Anda di halaman 1dari 12

pr

AN

AL

ES

AT

in

AL

e an m em e g t la e s ba nte m e O a e am d nt N na ate E a AT bal leia a a, ar la-l r i t re nsta de e i s d te te An en m al cip

ua

l.

IZ

AD

INTERFACE USB ( CONEXO AO COMPUTADOR )MMM BANDEJA PLSTICAMMM CABO PARA CONEXO A BATERIAMMM

AN

10. CUIDADOS E MANUTENO 11. TROCA DE FUSVEL 12. GARANTIA 13. ASSISTNCIA TCNICA

AL

ES

6. OPERAO DE PESAGEM 7. USO DA TARA 8. BATERIA INTERNA RECARREGVEL 9. OPCIONAIS

AT

CONEXO AO PDV / COMPUTADOR ( RS 232 )MMM CONEXO A REDE ELTRICA MMM VERIFICAO DO FUNCIONAMENTOMMM EVENTUAIS ANORMALIDADESMMM

1. EMBALAGEM 2. MONTAGEM 3. LOCALIZAO E FUNES 4. CARACTERSTICAS BSICAS 5. INSTALAO ASPECTOS LEGAISMMM PRECAUESMMM

IZ AL

AD
pg.03 pg.04 pg.05 pg.06 pg.06 pg.06 pg.07 pg.07 pg.07 pg.07 pg.08 pg.08 pg.09 pg.09 pg.10 pg.10 pg.10 pg.10 pg.10 pg.11 pg.11 pg.11

a) Coloque as mos, uma de cada lado, nos vos laterais da embalagem puxando, com cuidado, a balana pela base (figura1).

b) Em seguida remova o prato de inox, que vem encaixado sobre os protetores laterais (figura 2). c) Ao retirar a balana da embalagem, os protetores laterais permanecem encaixados. d) Apoie-os sobre uma superfcie firme e, enquanto segura a balana pela base, retire um dos protetores. Repita a operao para o outro lado (figura 3). e) Verifique que dentro da caixa existe um saco plstico contendo 4 arruelas de vedao, 4 borrachas de apoio e tambm 3 parafusos M4X20 (somente se sua balana possuir coluna).

AN

AL

ES

AT

AL

IZ

AD

Se a sua balana no possuir coluna v diretamente ao passo f). Cuidado: Ao manusear a sua balana, tome cuidado com o cabo de interligao do visor da coluna, evitando puxes ou esforos sobre o mesmo. a) Apoie cuidadosamente a balana de ponta cabea sobre uma superfcie firme (ex.: mesa, bancada, etc.), de modo a deixar a base virada para cima e com sua lateral oposta as teclas, prxima borda dessa superfcie. b) Com a balana virada para baixo, posicione o p da coluna sobre os trs furos com rosca localizados sob a balana, no lado oposto ao que se encontram as teclas. c) Coloque os parafusos e, com o auxilio de uma chave de fenda, aperte-os fixando a coluna na base da balana. O parafuso menor deve ficar no centro da coluna (canaleta). d) Insira o cabo excedente para dentro da coluna.

e) Retorne a balana para sua posio de trabalho.

AN

IMPORTANTE: Preste ateno no lacre da balana. Ele no deve encostar ou permanecer encostado no prato, pois isto causa erro na pesagem.

f) Encaixe as arruelas de proteo e as borrachas nos pinos de apoio do prato. Depois posicione o prato de inox sobre as borrachas.

AL

ES

AT

AL

IZ

AD

zero lquido

tara

liga
Max Min e= Tara 3 kg 20 g 1g -3 kg

IZ ES AT
Cabo de interface RS232 ou USB ( opcional ) ( somente modelos BP-S )

peso

kg

AD U
chave seletora 110/220 V (modelo com bateria)

visor operador LCD

Porta fusvel ( somente modelos LED e LCD ) Chave seletora 110/220 V ( somente modelos LED ) Cabo de fora ( somente modelos LED e LCD ) )

visor de peso
indicador de zero

tara indicador de tara ativa ( lquido )

visor operador LED


zero

tara
lquido

liga
Max Min e= Tara 3 kg 20 g 1g -3 kg

peso

kg

visor de peso
Indicador de zero Indicador de carga da bateria
carga bat

tara

liga desliga

indicador de tara ativa ( lquido )

lquido

peso

kg

visor de peso indicador de zero

AN

indicador de tara ativa ( lquido )

AL

zero bat

tara

visor operador BATERIA

tara
3 kg 20 g 1g -3 kg

Max Min e= Tara

AL

Aspectos legais (somente para BP-S):

LED

LCD

BATERIA

Unidade BP/S 3 BP/S 6 BP/S 15 BP/S 30 BP/S 3 BP/S 6 BP/S 15 BP/S 30 BP/S 3 BP/S 6 BP/S 15 BP/S 30

Comprimento * Largura Altura prato Altura coluna Tamanho prato Peso Capacidade Divises Carga mnima Tara mxima Consumo Durante carga Temperatura Voltagem Frequncia

* No caso de visor cliente na coluna, acrescentar 40mm ao comprimento.

