Anda di halaman 1dari 21

Simulado 142 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 8 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Na cidade do Rio de Janeiro, so registrados, em mdia, 5.200 casos de 4 desaparecimento por ano. Alguns dos desaparecidos voltam para casa dias depois; outros, para desespero dos familiares, so encontrados mortos em ocorrncias que variam de acidentes, 7 como atropelamento ou afogamento, a assassinatos. Centenas de casos, no entanto, ficam sem soluo. Uma policial civil resolveu investig-los 10 formalmente. Foram avaliados cerca de duzentos casos no solucionados de desaparecimento, ocorridos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2010. A falta de materialidade do corpo difere o 13 desaparecimento de qualquer outro crime, o que dificulta imensamente a investigao, explica a policial. De fato, o desaparecimento to diferente de outros crimes que nem se encaixa nessa 16 categoria ou seja, no tipificado no Cdigo Penal. Quando a famlia vai fazer o registro de ocorrncia, o caso tratado apenas como fato atpico, uma espcie de acontecimento 19 administrativo. A consequncia desse tipo de registro no das melhores, afirma a policial. O tratamento 22 destinado maioria dos casos de desaparecimento no prioritrio; afinal, no se trata da investigao de um crime. Entre apurar um crime e um fato atpico, na lgica policial, prefervel apurar o primeiro. 25 A policial civil defende que no apenas seja revisto o tipo de registro atribudo ao desaparecimento, mas tambm que o prprio inqurito seja realizado com mais ateno pelos 28 policiais. Em 45% dos casos, por exemplo, no se informa se o desaparecido tem ou no algum problema mental, diz. uma omisso muito grande no se preocupar em colocar esse 31 dado na ocorrncia, pois ele constitui informao essencial, ressalta.
Thiago Camelo. Desaparecidos sociais. Internet: <http://cienciahoje.uol.com.br> (com adaptaes).

Julgue os itens subsequentes, a respeito das ideias e estruturas lingusticas do texto 1 Seriam mantidos o sentido original do texto e a sua correo gramatical, caso a preposio de fosse inserida logo aps a forma verbal difere (linha 11). Errado O sentido seria alterado. A falta de materialidade passaria a ser diferente do desaparecimento e no um agente de diferenciao deste. 2 O emprego do sinal indicativo de crase em (linha 20) facultativo, razo por que sua retirada no acarretaria prejuzo para a correo gramatical do texto. Errado Destinado exige a preposio a. 3 A forma pronominal los, em investig-los (linha 8), retoma o antecedente casos de desaparecimento (linha 2) Errado Retoma centenas de casos, que est na mesma linha. 4 A supresso da vrgula empregada logo aps ocorrncia (linha 17) prejudicaria a correo gramatical do texto. Correto Esta vrgula est ajudando a isolar aposto explicativo, sendo obrigatria.

5 H informao suficiente no texto para se concluir corretamente que, apesar de haver muitos casos no solucionados de desaparecimento no Rio de Janeiro, a maior parte deles resolvida pela polcia. Errado No h informao que diga qual a porcentagem de resolvidos e no resolvidos. 6 De acordo com o texto, desaparecimento o tipo de crime mais difcil de ser investigado, pela falta de materialidade do corpo. Errado Isto tambm no afirmado no texto. 7 A informao acerca da sanidade mental do desaparecido contribui na investigao do desaparecimento pela polcia Correto o que o final do texto afirma. Em cada um dos itens a seguir apresentada uma proposta de reescritura para trecho do texto indicado. Julgue-os quanto correo gramatical e manuteno do sentido original do texto na reescritura apresentada. 8 A policial civil... policiais. (linha 24-27): A policial civil defende que o tipo de registro atribudo desapario seja revisto e que o inqurito seja efetuado com mais ateno pelos policiais. Correto Adequada reescrita. 9 A consequncia... melhores, afirma a policial. (linha 19 -20): O resultado desse registro auspicioso, afirma a policial. Errado Auspicioso algo bom, ao contrrio do que o texto original afirmava. 10 A policial civil ... ateno pelos policiais. (linha 24-27): A policial civil defende: que seja revisto o tipo de registro atribudo ao desaparecimento, mas, no apenas isso, que tambm o prprio inqurito seja realizado com mais ateno pelos policiais. Correto Adequada reescrita.

