Anda di halaman 1dari 10

Distrbios e transtornos Discalculia Dislexia Disgrafia Disortografia Disartria TDAH Proibida a reproduo total ou parcial destes textos sem

os sem a citao da autora Discalculia Simaia Sampaio

A matemtica para algumas crianas ainda um bicho de sete cabeas. Muitos no compreendem os problemas que a professora passa no quadro e ficam muito tempo tentando entender se para somar, diminuir ou multiplicar; no sabem nem o que o problema est pedindo. Alguns, em particular, no entendem os sinais, muito menos as expresses. Contas? S nos dedos e olhe l. Em muitos casos o problema no est na criana, mas no professor que elabora problemas com enunciados inadequados para a idade cognitiva da criana. Carraher afirma que:
Vrios estudos sobre o desenvolvimento da criana mostram que termos quantitativos como mais, menos, maior, menor etc. so adquiridos gradativamente e, de incio, so utilizados apenas no sentido absoluto de o que tem mais, o que maior e no no sentido relativo de ter mais que ou ser maior que. A compreenso dessas expresses como indicando uma relao ou uma comparao entre duas coisas parece depender da aquisio da capacidade de usar da lgica que adquirida no estgio das operaes concretas...O problema passa ento a ser algo sem sentido e a soluo, ao invs de ser procurada atravs do uso da lgica, torna-se uma questo de adivinhao (2002, p. 72).

No entanto, em outros casos a dificuldade pode ser realmente da criana e trata-se de um distrbio e no de preguia como pensam muitos pais e professores desinformados. Em geral, a dificuldade em aprender matemtica pode ter vrias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeutas de crianas com desordens e fracassos em aritmtica, existem alguns distrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem:

Distrbios de memria auditiva: - A criana no consegue ouvir os enunciados que lhes so passados oralmente, sendo assim, no conseguem guardar os fatos, isto lhe incapacitaria para resolver os problemas matemticos. - Problemas de reorganizao auditiva: a criana reconhece o nmero quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar do nmero com rapidez. Distrbios de leitura: - Os dislexos e outras crianas com distrbios de leitura apresentam dificuldade em ler o enunciado do problema, mas podem fazer clculos quando o problema lido em voz alta. bom lembrar que os dislexos podem ser excelentes matemticos, tendo habilidade de visualizao em trs dimenses, que as ajudam a assimilar conceitos, podendo resolver clculos mentalmente mesmo sem decompor o clculo. Podem apresentar dificuldade na leitura do problema, mas no na interpretao. - Distrbios de percepo visual: a criana pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5 por exemplo. Por no conseguirem se lembrar da aparncia elas tm dificuldade em realizar clculos. Distrbios de escrita: - Crianas com disgrafia tm dificuldade de escrever letras e nmeros. Estes problemas dificultam a aprendizagem da matemtica, mas a discalculia impede a criana de compreender os processos matemticos. A discalculia um dos transtornos de aprendizagem que causa a dificuldade na matemtica. Este transtorno no causado por deficincia mental, nem por dficits visuais ou auditivos, nem por m escolarizao, por isso importante no confundir a discalculia com os fatores citados acima. O portador de discalculia comete erros diversos na soluo de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreenso dos nmeros. Kocs (apud Garca, 1998) classificou a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinaes diferentes e com outros transtornos: 1. Discalculia Verbal - dificuldade para nomear as quantidades matemticas, os nmeros, os termos, os smbolos e as relaes. 2. Discalculia Practognstica - dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente. 3. Discalculia Lxica - Dificuldades na leitura de smbolos matemticos. 4. Discalculia Grfica - Dificuldades na escrita de smbolos matemticos. 5. Discalculia Ideognstica Dificuldades em fazer operaes mentais e na compreenso de conceitos matemticos. 6. Discalculia Operacional - Dificuldades na execuo de operaes e clculos numricos. Na rea da neuropsicologia as reas afetadas so: reas tercirias do hemisfrio esquerdo que dificulta a leitura e compreenso dos problemas verbais, compreenso de conceitos matemticos; Lobos frontais dificultando a realizao de clculos mentais rpidos, habilidade de soluo de problemas e conceitualizao abstrata. reas secundrias occpito-parietais esquerdos dificultando a discriminao visual de smbolos matemticos escritos. Lobo temporal esquerdo dificultando memria de sries, realizaes matemticas bsicas.

