Anda di halaman 1dari 60

Energia e a Primeira Lei da Termodinmica

Objetivos de aprendizagem
Demonstrar conhecimento dos conceitos fundamentais relacionados energia e primeira lei da termodinmica. Aplicar balanos de energia a sistemas fechados e abertos.

Conceitos
Calor Trabalho

Definies Importantes

Sistema e Volume de Controle


Sistema termodinmico consiste em uma quantidade de matria (massa), ou regio, para a qual a ateno est voltada.

Sistema fechado: regio onde no ocorre fluxo de massa atravs de suas fronteiras (tem massa fixa), Sistema aberto: que corresponde a uma regio onde ocorre fluxo de massa atravs de suas fronteiras, sendo tambm conhecido por volume de controle.

Vizinhana: tudo aquilo externo ao sistema. A diferenciao entre sistema e vizinhana dada pela fronteira a qual pode estar em repouso ou em movimento. A fronteira deve ser muito bem delineada antes de procedermos analise Pode-se analisar o mesmo fenmeno para diferentes alternativas de sistema fronteira e vizinhana.
6

Como escolher a fronteira do sistema? determinada por duas consideraes: O objetivo da analise O que conhecido sobre um possvel sistema, particularmente nas suas fronteiras.

Calor
O calor uma forma de transferncia de energia para ou de um sistema A unidade do calor : Joule [J] O calor transferido para um sistema na unidade de tempo, chamado de fluxo de calor,  , e sua unidade o Watt [W] sendo designado pelo smbolo Q

Q 12 = Q
1

Conveno dos sinais para trabalho e calor.

Mecanismos de Transferncia de Calor


Transferncia de Calor (ou Calor) energia em trnsito devido a uma diferena de temperatura. Sempre que existir uma diferena de temperatura em um meio ou entre meios ocorrer transfernciadecalor. Ocalorpodesertransferidoemtrsmodos: Conduo Conveco Radiao

Trabalho
Ponto de vista da mecnica: Trabalho o produto escalar da fora pelo deslocamento (trabalho necessrio para esticar um fio, levantar um peso, mover uma partcula em um campo magntico, etc.) Ponto de vista termodinmico: Define-se trabalho da seguinte forma: "Um sistema realiza trabalho se o nico efeito sobre o meio (tudo externo ao sistema) PUDER SER RESUMIDO no levantamento de um peso". SI = 1 [J] = 1 [N.m]

Eixo

Corrente Eltrica

Unidades de Trabalho

A definio apresentada para o trabalho envolve o levantamento de um peso, isto , o produto de uma unidade de fora [Newton] agindo atravs de uma distncia [metro]. Esta unidade de trabalho no Sistema Internacional chamada de Joule 1 [J] = 1 [N.m]

Potncia
Taxa de transferncia de energia por unidade de tempo atravs do . trabalho W esta igual ao produto de uma fora pela sua velocidade no ponto de aplicao da fora.
W = F V
.

O ponto sobre o W indica taxa temporal. A unidade de potncia no SI o J/s ou Watt outras unidades ft.lbf/s, Btu/s e hp Algumas formas de potncia:
De eixo: Eltrica:

12

FORMAS MECNICAS DO TRABALHO Trabalho Realizado Devido ao Movimento de Fronteira de um Sistema Compressvel Simples num Processo Quase-Esttico

W = F dx A dx = dV W =P dV

W = P A dx

W2 = W = P dV
2 2 1 1

Exerccio
Um tanque rgido contem ar a 500 kPa e 150 C. Como resultado da transferncia de calor s vizinhanas, dentro do tanque diminuem a temperatura a 65 C e a presso a 400 kPa. Determine o trabalho da fronteira efetuado durante este processo.

Exerccio
Um dispositivo cilindro - embolo sem atrito contm 10 lbm de vapor de gua a 60 psia e 320 F. O calor se transfere ao vapor at que a temperatura alcana 400 F. Se o embolo no est unido a um eixo e sua massa constante , determine o trabalho realizado pelo vapor durante este processo.

