Anda di halaman 1dari 21

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia 28 a 31 de julho de 2009 - Rio de Janeiro RJ

GT: SEXUALIDADES, CORPORALIDADES E TRANSGRESSES

O mich no palco sem holofotes

Maria Lourdes dos Santos

Universidade Federal do Cear

O mich no palco sem holofotes 1

Resumo Este trabalho tem por objetivo desmistificar a imagem comumente divulgada de que o mich ou garoto de programa quase sempre jovem portador de um padro de beleza e virilidade inigualveis. Observa-se outra realidade, onde jovens com aparncia tpica de pobreza, desprovidos de beleza fsica, roupas de grifes, anncios em jornais ou internet; estilo de vida humilde e envolvidos na prostituio. Batalham em praas, ruas populares e territrios marginais; o contato direto para prestao de servios sexuais, o valor cobrado baixo colocando em evidncia a misria em que vivem. Para maioria a realidade perversa, carregada de perigos, preconceitos. A metodologia consistir na observao em locais pblicos, realizao de entrevistas e bibliografia que d suporte terico aos conceitos que se pretende abordar. Palavras-chave: prostituio viril, mich, comrcio, homossexualidade.

Introduo

Fim de tarde, os corpos suados e cansados dos trabalhadores de uma empresa, do vizinho municpio de Maracana (Regio Metropolitana de Fortaleza), aguardam o soar da sirene, indicando que a jornada de trabalho terminou. Muitos deles pegam seus pertences e correndo fazem o retorno do trabalho para a casa. Um, em meio quela legio, no expressa a mesma euforia. Dirige-se at um armrio e pega sua mochila, a qual j tinha vindo pronta para a terceira jornada. Ele procura recompor-se por meio do banho, livrando-se das impurezas do corpo, deixadas pelo trabalho. No frescor da gua, que o envolve, tenta espantar o cansao e ganhar a energia necessria para a tarefa que o aguarda: a prostituio. Ele sai. Vai ao encontro de seu nico cliente: um empresrio, de 60 anos, bissexual, casado, residente em Fortaleza. O local do encontro no fixo para no deixar rastro, informa.
1 A prostituio masculina (prostituio viril) constitui-se como temtica central na minha pesquisa de doutorado, do Programa de Ps-Graduao em Sociologia, da Universidade Federal do Cear UFC.

Fred 2 (nome fictcio) trabalhador de uma indstria txtil, casado, tem uma filha de quatro anos e diz que sua companheira ciente desse seu outro trabalho. Com 26 anos, 1m82, moreno jambo, olhos verdes, esbelto, 80 kg, aparentemente tranquilo, voz suave, mais um profissional do sexo da metrpole alencarina. Diferencia-se dos outros garotos (sujeitos desta pesquisa) pela maneira como se apresenta e vivencia essa outra profisso. Indagado sobre o tempo na atividade e as razes que o levam a prostituirse, Fred rpido e enftico em informar que:
... tem quase trs anos e espero muito em breve largar disso, pois sou homem, tenho minha mulher e somos bem casados, sou pobre mais tenho dignidade e o que quero agora fazer uma pontinha para garantir a educao da minha filha, porque no quero que ela seja uma operria, tenha um salrio de misria, tenha de agentar abuso de chefe, fazer biscate e tudo mais, assim como eu. Se eu tivesse estudado, talvez tivesse outro emprego, salrio melhor e no fosse preciso me submeter a esse tipo de vida. s vezes, penso que castigo, pois eu no quis estudar, apesar do esforo da minha me. Eu queria trabalhar ganhar meu prprio dinheiro para ajudar minha famlia. Mas, a, a minha namorada saiu grvida. Casamos, a criana nasceu e tenho que manter as duas. No quero ajuda da famlia dela, ento trabalho dobrado. Tenho f em Deus que logo saio dessa, comenta, em tom de revolta.

A histria de Fred deixa claro que apesar de se saber que a prostituio possui uma histria secular e vasta, pontuada pela evoluo e pelos limites do conhecimento humano, muito ainda se tem a conhecer. Estando essa atividade sendo constantemente redescoberta, no se pode perder de vista o carter de provisoriedade de cada conhecimento produzido a seu respeito, uma vez que, jamais foi totalmente revelada. Sendo assim, o aparecimento de uma nova modalidade (ou de novo estilo de prostituio), conforme vem se manifestando nas ltimas dcadas, em vrias cidades brasileiras, e em Fortaleza (no Cear),

2 Fred o pseudnimo adotado para preservar a privacidade do informante. Trata-se de informaes que foram
levantadas em entrevista realizada em 04 de setembro de 2008, na Praa do Carmo, centro de Fortaleza, Cear, como parte da minha pesquisa de doutorado.

faz-se necessrio conhecer suas motivaes, seus significados sociais e culturais, j que a atividade tem se mostrado desencadeadora de dvidas inusitadas, exigindo esclarecimento a seu respeito. Com base nessas informaes, imagina-se que, da propagada moral castradora ao estigma contemporneo, passando por invenes de regimes, alteraes de costumes, quebra de normas e imposio de tcnicas disciplinares, dentre outras, o conhecimento sobre prostituio permanece, por excelncia, como uma questo histrica, na qual se encontram relacionadas as

necessidades, os sonhos, receios, anseios de cada poca, cultura, grupo social e indivduo. A partir dessas constataes, este artigo busca evidenciar a importncia de se voltar para a populao de prostitutos. No s pela escassez de estudos sobre esse segmento, mas, sobretudo, para que se contemplem suas

especificidades, muitas vezes no percebidas e no identificadas dentro da categoria mais ampla de jovens que se prostitui a qual, por si s, no abarca as particularidades do modo de vida desse sujeito: o mich. Dentro desse quadro acredita-se que a presente pesquisa apresenta relevncia inquestionvel, visto que existem poucos trabalhos abordando a prostituio viril, com michs e sua clientela masculina.