A lngua escrita, como a falada, compreende diferentes nveis, de acordo com o uso que dela se faa. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padro de linguagem que incorpore expresses extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurdico, no se h de estranhar a presena do vocabulrio tcnico correspondente. Nos dois casos, h um padro de linguagem que atende ao uso que se faz da lngua, a finalidade com que a empregamos.
Manual de Redao da Presidncia da Repblica.

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 11 Dada a necessidade de se conferir formalidade redao oficial, o uso do tratamento dignssimo (DD) indicado nas comunicaes dirigidas a autoridades superiores dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Errado Em nenhum caso indicado esse termo nas redaes oficiais. 12 A redao da correspondncia oficial deve se pautar pela correo gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, expresses de cunho regional devem ser utilizadas em documentos expedidos pelo poder pblico. Errado No se devem usar regionalismos, mas sim apenas termos que sejam de todos conhecidos. 13 A conciso, recurso que impe objetividade redao oficial, deve compreender o mbito vocabular, evitando-se o emprego de construes redundantes e palavras desnecessrias. Correto Assim como outros rodeios desnecessrios. 14 A forma de apresentao dos atos oficiais, observada nos padres de diagramao estabelecidos no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, reflexo da necessidade de padronizao das comunicaes expedidas pelos rgos pblicos. Correto Esta uma forma de conferir eficincia, alm disso. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 A confidencialidade tem a ver com salvaguardar a exatido e a inteireza das informaes e mtodos de processamento. Para tanto, necessrio que os processos de gesto de riscos identifiquem, controlem, minimizem ou eliminem os riscos de segurana que podem afetar sistemas de informaes, a um custo aceitvel. Errado Primeiro, a confidencialidade a garantia de segredo. A afirmao fala da Integridade. Outra coisa que no se fala em ELIMINAR riscos e sim minimizar. 16 No Windows XP Professional, possvel abrir uma janela de comando do tipo prompt do DOS por meio do comando cmd.exe. Correto De fato o .

17 No BrOffice.org Impress, ao se pressionar simultaneamente as Teclas CTRL e Insert, estando o cursor aps o ltimo eslaide de uma apresentao, insere-se um novo eslaide aps o atual. Errado A utilizao da tecla de atalho Ctrl + Insert equivalente ao Ctrl + C, que nos permite copiar o contedo selecionado para a rea de transferncia. 18 As caractersticas das fibras pticas incluem elevada atenuao, isolamento eletromagntico e ndice de refrao baixo relativamente ao meio em que se encontrem. Errado As fibras pticas so um meio de transmisso de dados que utilizam sinais de luz codificados em vez da eletricidade. Por essa razo, imune a interferncias eletromagnticas, o que lhe confere alto desempenho, mas o custo de instalao e manuteno caro. As fibras pticas tm baixa atenuao do sinal e ndice de refrao baixo relativamente ao meio em que se encontrem. 19 Os sistemas antigos de representao de dados usam sete ou oito Bits para caracterizar os smbolos, representando, respectivamente, 128 ou 256 smbolos diferentes, enquanto um novo sistema, o Unicode, utiliza dois bytes e pode representar 512 smbolos diferentes. Correto Questo difcil. 20 O acesso ao que se denomina intranet deve ser feito por meio de uma rede local, no sendo possvel esse acesso a partir de um computador conectado Internet, garantindo-se, assim, segurana. Errado possvel que a intranet seja acessvel pela Internet, sendo necessria uma autenticao do usurio provando que o mesmo faz parte da empresa. A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 Em termos de abertura ao comrcio e aos investimentos internacionais, o Brasil apresenta bons ndices. Correto De fato. 22 Privilegiado em termo de bacias hidrogrficas, o Brasil no convive com o problema da escassez de gua, nem mesmo nos maiores centros urbanos do pas. Errado Algumas reas do nordeste sofrem com a seca e a falta dgua. Alm disso, os grandes centros urbanos do pas, em constante crescimento, passam por dificuldades em relao gua. E o pior, a escassez deste lquido precioso nestas reas seguem a tendncia a piorar cada vez mais devido ao inchao das cidades.