Processo
Quando qualquer propriedade de um sistema muda dizemos que o sistema percorre um processo. Processo uma transformao de um estado para outro. Principais processo termodinmicos:
Processo isobrico (presso constante); Processo isotrmico (temperatura constante); Processo isocrico ou isomtrico (volume constante); Processo adiabtico (sem transferncia de calor). Processo isoentalpico (entalpia constante); Processo isentrpico (entropia constante);
16

Relaes de processos politrpicos

Processo Politrpico

PV n = cons tan te =

B D

n=0
A A

isobrico; isotrmico; isomtrico. isentrpico

n=1 n =

B O D

n=

Trabalho Termodinmico Processo Politrpico (n1)


PV n = Cte. Cte. V
n n P1V1 = Cte. n P1V1 n P2 V2 = Cte. n P2 V2

P=

P=

P=

Vn

Trabalho em Processos Politrpicos (n1)

W = PdV = Cte.
1

dV Vn

V n +1 W = Cte. n +1

2 1

W=

Cte. 1 n (V2 V11 n ) 1 n

1 n P2 V2n V2 P1V1n V11 n W= 1 n

W=

P2 V2 P1V1 1 n

Trabalho Termodinmico Processo Isotrmico (n=1)

PV = Cte
Trabalho em Processos Isotrmicos (n=1)
2 W = 1 PdV

2 W = 1

Cte. dV V

2 W =P1V1 1

dV V

V W =P1V1 ln 2 V1

Processo Isobrico (n=0)

Trabalho em Processos Isobricos (n=0)

W = Pdv

W = P dV

W = PV

Exemplo
Uma montagem cilindro embolo sem atrito tem 2 Kg de nitrognio a 100 kPa e 300 K. o nitrognio comprimido de acordo com a relao PV^1,4= constante ate atingir ama temperatura final de 360 K. Determine a entrada de trabalho neste processo.

21

Comparao entre Calor e Trabalho (semelhana )


O calor e o trabalho so, ambos, fenmenos transitrios. Os sistemas nunca possuem calor ou trabalho, porm qualquer um deles ou, ambos, atravessam a fronteira do sistema, quando o sistema sofre uma mudana de estado. Tanto o calor quanto o trabalho so fenmenos de fronteira. Ambos so observados somente nas fronteiras do sistema, e ambos representam energia atravessando a fronteira do sistema. Tanto calor como trabalho so funes de linha e tm diferenciais inexatas.

Calor e trabalho NO so propriedades termodinmicas.

Calor e Trabalho (Diferenas)

Problema
Um gs contido em um conjunto cilindro pisto, com 0,25 kg de massa, passa por um processo a presso constante de 5 bar, iniciando em v1= 0,20m3/kg. Para o gs considerado como sistema, o trabalho -15 kJ. Determine o volume final do gs em m3 e represente o processo no diagrama P x v

Primeira Lei da Termodinmica

25

Objetivos de aprendizagem
Demonstrar conhecimento dos conceitos fundamentais relacionados primeira lei da termodinmica. Aplicar balanos de energia a sistemas fechados e abertos.

Definio
A primeira lei da termodinmica comumente chamada de "Lei de conservao da energia". Nos cursos elementares de fsica, o estudo da conservao de energia d nfase s transformaes de energia cintica (velocidade) e potencial (cota) e suas relaes com o trabalho. Uma forma mais geral da lei de conservao de energia inclui os efeitos de transferncia de calor e a variao de energia interna.

Primeira Lei da Termodinmica


Primeira Lei Para Sistema Percorrendo Um Ciclo

Q = W

Q = W
cic. cic.

Relao da primeira lei para sistemas fechados

Q = E

Quando W=0

Ante a ausncia de iteraes de trabalho entre um sistema e suas vizinhanas, a quantidade de transferncia de calor lquida igual mudana na energia total de um sistema fechado.

W = E

Quando Q=0 (Sistema Adiabtico)

Trabalho eltrico realizado sobre o sistema deve ser igual ao aumento na energia do sistema. Portanto, em sistemas adiabticos, a quantidade de trabalho realizado igual mudana na energia total de um sistema fechado.

Para Generalizar
A primeira lei da termodinmica, para um sistema fechado, ou uma massa fixa pode ser expressada:

Q W = Esistema

Q W = Esistema
Q = Qent Qsal W = (Wsal Went )outro + Wb Wb = PdV
1 2

(kJ )

A mudana liquida na energia total do sistema pode ser expressada como:

E = U + EC + EP
1 EC = m(V22 V12 ) 2 EP = mg ( z2 z1 ) U = m(u2 u1 )

(kJ )

Outras formas do balano de energia


Na forma de Taxa temporal instantnea :

dE   = Q W dt
Na forma diferencial Onde: d, a diferencial de energia uma propriedade

dE = Q W

Exemplo 1
Um tanque rgido contm um fluido quente que resfriado enquanto agitado por uma hlice. Ao principio a energia interna do fluido de 800 kJ. Durante o processo de resfriamento o fluido perde 500 kJ de calor e a hlice realiza 100 kJ de trabalho sobre o fluido. Determine a energia interna final do fluido. Descarte a energia armazenada na hlice

Exemplo 2
Tem-se um tanque rgido divididos em duas partes iguais mediante uma separao. Inicialmente, um lado do tanque contm 5 kg de gua a 200 kPa e 25 C, e o outro lado do tanque esta vazio. Depois a separao retirada e a gua se expande dentro de todo o tanque. permitido que a gua troque calor com as vizinhanas at que a temperatura no tanque regresse ao valor inicial de 25 C. Determine: a) O volume do tanque; b) a presso final; c) A transferncia de calor deste processo.

