Anda di halaman 1dari 25

Vnia Maria Santana Gonalves

Projeto Interdiciplinar de Interveno Pedaggica Literatura Infantil

Turma: 1 ano

LITERATURA INFANTIL
INTRODUO A leitura em voz alta, feita pelo professor, para seus alunos, tem um enorme potencial educativo: permite que as crianas conheam (ou reencontrem) obras e autores, se encantando, com isso, pelas maravilhas da literatura; apresenta a elas algumas das razes que levam os leitores adultos a ler, ajudando-as na identificao de seus prprios motivos para buscar essa atividade; permite que, no momento da leitura, a sala toda esteja unida em torno das emoes e do prazer que essa leitura desencadeia - como uma verdadeira comunidade de leitores - e que, depois, dela, todos possam trocar ideias e discutir as impresses que tiveram, seus personagens preferidos, os momentos de medo ou suspense, outros finais possveis etc., conhecendo o ponto de vista de outros leitores sobre a leitura realizada e com isso aprofundando sua compreenso, aprendendo a apreciar outras opinies e tambm a fundamentar melhor as suas. Alm disso, a leitura em voz alta, pelo professor, tem a funo de possibilitar que as crianas participem da leitura de obras que ainda no teriam autonomia para ler sozinhas. o caso dos textos de autores clssicos da literatura infanto-juvenil ou da leitura de livros por captulo. Essa projeto tem, portanto, o objetivo de apresentar Monteiro Lobato s crianas de 1 ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura integral de uma obra, O Saci, e de trechos de uma outra, O Pica-pau Amarelo.

JUSTIFICATIVA Monteiro Lobato um autor importantssimo da literatura brasileira, que dedicou boa parte da sua obra s crianas. A leitura de seus livros, com os personagens do Stio do Pica-pau Amarelo, foi determinante para que geraes de crianas se apaixonassem pela leitura. Isso fica ainda mais claro quando temos a oportunidade de conhecer os autores que marcaram a trajetria de leitura dos atuais autores de literatura infanto-juvenil brasileira: Monteiro Lobato aparece na maioria delas.

Por tudo isso, podemos considerar que papel da escola, hoje, apresentar Monteiro Lobato s crianas e possibilitar que elas vivam, tambm, a experincia de leitura to encantadora que sua obra proporciona ao leitor. Pensando nas crianas de 1 ano, escolhi duas obras de Monteiro Lobato que so excelentes pontos de entrada para o universo da leitura: O Saci, porque apresenta o stio e seus personagens em aventuras com elementos do folclore brasileiro, e O Stio do Pica-pau Amarelo, que faz o mesmo, mas com personagens do mundo das fbulas e contos de fada. Nos dois casos, os pequenos tm vrios conhecimentos prvios que apoiam esse ingresso no universo literrio de Lobato: os conhecimentos do folclore brasileiro, da literatura dos contos de fada e das verses televisivas do Stio do Pica-pau Amarelo.

OBJETIVOS - Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato. - Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. - Ter acesso a textos de boa qualidade literria e compartilhar do prazer de l-los. - Participar de situaes de intercmbio de ideias, preferncias e opinies acerca da leitura de obras desse autor. - Ter a experincia de ler narrativas longas, organizadas em livros por captulos.

CONTEDO: Leitura na alfabetizao inicial. Desenvolvimento da habilidade em artes

METODOLOGIA 1 etapa: Apresentao do autor e dos livros que sero lidos na sequncia Compartilhe com os alunos o objetivo do projeto de interveno: conhecer um autor muito especial para as crianas brasileiras, que, inclusive, foi o autor preferido de outros autores queridos pelas crianas como Ana Maria Machado, Ruth Rocha. Voc pode ler para seus alunos os depoimentos abaixo, em que essas autoras

