Anda di halaman 1dari 12

RAAS

De maneira simples e direta, pode-ser classificar as raas bovinas de interesse para produo de carne no Brasil como Raas europias da subespcie Bos taurus taurus, e Raas indianas da subespcie Bos taurus indicus. As raas europias podem ser separadas assim: a) raas europias adaptadas ao clima tropical, como a Caracu; b) raas europias britnicas, como a Angus e a Hereford, e c) raas europias continentais, como as francesas Charols e Limousin, as suas Simental e Pardo Suo, ou as italianas Marchigiana e Piemonts. As raas de origem indiana, do grupo Zebu, bem conhecidas no Brasil, que tiveram ou esto tendo uma participao decisiva no desenvolvimento da pecuria tropical, so por ordem de importncia histrica, a Gir, a Guzer e a Nelore. As raas Indubrasil e Tabapu, embora sejam do grupo Zebu, no so indianas porque foram formadas no Brasil. o caso tambm da raa Brahman, que foi formada nos Estados Unidos, a partir de cruzamentos entre raas indianas.

Raa Angus
A origem da raa Angus especulativa. H quem acredite que a formao se deu a partir de uma raa mocha da Inglaterra, outros defendem a idia que a formao se deu a partir de uma mutao de uma raa primitiva da Esccia, de colorao negra e aspecto carnudo, encontra-se em fase de franca expanso em todo o Brasil, ganhando espao dentro do contexto da pecuria de corte, bem como em projetos de Cruzamento Industrial, onde imprimi uma terminao precoce e qualidade de carne superior. Os animais apresentam bom rendimento de carcaa (em torno de 52%). Sua carne reconhecida como a melhor em todo o mundo, com base nas caractersticas de maciez, suculncia e marmoreio.

Generalidades
O bero da raa angus a Esccia e seu nome foi tomado dos condados onde comeou seu desenvolvimento: Aberdeen e Angus. A histria registra a existncia dos "vacuns mochos pretos", no condado de Angus, antes do sculo XVI e sua origem to remota que impossvel precisar como e quando apareceram. O primeiro reprodutor aberdeen angus a entrar no Brasil foi em 1906, Bag, municpio situado na Fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

Padro da raa

Cabea: de tamanho mdio, pouco alongada, de perfil entre ligeiramente cncavo a reto. Olhos amplos, bem separados. Orelhas de tamanho mdio nos machos e grandes nas fmeas. - Pescoo: de comprimento mdio com musculatura firme. - Pele: de espessura fina a mdia, de plos finos, curtos e densos. - Cor: preto ou vermelho. Os plos brancos com pele clara. O bere pode ter manchas brancas, desde que abranja parcialmente sua superfcie.

Aptides
O aberdeen angus se destaca ente as raas taurinas por reunir um grande nmero de caractersticas positivas que lhe asseguram um excelente resultado econmico como gado de corte. Em comparao com outras raas, o aberdeen angus tm demonstrado que, nas mesmas condies alimentares, atinge mais cedo a puberdade e o estado de abate. A precocidade do angus reflete-se no abate de novilhos jovens, que, alm de uma necessidade mercadolgica, fator fundamental de uma pecuria de retorno mais rpido. A rusticidade facilmente identificada pelo grande nmero de animais (macho e fmeas) espalhados pelas varias regies de climas diferentes do pas, mantendo suas qualidades inalteradas. Grande adaptao s condies ambientais dos territrios onde criado, seja com temperaturas extremas, altas ou baixas, solo seco ou alagadio, campos altos ou abrigando pastagens ricas ou pobres. A facilidade do parto gera um terneiro de porte mdio. A qualidade de carne um dos atributos excepcionais da raa aberdeen angus, garantindo-lhe uma posio de liderana, evidenciada atravs da opinio de autoridades do setor, e confirmada nos mais diferentes concursos realizados nos principais mercados produtores. O aberdeen produz um animal com alta qualidade de carne, apropriada no s para o mercado interno, como tambm para exportao: este animal apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigncias europias) e sua carne marmorizada (gordura entremeada na carne).

Raa Aquitnica
Formada pela juno do mesmo tronco gentico (blonde d'aquitaine x caracu), esta "nova raa" de bovinos comeou a ser desenvolvida no Brasil em Uruguaiana (RS) e vem sendo melhorada geneticamente

em diversas condies ambientais, como no pantanal mato-grossense, no cerrado goiano, no Nordeste brasileiro e na regio do chaco paraguaio.

Caractersticas
A raa aquitnica chamada de sinttica, uma vez que "produzida" a partir de duas outras raas, aproveitando o que h de melhor em ambas as raas sintetizadas. Seu nome foi escolhido em funo do blonde - uma raa moderna, de tima fertilidade e facilidade de parto, precocidade, excelente cobertura muscular e rendimento de carcaa com tolerncia razovel ao calor. Padro da raa Esta uma raa de grande rusticidade (o aquitnico um animal aclimatado); couro fino com plo variando do curto a zero e de colorao variando do branco ao amarelo; cabea pequena; e muito boa converso alimentar. Aptides - o macho (produto aquitnico) tem o hbito de acompanhar a vaca nelore no pasto, no procura a sombra (pois no sofre muito o efeito do calor) e com isso aumenta os nveis de prenhez;

- alta penetrncia gentica, porque sendo animais do mesmo tronco gentico blonde e caracu, proporcionam maior vigor hbrido quando cruzados com zebunos. Existem animais mochos e aspados, embora na maioria das propriedades a amochao, hoje. No uma raa de dupla aptido. Mas, devido presena do caracu, so gerados animais com tima habilidade materna, servindo at para tirar leite para o gasto.