23 Fenmeno de dimenses cada vez mais globais, os problemas de abastecimento de gua decorrem, entre outros motivos, da inexistncia de planejamento urbano para utilizao do solo, da precariedade na coleta e na destinao do lixo e da ocupao desenfreada das reas ribeirinhas. Correto Todo tipo de falta de planejamento na ocupao urbana, toda falta de estrutura, de saneamento e, por conseguinte, a falta de destinao do lixo e os abusos dos recursos naturais interferem diretamente no equilbrio natural e tambm na disponibilidade desses recursos, entre eles a gua, para o uso humano. 24 O Japo est localizado no Anel de Fogo do Atlntico, que concentra as maiores atividades ssmicas do mundo. Errado O erro est no fato de ser o Anel do Pacfico. 25 Os biocombustveis so uma fonte de energia cada vez mais utilizada no Brasil, o que demonstra a tendncia de diversificao da matriz energtica Correto Realmente. Em um conjunto E de empresas, indica-se por Ex o subconjunto de E formado pelas empresas que j participaram de pelo menos x procedimentos licitatrios, em que x = 0, 1, 2, ..., e por N x a quantidade de elementos do conjunto Ex. Julgue os itens seguintes, a respeito desses conjuntos. 26 Se x e y forem nmeros inteiros no negativos e x y, ento Ey C Ex. Correto O menor que ou igual a implica existncia de pelo menos um elemento em A que esteja contido em B. 27 A probabilidade de uma empresa selecionada ao acaso no conjunto E j ter participado

de exatamente 10 procedimentos licitatrios igual a Correto O denominador indicado por N0 representa empresas que participaram de pelo menos 0 processos (todas as empresas em E). Agora para verificar (N10 - N11) / N0 H empresas que participaram de pelo menos 10 processos e outras que no. As que participaram de pelo menos 10 incluem 10,11,12, etc. e as que participaram de mais incluem 11,12,13 etc. Logo, para ter exatamente 10, deve-se as que tm pelo menos 10 das que tm pelo menos 11.

Com Raciocnio Lgico, avalie os prximos itens. 28 Rui diz a Pedro: Se voc me der 1/5 do dinheiro que possui, eu ficarei com uma quantia igual ao dobro do que lhe restar. Por outro lado, se eu lhe der R$ 6,00 do meu dinheiro, ns ficaremos com quantias iguais. Rui possui mais de R$ 40,00. Correto Usando as informaes dadas chegamos ao sistema: 5r = 7p r 12 = p Que nos leva a r = 42. 29 Na operao de multiplicao abaixo, cada letra representa um algarismo.

O valor de A+B+C 10. Errado Ao multiplicarmos o algarismo C pelo nmero 3, obtemos um nmero cujo algarismo das unidades igual a 4. Logo, C = 8. Ao efetuarmos o produto do nmero 3 pelo algarismo B, devemos adicionar 2 ao resultado. O produto 3B dever ser um nmero cujo algarismo das unidades seja igual a 6, pois ao adicionarmos 2 teremos como resultado um nmero cujo algarismo das unidades igual a 8. Logo, B=2. Finalmente, o nmero A deve ser tal que 3A termine em 2. Portanto, A = 4. Assim, a soma 8 + 2 + 4 = 14. 30 Quer-se formar um grupo de danas com 6 bailarinas, de modo que trs delas tenham menos de 18 anos, que uma delas tenha exatamente 18 anos, e que as demais tenham idade superior a 18 anos. Apresentaram-se, para a seleo, doze candidatas, com idades de 11 a 22 anos, sendo a idade, em anos, de cada candidata, diferente das demais. O nmero de diferentes grupos de dana que podem ser selecionados a partir deste conjunto de candidatas igual a 210. Correto Temos uma bailarina com 11 anos, outra com 12 anos, e assim sucessivamente at termos uma bailarina com 22 anos. Temos, portanto, 12 candidatas. Temos 7 bailarinas com menos de 18 anos e devemos escolher 3. Temos 1 bailarina com 18 anos e ela deve ser escolhida. Temos 4 bailarinas com mais de 18 anos e devemos escolher 2. Assim, o nmero de diferentes grupos de dana que podem ser selecionados :

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A administrao exerce o poder de polcia por meio de atos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas. A edio, pelo Estado, de atos normativos de alcance geral no pode ser considerada meio adequado para o exerccio do poder de polcia. Errado O poder de polcia tanto diz respeito edio de atos gerais e abstratos primrios (Lei, pelo Legislativo) ou secundrios (regulamentos, pelo Executivo), ou de atos ou operaes materiais. Por isso, a edio de atos normativos de alcance geral pelo Estado, muito embora tambm possa dizer respeito ao poder regulamentar ou normativo, se disser respeito a atividades de restrio de direitos, liberdades ou bens, atuao da Administrao no exerccio do poder de polcia.