Ontem e hoje: o que mudou em termos de prostituio

O tema tratado remonta a tempos antigos. Tendo assumido as mais variadas simbologias e definies, a prostituio j alcanou a condio de sagrada. Nas sociedades pr-histricas, no havia distino entre cultura, religio e sexualidade. Alm disso, tudo tinha origem no culto deusa. O sexo era considerado sagrado e inmeros rituais revelavam ser a atividade sexual uma forma de prestar reverncia deusa e s suas sacerdotisas (ROBERTS, 1998). Na antiga civilizao grega, a prostituio fazia parte da paisagem cotidiana, era um meio de adquirir uma renda igual a qualquer outro e uma prtica controlada pelo estado. As prostitutas pagavam altos impostos e vestiamse de modo a serem identificadas como tal. Entre as categorias, havia as

hetairae, de grande relevncia social, conhecidas pela inteligncia, esperteza na administrao dos bens e competncia nas articulaes polticas. Livres, freqentavam o universo masculino e participavam das atividades reservadas aos homens. No sofriam represlias, trabalhavam nos bordis do Estado. As hetairae eram formadas em escolas nas quais as aspirantes aprendiam a arte do amor, da literatura, filosofia e da retrica. Portanto, eram consideradas as mulheres mais instrudas de toda Grcia (ROBERTS, 1998). A prostituio era uma profisso rentvel, levando algumas mes a incentivarem suas filhas a ingressarem na mesma. Aspsia, por exemplo, tornouse uma prostituta famosa e admirada pelas qualidades intelectuais, motivando Scrates a levar seus discpulos para ouvi-la (diferente do que acontecia s jovens destinadas ao casamento e com dedicao exclusiva s atividades domsticas). Curiosa expresso da legendria democracia grega: s as prostitutas tinham acesso ao conhecimento (ROBERTS, 1988). Com a Reforma Religiosa no sculo XVI, o puritanismo comeou a controlar os costumes e ditar a moral. A Igreja Catlica, por meio de seu potencial teolgico, passou a lidar com o problema de prostituio. Em conseqncia da ao conjunta das igrejas catlica e protestante, a prostituio entrou na clandestinidade sem, contudo, ser eliminada: cortess continuariam a existir nas cortes europias e em suas colnias. Com a Revoluo Industrial, surge um novo elemento significativo prostituio, qual seja: as mulheres tiveram de enfrentar condies desiguais no trabalho em relaes aos homens. Prostituir-se em troca de favores e de melhores condies de vida revelou-se uma opo. A literatura existente acerca da prostituio evidencia a prtica como um mal necessrio sempre existente, a profisso mais antiga do mundo, a qual deveria ser tolerada para a manuteno da ordem na sociedade. Contudo, a sexualidade insubmissa foi estereotipada e rotulada, servindo para manter a prostituta afastada do convvio social. Sua existncia era aceita como uma condio para a salva guarda do casamento, desde que no atrapalhasse ou provocasse qualquer constrangimento ou agresso decncia pblica.

Sem tanta diferena, essas diversidades perduram nos dias atuais, em vrias sociedades. E, embora se constate um amplo repertrio de definies e de modos de atuao, ainda assim, no se pode impedir a cristalizao de outra verso da prostituio. No entanto, parece permanecer o questionamento: ou no a economia que estabelece regras e define as prticas da prostituio? Evidentemente, as desigualdades econmicas e sociais fomentam a explorao e o comrcio do sexo. Mas, preciso deixar claro que a prostituio apresenta diferentes nuances entre as classes sociais. Por isso, suscita a revitalizao de sua ligao com a misria da populao (VERSIANI DOS ANJOS JR., 1980; CASTRO, 1993; MORAES,1996; WOLF, 1998; SZTERENFELD e FONSECA, 1996). A prtica da prostituio exige o negociar, o vender, de forma explcita, favores sexuais em troca de dinheiro, contrariando a mxima de ser o sexo uma ddiva a ser oferecida ao parceiro/amado (a), de preferncia aps o matrimnio (RAGO, 1996; GASPAR, 1988; KIRSCH, 1998; ROBERTS, 1998). No entendimento de Abreu (1998) a prostituio definida como sendo a entrega carnal, desde que reiterada e sem escolha de clientes por interesse de libidinagem, haja ou no algum interesse de lucro. Essa entrega pode ser tanto do homem quanto da mulher. As mulheres que se prostituem so chamadas de mulheres da vida, mulheres de vida fcil, vagabundas, piranhas, vadias, perdidas, mariposas, meretrizes e outras denominaes preconceituosas. Em relao aos homens, comum serem chamados de prostitutos, garotos de programa, michs, dentre outras. No final do sculo XIX comearam a surgir os primeiros movimentos internacionais contra a explorao sexual de mulheres e adolescentes. Em 1921, a Liga das Naes designou um comit para tratar o problema do trfico de mulheres e crianas; em 1946, a ONU adotou uma conveno a fim de erradicar a prostituio. Com a liberao sexual dos anos 1960 e o desaparecimento dos bordis (apesar do crescimento da prostituio) verifica-se a existncia de sinais de mudanas nas representaes vigentes sobre perverso bem como nos comportamentos sexuais, levando a falta/imperfeio dos proibidos, anormais