Raa Beefalo
Quando os europeus chegaram Amrica Norte, no sculo XV e XVI, deparam-se com extensos rebanhos nativos de um animal classificado como biso (sendo chamados por alguns de "bfalo americano"). Somente os ndios conseguiam viver explorando os bises, pois ambos eram nmades. Aps dcadas de matanas organizadas pelos colonos americanos, este animal quase chegou extino. Foi a partir de 1914 que comearam as primeiras experincias de cruzamento com o gado bovino, por iniciativa do Canad, salvando a espcie do desaparecimento. No final da dcada de 40, trilhou um novo caminho que culminou, em 1957, com o primeiro touro frtil sangue biso. O nome beefalo originou-se na dcada de 70, resultante da produo de animais frteis com sangue 3/8 biso e 5/8 bovino. No final de 1991, foram importados 106 animais que deixaram o rigoroso inverno de -30C em Wyoming (EUA), para um calor intenso no Mato Grosso do Sul. Hoje, estes animais esto plenamente adaptados, onde um grupo de profissionais desenvolvem tecnologia avanadas para viabilizar sua implantao no pas.

Caractersticas
O beefalo herdou do biso a rusticidade, que possibilita o uso da raa na monta natural e sua criao maneira extensiva, a pasto. Outras caractersticas so significativas: - Precocidade: grau elevado de precocidade em servio aps 14 meses de idade. Rpido ganho de peso e terminao com 2 anos. - Fertilidade: Registra alta taxa de fertilidade, semelhante ao dos bovinos europeus. Um exemplo de ao bem-sucedida com a raa beefalo, o ganho do desmame no stimo ms, com fmeas pesando ao redor de 190kg e os machos com 210 kg.

Raa Beefmaster Raa Blanc-Bleu-Belge


a raa "Azul" da Blgica, formada pelo acasalamento do gado nativo Belga com a raa Durham ou com o Charols. Apresenta sempre musculatura dupla no posterior, o que uma marca da nova raa. Rapidamente, ganhou o nome se "Super boi", despontando como uma inovao no mercado de carnes no mundo. A pelagem pode ser branca, ru, azulada e at preta. A carcaa ideal para retaliao, produzindo at 20% a mais que outras raas e com 10% a menos de ossos. So normais rendimentos de carcaa acima de 70%. No Brasil, alguns cruzamentos foram feitos com Nelore, no havendo problemas de parto.

Raa Blond DAquitaine


Na modernidade, a raa Blonde d'Aquitaine resultou de uma fuso entre as raas Garonne, Quercy e Blonde des Pyrnes. As trs se transformaram em uma. O animal de grande porte, apto para o trabalho, com excelente taxa de crescimento vem cedendo lugar a um formidvel animal de corte. O rendimento de carcaa, acima de 60-65%, com carne muito apreciada, levando a raa a ganhar, constantemente, novos mercados.

Generalidades
No existem dados suficientes para discutir a origem desta raa francesa, embora existam diversas variedades nos vales dos Pirineus. A raa blonde d'aquitaine resultou de uma fuso ente garonne, quercy e blonde, que deveria ser denominada blonde du sudouest, mas isso no se verificou. O habitat do gado amarelo-avermelhado dos Pirineus encontra-se no externo sudoeste da Frana, delimitado pelas margens do rio Garonne, Burdeos, Prigord, Quercy e Gascogne. No Brasil a raa adaptou-se bem. Em 1913 a raa garoneza garantia bons produtos quando cruzada com o caracu - base da pecuria na poca. A raa voltou a ser introduzida em 1972. Existem dois estudos de formao de raas pelo cruzamento de blonde com caracu: e a aquitnica e a tropicana (3/8 blonde d'aquitaine e 5/8 caracu), esta ultima iniciada a partir de 1994.

Padro da raa
A pelagem de uma s cor: parda variando at o ligeiramente vermelho ou do amarelo claro at o amarelo escuro. O pelo suave e curto, mas nunca eriado. Condenam-se as manchas brancas, negras ou de cor vermelha escura, nas extremidades, na parte inferior do abdmen e nos flancos. A pele flexvel, de grossura media e colorao rosada, sem pigmentao negra ou castanha em torno dos orifcios naturais.

Raa Bonsmara
O Bonsmara uma raa funcional, saudvel e frtil. uma alternativa vivel ao gado Zebu para o aumento da eficincia de produo de carne nas regies do mundo que necessitem de adaptao ao clima quente.Todas as caractersticas identificadas como sinnimo de boa adaptao.

Raa Braford
A raa foi formada na Flrida pelo cruzamento entre Brahman e Hereford. uma raa dcil, rstica, precoce, resistente e de alto rendimento de carcaa. No Brasil, os cruzamentos de Hereford com Nelore, Tabapu e outras raas zebunas tm sido realizados com sucesso, h longo tempo no rio Grande do Sul, e recebem a denominao de Braford, Pampiana Braford ou Santa Clara. Provavelmente, a raa formada por estes cruzamentos passe a ser denominada apenas por Pampiana.

Caractersticas
O macho braford extremamente frtil, viril e precoce, adaptando-se muito bem s condies de reproduo a campo. capaz de transferir os gens de precocidade, fertilidade, temperamento dcil e qualidade de carne do hereford e rusticidade e rendimento de carcaa dos zebunos. Fmeas braford so precoces e frteis. Esta matriz tem comprovado potencial de entrar em reproduo, totalmente a campo, aos 18 meses de idade.

Padro da raa
De um modo geral, a raa apresenta plo curto e lustroso. A pelagem vermelha em todas as suas variaes no grau 3/4 zebu admitem-se todas as tonalidades. Os testculos, alm da normalidade anatmica, nunca devem medir menos de 33cm de circunferncia, sendo o prepcio de tamanho mdio ou curto. Quanto ao desenvolvimento e conformao, estes variam de individuo, em relao aos seus contemporneos e conforme as condies ambientais onde so criados. Discriminam-se animais muito altos.

Raa Brahman
a raa zebuna melhorada nos Estados Unidos, sua formao iniciou com a importao de gado brasileiro com predominncia da raa Guzer e algumas evidncias indicam, tambm a participao das raas Gir e Nelore. uma raa utilizada em diversos cruzamentos com raas europias (Devon, Hereford, Angus, Charols, Limousin, Simental, Chianina, e outras). A raa Brahman no indiana porque foi formada nos Estados Unidos, a partir de cruzamentos entre raas indianas .