32 Prevalece o entendimento de que a ao judicial cabvel para apurar e punir os atos de improbidade de natureza civil deve ser titularizada, com exclusividade, pelo Ministrio Pblico. Errado A Lei de Improbidade Administrativa estabeleceu que a ao civil de improbidade poder ser proposta pelo Ministrio Pblico ou por outra pessoa jurdica interessada, por exemplo o prprio ente ou entidade lesada, vtima de ato de improbidade, conforme art. 17 da Lei n 8.429/92. 33 O terceiro setor se caracteriza por prestar atividade de interesse pblico, por iniciativa privada, sem fins lucrativos. Correto As entidades paraestatais, ou seja, os servios sociais autnomos, as organizaes sociais e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico, integram o terceiro setor. 34 O vencimento pode ser objeto de penhora apenas nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial. Correto Conforme o art. 48 da Lei n 8.112/90, o vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultantes de deciso judicial. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 De acordo com a CF, com o objetivo de fomentar a produo e a renda, a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de qualquer tipo de dbito adquirido. Errado No se pode penhorar a pequena propriedade rural desde que seja trabalhada pela famlia e que as dvidas resultem da atividade produtiva. Assim, a questo erra ao dizer qualquer dbito adquirido. 36 plena a liberdade de associao, inclusive de carter paramilitar, desde que para fins lcitos. Errado A assertiva contraria o art. 5, XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, VEDADA A DE CARTER PARAMILITAR. Associaes paramilitares so corporaes particulares de cidados armados, fardados e adestrados, que no fazem parte do exrcito ou da polcia de um pas. 37 O mandado de segurana admite dilao probatria. Errado No mandado de segurana, as provas devem ser pr-constitudas, no se admitindo, via de regra, a produo de provas no decorrer do processo (dilao probatria). 38 De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, so objetivos da seguridade social igualdade da base de financiamento. Errado Na verdade, um dos objetivos da seguridade social a DIVERSIDADE da base de financiamento.

No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Em relao natureza jurdica do concurso de agentes, o CP adotou a teoria unitria ou monista, segundo a qual cada um dos agentes (autor e partcipe) responde por um delito prprio, havendo pluralidade de fatos tpicos, de modo que cada agente deve responder por um crime diferente. Errado No que se refere natureza jurdica do concurso de agentes, o Cdigo Penal adotou a teoria monista ou unitria, que considera o crime, ainda quando praticado com o concurso de outras pessoas, nico e indivisvel (CP art. 29). O erro da questo esta em afirmar que cada agente responde por crime diferente, quando na verdade, como dito, o crime nico e indivisvel. Por fim, cabe ressaltar que a teoria monista ou unitria adotada de forma temperada. Assim, admite-se a punio menos severa do co-autor que quis participar de crime menos grave (CP art. 29, 2). 40 A natureza jurdica do homicdio privilegiado de circunstncia atenuante especial. Errado A natureza jurdica do homicdio privilegiado caso de diminuio de pena. Crime privilegiado aquele no qual o legislador diminui, em abstrato, os limites mnimo e mximo da pena. Traz o Cdigo Penal em seu art. 121, 1, que o juiz partir da pena de homicdio simples, diminuda de um sexto a um tero. 41 O perdo judicial, uma das possveis causas extintivas da punibilidade, consiste na manifestao de vontade, expressa ou tcita, do ofendido ou de seu representante legal, acerca de sua desistncia da ao penal privada j iniciada. Errado O enunciado da questo descreve a figura do perdo do ofendido, no do perdo judicial. Em determinados crimes o Estado confere o perdo ao infrator, por entender que a aplicao da pena no necessria. o chamado perdo judicial. o que ocorre, por exemplo, no caso de homicdio culposo no qual o infrator tenha perdido algum querido (Lembram-se do caso Herbert Viana?). Essa hiptese est prevista no art. 121, 5 do CP: 5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. (Includo pela Lei n 6.416, de 24.5.1977). Este sim o chamado perdo judicial. 42 Considere que um indivduo seja preso pela prtica de determinado crime e, j na fase da execuo penal, uma nova lei torne mais branda a pena para aquele delito. Nessa situao, o indivduo cumprir a pena imposta na legislao anterior, em face do princpio da irretroatividade da lei penal. Errado A lei penal, como qualquer outra lei, em regra, no retroage. Entretanto, a lei penal, quando for mais benfica ao ru, ir retroagir, nos termos do art. 5, XL da Constituio e art. 2, nico do CP. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 prova lcita a confisso do indiciado obtida mediante grave ameaa por parte dos policiais. Errado Trata-se de prova ilcita pois fora obtida mediante coao, ou seja, o indiciado no era livre para se manifestar quando da colheita da prova.

