Anda di halaman 1dari 9

Mquinas Trmicas Para que um dado sistema realize um processo cclico no qual retira certa quantidade de energia, por

calor, de um reservatrio trmico e cede, por trabalho, outra quantidade de energia vizinhana, so necessrios dois reservatrios trmicos com temperaturas diferentes. Mquina trmica qualquer dispositivo que permite a um dado sistema realizar um processo cclico desse tipo. Uma mquina trmica retira certa quantidade de energia Q2, por calor, de um reservatrio trmico de temperatura alta T2, cede uma quantidade de energia menor Q1, tambm por calor, a um reservatrio trmico de temperatura baixa T1 e cede uma quantidade de energia W, por trabalho, vizinhana (Fig.62).

Em cada ciclo, o sistema retorna ao estado inicial: U = 0. Ento, quantidade de energia W, cedida, por trabalho, vizinhana, pode ser escrita: W = Q2 + Q1 No podemos esquecer que as quantidades W e Q2 so positivas e a quantidade Q1 negativa. Nesse contexto, interessante usar apenas quantidades positivas e, por isso, vamos substituir Q1 por Q1. Com isso, a expresso acima fica: W = Q2 Q1 Agora, todas as grandezas so positivas. claro que essa ltima expresso pode ser escrita: Q2 = Q1 + W. A vantagem de usar apenas quantidades positivas que fica evidente o balano energtico, isto , a conservao da energia: da quantidade de energia Q2, retirada do reservatrio de alta temperatura, a frao Q1 cedida ao reservatrio de baixa temperatura e a frao W cedida vizinhana. Para caracterizar a qualidade de uma mquina trmica em transformar a energia retirada do reservatrio trmico de alta temperatura por calor em energia cedida vizinhana por trabalho, definimos o rendimento:
W Q2

ou, levando em conta a expresso acima:

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Q1 = 1 Q 2

Pelo enunciado de Kelvin para a segunda lei da Termodinmica, nenhum sistema pode realizar qualquer processo cclico cujo nico efeito seja retirar, por calor, certa quantidade de energia de um nico reservatrio trmico e ceder, por trabalho, uma quantidade igual de energia para a vizinhana. Dessa forma, devemos ter, sempre, Q1 0 e, da, < 1. O rendimento de uma mquina trmica sempre inferior a 100%. Portanto, pela segunda lei da Termodinmica, no podemos construir uma mquina trmica que transforme integralmente a energia retirada do reservatrio trmico de alta temperatura por calor em energia cedida vizinhana por trabalho atravs de um processo cclico.

Refrigeradores
Refrigerador qualquer dispositivo que permite a um dado sistema realizar um processo cclico atravs do qual retira certa quantidade de energia, por calor, de um reservatrio trmico de temperatura baixa e cede outra quantidade de energia, tambm por calor, para um reservatrio trmico de alta temperatura. No processo cclico, indispensvel que o sistema receba certa quantidade de energia como trabalho. Um refrigerador recebe certa quantidade de energia W, por trabalho, da vizinhana, retira uma quantidade de energia Q1, por calor, de um reservatrio trmico de temperatura baixa T1 e cede uma quantidade maior de energia Q2, tambm por calor, para um reservatrio trmico de temperatura alta T2 (Fig.63). Em cada ciclo, o sistema retorna ao estado inicial: U = 0. Ento, quantidade de energia Q2, cedida ao reservatrio trmico de alta temperatura, pode ser escrita: Q2 = W + Q1 Para caracterizar a qualidade de um refrigerador em usar a energia recebida da vizinhana por trabalho para retirar energia do reservatrio trmico de baixa temperatura por calor, definimos a eficincia:

Q1 W

ou, levando em conta a expresso acima:

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Q1 Q2 Q1

Pelo enunciado de Clausius para a segunda lei da Termodinmica, Termodinmica nenhum sistema pode realizar qualquer processo cclico cujo nico efeito seja retirar, por calor, certa quantidade de energia de um reservatrio trmico com temperatura baixa e ceder, tambm por calor, igual quantidade de energia a um reservatrio trmico com temperatura alta. Ento, devemos ter, sempre, sempr W 0. Portanto, pela segunda lei da Termodinmica, no podemos construir um refrigerador que transfira a energia que retira de e um reservatrio trmico de baixa temperatura para um reservatrio trmico de alta temperatura atravs de um processo cclico, cclico sem receber energia, por trabalho, da vizinhana.
Teorema de Carnot

Por questes didticas, vamos separar o teorema de Carnot em duas partes. Para a primeira parte, vamos dar o seguinte enunciado: Todas odas as mquinas trmicas que operam reversivelmente e entre reservatrios trmicos com as mesmas temperaturas alta e baixa tm o mesmo rendimento. Para demonstrar esse enunciado, enunciado consideremos duas mquinas reversveis, reversveis A e B, com rendimentos e *, respectivamente (Fig.64).