Raa Brangus
Raa formada pelo cruzamento entre Brahman e Aberdeen Angus. O gado mocho, com pequena

giba entre o pescoo e as espduas. Colorao negra com algumas pintas brancas na regio umbilical. A carne, como no Aberdeen Angus, bem marmorizada.

Raa Canchim
Produto do cruzamento do Charols com o Zebu (Indubrasil, Guzer ou Nelore). A pelagem creme, uniforme, com plos curtos e a pele escura. Nas regies de alta insolao, admite-se o gado com pelagem acinzentada. Gado rstico, precoce, com bom ganho de peso e produz carne de boa qualidade.

Generalidades
A raa canchim foi criada a partir da rusticidade do nelore somada produtividade do charols, visando exatamente s qualidades de resistncia e produtividade. A raa utilizada nos trabalhos de cruzamento para formao do gado canchim foi a charolesa, por se tratar de uma raa de grande rendimento e a nica raa europia especializada para corte a apresentar condies satisfatrias de adaptao natural ao Brasil Central.

Caractersticas
O canchim fruto de um trabalho cientfico que visa viabilizar economicamente a obteno de carne de melhor qualidade nas condies brasileiras. Se comparado com touros de raas zebunas, produz o mesmo nmero bezerros, porm com qualidade superior, pois so mais pesados; em relao aos touros de raas europias ele produz bezerros com o mesmo peso, porm em maior quantidade. H poucos anos, o padro revisto visando enquadrar cada vez mais o canchim dentro dos principais requisitos da pecuria de corte: - a precocidade no ganho de peso; - a precocidade na maturidade sexual e - a precocidade no acabamento da carcaa. Como conseqncia foi introduzida a obrigatoriedade da medida da circunferncia escrotal para registro dos machos. Como sabido, o tamanho da circunferncia escrotal tem alta correlao com o ganho de peso e maturidade sexual dos filhos descendente daquele reprodutor. Outras caractersticas podem ser observadas: - pelagem: cinza, vermelha e branca; - pele: solta, abundante e escura, com plos curtos, densos e brilhantes; - orelhas: de tamanho mdio; - umbigo: mdio.

Cruzamento industrial
O objetivo dos programas de cruzamentos alternados foi obter de um lado, mestios 5/8 charols 3/8 zebu e, de outro lado, animais 3/8 charols - 5/8 zebu, e avaliar um esquema mais indicado para esses cruzamentos.

Raa Caracu
o gado europeu mais adaptado ao clima tropical, pois est presente no Brasil desde o perodo colonial. Esta raa descende de bovinos portugueses (Minhota e Alentejana). No incio a pelagem era a mais variada possvel. Hoje, a pelagem amarela, variando at o vermelho, evitando-se plos negros e brancos. O Caracu considerada uma raa de dupla aptido que surge como excelente opo nos cruzamentos, devido a sua secular adaptao aos trpicos.

Generalidades
A raa caracu descendente direta dos animais dos troncos Bos tauros, ibricos e os Bos tauros aquitanicus, basicamente trazidos para o Brasil pelos colonizadores portugueses. A primeira entrada destes animais ocorreu em 1534 em So Vicente (SP). Foram criados durante vrios sculos enfrentando todos os tipos de dificuldades como alimentao escassa, doenas, clima forte e parasitas. Esta presso de seleo natural moldou os animais chamados crioulo (nativos), destes foram separados os de plo amarelo e, da formado o caracu. Em 1909 formou-se o posto de seleo de raas nacionais caracu.

Caractersticas
O que mais chama a ateno na raa, por ser de origem europia, a extraordinria adaptao ao clima tropical e subtropical. A seleo natural provocou modificaes anatmicas e fisiolgicas que lhe proporcionaram as caractersticas a seguir:

- pelo curto; - resistncia ao calor; - resistncia a endo e ectoparasitos; - cascos resistentes, tanto para duros quanto encharcados; - umbigo curto e sem prolapso prepcio; - capacidade de digerir fibras grosseiras; - facilidade de parto.

Padro da raa
- Plo: curto e inclinado, pelagem nos vrios tons de amarelo, sem plos pretos ou manchas brancas; - umbigo: curto e sem prolapso de prepcio; - orelhas: pequenas; - prepcio: curto; - vassoura do rabo: amarela; - mucosa: alaranjada.

Raa Charols
Os animais so grandes e pesados com amplas massas musculares e alto rendimento de carcaa. A pelagem branca ou creme (amarelo claro) com reflexos amarelados. A pele no pigmentada, nem as mucosas, o focinho, os cascos e os chifres, sendo ideais para o clima temperado. A carne de excelente qualidade, com pouca gordura superficial, embora bastante marmorizada internamente, com rendimento de carcaa entre 58 a 65% a pasto e entre 65 a 70% em confinamento.

Generalidades
A raa charolesa j existia h mais de 50 anos a.C., onde evoluiu lentamente no passado, e com muita rapidez no sculo XX. O gado habitava a comarca de Charolais, na regio central da Frana, entre os fios Loire e Sone. No Brasil, o charols teve sua porta de entrada em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1885.

Caractersticas
A raa especializada em produzir grande massa muscular, com pequena capa de gordura, associando sua qualidade rstica e adaptabilidade a uma variedade climtica do frio ao subtropical. Um gado precoce e especializado em carne, destacando-se pelo grande rendimento de carcaa, estrutura fsica (conformao), com preponderantes caractersticas raciais e maturidade sexual. Destacam-se os principais aspectos da raa: - Fertilidade: desde sua chegada tem vivido e se multiplicado fortemente com destaque para o campo; - Habilidade materna: As mes criam seus bezerros no campo, isso por mais de 100 anos, desmamando-os com peso mdio de 200 kg (6-8 meses); - Eficincia de converso alimentar: o tempo de desmame para o abate menor; A carne do gado charols uma das mais saudveis, com pouca gordura e baixo colesterol. A raa est ente as trs mais importantes para a produo de carne bovina e utilizada nas variadas modalidades de cruzamentos, visando o ganho de peso destacando o seu rendimento na carcaa.

