Anda di halaman 1dari 6

1.2.

FRUM

Ol a todos! Infelizmente, nem todo mundo conseguiu ainda postar a Atividade 1.1, por isso, diante dos textos que esto disponveis, destaquei as citaes das colegas Ana Lcia e Maria Lcia e Cristina e Andra, e gostaria de considerar a respeito de ambas. Ana e Lcia, no momento que reconhecem que:
"Uma vez dispostos a aceitar o novo, estaremos abertos a reaprender e reconsiderar a nossa condio de aprendiz no decorrer de toda a carreira",

demonstram que todo e qualquer profissional, inclusive o professor, deve estar aberto ao novo, e j que o mundo eterna dialtica, deve reconsiderar suas convices e aceitar as mudanas, no de forma acomodada, alienada, mas de forma inovadora, vinculada transformao. Complementando essa mesma linha de raciocnio, eu tambm destaquei no texto postado por Cristina e Andra:
"O papel do educador, nesse contexto, conhecer os formatos ou contedos mais utilizados pelo seu pblico-alvo e saber se apoderar deles na busca da criao de situaes de aprendizagem que se tornem interessantes para o educando. tambm se apoderar das ferramentas tecnolgicas postas sua disposio para tornar o uso dessas ferramentas no um fim em si mesmo, mas um meio para atingir o conhecimento."

A reflexo das colegas se encaixa perfeitamente no contexto em que estamos inseridos socialmente: vivemos, desde a globalizao, na sociedade da informao, onde as mudanas acontecem de forma desenfreada e ns como educadores e aprendizes, temos o dever de estarmos em constante mudana tambm. Acho que chega de saudosismo, pois sabemos muito bem que a nossa gerao da sabatina foi uma e aos nossos alunos a produo do conhecimento deve chegar de outra forma, pois as informaes esto a disposio daqueles que tiverem os saberes e as motivaes necessrios para pesquis-las e transform-las em algo produtivo. Acho que isso... Jackeline

1.3. DIRIO DE BORDO

Os textos de Nvoa e Salgado realmente so muito interessantes: li, reli, anotei, refleti, viajei... e acabei no fazendo as outras atividades propostas. Os autores refletem perfeitamente meus anseios como professora, bem como minhas dificuldades, minhas limitaes e principalmente, meus motivos para me revoltar de vez em quando. Quando Salgado considera sobre o significado da noo do professor como profissional e nos atenta para o processo de proletarizao pelo qual estaramos passando no contexto em que estamos inseridos, percebi justamente que no me cabe apenas conhecer e transmitir, mas principalmente refletir a minha prtica. A foi que a leitura ficou mesmo emocionante, pois ao me deparar justamente com o texto de Nvoa, no qual ele fala exatamente sobre a reflexo da prpria prtica, percebi que, no corre-corre do dia-a-dia, eu me esqueo de refletir, de socializar com os meus colegas experincias exitosas e traumatizantes e, mais ainda, esqueo muitas vezes, de dar um novo significado minha prtica, pois o trabalho coletivo citado no texto de Antonio Nvoa ainda no se faz presente, de fato, na escola que eu trabalho, visto que ainda somos uma equipe um pouco individualista e que no percebeu, ainda, se no a necessidade, as mltiplas vantagens de os professores se assumirem e agirem como comunidade, como uma classe organizada, unida e fortalecida atravs dessa associao. Finalizando a minha reflexo, a parte que mais me tocou, nos dois textos, foi o pargrafo da entrevista do professor Nvoa, que fiz questo de transcrever abaixo, pois reflete um pouco a minha inquietao como professora numa sociedade que no valoriza a minha profisso, mas que, no final das contas, a culpa por todos os males que a acometem: As escolas valem o que vale a sociedade. No podemos imaginar escolas extraordinrias, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona, (...) as coisas que no podemos assegurar que existam na sociedade, temos a tendncia de projet-las para dentro da escola e sobrecarregar os professores com um excesso de misses (...) Bem, como no estamos no FRUM, essa discusso vou levar para as prximas ACs.

1.3. Vamos assistir entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educao e Tecnologia e discutir sobre
uma de suas idias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:

[...] necessrio repensar a escola e a educao no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaos do conhecimento. (Dowbor, L., 2001)
Entre no Frum Educao e Tecnologia para registrar sua contribuio e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuies dos colegas.