Em primeiro lugar, vamos fazer fazer a hiptese de que o rendimento da mquina A maior do que o rendimento da mquina B: > * Como os rendimentos so dados pelas expresses: = e * = Q1 * W* = 1 Q Q2 2 Q1 W = 1 Q Q2 2

devemos ter: W > W* e Q1 < Q1*.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

As mquinas A e B so reversveis. Podemos, , portanto, construir um dispositivo AB, acoplando ndo as mquinas uma outra, mas com a mquina B funcionando com seu ciclo inverso, inverso isto , como um refrigerador (Fig.65 5).

O resultado efetivo do acoplamento o seguinte. O dispositivo AB mantm o reservatrio trmico de alta temperatura inalterado, , retira, por calor, a quantidade de energia Q1* Q1 do reservatrio trmico de baixa temperatura e cede vizinhana, por trabalho, a quantidade de energia W W*. Portanto, o dispositivo AB opera oper tendo, como nico efeito, a retirada, retira por calor, de certa quantidade de energia de um nico reservatrio trmico e a cedncia, cedncia por trabalho, de uma quantidade igual de energia para a vizinhana. Pelo enunciado de Kelvin, podemos ver que isso no pode acontecer aco porque viola a segunda lei da Termodinmica. Termodinmica Portanto, a hiptese inicial, de que > *, no pode ser verdadeira. Agora, vamos fazer a hiptese oposta, de que o rendimento da mquina A menor do que o rendimento da mquina B: < * Podemos desenvolver envolver um argumento anlogo quele usado acima, apenas trocando entre si os papis desempenhados pelas duas mquinas, isto , construindo um dispositivo AB, acoplando as mquinas uma outra, mas com a mquina A funcionando com seu ciclo inverso, isto , como um refrigerador. Desse modo, chegaremos concluso de que a hiptese formulada, de que < *, no pode ser verdadeira porque viola a segunda lei da Termodinmica. Termodinmica Como a desigualdade > * no pode ser verdadeira e a desigualdade < * tambm no pode ser verdadeira, s nos resta uma nica possibilidade, que deve ser verdadeira: = *. Isto demonstra a primeira parte do teorema de Carnot. Para a segunda parte do teorema de Carnot, vamos dar o seguinte enunciado: Qualquer mquina trmica que opera irreversivelmente entre um reservatrio trmico de temperatura alta e um reservatrio trmico de temperatura baixa tem rendimento menor do que qualquer mquina trmica que opera reversivelmente revers entre reservatrios trmicos com as mesmas temperaturas alta e baixa. Para demonstrar esse enunciado, consideremos uma mquina irreversvel A, com rendimento e uma mquina reversvel B, com rendimentos *.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Em primeiro lugar, vamos fazer, como na demonstrao da primeira parte do teorema, a hiptese de que o rendimento da mquina A maior do que o rendimento da mquina B: > * Como a mquina A irreversvel e a mquina B reversvel, ainda podemos construir o dispositivo AB, acoplando as mquinas uma outra, mas com a mquina B funcionando com seu ciclo inverso, isto , como um refrigerador. Seguindo, ento, o mesmo argumento desenvolvido na demonstrao da primeira parte do teorema, chegaremos concluso de que essa hiptese no pode ser verdadeira. Agora, vamos fazer a hiptese oposta, de que o rendimento da mquina A menor do que o rendimento da mquina B: < * Como os rendimentos so dados pelas expresses: = e * = Q1 * W* = 1 Q Q2 2 Q1 W = 1 Q Q2 2

