Anda di halaman 1dari 23

Encontros Bibli: revista eletrnica de biblioteconomia e cincia da informao, v. 17, n. esp.1, p.1-23, 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.

2012v17nesp1p1

AES PARA COMPETNCIAS EM INFORMAO NO CIBERESPAO: REFLEXES SOBRE A CONTRIBUIO DA METACOGNIOi Gustavo Henrique de Araujo Freire ii Isa Maria Freire iii
Resumo: Apresenta um quadro de referncia terico-conceitual em cujo contexto se discute a contribuio da metacognio s aes para competncias em informao no ciberespao. Discorre sobre os conceitos interrelacionados no texto, esclarecendo a perspectiva mediante a qual a produo e compartilhamento de informao e conhecimento em redes virtuais so vistas como possibilidades de criao de novos conhecimentos. Nesse sentido, torna-se relevante, na sociedade em rede, o desenvolvimento e disponibilizao de competncias em informao na internet, de modo a promover o uso e apropriao de tecnologias intelectuais digitais. Destaca o valor das estratgias metacognitivas na produo de artefatos destinados ao desenvolvimento de competncias em informao para veiculao na internet, em especial no que diz respeito s redes virtuais de aprendizagem. Palavras-chave: Sociedade em rede. Ciberespao. Redes virtuais de aprendizagem. Competncias em informao. Metacognio.

ACTIONS FOR INFORMATION LITERACY IN CYBERSPACE: REFLECTIONS ON THE CONTRIBUTION OF METACOGNITION


Abstract: Presents a theoretical framework and conceptual context in which it discusses the contribution of metacognition to actions to information competencies in cyberspace. Discusses the interrelated concepts in the text, clarifying perspective whereby the production and sharing of information and knowledge in virtual networks is seen as a possibility of creating new knowledge. In this sense, becomes relevant in the network society, the development and availability of skills in information on the Internet in order to promote the use and ownership of intellectual digital technologies. Highlights the value of metacognitive strategies in the production of artifacts for the development of Information Literacy for running on the Internet, particularly with regard to virtual networks of learning. Keywords: Network society. Cyberspace. Virtual learning networks. Information literacy. Metacognition.

Esta obra est licenciada sob uma Licena Creative Commons

Este trabalho registra o resultado das discusses sobre a abordagem terica do projeto de pesquisa Competncias em informao em redes virtuais de aprendizagem: ao na rede pblica de ensino de Joo Pessoa - PB, em desenvolvimento por docentes do Mestrado Profissional Gesto em Organizaes Aprendentes da Universidade Federal da Paraba.
ii iii

Universidade Federal da Paraba. ghafreire@gmail.com Universidade Federal da Paraba. isafreire@globo.com

1 INTRODUO Neste trabalho, apresentamos os resultados da discusso preliminar sobre a abordagem terica do projeto Competncias em informao em redes virtuais de aprendizagem: ao na rede pblica de ensino de Joo Pessoa PB, em desenvolvimento no Mestrado Profissional Gesto em Organizaes Aprendentes, uma iniciativa do Centro de Educao em parceria com o Centro de Cincias Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraba. Na pesquisa, formulamos a hiptese de que uma rede de comunicao virtual (aqui denominada estoques de informao em fluxo) pode favorecer o compartilhamento da informao, criando oportunidades de aprendizado contnuo e aumentando a possibilidade de gerao de conhecimento em seus participantes. E, por entendermos que a informao um fenmeno social produzido por indivduos em um determinado contexto e representa uma possibilidade de conhecimento, acreditamos que estratgias metacognitivas podem contribuir para facilitar a concretizao dessa possibilidade. Destarte, a inovao do presente trabalho est na aplicao de abordagens da Cincia da Informao organizao e uso do espao virtual como espao comunicacional, onde os estoques de informao esto sempre em fluxo e o papel do profissional da informao se define a partir de um compromisso com a responsabilidade social de facilitar a comunicao de informao para aqueles que dela necessitam, na sociedade.

2 CONTEXTO Nesta seo, discorremos sobre os principais conceitos que fundamentam nossa reflexo sobre a contribuio da metacognio s aes de informao para competncias em informao em redes virtuais de aprendizagem, reunindo os fios conceituais no tear da Cincia da Informao de modo a criar uma rede que tem como atrator (WERSIG, 1993; FREIRE, 2001) o construto competncias em informao4.

Nesta proposta, abordamos as competncias em informao como aquelas pertinentes apropriao de tecnologias intelectuais de informao e comunicao por usurios, nos diversos grupos que constituem a sociedade contempornea.

2
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

2.1 A informao na sociedade em rede Desde os primrdios da humanidade que a informao, no sentido geral de comunicao, esteve presente atravs da tcnica e da linguagem, ou seja, da maneira de fazer determinados objetos, como roupas, armas, armadilhas, mapas, entre outros, e da forma de transmitir o conhecimento sobre esse fazer. Trata-se de um fenmeno que ocorre no campo social e pressupe, para a sua existncia, algumas condies bsicas, tais como: a) Ambiente social - Contexto que possibilita a comunicao de informao. Esse ambiente se caracteriza sempre pela existncia de uma possibilidade de comunicao. Ele decorre do impulso primeiro, arquetpico que nos levou como espcie necessidade de materializar o pensamento em uma mensagem dirigida a um semelhante, um movimento primordial de transmisso da informao; b) Agentes - No processo de comunicao, os agentes so o emissor, aquele que produz a informao, e o receptor, o que recebe a informao. Os agentes emissores so responsveis pela existncia dos estoques de informao, em um processo contnuo em que as funes produo e transferncia se alternam, ou seja, o receptor de hoje poder ser um produtor da informao amanh; c) Canais - Os canais esto relacionados aos meios por onde as informaes circulam. Os agentes produtores de informao escolhem os canais mais adequados para circulao da sua informao, que podem utilizar-se de meios impressos, como jornais, revistas, peridicos cientficos, livros, alm de rdio, televiso, Internet, congressos, feiras e outros tipos de eventos cientficos e comerciais. (FREIRE, G. H. de A., 2004) inegvel que a presena do fenmeno da informao foi se tornando mais presente em nossas vidas, sua rea de ao e atuao foi crescendo cada vez mais, at sua identificao com a sociedade contempornea, qualificada, entre outros, como sociedade da informao. Na verdade, o que caracteriza a atual revoluo promovida pelas tecnologias digitais de informao e comunicao no a sua centralidade na informao e no conhecimento, mas a transformao destes em foras produtivas. Nesse contexto, Barreto (1996, p. 407) define informao como "estruturas significantes com a competncia de gerar conhecimento no 3
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