O professor Ladislau Dowbor, em sua entrevista fala da necessidade de conhecimento que todos ns, inseridos na sociedade da informao temos. Nesse sentido, ele considera algo muito importante em toda profisso: a requalificao profissional. Dowbor finaliza suas consideraes acerca das novas atribuies cobradas escola, que deve ser menos lecionadora e mais organizadora e articuladora dos diversos espaos de aprendizado, defendendo a interao entre trabalho e educao. Minha reflexo acerca do vdeo de expectativa e ao mesmo tempo de apreenso, pois embora concorde em gnero, nmero e grau com o professor e tenha conscincia de que o cerco est se fechando para o profissional que no rev sua prtica, que no se requalifica, que ainda acredita que sua funo somente dar a lio no quadro, ao mesmo tempo vejo que a sociedade est cobrando de ns professores algo que muitas vezes no conseguimos dar conta, at porque a prpria sociedade no nos assegura (Nvoa, 1992) e, acredito eu, para que possamos articular, organizar de forma eficiente essa demanda, devemos ser vistos, tratados e valorizados primeiramente como profissionais, devemos ter mais tempo para o estudo, para a dedicao nossa formao como profissionais, como cidados, mas acima de tudo como pessoas, que tm necessidades bsicas como o lazer, estar em famlia, o cio, enfim, para sermos profissionais de qualidade, penso eu, que devemos acima de tudo sermos pessoas plenas e realizadas para que, quando em nosso ambiente de trabalho estivermos, possamos gerenciar a densidade de informaes disponveis e possibilitar aos nossos alunos a produo de um conhecimento que eles podero aplicar nas diversas situaes do seu cotidiano como cidado, trabalhador e principalmente como pessoa em constante formao.

Concordo, Sandra! Muitos acreditam que basta estar munido de recursos tecnolgicos para estar inserido nesses novos tempos, nessa nova era da informao. Acabamos nos esquecendo das relaes humanas, e pior, esquecemos muitas vezes de dar sentido informao. Devemos perceber que nada no mundo pode ser estabelecido como verdade absoluta e, sendo assim, as informaes contidas nos recursos tecnolgicos que costumamos utilizar em sala de aula (internet, filmes, documentrios, textos dos livros, etc.) no devem ser internalizadas como uma obra acabada, mas podem ser vistas como um passo para a construo de um dilogo que pode levar a um conhecimento significativo sobre algo. Sem dvida, ainda temos muito o que aprender!!!

Ah!!! O auge mesmo da entrevista foi quando o professor Dowbor nos remeteu ao sculo XVI, com a citao de Montaigne, perfeita para nossa discusso sobre Educao e Tecnologias: A cabea no tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita. Desculpem-me, mas inevitvel, Histria est em tudo, o conhecimento algo global, no h como fragment-lo mais (tenho que puxar a sardinha para minha disciplina, kkkkk), claro que at impossvel se apoderar de todo o conhecimento, mas justamente essa a beleza do nosso mundo atual: ele est disponvel para todos, o que no aconteceu em outros perodos histricos e o que ainda est longe de acontecer em algumas partes do mundo, pasmem!!! Saber selecionar a nossa tarefa, saber direcionar de forma qualitativa aos nossos alunos um desafio possvel, e dar o exemplo ainda a soluo para educar bem...

