 Finura do p A finura do p do revestimento poder afetar o tempo de presa e outras propriedades; como foi visto, um slica muito fina, provoca maior expanso higroscpica, pois quanto mais fino o revestimento, menor sero as irregularidade superficiais da pea obtida por fundio. 3.10 Porosidade Durante a fundio o metal fundido injetado no molde, sob presso. O ar existente no molde dever ser expulso antes da penetrao do metal, com o fim de evitar uma presso de retorno, o mtodo mais comum de ventilar-se o molde atravs dos poros do revestimentos. Quanto maior a quantidade de cristais de gesso existente no revestimento endurecido, menor ser em geral, a porosidade.

4 REVESTIMENTOS AGLUTINADOS POR FOSFATO.


O rpido crescimento do uso das restaurao metalocrmica e o uso crescente de ligas de zona de fuso mais elevados resultaram em aumento do emprego do revestimento aglutinado por fosfato. O aumento significante no emprego de restauraes metalo-cermicas exigiu o uso de ligas de ouro de fuso mais elevada, que no se fundem bem com os revestimentos de gesso. Da mesma forma, a tendncia atual na direo do uso de ligas mais baratas, que exigem revestimentos de fosfato. 4.1 Composio - xido de magnsio (Bsico) - Fosfato de natureza cida - Slica...................mais ou menos 80 % - Carbono 4.2 Funo dos componentes. O xido magnsio e o fosfato de monoamnia reagem quimicamente formando o aglutinante, conferido rigidez e resistncia ao revestimento .

O agente de carga a slica, na forma de cristobalita, quartzo ou uma mistura dos dois. A finalidade da carga tornar o material refratrio e promover a expanso trmica elevada. Em sua maioria os revestimentos de fosfato utilizam um liquido, sendo o p misturado com uma suspenso aquosa de slica coloidal. Em alguns casos a gua pode ser usada como liquido de mistura. 4.3 Expanso de presa e trmica. Teoricamente, a reao deveria incluir uma contrao, como nos produtos de gesso, mas, na prtica h uma expanso ligeira e isto pode ser consideravelmente aumentado, usando em lugar de gua uma soluo de slica coloidal. Esta substancia, proporciona aos revestimentos de fosfato uma vantagem incomum, sob o aspecto de que a expanso pode ser controlada de uma contrao para uma expanso significante. A contrao trmica em revestimentos de fosfato devido decomposio do aglutinante ( fosfato de amnio e magnsio), e acompanhado por desprendimento de amnia, prontamente notado pelo seu odor. Parte da contrao , porm, mascarada devido expanso da carga refratria, especialmente no caso da cristobalita. 4.4 Tempos de trabalho e de presa . A reao de endurecimento, por si mesmo, causa desprendimento de calor e isso acelera ainda mais a velocidade de presa. Quanto mais eficiente a espatulao, melhor , em geral, a fundio, em termos de lisura e preciso. Prefere-se espatulao mecnica do tipo vcuo.

Ligas Metlicas

Introduo As restauraes metlicas fundidas so trabalhos restauradores indiretos, obtidos por vrios passos operatrios, desde o preparo do dente at a fundio desse elemento. Espera-se que uma liga para uso odontolgico tenha as seguinte caracterstica: - Resistncia oxidao e corroso - Resistncia compresso - Dureza superficial - Escoamento que permita o brunimento - Baixa contrao de fundio - Compatibilidade biolgica - Baixo custo Ligas Metlicas

