Anda di halaman 1dari 9

Tiraduvidas.

com TESTE DE AVALIAO | 8 Ano Cincias Naturais Ecossistemas perturbaes no equilbrio


Escola Bsica 2,3,

e Sec. Entronc amento

Classificao____________________ Encarregado de Educao _________________ Nome ________________________________ n ___ Turma ___ Data / / 08
GRUPO I (Cotao
= 25 pontos : 1.1- 10x2=20 + 1.2- 5 pontos)

1. Considera o texto e a figura.


Nas ltimas dcadas, a

gua da gases, como o dixido de enxofre (SO2) emitidos por centrais termoelctricas e Esses gases combinandose com o solues cidas que podem atingir a chuva ou neve. Por vezes, as solues As chuvas cidas afectam geralmente zonas muito industrializadas, causando efeitos devastadores, quer em ecossistemas morte de peixes e outros seres de ecossistemas aquticos. Grandes reas florestais tm sido tambm destrudas. Mesmo as Para diminuir a ocorrncia de chuvas cidas, os pases da EU esto obrigados a reduzir as emisses de dixido de enxofre e impedem a emisso de gases txicos para a atmosfera.

1.1.

Estabelece a correspondncia entre cada uma das afirmaes seguintes (A a J) e os valores lgicos V (verdadeiro) ou F (falso).

___ A- Uma molcula de dixido de enxofre constituda por dois tomos de oxignio e um tomo de enxofre. ___ B- Uma molcula de dixido de azoto constituda por dois tomos de oxignio e um tomo de azoto. ___ C- As molculas de cido sulfrico tm tomos de hidrognio (H), oxignio (O) e azoto (N). ___ D- As molculas de cido ntrico tm tomos de hidrognio (H), oxignio (O) e enxofre (S). ___ E- O vapor de gua atmosfrico tanto se combina com o dixido de enxofre como com o dixido de azoto. ___ F- Somente as centrais termoelctricas e os veculos automveis emitem gases que originam chuvas cidas. ___ G- As chuvas cidas afectam unicamente as regies onde ocorrem emisses de SO 2 e NO2. ___ H- Monumentos construdos com rochas calcrias, como o mrmore, so mais afectados pelas chuvas cidas. ___ I- Devemos utilizar sprays e aparelhos de refrigerao sem CFC, para a ocorrncia de chuvas cidas diminuir. ___ J- Se o SO2 for libertado atravs de erupes vulcnicas, podem originar-se chuvas cidas.

1.2.

Coloca por ordem as afirmaes (A a F). Queda de chuva cida. A Combinao do dixido de enxofre e do dixido de azoto com a gua atmosfrica. -Destruio de ecossistemas terrestres e aquticos. Fabrico de veculos automveis com conversores catalticos. B -Emisso de dixido de enxofre e dixido de azoto pelos veculos automveis. Formao de cido ntrico e cido sulfrico. C D E F Resposta:

Teste cotado para 100 pontos | Pgina 1 de 4

atmosfera tem vindo a ser poluda por e o dixido de azoto (NO2), que so veculos automveis, entre outros. vapor de gua da atmosfera, formam superfcie terrestre sob a forma de cidas so espalhadas por aco do vento, atingindo

tiraduvidas.com

vastas e distantes zonas. terrestres, quer em ecossistemas aquticos. Ao misturaremse com a gua de lagos e ribeiros acidificam-na, provocando a construes e monumentos no escapam aco corrosiva das chuvas cidas. dixido de azoto das centrais termoelctricas e a ter todos os carros vendidos equipados com conversores catalticos que

Tiraduvidas.com.com TESTE DE AVALIAO | 8 Ano Cincias Naturais Ecossistemas perturbaes no equilbrio


Escola Bsica 2,3, e Sec. Entroncamento

GRUPO II (Cotao

= 24 pontos : 1.1=4 pontos | 1.2=4 pontos | 1.3=4 pontos | 1.4=4 pontos | 1.5=4 pontos | 1.6=4 pontos)

1.