comentam a importncia da leitura dos livros de Monteiro Lobato, quando eram pequenas: Eu tinha adorao por Monteiro Lobato, queria morar no Stio do Pica-pau Amarelo. Eu lia aquilo tudo e imaginava Manguinhos sem o mar. Para mim, o Stio era Manguinhos sem o mar. Em vez do mar tinha um ribeiro, mas o resto era tudo igual. Quando acabei de ler o ltimo livro do Lobato, li e reli, e pensei: "E agora?". No tinha mais livros dele, pois ele j tinha morrido, no iria escrever mais. Comecei a infernizar meu pai: "Quero outro livro assim, quero outro livro parecido". Ento, ele me deu uns livros da Condessa de Sgur, mas eles nem se comparavam aos de Lobato. Era uma coisa meio chata, que no me satisfazia. E continuava a apoquent-lo: "Quero outro assim, quero um livro que continua". Eu tinha alguma coisa parecida com aquilo que os meninos de hoje tm em relao Harry Potter. (Ana Maria Machado) Meu primeiro livro est esquecido hoje: O Garimpeiro do Rio das Garas. Minha me trouxe-o para mim. Adorava esse livro. Anos depois, como escritora, fui a uma exposio na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na Vila Buarque, em So Paulo, sobre Lobato. Comecei a olhar os livros e encontrei O Garimpeiro do Rio das Garas. Era de Monteiro Lobato! Est publicado, mas ningum fala desse livro. Quando ele fez as Obras Completas, no ps esse livro, no sei por qu. Arranjei uma cpia, comprei e falei: "Deve ser ruim esse livro, porque ele excluiu". Nada, timo! Acho que pensou que sua obra era s a do Stio... Esse foi o primeiro livro que li. No entanto, antes de saber ler, minha me j lia Lobato para ns. Ela lia muito para ns, leu a obra toda de Monteiro Lobato. Mesmo depois, quando a gente j sabia ler, ela continuava lendo. E a gente adorava. Eu gostava tanto de Monteiro Lobato que chorei quando ele morreu, em 1947. Pensei: "Nunca mais vai ter livro do Lobato". Tinha dezesseis anos e fiquei com saudade dele. J lia de tudo, lia livro de adulto Hemingway, Steinbeck, e tinha saudade do Lobato! (Ruth Rocha)

(Os depoimentos acima fazem parta do livro Memrias da Literatura Infantil e Juvenil: trajetrias de leitura. Editora Peirpolis, 2009) Em seguida, pergunte s crianas o que elas conhecem sobre o Stio do Pica-pau Amarelo e seus personagens. V alimentando a conversa apresentando informaes sobre o stio e tambm sobre o autor e seu contexto, com informaes

sobre como era a sociedade no tempo em que viveu, sua profisso, sua atuao como escritor, sua vida etc. Para que essa seja uma boa conversa, prepare-se com antecedncia: voc pode encontrar muitos dados interessantssimos sobre o autor em sites como estes: http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm http://lobato.globo.com/ http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html http://tudosobreleitura.blogspot.com/2010/03/entrevista-tatiana-belinky.html Em seguida, apresente os livros que faro parte da sequncia: O Saci e O Pica-pau Amarelo. Explore a capa e a contracapa, compartilhando com os alunos as informaes ali apresentadas. Comente com as crianas que primeiro vocs lero juntos O Saci e depois vo conhecer alguns captulos do livro O Pica-pau Amarelo. Leia, ento, em voz alta, o primeiro captulo de O Saci - "Em frias"-, para seus alunos e, ao final da leitura converse com eles sobre o que foi lido, perguntando como eles acham que seria passar as frias no Sitio, o que eles pensam que poder acontecer durantes essas frias etc.. Combine que, a partir da prxima aula, voc ler um captulo desse livro, todos os dias, para sua turma.

