Anda di halaman 1dari 7

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessrios prtica educativa, 43 Ed. So Paulo: Paz e terra, 2011.

PREFCIO A introduo deste livro Freire esclarece aos (formados e formandos) que ensinar no depositar o conhecimento aos alunos e que necessitamos ter tica e coerncia para que o conhecimento seja transmitido de forma correta por isso que os mesmos devem estar em nossa pratica educativa. Na frase somos seres condicionados e no determinados ele quer nos mostrar que temos a capacidade de sempre estar evoluindo, fica evidente o otimismo que o mesmo tem para com o ensino.

1. PRTICA DOCENTE: Primeira reflexo NO H DOCNCIA SE DISCNCIA DOSDISCNCIA. Freire nos diz que existem vrios tipos de educadores, mas que todos tm que ter como base saberes em comuns, preciso que formador desde o incio tenha em mente que seu papel em sala de aula no transferir o conhecimento, mas sim despertar a curiosidade do mesmo fazendo com que este tenha a necessidade de aprender de forma crtica e queira ir busca de mais conhecimento para se aprofundar em determinado assunto, e ter a conscincia de que ao formar esta se formando tambm, pois a docncia depende da discncia e dessa forma um aprende com o outro. importante que fique esclarecido que ensinar no algo exclusivo do professor, assim como aprender no esta designado somente ao aluno nessa relao no existe objeto, todos so sujeitos. 1.1 ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METDICA. O docente que esta comprometido com a educao tem que ser rigorosamente metdico, vale ressaltar que a mesma no quer dizer que o professor ir transferir conhecimento e sim ao contrrio, nos mostra que o professor tem a capacidade de ensinar criticamente. Fica evidente que tanto o educador quanto o educando devem ser sujeitos na construo do conhecimento. O professor que pensa certo cria possibilidades de aprendizado e ao aprender algo novo supera o velho e, assim mostrada a importncia do conhecimento prvio para que se possa aprimorar o que o ser j saber.

1.2 ENSINAR EXIGE PESQUISA. Todo professor deve ser pesquisador, pois estar sempre em busca de mais conhecimento um dever (por que o conhecimento esta em constante transformao) a pesquisa necessria para que se busque o desconhecido e anuncie as novidades. Quanto mais se ensina mais o individuo busca aprender. O ser humano s ensina se souber e s sabe se for busca do conhecimento. 1.3 ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS EDUCANDOS. preciso estreitar os conhecimentos curriculares (conhecimentos prvios) do discente e relacionar a experincia social de cada individuo, pois somente respeitando a individualidade dos mesmos se pode alcanar o objetivo em sala de aula. Fazer com que o aluno tenha curiosidade e goste de estudar, o chamado prazer pelo aprendizado que tanto se quer despertar. Respeitar e saber como utilizar estes saberes. 1.4 ENSINAR EXIGE CRITICIDADE. A curiosidade faz com que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma mais completa, por que o aluno vai pesquisar e ir busca do conhecimento e assim o professor ter mais facilidade em fazer o processo de troca de conhecimento. No h curiosidade sem criatividade. 1.5 ENSINAR EXIGE ESTTICA E TICA. Aqui fica claro que no se pode fazer com que o conhecimento seja um puro treinamento, deve- se respeitar a natureza do ser humano e assim ensinar s contedos de formao moral. Afinal, educar formar. 1.6 ENSINAR EXIGE CORPORIFICAO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO. O professor que ensina de verdade tenta relacionar os contedos com o cotidiano do aluno facilitando o conhecimento do mesmo e nunca se utiliza da frase faa o que mando e no o que fao a educao a forma de interveno no mundo. 1.7 ENSINAR EXIGE RISCO, ACEITAO DO NOVO E REJEIO A DISCRIMINAO.

Pensar certo sempre fazer certo tendo segurana do que esta falando ao seu oponente, importante, faz parte tambm do pensar certo a rejeio a qualquer forma de discriminao, pois esta no deve ser aceita de forma alguma em nenhuma hiptese. 1.8 ENSINAR EXIGE REFLEXO CRTICA SOBRE A PRTICA. A prtica docente envolve uma relao entre fazer e o pensar sobre o saber. O saber que a prtica docente sem forma crtica pode formar alunos que tenham conhecimento ingnuo e sem rigorosidade metdica e no isto que o pensar certo quer. importante que o discente tenha a conscincia de que se deve superar o pensar ingnuo e assim seja verificada a importncia do que foi produzido junto ao professor. 1.9 ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO E A ASSUNO DA IDENTIDADE CULTURAL. Quando o ser se assume no quer dizer que excluiu o outro e sim que estamos nos mostrando para o mundo como um ser pensante, transformador e criador e formador de opinio.

