Anda di halaman 1dari 9

ROMANTISMO Contexto Histrico (Europa) um estilo de poca que est associado Revoluo Francesa, `a ascenso da burguesia e ao liberalismo.

o. Aps a Revoluo Francesa, nota-se um acentuado progresso poltico, social e econmico da burguesia, que , aos poucos, vai assumindo o lugar de classe dominante, lugar anteriormente ocupado pela aristocracia de sangue. Foram muitas alteraes em pouco tempo: uma quantidade enorme de eventos acelerou o ritmo de vida, a populao da Europa duplicou no sculo XIX, os novos ideais sociais e polticos multiplicaram em desconcertante confuso. A doutrina filosfica em que apoiam os princpios burgueses o liberalismo, que valoriza a iniciativa individual e a capacidade criadora de cada um. O romantismo valoriza a liberdade individual e vai de servir de expresso do mundo burgus, alm de ser um meio de ataque mentalidade aristocrtica do perodo anterior.

Esquema Histrico Aspectos considerados Arcadismo 1. Classe social dominante 2. Corrente predominante 3. Valores mais respeitados Romantismo Nobreza Iluminismo universalismo,ou seja, aquilo que geral e vlido para todos os homens. Burguesia liberalismo individualismo, ou seja, o que resulta da experincia de Cada um.

4. O que serve de guia para a expresso artstica

Ordem, razo, submisso s normas

Caos, anarquia, emoo, corao libertao das normas.

5. Referencial de ordem

Antigidade pag

Medievalismo

religiosa

(paganismo)

cristo (cristianismo)

1. Introduo

Definir romantismo tarefa muito difcil, havendo at quem o diga que impossvel. Algum chegou a calcular terem sido dadas mais de 150 definies para o termo romntico. Para iniciarmos nosso trabalho necessrio distinguir uma srie de perspectivas e de categorias capazes de determinar os traos essenciais do fenmeno romantismo. A) Explicar a gnese etimolgica do termo, do ponto de vista filosfico-lexiogrfico; B) Determinar os limites cronolgicos e geogrficos do fenmeno; C) Determinar sua categoria psicolgica ou moral mostrando suas caractersticas prprias do homem romntico; D) Determinar que contedo ou que contedos o romntico faz seus; E) Determinar a forma de arte que tudo isso se expressa; F) Perguntar que sentido se pode falar e se fala de uma filosofia romntica, o que assume grande importncia no nosso estudo.

A)Explicar a gnese etimolgica do ponto de vista filosfico-lexiogrfico. Termo romntico tem longa e complexa histria. O adjetivo romntico aparece pela primeira vez na Inglaterra por volta de meados do sculo XVII como termo usado para identificar o fabuloso, o extravagante, o fantstico e o irreal (como encontrado por exemplo em certos romances de cavalaria). Foi resgatado dessa conotao negativa no decorrer do sculo seguinte, no qual passou a ser usado para indicar cenas e situaes agradveis, dos tipos das que apreciam na narrativa e na poesia romntica. Gradativamente o termo romntico passou a indicar o renascimento do instinto e da emoo, que o racionalismo predominantemente do sculo XVIII no conseguiu suprimir inteiramente. Schegel relacionou o romntico com o romance e com aquilo que ele pouco a pouco vira a significar nas expresses picas e lricas medievais, ao romance psicolgico, autobiogrfico e histrico moderno. Assim para Schegel, o romntico era a moderna forma de arte que, como evoluo orgnica da idade mdia at sua poca, possua marca prpria, essncia peculiar prpria, beleza e veracidade prpria, diferente das que caracterizava a grega. Isso porm, nos leva a outros problemas dos quais devemos falar adiante.

B) Determinar os limites cronolgicos e geogrficos do fenmeno. Como categoria historiogrfica (e geogrfica), o romantismo designa movimento espiritual que envolveu no somente a arte e a filosofia, mas tambm as artes figurativas e a msica, que se desenvolveu na Europa entre os fins do sculo XVIII e a primeira metade do sculo XIX. Embora possam ser identificados certos prdomos desse movimento na Inglaterra, o certo que o movimento apresenta forte marca sobretudo do esprito e do sentimento germnico. O movimento se expandiu por toda a Europa: na Frana, na Itlia, na Espanha e naturalmente, na Inglaterra. Em cada um desses pases, o romantismo assumiu caractersticas peculiares e sofreu transformaes. Momento paradigmtico do romantismo o que se coloca o cavaleiro entre os sculos XVIII e XIX, na Alemanha um crculo constitudo pelos irmos Schlegel em Jena e depois em Berlim.