indivduo, em seu grupo, ou na sociedade". Essas estruturas so armazenadas em estoques de informao, os quais necessitam de uma ao de comunicao para sua disponibilizao na sociedade em rede, na medida em que so estoques estticos e apenas renem, selecionam, codificam, reduzem e classificam a informao que poder, ou no, se transformar em conhecimento em um dado receptor. Destarte, vivemos em uma sociedade em que a informao tem sua relevncia apontada por todos e que representa o tesouro de conhecimentos da humanidade. Essa informao pode vir a se transformar, ou no, em conhecimento, a partir de uma construo cognitiva individual em um dado contexto social, representando um inestimvel e significativo valor sociedade. Por isso mesmo, deve estar ao alcance de todos, atravs de agregados de informao (BARRETO, 1996) e redes de comunicao ou distribuio dos estoques de informao disponveis nesses agregados. A abordagem cognitivista na Cincia da Informao, que estuda a relao entre informao e conhecimento, tem uma histria cientfica produtiva contada por autores como Belkin e Robertson (1976), propondo que a informao altera estruturas cognitivas, Brookes (1980), com a proposio da frmula que inspirou Belkin (1980) criao do ASK5, e Farradane (1980) com sua proposio de informao como substituta6 do conhecimento. E continua uma rea promissora no campo dos estudos informacionais, desde os estudos cognitivistas baseados nos processos mentais de assimilao da informao pelo indivduo (como em Kuhlthau, 1991; Barreto, 1994; Dervin, 1998; Choo, 2003), at as pesquisas acerca dos processos cognitivos que levam em considerao o contexto social no qual o processo informacional ocorre (Hjorland; Albrechtsen, 1995). No Brasil, autoras como Neves (2006; 2007; 2011) e Fujita (2004; 2009) acrescentam s abordagens cognitivistas na Cincia da Informao o modelo da metacognio, destacando a possibilidade de utilizao de estratgias metacognitivas aplicadas ao processamento tcnico da informao e indexao de termos nos sistemas de representao da informao. Para Neves (2006, p. 43), por exemplo, No que diz respeito cincia da informao, [...] a adoo da abordagem processamento da informao vem ao encontro de estudos que envolvem a cognio na recuperao e no processamento tcnico da informao. No presente trabalho, discutimos a possibilidade de contribuio das estratgias metacognitivas no desenvolvimento de competncias para busca, organizao e uso de informaes em redes virtuais de aprendizagem. Pensamos que o uso dessas estratgias
5 6

Anomalous State of Knowledge. Surrogate, no original. Cf. FARRADANE, 1980, p.73.

4
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

podem se constituir em valiosos construtos operativos nas etapas de planejamento e de avaliao das aes para desenvolvimento de competncias em informao na internet. 2.2 Redes de comunicao no ciberespao Na nossa abordagem, as redes de comunicao virtuais constituem estoques de informao em fluxo7. O ciberespao8 o local onde circulam esses estoques de informao9 e, tambm, onde estes j so diretamente concebidos e produzidos. Nesse espao de produo e comunicao da informao existe uma dinmica prpria, em que novas relaes e articulaes esto sendo construdas a todo instante. Nas palavras de Wertheim (2001, p. 32),
[...] o ciberespao est vindo luz numa exploso ante nossos prprios olhos [...] Estamos testemunhando o nascimento de um novo domnio, um novo espao que simplesmente no existia antes. [...] temos aqui uma verso digital da expanso csmica de Hubble, um processo de criao de espao. [...] Esse espao formou-se, a partir do nada, em pouco mais de um quarto de sculo, o que faz dele o territrio de mais rpido crescimento da histria.

Nesse sentido, podemos pensar nos estoques de informao disponveis na sociedade em rede, especialmente na Internet, considerando a possibilidade de acesso e uso por usurios diversificados, embora no se possa assegurar que os estoques de informao podero ser acessados, quando necessrio, pelos mais variados motivos. Ademais, no que diz respeito s redes, apesar da multiplicidade de sentidos que podem ser identificados para o termo, Santos (1997, p.32) identifica duas grandes matrizes: uma que enfatiza o aspecto material, e outra que, alm deste aspecto, tambm levaria em conta o aspecto social. Nesta ltima categoria, estaria a ideia de que rede seria
[...] toda infra-estrutura, permitindo o transporte de matria, de energia ou de informao, e que se inscreve sobre um territrio onde se caracteriza pela topologia dos seus pontos de acesso ou pontos terminais, seus arcos de transmisso, seus ns de bifurcao ou de comunicao. (SANTOS, 1997 p. 208)

A informao em fluxo designa dados em estado contnuo de modificao, disperso entre memrias e canais [digitais] interconectados que podem ser percorridos, filtrados e apresentados ao cibernauta de acordo com suas instrues, graas a programas, sistemas de cartografia dinmica de dados ou outra ferramentas de auxlio navegao (LEVY, 1994). 8 Espao comunicacional virtual, onde se encontram os diversos artefatos digitais e cada usurio navega seguindo um roteiro particular e diferenciado em um campo infinito de possibilidades. O termo especifica no apenas a infra-estrutura material da comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (LEVY, 1999, p.51). 9 Usamos o termo no sentido proposto por Barreto (1996), em seu modelo dos agregados de informao.