ou desviantes a quase desaparecer. Mas, na dcada de oitenta, com o advento da AIDS, era preciso haver mudanas nos costumes. No se podia mais, sobre qualquer imperativo, ignorar o comrcio marginal do sexo. Nesse sentido, a preocupao maior das autoridades, sobretudo as de Sade Pblica, foi conscientizar as populaes para a prtica do sexo seguro. O sexo como entretenimento vem se tornando um negcio bem mais profissionalizado e lucrativo, oferecido na forma de diversos produtos e servios como filmes, internet, casas de massagem, casas de prostituio convencionais, boates, anncios em jornais, viagens, hotis, motis etc, so alguns dos negcios legais envolvidos no mercado sexual. Segundo o pesquisador Luiz Gonzaga G.Trigo (2007, p.10):
Com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicao (redes

interligadas, digitalizao, computao grfica), o aumento da liberdade em grande parte do mundo e as aes civis por direitos humanos em todos os campos, inclusive no sexual, a produo e distribuio de contedo ertico literalmente explodiu. A arte, em geral, e o

entretenimento, em particular, tornaram-se capilarmente segmentados.

Em meio a tudo isso, imagina-se que a tradio judaico-crist que cimenta a base religiosa da sociedade brasileira h sculos, mostra-se anacrnica frente a alguns fatos. Assim, a to propagada vida conjugal humana naturalmente heterossexual, que serviu como justificativa para o encarceramento do desejo sexual e do prazer, pela instituio familiar e religiosa, parece encolher-se. que a existncia de novos arranjos conjugais ou novas conjugalidades nas ltimas dcadas indica o emergir de uma nova ordem, com a quebra de algumas prticas contra a moral vigente, como Legalizao da Prostituio (essa profisso est descrita na Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO), do MTE, sob o cdigo 5198 Profissionais do sexo (www.mtecbo.gov.br); sexo on-line (Piscitelli, 2005); casamento gay (Miskolci, 2007), dentre outros, fatos esses concernentes sexualidade humana. Sobre essa possibilidade CECCARELLI (2001, p.1) apresenta a seguinte explicao:

Se alguma concluso pode ser tirada desta expresso da sexualidade, que ela nos informa que o sexual, enigma por excelncia do ser humano, apresenta-se em diferentes registros, contendo formas de prazer diversos e mltiplos. A resposta que cada sujeito tentar dar ao enigma que sua prpria sexualidade lhe impe nica como nico cada ser humano.

Quanto ao mundo da prostituio, em determinados aspectos parece continuar intocvel, ou seja, percebido por muitos apenas pela tica do erotismo e da promiscuidade. Os sujeitos principais dessa arena, as prostitutas, continuam historicamente associadas por alguns setores transgresso, resultando numa imagem destas como agentes de amores patolgicos (Santana, 1996, p.10), muito pouco ou nada diferenciando-se do que, na atualidade, vem acontecendo com os homens que se prostituem. Ou seja, no que diz respeito s atribuies, assim como as garotas, os garotos tambm alugam seus corpos a preos variveis em funo do uso que dele ser feito. Entretanto, essas qualificaes pouco informam sobre as motivaes que os levam a engajarem-se nessa forma de sexualidade, suas vivncias e percursos, sabores e dissabores, como se percebem enquanto profissionais e como visualizam o futuro. Assim, a presente pesquisa vem tentando adentrar nesse universo e embora de maneira tmida, tem conseguido, por meio de informantes, que se conhea alguns aspectos do mundo particular dos garotos, que se diferenciam, em parte, do jugo do senso comum, do prottipo e de algumas informaes fornecidas pela mdia, de um modo geral.

No passado os Jovens Prostitutos

A pederastia existia em Roma antes da influncia Grega. Sabe-se que os romanos tinham o costume de investir em talentos jovens que apreciavam. Temse conhecimento de numerosos rapazes que se prostituam com personagens clebres para escapar da pobreza e da indigncia. Sobre o Imprio, a aristocracia segue o exemplo dos imperadores e da sia. Parte dos prostitutos vinha do Oriente, sia e frica para atender aos

apelos sexuais de homens com idade um pouco mais avanada e de boa condio financeira. Os romanos preferiam a beleza de egpcios, srios e mouros. Esses meninos no s satisfaziam os prazeres sexuais dos senhores, mas serviam tambm de ornamento nos banquetes, porque cantavam, danavam ou contavam histrias obscenas. Lavavam os ps e as mos dos convidados. Serviam a mesa. Eram coquetes. Tinham cabelos longos e frisados. A esperana desses jovens escravos era de um dia se libertar, mas, enquanto isso no acontecia, beneficiavam-se da proteo do seu senhor (CIRIBELLI, sd.). Segundo Ceccarelli (2005, p. 01);
Na Grcia antiga, a prostituio masculina (...) j existia e no era vista como algo escandaloso. Os prnoi, homens prostitudos, atendiam homens e mulheres e estavam sujeitos ao pagamento de taxas nos bordis de Atenas. Hoje, no Brasil, guias tursticos de algumas cidades (...) incluem roteiros noturnos s reas da cidade freqentadas pelos prostitutos masculinos: os michs. As razes para a entrada na profisso so quase sempre de ordem econmica. As idades em geral variam de 18 a 30 anos. H michs homossexuais, bissexuais e heterossexuais. Muitos so casados ou tm parceira fixa.