2 etapa: Leitura integral (por captulos) da obra O Saci Nessa etapa voc vai proporcionar a seus alunos a experincia de acompanhar a leitura integral de um livro por captulos. Para tornar essa experincia significativa e possibilitar a seus alunos toda a delcia e riqueza que a leitura de uma obra de Monteiro Lobato pode proporcionar, fundamental que voc se planeje para essa atividade. Antes da aula, prepare-se para a leitura em voz alta, lendo o captulo e antecipando comentrios, ideias, emoes e experincias que essa leitura desperta ou evoca, e que voc pode compartilhar com seus alunos no intercmbio aps a leitura. Na aula, retome com seus alunos os acontecimentos do captulo anterior e, leia o ttulo do captulo que ser lido naquele dia, levantando com os alunos hipteses do que poder acontecer na leitura desse novo captulo.

Leia com entonao, demonstrando entusiasmo pela histria e interpretando as emoes despertadas por ela. No substitua palavras, nem pule trechos. As crianas so capazes de entender a partir do contexto - e na leitura de obras longas elas, ao mesmo tempo em que se apropriam do universo da histria, vo se apropriando tambm de um universo de termos e expresses que ali aparecem. Combine que as dvidas podero ser tiradas sempre ao final da leitura. No caso de dvidas sobre palavras, volte ao trecho em que elas aparecem e releia para os alunos, discutindo se o contexto da histria permite que se descubra o significado provvel da palavra. Caso isso no seja possvel, informe aos alunos o significado ou combine de fazer a busca, depois, no dicionrio. Terminada a leitura, converse com as crianas sobre o captulo, as aventuras que ele apresenta as emoes que desperta. Procure criar condies para que as crianas escutem as ideias umas das outras e troquem opinies. Para isso, voc pode reapresentar para a sala o comentrio feito em voz mais baixa por um dos alunos, ou devolver para a sala uma pergunta feita a voc... O importante instituir a prtica de troca de ideias e opinies aps a leitura.

3 etapa - Leitura de trechos da obra O Pica-pau Amarelo Terminada a leitura de O Saci, pergunte s crianas o que achara da histria, de seus personagens, do final escolhido por Monteiro Lobato. Comente com a classe que enquanto no livro O Saci aparecem muitos personagens do folclore brasileiro, em outro livro de Lobato, O Pica-pau Amarelo, aparacem personagens dos contos de fada, de histrias famosas como as de Dom Quixote e Peter Pan e da mitologia grega. Pergunte a eles o que acham que pode acontecer quando personagens assim participam de aventuras no Stio. Para alimentar essa conversa, voc pode explorar o ndice do livro com as crianas e perguntar que aventuras parecem acontecer ao longo dos captulos. Combine que voc vai ler alguns captulos desse livro para que todos possam conhecer um pouco dessas aventuras. Prepare a leitura em voz alta dos captulos: - A Cartinha do Polegar

- Comea a mudana para o Stio - Peter Pan e Capinha Vermelha

Aps a leitura de A Cartinha do Polegar, explore, na conversa com seus alunos, o que eles acham que poder acontecer no Stio quando todos esses personagens, do mundo da fbula, se mudarem para l; faa uma lista dos personagens conhecidos e desconhecidos; pergunte como eles pensam que Dona Benta ir fazer para que todos tenham suas casas e fiquem bem acomodados; converse sobre se eles acham que Emlia, Narizinho, Pedrinho e Visconde vo se dar bem com todos esses personagens diferentes; pergunte, ainda, qual opinio eles acham que Tia Nastcia vai ter sobre essa mudana. Registre as ideias dos alunos num cartaz. Aps a leitura de Comea a mudana para o Stio, retome esse cartaz para ver se a leitura deu alguma pista que ajude, a saber, se as ideias da classe estavam parecidas ou diferentes das de Monteiro Lobato ao escrever o livro. Aps a leitura de Peter Pan e Capinha Vermelha, discuta com a sala os acontecimentos mirabolantes que aparecem ali. Caso eles tenham dvidas sobre alguma parte, volte ao texto e releia o trecho em questo, pedindo que todos compartilhem com os colegas como entenderam aquele trecho, contribuindo, voc tambm, com suas impresses. Em seguida, retome mais uma vez o cartaz e as hipteses que a classe tinha sobre o desenrolar da histria no livro, perguntando aos alunos se mudariam algo daquele cartaz.