5
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

Essas redes transportam tanto os objetos quanto as mensagens produzidas por pessoas, as quais se propem trocar artefatos materiais e simblicos e comunicar seus discursos, e que esto inseridas em uma estrutura socio-economica, pois, como destaca Santos (1997, p. 210), as redes no so [apenas] tcnicas, mas tambm so sociais. Ao possibilitar uma maior interao entre os seus usurios, as tecnologias digitais de informao e da comunicao, como por exemplo, nas teleconferncias, ou troca de informaes por e-mail em tempo real, resgatam a comunicao primordial feita atravs do olhar, do gesto, da presena humana. Esse resgate fundamental, pois nos coloca em contato com um tipo de comunicao fundamental, mais completa, que remonta ao tempo em que os seres humanos ainda no haviam inventado a escrita. Pois a internet o milagre do nosso tempo, conjugando a presena narrativa oral o gesto e o movimento, na troca comunicativa distncia. Os textos eletrnicos oferecem uma participao mais ativa por parte do receptor, especialmente na Internet, que se traduz na possibilidade de agregar novas informaes atravs de links que permitem comentrios, da participao em chats e listas de discusso, redes sociais, formas de comunicao que tem crescido bastante. No ciberespao constitudo pela Internet, um nmero infindvel de dados e informaes se cruzam todos os dias, na medida em que as pessoas visitam stios virtuais e utilizam bancos de dados, trocam correspondncia e participam de grupos de trabalho. Tal feito s possvel atravs da grande rede de comunicao, que possibilita a interconexo de computadores em todo o mundo. Enfim, atualmente as tecnologias digitais de informao esto cada vez mais presentes em todos os segmentos da sociedade, concorrendo para que surjam novas formas em relao produo e aquisio de saberes. Assim, surgem novos processos, tais como a aprendizagem e o trabalho cooperativos assistidos por computador, que se traduz em aprendizagem cooperativa. Isso nos leva a uma realidade possvel, onde cursos e treinamentos so ministrados distncia, e o trabalho pode ser efetuado por pessoas que esto em diferentes locais. A presena de trs princpios faz com que o crescimento do ciberespao se torne possvel. So eles: a) c) a interconexo; a inteligncia coletiva. b) a criao de comunidades virtuais;

A interconexo fundamental, pois no possvel pensar em ciberespao sem a ideia de rede. Por outro lado, para o funcionamento da grande rede de informao a que chamamos 6
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

Internet, necessrio que todos os computadores estejam conectados e se comunicando entre si. O segundo princpio, diz respeito prpria construo de massa crtica representada pelo nmero cada vez maior de pessoas, que se renem por interesses em comum, participando de listas de discusso. E neste processo vo construindo novas formas de opinio pblica. salutar lembrar que sem a interconexo o dilogo entre pessoas de uma mesma comunidade virtual e das comunidades virtuais entre si seria impossvel. Nesse sentido, a interconexo tece um universal por contato (LEVY, 1999, p. 127) e cada ponto da rede de comunicao pode contribuir para seu crescimento como um todo, em um processo que se aproxima do que Johnson (2003, p. 63) chama de auto-organizao. Nesse contexto, torna-se fundamental pensar em redes digitais de comunicao da informao como redes de aprendizagem de informaes relevantes para o processo de produo social, facilitando, ou melhor, possibilitando a conexo remota entre os estoques de informao e seus usurios. Trata-se de um processo cultural que, como nos lembra Quau (2001, p. 478),
[...] acompanha o desenvolvimento da internet, do ciberespao, mas tambm de novas tcnicas de representao (imagens numricas, realidade virtual, televirtualidade, comunidades virtuais...). [essa cibercultura] fundamentalmente ligada mundializao em curso e s mudanas culturais, sociais e polticas, [e] apia-se sobre esquemas mentais, modos de apropriao social, prticas estatsticas muito diferentes das que conhecamos at agora [criando] uma enorme quantidade de comportamentos inovadores cujas conseqncias sociais e culturais ainda no puderam ser suficientemente estudadas.

A questo contempornea da cibercultura, entretanto, no tanto a passagem do presencial distncia nem a transcrio do escrito e do oral tradicionais em multimdias digitais, mas, como ressalta Levy (1999, p. 67), a transio de uma educao e uma formao estritamente institucionalizada (a escola, a universidade) para uma situao de troca generalizada dos saberes, [...] de reconhecimento autogerenciado, mvel e contextual das competncias. Existem, na sociedade contempornea, vrias tecnologias e canais digitais, formais e informais, para comunicao da informao. Dentre estas tecnologias, a Internet se destaca por oferecer condies para um tipo de comunicao que apresenta caractersticas pessoais (informais) e impessoais (formais). Esse trao a distingue como canal de comunicao privilegiado, quando se pensa sobre situaes de aprendizagem como processos de troca ou compartilhamento de informaes. Nesse sentido, o processo de treinamento de produtores e usurios da informao na Internet pode ser visto na perspectiva de redes de aprendizagem distncia, possibilitando uma infinidade de relaes semnticas, trocas de mensagens tcnicas e pessoais, potencializado, ainda mais, pela convergncia de vrias 7
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

tecnologias de comunicao e linguagens em um mesmo suporte: linguagem oral, textos, imagens e sons. Assim, a nosso ver, uma ao de informao relevante poderia objetivar a criao e compartilhamento de tecnologias intelectuais inovadoras para uso no ciberespao por grupos de usurios na sociedade em rede, de modo desenvolver no somente as competncias necessrias busca e organizao da informao na internet, mas, especialmente, a conscincia da imensa riqueza coletiva que os arquivos virtuais disponveis na rede das redes representam para a humanidade. para essa crescente comunidade de usurios que navega no universo de informaes do ciberespao, que podemos desenhar mapas com as trilhas de acesso livre s fontes de informao verdadeiramente teis e relevantes. E acreditamos que as estratgias metacognitivas podem contribuir nesse processo de produo social, constituindo-se em valioso instrumento para os profissionais da informao que se prope essa ao de pesquisa e desenvolvimento. 2.3 Redes virtuais de aprendizagem A aprendizagem est estreitamente ligada evoluo humana, transmisso de conhecimentos, em princpio em linguagem oral, pois no havia ainda o registro das informaes, permitindo o distanciamento, no tempo e no espao, das partes envolvidas no processo de comunicao da informao. Com a inveno da escrita, o processo tornou-se universal e a aprendizagem foi, progressivamente, sistematizada at chegar aos nossos dias, onde aprender no se trata simplesmente de uma escolha, mas uma exigncia do mercado de trabalho. No paradigma tecno-econmico atual, em que a informao considerada um fator de suma importncia para a cadeia produtiva, o capital humano est se valorizando cada vez mais, principalmente nas empresas, e o momento histrico exige das pessoas um aprendizado contnuo para lidar com as novas exigncias da sociedade. Sob esse prisma, a elaborao dos sistemas de aprendizagem precisa levar em considerao algumas caractersticas da sociedade em rede que j esto presentes em nosso convvio social, quais sejam: a) A velocidade de criao e de renovao dos conhecimentos, atravs do uso intensivo de informao. Esse processo leva a um aumento potencial de conhecimento, tendo como consequncia novas aplicaes e acumulao de informaes e conhecimentos na sociedade. Os processos de aprendizagens so fundamentais para 8
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