Exemplo 3
Conforme ilustrado na figura, 5 kg de vapor contidos em um conjunto cilindro pisto passam por uma expanso de um estado 1, onde a energia interna especfica u1=2709,9 kJ/kg, at um estado 2, onde u2=2659,6 kJ/kg. Durante o processo, h transferncia de calor para o vapor com uma magnitude de 80 kJ. Tambm um agitador transfere energia para o vapor atravs de trabalho numa quantidade de 18,5 kJ. No h variao significativa na energia cintica ou potencial do vapor. Determine a energia transferida por trabalho do vapor para o pisto durante o processo, em kJ.
36

Exerccio 2
Um gerador eltrico acoplado a um catavento produz uma potncia eltrica mdia na sada de 15 kW. A potncia usada para carregar uma bateria. A transferncia de calos da bateria para a vizinhana ocorre a uma taxa constante de 1,8 kW. Determine, para 8 horas de operao: a) A quantidade total de energia armazenada na bateria em kJ b) O valor da energia armazenada, em $, se o preo da eletricidade for $ 0,08 por kW.h

Avaliao de Propriedades Termodinmicas Para Lquidos e Slidos e Gases

Calor especfico: Energia requerida para elevar a temperatura de uma massa unitria de uma substancia em um grau.
Uma forma de calcular a entalpia e a energia interna de lquidos e slidos a partir das seguintes propriedades termodinmicas:
h cp = T P

Calor especfico a presso constante:

Calor especfico a volume constante:

u cv = T V

Propriedades kJ kg.K

Cv uma medida da variao da energia interna de uma substancia com a temperatura Cp uma medida da variao da entalpia de uma substancia com a temperatura

Avaliao de Propriedades Termodinmicas Para Gases Ideais Da experincia de Joule, tem-se:


Pv = RT

u = funo (T )

h = u +Pv

h = u + RT

h = funo(T )

Pv = RT

u cv = T v

du = Cv (T )dT

u = u2 u1 = Cv (T )dT
1

u2 u1 = Cv ,av (T2 T1 )

h cp = T p

dh = C p (T )dT

h = h2 h1 = Cp (T )dt
1

h2 h1 = Cp,av (T2 T1)

Em resumo:
Existem trs formas de determinar as mudanas de energia interna e da entalpia de gases ideais: 1. Usar dados tabulados de u e h. Quando se tem tabelas disponveis. 2. Utilizar as relaes de Cv ou Cp como funo da temperatura e realizar as integraes 3. Utilizar os calores especficos mdios (Quando no se tem tabelas disponveis no momento)

Avaliao de Propriedades Termodinmicas Para Lquidos e Slidos


du dT

Considerando o modelo de substncia incompressvel, tem-se:

cv =

Diferenciando a entalpia em relao temperatura e mantendo-se a presso constante, tem-se:

h = u + Pv

dh du dv dP = +P +v dT dT dT dT N N
=0 =0

dh du = dT dT

c p = cv

h = u + Pv

c p = cv = c
2

u = u2 u1 = C (T )dT
1

u = Cav (T2 T1 )

EXEMPLO
Um tanque rgido isolado contm inicialmente 1.5 lbm de hlio a 80 F e 50 psia. Uma hlice com uma potncia nominal de 0.02 hp opera dentro do tanque durante 30 minutos. Determine a) A temperatura final e b) a presso final do gs hlio. Represente o processo no diagrama P x v

Exemplo 4
Um bloco de ferro de 50 kg a 80 C colocado num tanque isolado que contem 0,5 m^3 de gua lquida a 25 C. Determine a temperatura quando alcanado o equilbrio trmico

Anlise de Energia para Volume de Controle

Conservao da massa

dm VC  e m s = m dt e s
Regime permanente

 = m  m
e e s

Para escoamento Unidimensional


 = AV m

Em termos do volume especfico


AV = m v

Exerccio
Um aquecedor de gua operando em regime permanente possui duas entradas e uma sada. Na entrada 1, o vapor de gua entra a P1=7 bar, T1=200 C com uma vazo mssica de 40 kg/s. Na entrada 2, gua lquida a P2 = 7 bar, T2 = 40C entra atravs de uma rea A2 = 25cm^2. Lquido saturado a 7 bar sai em 3 com uma vazo volumtrica de 0,06 m^3/s. Determine a) a vazo mssica na entrada 2 e na sada, em kg/s, b) a velocidade na entrada 2, em m/s