AL

mm mm mm mm mm Kg Kg g g Kg W W C

ES

6 3 1 20 -3 10

6 6 6 6 15 30 2 5 10 40 100 200 -6 ** *** 10 10 10

366 344 98 330 270 x 340 6 6 6 6 3 6 15 30 1 2 5 10 20 40 100 200 -3 -6 ** *** 1 1 1 1

6,8 3 1 20 -3 1 12

6,8 6,8 6,8 6 15 30 2 5 10 40 100 200 -6 ** *** 1 1 1 12 12 12

-10 a +40 110 / 220 VAC + 10 - 15% 50 / 60 HZ

AN

*** -9,990 kg .

**

-9,995 kg .

AT

Uma vez que sua balana operar conectada a um PDV emissor de cupom fiscal aprovado pela COTEPE/ICMS, onde o peso enviado pela balana ser multiplicado por um preo por kg, gerando um total a pagar das mercadorias pesadas, o conjunto balana e PDV entendido pelo INMETRO e IPEM como um instrumento computador de preo, e portanto sujeito a algumas exigncias legais quando da sua instalao: - Verifique junto ao fabricante do PDV ou seu representante, que a operao do mesmo em conjunto com a balana atenda a Legislao Metrolgica vigente, e que j tenha sido submetida a apreciao do INMETRO, especialmente no que diz respeito as exigncias relativas a instalao, uso e manuteno constantes do item 12 da Portaria INMETRO n 236/94. - Confirme se o PDV indica e imprime de forma correta o peso, o preo por kg e total a pagar referente aos artigos pesados, bem como as referncias apropriadas do produto que est sendo pesado (nome, cdigo, etc.). - Providencie ainda uma chapa de identificao a ser fixada no instrumento de pesagem, em local de fcil visibilidade, contendo: o nome e endereo do

AL

IZ

Conforme as informaes j fornecidas atravs do boletim tcnico n 62.96.04-9 que lhe foi entregue no ato da venda, e que j devem ter sido verificadas:

AD

ES

Apesar da balana j ter sofrido uma verificao inicial na fbrica, uma vez que trabalhar conectada a um PDV, necessrio que o conjunto (PDV + balana) sofra uma nova verificao no ato da instalao, e para tanto o IPEM da regio dever ser comunicado para executar o complemento da verificao inicial, de acordo com o Ofcio circular n 13/DIMEL, o que deve ser feito no prazo de at 15 dias do incio das operaes do equipamento. Precaues:

AL

Procure instalar a sua balana em local livre de altas temperaturas e da ao direta de correntes de ar muito fortes, tais como ventiladores. D preferncia a locais de fcil visibilidade, tanto para o operador quanto para o consumidor, e onde no haja excesso de vibrao.

A interface de comunicao serial padro RS-232, disponvel no conector DB-9 existente no cabo de 3,5 m que sai da parte de baixo do equipamento, permite que se conecte a balana a qualquer interface serial padro

AN

Conexo ao PDV/computador (somente para BP-S):

No sobrecarregue o prato da balana, mesmo quando no estiver em operao.

AT

A sua balana LED ou BATERIA dotada de sistema bi-voltagem manual (110-220V), sendo ajustada pela fbrica para tenso 220V. Caso sua rede seja 110V, altere a posio da chave localizada na base da balana (ou no carregador no caso da verso a bateria). A sua balana LCD dotada de sistema automtico full range, ajustando-se automaticamente a tenso disponvel em sua rede eltrica. Certifique-se das boas condies das instalaes eltricas para a conexo da balana, sem que haja risco de curto-circuito ou mau contato (nunca utilize benjamins). Verifique especialmente a boa condio do aterramento da tomada utilizada. Verificao de Funcionamento: Acione a tecla LIGA/DESLIGA no painel (modelo LED) ou sob a balana (modelos LCD e Bateria). Os visores mostraro, em cada um de seus dgitos, uma contagem regressiva automtica de 9 at 0, em seguida aparecer momentaneamente a palavra CALIb. Durante a contagem regressiva a balana efetuar um completo ciclo de auto-teste, para determinar se existe alguma anormalidade que impea o seu bom funcionamento.
7

AL

Verificao inicial pelo rgo Metrolgico Local

Conexo a Rede Eltrica:

IZ

responsvel pela automao, o nmero de registro no rgo Metrolgico responsvel, nmero de identificao do programa (aplicativo conforme autorizado) operacional da automao e nmero(s) de identificao do ECF-IF (modular).

