Anda di halaman 1dari 7

A VISO BBLICA DA MORTE A MORTE NO O FIM

Introduo

Charles Williams, escritor e romancista, apresenta em um dos seus livros, as despedidas de um personagem que criou, jovem e bem sucedido, com as seguintes palavras: Ele teve bastante sucesso em sua vida profissional, e a nica intrusa com a qual teve dificuldades de lidar foi a morte . Intrusa porque vem sem ser convidada e no aceita acordo. A frase de Williams daria um bom epitfio para muitos nos dias de hoje.

A morte uma experincia ruim que afeta o homem desde o comeo de sua existncia. De todas as experincias humanas, talvez a mais universal seja o medo da morte. Cientistas j tentaram encontrar a frmula da vida, os intelectuais j tentaram entender a morte, contudo, a luta tem sido sem xito. A carta aos Hebreus 2:15 nos fala do pavor da morte , em J chamada O rei dos terrores (J 18:14). Ela assusta, choca, intranqiliza, entristece, abala... Quem pode ficar aptico diante das tragdias como a do SUBMARINO KURSK, AVIO DA TAM, TSUNAMI? O submarino vira um caixo de ao, gigante, com 154 metros , e agora com 118 mortos. Sonhos interrompidos, projeto abortados, vidas jovens ceifadas e famlias quebradas. Os outros casos da mesma forma. Pessoas trabalhando, outras em gozo de frias, outras com tantos projetos e sonhos... Vem a intrusa e acaba com tudo. Uma reportagem da veja traz que o crime no Brasil j uma epidemia que se alastra de forma descontrolada. A cada treze minutos morre uma pessoa. Isto significa que enquanto realizamos este estudo cinco ou seis pessoas sero assassinadas.

As pessoas se preparam para receber a criana que vai nascer, se preparam para vrias etapas da vida, mas no se preparam para morrer. Queremos continuar analisando a viso bblica da morte, comeando por recordar o sermo passado sobre a parbola do rico e Lzaro. Nesta histria contada por Jesus, temos uma diferena social extrema e uma verdade que ainda pode ser vista por qualquer observador: Na experincia da morte todos se igualam. Outra lio que tiramos que a riqueza e a posio social no podem levar ningum a uma relao eterna com Deus. Somente a f tem este poder.

Um pastor visitou no hospital uma senhora que durante a guerra perdeu sua casa e toda sua famlia. Ela lhe disse: - Perdi tudo, mas tenho meu Deus, um tesouro que jamais perece. Algumas pessoas aqui na terra passam pela situao de Lzaro e esta mulher do tempo da guerra. Perdem tudo. No podem perder este grande tesouro, Deus.

Outro detalhe importante. A riqueza pode tornar a pessoa totalmente insensvel ao sofrimento dos outros. A maioria se esquece que quando so agarrados pelo grande brao da morte, nada do que tem vai adiantar para livr-lo.

Vejamos alguns pontos do sermo passado:


Jesus, neste texto, nos mostra que depois da morte vem CEU ou INFERNO. Os homens no gostam da doutrina do inferno. lugar de trevas, choro, ranger de dentes, remorso, separao eterna de Deus. As contradies na vida dos dois personagens: Um tinha riqueza, mas no tinha nome. O outro tinha nome e nada mais. O primeiro tinha religio, mas no tinha Deus, o segundo tinha Deus e no tinha religio. O rico tinha sade e muita comida, o pobre cheio de chagas, passava fome e no podia espantar os ces. Algo comum entre os dois: Ambos morreram. A morte igualou a riqueza e a misria. Dizem que s existem duas coisas inescapveis na vida: A morte e os impostos. Voc pode usar cremes e loes, daqueles que so vendidos com a promessa

de retardar o envelhecimento. Voc pode fazer Cooper ou freqentar academias para manter o corpo e prolongar a vida.Voc pode comer mais fibras e parar de fumar para reduzir o risco de cncer e doenas cardacas ou pulmonares. Fato irreversvel: Todos vo morrer. Vocs nem sabem o que lhes acontecer amanh! Que a sua vida? Vocs so como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa . Tiago 4:14. A vida transitria. O homem no precisa fazer nada para ir para o inferno. Para ir para o cu precisa se arrepender e receber Jesus. O destino para depois da morte s pode ser definido aqui na terra atravs da aceitao de Jesus. A salvao pela f atravs da pregao do Evangelho.

O que o inferno de acordo com esta passagem?

