Anda di halaman 1dari 9

Instituto de Comunicao e Artes Guilherme Mendes Stefany Marra

DOSSI COLLOR ANLISE MIDITICA

Trabalho crtica da

apresentado mdia na

sobre

anlise de

matria

Publicidade e Propaganda do Centro Universitrio UNA na turma LB1A Noite. Professora: Clara Teixeira.

3 sem./2013 Belo Horizonte

Instituto de Comunicao e Artes Guilherme Mendes Stefany Marra

Dossi Collor Anlise Miditica

3 sem./2013 Belo Horizonte

DOSSI COLLOR ANLISE MIDITICA


Jos Sarney, antecessor de Collor, assumiu o poder posteriormente a internao de Tancredo Neves em 1985, seu governo foi marcado pelo fortalecimento da democracia e por uma grave crise econmica. A fim de conter a alta nas inflaes foram lanados diversos planos econmicos. Sem que a situao melhorasse, em 20 de Janeiro de 1987 atravs do decreto da moratria o Brasil assumia para o mundo, em um pronunciamento de 15 minutos em cadeia nacional de rdio e TV que os juros da dvida externa deixariam de ser pagos. (JOSESARNEY.ORG, 2013). Ao fim do mandato de Jos Sarney, o Brasil passava por uma crise inflacionria, os nmeros mostrariam uma inflao de 2.751% em fevereiro de 1990 (PORTAL SO FRANCISCO, 2013). Em 1979 ocorreu a stima reforma partidria, que propiciou as condies para a tolerncia de novos partidos polticos, extinguindo antigas agremiaes ARENA e MDB vigentes durante os vinte e um anos de ditadura militar (SANTOS, 2013).
Reforma Partidria Lei n. 767, de 20.12.1979: ao modificar dispositivos da Lei n. 5.682, de 21 de julho de 1971 (Le orgnica dos Partidos polticos), nos termos do art. 152 da Constituio, alterado pela Emenda Constitucional n. 11/78, trouxe a importante novidade de pr fim ao bipartidarismo (ARENA v. MDB), regulamentando o pluripartidarismo partidrio [...]. (LENZA, 2011 apud SANTOS, 2013).

Esta medida traria consequncias s eleies de 1989, a primeira eleio direta ps-perodo militar, a qual Collor foi eleito. O pluripartidarismo partidrio estabeleceu as mais variadas correntes de orientao poltica, em consequncia disto os eleitores se viam perdidos entre diferentes promessas que solucionariam os problemas do pas, o que pode ser observado na pesquisa de intenes de votos para o primeiro turno (Figura 1).

Intenes de voto em 14/11/1989 (1 Turno)


Fernando Collor Lula 25% 2% 7% 1% 9% 1% 4% 0% 3% 13% 22% 13% Brizola Covas Silvio Santos Ulysses Guimares Ronaldo Caiado Roberto Freire Afif Domingos

Figura 1: Adaptado: Pesquisa Datafolha 1989

Uma estratgia poltica buscando vencer a popularidade de Collor foi o lanamento da candidatura de Slvio Santos, empresrio e apresentador de um veculo de TV, a candidatura foi rejeitada pelo STE devido famlia Abravanel ser detentora de uma das concesses para operar como canal de Televiso, o que segundo o STE contaria como influncia positiva na candidatura (FEHLBERG, 2013). O veiculo miditico neste caso seria utilizada indiretamente e beneficiaria a campanha de Silvio Santos j que o mesmo era um apresentador cativo pelo seu pblico e seus fs e poderia pesar no momento em que o eleitor fosse dar o seu voto em pleito democrtico. Receosos com os partidos de esquerda, que tinham Leonel Brizola e Luis Incio Lula da Silva ambos os candidatos militantes na luta dos trabalhadores, os partidos de direita passaram a apoiar Collor representante do Partido da Renovao Nacional (PRN), ex-governador de Alagoas, poltico jovem e com amplo apoio das foras conservadoras (PORTAL SO FRANCISCO, 2013).

As eleies seguiram para o segundo turno entre Collor e Lula, e um carter acirrado foi registrado pela pesquisa de intenes do Datafolha (Figura 2).

Intenes de voto (2 turno)