4 etapa - Roda de biblioteca explorando livros de Monteiro Lobato Para finalizar a sequncia, organize uma roda de biblioteca (que pode acontecer na sua sala ou na biblioteca da escola) para apresentar para seus alunos outros livros de Monteiro Lobato que fazem parte do acervo da escola ou da biblioteca pblica de sua cidade. Organize os alunos em roda e apresente os livros um a um, lendo o ttulo, explorando capa e contracapa, mostrando onde fica o ndice, compartilhando

algumas ilustraes. Combine um tempo para que eles possam explorar, por si prprios, esses livros, orientando os alunos a, num primeiro momento, escolher um livro e observ-lo sozinho, procurando descobrir que personagens aparecem ali e pistas do que acontece naquela histria; depois, eles devem compartilhar seus achados com uma dupla. No final, todos voltam a se sentar em roda, para que, aqueles que desejarem, compartilhem com a sala o que descobriram ao olhar os livros. Nessa rodada de conversa final, procure ressaltar essas descobertas dos alunos. provvel que eles consigam observar que existem personagens que aparecem em todos os livros, como Narizinho, Pedrinho, Emlia, Visconde, Dona Benta e Tia Nastcia, que as ilustraes so diferentes de edio para edio, que existem muitos livros escritos por esse autor etc. Pergunte a seus alunos o que eles esperariam encontrar num novo livro de Monteiro Lobato, em relao a personagens, lugares, histrias, aventuras e, se possvel, disponibilize livros do autor para emprstimo. Assim, seus alunos vo poder continuar a se encontrar com esse autor, criando suas prprias trajetrias de leitura.

RECURSOS METODOLGICOS Livros: O Saci e O Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

PROPOSTA DE AVALIAO Avalie, ao longo das etapas da sequncia, se seus alunos esto sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impresses nas rodadas de intercmbio de ideias aps a leitura em voz alta de cada captulo e se eles esto mostrando ter uma maior familiaridade com o autor.

PLANOS DE AULA 1 CONTEDO: Leitura DURAO: 4 horas INTRODUO Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras so divididas em slabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Alm disso, as palavras so lidas em voz alta, slaba por slaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalizao das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este o maior obstculo leitura rpida.

JUSTIFICATIVA O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criana desde cedo explora e vivencia prticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando sobre como fazer uso deste material escrito.

OBJETIVOS - Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato. - Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. - Ter acesso a textos de boa qualidade literria e compartilhar do prazer de l-los. - Participar de situaes de intercmbio de ideias, preferncias e opinies acerca da leitura de obras desse autor. - Ter a experincia de ler narrativas longas, organizadas em livros por captulos.

METODOLOGIA 1 momento - Apresentao do autor e dos livros que sero lidos durante o projeto

Compartilhe com os alunos o objetivo do projeto de interveno: conhecer um autor muito especial para as crianas brasileiras, que, inclusive, foi o autor preferido de outros autores queridos pelas crianas como Ana Maria Machado, Ruth Rocha. Ler para os alunos os depoimentos abaixo, em que essas autoras comentam a importncia da leitura dos livros de Monteiro Lobato, quando eram pequenas: Eu tinha adorao por Monteiro Lobato, queria morar no Stio do Pica-pau Amarelo. Eu lia aquilo tudo e imaginava Manguinhos sem o mar. Para mim, o Stio era Manguinhos sem o mar. Em vez do mar tinha um ribeiro, mas o resto era tudo igual. Quando acabei de ler o ltimo livro do Lobato, li e reli, e pensei: "E agora?". No tinha mais livros dele, pois ele j tinha morrido, no iria escrever mais. Comecei a infernizar meu pai: "Quero outro livro assim, quero outro livro parecido". Ento, ele me deu uns livros da Condessa de Sgur, mas eles nem se comparavam aos de Lobato. Era uma coisa meio chata, que no me satisfazia. E continuava a apoquent-lo: "Quero outro assim, quero um livro que continua". Eu tinha alguma coisa parecida com aquilo que os meninos de hoje tm em relao Harry Potter. (Ana Maria Machado)