a combinao de dois ou mais metais, em mltiplos arranjos. So chamados binrias quando dois elementos so combinados nas suas diversas propores; sistema tenrio para trs. Classificao das ligas metlicas As ligas odontolgica so : Liga altamente nobre : Essas ligas so constituda com quantidade maior ou igual a 40% de ouro e maior ou igual a 60% de metais nobres (Ouro, Irdio, Platina ,Rdio ,Paldio, Rutnio, smio) Liga nobre: As ligas nobres so constitudas por maior ou igual de 25% de elementos metlicos nobres. Ligas predominantemente de metais bsicos: Essas ligas so compostas por mais de 75% de metais bsico e menos de 25% de metais nobre. Ligas de Ouro O ouro sempre foi o referencial ideal para as restauraes metlicas fundidas. O contedo de ouro de uma liga para uso odontolgico calculado de acordo com o quilate da liga. Por definio, quilate o nmero de partes de ouro em 24 partes da liga; por exemplo um ouro de 22 quilates apresenta 22 partes de ouro puro, em um total de 24 partes, sendo 2 partes de outros metais. Composio da liga de ouro Ouro : confere resistncia a oxidao aumenta a ductibilidade e maleabilidade da liga Cobre : at 20% aumenta a resistncia e a dureza da liga diminui a zona de fuso da liga possibilita maior homogeneidade da liga Prata : melhora a ductibilidade da liga neutraliza a cor avermelhada conferida pelo cobre Platina ou Paldio : confere maior resistncia a oxidao e corroso aumenta a resistncia e a dureza da liga Zinco : atua como agente anti oxidante. Existem cinco tipos de ligas de ouro usadas na Odontologia. Tipo I : Liga mole : so fracas e moles sendo teis em reas no sujeitas a tenses oclusais, no sendo muito usadas. Tipo II : Liga mdia : so empregadas para incrustaes, nas quais a possibilidade de brunidura de margens mais importante que a alta resistncia. Tipo III : Liga dura : so usadas em incrustaes, coroa , retentores e pnticos de prtese fixa, onde a brunidura menos importante do que a resistncia. Tipo IV : Liga extra dura : so duras e no dcteis, sendo indicadas em regies de alta tenses como PPR. No usadas de forma extensa devido ao custo. Tipo V : Liga para restauraes metalocermicas : so usadas para confeco de estrutura metlica da porcelana. Tipo I II III Ouro 87% 76% 70% Cobre 49% 8% 10% Prata -13% 15% Paldio -2,5% 3% Platina --1% Zinco -0,5% 1%

IV

66%

15%

12%

3%

2%

2%

Obs. As ligas do tipo III e IV so sucetveis ao tratamento trmico e podem ser endurecidas ou amaciadas por meio de ciclos adequados. 1. Tratamento trmico amaciador : Aps a fundio da liga, retira-se o anel da centrfuga, espera-se at que a sobra da liga perca a sua cor rubra e a seguir imergese o anel em um recipiente contendo gua fria, esfriando rapidamente o anel atravs de um choque trmico. 2. Tratamento trmico endurecedor : pode ser realizado por trs processos. a) Coloca-se a restaurao fundida (anel) no forno temperatura de 450C mantendo durante 5 minutos, em seguida desliga-se o forno, deixando abaixar para 250C, manter esta temperatura durante 15 minutos, em seguida imergi-la em gua fria. b) Coloca-se a restaurao no forno 370C durante 15 minutos, em seguida retirla do forno, deixando esfriar lentamente. c) Aps a fundio, deixar esfriar naturalmente at a temperatura ambiente. Liga de Prata / Paldio uma boa liga alternativa ao uso do ouro. Essas ligas tem sido empregadas em restauraes metlicas unitrias, tais como : MOD, Coroas totais, 4/5, pinos intra canais e prteses fixas pouco extensas. Ex: Palliag, Albacast, etc. Liga de Prata/Estanho Essas ligas tiveram suas formulaes inicialmente com estanho e prata, depois foram incorporados outros elementos como cobre e zinco, com finalidade de melhorar suas propriedades fsico-quimicas. O resfriamento dessa liga aps a fundio deve ser lento para no haver precipitao do estanho e assim, evitar processos de oxidao e corroso da restaurao. Essas ligas so indicadas para as restauraes metlicas tipo MOD, Coroa total e 4/5. Nunca devem ser usadas em prteses fixas, sendo ligas macias de fcil brunimento. Ex: Primalloy, DFL Alloy, Pratalloy, etc. Liga de Cobre/Alumnio/Zinco Essas ligas foram introduzidas no mercado com a finalidade de baratear o custo das RMF e so indicadas para restauraes unitrias, pinos intra canais e prteses fixas metaloplstica. Essas ligas, apesar de seus problemas inerentes, como contrao de fundio, oxidao e corroso, continuam sendo usadas pela maioria dos dentistas. Ex: Duracast, Godent, Idealloy, etc. Liga de Nquel/Cromo So ligas de alta fuso utilizadas como alternativa s ligas de ouro para cermica (Tipo V), em trabalhos metalocermicos, e para confeco de PPR.

Basicamente o nquel, entra na formulao entre 67 a 80 % e o cromo entre 12 a 23 %, outros metais podem fazer parte da formulao, tais como o alumnio, mangans e titnio. Ex: Durabond, Resistal P, Nicrodent, etc. Liga de Cromo/Cobalto So ligas de alta fuso, constituda de 53% a 67% de cobalto e 25% a 32% de cromo e 2 a 6% de molibdnio, possuindo a mesma indicao das ligas de nquel/cromo.

Anda mungkin juga menyukai