C) Determinar sua categoria psicolgica ou moral mostrando as caractersticas prprias do homem romntico. No fenmeno que se verifica nesse arco de tempo e nesses pases, mais sobretudo na Alemanha, possvel identificar, embora com as devidas cautelas crticas, algumas constantes que constituem uma espcie de denominador comum. Em primeiro lugar, pode ser apontado o que constitue o estado de esprito, o comportamento psicolgico, o ethos ou a marca espiritual do homem romntico. Tal atitude romntica consiste na condio de conflito interior, na dilacerao do sentimento que se afirma acima da razo ou sentimento de imediaticidade, intensidade ou violncia particulares, como tambm, no o chamado sentimental, isto , o sentimento melaclicocontemplativo: muito mais um lado da sensibilidade, quando ele se traduz em estado de excessiva ou at permanente impressionabilidade, irritabilidade e reatividade. Na sensibilidade romntica predomina o amor pela irresoluo e pelas ambivalncias, a inquietude e irrequietude que se complazem de si mesmas e se exaurem em si mesmas.

D) Determinar que contedo ou que contedos o romntico faz seus. Isso, porm, ainda no basta. A categoria psicolgica romntica deve ser ligada categoria do contedo ideal e conceitual do romantismo. Com efeito, no perodo de que estamos falando, algumas idias e representaes mostram-se as mais das vezes associadas as sentimento a que nos referimos, embora o romantismo no seja sistema de conceitos, como j destacamos. 1) Todo romntico tem sede de infinito e aquela ansiedade, que desejo irrealizvel, o precisamente porque aquilo pelo que anseia , na realidade, o infinito. E talvez nunca como nessa poca se tenha falado tanto no infinito, entendido dos modos mais diversos. Os romnticos expressam essa tendncia ao infinito tambm como, Streben, ou seja, como perene tender que nunca cessa, porque as experincias humanas so to finitas, ao passo que seu objeto sempre infinito e, como tais, so sempre transcendidas. O infinito o sentido e a raiz do finito. Nesse ponto tanto a filosofia como a poesia esto absolutamente de acordo: a filosofia deve captar e mostrar o nexo do infinito com o finito, ao passo que a arte deve realiz-lo: a obra de arte o infinito que se manifesta no finito;

2) A natureza assume importncia fundamental, sendo inteiramente sobtrada concepo mecanicista-iluminista: passa a ser entendida como vida que cria eternamente, na qual a morte nada mais do que artifcio para ter mais vida (Gethe). A natureza grande organismo, inteiramente afim com o organismo humano: jogo mvel de foras que, operando intrinsecamente, gera todos os fenmenos, inclusive o homem: a fora da natureza, portanto, a prpria fora do Divino. Exemplo Hlderlin exclamava: Sagrada Natureza! Tu s sempre igual, em mim e fora de mim !. Schelling diria que a natureza vida que dorme, inteligncia petrificada , esprito que se faz coisa visvel. O antigo sentido grego da physis e da natureza renascentista e retomado e notavelmente potencializado; 3) Estreitamente ligado a este sentido da natureza est o sentimento pnico, ou seja, o sentimento de pertencer ao uno-todo, o sentimento de ser um momento orgnico da totalidade. O todo se reflete de alguma forma no homem, assim como ao contrrio o homem se reflete no todo. Ser um com tudo o que vive e, em feliz esquecimento de si mesmo, retornar ao todo da natureza: esse o ponto mais alto do pensamento e da alegria , o pico sagrado da montanha. Ser um com tudo o que vive! Com essa palavras, a virtude despe sua couraa austera, o esprito humano despoja-se do cetro e todos os pensamentos se dispersam diante da imagem do mundo eternamente uno, como as regras do artista dedicado diante de sua Urnia, bem como a frrea fatalidade renuncia o seu poder, a morte desaparece da sociedade das criaturas e a indissolubilidade e a eterna juventude tornam o mundo belo e feliz; 4) O gnio e a criao artstica so elevados a suprema expresso do verdadeiro e do absoluto; 5) Ademais, os romnticos nutrem o fortssimo anseio da liberdade, que para muitos deles expressa o prprio fundamento da realidade e, por isso, apreciam-na a todas as suas manifestaes; 6) Em geral, a religio reavaliada, recolocada bem acima do plano ao qual o iluminismo a havia reduzido. As mais das vezes, a religio entendida como relao do homem com o infinito e com o eterno. Um dado de fato revela-se esclarecedor: quase todos os expoentes de destaque do romantismo tiveram fortes crises religiosas e momentos de intensa religiosidade, de Sclegel, a Novalis, de Jacobi a Scheleiermacher, de Fichte a Schelling. No prprio Hegel, a religio o momento mais elevado esprito, superado somente pela filosofia. E a religio por excelncia considerada como sendo a crist, embora entendida de modos variados; 7) Sobre o componente constitudo pela grecidade e sobre a influncia do elemento clssico j falamos acima. Recordamos apenas que se trata de grecidade revisitada com nova sensibilidade e amplamente idealizada; 8) Quanto a outros temas especficos, este no o lugar para aprofundamento, como, por exemplo, o amor pelas origens, o sentimento nacional, o renascido interesse pela Idade Mdia e, em geral, pela histria. Bastam essas observaes, s quais, alias, teremos oportunidade de retomar;