44 O IP cuida-se de pea meramente informativa, podendo ser dispensvel ao oferecimento da denncia ou queixa. Correto Se o inqurito utilizado para a elucidao do fato e determinao da autoria, caso j se tenha conhecimento de como o delito ocorreu e quem foi o agente, para que serviria o inqurito? Para nada, e exatamente por isso que pode ser dispensado. 45 De acordo com as novas regras processuais penais, obrigatria a presena de defensor para o indiciado durante o interrogatrio feito na fase policial, cabendo ao defensor o direito de interferncia, a fim de que sejam garantidos ao indiciado a ampla defesa e o contraditrio ainda na fase inquisitiva. Errado Na fase inquisitiva no cabe o contraditrio e a ampla defesa. 46 O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 15 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. Errado O CPP fala em 10 dias. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 A guarda confere criana ou adolescente a condio de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, salvo os previdencirios. Errado No existe essa exceo. 48 Segundo o disposto na legislao especfica, so crimes hediondos, entre outros, o homicdio qualificado, o latrocnio, a epidemia com resultado morte e o genocdio. Correto A questo nos traz uma verdade: so crimes hediondos, entre outros, o homicdio qualificado, o latrocnio, a epidemia com resultado morte e o genocdio. 49 A exigncia para que os diretores das empresas especializadas em segurana privada no tenham antecedentes criminais registrados no se aplica aos demais empregados dessas empresas. Errado No caia nessa, pois no podero ter antecedentes criminais registrados no s os diretores como tambm os demais empregados das empresas especializadas (art. 12 da Lei 7.102/83). 50 Considere que uma equipe de policiais em ronda tenha abordado um cidado em via pblica e, devido a sua semelhana com um conhecido homicida, o tenham conduzido repartio policial, onde permaneceu detido para averiguaes por dois dias. Considere ainda que, ao final, o cidado tenha sido liberado, aps a verificao de que no se tratava do homicida procurado. Nessa situao, correto afirmar que o procedimento policial foi ilegal, e que a deteno constituiu crime de abuso de autoridade. Correto No caso narrado na questo haver a aplicao do artigo 4, a da Lei 4.898/65.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Nos prximos itens, avalie usando os conceitos da Fsico-Qumica. 51 Um gs faz com que uma coluna de mercrio se mantenha a x mm de altura quando em equilbrio com este. Assim, a presso do gs x/760 atm. Correto Basta saber que 1 atm igual a 760 mmHg e aplicar a relao. 52 A tabela abaixo confirma a Lei de Charles.

Errado Confirma a Lei de Boyle. 53 Uma amostra de 2 L de um gs ideal a 675 torr mudada a temperatura constante at que sua presso passa a ser 925 torr. Seu volume final ser menor do que 1 litro e meio. Correto

54 Uma mistura de gases contm He, Ne e Ar. A presso do He 0,3 atm. O volume do Ne 4L. A temperatura do Ar 27 . Portanto, o nmero de moles de Hlio maior do que 0,05. Errado

55 Quanto mais longe da possibilidade de mudana para o estado lquido, melhor aplicabilidade da Lei do Gs Ideal para um fluido. Correto Isto equivale a dizer que ela se aplica a altas temperaturas e baixo volume. 56 Problemas que envolvem a Lei de Charles no devem ser resolvidos usando a escala de temperatura Celsius diretamente nos clculos. Correto Sim, pois isto traz erros. Deve-se usar escalas de temperatura absoluta, como a de Kelvin.