Assinala a opo correcta com um X, em cada uma das seguintes questes (1.1 a 1.6).

1.1.

Na atmosfera existem gases com efeito de estufa, que absorvem as radiaes:

___ A- calorficas; ___ B- ultravioleta; ___ C- infravermelho; ___ D- solares. 1.2. A emisso de gases com efeito de estufa (GEE), NO resulta do uso de:

___ A- braseiras de carvo; ___ B- automveis; ___ C- sprays aerossis; ___ D- aquecedores a gs. 1.3. NO uma consequncia do aquecimento global:

___ A- o aumento do nmero de incndios de origem criminosa; ___ B- a fuso de glaciares e campos de gelo do rctico e Antrctico; ___ C- a subida do nvel mdio dos oceanos; ___ D- a submerso das regies costeiras. 1.4. NO so fenmenos climatricos extremos, resultantes do aquecimento global,:

___ A- os sismos; ___ B- as secas; ___ C- os furaces; ___ D- as chuvas torrenciais. 1.5. O ozono um gs:

___ A- responsvel pela formao de chuvas cidas; ___ B- que se forma naturalmente; ___ C- resultante da actividade fotossinttica; ___ D- que se forma a partir dos CFC. 1.6. A camada de ozono impede que os raios:

___ A- infravermelho atinjam a superfcie do planeta; ___ B- ultravioleta abandonem o planeta; ___ C- infravermelho abandonem o planeta; ___ D- ultravioleta atinjam a superfcie do planeta.

tiraduvidas.com

Teste cotado para 100 pontos | Pgina 2 de 4

Tiraduvidas.com.com TESTE DE AVALIAO | 8 Ano Cincias Naturais Ecossistemas perturbaes no equilbrio


Escola Bsica 2,3, e Sec. Entroncamento

GRUPO III (Cotao

= 25 pontos : 1.1- 8x2=16 + 1.2- 9 pontos)

1. Considera o grfico, que representa a variao das emisses globais (em milhes de toneladas mtricas - Mtm) resultantes da queima de combustveis fsseis, de 1800 a 2000.

I II III IV

TOTAL Petrleo Carvo Gs Natural I II III IV Ano

Milhes de toneladas mtricas ( Mtm )

1.1. Estabelece a correspondncia entre cada uma das afirmaes seguintes (A a H) e UM dos nmeros (I, II, III e IV) da figura/grfico. ____ A- Combustvel fssil responsvel por quase 3000 Mtm de emisses no ano de 2000. ____ B- Combustvel fssil responsvel cerca de 2000 Mtm de emisses no ano de 1975. ____ C- Combustvel fssil responsvel por maiores quantidades de emisses no ano de 1950. ____ D- Combustvel fssil responsvel por menores quantidades de emisses. ____ E- Ano aproximado, a partir do qual se iniciaram as emisses. ____ F- Ano aproximado, a partir do qual as emisses ultrapassaram os 2000 Mtm. ____ G- Emisses totais no ano de 2000. ____ H- Emisses resultantes da combusto de petrleo no ano de 2000.

1.2. Refere (6) seis comportamentos que podes adoptar no teu dia-a-dia, de modo a contribures para a reduo de emisses de GEE. Tu podes fazer a diferena! 1___________________________________________________________________________ 2___________________________________________________________________________ 3___________________________________________________________________________ 4___________________________________________________________________________ 5___________________________________________________________________________ 6___________________________________________________________________________

Tiraduvidas.com

Teste cotado para 100 pontos | Pgina 3 de 4

http://forum.netxplica.com TESTE DE AVALIAO | 8 Ano Cincias Naturais Ecossistemas perturbaes no equilbrio


Escola Bsica 2,3, e Sec. Dr. Hernni Cidade

GRUPO IV (Cotao = 26 pts): 1.1= 3 pts + 1.2= 3 pts + 1.3= 3 pts + 1.4= 3 pts + 1.5= 3 pts + 1.6= 3 pts + 2.1= 4 pts + 2.2= 4 pts)