Padro da raa
A linhagem brasileira resultante de trs padres distintos: o francs (animais de maior massa muscular), o ingls (gado mais elevado, mais comprido, mais moderno); o argentino (intermedirio entre os tipos francs e ingls). Originou, assim, o charols de pelagem clara e grande porte.

Raa Chianina
Raa primitiva da regio central da Itlia teve sua origem no vale de Chiana, entre Toscana e Umbria, por volta de 1500 a.C. Acredita-se que a chianina oriunda das fuses entre Bos primigenius e Bos brachyceros. A raa tomou-se preferida dos romanos, durante o apogeu do Imprio. Os primeiros animais chianina que deixaram a Itlia vieram para o Brasil (estado de So Paulo) em 1956.

Caractersticas
Animal de biotipo produtor de carne e alto rendimento de carcaa possuem tambm excelente taxa de converso alimentar. A chianina possui tima tolerncia s temperaturas elevadas em ambientes tropicais, com grande velocidade de ganho de peso. Esta uma raa de grande precocidade, alto rendimento no abate, de fcil adaptao ao pasto, boa rusticidade e alta fertilidade.

Padro da raa
A chianina possui o seguinte padro: - pelagem: branco-porcelana, de pele solta, pigmentada de preta. - espelho nasal, vassoura da cauda e aberturas naturais (nus e vulva) tambm so pigmentados; - cascos: fortes e pretos.

Raa Curraleiro
A raa curraleiro teve a sua origem em raas provenientes da Pennsula Ibrica, trazidas pelos portugueses durante o perodo da colonizao e, com o passar dos anos, e desenvolveu-se em regies de clima semi-rido, sendo, portanto, muito rstico e resistente a endo e ectoparasitaslocal para onde foram trazidas. O Curraleiro produz pouco leite; e pouca carne. Por isso mesmo ele conhecido como o "p duro brasileiro". Essa raa encontrada principalmente no Nordeste. Utilizada para puxar arado nas lavouras do Cear.

Raa Devon
O Devon ou Dvon do Norte, ou "Rubi" ou ainda "Rubi do Oeste" pode ser considerado uma das mais antigas raas do Reino Unido (Ilhas Britnicas), sendo nativo do sudoeste da Inglaterra. Apresenta colorao vermelho-cereja escuro, podendo apresentar manchas mais escuras. A pele alaranjada, com pigmentao muito visvel ao redor dos olhos e do focinho. Hoje a raa dividiu-se em Devon do Norte e Devon do Sul, sendo a segunda mais rstica. No Brasil tem sido sugerida a formao da raa sinttica Bravon (Devon x Zebu) para criao nas regies tropicais.

Generalidades
O gado devon, ou devon do norte teve surgimento da raa neste pas remanesce da poca das expedies fencias buscando estanho em Cornwall, com mudanas raciais acentuadas observadas nos ltimos anos. O Devon no Brasil se deu em 1906, na regio de Pedras Altas-RS, depois em Alegrete e municpios gachos vizinhos. Em 1914, a cidade de Bag-RS, inscreveu o primeiro lote de reprodutores puros da raa, duas vacas e um touro, de procedncia inglesa. Em 1915, foi registrado o primeiro devon de nome "Bag".

Caractersticas
Na regio de origem, este gado tem triplo propsito - carne, leite e trabalho. Nos demais pases, basicamente produtor de carne, mesmo aproveitando-se secundariamente o leite. A conformao a de um animal aperfeioado para o corte, respondendo bem a uma boa alimentao e rendimento muito elevado. Produz carne de primeira qualidade, marmorizada e de fibra fina. Criado de forma puro ou cruzado com outras raas, o devon apresenta rpida terminao e excelente rendimento de carcaa. Sua capacidade de converso alimentar e de produo de carne de qualidade esto entre as melhores do mundo, sendo suas caractersticas mais marcantes: - rusticidade (adaptao a qualquer clima e qualquer altitude); - conformao de carcaa; - fertilidade; - habilidade materna; - precocidade; - habilidade na converso alimentar e - docilidade. As vacas so rsticas, prolferas e dotadas de alta produo leiteira. Comparadas s raas de corte, so tidas como de grande lactao. Seus terneiros possuem em mdia 35 quilos, sendo relativamente pequenos.

Padro da raa
Os animais so simetricamente proporcionais, com pelagem avermelhada escura sobre uma pele de cor amarelada; no Brasil denomina-se de pelagem rubi. A pigmentao maior em tomo dos olhos.

Raa Gir
Segundo sugestes da literatura sagrada hindusta, talvez seja a raa zebuna mais antiga do planeta. A colorao popular a de fundo claro ("branco-sujo") com pintas avermelhadas ("chitas"), ou a de fundo vermelho com pintas claras, variando por vrios tons entre amarelo e vermelho-escuro. As orelhas so pendulares, semelhantes a "folha seca", formando uma dobra caracterstica na extremidade, voltando para dentro. Os chifres so voltados para fora, para baixo e para traz. A giba ("cupim") bem saliente nas fmeas e avantajada nos machos. Quanto a aptido, existem dois tipos de Gir: o leiteiro e o de corte.

Raa Guzer
uma raa de grande porte, com pelagem "azulega" (cinza azulado), sendo escuros o posterior e as extremidades do animal (face, patas e cauda). Os chifres so em forma de lira (para cima, abertos e fechados para dentro) utilizado para a confeco dos famosos berrantes dos boiadeiros. As orelhas so medianas com estreitamento caracterstico nas pontas. O Guzer se destaca como a raa zebuna mais verstil na atualidade. Cruzamentos com raas europias ou formando o cruzado Guzonel (Guzer x Nelore) que so notveis vacas-criadeiras (devido a alta habilidade materna do Guzer). No Brasil, o Guzer est presente, principalmente, no nordeste, sendo a nica raa que sobreviveu, produtivamente, aos cinco anos de seca (1978 a 1985). Tambm muito criada no Rio de Janeiro, Minas Gerais, So Paulo e Gois.