57 Duas amostras de gases ideais so mantidas em contineres de igual volume, sob mesmas temperatura e presso. Portanto, o nmero de molculas igual em cada recipiente. Correto Basta pensar na lei dos gases ideais. 58 A Lei dos gases ideais combinados dada aproximadamente pela expresso abaixo, caso se use a escala de temperatura Celsius.

Correto Por conta disso, mais fcil usar a escala Kelvin. 59 A energia cintica mdia para as molculas de um gs diretamente proporcional temperatura deste gs. Correto Ela dada por 3/2 kT. 60 Para gases reais, as molculas ocupam um espao muito pequeno quando comparado ao volume ocupado pelo gs. Correto Isto vale para todos os gases, reais ou ideais. A respeito dos conceitos da Qumica Inorgnica, avalie os itens. 61 - O complexo [Co(NH3)6] apresenta uma absoro tica em energia mais alta do que do que aquela do complexo [Co(CO)6]. Errado O CO um dos ligantes com maior energia de transio da srie espectroqumica, de maneira que os complexos em que est presente so dos que apresentam energia mais alta. 62 Complexos so classificados como diamagnticos se so repelidos por um campo magntico e como paramagnticos se so atrados por um campo magntico. Correto Quanto mais alto o momento de dipolo magntico do complexo, maior o paramagnetismo da amostra. 63 Os ons metlicos do bloco s em seus estados de oxidao do grupo so quimicamente duros. Correto Isto decorre do fato das interaes eletrostticas serem mais importantes para estes ctions, o que faz com que reajam primariamente com nions duros. 64 Dois eltrons, no mximo, podem ocupar um orbital. Quando dois eltrons ocupam um orbital, seus spins devem estar emparelhados. Correto Esta regra conhecida como princpio da excluso de Pauli, e a base da distribuio dos eltrons em tomos.

65 A energia necessria para a formao das ligaes inicas fornecida, em sua maior parte, pela atrao coulmbica entre ons de carga oposta. Correto Para estes casos usamos o modelo inico. nions que predominantemente formam ligaes deste tipo so chamados de duros no modelo de Pearson. 66 Estruturas com maior carga formal so aquelas com menor energia e as mais provveis de ocorrer para uma substncia. Errado A carga formal deve ser o menor possvel. Essa uma indicao para determinar as estruturas de Lewis dos compostos. 67 A teoria do orbital molecular melhor do que a teoria da ligao de valncia, por exemplo na predio das propriedades paramagnticas do oxignio. Correto As duas teorias tm seu valor, mais a teoria do orbital molecular mais desenvolvida e explica um maior nmero de resultados. 68 Os compostos de Ca
2+

so extremamente rgidos.

Correto Isso se deve ao ction altamente carregado e pequeno e faz com que o clcio seja encontrado em materiais estruturais, como nos ossos. 69 NH3 um ligante de campo fraco. Errado um ligante de campo forte, dentro da teoria do campo cristalino observando a srie espectroqumica. 70 No modelo VSEPR (ou RPECV), regies de grande densidade eletrnica assumem posies mais prximas possveis, o que ajuda a prever a geometria das molculas. Errado O modelo prev que elas ficam o mais distante possvel, e no o mais prximo. A respeito das propriedades dos compostos orgnicos, julgue os itens. 71 Quanto mais prximas forem as polaridades de A e B, mais fortes sero as interaes entre esses compostos e, consequentemente, maior ser a solubilidade de um no outro. Correto Certas propriedades. 72 Como regra geral, compostos polares se dissolvem em solventes polares, e compostos pouco polares ou apolares, em solventes pouco polares ou apolares. Correto Isto decorre do que dito no item anterior.