que a comunicao se concretize e a informao continue a possibilitar a criao de novos conhecimentos. b) A nova natureza do trabalho, cada vez mais ligado ao conhecimento. Nos pases capitalistas centrais, crescem os segmentos do PIB ligadas produo do conhecimento e s atividades de informao. No Brasil, ainda no chegamos a esse estgio, por causa de diversas barreiras polticas, econmicas e sociais, no entanto se pode reconhecer que estamos caminhando nessa direo, inclusive o governo apresenta polticas nesse sentido. c) A capacidade do ciberespao lidar com as tecnologias intelectuais10 que amplificam, exteriorizam e modificam funes cognitivas humanas (LEVY, 1994). Isso se concretiza atravs da possibilidade de agregar novas informaes atravs de links que permitem comentrios, da participao em chats e listas de discusso, do trabalho cooperativo distncia, da transferncia de dados, texto e imagens. d) A emergncia histrica e cultural do ciberespao possibilita o surgimento de dois dispositivos informacionais originais: o mundo virtual, que dispe a informao em um espao-tempo contnuo, e a informao em fluxo, descrita como dados em estado contnuo de modificao. Esse contexto nos leva ideia de infinito, espao que nunca ser completamente preenchido e que se encontra em um estado permanente de mudana e, ideia de rede. (FREIRE, G. H. de A., 2004) No ciberespao encontram-se desde textos antigos, como os de Aristteles e Plato, at textos ps-modernos, como na poesia de Haroldo de Campos, pr-prints de artigos cientficos, os peridicos que os publicam e o prprio texto que est sendo criado pelo usurio/navegador no momento da interao/conexo. Nesse mbito, torna-se fundamental pensar em redes digitais de comunicao como redes de aprendizagem de informaes relevantes para o processo de produo social, facilitando, ou melhor, possibilitando a
10

Seguindo o modelo de Levy (1994, p. 47), consideramos tecnologias intelectuais tanto as formas de expresso simblica (que, p.ex., evoluram das narrativas mticas s equaes qunticas) quanto as tecnologias de informao em si mesmas (p.ex., a escrita em tabuinhas de barro, as iluminuras medievais, a imprensa e os computadores). Levy (1994, p. 47) tambm as chama de tecnologias soft em contraponto s tecnologias de produo material (que evoluram, p.ex., desde o machado de pedra at os satlites de comunicao). Segundo o autor, essas tecnologias intelectuais situam-se fora dos sujeitos cognitivos [...] Mas elas tambm esto entre os sujeitos como cdigos compartilhados, textos que circulam, programas que copiamos, imagens que imprimimos e transmitimos por via hertziana. As tecnologias intelectuais esto ainda nos sujeitos, atravs da imaginao e da aprendizagem (LEVY, 1994, p. 47. Grifo nosso. Esta ltima acepo a que nos interessa, para fins deste trabalho.)

9
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

conexo remota entre os estoques de informao e seus usurios. A partir disso, possvel levantar trs premissas que apiam uma proposio de redes de comunicao da informao como redes virtuais de aprendizagem: a) A existncia, nas organizaes, de pessoas que detm conhecimento; b) A disponibilidade de tecnologias eletrnicas de transmisso de informao distncia (destacando a Internet). importante ressaltar que essas tecnologias eletrnicas atuais potencializam um tipo de comunicao que j existia antes, atravs dos correios, por exemplo: c) A disponibilidade de tecnologias de organizao e comunicao de informao distncia, que podem ser esquematizadas como: i) informao contida em estoques estticos (suportes variados), recuperveis atravs de tecnologias intelectuais e digitais em agregados de informao; ii) informao contida em estoques dinmicos, ou pessoas, que pode ser entendida como capital intelectual11, recupervel apenas atravs de contato pessoal direto, ou presencial, e indireto. (FREIRE, G. H. de A., 2004) Num primeiro momento, o conhecimento disponvel nas pessoas j comea a ser explicitado, sendo transformado em informao no momento em que elas interagem na rede de comunicao virtual, disponibilizando informaes que acham relevantes para os participantes. Em seguida, a partir do momento em que estes dados e informaes esto em fluxo, ou seja, em circulao e interao no espao de comunicao criado pela rede, passam a obedecer dinmica prpria do ciberespao, levando geralmente a uma fragmentao e perda da noo de totalidade. Em outras palavras, a circulao de informao neste novo espao de comunicao tende a ser desordenada e catica. Mesmo com a existncia de um filtro de significao temtica que organize a circulao das informaes, geralmente essas podem se apresentar sem uma padronizao mnima, o que pode dificultar o processo de comunicao. Isso se torna relevante, principalmente no momento em que se tenta organizar um processo de comunicao que subsidie a assimilao da informao e sua consequente transformao em conhecimento. Esse processo remete a uma agregao de valor, pois torna

11

Segundo Stewart (1998, p. 28), o capital intelectual constitui a matria-prima intelectual conhecimento, informao, propriedade intelectual, experincia que pode ser utilizada para gerar riqueza. a capacidade mental coletiva.