De acordo com Johnson e Myklebust a criana com discalculia incapaz de: Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior; Conservar a quantidade: no compreendem que 1 quilo igual a quatro pacotes de 250 gramas. Seqenciar nmeros: o que vem antes do 11 e depois do 15 antecessor e sucessor. Classificar nmeros. Compreender os sinais +, - , , . Montar operaes. Entender os princpios de medida. Lembrar as seqncias dos passos para realizar as operaes matemticas. Estabelecer correspondncia um a um: no relaciona o nmero de alunos de uma sala quantidade de carteiras. Contar atravs dos cardinais e ordinais.

Os processos cognitivos envolvidos na discalculia so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Dificuldade na memria de trabalho; Dificuldade de memria em tarefas no-verbais; Dificuldade na soletrao de no-palavras (tarefas de escrita); No h problemas fonolgicos; Dificuldade na memria de trabalho que implica contagem; Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais; Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-tteis.

De acordo com o DSM-IV, o Transtorno da Matemtica caracteriza-se da seguinte forma: A capacidade matemtica para a realizao de operaes aritmticas, clculo e raciocnio matemtico, encontra-se substancialmente inferior mdia esperada para a idade cronolgica, capacidade intelectual e nvel de escolaridade do indivduo. As dificuldades da capacidade matemtica apresentadas pelo indivduo trazem prejuzos significativos em tarefas da vida diria que exigem tal habilidade. Em caso de presena de algum dficit sensorial, as dificuldades matemticas excedem aquelas geralmente a este associadas. Diversas habilidades podem estar prejudicadas nesse Transtorno, como as habilidades lingisticas (compreenso e nomeao de termos, operaes ou conceitos matemticos, e transposio de problemas escritos em smbolos matemticos), perceptuais (reconhecimento de smbolos numricos ou aritmticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos), de ateno (copiar nmeros ou cifras, observar sinais de operao), e matemticas (dar seqncia a etapas matemticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicao). Quais os comprometimentos? Organizao espacial; Auto-estima; Orientao temporal; Memria; Habilidades sociais; Habilidades grafomotoras; Linguagem/leitura; Impulsividade; Inconsistncia (memorizao).

Ajuda do professor: O aluno deve ter um atendimento individualizado por parte do professor que deve evitar: Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais; Mostrar impacincia com a dificuldade expressada pela criana ou interromp-la vrias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala; Corrigir o aluno freqentemente diante da turma, para no o expor; Ignorar a criana em sua dificuldade.

Dicas para o professor: No force o aluno a fazer as lies quando estiver nervoso por no ter conseguido; Explique a ele suas dificuldades e diga que est ali para ajud-lo sempre que precisar; Proponha jogos na sala; No corrija as lies com canetas vermelhas ou lpis; Procure usar situaes concretas, nos problemas. Ajuda do profissional: Um psicopedagogo pode ajudar a elevar sua auto-estima valorizando suas atividades, descobrindo qual o seu processo de aprendizagem atravs de instrumentos que ajudaro em seu entendimento. Os jogos iro ajudar na seriao, classificao, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem. Recomenda-se pelo menos trs sesses semanais. O uso do computador bastante til, por se tratar de um objeto de interesse da criana. O neurologista ir confirmar, atravs de exames apropriados, a dificuldade especfica e encaminhar para tratamento. Um neuropsicologista tambm importante para detectar as reas do crebro afetadas. O psicopedagogo, se procurado antes, pode solicitar os exames e avaliao neurolgica ou neuropsicolgica. O que ocorre com crianas que no so tratadas precocemente? Comprometimento do desenvolvimento escolar de forma global O aluno fica inseguro e com medo de novas situaes Baixa auto-estima devido a crticas e punies de pais e colegas Ao crescer o adolescente / adulto com discalculia apresenta dificuldade em utilizar a matemtica no seu cotidiano.

Qual a diferena? Acalculia e Discalculia. A discalculia j foi relatada acima. A acalculia ocorre quando o indivduo, aps sofrer leso cerebral, como um acidente vascular cerebral ou um traumatismo crnio-enceflico, perde as habilidades matemticas j adquiridas. A perda ocorre em nveis variados para realizao de clculos matemticos. Cuidado! As crianas, devido a uma srie de fatores, tendem a no gostar da matemtica, achar chata, difcil. Verifique se no uma inadaptao ao ensino da escola, ou ao professor que pode estar causando este mal estar. Se sua criana saudvel e est

se desenvolvendo normalmente em outras disciplinas no se desespere, mas importante procurar um psicopedagogo para uma avaliao. Muitas confundem inclusive maior-menor, mais-menos, igual-diferente, acarretando erros que podero ser melhorados com a ajuda de um professor mais atento. Bibliografia: CARRAHER, Terezinha Nunes (Org.). Aprender Pensando. Petrpolis, Vozes, 2002. GARCA, J. N. Manual de Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre, ArtMed, 1998. JOS, Elisabete da Assuno, Coelho, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. So Paulo, tica, 2002. RISRIO, Taya Soledad. Definio dos transtornos de aprendizagem. Programa de (re) habilitao cognitiva e novas tecnologias da inteligncia. 2003. http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=133 http://www.juliannamartins.ubbi.com.br/pagina2.html