Raa Hereford
Prevalece a pelagem vermelha e branca (totalmente vermelho, com cabea, peito, regio abdominal, parte inferior dos membros, faixa estreita no dorso e vassoura da cauda brancos). A pele e o focinho no so pigmentados. A cara branca dominante e transmitida aos produtos de cruzamento, independente das raas utilizadas. um gado de pastoreio e engorda em campos de boa qualidade. A aptido principal do Hereford a produo de carne. extremamente resistente s condies adversas, tanto ou mais que qualquer outra raa europia.

Generalidades
A raa hereford tem registros de origem no Condado ingls do mesmo nome (provavelmente de cruzas entre bovinos escandinavos e franceses, h mais de 150 anos). No Brasil, o primeiro exemplar chegou em 1906.

Caractersticas
A versatilidade e a eficincia da raa hereford, so comprovadas na relao de seis habilidades quase que exclusivas: - adaptao aos mais diversos ambientes e sistemas de produo, graas a sua docilidade e rusticidade; - ndice de fertilidade dos mais altos da espcie, quando favorecidos com manejo e alimentao adequados; - excepcional ganho de peso a pasto; - preponderante nos cruzamentos com outras raas, especialmente as zebunas; - indiscutivelmente a raa mais cosmopolita do mundo, o que facilita gentica abundante e qualificada;

- Espetacular ndice de rendimento de carcaa, superando outras raas europias.


Padro da raa
Desde sua descoberta, o hereford manteve a pelagem vermelha, variando do amarelo at o cereja. No comeo ocorriam as seguintes pelagem: vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, cinza clara e parda. Gradualmente, a pelagem "pampa" caracterstica foi se impondo, hoje considerada " marca de pureza" da raa.

Raa Indubrasil
a primeira raa neozebuna do mundo, foi formada pelo cruzamento entre Guzer e Nelore (1890 a 1920) e com introduo da raa Gir entre 1911 e 1920. Apresenta grande porte, habilidade para longas caminhadas e matrizes eficientes. A pelagem branca, amarela, cinza ou vermelha, podendo apresentar a frente, o posterior e as extremidades escuras. A pele negra, as orelhas so longas, pendulares, com face interna voltada para frente e as extremidades curvadas para dentro. a raa bovina com orelha mais comprida no mundo. Atualmente, o hbitat est restrito ao Nordeste e a Minas Gerais, pois as fmeas Indubrasil continuam sendo procuradas como base em cruzamentos. a raa brasileira mais difundida no exterior, com rebanhos na maioria dos pases latino-americanos e nos Estados Unidos.

Caractersticas
O indubrasil na idade adulta apresenta as seguintes caractersticas: Sem tecnologia, o indubrasil, do acaso, constituiu a primeira histria, encenada antes de 1950. Agora surge a nova fase, com a verdadeira fisionomia da raa, disposta a ocupar seu espao no mercado pecurio. "Alm do vasto mercado interno, que admira o grande porte e grande volume, em primeira instncia, indubrasilistas esto voltando os olhos para o mundo e constataram que esta a raa mais vitoriosa fora dos limites do Brasil".

Padro da raa
- orelha: pendentes, de mdias a longas;

- cupim ou giba: bem plantado sobre a cernelha; nas fmeas menor e menos caracterizado; - umbigo: reduzido; - cauda e vassoura: comprida e fina, na linha ou abaixo dos jarretes. Vassoura ligeiramente mesclada; - pelagem: uniforme, branca e cinza, em suas diversas variedades. Admite-se a amarela e vermelha uniforme; a pele: preta ou escura, solta, fina, flexvel, macia, oleosa, rseo no bere e regio inguinal. O indubrasil apresenta a mais comprida orelha entre as raas bovinas do mundo. Em uma ampla pesquisa realizada na dcada de 1980, confirmou o aumento do seu tamanho ainda mais, nos ltimos tempos.

Raa Lageano
Raa em extino. Gado desigual, de grande rusticidade, descendentes dos primeiros bois trazidos de Portugal logo depois do descobrimento. Ainda no reconhecida pelo Ministrio da Agricultura.

Raa Lavnia
Origem municpio de Lavnia, So Paulo, raa mista, formada de 5/8 Pardo Suo + 3/8 Zebu; pelagem parda - cinzenta, de cor mais clara ao redor do focinho e orelhas; aptido mista.

Raa Limousin
Raa nativa da provncia de Lemosm ou Limousin, no sodoeste da Frana. A pelagem de colorao amarelo-claro com reas mais claras em torno dos olhos, focinho, ventre, perneo e extremidades dos membros. Apresenta grande massa muscular e alto rendimento de carcaa, devido a sua origem francesa, onde os animais eram selecionados para dupla aptido (trao e carne). A raa se destaca pela alta precocidade, qualidade e homogeneidade de carcaa.

Generalidades
Originrio da zona centro-sul da Frana, onde imperam pradarias pobres e desmineralizadas e montes pedregosos, o ambiente do limousin corresponde ao vero com temperatura acima de 30C e inverno com nevascas chegando a at 1 metro de altura, onde a temperatura atinge -15 C.

Caractersticas
O Brasil tem grandes reas de cria e engorda, ocorrendo baixo nvel nutricional nos perodos de entressafra (julho a novembro) e excesso alimentar de janeiro a maio. Caso o manejo seja inadequado, vai resultar em lucros no vero e prejuzos no inverno e outono. Para os criadores que buscam caractersticas de fertilidade, precocidade e excelente acabamento de carcaa, essa uma raa que preenche todos os requisitos solicitados, e o resultado no poderia ser outro: aumento de produtividade e melhor rentabilidade. No que diz respeito carne comercializvel, o limousin mostra-se rentvel, com alta porcentagem de carnes nobres, principalmente nos quartos traseiros e na linha de dorso.