Collor Lula

48

50

49 41

47 44

46 45

47 44

39

40

Figura 2: Adaptado: Pesquisa Datafolha 1989

Mesmo tendo um expressivo nmero de militantes e apoiadores sindicalistas durante seus comcios, a simplicidade do candidato do PT e a pouca habilidade discursiva diante as cmeras acabou enfraquecendo sua campanha. Collor por sua vez utilizou com eficcia o espao nos canais de veiculao da mdia, O sucesso eleitoral de Collor se deve em grande parte elaborada estratgia de marketing e ao fundamental papel da televiso, mdia de destaque devido maior penetrao em todas as faixas etrias, sexos e classes sociais e por possuir um apelo emocional e racional. Os debates polticos foram decisivos para o acompanhamento, os candidatos travaram uma guerra pelo voto dos eleitores. A 72 horas da eleio ocorreu o ltimo debate da campanha, no qual o desempenho do candidato do PT foi catastrfico, o que resultou em um favorecimento na candidatura de Fernando Collor (ARQUIVO REVISTA VEJA 1989). No dia seguinte exibio ao vivo, a emissora de televiso Rede Globo apresentou edies do ltimo debate, e a exibida no Jornal Nacional alcanou grande audincia e gerou polmicas, a Globo foi acusada de ter favorecido o candidato do PRN tanto na seleo dos momentos como no tempo dado a cada candidato O PT juntamente com seus aliados moveram ao contra o canal e exigiam que novos trechos do debate fossem exibidos como direito de resposta, mas o pedido foi negado pelo Superior Tribunal Federal (MEMRIA GLOBO, 1989).

A influncia da Rede Globo nas eleies de 1989 foi tema do documentrio britnico "Beyond Citizen Kane" (Muito Alm do Cidado Kane), produzido por Simon Hartog, em 1993. O ttulo do documentrio faz meno ao clebre personagem Charles Foster Kane, do filme homnimo Cidado Kane de Orson Welles, de 1941, que mostra a trajetria de um magnata das comunicaes e o imprio construdo por ele. Na poca do lanamento do documentrio, ocorreram boatos de que a prpria Globo tentou comprar os direitos do documentrio para impedir sua veiculao no Brasil. Mas segundo Anhaia Mello, Leonel Brizola exibiu trechos do filme no horrio eleitoral gratuito do PDT, fazendo com que a prpria Rede Globo transmitisse o documentrio. (ESTADO, 2003) Em 1989 Collor se elegeu e com mais de 35 milhes de votos, tornou-se o mais jovem presidente da histria do pas. Ele assumiu o governo em um cenrio de hiperinflao. Sua primeira medida na Presidncia foi pr em prtica um plano de Reconstruo Nacional, dividido em dois planos: Collor I e II. (REVISTA VEJA-REDE DE ESCNDALOS, 2012) A recepo negativa do Plano Collor pelos setores mdios e dos pequenos investidores juntamente com os trabalhadores assalariados seria apenas o comeo da uma srie de polmicas que afundariam o governo, todos foram surpreendidos com o bloqueio, por 18 meses, das contas correntes e poupanas que excedessem 50 mil cruzeiros (o equivalente a quase sete mil reais). O governo chegou a bloquear em moeda nacional o equivalente a oitenta bilhes de dlares (ZIEGLER, 2007). J em 1991, as dificuldades encontradas pelo plano de estabilizao, que no acabou com a inflao, aumentaram a recesso e as suspeitas de envolvimento de ministros e altos funcionrios em uma rede de corrupo abalaram a imagem do presidente e gerou insatisfao do povo brasileiro (PORTAL SO FRANCISCO, 2013). As suspeitas transformaram-se em denncias graas a uma intensa campanha da imprensa. Em 25 de abril de 1992, Pedro Collor, irmo do Presidente, em entrevista revista "Veja" revelou o "esquema PC" de irregularidades financeiras organizadas pelo empresrio Paulo Csar Farias, amigo de Collor e caixa de sua campanha eleitoral. A reportagem obteve grande repercusso e resultou em diversas outras denncias sobre irregularidades no governo. Em 26 de maio, o Congresso nacional iniciou uma Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) para apurar as denncias.

Pouco tempo depois foi publicada na revista "ISTO" publicou uma entrevista de Eriberto Frana, motorista da secretria de Collor, Ana Acioli, na qual ele confirmou que as empresas de PC faziam depsitos nas contas fantasmas movimentadas pela secretria e que a empresa Brasil-Jet, de PC Farias, pagava as contas da Casa da Dinda, residncia do presidente. (PORTAL SO FRANCISCO, 2013). Tentando se justificar, Collor criou a chamada "Operao Uruguai" na qual o presidente alegou que havia conseguido um emprstimo de 5 milhes de dlares com uma empresa de Montevidu - e assim obtido o dinheiro com que pagava suas contas. O plano da Operao Uruguai falhou porque Sandra Oliveira, secretria da empresa ASD, declarou na CPI ter presenciado reunies nas quais os documentos apresentados por Collor em sua defesa foram forjados. (REVISTA VEJA; REDE DE ESCNDALOS, 2012). Como forma de apoio, Collor pede que as pessoas saiam s ruas vestindo verde e amarelo, mas em agosto de 1992, estudantes usam preto em sinal de protesto e fazem passeatas em dez capitais. Eles so chamados de Caras Pintadas e a sociedade passa a exigir o impeachment de Collor. (G1, 2012) importante ressaltar que os meios de comunicao foram altamente atuantes e sempre presentes no final da Era Collor. A presso da mdia em geral, principalmente a mdia televisiva (em especial a Rede Globo, que anos antes foi acusada de favorecer a candidatura de Collor presidncia) certamente refletiu na opinio pblica e teve grande influncia na mobilizao popular em nvel nacional Com incentivo da opinio pblica, a programao televisiva era interrompida a todo o momento para que fosse exibido o que seria um dos maiores movimentos de expresso poltica no pas. (LUIS, [data desconhecida]). O apoio da mdia televisiva a retirada de Collor da presidncia foi alavancada principalmente pela deciso do presidente de cortar toda a verba publicitria governamental, o que resultaria em grandes prejuzos financeiros s emissoras de televiso. Denunciando esquemas de corrupo e mobilizando a populao, a televiso conseguiria seu retorno financeiro, devido ao aumento da audincia com a cobertura da "Queda de Collor", e consequentemente queda do presidente, teria o apoio da populao e a revogao da deciso do corte da verba publicitria governamental. (FAZENDO MEDIA, [data desconhecida]). O relatrio final da CPI publicado apontou as ligaes de Collor com o esquema e, em 1 de setembro de 1992, foi entregue Cmara o pedido de Impeachment de Fernando Collor. (G1,