Meu primeiro livro est esquecido hoje: O Garimpeiro do Rio das Garas. Minha me trouxe-o para mim. Adorava esse livro. Anos depois, como escritora, fui a uma exposio na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na Vila Buarque, em So Paulo, sobre Lobato. Comecei a olhar os livros e encontrei O Garimpeiro do Rio das Garas. Era de Monteiro Lobato! Est publicado, mas ningum fala desse livro. Quando ele fez as Obras Completas, no ps esse livro, no sei por qu. Arranjei uma cpia, comprei e falei: "Deve ser ruim esse livro, porque ele excluiu". Nada, timo! Acho que pensou que sua obra era s a do Stio... Esse foi o primeiro livro que li. No entanto, antes de saber ler, minha me j lia Lobato para ns. Ela lia muito para ns, leu a obra toda de Monteiro Lobato. Mesmo depois, quando a gente j sabia ler, ela continuava lendo. E a gente adorava. Eu gostava tanto de Monteiro Lobato que chorei quando ele morreu, em 1947. Pensei: "Nunca mais vai ter livro do Lobato". Tinha dezesseis anos e fiquei com saudade dele. J lia de tudo, lia livro de adulto Hemingway, Steinbeck, e tinha saudade do Lobato! (Ruth Rocha)

(Os depoimentos acima fazem parta do livro Memrias da Literatura Infantil e Juvenil: trajetrias de leitura. Editora Peirpolis, 2009)

2 momento Pergunte s crianas o que elas conhecem sobre o Stio do Pica-pau Amarelo e seus personagens. V alimentando a conversa apresentando informaes sobre o stio e tambm sobre o autor e seu contexto, com informaes sobre como era a sociedade no tempo em que viveu, sua profisso, sua atuao como escritor, sua vida etc.

3 momento Apresente os livros que faro parte do projeto: O Saci e O Pica-pau Amarelo. Explore a capa e a contracapa, compartilhando com os alunos as informaes ali apresentadas. Comente com as crianas que primeiro vocs lero juntos O Saci e depois vo conhecer alguns captulos do livro O Pica-pau Amarelo.

4 momento Ler, em voz alta, o primeiro captulo de O Saci - "Em frias"-, para os alunos e, ao final da leitura converse com eles sobre o que foi lido, perguntando como eles acham que seria passar as frias no Sitio, o que eles pensam que poder acontecer durantes essas frias etc.. Combine que, a partir da prxima aula, voc ler um captulo desse livro, todos os dias, para sua turma. Para finalizar a aula, pea que eles faam um desenho de ilustrao sobre o texto lido.

RECURSOS METODOLGICOS Livros: O Saci e O Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

PROPOSTA DE AVALIAO Avaliao acontecer ao longo das etapas do plano de aula, se seus alunos esto sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impresses nas rodadas de intercmbio de ideias aps a leitura em voz alta de cada captulo e se eles esto mostrando ter uma maior familiaridade com o autor.

PLANOS DE AULA 2 CONTEDO: Leitura DURAO: 4 horas INTRODUO Proporcionar aos alunos a experincia de acompanhar a leitura integral de um livro por captulos. Para tornar essa experincia significativa e possibilitar aos alunos toda a delcia e riqueza que a leitura de uma obra de Monteiro Lobato pode proporcionar.

JUSTIFICATIVA O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criana desde cedo explora e vivencia prticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando sobre como fazer uso deste material escrito.

OBJETIVOS - Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato. - Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. - Ter acesso a textos de boa qualidade literria e compartilhar do prazer de l-los. - Participar de situaes de intercmbio de ideias, preferncias e opinies acerca da leitura de obras desse autor. - Ter a experincia de ler narrativas longas, organizadas em livros por captulos.