Lugar de tormento e onde se v o gozo do cu. Onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abrao de longe, com Lzaro ao seu lado v.23 Lugar onde no h consolo. Ento, chamou-o: Pai Abrao, tem misericrdia de mim e manda que Lzaro molhe a ponta do dedo na gua e refresque a minha lngua, porque estou sofrendo muito neste fogo. Mas Abrao respondeu: Filho, lembre-se de que durante a sua vida voc recebeu coisas boas, enquanto que Lzaro recebeu coisas ms. Agora, porm, ele est sendo consolado aqui e voc est em sofrimento . Vs. 24,25 Lugar de onde no se pode sair. E alm disso, entre vocs e ns h um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, no conseguem . V. 26. Lugar onde o pedido de socorro no atendido. Ele respondeu: Ento eu te suplico, pai: manda Lzaro ir casa de meu pai , v. 27. Lugar de lembranas amargas. Pois tenho cinco irmos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles no venham tambm para este lugar de tormento . V. 28. Lugar onde no se pode mais ajudar a famlia. Abrao respondeu: Eles tm Moiss e os Profetas; que os ouam. No, pai Abrao, disse ele, mas se algum dentre os mortos fosse at eles, eles se arrependeriam. Abrao respondeu: Se no ouvem a Moiss e aos Profetas, tampouco se deixaro convencer, ainda que ressuscite algum dentre os mortos . Vs. 29-31.

Quero gastar um tempo com a questo doutrinria. TIPOS DE MORTE A morte em si uma condio de separao . De acordo com a Bblia, h somente dois tipos de morte. Primeiro , existe a morte fsica que envolve a separao temporria do esprito em relao ao corpo. Mais tarde, na ressurreio, o corpo ser re-ajuntado ao esprito humano. Em segundo lugar , existe a morte espiritual ou a separao do corpo e esprito humanos em relao a Deus. Essa condio irremedivel.

A MORTE SEMPRE UMA EXPERINCIA RUIM A morte no boa ela jamais foi boa. A morte fsica separao em relao ao corpo no boa, uma vez que o homem fica "despido". Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque no queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitao celestial, para que aquilo que mortal seja absorvido pela vida . (2 Corntios 5.4). Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domnio, ele transformar os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso . (Filipenses 3.21). O homem fica num estado fora do natural. A morte espiritual separao de Deus obviamente tambm no boa, j que eterna. A "morte" e a "vida" so irreconciliveis e condies opostas de existncia , tanto nesta vida como na prxima.

JULGAMENTO ETERNO

Sem Cristo, a morte conduz somente a uma coisa julgamento eterno: " E assim como aos homens est ordenado morrerem uma s vez e, depois disto, o juzo " (Hebreus 9.27). Com Cristo, a morte conduz vida: " Eu sou a ressurreio e a vida. Quem cr em mim, ainda que morra, viver; e todo o que vive e cr em mim, no morrer, eternamente " (Joo 11.2526). E: " Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, no entra em juzo, mas passou da morte para a vida " (Joo 5.24).

ESTADO DE QUEM NO NASCEU DE NOVO A Bblia ensina que antes da salvao, mesmo estando vivos, todos os homens e mulheres existem num estado de morte espiritual ou separao de Deus. Seus espritos humanos esto mortos para as coisas em que Deus est realmente interessado (veja Lucas 15.24-32 Este meu filho estava morto e reviveu . Efsios 2.1 Falando do passado dos membros da Igreja em feso Paulo diz: Vocs estavam mortos em suas transgresses e pecados . Fala sobre as vivas Paulo: Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, est morta . 1 Timteo 5.6; Ainda sobre a Igreja de Sardes: Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas so as palavras daquele que tem os sete espritos de Deus e as sete estrelas. Conheo as suas obras; voc tem fama de estar vivo, mas est morto . Apocalipse 3.1). Muito embora estando vivos fisicamente, eles no consideram o nico Deus verdadeiro, nem Lhe agradecem, nem se importam com Seus interesses. Qualquer que seja o conceito de Deus que tenham, eles no aceitam o nico Deus verdadeiro. Da porque o prprio Jesus disse: " Deixa aos mortos o sepultar os seus prprios mortos ", ensinando explicitamente que os seres humanos vivos ao redor dele estavam, no que dizia respeito a Deus, espiritualmente mortos (Lucas 9.60; Romanos 3.10-18).

A CAUSA DA MORTE FSICA E ESPIRITUAL A Bblia nos ensina que as mortes fsica e espiritual existem por uma razo o pecado. Deus avisou Ado e Eva que se eles Lhe desobedecessem, morreriam naquele dia (Gnesis 2.17). Da porque a Bblia ensina que " o salrio do pecado a morte " (Romanos 6.23). Como o pecado causa a morte, o problema do pecado deve ser resolvido antes que a morte possa ser erradicada. Essa a razo do ensino cristo da Expiao que Cristo morreu pelos pecados do mundo. Como Jesus ensinou: " Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna " (Joo 3.16).