Primeira Lei Primeira Lei Para o Volume de Controle Formas de energia que podem atravessar a fronteira de um volume de controle Fluxos de calor (Q), Fluxos de trabalho (W) Trabalho de eixo, eltrico e expanso de fronteira Trabalho associado presso do fluido medida que uma massa introduzida ou removida do volume de controle
   W total = W + Wfluxo G G G G   Wtotal = W + F V F V
sai ent

  W total = W + P A V P A V
sai ent

mas :

v AV = m

   v Pm v W total = W + P m
sai ent

Primeira Lei da Termodinmica para o Volume de Controle Fluxos de energia associados massa atravessando as fronteiras Cintica Potencial Interna

Assim, da conservao de energia, tem-se:

Eent = Esai +

E vc t

V2 V2 E vc     P v m  P v + m  + gz + u = W + m + g z + u + Q + m t ent 2 sai ent sai 2

V2 V2 E vc     + gz + u + P v = W + m + gz + u + Pv + Q + m t ent 2 sai 2

Primeira Lei Primeira Lei Para para o Volume de Controle


Como mencionado, a soma das parcelas u + pv corresponde entalpia da substncia (h).
V2 V2 E vc     + gz + u + P v = W + m + gz + u + Pv + Q + m t ent 2 sai 2 V2 V2 E vc   +   + + + Q m g z h = W + m + g z + h t ent 2 sai 2

V 2 V 2 dEvc     = Q W + m + g z + h m + g z + h dt ent 2 sai 2

Para a grande maioria dos sistemas industriais, a variao da quantidade de energia armazenada no sistema (Evc) igual a zero. Para esta condio, diz-se que o sistema opera em regime permanente, e a equao anterior pode ser escrita como:
 V2 V2   h+  h+ Qvc + m + g z = m + g z +W vc 2 2 ent sai

Taxa de energia entrando Taxa de energia saindo

Modelando Volumes de Controle em Regime Permanente

Bocais e difusores
P2<P1

P2>P1

Balanos de Massa e Energia


dm VC  e m s = m dt e s

V 2 V 2 dEvc     = Q W + m + g z + h m + g z + h dt ent 2 sai 2

Turbinas

Compressores e bombas

Trocadores de Calor

Dispositivos de Estrangulamento

Exemplo
Vapor de gua a 4 MPa entra em uma turbina bem isolada operando em regime permanente com uma entalpia especfica de 3015,4 kJ/kg e uma velocidade de 10 m/s. O vapor de gua se expande at a sada da turbina, onde a presso de 0,07 MPa, a entalpia especfica 2431,7 kJ/kg e a velocidade vale 90 m/s. A vazo mssica de 11,95 kg/s. Desprezando os efeitos da energia potencial, determine a potncia desenvolvida pela turbina, em kW

Exerccio
Helio comprimido desde 120 kPa e 310 K at 700 kPa e 430 K. Durante o processo de compresso ocorre uma perda de calor de 20 kJ/kg . Sem considerar as mudanas de energia cintica. Determine a entrada de potncia requerida para um fluxo mssico de 90 kg/min

Exerccio
A figura mostra um painel de coletor solar com uma rea superficial de 32 ft^2. O painel recebe energia do sol a uma taxa de 150 Btu/h por ft^2 de rea de coletor. Trinta e seis por cento da energia incidente perdida para as vizinhanas. O restante usado para aquecer gua lquida de 110 F a 140 F. A gua atravessa o coletor sem queda de presso aprecivel. Desprezando os efeitos de energia cintica e potencial, determine para regime permanente a vazo mssica de gua, em lb/min. Quantos gales de gua a 140 F podem oito coletores fornecer em um perodo de 30 minutos?

Exemplo
Numa planta de energia geotrmica, a gua geotrmica entra cmara de evaporao (uma vlvula de estrangulamento) a 230 C como liquido saturado a uma taxa de 50 kg/s. O vapor resultante do processo de evaporao instantnea entra a uma turbina e sai a 20 kPa com um contedo de umidade de 5 por cento. Determine a temperatura do vapor depois do processo de evaporao instantnea e a sada de potncia da turbina se a presso do vapor na sada da cmara de evaporao : a) 1 MPa; b) 500 kPa; c) 100 kPa; d) 50 kPa

Anda mungkin juga menyukai