METODOLOGIA 1 momento: Leitura integral (por captulos) da obra O Saci Antes da aula, prepare-se para a leitura em voz alta, lendo o captulo e antecipando comentrios, ideias, emoes e experincias que essa leitura desperta ou evoca, e que voc pode compartilhar com seus alunos no intercmbio aps a leitura. Na aula, retome os acontecimentos do captulo anterior e, leia o ttulo do captulo que ser lido naquele dia, levantando com os alunos hipteses do que poder acontecer na leitura desse novo captulo. Leia com entonao, demonstrando entusiasmo pela histria e interpretando as emoes despertadas por ela. No substitua palavras, nem pule trechos. As crianas so capazes de entender a partir do contexto - e na leitura de obras longas elas, ao mesmo tempo em que se apropriam do universo da histria, vo se apropriando tambm de um universo de termos e expresses que ali aparecem. Combine que as dvidas podero ser tiradas sempre ao final da leitura. No caso de dvidas sobre palavras, volte ao trecho em que elas aparecem e releia para os alunos, discutindo se o contexto da histria permite que se descubra o significado provvel da palavra. Caso isso no seja possvel, informe aos alunos o significado ou combine de fazer a busca, depois, no dicionrio. Terminada a leitura, converse com as crianas sobre o captulo, as aventuras que ele apresenta as emoes que desperta. Procure criar condies para que as crianas escutem as ideias umas das outras e troquem opinies. Para isso, voc pode reapresentar para a sala o comentrio feito em voz mais baixa por um dos alunos, ou devolver para a sala uma pergunta feita a voc... O importante instituir a prtica de troca de ideias e opinies aps a leitura.

2 momento

RECURSOS METODOLGICOS Livros: O Saci e O Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

PROPOSTA DE AVALIAO Avaliao acontecer ao longo das etapas do plano de aula, se seus alunos esto sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impresses nas rodadas de intercmbio de ideias aps a leitura em voz alta de cada captulo e se eles esto mostrando ter uma maior familiaridade com o autor.

PLANOS DE AULA 3 CONTEDO: Leitura DURAO: 4 horas INTRODUO Proporcionar aos alunos a experincia de acompanhar a leitura integral de um livro por captulos. Para tornar essa experincia significativa e possibilitar aos alunos toda a delcia e riqueza que a leitura de uma obra de Monteiro Lobato pode proporcionar.

JUSTIFICATIVA O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criana desde cedo explora e vivencia prticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando sobre como fazer uso deste material escrito.

OBJETIVOS - Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato. - Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. - Ter acesso a textos de boa qualidade literria e compartilhar do prazer de l-los. - Participar de situaes de intercmbio de ideias, preferncias e opinies acerca da leitura de obras desse autor. - Ter a experincia de ler narrativas longas, organizadas em livros por captulos.

METODOLOGIA 1 momento - Leitura de trechos da obra O Pica-pau Amarelo Terminada a leitura de O Saci, pergunte s crianas o que achara da histria, de seus personagens, do final escolhido por Monteiro Lobato. Comente com a classe que enquanto no livro O Saci aparecem muitos personagens do folclore brasileiro, em outro livro de Lobato, O Pica-pau Amarelo, aparacem personagens dos contos de fada, de histrias famosas como as de Dom Quixote e

Peter Pan e da mitologia grega. Pergunte a eles o que acham que pode acontecer quando personagens assim participam de aventuras no Stio. Para alimentar essa conversa, explore o ndice do livro com as crianas e pergunte que aventuras parecem acontecer ao longo dos captulos. Combine que voc vai ler alguns captulos desse livro para que todos possam conhecer um pouco dessas aventuras.

2 momento Prepare a leitura em voz alta dos captulos: - A Cartinha do Polegar - Comea a mudana para o Stio - Peter Pan e Capinha Vermelha

Aps a leitura de A Cartinha do Polegar, explore, na conversa com os alunos, o que eles acham que poder acontecer no Stio quando todos esses personagens, do mundo da fbula, se mudarem para l.