Padro da raa
Pinturas datadas de 7.000 anos atrs mostram animais de uma raa bovina de cor marromavermelhada, com chifres claros e pontiagudos, boca larga e musculatura abundante, apresentando fone semelhana com o gado limousin atual. Criadores no sculo 20 definiram o limousin um animal com estrutura mdia; pelagem de cor vermelho dourado escuro, com as extremidades de cor trigo; tambm notaram o desenvolvimento de animais de peito largo; insero de cauda perfeita, e grandes massas musculares nos quartos traseiros. Seu produto final um animal eficiente, rstico e adaptado aos diversos climas e temperaturas.

Raa Maine-Anjou
O maine-anjou um taurino francs que no se fixou no Brasil. Durante o ano de 1983 foram registradas 6 cabeas, totalizando, desde a sua primeira entrada, 59 cabeas. O maine-anjou um gado rstico de crescimento rpido e precoce. uma raa mista, com predominncia de carne.

Raa Marchigiana
Originria de regies montanhosas, na Itlia. Apresenta plo curto e branco, chegando at o cinza claro, com vassoura da cauda, orelhas e pestanas escuras. A pele pigmentada, sendo negros a lngua, o focinho e orifcios naturais. uma das poucas raas europias de corte com pelagem branca sobre pele escura, tornando-a bastante indicada para cruzamentos nas regies tropicais. Cerca de 79% do rebanho brasileiro de cruzados Marchigiana est no Sudeste e Centro-Oeste.

Generalidades
A raa marchigiana originou-se dos bovinos introduzidos na Itlia (regio de Marche) em seguida s invases dos povos brbaros em meados do sculo V. Pode ser considerada uma raa sinttica para a produo de carne advinda dos cruzamentos das raas chianina e romangnola.

Padro da raa

Do bovino marchigiana pode-se destacar principalmente: o grande comprimento de seu tronco, a fora de seus dimetros transversais e a fineza da sua estrutura esqueltica. Considerando em sua totalidade, ele harmonioso, gil em seus movimentos e de temperamento dcil. Tem na sua pele a cor preta (mucosa pigmentada) e os plos so brancos e curtos; estatura mdia, principalmente no posterior; possui grande rusticidade e produtividade.

Raa Montana
Projeto iniciado em 1994 baseado em multiplas raas, portanto maior reteno de Heterose e avaliao gentica, composto de caractersticas como peso e circunferncia escrotal e escores visuais para pelo, cor, umbigo, musculatura, carter mocho e todo projeto baseado em avaliao gentica, sendo que um reprodutor para ser vendido tem que pertencer aos 20% melhores da raa. Tornando-se um diferencial nico em vendas de bovinos na Amrica do Sul. NABC: N - Nelore ou raas Zebunas (ex: Bor). A - Adaptadas. Raas europias adaptadas (ex: Senepol, Bosmara, Caracu, Tuli, Belmont Red, Barzona). B - Britnicas (ex: Red Angus, Hereford, South Devon). C - Continentais (ex: Braunvieh / Pardo Suo, Simental, Gelbvieh). Touro NABC 4444 = 25% Nelore, 25% adaptada, 25% britnica e 25% continental. Touro NABC 4804 = 25% Nelore, 50% adaptada e 25% continental.

Raa Nelore
Raa de colorao branca ou cinza claro. Tambm, admite-se a pelagem vermelha, vermelho e branco, e, preto e branco. Os chifres so curtos, as orelhas tambm e com pontas em forma de lana. a raa de maior contingente no Brasil. No Brasil foi desenvolvido o Nelore Mocho, a partir do Mocho Nacional (raa europia adaptada). A raa Nelore esta presente em todo territrio nacional, principalmente no CentroOeste.

Generalidades
O nelore tem sua origem em um distrito, de mesmo nome, da antiga Provncia de Madras, Estado de Andra, situado na Costa Oriental da ndia. Mas a histria do nelore anterior. Ela comea com o deslocamento dos povos arianos, h dois mil anos antes da era crist. Foram os arianos que levaram os animais para o continente indiano, onde viveram em diferentes situaes de clima e de temperatura. O primeiro registro de nelore no Brasil aconteceu em 1868, quando um navio, que se destinava Inglaterra, ancorou em Salvador com um casal de reprodutores a bordo: estes acabaram sendo comercializados. Aos poucos a raa foi se expandindo. Hoje o nelore est presente em todos os confinamentos do pas e a principal raa utilizada para cruzamentos industriais.

Caractersticas
O nelore um animal adaptado s condies dos trpicos, enfrentando os perodos de seca que duram at seis meses, alimentando-se de pasto de braquiria decumbens, de baixa qualidade, e enfrentando os ecto e endoparasitos, alm de sobreviver, crescer e reproduzir. Sua concentrao na regio Centro-Oeste, onde tem produtividade intensa. As fmeas parem com extrema facilidade; criam os seus bezerros e continuam produzindo ate os 20 anos de idade. uma raa rstica, frtil, prolfera, longa vida reprodutiva e resistente s doenas comuns nessa regio. As vacas tm boa habilidade materna, com inclinao natural na garupa, alm de uma boa angulosidade e boa abertura plvica, que facilita o parto e elimina a incidncia de partos difceis. Esse gado possui muita eficincia na reproduo. No aspecto da converso alimentar (que a palavra chave na pecuria de corte), a raa imbatvel. Outro destaque da raa a carcaa, aprovada h muitos anos pelos consumidores brasileiros e estrangeiros. Tem a cabea pequena, aparelho digestivo menor e couro mais fino, ou seja, mais leve. Todos os cortes na carcaa so desossados e aparados de gordura, em suma, a prpria carne. No caso do nelore a poro comestvel gira em torno de 70%. Seu traseiro proporcionalmente maior que o dianteiro, que lhe assegura maior percentual de carnes nobres.