2012). O pedido foi aprovado pela Cmara depois de vinte oito dias e depois de encaminhado ao Senado, foi votado em tempo recorde: em apenas duas horas foi tomada a deciso de que Collor deveria ser afastado do cargo. Seu vice, Itamar Franco, assumiu em 2 de outubro. O julgamento que da retirada dos direitos polticos do presidente ocorreu em 29 de dezembro e ao perceber que seria cassado, Collor renunciou a presidncia, mas no consegui evitar o Impeachment. (REVISTA VEJA; REDE DE ESCNDALOS, 2012). Aps um perodo de represses propiciado pelo regime militar o Brasil passou por diversos problemas econmicos no ps-ditadura com alta taxa inflacionria, recesso econmica, arrocho salarial dentre outros. A sociedade exigiu seu direito de voto no movimento conhecido como Diretas J, o direito conquistado foi exercido nas eleies de 1989, na qual Collor foi eleito. Com o direito de liberdade de imprensa conquistado pela democracia implantada no pas, os meios de comunicao se mantiveram presentes durante toda a eleio tornado-a polmica, principalmente devido s acusaes sobre a mdia televisiva ser tendenciosa. As medidas tomadas no governo Collor no agradaram populao, que no abriu margem para a corrupo e atos maliciosos do Governo; a mdia em geral teve um papel decisivo de apoio populao porque levou a informao com agilidade e revelou fatos, como a entrevista com o irmo e delator do presidente, que inflamaram o sentimento de revolta do povo brasileiro, incentivando o movimento pr Impeachment. Porm o apoio da mdia televisiva retirada do presidente estava associado a interesses prprios, a fim de evitar prejuzos econmicos no ramo de propagandas televisivas que havia perdido o apoio governamental essencial para manuteno deste tipo de publicidade. Sendo assim, percebe-se que os meios de comunicao possuem grande poder sobre a poltica de um pas, sendo essencial para a manuteno de uma poltica transparente quando utilizado de forma justa.

REFERNCIA BIBLIOGFICA
1. ANLISE DO PLANO COLLOR Acesso em Abril de 2013 Disponvel em: <http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-mem/24.htm> 2. Arquivo Revista Veja 1989. Acesso em 17 de Abril. Disponvel em:

<http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_24121989.shtml> 3. ESTADO; Documentrio polmico sobre a Globo completa dez anos; 2003. Acesso em 17 de Abril. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2003/not20030808p2872.htm> 4. FAZENDO MEDIA - Especial Globo; [data desconhecida] Acesso em 17 de Abril. Disponvel em: < http://www.fazendomedia.com/globo40/romero18.htm> 5. FEHLBERG, Especial: Tentativa: Silvio Santos era trunfo contra Collor 2013. Acesso em 17 de Abril. Disponvel em:<http://www.politicaparapoliticos.com.br/interna.php?pagina=2&t=756654> 6. LUIS, D.; Onde esto os Caras Pintada; [data desconhecida]; Acesso em 17 de Abril. Disponvel em: <http://mnavegante.br.tripod.com/arquivo/arq06.htm> 7. MEMRIA GLOBO, 1989. Acesso em 17 de Abril. Disponvel

em:<http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,5270-p-21752,00.html> 8. 9. O Presidente Acesso em 13 de Abril de 2013. Disponvel em: <http://josesarney.org/presidente/> Planejado contra hiperinflao, plano Collor deu incio abertura comercial Acesso em 3 de Abril de 2013 Disponvel em:<http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/planejado-contra-hiperinflacaoplano-collor-deu-inicio-abertura-comercial.html> 10. REVISTA VEJA; Rede de escndalos-Caso Collor, 2012. Acesso em 17 de Abril. Disponvel em:<http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/perfil/fernando-collor-de-mello.shtml> 11. SANTOS, M.D.O. Pluripartidarismo poltico v representatividade social na democracia brasileira. Acesso em 17 de Abril. Disponvel em: <http://www.ambito-

juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11385> 12. ZIEGLER, M.F.; O Impeachment de Collor; 2007. Acesso em 17 de Abril. Disponvel em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/impeachment-collor-435681.shtml>

Anda mungkin juga menyukai