A SOLUO NASCER DE NOVO Qualquer um que recebe a Cristo como seu Salvador pessoal " nascido de novo " ou vivificado espiritualmente. Essa pessoa recebe a verdadeira vida aps a morte, ou, em termos bblicos, a vida eterna.

Asseguro-lhes que aquele que cr tem a vida eterna . (Joo 6.47). Mas o que realmente acontece, sem dvida, que o estado de morte espiritual do crente cancelado no momento em que ele recebe a Cristo. No mais haver a possibilidade dele sofrer o julgamento de Deus por causa dos seus pecados, que a segunda morte. Em vez disso, na hora da morte fsica, ele se juntar a Deus para sempre . Essa a essncia do termo "salvo" . Mas deve-se frisar que o sistema condicional. Os homens devem crer na morte expiatria de Jesus Cristo, ou no podero ser salvos. Esta a condio: que aceitem o que Deus fez atravs da Pessoa de Cristo.

A ESPERANA CRIST A RESSURREIO A esperana crist, portanto, est na ressurreio fsica e na imortalidade eterna baseadas na ressurreio e vida de Cristo, no em uma viso medinica de uma gradual auto-progresso espiritual depois da morte. Ele foi entregue morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificao . (Romanos 4.25). Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e tambm nos ressuscitar . (1 Corntios 6.14). Porque sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, tambm nos ressuscitar com Jesus e nos apresentar com vocs . (2 Corntios 4.14). Sabemos que, se for destruda a temporria habitao terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifcio, uma casa eterna nos cus, no construda por mos humanas . (2 Corntios 5.1). Veja ainda: (Efsios 1.15-21; 2.4-10; Filipenses 1.21, 3.21; Colossenses 3.4, etc.). Os que aceitam a Cristo herdam o cu para sempre, enquanto os que rejeitam a misericrdia de Deus herdam o inferno para sempre. Assim, a viso bblica que os salvos esto com Deus eles estaro com Ele no momento da morte (Lucas 23.43; Joo 12.26; Atos 7.59; 2 Corntios 5.8; Filipenses 1.23), enquanto os mortos no salvos esto confinados e sob castigo. Alm do mais, no existe possibilidade de alterar a condio de algum aps a morte. A morte, portanto, no extino, como muitas seitas ensinam. Ela no envolve uma condio de reencarnao, onde a alma experimenta muitas vidas, como cr o ocultismo. Ela no envolve uma condio de unio ou absoro final por alguma essncia impessoal, divina, conforme muitas religies orientais ensinam (Eclesiastes 12.5; Lucas 12.46-47; 16.19-31; Atos 1.25; Hebreus 9.27, 10.31, 12.27-29; Salmos 78.39; 2 Corntios 5.11; 2 Pedro 2.4,9; Apocalipse 20.10,15). Sem dvida, se os salvos esto com Cristo e os no salvos confinados e sob julgamento, ento os mortos no esto livres para perambular

e, portanto, os supostos mortos das EQMs (Experincias de QuaseMorte) no so o que afirmam ser. [...]

Concluso

Se cada um de ns vai morrer um dia, ento o mais importante ter a segurana de entrar a salvo na morte. Se temos ou no temos medo de morrer, no precisamos temer a morte se nossos pecados esto perdoados atravs da f em Jesus Cristo. Voc deseja conhecer o Deus vivo? Voc deseja reconhecer o seu pecado diante d'Ele e receber Seu Filho? Se assim for, recomendamos-lhe a seguinte orao: Senhor Jesus, eu reconheo humildemente que tenho pecado em meus pensamentos, palavras e aes, que sou culpado de fazer o mal deliberadamente, que meus pecados tm me separado da Tua Santa presena e que no tenho esperana de recomendar-me a Ti. Eu creio firmemente que morreste na cruz por meus pecados, carregando-os em Teu prprio corpo e sofrendo em meu lugar a condenao por eles merecida. J avaliei ponderadamente o custo de Te seguir. Eu me arrependo sinceramente, afastando-me dos meus pecados passados. Desejo entregar-me a Ti como meu Senhor e Mestre. Ajuda-me a no me envergonhar de Ti. Assim, agora eu venho a Ti. Creio que por longo tempo Tu tens estado pacientemente esperando do lado de fora da porta, batendo. Agora abro a porta. Entra, Senhor Jesus, e s meu Salvador e meu Senhor para sempre. Amm! Fonte: http://www.icec.org.br/sermao.asp

Anda mungkin juga menyukai