E) Determinar a forma de arte que tudo isso se expressa. No que se refere forma da arte tipicamente romntica, a caracterstica essencial a que Sclegel j indicara, ou seja, a prevalncia do contedo sobre a forma e, portanto, a reavaliao expressiva do informal.

F) Perguntar que sentido se pode falar e se fala de uma filosofia romntica, o que assume grande importncia no nosso estudo. Por fim no que se refere ao romantismo filosfico, deve-se observar que, alm de todas as perplexidades levantadas por muitos estudiosos e alm dos equvocos de que outros estudiosos foram vtimas, foi Benedetto Croce quem pronunciou a palavra mais clara sobre o assunto: o romantismo filosfico consiste no destaque que alguns filsofos do intuio e fantasia, em contraste com aqueles sistemas que parecem no conhecer outro rgo do verdadeiro alm da fria razo, isto , do intelecto abstrativo. Sem dvida, no pode haver sistemas filosficos que prescindam inteiramente das formas intuitivas do conhecimento, como no pode haver quem ignore inteiramente as formas lgicas. Mas com razo se afirma que Vico foi filosoficamente prromntico , pela vigorosa defesa que fez da fantasia contra o intelectualismo de Descartes e de todo a filosofia do sculo XVIII. E com razo chama-se Schelling e Hegel de filsofos romnticos, em contraste com os Kantianos ortodoxos. Todo o idealismo, portanto, filosofia romntica. Alm disso, acrescenta-se que os filsofos da poca de que estamos tratando tambm apresentam contedos especficos que refletem as idias gerais de sua poca, de que j falamos (infinito, natureza, sentimento, pnico, liberdade etc...), tendo, alias, contribudo de forma determinante para form-las. Alguns escritos filosficos de Schelling ou de Hegel no podem ser entendidos se no forem considerados no esprito do movimento romntico. Conhecendo agora as estruturas, os mtodos e os contedos prprios do romantismo, podemos passar caracterizao dos seus expoentes, diferenciando os pensadores e poetas que se consideraram romnticos ou que so identificveis com eles, dos pensadores, que mas genericamente, contriburam para dissipar os horizontes iluministas.

2.Os fundadores da escola romntica: Schlegel, Novalis, Scheleiermacher e o poeta Hlderlin A constituio do crculo dos romnticos, a revista Alhermaeum e a difuso do romantismo.

Shlegel (1772-1829) Criou juntamente com o irmo August Wilhelm o crculo dos romnticos, encontrou grande ressonncia para sua concepo da arte como sntese entre o finito e o infinito e para a nova formulao do conceito clssico de irnia, em bases romnticos como uma das formas de ascenso ao infinito. A concepo do infinito a idia central de seu pensamento bem como de todo o pensamento romntico. Para Schelel possvel chegar ao infinito pela filosofia ou pela arte. Mas, tanto uma