10
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

disponvel para os receptores uma viso da totalidade do grupo e dos estoques de informao em fluxo, um dos problemas em ambientes de comunicao em rede. nesse ponto que as estratgias metacognitivas podem dar sua contribuio abordagem das competncias em informao na internet. Tal pensamento nos leva para alm de uma estrutura de aprendizagem do tipo convencional como, por exemplo, nos cursos presenciais, pois a organizao de uma rede de aprendizagem interativa est focalizada na construo do conhecimento coletivo, num contexto que foge hierarquia das situaes tradicionais de ensino-aprendizagem. A tecnologia digital terminou por criar um estado de excesso de informao, que se traduz como necessidade de organizar a informao de modo eficiente para que se torne til para na sociedade. Essas ideias apontam para a necessidade de se pensar em investimentos que promovam a capacitao das pessoas no uso das novas tecnologias de comunicao e informao, de modo que os usurios venham a ser, tambm, produtores de conhecimento, compartilhando estoques de estruturas significantes, ou informao, em fluxo, atravs de redes de aprendizagem distncia. Atualmente, as novas tecnologias de informao e comunicao esto presentes em todos os segmentos da sociedade, concorrendo para que surjam novas formas de comportamento social em relao produo e aquisio de conhecimentos. Dessa forma, surgem novos processos, tais como a aprendizagem e o trabalho cooperativos assistidos por computador, que se traduz em aprendizagem cooperativa. 2.4 A abordagem metagognitiva Abordando a metacognio na perspectiva da leitura e compreenso textual, Neves (2006, p. 42) ressalta que os estudos cognitivos apontam para uma tendncia de investigaes sobre a importncia do conhecimento prvio, as estratgias de transformao da informao em conhecimento e as variveis textuais, de modo que atualmente se pode avanar para uma melhor compreenso da cognio humana e, dessa forma, prover melhor as necessidades dos interlocutores dos sistemas de informao. No contexto da Psicologia Cognitiva, o tema da metacognio comeou a se desenvolver na dcada de 1960, destacando-se os trabalhos de Flavell (1976, p. 232) e sua primeira definio: 11
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

Metacognio se refere ao conhecimento de si sobre os prprios processos cognitivos e produtos ou qualquer coisa relacionada a eles, por exemplo, as propriedades da informao ou dados relevantes para a aprendizagem [...] Metacognio refere-se, entre outras coisas, ao controle ativo e conseqente regulao e orquestrao desses processos em relao aos objetos de conhecimento a que se referem, geralmente de alguma meta ou objetivo concreto. (Traduo livre)

Observa-se, na definio, a referncia ao seu contedo, relacionado ao conhecimento de processos e produtos cognitivos, e a sua funo, qual seja de propiciar melhor controle das atividades cognitivas. Assim, identificam-se os dois principais elementos integrantes do conceito de Flavell (1976): a conscincia do prprio conhecimento e seus processos e o controle, ou regulao, que se exerce sobre esses processos. H uma referncia explcita ao conhecimento que os sujeitos tm da quantidade e qualidade de seus conhecimentos e processos cognitivos, alm do controle exercido sobre os mesmos. Destarte, em geral encontram-se pesquisas que enfatizam um ou outro aspecto do modelo de Flavell (1976, 1979), tanto as que enfatizam a importncia do conhecimento que os indivduos tm de seu prprio funcionamento cognitivo quanto as que focalizam o papel regulador do conhecimento, analisando seus efeitos sobre o comportamento cognitivo. Flavell (1979) supe, em seu modelo, um conhecimento de tipo fatual e declarativo, propondo que suas fontes se encontram na variabilidade e diversidade dos dados que proporcionam os comportamentos inteligentes inter e intraindividuais, nas atividades que executamos e nas estratgias com que abordamos essas atividades. Neves (2011) descreve o Modelo Global de Monitorizao Cognitiva de Flavell (1979), que abrange quatro aspectos inter-relacionados: a) Conhecimento metacognitivo, aquele que o sujeito tem de si mesmo e de variveis que afetam o resultado de um empreendimento cognitivo, a saber: i) Da Pessoa, que permitem diferenciar os processos mentais do prprio indivduo dos processos mentais dos outros, embora considerando que h elementos comuns a ambos; ii) Da Tarefa, que se referem natureza das informaes tratadas pelo indivduo quando reconhece que tais informaes podem afetar seu processo de conhecimento. O conhecimento das variveis que definem a tarefa 12
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

(amplitude, grau de dificuldade e outras) ajuda a determinar os procedimentos para sua resoluo. Tanto quanto nas variveis pessoais, a compreenso da influncia das variveis da tarefa tambm adquirida de forma progressiva, com o desenvolvimento dos indivduos ao longo da vida; iii) Da Estratgia, que supem uma reflexo sobre as estratgias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelo indivduo, so procedimentos que permitem ao sujeito ir de uma situao para outra, relacionando as tarefas entre si de modo a atingir objetivos e metas. b) Experincias metacognitivas, quais sejam as impresses ou percepes do sujeito antes, durante ou depois de realizar uma atividade. A maior importncia destas experincias deve-se ao aprendizado e alocao de meios para superar situaes anlogas futuramente. c) Objetivos, os quais podem ser implcitos ou explcitos e ajudam a impelir (impulsionar) o indivduo realizao da tarefa que se prope, podendo a qualquer momento mudar o percurso de uma tarefa.... d) Aes, que dizem respeito s estratgias utilizadas pelo indivduo para alcanar e avaliar seu progresso em relao ao objetivo proposto. (NEVES, 2011, p. 32-33) Brown (1987), por sua vez, estabelece diferenas entre um conhecimento fatual e declarativo, como proposto por Flavell (1979), e um conhecimento procedimental, o qual se reflete nas atividades utilizadas para regular e revisar o conhecimento. Para Brown (1987), trata-se de atividades de planejamento que se realizam antes de se compreender e resolver um problema, tais como predio dos resultados, programao do tempo, determinao dos procedimentos e recursos a serem utilizados; de atividades de superviso (monitoramento) durante a aprendizagem; e de atividades de controle sobre os resultados (avaliao crtica). Essas atividades se caracterizam por serem: a) Relativamente estveis; b) No necessariamente comunicveis; c) Mais dependentes da tarefa e da situao do que de caractersticas dos sujeitos. (BROWN, 1987)