3 momento - Faa uma lista dos personagens conhecidos e desconhecidos. - Pergunte como eles pensam que Dona Benta ir fazer para que todos tenham suas casas e fiquem bem acomodados. - Converse sobre se eles acham que Emlia, Narizinho, Pedrinho e Visconde vo se dar bem com todos esses personagens diferentes. - Pergunte, ainda, qual opinio eles acham que Tia Nastcia vai ter sobre essa mudana. Registre as ideias dos alunos num cartaz.

4 momento Aps a leitura de Comea a mudana para o Stio, retome esse cartaz para ver se a leitura deu alguma pista que ajude, a saber, se as ideias da classe estavam parecidas ou diferentes das de Monteiro Lobato ao escrever o livro. Aps a leitura de Peter Pan e Capinha Vermelha, discuta com a sala os acontecimentos mirabolantes que aparecem ali. Caso eles tenham dvidas sobre alguma parte, volte ao texto e releia o trecho em questo, pedindo que todos compartilhem com os colegas como entenderam aquele trecho, contribuindo, voc tambm, com suas impresses. Em seguida, retome mais uma vez o cartaz e as hipteses que a classe tinha sobre o desenrolar da histria no livro, perguntando aos alunos se mudariam algo daquele cartaz.

RECURSOS METODOLGICOS Livros: O Saci e O Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

PROPOSTA DE AVALIAO Avaliao acontecer ao longo das etapas do plano de aula, se seus alunos esto sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impresses nas rodadas de intercmbio de ideias aps a leitura em voz alta de cada captulo e se eles esto mostrando ter uma maior familiaridade com o autor.

PLANOS DE AULA 4 CONTEDO: Leitura Operaes com nmeros naturais DURAO: 4 horas INTRODUO Proporcionar aos alunos a experincia de acompanhar a leitura integral de um livro por captulos. Para tornar essa experincia significativa e possibilitar aos alunos toda a delcia e riqueza que a leitura de uma obra de Monteiro Lobato pode proporcionar. Aproveitando o trabalho com as obras de Monteiro Lobato, trabalhar as operaes com nmeros naturais.

JUSTIFICATIVA O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criana desde cedo explora e vivencia prticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando sobre como fazer uso deste material escrito.

OBJETIVOS - Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato. - Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. - Ter acesso a textos de boa qualidade literria e compartilhar do prazer de l-los. - Participar de situaes de intercmbio de ideias, preferncias e opinies acerca da leitura de obras desse autor. - Ter a experincia de ler narrativas longas, organizadas em livros por captulos.

METODOLOGIA 1 momento Filme Levar para a classe os episdios do programa de Tv do Stio do Pica-pau Amarelo.

2 momento Aps o filme, os alunos iro comentar a parte que mais gostaram e faro uma ilustrao da mesma.

3 momento As ilustraes comporo o painel que ficar exposto no mural do ptio da escola.

4 momento Matemtica Atividades 1

Atividades 2

QUANTAS CENOURAS ESTAVAM NO CHO?

RECURSOS METODOLGICOS - Livros: O Saci e O Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato. - DVD, projetor ou tv, Cd ou pendrive com os episdios do Stio do Pica-Pau Amarelo. - Papel manilha para o cartaz e figuras para ilustrao. - Atividades xerocada

PROPOSTA DE AVALIAO Avaliao acontecer ao longo das etapas do plano de aula, se seus alunos esto sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impresses nas rodadas de intercmbio de ideias aps a leitura em voz alta de cada captulo e se eles esto mostrando ter uma maior familiaridade com o autor.

PLANOS DE AULA 5 CONTEDO: Leitura DURAO: 4 horas INTRODUO Proporcionar aos alunos a experincia de acompanhar a leitura integral de um livro por captulos. Para tornar essa experincia significativa e possibilitar aos alunos toda a delcia e riqueza que a leitura de uma obra de Monteiro Lobato pode proporcionar.

JUSTIFICATIVA O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criana desde cedo explora e vivencia prticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando sobre como fazer uso deste material escrito.