1. L o texto, sobre o aquecimento global, e responde s questes, utilizando apenas dados que nele constem.

Dada a complexidade da atmosfera da Terra, impossvel fazer previses precisas. Todavia, uma elevao da temperatura C aumentar. Por exemplo, em Washington, o termmetro actualmente s atinge este valor em mdia um dia por ano. Com a agricultura, o gado e as florestas encontram-se, portanto, ameaadas com um risco srio de seca. nascidos e doentes, cuja mortalidade ir aumentar. Por outro lado, com um tal aumento da irradiao infravermelha, a poluio aquecimento global favoreceria o desenvolvimento de bactrias, com a dramtica consequncia de uma extenso das doenas um aspecto das mudanas importantes que poderiam surgir em todos os ecossistemas. atmosfrica de dixido de carbono (CO2), que, se duplicasse, desencadeava um aquecimento de 2 a 4 C. Ora, caso se Industrial, acontecer daqui at ao ano 2030. Foram as circunstncias climticas que levaram a ter em conta este fenmeno Actualmente, as companhias produtoras de electricidade aproveitam este efeito incerto de estufa para justificar o desenvolvimento no to estimulado quanto isso.
Susanne e Pierre Doux, Ecologia a Sade, (adaptado)

Identifica o principal gs responsvel pelo aquecimento global. 1.1. ____________________________________________________________________________ 1.2. Identifica uma consequncia meteorolgica do aquecimento global. ____________________________________________________________________________ 1.3. Refere dois dos principais tipos de doenas que se agravaro com aquecimento global. ____________________________________________________________________________ 1.4. Identifica o acontecimento histrico que marca o incio do aumento de emisses GEE. ____________________________________________________________________________ 1.5. Refere em que se baseiam as estratgias internacionais para combater o aquecimento. ____________________________________________________________________________ 1.6. Indica dois tipos de energia que no contribuem para o aumento do efeito de estufa. ____________________________________________________________________________ 2. 2.1. Assinala a opo correcta com um X, em cada uma das seguintes questes (2.1 e 2.2). So gases com efeito de estufa (GEE):

___ A- CO2, CH4 e N2O; ___ B- CO2, SO2 e NO2; ___ C- CO2; H2O e O3; ___ D- CFC, CH4 e N2O. Os gases com efeito de estufa (GEE): 2.2. ___ A- impedem que os raios ultravioleta abandonem o planeta; ___ B- impedem que os raios infravermelho abandonem o planeta; ___ C- impedem que os raios ultravioleta atinjam o planeta; ___ D- impedem que os raios infravermelho atinjam o planeta.

Teste cotado para 100 pontos | Pgina 4 de 4

Tiraduvidas.com

considerada como inevitvel, embora seja possvel uma adaptao do organismo. O nmero de dias com temperaturas de 38 alterao climtica prevista, ondas de calor com uma tal temperatura manifestarse-iam pelo menos doze dias por ano. A A adaptao a uma tal temperatura necessita quatro a cinco dias e pode ser problemtica para pessoas idosas, recmdo ar seria agravada, com a subida da mortalidade nos casos de doenas respiratrias. Considerase igualmente que o infecciosas, especialmente digestivas, por contaminao das reservas de gua. Estas poucas previses sanitrias so apenas Porm, desde 1896, o qumico sueco Arrhnius estabelecia as eventuais consequncias de um aumento da concentrao mantenha o ritmo actual de emisso, a duplicao de CO2, em relao ao incio da era industrial iniciado com a Revoluo climtico e elaborao de estratgias internacionais de reduo das emisses de gases com efeito de estufa (GEE). desenvolvimento da energia nuclear, que no emite CO2, como, alis, tambm o caso das energias renovveis, cujo

Anda mungkin juga menyukai