2. ENSINAR NO TRANSFERIR CONHECIMENTO. Ensinar no transferir um conhecimento j formado (at por que eles esta sempre mudando) criar possibilidades para a produo ou a sua construo. 2.1 ENSINAR EXIGE CONSCINCIA DO INACABADO. Somente onde tem vida pode haver inacabamento. A nossa histria mostra isso, pois nos estamos em constante aprendizado por este motivo no existe determinismo no processo de ensino-aprendizado. 2.2 ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO DE SER CONDICIONADO. O ser condicionado ao conhecimento, mas este sabe que nada esta acabado. neste momento que fica evidente que se pode ir alm do que sabe, essa a diferena entre o condicionado e o determinado. Nossa presena no mundo no a de quem nele se adapta, mas a de quem nele se insere O ser que no ver as situaes do cotidiano como uma fatalidade e tenta mud-la mostra para o mundo que no somente mais um e que pode fazer parte da histria de forma positiva.

2.3 ENSINAR EXIGE RESPEITO AUTONOMIA DO SER DO EDUCANDO. Evidenciar a importncia de se respeitar o direito de cada educando tem enquanto ser pensante e como todo ser humano tem direito de sentir. Paulo Freire acredita que se deve respeitar e jamais ignorar a autonomia do educando e para que isso ocorra com xito necessrio que escute e dialogue e assim compreenda cada aluno de sua classe verificando quais suas vontades, curiosidade e etc. Isso vai muito alm do que ministrar aula, cada professor tem um papel nico na vida do educando, por isso importante que o mesmo tenha um olhar critico sobre cada um. 2.4 ENSINAR EXIGE BOM SENSO. O docente deve avaliar sempre o seu bom senso, pois este no deve fazer com que haja uma barreira entre ele e o discente. Este bom senso no pode de forma alguma impedir que seja sempre verificado o porqu do atraso da entrega do trabalho, o porqu o aluno esta faltando s aulas ou at mesmo por que este esta sem ateno na mesma. 2.5 ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES. Os professores vivem em constante luta em defesa dos seus direitos pela valorizao da profisso e dignidade, esta luta deve ser valorizada e entendida como justa pois necessrio que a educao seja prioridade em todos os lugares do mundo, por que como todos sabem ela a base para o crescimento de uma nao. 2.6 ENSINAR EXIGE APREENSO DA REALIDADE. necessrio que o profissional tenha o domnio no somente dos contedos que deve ser lecionado na classe, mas tambm de novas didticas de ensino que faam com que o aluno tenha maior compreenso de um determinado assunto. 2.7 ENSINAR EXIGE ALEGRIA E ESPERANA. A prtica de ensinar deve ser feita com alegria, o que no significa que os alunos a tenham que ter, mas sim que o professor deve ter muita esperana para proporcion-lo. O professor deve lutar contra a falta de esperana. A busca pelo conhecimento pode ser considerada tambm de certa forma a busca pela felicidade, a alegria deve sempre esta contagiando o professor por mais que o educador no esteja feliz isso no pode ser repassado.

2.8 - ENSINAR EXIGE A CONVICO DE QUE A MUDANA POSSVEL. O mundo no esta sendo. O papel de cada um no mundo no s constatar o que ocorre, mas intervir, ser sujeito. Segundo Freire a mudana possvel por isso importante insistir nela. Essa mudana significa esta dentro da prtica educativa, quando se acreditar na mudana torna-se sujeito do mundo e no mais apenas objeto. 2.9 ENSINAR EXIGE CURIOSIDADE. O professor sabe que sem curiosidade no se aprende nem ensina, a mesma base do processo de ensino-aprendizado. Essa curiosidade que Freire fala, uma mola propulsora para o processo do ensinar e do aprender, de modo que deve ser promovida, instigada.

3.