OBJETIVOS - Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato. - Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. - Ter acesso a textos de boa qualidade literria e compartilhar do prazer de l-los. - Participar de situaes de intercmbio de ideias, preferncias e opinies acerca da leitura de obras desse autor. - Ter a experincia de ler narrativas longas, organizadas em livros por captulos.

METODOLOGIA 1 momento Montagem com os personagens do Stio do Pica-Pau Amarelo - Levar para a sala moldes dos personagens, para que os alunos pinte, recorte e faa os fantoches. - Criao de fantoches no palito.

2 momento - Montar a Emlia. - Na cabecinha da Emlia colar boto nos olhos e l nos cabelos!

RECURSOS METODOLGICOS - Material xerocado com os moldes, cola, tesoura, palito de picol, boto, l.

PROPOSTA DE AVALIAO Avaliao acontecer ao longo das etapas do plano de aula, se seus alunos esto sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impresses nas rodadas de intercmbio de ideias aps a leitura em voz alta de cada captulo e se eles esto mostrando ter uma maior familiaridade com o autor.

PLANOS DE AULA 6 CONTEDO: Leitura DURAO: 4 horas INTRODUO Proporcionar aos alunos a experincia de acompanhar a leitura integral de um livro por captulos. Para tornar essa experincia significativa e possibilitar aos alunos toda a delcia e riqueza que a leitura de uma obra de Monteiro Lobato pode proporcionar.

JUSTIFICATIVA O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criana desde cedo explora e vivencia prticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando sobre como fazer uso deste material escrito.

OBJETIVOS - Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato. - Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. - Ter acesso a textos de boa qualidade literria e compartilhar do prazer de l-los. - Participar de situaes de intercmbio de ideias, preferncias e opinies acerca da leitura de obras desse autor.

- Ter a experincia de ler narrativas longas, organizadas em livros por captulos.

METODOLOGIA 1 momento - Roda de biblioteca explorando livros de Monteiro Lobato - Para finalizar o projeto, organize uma roda de biblioteca (que pode acontecer na sua sala ou na biblioteca da escola) para apresentar para seus alunos outros livros de Monteiro Lobato que fazem parte do acervo da escola ou da biblioteca pblica de sua cidade. - Organize os alunos em roda e apresente os livros um a um, lendo o ttulo, explorando capa e contracapa, mostrando onde fica o ndice, compartilhando algumas ilustraes. - Combine um tempo para que eles possam explorar, por si prprios, esses livros, orientando os alunos a, num primeiro momento, escolher um livro e observ-lo sozinho, procurando descobrir que personagens aparecem ali e pistas do que acontece naquela histria.

2 momento - Depois, eles devem compartilhar seus achados com uma dupla.

3 momento - Todos voltam a se sentar em roda, para que, aqueles que desejarem, compartilhem com a sala o que descobriram ao olhar os livros. - Nessa rodada de conversa final, procure ressaltar essas descobertas dos alunos. provvel que eles consigam observar que existem personagens que aparecem em todos os livros, como Narizinho, Pedrinho, Emlia, Visconde, Dona Benta e Tia Nastcia, que as ilustraes so diferentes de edio para edio, que existem muitos livros escritos por esse autor etc. - Pergunte aos alunos o que eles esperariam encontrar num novo livro de Monteiro Lobato, em relao a personagens, lugares, histrias, aventuras e, se possvel,

disponibilize livros do autor para emprstimo. Assim, os alunos vo poder continuar a se encontrar com esse autor, criando suas prprias trajetrias de leitura.

RECURSOS METODOLGICOS Livros de Monteiro Lobato.

PROPOSTA DE AVALIAO Avaliao acontecer ao longo das etapas do plano de aula, se seus alunos esto sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impresses nas rodadas de intercmbio de ideias aps a leitura em voz alta de cada captulo e se eles esto mostrando ter uma maior familiaridade com o autor.

Anda mungkin juga menyukai