RS232 de qualquer outro equipamento, enviando os dados referentes a cada pesagem todas as vezes em que o valor do peso for solicitado atravs da prpria interface. Para o protocolo de comunicao consulte o Boletim Tcnico 62.96.04-9.

AD

ATENO: No coloque nenhum peso sobre o prato at que os visores indiquem zero.

Eventuais Anormalidades: Se a balana ao ser ligada, ou durante o seu funcionamento detectar alguma anormalidade, a mesma ser indicada atravs do display, de uma das seguintes formas: Ao ligar a balana: - Caso trs traos horizontais apaream piscando em cada um dos dgitos, significa que a balana foi zerada com carga sobre o prato. Retire a carga e ligue novamente.

AL

- Caso aparea a indicao de Erro < n >, com n= 1, 2, 3 ou 4, primeiramente tente desligar e ligar o equipamento novamente, caso a condio se repita, significa que seu equipamento tem algum problema interno e necessita a interveno da Assistncia Tcnica Autorizada. Contate a assistncia tcnica autorizada mais prxima e informe o nmero do erro, de maneira a agilizar o conserto o seu equipamento.

ES

AN

AT

- Caso o indicador de bateria seja acionado, significa que a bateria interna est se descarregando, restando poucas horas de uso, e portanto deve ser novamente carregada por um perodo de 8 horas (somente no modelo com bateria).

- Caso aparea no visor a mensagem bAtErl, impedindo totalmente a operao, significa que a bateria interna est descarregada a ponto de impedir a correta operao do equipamento, e portanto deve ser novamente carregada por um perodo de 8 horas (somente no modelo com bateria).

Para obter o peso de determinada mercadoria, coloque-a sobre o prato da balana. O visor indicar o peso da mercadoria.

AL

- Caso traos horizontais apaream na parte inferior de cada dgito, significa que o prato no est devidamente apoiado na balana ou foi retirado. Verifique o posicionamento do prato.

IZ

- Caso traos horizontais apaream na parte superior de cada dgito, significa que a carga sobre o prato ultrapassou a capacidade mxima do equipamento. Retire o excesso de carga.

AD

Aps o auto-teste, a sua balana estar pronta para operar.

Durante a operao:

Para fazer uso da tara, basta proceder da seguinte forma: Coloque a embalagem ou recipiente a ser tarado sobre o prato da balana, que imediatamente determinar seu peso atravs do visor. Tecle TARA para zerar o visor. O indicador de Lquido ser ativado. Coloque as mercadorias a serem pesadas na embalagem "tarada" e proceda operao normal de pesagem. Caso queira eliminar a memorizao de tara , retire a mercadoria / embalagem do prato. O visor dever mostrar um valor negativo referente a tara, aps isso tecle TARA e o visor indicar ZERO. O indicador de Lquido ser desativado e o indicador de ZERO ser ativado. Obs.1: As balanas BP e BP-S permitem uma s operao de tara, sendo necessrio cancelar a operao de tara precedente, antes de que outra operao de tara possa ser realizada.

AN

Obs.2: A funo tara pode opcionalmente ser bloqueada, caso isto seja desejvel na operao a qual a balana for destinada, desta maneira, a balana passar a indicar somente pesos brutos. Para isto, necessria a interveno de um tcnico qualificado.

AL

ES

AT

A bateria interna recarregvel, permite que a balana seja operada por um perodo de at 120 horas de uso continuo. Ao se descarregar a um nvel que permita apenas poucas horas de uso o indicador de bateria baixa do painel ser ativado. Ao se descarregar ainda mais chegando a um nvel que no permita o bom funcionamento do equipamento, o visor da balana mostrar a mensagem "bAtErl, impedindo o funcionamento do equipamento. Uma vez que a bateria se descarregue, o processo de carga completo demora em torno de 8 horas.

Obs.: Os modelos a bateria possuem um indicador do processo de carga da bateria no painel: - quando vermelho indica que a bateria est descarregada (0 a 70%) - quando laranja indica que a bateria est em carga (70 a 90%) e - quando verde que a mesma se encontra carregada (90 a 100%).