Na perspectiva de Foucault (1988), todos os discursos sobre o sexo e a sexualidade passaram a existir no momento em que precisavam controlar os corpos na ascenso da classe burguesa e em seu nome. Assim, pode-se dizer que o discurso vai modificando-se de acordo com as prticas sociais, alterandose conforme o perodo ou a poca da histria, em consonncia com as relaes de poder a vigentes. Para Perlongher (1987, p. 253), a prostituio uma estrutura de prestao de servios sexuais, ao defini-la sob o ponto de vista da troca. Tendo em vista o conceito usual de prostituio, como a concesso de favores sexuais visando recompensas materiais e, citando os casos mais tpicos, poder-se-ia considerar a verso masculina, na atualidade, como uma forma recente de prostituio.

Na atualidade os Garotos de Programas

A (r)evoluo da sexualidade, contemporaneamente, d indcios de que os jovens esto, cada vez mais cedo, buscando prazer sexual. Muitos deles iniciam sua vida sexual no baixo meretrcio, com as prostitutas, por vezes sem os esclarecimentos necessrios para a prtica do sexo seguro. Muitos freqentam tais ambientes apenas em funo do ato sexual. No entanto, tem-se informao de que uma parcela significativa desses sujeitos composta por rapazes de origem humilde, que procura a cidade grande em busca de melhores condies de vida. Mas, l chegando e dando continuidade a um processo de excluso, esses jovens so levados a recorrer prostituio como o nico meio de sobrevivncia. Admite-se que existem profissionais do sexo que se dedicam atividade por razes as mais diversas e inimaginveis. E, embora no seja possvel elaborar um inventrio suficiente e capaz de abarcar todas as possibilidades que levariam um jovem a prostituir-se, dois fatores aparecem com mais frequncia: a condio de misria que o empurra para profisses de risco (prostituio, crime organizado, trfico de drogas etc.) e o desejo de uma vida diferente, promissora, com condio de sair do pas, possuir uma conta bancria farta, usar grifes caras, frequentar ambientes luxuosos como bares, restaurantes, boates, casas de massagem etc-, ou seja, uma vida de sonhos, na qual as fantasias desenham um mundo irreal e distante, dependendo da condio de vida desse rapaz. Trata-se, pois, de expectativas distintas, com projeo instantnea, ou mesmo, uma busca do ldico e da afetividade perdida (BENEVIDES; GONDIM, 1998: 147). Alm disso, h indcios da existncia de fatores apontados como favorveis ao ingresso e permanncia na prostituio, que se repetem com certa regularidade: a excitao provocada pela possibilidade dessa nova situao, imprevisvel e quase sempre desconhecida, embora apresentando o risco de revelar-se perigosa, pelo fato de "entregar-se" ao estranho; o prazer de ter o corpo admirado, olhado, desejado, fetichizado (o que poderia ser uma fonte de motivao quando, em outro aspecto da vida, o sujeito se sentir diminudo ou mesmo anulado); o prazer em dar prazer ao outro; a excitao de ser objeto de algum uma vez que, "est sendo pago para tal"; o jogo ertico que se expressa

na negociao do preo em funo de um servio mais personalizado; a vontade de manter a orientao sexual no anonimato e a rapidez de conseguir uma transa com um corpo interessante, so questes relatadas. Alguns estudos (Perlongher, 1987; Fry, 2000; Green, 2000; Vitiello, 2001; Rigolleto, 2001) sinalizam para a compreenso da prostituio masculina e, embora escassos, atentam para esse tipo de prostituio enfatizando a questo econmica, mostrando que a renda (ganho) depende de critrios como atributos fsicos, aptides, experincias e desempenho, tipo de fregus e do ponto de trabalho, com base em perfis definidos pela procura. O valor pago depende de fatores que satisfaam ao cliente e existe uma variedade desses fatores. H aqueles para quem o ato de pagar representa uma forma de afirmao de poder, virilidade (em particular quando o desempenho sexual deixa a desejar), uma maneira de compensar a insegurana ou frustraes afetivo-sexuais etc. Por certo, existem pessoas que sentem prazer nessa forma de viver a sexualidade sem maiores problemas. Tem-se informao de que, alguns garotos aproveitam-se e exploram o cliente quando esse manifesta essa busca de afirmao. Neste sentido, segundo Fred (informante citado), seu cliente quer exclusividade, pois, por no ser homossexual, apenas instiga nele o sentimento de poder, de afirmao, ou seja, trata-se de um jogo. Nesse jogo, ambos acreditam sarem ganhando: o cliente, pelo prazer de relacionar-se com um garoto jovem, msculo e capaz de atender aos seus desejos sexuais; e o mich que, por sua vez, aposta na recompensa material, bem como na possibilidade de adquirir novos relacionamentos ou parceiros e do acesso a outros universos. Imagina-se ainda que igualmente significativos sejam os casos em que a prostituio utilizada como desculpa: "isso apenas um trabalho", quando, na verdade o desejo de viver uma forma de relao - homossexual - que, de outra forma, seria intolervel ou mesmo difcil; uma fase e logo vai passar etc., so algumas das maneiras relatadas por alguns dos profissionais do sexo, em estudo. Tem-se conhecimento da precria condio de sobrevivncia de muitos garotos que atuam na prostituio e imagina-se que esse no um motivo exclusivo: uma parcela de garotos que se prostitui universitria, pertence