Padro da raa
O nelore tem plos curtos, finos e lisos que auxiliam na eliminao do calor. A pelagem brancocinza, e a pele preta apresentam um conjunto de propriedades fsicas de refletir, absorver, irradiar e filtrar as

diversas radiaes solares dos trpicos. um animal que possui bons aprumos, cascos e ligamentos firmes, umbigo curto, vergalho bem direcionado, com testculos largos, bem conformados e curtos.

Raa Normanda
Raa de origem europia, do condado da Normandia. de dupla aptido. Sua carne considerada uma das melhores entre as raas mistas. Quando colocado em bons pastos, um gado que engorda facilmente e tem uma constituio robusta.

Raa Pantaneiro
Um gado crioulo do Pantanal de Mato Grosso, mas que est desaparecendo com a introduo no Brasil de gado zebuno, em franca expanso. um gado tipicamente europeu, mas que conseguiu se adaptar ao meio tropical, sendo a raa predominante desde o comeo da explorao do Pantanal matogrossense. Gado de corte sem nenhuma uniformidade - pode ser de pelagem branca, preta, pintada e outras variaes, de acordo com os cruzamentos.

Raa Pardo-Suo
a raa mais antiga da sua e uma das mais antigas do mundo. Apresenta grande porte, colorao parda, variando do muito claro ao muito escuro, e pele pigmentada. A mucosa do focinho e orifcios naturais so negros. reconhecida pela sua capacidade de adaptao em regies de clima quente, devido a sua tolerncia ao calor, por se originar de regies elevadas (Alpes) onde a radiao ultravioleta muito intensa e o oxignio rarefeito. A raa Pardo Suo de corte apresenta pescoo mais curto, acentuada cobertura muscular, carne marmorizada e boa habilidade materna, devido a maior lactao das fmeas. Devido s suas qualidades de produo de leite e carne, precocidade, longevidade, rusticidade e adaptao, a Pardo Suo vem sendo utilizada, no Brasil, em diversos cruzamentos com Girolando, Guzer, Indubrasil e Gir para leite, e com o Nelore, formando o Sibu, objetivando a produo de carne.

Generalidades
uma raa pura e milenar, uma das mais antigas, com registros datados de 80 A/C, documentos comprovam que h mais de 1.000 anos atrs existia criao de braunvieh (pardo suo corte) na Sua.

Caractersticas
O pardo-suo se adaptou muito bem s diferentes regies brasileiras, devido s suas caractersticas: - alta converso alimentar; - alta fertilidade de machos e fmeas; - precocidade sexual; - rusticidade: tolerncia ao frio e calor; - camada de gordura na quantidade certa, sem excessos; - habilidade materna; - viabilidade econmica em confinamento. Todas essas caractersticas produtivas e sua rusticidade permitiram que a raa se espalhasse pelo mundo todo, estando presente em mais de 60 pases, do Crculo rtico. O parto um acontecimento cercado de expectativa, pois a fmea traz todo o potencial de um acasalamento meses antes de sua gestao. A confiana de 99% com parto de curso normal para o criador. O pardo-suo corte produz uma carne macia, bem marmoreada, com pouca gordura externa.

Padro da raa
Diferentes fatores como a qualidade do solo, variaes climticas, topografia montanhosa e pastos entre 700 e 2.000 metros acima do nvel do mar, tornaram o Pardo-Suo robusto e auto-suficiente, um verdadeiro produto da terra. So pontos fortes da raa, alm de suas principais caractersticas: - boa pigmentao; - pelo curto, que capaz de crescer ou se manter de acordo com o clima; - cascos: pretos e fortes; - bons aprumos; - plos de cor parda, variando do muito claro para o muito escuro.

Raa Piemontes
Taurino de origem italiana, da regio de Piemonte. Gado com aptido para corte. Foi introduzido no Brasil no Estado de So Paulo, e s um pequeno plantel na cidade de Araatuba, no Oeste do Estado.

Raa Pinsgauer
Raa austraca, introduzida no Brasil na dcada de 60. A raa pinsgauer mista, produtora de carne e de leite, e tem um pequeno plantel apenas no Estado do Paran.

Raa Pitangueiras
Touros red poll foram cruzados com vacas guzers, dando produtos de meio-sangue. Novilhas 1/2 sangue foram padreadas por touros guzers, dando os 3/4 guzers e 1/4 red poll. As fmeas da segunda gerao foram fecundadas por reprodutores red poll, originando mestios com 5/8 da raa taurina e 3/8 de sangue zebuno, que receberam a denominao de pitangueiras. O nome da raa foi tomado da regio de origem, conforme a tradio nos meios pecurios: o municpio de Pitangueiras, interior do estado de So Paulo.

Caractersticas
O animal pitangueiras tpico de pelagem vermelha, uniforme, com pequenas variaes de tonalidade, podendo ir do vermelho escuro ao caju e vermelho claro. Tem como caracterstica principal o fato de ser geneticamente mocho. Dada a sua rusticidade, apresenta certa resistncia contra vrias molstias, sendo imunizado contra outras atravs de vacinas. Como raa de dupla aptido, apresenta muito bom desempenho no confinamento, demonstrando sua habilidade na converso de alimentos. Outra caracterstica a mansido dos touros e vacas. Essas qualidades conferem ao pitangueiras condies para a sua expanso em qualquer regio do pas.

Raa Santa Gertrudis


Raa composta de Shorthorn com Brahman, formada no Texas (EUA) para obter animais de alta produtividade e rusticidade, que se adaptassem s duras condies climticas do sul dos EUA. A pelagem vermelha uniforme, ou cereja. A pele de pigmentao vermelha. Os plos so curtos e lisos, os cascos so escuros. As orelhas so medianas, ligeiramente cadas, abertas para frente.