ATIVIDADE 1.8

PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETOS


PROJETO 1

Ttulo: NS e os NS
Tema: Sexualidade Objetivo(s): Trabalhar de forma ldica e dinmica questes relacionadas sexualidade e aos assuntos que forem surgindo durante o processo do projeto "NS e os NS", sempre com recursos e linguagem adaptados faixa etria em questo. (Ensino Fundamental) Trabalhar de forma dinmica e ativa questes relacionadas aos projetos de vida, perspectivas de futuro e assuntos que forem surgindo durante o processo do projeto "NS e os NS, sempre com recursos e linguagem adaptados faixa etria em questo. (Ensino Mdio) Contedos Curriculares: Cincias Naturais e Biologia Pblico-alvo: Ensino Mdio. Profissionais participantes: Professores de Cincias Naturais e Biologia, Psiclogo, Orientadoras Educacionais. Tecnologias e Mdias utilizadas: TV, DVD, Mquina digital, Datashow. Perodo de realizao: 2 semestre do ano letivo. Atitudes dos alunos: Este projeto foi implantado em nossa escola ( C. Estadual Amrico Pimenta) em 2007. Os alunos participaram das atividades elaboradas de acordo que o tema abordado. Este projeto tem sido aplicado anualmente em nossa escola. Observao: em andamento. PESQUISANDO SOBRE TRABALHO POR PROJETOS: Existem projetos que animam tanto a alunos como a professores. Mtodo de projetos: Podemos pensar em termos de Mtodo ou de Pedagogia de Projetos. O que muda, entre um e outro, a abrangncia da implantao da metodologia, podendo chegar a uma mudana total na orientao filosfico-pedaggica da escola. O Mtodo de Projetos pode ser implementado numa escola tradicional ou inovadora, como mais uma tcnica de ensino utilizada periodicamente, conjugada com outros procedimentos, ou pode ser o procedimento principal e definidor do mtodo da pedagogia da escola. No final das contas, o que definir a pedagogia da escola ser o conjunto de seus objetivos e propostas que orientaro, na prtica, o tipo de educao que estar sendo oferecido aos alunos". (BRUNIER,http://www.senac.br/informativo/BTS/273/boltec273e.htm). "H uma tendncia na rea pedaggica de alguns assuntos se transformarem em modismos e, de repente, um termo muito evocado nesse mbito se tornar em palavra de ordem como o caso do tratamento que s vezes dado ao termo projeto. Pensamos que essa banalizao acontece pelo fato de que nem sempre os envolvidos no trabalho pedaggico do cotidiano escolar tm claro o que realmente um projeto de ensino -aprendizagem,segundo VASCONCELLOS (2005). Avaliao de um projeto: Segundo Clarice Massa e Andria Massa, em seu artigo entitulado "A BANALIZAO DO TERMO PROJETO NO COTIDIANO ESCOLAR", a avaliao de um projeto acontece de trs formas distintas: 1. Avaliao diagnstica: a avaliao com coleta de dados da realidade que justifique a existncia de um tratamento metodolgico por projetos, cujos interessados para que essa realidade seja transformada devero estar envolvidos desde seu diagnstico ao planejamento de suas aes, em sua execuo, nas avaliaes parciais at o processo final. 2. Avaliao do processo: para que um projeto tenha xito necessrio que algum o coordene, e esse coordenador dever, no decorrer do desenvolvimento das aes do projeto, coletar dados, investigar, propor mudanas, dar e acolher idias, pois esse profissional dever ter um olhar sobre a realidade que ora se transforma, e tambm dever procurar registrar os avanos, os retrocessos, os desafios, reunir os envolvidos, lembrando que um projeto se faz com o envolvimento das pessoas que propem mudanas e de alguma forma por elas sero beneficiadas. 3. Avaliao no final do projeto: hora de replanejar para novos encaminhamentos. Estrutura de um projeto (Exemplo de como elaborar um projeto escolar): 1-Capa 2-Contracapa 3-Introduo 4-Justificativa 5-Objetivos 6-Atividades 7-Avaliao 8-Referncias

PROJETO 2

Ttulo: Projeto vdeos - Artes e histrias para contar e mostrar


Disponvel em: http://www.piratininga.org.br/videos/historia.html

COMENTRIO: Com o objetivo de conhecer, selecionar, organizar e divulgar a produo de vdeos e DVD's populares, o Ncleo Piratininga de Comunicao (NPC) organiza um CATLOGO DE VDEOS POPULARES. Os sindicatos, ONGs e movimentos sociais podem enviar trabalhos produzidos em DVD ou VHS. O projeto parcialmente financiado pela ELETROBRS, por meio da lei Rouanet. Melhor seria se pudssemos fazer download dos vdeos.

PROJETO 3 Ttulo: DILOGOS CONTRA O RACISMO Disponvel em: http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/

COMENTRIO: Eu mesma, em 2007 me inspirei nesse trabalho brilhante e propus no colgio onde trabalho um verdadeiro dilogo contra todas as formas de discriminao. Nasceu, assim, o Projeto Conscincia Negra, postado na Biblioteca do curso em Atividade 7.

Jackeline Pvoas
PROFESSORA DE HISTRIA CURSISTA DO E-PROINFO

Anda mungkin juga menyukai