classe mdia, fala mais de um idioma e tem como nica atividade remunerada a prostituio, uma vez que essa d lucro para alm do que ganharia em outra profisso. Para Luiz Gonzaga G. Trigo (2007, p.03), Consumo e desejo; consumo do desejo, desejo do consumo. O fetiche da juventude uma mercadoria preciosa, desejada e temida. Portanto, o crescimento do mercado sexual explicitamente entendido como negcio, destinado a dar lucros e a ser organizado como outra atividade lucrativa qualquer, vem abarcando segmentos heterossexual, bissexual e homossexual. Dessa maneira, o sexo torna-se, cada vez mais, um produto comercializvel. Ainda na compreenso desse mesmo pesquisador (2007 p. 01-02):
O sexo, como entretenimento, tornou-se um negcio cada vez mais

profissionalizado e lucrativo, oferecido na forma de diversos produtos e servios: filmes, fotos, sites na internet, casas de massagem, saunas, bares, boates, casas de prostituio convencionais, anncios em jornais, viagens, sex-shops, hotis e motis so alguns dos negcios legais envolvidos no mercado sexual. H ainda o campo da ilegalidade onde proliferam a cafetinagem, (...) e outros negcios ilcitos que, em um mundo onde o crime tambm globalizado, perpassam os negcios do sexo, mercado financeiro, corrupo ativa e passiva.

Alguns estudos sobre essa temtica (Matos e Ribeiro, 1995; Machado e Silva, 2002; Lima, 2006;) revelam a existncia de prostituio masculina em capitais, como por exemplo, Rio de Janeiro, Belm, Joo Pessoa, Fortaleza etc. Mas, essa prtica deve estar presente nas demais capitais do pas, alm das cidades mais desenvolvidas, evidenciando o crescimento do mercado sexual, bem como da legio de profissionais que se encontra no exerccio dessa atividade. O mich: origem, perfil e clientela.

O mich ou o homem que se prostitui traz o ttulo da Frana, mais provavelmente de Paris, seu possvel bero. Enquanto prtica profissional, no

teria mais de meio sculo e deve ser entendida sem necessariamente ser um trabalho de homossexuais. Alguns exemplos da prostituio masculina podem ser observados em Cuba, no Panam, onde homossexuais abordavam homens nas ruas; na Dinamarca, local em que a prostituio masculina defendida; no Oriente, onde esse tipo de prostituio realizado at por menores. Perlongher (1987, p.17) esquadrinha a trajetria da prostituio masculina, informando que o mich "uma espcie sui generis de cultores da prostituio: vares geralmente jovens que se prostituem sem abdicar dos prottipos gestuais e discursivos da masculinidade em sua apresentao perante o cliente, ou seja, com atributos associados virilidade e o culto ao corpo. A valorizao desses existe como veculo de status e de poder e tambm revela smbolos e significados de pertencimento, de estilos e de afirmao. O termo mich compreendido, por estudiosos, como jovens do sexo masculino, adolescentes ou adultos, que comercializam atravs da imagem, os atributos de uma identidade reconhecida socialmente como masculina, a qual se torna visvel no prprio corpo delineado, viril e, por vezes, musculoso, ao transitarem nas ruas ou tendo essas como corredores de passagem ou passarelas para desfilarem suas intenes e anseios. Independente das vontades ou dos sonhos que esses jovens possam acalentar, o que se negocia nessa relao o desejo e a virilidade. Os michs vendem a imagem de machos viris. Para eles se permitirem passivos significa no s perdas simblicas, mas reduo da demanda de clientes (muitos no aceitam mich que faz tudo) e a rejeio do grupo de pares. Essa atitude talvez no seja to rgida quando, na privacidade, alguns clientes manifestem o desejo de penetrar o mich. Alguns michs ao receberem esse tipo de proposta recusam-na, alegando ter por preferncia ser macho e, por esta razo, no admitirem ser penetrados. Em relao a isso, Fbregas-Martinez e Perlongher (2002; 1987) compreendem que, quanto s formas de classificao usadas para designar prticas sexuais entre homens que se prostituem com homens, no h uma noo