13
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

Segundo Brown (1978), o conhecimento procedimental exerce funes semelhantes s de um processador central, tais como: a) Predizer as limitaes de capacidade do sistema: b) Identificar e caracterizar o problema a solucionar; c) Determinar o repertrio de rotinas apropriadas resoluo do problema; d) Planejar e programar as estratgias adequadas de resoluo de problemas; e) Controlar e supervisionar a eficcia das rotinas que se tenham utilizado; f) Avaliar, constantemente, essas operaes em relao com o xito ou fracasso na tarefa, de modo que as atividades possam ser mensuradas. Para Neves (2006, p. 43), a abordagem metacognitiva traz contribuies Cincia da Informao, especialmente no que diz respeito aos estudos que envolvem a cognio na recuperao e no processamento tcnico da informao. Em sua reviso de literatura sobre os estudos no campo da informao, a autora destaca que estes representam apenas uma pequena demonstrao das possibilidades que se abrem diante das inmeras possibilidades das descobertas de estudos transdisciplinares (NEVES, 2006, p. 43). Nossa proposta de reunir a abordagem metacognitiva a outros fios conceituais no tear interdisciplinar da Cincia da Informao vem a se colocar como uma dessas possibilidades de descobertas de aplicaes no campo da pesquisa terica e prtica. 2.5 Ao para competncias em informao No contexto informacional, Gonzlez de Gmez trabalha com o conceito de regime de informao, que designa o modo de produo informacional numa formao social, no qual ficaria estabelecido quem so os sujeitos, as organizaes, as regras e as autoridades normativas no campo da informao. Em outras palavras, trata-se do conjunto de determinaes no qual esto definidos os elementos que compe o fluxo estrutural da produo, organizao, comunicao e transferncia de informaes em um dado espao social:
[...] os sujeitos, instituies, regras e autoridades informacionais, os meios e os recursos preferenciais de informao, os padres de excelncia e os arranjos organizacionais de seu processamento seletivo, seus dispositivos de preservao e distribuio. (GNZALEZ DE GMEZ, 2002).

14
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

A partir dessa perspectiva possvel propor uma ao que possibilite a unio desses contextos em um espao social onde cientistas e profissionais da informao podem desenvolver aes com vistas gesto de recursos informacionais para promover a incluso na Sociedade da Informao. Nesse sentido, argumentamos que o campo da Cincia da Informao pode proporcionar recursos tericos e/ou metodolgicos que promovam as competncias necessrias para a socializao da informao. Neste modelo, enquanto Ao de Informao, para Gonzlez de Gmez (2004) a informao refere-se a um conjunto de estratos heterogneos e articulados que se manifestam atravs de trs modalidades: a) De mediao: quando a ao fica atrelada aos fins e orientao de uma outra ao, como, p.ex., no processo de comunicao entre fontes e usurios da informao; b) Formativa: quando a ao est orientada informao no como um meio, mas como sua finalizao, como, p.ex., no processo de formao ou treinamento acadmico ou profissional; c) Relacional: quando a ao busca intervir em outra ao para obter direo e fins, como, p.ex., no processo educativo para desenvolvimento de competncias informacionais . So, tambm, constituintes de um regime de informao: a) Dispositivos de informao, que podem ser considerados um mecanismo operacional, ou um conjunto de meios composto de regras de formao e de transformao desde o seu incio, ou como Gonzlez de Gmez (1999, p. 63) exemplifica, um conjunto de produtos e servios de informao e das aes de transferncia de informao. b) Atores sociais, que podem ser reconhecidos por suas formas de vidas e constroem suas identidades atravs de aes formativas existindo algum grau de institucionalizao e estruturao das aes de informao (GONZLEZ DE GMEZ, 2003, p. 35). c) Artefatos de informao, que so os modos tecnolgicos e materiais de armazenagem, processamento e de transmisso de dados, mensagem, informao. (GONZLEZ DE GMEZ, 2002, 2003).

15
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

a partir desse modelo que propomos a ao para desenvolvimento de competncias em informao em tecnologias intelectuais para busca, recuperao, organizao e processamento de informaes relevantes para o ensino de nvel mdio. A seguir, apresentamos uma descrio grfica do regime de informao no campo da pesquisa, iniciando pelo componente atores sociais:
Figura 1 Descrio do regime de informao no mbito da pesquisa: atores sociais
Regime de Informao Campo da pesquisa Comunidade Cientfica

Atores Sociais
Pesquisadores acadmicos

Professores e alunos da Escola

Gestores da Escola

Fonte: Adaptado de Delaia (2008)

Os atores sociais descritos como pesquisadores acadmicos so aqueles colaboradores vinculados aos grupos de pesquisa (CNPq) Informao e Incluso Social e Epistemologia e Polticas de Informao. Os professores da escola so voluntrios para a constituio dos Ncleos de Tecnologias Intelectuais da Escola. O projeto recebe apoio do Programa Interinstitucional de Iniciao Cientfica (PIBIC) nas modalidades Ensino Superior e Ensino Mdio, para atividades de competncias em tecnologias intelectuais para busca, recuperao, organizao, produo e comunicao de informao de interesse para contedos programticos da escola. Os gestores pedaggicos esto representados pela dirigente da Escola, coordenadores e supervisores. Com relao aos dispositivos, identificamos o projeto de pesquisa, o projeto polticopedaggico da Escola, os pesquisadores acadmicos, professores e alunos participantes. O projeto da rede virtual de aprendizagem, elaborado a partir de discusses com os participantes 16
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

da pesquisa, com sua arquitetura organizacional e canais de comunicao, tambm se constitui em dispositivo relevante no desenvolvimento da pesquisa. Destarte, os dispositivos do regime de informao do campo da pesquisa esto articulados com outros dispositivos do regime de informao da prpria sociedade, tais como as polticas pblicas nacionais de educao, informao e incluso digital e respectivas polticas pblicas locais.
Figura 2 Descrio dos artefatos do regime de informao no campo da pesquisa
Bibliotecas Bases de dados