como outra depende dos meios finitos. Para Schelel a dificuldade encontrar o acesso ao infinito com meios finitos. Shelel tentou mover-se em ambas as direes, mas em filosofia ele criou somente um conceito original o de ironia(que era a simulao do jogo do adversrio para refutar o adversrio atravs de suas prprias armas). Sua teoria da arte constituiu o melhor de sua poca. J em Schegel a ironia tem outros horizontes tericos: pressupe a concepo do infinito do qual se deve chegar a inadequao de todo que vive no infinito, enquanto sempre pensamento determinado. Portanto o que evidente que essa superao do esprito humano coloca-se gradualmente acima dos limites de toda finitude no para a filosofia, mas tambm para a tica, para a arte e para todas as formas de vida espiritual. Segundo Schegel, a arte obra do gnio criador, que precisamente opera a sntese entre o finito e o infinito. O verdadeiro artista aquele que se anula como finito para ser veculo do infinito. A arte assume tambm o aspecto religioso, porque religio toda relao do homem com o infinito. Novalis: do idealismo mgico ao cristianismo como religio universal. Novalis, pseudnimo de Friedrich Von Hardenberger (1772-1801), morreu vtima da tuberculose foi considerado como a mais pura voz potica do romantismo, e ao mesmo tempo foi pensador. O pensamento de Novalis expressa o seu fulcro de novidades no chamado idealismo mgico. Analogicamente, para Novalis que escolheu as idias de Fichte, transformando-as segundo suas exigncias. Realismo mgico o antigo naturalismo ocultista, ou seja, aquele realismo que via a magia predominantemente do objeto. O idealismo mgico a nossa concepo que v a verdadeira atividade produtora inconsciente do eu que gera o no eu (em Fichte a imaginao produtiva torna-se criadora do inconsciente do objeto). Porque mostra que tudo deriva do esprito, portanto, que o esprito tudo domina e o poder soberano absoluto. Eu = no-eu:tese suprema de toda cincia: eis o princpio que est na base do idealismo mgico. Assim compreensvel a mxima que resume o significa do romance os discpulos de Sas. Aconteceu de um deles levantar o vu da deusa de Sas. E viu a maravilha das maravilhas, viu-se a si mesmo na natureza e na divindade a uma fora idntica. Em todo caso o mundo uma ao recproca. Com base nesse conceito que foi construdo o romance (inacabado) no qual misturam sonho e realidade, prosa e poesia. Trata-se do romance de formao ou pedaggica.

Shleiermacher: a interpretao romntica da religio, a retomada de Plato e a Hermenutica. Shleiermacher: nasceu em Breslvia, em 1768, foi professor universitrio em Berlim onde conheceu Schelel e entrou no crculo dos romnticos.

So trs as razes pelas quais Shleiermacher deve ser lembrado: 1a.) Sua interpretao romntica da religio; 2a.) Pelo grande relanamento de Plato; 3a.) Por algumas idias antecipadoras de sua hermenutica. Para Shleiermacher a religio a relao do homem com a totalidade< embora para ele a metafsica e a moral relacionam-se com a religio, mas foram fontes de grandes equvocos, sendo assim, a tica diz respeito as agir em relao a totalidade s simples aes vistas como deveres deduzindo a natureza do homem em relao ao universo. Mas a religio no pensamento nem atividade moral. intuio e sentimento do infinito (so verdades reveladas pela f). A religio no aspira a conhecer e explicar o universo em sua natureza, como a metafsica, nem aspira a continuar o seu desenvolvimento e aperfeio-lo. A sua essncia no est no pensamento nem na ao, mas sim na intuio e no sentimento. Ela aspira a intuir o universo, quer ficar contemplando-o piedosamente em suas manifestaes e aes originais, quer fazer-se preencher por suas influncias imediatas, com passividade infantil. O sentimento religioso, portanto , sentimento de total dependncia do homem (finito) em relao a totalidade (infinito). A ao do infinito sobre o homem, portanto, so a intuio e sentimento que a resposta do sujeito: o estado do esprito e a reao da conscincia. Shleiermacher privilegiou o cristianismo, tendo Cristo como mediador e Redentor.

Plato Teve grande importncia histrica a traduo de Plato, que desenvolveu a funo de mediador entre as velhas e as novas concepes da filosofia, ele tentou operar essa mediao sobretudo na dialtica, em que Plato funciona como contrapeso ao racionalismo extremo dos sistemas idealistas. Hermenutica Por fim, o crescimento da contempornea hermenutica filosfica ele foi autntico precursor dessa tendncia simples tcnicas de compreenso e interpretao das Sagradas Escrituras e dos seus significados. A hermenutica comea tambm a se tornar compreenso em geral da estrutura de interpretao que caracteriza o conhecimento enquanto tal: preciso compreender o todo para compreender a parte. Para o autor apresenta-se definido em suas duas partes A = pr-conhecimento necessrio da totalidade da obra de interpretar. B = pertena necessria da obra do intrprete.