Generalidades
A raa santa gertrudis surgiu em 1929, no Texas (EUA), a partir da proposta de se obter uma raa de gado de corte que conciliasse alta produtividade e rusticidade, adaptando-se, assim, s duras condies climticas do sul dos Estados Unidos. Reconhecida oficialmente como a primeira raa sinttica formada no Hemisfrio Ocidental, a santa gertrudis fruto de um trabalho de cruzamento entre animais de origem zebuna e europia. Foi introduzido no Brasil em 1953, graas a sua adaptabilidade s mais diversas condies de clima, solo e pasto.

Caractersticas
Por ser uma raa sinttica, rene a rusticidade das raas zebunas e a produtividade das raas europias. Est presente em todo o territrio nacional, sempre mantendo sua performance produtiva e reprodutiva. Sua boa resistncia a ectoparasitos um fator importante na criao extensiva. Outras caractersticas da raa: - Precocidade sexual; - Habilidade materna; - Excelente libido dos touros; - Alta capacidade de engorda e converso alimentar e - Temperamento: dcil, calmo; - Plo: liso, curte e sedoso; - Pelagem: vermelho santa gertrudis uniforme, vermelho cereja; - Orelhas: de tamanho mediano ou grande.

Raa Shorthorn
Originada dos gados antigos do nordeste da Inglaterra, foi utilizado em vrios pases formando muitas raas bimestias. Apresenta pelagem vermelha, ru ou branca, a pele de cor creme clara sem pigmentao, os chifres so curtos. uma raa altamente especializada para corte, destacando-se pela precocidade e engorda rpida. No Brasil o Shorthon ocupa uma rea restrita de clima temperado, no tendo a fama que desfruta nos pases vizinhos como Uruguai e Argentina. a mais antiga e aperfeioada raa especializada para a produo de carne. As vacas so muito leiteira e excelente mes, caractersticas que fazem os bezerros alcanar peso elevado na poca da desmama .

Raa Simental
Com origem na Sua onde era utilizada para produo de leite, carne e trao, a raa pura simental foi criada, selecionada e disseminada pelo mundo, sendo considerada uma das mais bem distribudas do planeta. No Brasil, chegou h mais de 80 anos e de l para c tem se espalhado por todas as regies com uma seleo gentica cada vez mais apurada.

Caractersticas
Est em primeiro lugar entre as raas europias, na produo de smen congelado, coleta e transferncia de embries, com opo para cruzamento industrial. So animais rsticos que podem ser criados a pasto desde o nascimento. A raa vem conseguindo cada vez mais adeptos entre invernistas e confinadores, graas a sua precocidade, adaptabilidade e qualidades, dupla aptido e forte penetrao internacional quando cruzado com rebanhos nacionais. Conforme as condies ambientais, manejo e objetivos de cada criao, os criadores encontram linhagens diferentes dentro da riqueza de variabilidade gentica que forma o simental mundial, e lhes oferece genes que podero incrementar o potencial gentico de seus animais para produo leiteira e de carne. O simental brasileiro apresenta caractersticas que suporta nossa adversidade climtica. Trata-se de um gado que possui uma herana muito forte de adaptao s condies tropicais com boa converso alimentar em pastos pouco favorecidos em valores nutritivos. No mercado vem se mantendo como uma boa opo para quem deseja resultado a custos baixos.

Padro da raa
No Brasil, as primeiras importaes do simental apresentavam a pelagem tapada de amarelo, com reas brancas maiores e extremidades na cabea totalmente branca. O simental de pura raa de temperamento dcil, sua pelagem branca ou ligeiramente creme com grandes manchas amarelas ou vermelhas, ou uma s grande mancha, que varia do amarelo trigo ao vermelho castanho.

Raa Simbrasil
resultado do cruzamento entre Simental e Guzer (ou outras raas zebunas). Visa atingir os grandes rebanhos de corte de Nelore ou de animais "anelorados" para a formao de animais tricross (touro Simbrasil cruzado com vacas Nelore). A colorao avermelhada com manchas brancas ou amareladas. Apresenta grande futuro devido versatilidade da raa.

Raa Sindi
So muito poucos os zebunos dessa raa criados no Brasil. o menor dos rebanhos zebunos. A criao do sindi est reduzida a pequenos ncleos, como na Paraba, onde esto localizados os maoires criadores da raa. O sindi foi importado como de aptido leiteira. Hoje um bom produtor de carne .

Raa Tabapu
Oriundo de descendentes de antigos cruzamentos de Mocho Nacional com zebu (vacas Nelores ou Guzer). A colorao a do Nelore (branca ou cinza claro), as orelhas so medianas, com a ponta rombuda voltada para a face. uma raa que se destaca pela precocidade e boa conformao de corte. Tem sido muito empregada em cruzamentos com Nelore, com Holands e, principalmente, com raas europias de clima temperado brasileiro na regio Sul.

Generalidades
A histria do tabapu tem por volta de 1907, em Gois, criadores de um gado mocho crioulo bastante corpulento, leiteiro e manso. Ali teriam surgido os primeiros zebunos mochos da histria e o tabapu um deles.

Caractersticas O tabapu vem sendo criado com sucesso em quase todos os Estados do Brasil. a raa zebuna atualmente considerada como uma das melhores para produo de carne em menor tempo, fazendo jus ao ttulo de O Zebu Mais Precoce.
No apenas o ganho de peso que entusiasma os criadores, mas as diversas qualidades dos animais, tais como a docilidade, fertilidade, precocidade reprodutiva, boa conformao frigorfica e uma excelente habilidade materna, ou seja, vacas precoces, frteis e amorosas que criam bem os seus bezerros.

Padro da raa
O tabapu tem cabea e pescoo menores, patas curtas e carcaa cilndrica, o que faz com que o aproveitamento de carne seja muito bom. A ausncia de chifres apontada por alguns criadores como uma das maiores vantagens da raa.

Anda mungkin juga menyukai