Regime de Informao Campo da pesquisa

WEB

Repositrios temticos

Artefatos de Informa o

Bibliografias

Tecnologias Intelectuais

Infra-estrutura de rede Recomendaes TIC Rede de aprendizagem

Na Figura 2 apresentamos a descrio grfica dos artefatos de informao que se propem desenvolver, no campo da pesquisa: Certamente os artefatos discriminados no diagrama, por um lado, no so exaustivos em relao ao campo da pesquisa, cujo regime de informao se articula, necessariamente, com os demais regimes vigentes na sociedade brasileira. Por outro lado, a descrio envolve tanto os artefatos consultados, definidos como fontes de informao, quanto os elaborados no mbito do projeto, definidos como produtos, ou resultados, da pesquisa (notadamente os repositrios de sites e outros tipos de artefatos de informao de interesse para o ensino). A ao meta-informacional diz respeito tanto ao desenvolvimento do projeto em si, a partir de seus dispositivos, quanto discusso terica e metodolgica que ocorrer durante o

17
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

processo de pesquisa (internamente, em reunies de trabalho e oficinas, e externamente, em eventos cientficos), a qual ser registrada em textos, relatrios e artigos. Nesse contexto, as aes de pesquisa e as aes de informao integraro um mesmo domnio de orientaes estratgicas e, em consequncia, a poltica e a gesto da informao formaro parte do mesmo plano decisional e prospectivo ao qual pertence a poltica e a gesto da cincia e da tecnologia. Neste caso, possvel propor uma ao que possibilite a unio desses contextos em um espao social onde cientistas e profissionais da informao podem desenvolver aes com vistas gesto de recursos informacionais para promover a incluso na Sociedade da Informao. Com esta abordagem, argumentamos que o campo da Cincia da Informao pode proporcionar recursos tericos e/ou metodolgicos que promovam as competncias intelectuais e tecnolgicas necessrias para a socializao da informao. Essas competncias foram descritas, em 1989, pela American Library Association (ALA) em Relatrio sobre Information Literacy [Competncias em Informao], reconhecendo a importncia desta rea para a manuteno de uma sociedade democrtica. Neste documento, descrevem-se os critrios que definem como competentes em informao pessoas capazes
[...] de reconhecer quando a informao necessria e [tm] a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente esta informao [Essas pessoas] aprenderam como aprender. Elas sabem como aprender porque sabem como a informao organizada, como encontr-la e como usar a informao de forma que os outros tambm possam aprender com ela. (ALA, 1989)

Em 1991, Kuhlthau contribuiu para a fundamentao terica da Information Literacy com um estudo sobre o comportamento dos estudantes, concluindo que no se trata apenas de possuir habilidades, mas, sobretudo, de uma maneira de aprender: a busca de informao um processo de construo que envolve a experincia de vida, os sentimentos, bem como os pensamentos e as atitudes de uma pessoa (KUHLTHAU, 1991, p. 362). Logo depois, Doyle (1994) publicou um trabalho que narra a histria, o desenvolvimento e a importncia das competncias em informao como aspecto significante para a organizao e o desenvolvimento da sociedade contempornea, alm de fazer um estudo das competncias requeridas dos estudantes, a partir da anlise de currculos escolares americanos das reas sociais, exatas e biolgicas. O estudo apresenta um levantamento dos atributos para uma pessoa ser considerada competente em informao. De acordo com a autora, esses atributos so:

18
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

a) Reconhecer que uma informao precisa e correta a base para uma tomada de deciso inteligente; b) Reconhecer a necessidade de informao; c) Formular questes baseadas em necessidades de informao; d) Identificar fontes potenciais de informao; e) Desenvolver estratgias de pesquisa bem sucedidas; f) Saber acessar diversas fontes de informao, incluindo o computador e outras tecnologias; g) Avaliar a informao; h) Organizar a informao para aplicao prtica; i) Integrar informaes novas a conhecimentos j adquiridos; j) Utilizar a informao de uma forma crtica e para a resoluo de problemas. (DOYLE, 1994) Para Shapiro e Hughes (1996), essa rea de estudo que engloba tanto o conhecimento de como usar computadores e acessar informao quanto a reflexo crtica sobre a natureza da informao, sua infra-estrutura tcnica e seu impacto no contexto sociocultural-filosfico. Esta abordagem destaca a pertinncia desta temtica dentro da Cincia da Informao, cujo conceito, segundo Saracevic (1995), aponta trs caractersticas marcantes desta Cincia: interdisciplinaridade, ligao com a tecnologia da informao e participao ativa na sociedade da informao. Em decorrncia da exploso das tecnologias digitais de informao e comunicao e das ferramentas tecnolgicas disponveis atualmente para o grande pblico, o aspecto da familiaridade com as tecnologias digitais foi retomado por McClure em 2001. O autor enfatiza que alm das habilidades para a resoluo de problemas de informao, tais como definio da tarefa, acesso, uso, sntese e avaliao da informao, bem como dos mtodos empregados para obt-la, tambm necessrio adquirir habilidades bsicas para a utilizao do computador, para a compreenso dos meios de comunicao e para a utilizao das redes de transmisso eletrnica de dados. nesse contexto que pensamos que planejar e avaliar aes para competncias em informao considerando as estratgias metacognitivas pode ser fundamental no desenvolvimento de aes de poltica e gesto da informao. Tanto para facilitar a troca de 19
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

experincias entre os usurios como, tambm, para criar condies para a passagem da informao para o conhecimento. Nesse sentido, esperamos contribuir para tecer, no tear interdisciplinar da Cincia da Informao, uma rede conceitual para identificar trilhas metacognitivas que facilitem o desenvolvimento de competncias em informao para usurios, nos diversos grupos que compem a sociedade contempornea.

