Anda di halaman 1dari 17

Universidade Federal do Cear Centro de Cincias Departamento de Geografia Disciplina: Planejamento Ambiental

Relatrio de Campo: Planejamento Ambiental


Professora: Vldia Pinto

Equipe: Aline Gomes do Nascimento Jocicla de Sousa Mendes Lyvia Cleide Chaves Luciana de Sousa Ribeiro

Fortaleza 2009

SUMRIO Introduo Referencial Terico-metodolgico Caracterizao Geoambiental do Municpio de Aracati

Percurso da Viagem Sntese das Unidades Geoambientais Concluso Bibliografia

INTRODUO O presente relatrio resulta da atividade de campo da disciplina de Geomorfologia Climtica, ministrada pela Professora Doutora Vldia Pinto, que ocorreu nos dias 04 06 de Novembro de 2009. A aula de campo de extrema importncia, pois samos da teoria vista em sala de aula para verificarmos na prtica, em campo, como se do processos e quais os resultados dos mesmos na paisagem, as construes e seus impactos, as cidades e seus planejamentos e se tem planejamento e como influencia na sociedade. A partir dessa prtica, podemos obter uma maior apreenso dos contedos vistos em sala de aula, fixando, assim, o conhecimento sobre os componentes das paisagens cearenses, alm de consideraes sobre a degradao instalada pelo homem. E a amostragem desses dados e dessa apreenso dos contedos o principal objetivo do presente relatrio. Para o desenvolvimento do relatrio usaram-se alguns conceitos e teorias que foram de suma importncia para o entendimento da prtica. Conceitos como o de Degradao Ambiental, Desertificao, Desenvolvimento Sustentvel, Planejamento Ambiental, dentre outros. Analisamos aspectos fsicos e sociais. Com os aspectos fsicos discutimos o solo, clima, relevo, geomorfologia. J nos aspectos sociais aplicamos questionrios que media o nvel de conhecimento das pessoas em relao a degradao ambiental. E tambm discutimos uso e ocupao dos solos e como as pessoas reagiram a mudana para uma nova cidade no caso de Nova Jaguaribara. O percurso seguido na viagem foi Fortaleza/ Quixad/ Jaguaribara/ Limoeiro do Norte/ Aracati (Ver imagem), ao longo do percurso realizamos paradas na qual a Professora deu explicaes a cerca da formao dos relevos, dos solos e a falta de planejamento e gesto nessas reas.

REFERENCIAL TERICO-METODOLGICO Para fazer uma anlise e um diagnstico de campo nos sistemas ambientais necessrio ter um embasamento terico-metodolgico para saber distinguir e diferenciar os mais variados aspectos seja fsico e humano e compreender como um fenmeno pode influenciar sobre determinada rea e qual a relao entre eles. Tricart aborda em uma de suas obras (ecodinmica) como se do essas relaes. Trabalha com o conceito de ecodinmica, ou seja, a ao integrada dos sistemas.
Sistema um conjunto de fenmenos que se processam mediante fluxos de matria e energia. (...) O conceito de sistemas atualmente o melhor instrumento lgico de que dispomos para estudar os problemas do meio ambiente. (TRICART, 1977, p.19)

Para ele a ao morfogentica est intrinsecamente relacionada com a morfodinmica, tendo uma variao de estabilidade, com isso, classificou o ambiente em trs tipos: meios instveis, meios integrades e os fortemente instveis, para que haja uma melhor compreenso do grau de interferncia dessas aes em reas distintas. O diagnstico mais verificado nesse percurso de campo foram os impactos ambientais. Impacto ambiental, de acordo com Moreira (1992, p. 113 apud SANCHZ, 2006, p. 28) : Qualquer alterao no meio ambiente em um ou mais de seus componentes - provocada por ao humana. J para Wathern (1998, p. 7 apud SANCHZ, 2006, p. 28) : A mudana em um parmetro ambiental, num determinado perodo e numa determinada rea, que resulta de uma dada atividade, comparada com a situao que ocorreria se essa atividade no tivesse sido iniciada. Ou seja, como o homem e os prprios fatores naturais interferem para alterar de forma negativa ou positiva o ambiente. Porm, na resoluo legal do Conama n 1/86, art. 1: Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afetem: I-a sade, a segurana e o bem-estar da populao;

