Anda di halaman 1dari 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA

Campus: I Belo Horizonte

DISCIPLINA: Teoria da Literatura I CURSO: Bacharelado Letras TURNO: Noite PROFESSOR: Alexandre Rodrigues da Costa ACADMICA: Carolina Bezerra de Souza
Com base nas leituras dos textos Arte potica, de Aristteles, e "A metfora do olho", de Roland Barthes, analise o texto "O ovo e galinha", de Clarice Lispector, tendo como ponto de partida a questo da mimese.

SEMESTRE: 1-2013 PERODO: 1

Alexandre Rodrigues da Costa No livro Teorias das artes, cap.2 As teorias injuntivas, de Anne Cauquelin, nos trs a definio de mimesis, segundo Aristteles:
Se temos em mente que toda arte produo acompanhada de regras, compreendemos de imediato que a mimesis no copia de um modelo, plido decalque da ideia, afastada da verdade em muitos graus, como era o caso para Plato. Ela antes de tudo fabricadora, afirmativa, autnoma. Se ela repete ou imita, o que repete no um objeto, mas um processo: a mimesis produz o mesmo modo como a natureza produz, com meios anlogos, com vista a dar existncia a um objeto ou a um ser; a diferena se deve ao fato de que esse objeto ser um artefato, que esse ser ser um ser de fico. CAUQUELIN, ANNE. Teorias das artes, 2005, p.61.

Portanto, mimesis todo discurso que pode acontecer ou poderia ter acontecido. Que se preocupa com a veracidade da histria. O texto O ovo e a galinha de Clarice Lispector, no considerado ,segundo Aristteles mimtico, pois o discurso realizado no texto no pode acontecer, no pode ser real. Da mesma forma o texto Historia do olho de Georges Bataille no pode ser considerado mimtico, pois sua historia se afasta muito do verossmil. ... o poema aquilo que no poderia acontecer em nenhum caso... (Roland Barthes, A metfora do olho), assim contrapondo a Aristteles. 1

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA

Campus: I Belo Horizonte

Clarice Lispector nos induz a acreditar que no correr do texto se transforma em uma galinha, (confirmando que o seu discurso no pode ser mimtico) como demostrar os trechos relacionados abaixo:
... - Quando eu era antiga fui depositaria do ovo e caminhei de leve para no entornar o silencio do ovo. Quando morri; tiraram de mim o ovo com cuidado. Eu te amo, ovo... A galinha ama o ovo... A galinha vive como em sonho... Dentro de si a galinha no reconhece o ovo, mas fora de si tambm no o reconhece. E com o corao batendo, com o corao batendo tanto, ela no o reconhece... No o reconheo, e meu corao bate. A metamorfose est se fazendo em mim: conheo a no poder mais enxergar o ovo... J no consigo crer num ovo. Estou cada vez mais sem fora de acreditar, estou morrendo, adeus, olhei demais um ovo e ele foi me adormecendo... Comecei a falar da galinha e a muito j no estou falando mais da galinha. LISPECTOR, CLARICE. O ovo e a galinha, 1971.

- O ovo nunca lutou. Ele um dom. - Ovo invisvel a olho nu. De ovo a ovo chega-se a Deus, que invisvel a olho nu. (O ovo e a galinha de Clarice Lispector). O signo ovo no decorrer do texto passa por representaes fsicas e abstratas, que variam de significado, ao relacionar uma com outra no nos trs sentido, ovo pode ser qualquer coisa. O signo (conceito+ palavra) e o significante (imagem acstica) podem permanecer os mesmos, mas o significado (conceito) muda no decorrer do texto de forma aleatria. Assim descaracterizando uma metfora. A Historia do olho essencialmente uma composio metafrica (A metfora do olho de Roland Barthes). O texto nos trs duas cadeias de metforas. Na primeira: o olho passa a ser o ovo (testculo do touro). Ambos brancos e globulares, assim possibilitando a comparao com o prato de leite do gato. E a segunda metfora do texto o liquido que pode ser urina, lagrima, esperma e leite. A primeira e a segunda metfora so distintas, mas podem ser comparadas. O olho chora, que o ovo quebrado escoa... (A historia do olho de Georges Bataille). O texto nos trs vrios signos e significantes que mudam durante o discurso, exemplo: olho vira ovo, lagrima vira urina, m as o significado permanece o mesmo. Assim possibilitando a metfora.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA

Campus: I Belo Horizonte

O texto de Clarice Lispector O ovo e a galinha, no trs uma metfora explicita. A palavra (signo) ovo no considerada metfora e sim uma repetio. J a palavra galinha e agentes podem ser consideradas, como demostra os trechos do texto a seguir:
Ns agentes disfarados e distribudos pelas funes menos reveladoras, ns s vezes nos reconhecemos... Quanto ao prazer dos agentes, eles tambm o recebem sem orgulho. Austeramente vivem todos os prazeres: inclusive o nosso sacrifcio para que o ovo se faa. j nos foi imposta, inclusive, uma natureza toda adequada a muito prazer. O que facilita. Pelo menos torna menos penoso o prazer... E tambm o tempo que me deram, e que nos do apenas para o cio honrado o ovo se faa, pois tenho usado esse tempo para prazeres ilcitos e dores ilcitas, inteiramente esquecida do ovo. Esta a minha simplicidade. LISPECTOR, CLARICE. O ovo e a galinha, 1971.

As palavras galinha e agentes empregadas no texto nos trs a ideia de analogia, so semelhantes, podendo substituir uma pela outra. Assim dando ao texto uma caracterstica metafrica.

Concluindo, os textos de Lispector e Bataille, no so textos mimticos, se analisados segundo Aristteles. Em alguns aspectos so textos considerados metafricos, por conter palavras analgicas, no texto de Lispector o signo e o significante ovo permanece, muda apenas o significado. O texto de Bataille o contrario o signo e o significante olho mudam, permanece apenas o significado.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA

Campus: I Belo Horizonte

Referncias bibliogrficas

ARISTTELES. Arte retrica e arte potica. Rio de Janeiro, Ediouro, 1998.

BARTHES, ROLAND. A metfora do olho. In: BAILLE, GEORGES. Histria do olho. So Paulo: Editions Fayard, 2001. Cap.4, p.119-129. Traduo de Eliane Robert Moraes. So Paulo: Cosac Naify. 2003.

CAUQUELIN, ANNE. Teorias da arte. So Paulo: Editora Martins Fontes. 2005. LISPECTOR, CLARICE. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1971.

Anda mungkin juga menyukai