REFERNCIAS AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Chicago: ALA, 1989. Final report. Disponvel em: http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html. Acesso em 10/11/2001. Acesso em 03/02/2008. BARRETO, A. de A. A eficincia tcnica e econmica e a viabilidade de produtos e servios de informao. Cincia da Informao, Braslia, v. 25, n .3, p.1-18, set./dez., 1996. _____. A questo da informao. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 8, n. 4, p.3-8, 1994. BELKIN, N.J. Anomalous states of knowledge as a basis for information retrieval. The Canadian Journal of Information Science, v. 5, p.390-406, 1980. BELKIN, N.J., ROBERTSON, S.E. Information Science and the phenomenon of information. JASIS, v. 27, n. 4, p.197-204, 1976. CASTELLS, M. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CHOO, Chun Wei. A organizao do conhecimento. So Paulo: SENAC, 2003. DELAIA, Claudia R. Subsdios para uma Poltica de Gesto da Informao da Embrapa Solos luz do Regime de Informao. 2008. Dissertao (Mestr. Em Ci. da Inf.). Rio de Janeiro: IBICT; Niteri: UFF, 2008. DERVIN, Brenda. Sense-Making Theory and Practice: an overview of user interests in knowledge seeking and use. Journal of Knowledge Management, v. 2, n. 2, p. 36-46, Dec. 1998. BROOKES, B.C. The foundation of information science. Part I. Philosophical aspects. Journal of Information Science, v .2, p.125-133, 1980.

20
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

BROWN, A.L. Metacognition, executive cpntrol, self-regulation and others more mysterious mechanisms. In: WEINERT, F.E.; KLUWE, R. (Orgs.). Metacognition, motivation and understanding. Hillside NY: Erlbaum, 1987. _____. Knowing when, where e how to remember: a problem of a metacognition. In: GLASER, R. (Org.). Advances in instructional psychology. Hillside NY: Erlbaum, 1978. DOYLE, C. Information literacy in information society: a concept for the information age. NY: ERIC Clearinghouse on Information & Technology; Syracuse University, 1994. FARRADANE, J. Knowledge, information, and information science. Journal of Information Science, v. 2, p.81-88, 1980. FLAVELL, J.H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitivedevelopmental inquiry. American Psychologist, v.34, P.906-911, 1979. _____. Metacognition aspects of problems solving. In; GLOVER, J.A.; ROANNING, J.B. (Orgs.). The nature of intelligence. Hillsdale NY: Erlbaum, 1976. FREIRE, Gustavo H. de A. Comunicao da informao em redes virtuais de aprendizagem. 2004. Tese (Dout. em Ci. da Inf.). Rio de Janeiro: CNPq/IBICT UFRJ/ECO, 2004. FREIRE, I. M. A responsabilidade social da cincia da informao e/ou O olhar da conscincia possvel sobre o campo cientfico. 2001. Tese (Dout. Ci. da Inf.). Rio de Janeiro: IBICT UFRJ, 2001. FUJITA, Maringela S. L. A indexao na catalogao de livros em bibliotecas universitrias: aplicao, educao e futur. In: FUJITA, M.S.L. et al. (Orgs.) A indexao de livros: a percepo de catalogadores e usurios de bibliotecas universitrias . Um estudo de observao do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. So Paulo: Cultura Acadmica, 2009. _____. A leitura documentria na perspectiva de suas variveis: leitor-texto-contexto. DataGramaZero Revista de Cincia da Informao, v.5, n.4, ago. 2004. GONZALEZ DE GOMEZ, M.N. Novas fronteiras tecnolgicas das aes de informao: questes e abordagens. Cincia da Informao, v. 33, n. 1, p.55-67, jan./abr.2004. _____. As relaes entre cincia, Estado e sociedade: um domnio de visibilidade para as questes da informao. Cincia da Informao, v. 32, n. 1, p. 60-76, 2003. _____. Novos cenrios polticos para a informao. Cincia da Informao, v.31, n.1, jan./abr. 2002. _____. O carter seletivo das aes de informao. Informare, v. 5, n. 2, p. 7-30, 1999.

21
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

HATSCHBACH, M.H. de L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nvel superior. 2002. Dissertao (Mest. em Ci. da Inf.). Rio de Janeiro: CNPq/IBICT UFRJ/ECO, 2002. HJORLAND, B.; ALBRECHTESEN, H. Toward a new horizon in Information Science: domain-analysis. JASIS, v. 46, n. 6, p.411-418, 1995. KUHLTHAU, C. Inside the search process: information seeking from the users perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n. 5, p.361-371, 1991. JOHNSON, S. Emergncia: a vida integrada de formigas, crebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2003. LEVY, P. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. _____. Cibercultura. So Paulo: Ed. 34, 1999. McCLURE, Charles R. Network literacy in an eletronic society: an educational disconnect? Disponvel em http://www.libnet.sh.cn/istis/zsjj/gwzl/revolution/nature/Mcclure.html. Acesso em 08.05.2001. NEVES, D.A. de B. Metacognio, Informao e Conhecimento: pensando em como pensar. Recife: Nctar, 2011. ISBN 978-85-60323-34-0. _____. Meta-aprendizagem e Cincia da Informao: uma reflexo sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em Cincia da Informao, v. 12, n. 3, p.116-128, set./dez. 2007. _____. Cincia da Informao e cognio humana: uma abordagem do processamento da informao. Cincia da Informao, v. 35, n. 1, p.39-44, jan./abr. 2006. NOVELLINO, M.S.F. A transferncia da informao atravs dos seus contextos de produo e uso: linguagens de transferncia da informao. 2000. Dissertao (Mestr. em Ci. da Inf.). Rio de Janeiro: CNPq/IBICT UFRJ/ECO, 2000. QUAU, P. Cibercutlura e info-tica. In: MORIN, E. (Org.). A Religao dos Saberes: o desafio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. SANTOS, M. A natureza do espao: tcnica e tempo; razo e emoo. So Paulo: Hucitec,1997. SARACEVIC, T. Interdisciplinary nature of information science. Cincia da Informao, v. 24, n. 1, [s.p.], jan./abr., 1995. SHAPIRO, Jeremy; HUGHES, Shelley K. Information Literacy as a liberal art enlightenment proposals for a new curriculum. Educom Review, v. 31, n. 2, [s.p.], march/april, 1996. Disponvel em http://net.educause.edu/apps/er/review/reviewarticles/31231.html. Acesso em 25/09/2011. 22
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p. 1-23, 2012.

STEWART, T.A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v. 29, n. 2, p.229-239, 1993. WERTHEIM, M. Uma histria do espao de Dante a Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

23
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianpolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012.

Anda mungkin juga menyukai