AL

IZ

AD

O
9

A sua balana pode contar com os seguintes itens opcionais: Interface USB, conexo a computador (somente para BP-S): Este item opcional permite que a sua balana seja conectada a qualquer interface padro USB de qualquer equipamento, enviando os dados referentes a cada pesagem, todas as vezes em que o valor de peso for solicitado atravs da prpria interface. Para maiores informaes sobre como utilizar a interface USB, consulte os Boletins Tcnicos 62.96.04-9 (Especificao sada serial RS-232 para BP-S), para o protocolo de comunicao, pois na interface USB o protocolo da balana permanece exatamente o mesmo utilizado na interface RS 232, e 62.06.05-2 ( Comunicao com equipamentos Filizola pela Interface USB), para o modo de operao. Bandeja plstica:

ES

A sua balana pode contar com uma bandeja em plstico ABS, que se encaixa sobre o prato de inox, para facilitar as operaes com itens a granel. Cabo para conexo a bateria externa (somente para os modelos LED): A sua balana com visor de LED, pode contar com um cabo para conexo a uma bateria externa de 12 V, de modo a oper-la em caso de falta de energia eltrica.
10

AL

AN

AT
b) Utilize um pano mido com sabo neutro para a limpeza da balana. No utilize solventes, tais como benzina, thiner, lcool, etc. c) Nunca dirija jatos d'gua diretamente sobre a balana. d) Ao transportar a balana de um local para outro, procure manuse-la com cuidado. e) Procure colocar as mercadorias sobre o prato da balana com suavidade, lembrando-se sempre, tratar-se de um equipamento de alta sensibilidade.

AL

a) No sobrecarregue o prato da balana, mesmo quando no estiver em operao. .

IZ

Para garantir um perfeito funcionamento da sua Balana FILIZOLA, so necessrios alguns cuidados , tais como:

AD

O uso de fusvel de capacidade diferente pode provocar danos ao equipamento. Se aps a troca o fusvel continuar queimando, chame a Assistncia Tcnica Autorizada.

ES

Retire-o e substitua o fusvel no seu interior, por outro de 0,3 A (Ampre) (tamanho 5 x 20 mm).

AL

AN

AT

Desligue a balana e desconecte-a da tomada de fora. Retire o prato. Incline a balana de forma a apoi-la sobre sua lateral. Localize o porta-fusvel na parte inferior da balana e, com a mo, gire a sua tampa, at que ele esteja totalmente solto.

IMPORTANTE: O lacre localizado sob o prato da balana, deve ser mantido intacto. A sua violao ou tentativa de conserto da balana por pessoas no autorizadas, resultar no imediato cancelamento da garantia, alm de possvel autuao pelo IPEM.

A FILIZOLA garante a Assistncia Tcnica e a reposio de peas originais atravs de sua rede de revendas. Procure o revendedor que efetuou a venda ou diretamente a : Central de Atendimento Tcnico FILIZOLA: Grande So Paulo: (11) 6097-8811 Demais localidades: 0800-166-445 Ou pelo FAX: (11) 6096-3522 Email: astec@filizola.com.br
11

AL

Para a troca de fusvel nos modelos LED e LCD, proceda da seguinte forma:

Sua balana foi verificada e lacrada em fbrica pelos tcnicos do IPEM, estando apta a ser utilizada to logo for removida da embalagem. Certifique-se que o "selo de aferio" est afixado sob o prato da balana.

IZ

O modelo a BATERIA, conta com um circuito interno que protege automaticamente o equipamento, no possuindo fusvel que possa ser trocado pelo usurio.

Guarde o "Termo de garantia" e a nota fiscal (ou cpia) da aquisio de sua balana. Tais documentos sero necessrios na eventualidade de necessidade de manuteno durante o perodo de garantia.

AD

AL

ES

AT

AL

IZ

AD

O U
So Paulo Vendas e Assistncia Tcnica
Rio de Janeiro - RJ Tel.: 21 2501 6606 - Fax: 21 2501 5654 Porto Alegre - RS Tel.: 51 3345 9500 - Fax: 21 3345 9696 Recife - PE Tel.: 81 3465 6755 - Fax: 81 3465 6695

Vendas
Ribeiro Preto - SP Tel./Fax:16 624 2949 Belo Horizonte - MG Tel./Fax: 31 3261 4111 Salvador - BA Tel.: 71 359 1044 Curitiba - PR Tel.: 41 3014 3377 Belm - PA Tel.: 91 266 8811

Indstrias Filizola S.A. Rua Joaquim Carlos, 1236 CEP 03019-902 - So Paulo - Brasil www.filizola.com.br

AN

Vendas Tel.: 0800 17 8077 Fax: 11 6693 9596 Assistncia Tcnica (Grande SP) Tel.: 11 6097 8811 - Fax: 11 6096 3522 Demais Localidades Tel.: 0800 166 445

13.40.58-4 RV3 04/04

Anda mungkin juga menyukai