II-as atividades sociais econmicas; III-as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; IV-a qualidade dos recursos ambientais. Deve-se salientar que os impactos ambientais no so referentes somente a intervenes negativas, mas tambm no mbito benfico. Para determinar os impactos que podem ocorrer em uma rea, foi criada a AIA (Avaliao de Impactos Ambientais). As definies sobre o termo so as mais diversas, porm, a que resume melhor e que adotada pela International Association for Impact Assessent-IAIA: avaliao de impacto, o processo de identificar as conseqncias futuras de uma ao presente ou proposta. A AIA surgiu inicialmente nos EUA a partir dos anos de 1969 e hoje tem alcance mundial. No Brasil, de acordo com sua regulamentao se deu atravs da Resoluo do Conama n 001/86 que formalizou tambm o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o respectivo Relatrio de Impacto Ambiental.
A AIA um instrumento de poltica e gesto ambiental, que se caracteriza pela exigncia de elaborao de EIA e do RIMA na fase prvia implantao de empreendimentos, ou seja, na etapa de estudos e projetos, quando se realizam os estudos de viabilidade tcnica e econmica, inserindo-se nestes uma nova varivel, o estudo das questes ambientais envolvidas, com o objetivo de analisar a viabilidade ambiental.(JNIOR; MAGLIO, 2005, p. 219)

Para que se tenha um diagnstico preciso a AIA atm-se a uma srie de processos, so eles: apresentao da proposta, triagem, determinao do escopo do estudo de impacto ambiental, elaborao de estudo de impacto ambiental, consulta pblica, deciso, monitoramento e gesto ambiental, acompanhamento e documentao. Um bom gegrafo deve estar sempre atualizado com as leis e polticas ambientais, entender como elas so aplicadas, assim se tornar um profissional qualificado e preparado para intervir em qualquer situao que envolva os sistemas ambientais. No trabalho de campo buscamos associar todos os conceitos trabalhados em sala, para assim entendermos melhor a realidade e a dinmica dos sistemas. CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO MUNICPIO DE ARACATI

As unidades Geoambientais compreendem uma unidade de paisagem que tem feies mais ou menos homogneas, ocupando uma determinada poro da superfcie terrestre, e revelando um conjunto de caractersticas fsicas e biticas prprias.

No Cear existem vrias unidades geoambientais, porm nem todas esto em equilbrio pelo fato das aes antrpicas estarem cada vez mais intensas. Abaixo ser descrito as unidades geoambientais do municpio de Aracati, onde ocorreu parte da aula de campo da disciplina de Planejamento Ambiental.

Fonte: Google Earth

1. Plancie Costeira: Superfcie composta por terrenos de neoformao, submetidos s influncias marinha, elica, fluvial e pluvial, contendo campos de dunas, mangues, largas faixas de praias, linhas de falsias e reas tabuliformes; condies climticas variando de semiridas a submidas com precipitaes mdias anuais entre 700-1200mm de janeiro a junho; ocorrncia freqente de esturios e bom potencial de recursos hdricos subsuperficiais; areias elicas com vegetao de restingas, solos indiscriminados de mangues, areias quartzozas e podzlicos revestidos por vegetao de tabuleiros e com intenso uso agropecurio.

Estreita faixa de terras com largura mdia aproximada de 1-5km e extenso linear em torno de 573 km; apresenta elevado estoque de depsitos sedimentares arenosos modelados por processos elicos que geram feies de campos de dunas mveis e fixas, faixas de praia e eventuais plancies lacustres bordejando lagos e lagunas; elevado potencial para a prtica de atividades ligadas ao turismo, ao lazer; necessidade de uso controlado dos corpos dgua, das faixas de praia, dos recursos minerais das falsias e paleodunas fixadas por vegetao. 2. Plancies Flvio-marinhas: Faixas de terra perpendiculares linha de costa, em esturios, com sedimentos de fino calibre, de origem fluvial e marinha, com solos lodosos, negros, profundos, parcial ou permanentemente submersos; o hmus alcalino que se desenvolve objeto de intensas fermentaes, permitindo a fixao dos mangues at onde os efeitos de salinidade se faam sentir; a vegetao halfila desse ambiente complexo serve de criadouro de inumerveis espcies de peixes e crustceos; apesar do poder de regenerao, o sistema ecolgico do mangue frgil e muito vulnervel degradao, constituindo-se no ecossistema mais produtivo da faixa litornea. So reas de uso restrito por imposies legais; ecossistemas sujeitos preservao compulsria e permanente de sua biodiversidade; sustentabilidade de moderada a alta, desde que mantidas e observadas s atuais restries legais e a um rigoroso monitoramento ambiental. 3. Plancies Fluviais:

reas planas resultantes da acumulao fluvial sujeitas a inundaes peridicas que bordejam as calhas dos rios, atingindo alargamento considervel nos baixos vales; assumem dimenses muito expressivas quando os sedimentos aluviais tm menor calibre e os rios de maior caudal como Jaguaribe, Banabui, Acara, Cur, Chor, dentre outros, formam plancies onde se praticam atividades agroextrativistas; alm dos solos aluvias profundos, imperfeitamente drenados e com eventuais problemas de salinizao, as plancies exibem a presena associada de planossolos e vertissolos, ambos medianamente profundos, textura predominantemente argilosa e problemas de salinizao; os solos so indistintamente revestidos por matas ciliares, onde h preponderncia da carnaba na comunidade florstica; so reas preferenciais para projetos de irrigao e as principais limitaes esto afetas aos problemas de salinizao, inundaes peridicas e ms a moderadas condies de drenagem; representam tambm setores preferenciais para instalao de olarias; grande pare das cidades sertanejas ou litorneas de pequeno a mdio porte tem seus stios urbanos situados nos baixos terraos fluviais, constituindo problemas durante perodos chuvosos excepcionais; reas com intenso uso agroextrativista. 4. Tabuleiros Pr-Litorneos: Topografia em forma de rampas suaves que inclinam para o litoral com declives inferiores a 5, cobertas por sedimentos areno-argilosos fracamente dissecada em interflvios tabulares; clima semi-rido a leste com precipitaes inferiores a 300mm e subumidos nas pores centrais e ocidentais com precipitaes superiores a 900mm entre fevereiro e junho, com deficincias hdricas de 5 a 7 meses; drenagem intermitente com padres variando do modelo paralelo nas superfcies arenosas ao modelo subdentrtico nas reas areno-argilosas; topos dos tabuleiros com areias quartzozas e podzlico vermelho-amarelo espesso e com fertilidade natural baixa a mdia, revestido por vegetao de tabuleiros, caatinga litornea e eventuais manchas encravadas de cerrados; vegetao original fortemente descaracterizada pelo intenso uso, cujo espao agrrio dominado pelo sistema gado-policultura do litoral; solos fortemente vulnerveis aos efeitos de lixiviao e s condies de acidez; nas pores centrais do geossistema, entre o vale do Curu e a RMF, as potencialidades edafo-climticas so mais favorveis ao desempenho de atividades agropastoris. O PERCURSO DA VIAGEM

Ao longo da aula de campo realizamos diversas paradas para que pudssemos identificar potencialidades, limitaes e problemas em diferentes sistemas ambientais. Samos do tabuleiro pr-litorneo e seguimos pela BR-116 em seguida pela BR122 em direo a depresso sertaneja, especificamente de Quixad, onde fizemos uma parada. De Quixad seguimos ainda pela unidade geoambiental denominada depresso sertaneja at a cidade de Nova Jaguaribara, ao longo do caminho paramos em um local que apresentava caractersticas de degradao ambiental e suscetibilidade a desertificao. No dia seguinte passamos por Limoeiro e fomos at a praia de Canoa Quebrada no municpio de Aracati. O roteiro da aula de campo de campo foi de extrema importncia devido a passagem por diferentes sistemas ambientais e ter observados os usos distintos de cada rea e o estado de conservao local. Abaixo seguem caractersticas de cada sistema observado. 1 dia 1 parada A primeira parada se deu na BR 116, no Municpio de Itaitinga. Estvamos situados de acordo com macrocompartimentao de Ross a rea classificada como plancie e tabuleiros costeiros e segundo Souza (2005) a unidade geoambiental Tabuleiro Pr-litorneo. Os tabuleiros pr-litorneos so constitudos por sedimentos argilo-arenosos do Grupo Barreiras assentado diretamente sobre o embasamento cristalino e diminui de espessura medida que penetra o continente. Segundo Souza, a vegetao predominante no local a vegetao de tabuleiro, caatinga litornea e encraves de cerrado. Os solos predominantes so argissolos vermelho-amarelo espessos e os neossolos quartzarenos. O relevo apresentava declividade suave ondulado (Figura 01). O uso e ocupao so feito pela agricultura permanente atravs do cultivo do cajueiro, esse cultivo feito em mdias propriedades e seu fator limitante seria a baixa fertilidade dos solos e deficincia hdrica no perodo de estiagem. 2 parada