de identidade homossexual estabelecida, mas sim definies segundo a conjuntura em que se encontram, pois na condio de ativo, ele um macho. Por ser considerado prostituto viril, o mich exerce a atividade na qualidade de penetrante, tanto de homossexuais masculinos, quanto de mulheres. Apresentam-se como msculos, anunciam-se em de jornais, revistas, internet e no boca-a-boca, divulgando e selecionando a clientela desejada. Outros se dizem "acompanhantes" ou "massagistas", so mais desejados e mais caros. Os de maior sofisticao cobram valores mais altos; atuam em bares, clubes "privs", bordis de rapazes, saunas e outros. So jovens de nvel cultural mais elevado, s vezes, estudantes de nvel superior. Alguns atuam em lugares mais discretos, em melhores condies e, por isso, so mais exigentes. Entretanto, existem as excees: muitos garotos no apresentam o perfil delineado pela mdia. So pobres, com baixo nvel de escolaridade, no apresentam o prottipo corporal dos deuses do Olimpo, no vestem grifes de luxo, no freqentam ambientes sofisticados e atuam em diferentes locais da cidade, tais como: ruas, banheiros pblicos, cinemas etc. Muitos deles, em determinadas ocasies, chegam a fazer programas por um valor irrisrio, ou seja, apenas para saciar as necessidades mais urgentes. Sem anncio em revistas, jornais e at mesmo sem fazer uso de celular, eles posicionam-se em locais onde podem ser contactados para algum programa em motis de periferia ou mesmo em locais nada adequados para tais prticas, denominados territrios marginais

(Perlongher, 1995). Trata-se de garotos marginalizados pela sociedade e, s vezes, pela famlia que no aceita o estilo de vida em que se encontram. Mesmo assim, continuam sendo objetos de desejo. Mas, parece que se est tocando apenas numa pequena parte do iceberg. Na contemporaneidade, compreende Parker (1991, p. 88) o homem capaz de preservar sua identidade masculina, devido ao seu desempenho do papel ativo [...] assim como o veado sacrifica sua identidade masculina adotando o papel sexual passivo. Nessa perspectiva, Cceres (1999) diz que a relao sexual entre dois homens entendida como impossvel sem que um deles cruze os limites do simblico que possibilita esse contato, e, assim, no perca sua condio de varo.

Estas afirmativas reforam a noo do poder de hierarquizao do ativo sobre o passivo. Entretanto, esses parmetros no parecem seguros para analisar a conduta homoertica. Contudo, talvez seja mais coerente admitir que ambos os parceiros homoerticos rompam a barreira que separa o heterossexual do homossexual. Ento, deixa de ser relevante querer saber quem, nessa interao, se coloca na condio de passivo ou ativo. Como no podem apresentar livremente sociedade as relaes amorosas que vivem (sem o risco de serem estigmatizados, insultados, agredidos, ou mesmo ostracizados) muitos desses sujeitos encontram-se no anonimato, at para garantir sigilo sua clientela. Assumir, publicamente, a outra profisso, poder trazer conseqncias ao garoto, ao parceiro e seus familiares e amigos. Portanto, enquanto muitos desfilam seus dotes, exibem sua performance, fazem uso da rua como apoteose do exerccio prostitucional, para Fred (entrevistado) continuar no palco sem holofotes (grifos meus) ter renda garantida, pois, segundo ele, no so as luzes da passarela, a etiqueta de suas vestes e nem o jeito simples de ser, os motivos para retir-lo de cena, s vou sair quando atingir o meu objetivo, afirma. Sem dvida, o medo, a vergonha, o estigma que isola e cria desigualdades silenciadas, relegam o desejo socialmente proscrito ao segredo, criando

subjetividades marcadas pelo temor de si mesmas e da exposio do que as tornaria a encarnao do abjeto diante da suposta maioria de pessoas normais. Assim, a sexualidade se constri em uma dinmica de conhecimento e ignorncia entre o que pode ser visvel (pblico) e o que relegado ao segredo (privado) de forma que, como diz Warner (2000, p. 12) Quanto mais as pessoas se isolam ou vivem no privado, mais esto vulnerveis aos efeitos desiguais da vergonha. Essa situao remete ainda compreenso de que parece tratar-se de sujeitos moldados por violncias heterossexistas que os tornam homofbicos, revelando serem interiormente acossados pelo medo de serem descobertos, de tornarem-se vtimas de seu desejo, de serem trados por seus parceiros. O cerne desses medos, no caso dos homens, de que o desejo homoertico os leve a confrontar a ordem social, perdendo o privilgio do gnero masculino, fato que, certamente, os exporia a situaes degradantes, de humilhaes e de

maus-tratos, como acontece s mulheres. esse temor que os instiga a buscar um parceiro/amor (heterossexual), o qual se contrape s reais possibilidades que talvez os retirassem da recorrente queixa de isolamento e solido que, muitos dos informantes dizem vivenciar.

Algumas consideraes finais

O ato de viver tem se mostrado uma caixa de surpresas que foge, s vezes, da capacidade humana de compreend-lo. O indivduo traa as linhas pelas quais ir percorrer, o trajeto que o levar para algum lugar. So percursos que vo sendo definidos conforme suas condies, conhecimentos, desejos e o que pretende realizar. Independente da meta a ser atingida, acredita-se que o importante viver e no ter a vergonha de ser feliz, como diz a cano de Gonzaguinha, lembrando que cada sujeito tem o seu jeito prprio de produzir a vida e de buscar felicidade. Como indica Querolin Neto (1997 apud CARVALHO, 2000, p.25) A realidade desafia-nos, a todo instante, como uma diversidade de sujeitos mutantes, revolucionrios, dinmicos, de sujeitos a construir, a cada momento, novas formas de expresso nos grupos. Portanto, indaga-se: seria o mich esse novo sujeito mutante do mundo da prostituio? De modo geral sabe-se que de Aspsia, na Grcia Antiga, ao mich, em nossos dias, a prostituio continua como sendo a venda de favores sexuais, vista como uma atividade transgressora, humilhante, que reduz o sujeito frente ao padro dominante da normatividade, apesar das mudanas ocorridas cultural e socialmente, nos ltimos 50 anos. Disso tudo resulta que a sexualidade no pode ser concebida apenas como algo dado pela natureza, simplesmente ancorado em um corpo que vivido da mesma forma em todas as pocas e lugares. A sexualidade envolve processos culturais e plurais, como uma inveno social que se constitui historicamente nos inmeros discursos que regulam e normatizam, produzindo saberes e verdades (LOPONTE, 2002).