73 Alguns solventes utilizados comumente em laboratrios de qumica orgnica, em ordem decrescente de polaridade, so: acetato de etila, gua, metanol, etanol, diclorometano, hexano, ter dietlico e clorofrmio. Errado A ordem certa seria: gua, metanol, etanol, acetato de etila, diclorometano, clorofrmio, ter dietlico e hexano. 74 Interaes dipolo-dipolo induzido so caractersticas das substncias formadas por molculas apolares, embora ocorram em todos os tipos de molculas. Correto exatamente isto. 75 As mudanas de estado fsico dos compostos ocorrem com o fornecimento ou a retirada de energia, que proporcional intensidade das foras intermoleculares. Correto Esta a relao verdadeira. A respeito das reaes dos alcinos, avalie os itens. 76 Os alcinos so facilmente hidrogenados a alcanos pela adio de H2 sobre um catalisador metlico, com mecanismo idntico ao j visto nos alcenos. A reao ocorre em duas etapas, por meio de um alceno intermedirio. Correto Exato mecanismo. 77 A adio indireta de gua por hidroborao/oxidao, produz como produto um composto com adio Markovnikov. Errado O composto formado anti-Markovnikov. 78 Os halognios, como o bromo e o cloro, se adicionam a alcinos para produzindo compostos com uma estereoqumica cis. Errado A estereoqumica trans. 79 Os alcinos quando hidratados tem como produto final a formao de um lcool. Errado Forma-se cetona. 80 Pode-se formar alcenos por hidrogenao de alcinos. Correto Sim, desde que a reao seja bem controlada, para no gerar alcanos.

Nos prximos itens, avalie as comparaes realizadas.


SH
OH

81

mais cido do que

Correto O enxofre tem maior raio atmico, de forma que os orbitais envolvidos esto mais distantes do ncleo e mais fcil retirar o H deles.

82

tem maior ponto de fuso do que

Errado A cadeia linear tem maior possibilidade de ter interaes de van der Waals e o ponto de fuso maior. 83 O decano libera mais calor na combusto do que o nonano. Correto Sim, pois quanto maior a cadeia, maior o calor liberado. 84 O calor de combusto por grupo CH2 maior no ciclobutano do que no ciclopropano. Errado No ciclopropano h mais tenso no ciclo, de forma que o calor de combusto maior por grupos CH2 neste.
HO HO OH
O

85

OH

mais solvel em gua do que

Correto As hidroxilas so melhores quando ocorre a solvatao do que o oxignio na funo ter.
Cl

86 Cl

mais solvel em hexano do que

Errado O segundo composto mais apolar e mais solvel, portanto.

87

tem maior massa molar do que

Errado No, pois tem H a menos.

88 O etano mais cido do que o etino. Errado No, pois o carbono hibridizado em sp mais cido. 89 O ciclopropano mais solvel em gua do que a ciclopropanona. Errado A ciclopropano pode solvatar mais facilmente, pois o O auxilia na interao com a gua. 90 O ciclopropano tem maior ponto de fuso do que o propano. Errado O propano tem cadeia aberta e isso favorece as interaes de van der Waals. A respeito dos mtodos e conceitos da espectroscopia atmica, julgue os itens. 91 A lmpada de catodo oco uma excelente fonte de linhas para a grande maioria dos elementos devido sua estabilidade. Correto Certamente o . 92 No caso de alguns elementos mais volteis, as lmpadas de catodo oco possuem baixa intensidade de emisso e uma vida til muito curta. Para estes casos, pode-se usar lmpadas de descarga sem eletrodo. Correto Tanto o conceito quanto a soluo sugerida so certos. 93 As fontes de descarga sem eletrodo emitem radiao mais intensa do que as de catodo oco, conferindo maior preciso e sensibilidade s anlises. Errado o inverso. 94 As lmpadas de catodo oco possuem um tempo de vida til limitado. Com o seu uso contnuo, o processo de "sputtering" remove tomos do metal do catodo, depositando-os nas paredes do tubo de vidro. Este processo provoca uma diminuio da intensidade de emisso e ocorre mais rapidamente em lmpadas de elementos mais volteis. Correto Tudo certo. 95 O catodo de uma lmpada de catodo oco deve ser construdo a partir do metal puro, de modo que o espectro de emisso desta lmpada contenha somente as linhas de emisso do elemento de interesse. Correto Isto algo importante a ser considerado.