Realizamos a segunda parada no Municpio de Quixad. O municpio se enquadra segundo Ross, no macrocompartimento da Depresso Sertaneja. A unidade geoambiental tambm Depresso Sertaneja, nela predomina o embasamento cristalino. A Depresso se caracteriza por apresentar um relevo aplainado, em Quixad contrastando essa superfcie plana encontramos um complexo de inselbergs. Os inselbergs so relevos resistentes ao processo de pediplanao, so de origem predominantemente grantica com a presena de quartzo e outros minerais. No local foi visto um relevo em forma de galinha, a famosa pedra da galinha choca (Figura 02). Devido ao clima semi-rido da regio, o intemperismo fsico que tem predomnio. O processo intemprico mais ntido a esfoliao esferoidal devido dilatao ocorrida com baixas temperaturas noite a as altas de dia.

Figura 01

Figura 02

3 parada A terceira parada se deu na estrada a caminho de Jaguaribara, paramos pois percebeu-se um nvel de degradao alto na localidade. No local a professora apontou problemas que evidenciam a suscetibilidade da rea a desertificao, isso por no ter mais solo, a rocha me j est a amostra, assim no tem possibilidade de desenvolver vegetao. A possibilidade de recuperao do local quase nula (Figura 03). A atividade que predominava e que deixou marcas a pecuria. Hoje j fica difcil a prtica dessa atividade, entretanto ainda praticada. O terreno basicamente cristalino e ainda se encontra segundo Ross no macrocompartimento da Depresso Sertaneja, tem condies climticas semi-rida.

2 dia 1 parada Passamos a manh na Cidade de Nova Jaguaribara, onde aplicamos um questionrio scio ambiental, no qual tinha perguntas referentes a mudana de local da cidade, os problemas as vantagens da mudana de localidade, etc. A cidade est situada na bacia do rio Jaguaribe. O diferencial dessa cidade em relao as outras o fato de ser planejada, o que notado pela organizao, pela estrutura das casas, largura das ruas e localizao estratgica de instituies como escola, posto de sade, hospital, bancos, mercado, etc. A igreja replica da que tinha na antiga cidade (Figura 04). O que se pode observar foi que com o processo de mudana da cidade, por conta da construo do Aude Castanho, houve perda de valores econmicos, sociais, culturais, mas principalmente sentimentais, muitos idosos morreram, houve um aumento de suicdios ainda hoje existem pessoas que no se adaptou a nova cidade. Na aplicao dos questionrios pediu-se que apontassem um ponto positivo e um negativo. O ponto positivo apontado por unanimidade foi a questo da falta de emprego, o que proporciona o aumento da marginalidade e a violncia na cidade. Na construo da cidade foi prometido a implementao de uma indstria para empregar os moradores da cidade e movimentar a economia. Os moradores antes viviam predominantemente da pesca e da agricultura, prticas que na cidade antiga poderia ser realizada facilmente por estarem prximo ao rio e em terras propicias a agricultura. O ponto positivo apontado foi a questo da estrutura da cidade que agora tem escola e hospital prximos de casa.

Figura 03

Figura 04

2 parada Fizemos uma visita na barragem do Aude Castanho (Figura 05). O Acudo Castanho foi construdo pelo o Governo do Estado e teve como finalidades principais o desenvolvimento hidroagricola, com irrigao para terras frteis da Chapada do Apodi; reforo no abastecimento de gua da grande Fortaleza atravs do eixo de integrao; controle de enchentes do baixo vale do Rio Jaguaribe. A obra trouxe vantagens, entretanto muito impacto tambm, alm de impactos ambientais trouxe sociais, como j foi relatado. A ao rompe com a seqncia natural do rio. Na parte a montante o nvel de base local levantado, alterando a forma do canal e a capacidade de transporte de sodos, assim ocorre o assoreamento do vale do rio. Os impactos registrados no se limitam rea prxima ao reservatrio e a faixa de inundao, estende-se gradualmente a montante, ao longo dos perfis do rio, Geram um a transformao no reservatrio, muitas vezes seu tempo til modificado e sua biota alterada.