Assim sendo, parafraseando Marx (1968, p.41), preciso reconhecer que as necessidades humanas quer provenham do estmago, quer provenham da fantasia, devem ser satisfeitas, como na msica dos Tits: a gente no quer s comida/ a gente quer comida, diverso e arte/ a gente quer sada para qualquer parte (BENEVIDES e GONDIM; 1998: 149). Os michs no esto excludos dessa lgica: eles tambm inventam uma vida segundo seus desejos e prazeres. Neste sentido, Giddens avalia que, na atualidade, a descoberta da sexualidade tem revelado e propiciado um variado desenvolvimento de estilos de vida, que funcionam como um aspecto malevel do eu, um ponto de conexo primrio entre o corpo, a auto-identidade e as normas sociais. A sexualidade passa a tecer vnculos entre o eu e o outro, entre o corpo e o social, construindo as diferentes formas de ser e estar no mundo e desempenhando papel de importncia fundamental na construo da identidade do sujeito. Com o mesmo raciocnio, Parker destaca que a sexualidade humana intrnseca cultura, no podendo por isso, ser isolada, estudada, interpretada e compreendida, individualmente, como exemplo de diversidade e diferena. Desse modo, a sexualidade torna-se referncia para um leque de imagens que distinguem ou salientam as diferenas socioeconmicas, culturais e sexuais. Dentro desse vis, deve-se considerar a aprendizagem cognitiva e social como fator relevante para o processo de estruturao e construo do comportamento sexual. com apoio nessa viso de sexualidade, enquanto construo social, que se tentar maior aprofundamento acerca dos processos histricos que levam os sujeitos em estudo ao engajamento na prostituio. Como aponta Welzer-Lang (2004, p. 115) No mais pesquisar a qualquer preo o que faz a diferena entre os sexos, mas descrever e compreender como a diferena construda socialmente, talvez seja uma maneira eficaz para desmistificar e revelar o que se encontra indizvel sobre essa outra profisso. Distante, portanto, de alguma concluso dessa expresso da sexualidade, o que possvel adiantar que muitos garotos deixaram de ser simples garotos. Tornaram-se mercadorias vendveis. Alguns esto expostos em sites, revistas, jornais. Mas, por algumas horas, eles so operrios, jardineiros, ajudantes, estudantes, auxiliares de escritrios, o menino pobre, bonito, classe mdia,

miserveis, expostos ao comrcio sexual, em uma esquina qualquer. Todos so objetos do desejo, desejo de ter, desejo de ser (TRIGO, 2007). Independente de seus quereres e afazeres o importante que se aprende a respeit-los ao mesmo tempo em que se nutre afeto por cada um. Afinal, tal Caetano Veloso cada um sabe a delcia e a dor de ser o que .

REFERNCIAS:

ABREU, W. O submundo da prostituio, vadiagem e jogo de bicho. 16 ed., Rio de Janeiro, Record, 1998. BENEVIDES, Ireleno P., GONDIM, Linda M. de Pontes; Prostiturismo feminino em Fortaleza: um encontro de Cupido com Mercrio? In: BENEVIDES, Ireleno P. Turismo e PRODETUR: dimenses e olhares em parceria. Fortaleza: UFC, 1998. CCERES, Carlos. Masculinidades negociadas: identidades e espao de possibilidades sexual em um grupo de michs em Lima. Trad. S. Afram. In: BARBOSA, M. Regina et al. (Org.). Sexualidades pelo avesso: direitos, identidades e poder. Rio de Janeiro, 1999, p. 34. CARVALHO, Slvia Barbosa de. As virtudes do pecado: narrativas de mulheres a Fazer a Vida no Centro da Cidade. 2000. 74 p. Dissertao (Mestrado em Sade Pblica). Fundao Joaquim Nabuco/Escola Nacional de Sade Pblica. Rio de Janeiro, 2000. CASTRO, R .V. Representaes sociais da prostituio na cidade do Rio de Janeiro. In : SPINK, M. J. (Orgs.). O conhecimento no cotidiano - As representaes sociais na perspectiva da Psicologia Social. SP, Brasiliense, 1993. CECCARELLI, Paulo Roberto. Garotos e garotas de programa: uma expresso da sexualidade humana. In: Informativo do Clube Rainbow, 2, 11, 5, BH, nov. 2001. CIRIBELLI, Marilda Corra. Prostituio em Roma Republicana. In: IV Congresso Nacional de Estudos Clssico s [sd]. FBREGAS-MARTINEZ. Ana I. Explorando a sexualidade do mich na cidade de Porto Alegre. In: BARBOSA, R. M., AQUINO, E. M. L., HEILBORN, M. L. (Orgs.) INTERFACES: Gnero, sexualidade e sade reprodutiva. So Paulo: UNICAMP. 2002. FRY, Peter. Prefcio, In: GREEN, James N. Alm do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do sculo XX. So Paulo, Ed. UNESP, 2000. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. 11 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. GASPAR, Maria Dulce. Garotas de Programa: prostituio em Copacabana e identidade social. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1988. GIDDENS, Anthony. A Transformao da Intimidade. So Paulo, Editora UNES P, 1993.