O poeta hlderlin Friederich Holderlin ( 1770 - 1843 ) foi amigo de Schelling e de Hegel em Jena, mas no se ligou ao crculo Schelegiano dos romnticos. Viveu afastado de todos, vtima de loucura, que, manifestando - se inicialmente em forma de grave crise, tornou - se depois estado permanente a

partir de 1806, vale dizer, durante cerca de metade da sua vida. Holderlin foi julgado como um dos melhores poetas. O amor pela grecidade, o primado espiritual da beleza e da poesia como as nicas capazes de captar o infinito - uno, o forte sentimento de pertena a esse tudo e a divinao da natureza, entendida como origem de tudo ( deuses e homens ) , esses so os temas tipicamente romnticos que ecoam em Holderlin. Um dos seus principais romances foi : Hiperon ou eremita na Grcia, o qual trata - se de uma espcie de romance de formao, concebido em estilo epistolar, no qual a personagem se forma atravs de seu andar pelo mundo e atravs de uma srie de experincias dramticas. Foi atravs dessa concepo de natureza que Schelling partiria para superar Fichte.

A posio de Schiller e de Goethe Schiller e a concepo de alma bela e da educao esttica A marca espiritual de Schiller constituda pelo amor liberdade em todas as suas formas essncias: a liberdade poltica, a liberdade social e a liberdade moral. A revoluo francesa e os seus resultados convenceram Schiller de que o homem ainda no estava preparado para a liberdade e que a verdadeira liberdade aquela que est sediada na conscincia. Schiller no tem dvidas de que a mais alta escola da liberdade seja a beleza, em virtude da funo harmonizadora que ela desempenha: s se chega liberdade atravs da beleza.

Goethe e suas relaes com os romanticos Goethe condenou os romnticos, mas no a alma do movimento, mas sim as excrecncias patolgicas do fenmeno romntico. Sua concepo sobre a natureza esta: uma forma de organicismo levado as suas ltimas conseqncias. A natureza toda viva at em seus mnimos particulares. A totalidade dos fenmenos vista como produo orgnica de forma interior. Sua concepo de Deus pantesta, com efeito, ele disse ser politesta como poeta e pantesmo com cientista, mas acrescentou ter ainda espao, pelas exigncias de sua pessoa moral, tambm para um Deus pessoal. Para ele, o gnio a natureza que cria. E a arte a atividade criadora e criao como natureza, at mesmo acima da natureza.

4-Outros pensadores que contriburam para a superao e dissoluo do iluminismo. Hamann: A Revolta Religiosa contra a Razo Iluminista.

Segundo Hamann, a razo to exaltada pelo iluminismo na realidade, constitui um dolo. E os atributos Divinos com os quais incensada so frutos de despudoradora superstio. Hamann contrape razo abstrata e viva, a experincia concreta, os fatos reais e histria. E tambm faz valer energicamente contra a abstrao do conceito a concretude da imagem: todo tesouro do conhecimento humano e da felicidade feito de imagens. Em Hamann assume um papel muito importante o conceito de revelao. O livro da criao contm exemplos de conceitos universais que Deus quis revelar criatura atravs da criatura. Os livros da aliana contm exemplos de artigos secretos que Deus quis revelar ao homem atravs dos homens.

Humboldt, o ideal de humanidade conhecido sobre tudo a sua concepo do ideal de humanidade, entendido como a idia para a qual tende todo indivduo, embora sem nunca conseguir realiz-lo plenamente. Esse ideal para o qual todo indivduo tende precisamente aquilo a que Humboldt chama de esprito da humanidade. E dele aproxima sobretudo a arte, tal como manifestou no povo grego ou como manifesta nos gnios, dos quais para ele, Goethe a encarnao viva. Mas a idia de humanidade atravs dos indivduos se realiza nas naes e, portanto, na histria. Enfim Humboldt define o objetivo da histria: o fim da histria s pode ser a realizao da idia que representa a humanidade, em toda as direes e em todas as formas.

Anda mungkin juga menyukai