devemos ter: W < W* e Q1 > Q1*. Contudo, como a mquina A irreversvel e a mquina B reversvel, no podemos construir um dispositivo AB, acoplando as mquinas uma outra, mas com a mquina A funcionando com seu ciclo inverso, isto , como um refrigerador. De qualquer modo, podemos ficar com o dispositivo AB em que acoplamos as mquinas uma a outra, mas com a mquina B funcionando com seu ciclo reverso (Fig.65). O resultado efetivo do acoplamento o seguinte. O dispositivo AB mantm o reservatrio trmico de alta temperatura inalterado, fornece, por calor, a quantidade de energia Q1 Q1* para o reservatrio trmico de baixa temperatura e recebe da vizinhana, por trabalho, a quantidade de energia W* W. Portanto, o dispositivo AB opera tendo, como nico efeito, o fornecimento, a um nico reservatrio trmico, por calor, da mesma quantidade de energia que recebe, por trabalho, da vizinhana. Como j discutimos no contexto do enunciado de Kelvin para a segunda lei da Termodinmica, essa operao do dispositivo AB perfeitamente possvel. Desta forma, esta segunda hiptese, de que < *, verdadeira. Isto demonstra a segunda parte do teorema de Carnot. Aqui cabe uma observao. Esta demonstrao da segunda parte do teorema de Carnot a demonstrao formal, de carter geral, de que, quando o processo reversvel, a quantidade de energia que o sistema cede vizinhana, por trabalho, mxima. Na seo XIX, demonstramos o mesmo resultado, mas para um processo particular.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Mquinas Reversveis e Ciclo de Carnot

O processo de conduo de energia, isto , o processo de transferncia de energia atravs de um meio material, sob o efeito de uma diferena de temperatura e sem transporte de matria, irreversvel. Por esta razo, num ciclo reversvel, a troca de energia, por calor, entre o sistema e o reservatrio trmico de alta temperatura, deve acontecer atravs de um processo isotrmico, com a temperatura do sistema igual temperatura desse reservatrio. Do mesmo modo, num ciclo reversvel, a troca de energia, por calor, entre o sistema e o reservatrio trmico de baixa temperatura, deve acontecer atravs de um processo isotrmico, com a temperatura do sistema sendo mantida igual temperatura desse reservatrio. Pela mesma razo, num ciclo reversvel, os processos pelos quais a temperatura do sistema varia devem acontecer sem troca de energia por calor, isto , devem ser adiabticos. Em outras palavras, uma mquina trmica reversvel, que funciona entre dois reservatrios com temperaturas diferentes, deve operar segundo um ciclo de Carnot. Por isso, as mquinas trmicas reversveis so tambm chamadas mquinas de Carnot. Podemos aplicar a mesma concluso aos refrigeradores. Sendo assim, um refrigerador reversvel, que funciona entre dois reservatrios com temperaturas diferentes, deve operar segundo um ciclo de Carnot. Por isso, os refrigeradores reversveis so tambm chamados refrigeradores de Carnot. Na verdade, quando invertemos o sentido do ciclo de funcionamento de uma mquina trmica reversvel, temos um refrigerador reversvel e quando invertemos o sentido do ciclo de funcionamento de um refrigerador reversvel, temos uma mquina trmica reversvel. Estritamente falando, os refrigeradores no deixam de ser mquinas trmicas. Por outro lado, a definio da escala Kelvin independente de qualquer propriedade de qualquer substncia particular. Por isso, ela uma escala absoluta. Por essa definio e usando apenas quantidades positivas, temos: Q 2 T1 = Q1 T2 de modo que o rendimento de uma mquina trmica reversvel pode ser expresso em funo das temperaturas absolutas dos dois reservatrios trmicos: T1 = 1 T 2

Assim, podemos ver claramente que todas as mquinas trmicas reversveis que operam entre reservatrios trmicos com as mesmas temperaturas T1 e T2 tm o mesmo rendimento. Qualquer mquina trmica real que opera entre um reservatrio trmico de temperatura alta e um reservatrio trmico de temperatura baixa tem rendimento menor do que qualquer mquina trmica reversvel que opera entre reservatrios trmicos com as mesmas temperaturas alta e baixa. De modo anlogo, a eficincia de um refrigerador reversvel pode ser expressa em funo das temperaturas absolutas dos dois reservatrios trmicos:

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

T1 T2 T1

Exemplo 1

Vamos calcular a quantidade de energia retirada do reservatrio trmico de temperatura alta e a quantidade de energia cedida ao reservatrio trmico de temperatura baixa por uma mquina trmica que, funcionando entre 30 oC e 150 oC, entrega 1000 J de energia til vizinhana. Como: T1 = ( 273,15 + 30 ) K = 303,15 K e T2 = ( 273,15 + 150 ) K = 423,15 K o rendimento terico (mximo) da mquina : T1 = 1 T 2 303,15 K = 1 423,15 K = 0,28