3 parada A Chapada do Apodi (Figura 06) faz parte do domnio das bacias sedimentares paleo-mesozicas. Um dos relevos mais antigos do Nordeste data da Era Cenozica. Apresenta superfcie bem conservada at um nvel de aproximadamente 250m. (Meireles, 2005).
capeada por calcrios pertencentes Formao Jandaira que forma pequena cornija responsvel pelo desnvel com o arenito da Formao Au. O topo levemente rampeado para norte, conferindo ao relevo um aspecto cuestiforme. As reas que o circundam, constituem patamares dissecados de modo incipiente, posicionados pouco acima da plancie fluvial do baixo Jaguaribe. (Souza, 1978 apud Meireles, 2005).

Seu maior destaque tem sido na produo agropecuria, sendo considerada a regio mais fruticultora do Cear. O agronegcio desponta com a instalao de empresas multinacionais, produtoras de abacaxi, melo, banana, melancia, mamo etc., colocando o Cear entre os maiores exportadores brasileiros de algumas culturas agrcolas.

Os problemas encontrados na Chapada, segundo Silva e Pereira (2005), so os desmatamentos, queimadas, lixiviao do solo, eroso das bordas da chapada, contaminao por agrotxicos, assoreamento do leito do rio Jaguaribe.

Figura 05

Figura 06

3 dia Analisou-se o tabuleiro pr-litorneo de Canoa Quebrada no qual tem perfil direcionado do serto para o litoral, apresenta um relevo suave ondulado, fazendo parte da Bacia do Jaguaribe. O tabuleiro formado por sedimentos argilo-arenosos da Formao Barreira, com feies parcialmente dissecadas. O processo intemprico que prevalece no local a dissoluo, as aes pluviais podem causar o processo de ravinamento e de voorocas. A vegetao encontrada a de tabuleiro. Os solos predominantes so argissolos vermelho-amarelo espessos e os neossolos quartzarenos. No caso do tabuleiro pr-litorneo de Canoa Quebrada o uso se d pela ocupao de casas de veraneio, pousadas, hotis. A atividade exercida no local quase que exclusivamente turstica, de lazer. Percebeu-se um forte adensamento o que provoca uma enorme poluio do lenol fretico, uma artificializao da paisagem, entre outros impactos. CONCLUSO Sem dvidas a disciplina de Planejamento Ambiental de fundamental importncia para a formao de um gegrafo. Por ser uma disciplina terico-prtica, os alunos tem a oportunidade de vivenciar tudo o que foi discutido em sala de aula e perceber a realidade dos sistemas ambientais cearenses.

Pudemos constatar como a relao homem x natureza no ambiente e os impactos ambientais que so causados a partir principalmente do uso do solo que na maioria das vezes de maneira irresponsvel e inconsciente, seja com a agropecuria no semi-rido, seja pela grande especulao imobiliria na zona costeira que acabam tornando as vezes a situao irreversvel. Com a aula de campo acabamos tendo um despertar para a atual situao dos sistemas ambientais e uma reflexo de como fazer para que possamos na nossa profisso atuar para pelo menos amenizar o caos ambiental que existe. Conclumos que primeiramente o ponto de partida tem que ser de todos ns, independente de gegrafos ou no, devemos ter conscincia de que seremos ns mesmos prejudicados com as nossas intervenes. O uso sustentvel, por exemplo, uma alternativa bastante favorvel para no agredir o meio ambiente. Dessa maneira, todos sairo ganhando, o homem e a natureza. REFERNCIA

SCHEZ, Luis Enrique. Avaliao de Impacto Ambiental: conceito e mtodo. So Paulo: Oficina de textos, 2006. TRICART. Jean. Ecodinmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977, 97p. BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Fsica Global. Caderno de Cincias da terra, So Paulo, 1972. N.13, p.1-27. SILVA, Jos borzacchiello da (org.); CAVALCANTE, T. C. (Org.); DANTAS, E. W. C. (Org.). Cear um novo olhar geogrfico. 2. ed. Fortaleza: Editora Demcrito Rocha, 2007. v. 1.

Anda mungkin juga menyukai