Dislexia Simaia Sampaio

O que ? A dislexia um distrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetizao, perodo em que a criana inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso. Porm se a criana estiver diante de pais ou professores especialistas a dislexia poder ser detectada mais precocemente, pois a criana desde pequena j apresenta algumas caractersticas que denunciam suas dificuldades, tais como: - Demora em aprender a segurar a colher para comer sozinho, a fazer lao no cadaro do sapato, pegar e chutar bola. - Atraso na locomoo. - Atraso na aquisio da linguagem. - Dificuldade na aprendizagem das letras. A criana dislexa possui inteligncia normal ou muitas vezes acima da mdia. Sua dificuldade consiste em no conseguir identificar smbolos grficos (letras e/ou nmeros) tendo como conseqncia disso a dificuldade na leitura e escrita. A dislexia normalmente hereditria. Estudos mostram que dislexos possuem pelo menos um familiar prximo com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. O distrbio envolve percepo, memria e anlise visual. A rea do crebro responsvel por estas funes envolve a regio do lobo occipital e parietal. Caractersticas:

- Confuso de letras, slabas ou palavras que se parecem graficamente: a-o, e-c, ft, m-n, v-u. - Inverso de letras com grafia similar: b/p, d/p, d/q, b/q, b/d, n/u, a/e. - Inverses de slabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra. - Adies ou omisses de sons: casa L casaco, prato l pato. - Ao ler pula linha ou volta para a anterior. - Soletrao defeituosa: l palavra por palavra, slaba por slaba, ou reconhece letras isoladamente sem poder ler. - Leitura lenta para a idade. - Ao ler, movem os lbios murmurando. - Freqentemente no conseguem orientar-se no espao sendo incapazes de distinguir direita de esquerda. Isso traz dificuldades para se orientarem com mapas, globos e o prprio ambiente. - Usa dedos para contar. - Possui dificuldades em lembrar se seqncias: letras do alfabeto, dias da semana, meses do ano, l as horas. - No consegue lembrar-se de fatos passados como horrios, datas, dirio escolar. - Alguns possuem dificuldades de lembrar objetos, nomes, sons, palavras ou mesmo letras. - Muitos conseguem copiar, mas na escrita espontnea como ditado e ou redaes mostra severas complicaes. - Afeta mais meninos que meninas. O dislexo geralmente demonstra insegurana e baixa auto-estima, sentindo-se triste e culpado. Muitos se recusam a realizar atividades com medo de mostrar os erros e repetir o fracasso. Com isto criam um vnculo negativo com a aprendizagem, podendo apresentar atitude agressiva com professores e colegas. Antes de atribuir a dificuldade de leitura dislexia alguns fatores devero ser descartados, tais como: imaturidade para aprendizagem; problemas emocionais; mtodos defeituosos de aprendizagem; ausncia de cultura; incapacidade geral para aprender.

Tratamento e orientaes: - O tratamento deve ser realizado por um especialista ou algum que tenha noes de ajuda ao dislexo. Deve ser individual e freqente. Durante o tratamento deve-se usar material estimulante e interessante. - Ao usar jogos e brinquedos empregar preferencialmente os que contenham letras e palavras. - Reforar a aprendizagem visual com o uso de letras em alto relevo, com diferentes texturas e cores. interessante que ele percorra o contorno das letras com os dedos para que aprenda a diferenciar a forma da letra. - Deve-se iniciar por leituras muito simples com livros atrativos, aumentando gradativamente conforme seu ritmo. - No exigir que faa avaliao de outra lngua. Deve-se dar mais importncia na superao de sua dificuldade do que na aprendizagem de outra lngua. - O tratamento psicolgico no recomendado a no ser nos casos de graves complicaes emocionais. - Substituir o ensino atravs do mtodo global (j que no consegue perceber o todo), por um sistema mais fontico.