GREEN, James N. Alm do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do sculo XX. So Paulo, Ed. UNESP, 2000. KIRSCH, J. As Prostitutas na Bblia: algumas histrias censuradas. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 1998. LIMA, Wagner de Oliveira. Desejos deriva: os michs e a construo de masculinidades no centro de Joo Pessoa. 2006. 106 p. Dissertao (Mestrado em Sociologia) Universidade Federal da Paraba - UFPB/CCHLA, Joo Pessoa, 2006. LOPONTE, Luciana Gruppelli. Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino. Revista. Estudos Feministas, Florianpolis, v.10, n. 2, Florianpolis, jul./dez. 2002. Disponvel em < www.scielo.br>. Acesso em 24. 02. 2008. MACHADO, J.N.C, SILVA, S.C.S. Perfil psicossocial da prostituio masculina em Belm. 2002, 42 p. Monografia (Graduao em Psicologia) Centro de Cincias Biolgicas e da Sade, Universidade da Amaznia UNAMA, Belm, 2002. MATOS, R.B. de; RIBEIRO,M.A.C. Territrios da prostituio nos espaos pblicos da rea central do Rio de Janeiro. Boletim Goiano de Geografia, 15 (1): 57-79, jan. dez. 1995. MISKOLCI, Richard. Pnicos morais e controle social reflexes sobre casamento gay. In: Cadernos PAGU (28), janeiro-junho de 2007:101-128. MORAES, A. F. Mulheres da Vila: associativo. RJ. Vozes, 1996. o

prostituio, identidade social e movimento

PARKER, Richard G. Corpos, Prazeres e paixes: a cultura sexual no Brasil contemporneo. Trad. M. T. M. Cavallari. 2. ed. So Paulo: Best Seller. 1991. PERLONGHER, Nestor. O negcio do mich: a prostituio viril. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. ________,Territrios marginais: In: Na sombra da cidade. MAGALHES, Maria Cristina Rios (Org.). So Paulo: Editora Escuta, 1995, p. 81-116. PISCITELLI, Adriana. Gnero e racializao no contexto de relaes transnacionais - Comentrios a partir de uma leitura das relaes presentes no turismo sexual em Fortaleza (Cear, Brasil, 2005). In: www.lppuerj.net/olped/documentos/ppcor/0274.pdf. Acesso em 30. agosto. 2006. ___________. Viagens e sexo on-line: a internet na geografia do turismo sexual. Cadernos PAGU(25), julho-dezembro de 2005, pp.281-326.

RAGO. M. Prostituico e mundo bomico em So Paulo (1890 1940). In: PARK, R e BARBOSA, R. M. (Orgs.). Sexualidades Brasileiras. RJ, Relume Dumar: ABIA: IMS/UERJ, 1996. ______. Os Prazerese da Noite: prostituio e cdigos da sexualidade feminina em So Paulo, 1890-1930. RJ, Paz e Terra. 1991. RIGOLLETO, R. N. (2001). Prostituio masculina. Disponvel http://www.pontogls.com/psicologia2.htm > Acesso em 28. agosto. 2006. em

ROBERTS, N. As Prostitutas na Histria. Rio de Janeiro . Trad. de Magda Lopes. Record: Rosa dos Tempos, 1998. SANTANA, Nlia de. Prostituio Dissertaode Mestrado, UFBA, 1996. feminina em Salvador, (1900-1940).

SZTERENFEL, C e FONSECA, Z. Profissionais do Sexo no Rio: contexto scio-Cultural e comportamento preventivo em trs reas. RJ, PIM, 1996. TRIGO, .Luiz Gonzaga Godoi. Desejo e entretenimento: imaginrio homoertico ocidental da sublimao ficcional ao produto descartvel. Trabalho apresentado VII Encontro dos Ncleos de Pesquisa em NP Comunicao, Turismo e Hospitalidade - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao INTERCOM XXX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Santos 29 de agosto a 2 de setembro 2007. VERSIANI dos ANJOS JR., C. S. A serpente domada: um estudo sobre a prostituio de baixo meretrcio. Dissertao de Mestrado. Braslia, UNB, 1980. VITIELLO, N.(2001). Prostituio masculina: uma introduo ao estudo. Disponvel :http://www.sosdoutor.com.br/sossexualidade/>Acessado em: 28. agosto. 2005. WARNER, Michael. The trouble with the normal sex, politics, and the ethics of queer life. Cambridge: Harvard University Press, 2000. WELZER-LANG, Daniel. Os homens e o masculino numa perspectiva de relaes sociais de sexo. In: SCHPUN, Mnica Raisa (Org.). Masculinidades. Boitempo Editorial: Santa Cruz do Sul, Edunisc, 2004, pp.107-128. WOLF, N. Promiscuidades: a luta secreta para ser mulher. RJ. Trad. Walda Barcelos. Rocco, 1998.

Anda mungkin juga menyukai