A respeito da cromatografia lquida de alta eficincia, julgue os itens. 96 Como o tempo de reteno depende da temperatura, as colunas de HPLC devem ser mantidas termostatizadas em um forno onde se pode selecionar a temperatura apropriada para a separao. Correto Exato. 97 O uso de pr-colunas de importncia vital para a vida til da coluna analtica. A filtrao da fase mvel e da amostra nem sempre so suficientes para a eliminao de impurezas prejudiciais coluna. Dependendo das caractersticas da fase estacionria e da natureza da amostra, pode acontecer o que se chama de reteno irreversvel, ou seja, a afinidade do contaminante pela coluna to grande que ele no elui, ficando retido nos primeiros centmetros do empacotamento. Correto Tudo verdadeiro. 98 O detector um dispositivo conectado na sada da coluna que percebe a presena de componentes e emite um sinal eltrico a ser registrado na forma de um pico cuja rea proporcional a quantidade do componente analisado. Correto Certa definio. 99 Os principais detectores utilizados em HPLC so: ndice de refrao, Espectrofotometira UV-Visvel, Fluorescncia, Eletroqumico e Espectrometria de massa (LC/MS). Correto So estes mesmos. 100 O detector de ndice de refrao muito usado, devido a sua alta sensibilidade e sua facilidade de uso com eluio por gradiente. Errado No tem alta sensibilidade e nem pode ser usado com eluio por gradiente. A respeito da espectrometria de massas, avalie os itens. 101 Os agente ionizantes em uso atualmente requerem que a amostra a ser analisada esteja em fase gasosa. Errado Os agentes ionizantes disponveis trabalham em todos estados fsicos. 102 O requisito bsico para a anlise por espectrometria de massa a formao de ons livres na fase gasosa. Correto Adequada definio.

103 Para se gerar o espectro de massas, necessrio que a amostra seja ionizada e que os elementos neutros e com carga positiva e negativa sejam acelerados at o analisador de massa. Errado Os elementos neutros no so acelerados no processo. 104 Em espectrometria de massas, espectros tambm so gerados, mas no por causa de interaes da matria com a radiao, como nos mtodos espectroscpicos. Correto Exatamente por costume chama-se tambm de espectro de massa. 105 No ICP-MS a tocha de IPC serve como atomizador e ionizador para a posterior anlise no massas. Correto a base deste mtodo hifenado. A respeito da espectroscopia no infravermelho, julgue os itens. 106 NaCl e ZnSe pode ser usados como material para clulas nesta tcnica. Correto O primeiro o mais comum.

107 Os dois espectros acima no podem ter sido produzidos pela mesma substncia. Correto Sim, pois as bandas so muito diversas.

108 O espectro acima tpico de IV com transformada de Fourier. Errado um espectro Raman. 109 Gases no podem ser analisados por IV. Errado Podem, com o aparato adequado. 110 A absorbncia o inverso da transmitncia. Errado A= log(100%/T)

A respeito do documento acima, avalie os itens. 111 Serve para prescrio de imunossupressores. Correto Sim, pois estes pertencem a lista C3. 112 So obrigatrios para prescrio de entorpecentes. Errado Entorpecentes so da lista A e seguem a notificao de receita A. 113 Por no apresentar posologia, este documento est errado. Correto Exato.

114 Devem ser feitas 3 vias, ficando uma para controle obrigatrio da CMED. Errado Nada a ver. 115 No podem ser usados estes documentos para o caso de pacientes grvidas. Errado No existe tal proibio. A respeito da Lei 6360/76, avalie os itens. 116 As atividades de vigilncia sanitria de que trata esta Lei sero exercidas exclusivamente no plano federal, pelo Ministrio da Sade, na forma da legislao e dos regulamentos. Errado Sero exercidas no plano estadual tambm. 117 As drogas, os produtos qumicos e os oficinais sero vendidos em suas embalagens originais e somente podero ser fracionados, para revenda, nos estabelecimentos comerciais, sob a responsabilidade direta do respectivo responsvel tcnico. Correto Art. 83. 118 Excluem-se do regime desta Lei, visto se destinarem e se aplicarem a fins diversos dos nela estabelecidos, os produtos saneantes fitossanitrios e zoossanitrios, os de exclusivo uso veterinrio e os destinados ao combate a ratos e outros roedores. Errado Os raticidas usados domesticamente esto includos. 119 vedada a adoo de nome igual ou assemelhado para produtos de diferente composio, exceto se do mesmo fabricante. Errado Mesmo que o fabricante seja o mesmo, proibido. 120 No poder ser aprovado nome de produto cujo registro foi denegado em pedido de registro anterior. Errado Contraria o Art. 5.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Anda mungkin juga menyukai