ENSINAR UMA ESPECIFICIDADE HUMANA.

evidente que a partir do momento em o educador tem a segurana e demonstra isso ao aluno, este ver a importncia e a autoridade sem que o docente exija respeito, ele ir respeitar! 3.1 ENSINAR EXIGE SEGURANA, COMPETNCIA PROFISSIONAL E GENEROSIDADE. Esses trs itens esto todos relacionados, isto que dizer que um dependente do outro. O docente precisa saber preparar suas aulas e para que isso ocorra com xito ele tem que esta sempre atualizando com o que ta ocorrendo no mundo para poder estar sempre fazendo relao entre teoria e o cotidiano. No se pode exigir que seus alunos queiram ler e estudar sobre algo que no esta sendo ensinado, o professor tem que estar seguro do que esta falando. ai que fica evidente a importncia da teoria/prtica, ele tem que estar ciente de que formador de opinies e que qualquer problema que ocorra em sala de aula ele deve tentar corrigir, caso no consiga passe para outros setores da escola. A autoridade do professor est relacionada com o incentivo e estimulo, por isso demanda generosidade. 3.2 ENSINAR EXIGE COMPROMETIMENTO. Este comprometimento do professor facilita o aprendizado do discente, pois partir do momento em que o docente esta comprometido em ensinar, o mesmo faz de tudo para facilitar o aprendizado do educando.

3.3 ENSINAR EXIGE COMPREENDER QUE A EDUCAO UMA FORMA DE INTERVENO NO MUNDO. A educao jamais neutra, e deve ser uma prtica imobilizadora e ocultadora de verdades. No se pode ser professor se no tem a percepo de que necessria uma definio. necessrio tomar decises e ser firme nelas. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminao, contra a dominao econmica dos indivduos ou das classes sociais. 3.4 ENSINAR EXIGE LIBERDADE AUTORIDADE. Esta relao necessria e deve estar sempre presente, mas na medida certa, em grandes partes sociais de todo ser humano isso independente da filosofia poltica escolhida tanto pelo professor quanto pelo aluno . O problema que o educador esbarra na forma que ele deve aplicar esta liberdade, de conhecimento do professor que deve fazer os alunos a tomarem suas prprias decises, mas para que isso possa acontecer o mesmo deve dar instruo para que o educando tenha segurana em suas decises. 3.5 ENSINAR EXIGE TOMADA CONSCIENTE DE DECISES. Visto que para ser professor no se pode ser neutro na educao, importante que ele saiba que se a educao no pode tudo, ela pode fazer algo fundamental. O educador crtico sempre vai acreditar na mudana do pas, ai que esta a importncia polticopedaggica, pois atravs dela o educador vai ter mais otimismo para a mudana da realidade e com isso ter mais vontade de ensinar algo sempre atrelando teoria e pratica e inovando suas aulas e assim despertando os alunos para que sintam a necessidade de estar sempre aprendendo. 3.6 ENSINAR EXIGE SABER ESCUTAR. Para falar sem se impor necessrio escutar paciente e criticamente o outro, a comunicao necessria para que a inteligncia seja estimulada. O professor que autoritrio impede que o aluno exponha sua opinio e impe a dele como se fosse uma verdade inabalvel. 3.7 ENSINAR EXIGE RECONHECER QUE A EDUCAO IDEOLGICA. A educao no pode ser imparcial, pois o educador tem sentimentos e humano. A pior ideologia o fatalismo que entra na sociedade querendo obrigar ao povo que a

situao no ir mudar. Mas o professor tem o importante papel de espalhar esperana entre os alunos e lutar contra as ideologias do preconceito que entra nas escolas de forma disfarada trazendo vrios problemas para a mesma e posteriormente para a sociedade em geral. 3.8 ENSINAR EXIGE DISPONIBILIDADE PARA O DILOGO. O dilogo que se tem com o educando demonstra a segurana que o professor tem na prtica educacional, necessrio estar disponvel a dialogar criticar e aceitar as criticas para assim ter discernimento do que certo e errado. 3.9 ENSINAR EXIGE QUERER BEM AOS EDUCANDOS. Finalmente, depois de ter mostrado as exigncias que so os Saberes necessrios a prtica educativa, algo que aos olhos de muitos pode parecer sem importncia, mas de uma profunda e intensa particularidade, pois somente com a educao direcionada para o lado bom de educar que se pode ter a conscincia de que devo tornar o educando gente mais gente.

Anda mungkin juga menyukai