Podemos dizer que o rendimento dessa mquina trmica de 28%. A quantidade de energia retirada do reservatrio trmico de temperatura alta e a quantidade de energia cedida ao reservatrio trmico de temperatura baixa, supondo rendimento mximo da mquina, ficam, respectivamente:
Q2 = e Q1 = Q2 W = 3571,43 J 1000 J = 2571,43 J A caloria uma unidade de energia muito usada na Fsica do Calor. Ento, vamos ver como os resultados acima ficam quando expressos nessa unidade. Como: 1 cal = 4,185 J vem: Q2 = e Q1 = 2571,43 J = 614,44 cal 4,185 J / cal 3571,43 J = 853,39 cal 4,185 J / cal W 1000 J = = 3571,43 J 0,28

Exemplo 2 Vamos calcular a quantidade de energia que deve ser fornecida, por trabalho, a um refrigerador domstico, para que ele transfira 100 cal do congelador, mantido na temperatura de 0 oC, para o ambiente, cuja temperatura de 27 oC. Supondo que o refrigerador funcione reversivelmente, a sua eficincia :

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

T1 273 K = = 10 T2 T1 300 K 273 K

Podemos dizer que a eficincia desse refrigerador de 1000%. Ento, para a quantidade de energia que deve ser fornecida, por trabalho, temos: W= Q 1 100 cal = = 10 cal 10

Degradao da Energia

A expanso livre de uma amostra de gs rarefeito um bom exemplo de processo irreversvel. A temperatura da amostra de gs no muda e, portanto, tambm no muda a sua energia interna. Isto , depois da expanso, a amostra de gs tem a mesma energia que tinha antes da expanso. Contudo, para levar a amostra de gs de volta ao seu estado inicial, devemos realizar trabalho sobre ela. Nesse sentido, dizemos que a expanso livre da amostra de gs produz certa degradao termodinmica. Esta expresso significa que a amostra de gs perde parte de sua capacidade de realizar trabalho. Outro exemplo de degradao termodinmica o que acontece quando dois corpos com temperaturas diferentes so colocados em contato e atingem o equilbrio trmico sem perda de energia para a vizinhana. Antes de serem postos em contato, eles poderiam ter sido aproveitados para ceder alguma energia para a vizinhana, por trabalho, servindo como reservatrios trmicos de uma mquina trmica apropriada. Aps o contato, os corpos no podem mais ser aproveitados desta maneira porque no existe mais diferena de temperatura entre eles. De fato, em todos os processos irreversveis existe, em maior ou menor grau, certa degradao termodinmica. Como esta degradao corresponde ao desperdcio de alguma quantidade de energia que, de outro modo, poderia ter sido utilizada para algum fim til, falamos tambm, nesse sentido, em degradao de energia. A entropia a grandeza fsica que, de certa maneira, permite atribuir um valor numrico degradao termodinmica.
Exerccio 1

Calcule o rendimento mximo de uma mquina a vapor que absorve energia por calor de uma caldeira a 200C e libera energia tambm por calor ao ar a 100C.
Exerccio 2

O motor de um refrigerador tem potncia de 200 watts. Calcule a quantidade mxima de energia que pode ser extrada do congelador, por calor, em 10 minutos, se o compartimento de congelamento est a 3 oC e o ar ambiente est a 27 oC.
Exerccio 3

Uma mquina trmica, em cada ciclo, retira 300 joules de energia do reservatrio trmico de alta temperatura e rejeita 240 joules de energia para o

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

reservatrio trmico de baixa temperatura. Determine (a) a quantidade de energia que essa mquina pode ceder, por trabalho, para a vizinhana e (b) o seu rendimento.
Exerccio 4

O rendimento de uma mquina trmica que opera com um gs de 60%. Em cada ciclo, o gs recebe 800 joules de energia do reservatrio trmico de temperatura alta. Determine, para cada ciclo de operao, (a) a energia cedida vizinhana por trabalho e (b) a quantidade de energia cedida, por calor, para o reservatrio trmico de baixa temperatura.
Exerccio 5

Uma mquina de Carnot opera entre reservatrios trmicos de temperaturas T1 e T2, com T1 = 300 K e T2 > T1. A cada ciclo de operao da mquina, 4000 J de energia so retirados do reservatrio trmico a temperatura T2 e 800 J de energia so disponibilizados para a vizinhana. Determine T2.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Anda mungkin juga menyukai