- No estimule a competio com colegas nem exija que ele responda no mesmo tempo que os demais. - Oriente o aluno para que escreva em linhas alternadas, para que tanto ele quanto o professor possa entender o que escreveu e poder corrigi-los. - Quando a criana no estiver disposta a fazer a lio em um dia ou outro no a force. Procure outras alternativas mais atrativas para que ele se sinta estimulado. - Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evit-los. Mas ateno: no exagere nas inmeras correes, isso pode desmotiv-lo. Procure mostrar os erros mais relevantes. - Pea que os pais releiam o dirio de classe sem critic-los por no conseguir fazlo, pois a criana pode esquecer o que foi pedido e/ou no conseguir ler as instrues. Bibliografia: CONDEMARN, Mabel, BLOMQUIST, Marlys. (1989). Dislexia; manual de leitura corretiva. 3 ed. Traduo de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Mdicas. ELLIS, Andrew W. (1995). Leitura, escrita e dislexia: uma anlise cognitiva. 2 ed. Traduo de Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Mdicas. JOS, Elisabete da Assuno Jos & COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 12 edio, So Paulo: tica.

Disgrafia Simaia Sampaio

O que : A disgrafia tambm chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegvel. Algumas crianas com disgrafia possui tambm uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortogrficos. Mas no so todos disgrficos que possuem disortografia A disgrafia, porm, no est associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual. Carcatersticas: - Lentido na escrita. - Letra ilegvel. - Escrita desorganizada. - Traos irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves. - Desorganizao geral na folha por no possuir orientao espacial. - Desorganizao do texto, pois no observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este ltimo acontece, tende a amontoar letras na borda da folha. - Desorganizao das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omisso de letras, palavras, nmeros, formas distorcidas, movimentos contrrios escrita (um S ao invs do 5 por exemplo). - Desorganizao das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida. - O espao que d entre as linhas, palavras e letras so irregulares. - Liga as letras de forma inadequada e com espaamento irregular. O disgrfico no apresenta caractersticas isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima. Tipos: Podemos encontrar dois tipos de disgrafia: - Disgrafia motora (discaligrafia): a criana consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenao motora fina para escrever as letras, palavras e nmeros, ou seja, v a figura grfica, mas no consegue fazer os movimentos para escrever - Disgrafia perceptiva: no consegue fazer relao entre o sistema simblico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as caractersticas da dislexia sendo que esta est associada leitura e a disgrafia est associada escrita. Tratamento e orientaes: O tratamento requer uma estimulao lingstica global e um atendimento individualizado complementar escola. Os pais e professores devem evitar repreender a criana. Reforar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista. Na avaliao escolar dar mais nfase expresso oral. Evitar o uso de canetas vermelhas na correo dos cadernos e provas. Conscientizar o aluno de seu problema e ajud-lo de forma positiva.

Disortografia Simaia Sampaio

At a 2 srie comum que as crianas faam confuses ortogrficas porque a relao com os sons e palavras impressas ainda no esto dominadas por completo. Porm, aps estas sries, se as trocas ortogrficas persistirem repetidamente, importante que o professor esteja atento j que pode se tratar de uma disortografia. A caracterstica principal de um sujeito com disortografia so as confuses de letras, slabas de palavras, e trocas ortogrficas j conhecidas e trabalhadas pelo professor. Caratersticas: Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta. Confuso de slabas como: encontraram/encontraro. Adies: ventitilador. Omisses: cadeira/cadera, prato/pato. Fragmentaes: en saiar, a noitecer. Inverses: pipoca/picoca. Junes: No diaseguinte, sairei maistarde.

Orientaes: Estimular a memria visual atravs de quadros com letras do alfabeto, nmeros, famlias silbicas. No exigir que a criana escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada ir adiantar. No reprimir a criana e sim auxili-la positivamente.

Disartria Simaia Sampaio

Tem como caracterstica principal a fala lenta e arrastada devido a alteraes dos mecanismos nervosos que coordenam os rgos responsveis pela fonao. A disartria de origem muscular resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos msculos que intervm nesta articulao. A disartria pode ter origem em leses no sistema nervoso o que altera o controle dos nervos provocando uma m articulao. Podemos encontrar a disatria em pessoas que sofrem de paralisia perifrica do nervo hipoglosso (duodssimo par dos nervos cranianos. Inerva os msculos da lngua) pneumogstrico (nervo vago ou dcimo par craniano que inerva a laringe, pulmes, esfago, estmago e a maioria das vsceras abdominais) e facial. Em pessoas que apresentam esclerose, intoxicao alcolica, com tumores (malignos ou benignos) no crebro, cerebelo ou tronco enceflico, traumatismos crnioenceflicos. No caso de leses cerebrais, os exames clnicos mostram que as alteraes no se manifestam isoladamente estando associada geralmente a outros distrbios tais como gnsio-aprxicos ou transtornos disfsicos. Bibliografia: JOS, Elisabete da Assuno Jos & COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 12 edio, So Paulo: tica. http://www.mps.com.br/InfoServ/renascer/neurologia.htm http://www.psiqweb.med.br/cursos/linguag.html

Anda mungkin juga menyukai