Anda di halaman 1dari 19

Cadernos de Ps-Graduao em Arquitetura e Ubanismo

Eduardo Augusto Kneese de Mello Arquiteto Anlise de sua contribuio habitao coletiva em So Paulo.

Aline Nassaralla Regino Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Rafael Antonio Cunha Perrone Mestre em Administrao Pblica pela EAESP-FGV, Arquiteto e Doutor pela FAUSP. Professor de Graduao e Ps-Graduao da FAUUSP e do Programa de PsGraduao em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

RESUMO

Este trabalho tem como tema a trajetria profissional do arquiteto Eduardo Augusto Kneese de Mello (19061994), apresentada atravs de sua produo arquitetnica e enfocando as obras e projetos de habitao coletiva. Caracteriza o arquiteto como um personagem ativo e fundamental para a divulgao e afirmao da Arquitetura Moderna no Brasil, condio verificada em So Paulo, com maior intensidade, a partir de 1940. Expe sua contribuio para a arquitetura brasileira relacionando a qualidade de sua obra, com os textos que produziu e com seu aguerrido empenho no processo de expanso do

ensino de Arquitetura e Urbanismo, inclusive na defesa e consolidao legal das atribuies

profissionais do arquiteto. O trabalho demonstra por meio da anlise de oito projetos a contribuio de Eduardo Kneese de Mello, por vezes pioneira, para a habitao coletiva em So Paulo. Palavras-chave: Eduardo Augusto Kneese de Mello; habitao coletiva; arquitetura moderna.

INTRODUO

Durante o desenvolvimento deste trabalho o objetivo geral foi analisar os projetos do arquiteto Eduardo Kneese de Mello e relacion-los com sua produo intelectual. Estabelecendo as relaes entre teoria e prtica da arquitetura, o trabalho demonstra como o arquiteto projetou obras de habitao coletiva de acordo com sua interpretao sobre este tema, onde a moradia parte de um conjunto maior que compe a habitao. Para ser considerada uma verdadeira habitao, pressupunha-se, segundo Kneese, um bem estar maior de direito cidadania, e aos servios imediatos previstos na Carta de Atenas (IV CIAM, 1933), como transporte, lazer, sade, educao. Alm disso, buscou-se, tambm, verificar qual a relao do arquiteto com os princpios e ideais do Movimento Moderno, analisando como tais pontos estavam presentes em suas obras.

1. O MOVIMENTO MODERNO E A HABITAO COLETIVA

A consolidao do Movimento Moderno na Europa do ps Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve como resultado sua identificao com preocupaes sociais e priorizao do atendimento s demandas da produo em massa, relacionadas urbanizao e industrializao.

Nesse sentido, a habitao coletiva, englobando seus equipamentos, que j vinha se fazendo tema da arquitetura, tornou-se objeto de grande interesse por parte dos arquitetos adeptos deste Movimento. Foram inmeras as experincias e discusses relacionadas a este tema que aconteceram, principalmente, na Unio Sovitica, Alemanha e Frana. Dentre essas vanguardas, o construtivismo sovitico foi o movimento artstico que mais incisivamente propalou idias verdadeiramente revolucionrias no campo da arquitetura e do urbanismo. (BARBARA, 2004, p. 60). Em 1928, o Strokom (Comit de Construes Estatais) instituiu um grupo de pesquisa para estudar a padronizao da moradia, sob a liderana do arquiteto Moisei Guizburg. A obra desse grupo levou ao desenvolvimento de uma srie de unidades entre 27 e 30 m, que ao serem agrupadas e somadas aos equipamentos coletivos formavam dom komunna (residncia comunal). Apesar desta no ter sido bem-sucedida, por um conjuto de razes que extrapolaram sua concepo espacial, seu carter modelar, dentro do construtivismo sovitico e da arquitetura moderna, teve um papel importante na discusso sobre as novas formas de habitar, exprimindo o carter revolucionrio dessa arquitetura. A discusso sobre a habitao tambm estava presente na Alemanha durante a Repblica de Weimar (1919/33). Nesta poca surgiram os arquitetos do Neues Bauen como: Ernst May, Bruno Taut, Hannes Meyer, Walter Gropius, Mies van der Rohe, entre outros. Para estes arquitetos, o objetivo da nova arquitetura era a melhoria das condies de vida da coletividade e a transformao da sociedade. As idias comuns a eles eram: funcionalismo, industrializao e mquina de morar. (KOPP, 1990). Os Siedlungen, grandes conjuntos habitacionais alemes dos anos de 1920 e incio dos anos de 1930, que comportam centenas de habitaes e equipamentos coletivos, so, no que se refere a sua arquitetura e composio de construo, resultado dos novos mtodos de concepo arquitetnica: cientficos e higienistas. O tema habitao esteve presente tambm nas primeiras edies dos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM). A proposta era estudar essa questo para extrair solues adequadas s condies de produo e de uso dos espaos. O papel da Alemanha na discusso e produo da habitao social foi proeminente.

As idias sobre o habitar moderno, na Frana, foram estudadas e difundidas por Le Corbusier. A concretizao de sua proposta habitacional ocorreu quando projetou a Unidade de Habitao, em uma regio perifrica da cidade de Marselha (1945-52). O projeto, paradigma do edifcio residencial moderno, teve muitos de seus conceitos reproduzidos em todo o mundo. Foi concebido como uma construo que englobasse, alm da habitao, seus prolongamentos, tais como: lazer, comrcio e servios de uso local. A Arquitetura Moderna repercutiu, no Brasil, influenciada no s pelas realizaes europias no perodo entre guerras, mas tambm pelo debate internacional dos CIAM. Aps a Primeira Guerra Mundial, as vanguardas europias exerceram grande influncia, quando no Brasil, o Movimento Moderno emergiu contando com a contribuio do pensamento de alguns grupos de intelectuais e artistas, principalmente paulistas. A consolidao da Arquitetura Moderna, no Brasil, aconteceu somente aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sucedendo ao pioneirismo de alguns poucos arquitetos, como Rino Levi, Gregori Warchavchik e Flavio de Carvalho, entre outros. Naquele momento, a acelerao dos processos de urbanizao e industrializao trazia tona a questo habitacional, que logo foi assumida como tema pelos arquitetos modernos brasileiros. No governo de Getlio Vargas (1930-1945), o Estado incorporou a gesto e produo da habitao com o quesito social. Os arquitetos brasileiros envolvidos com a produo da habitao social adotaram as linhas gerais definidas pelo Movimento Moderno. E foram responsveis, nos anos 1940 e 1950, por alguns exemplares significativos de habitao social de boa qualidade promovida principalmente pelos Institutos de Aposentadorias e Penses (IAPs). A dcada de 1940 foi marcada, ainda, pelo incio da atuao do Departamento de Habitao Popular da Prefeitura do Rio de Janeiro, criado em 1946, e que, atravs da construo de conjuntos residenciais, como Pedregulho (Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, 1946), projeto do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, deu continuidade aos pressupostos modernos da produo habitacional. Os conjuntos dos IAPs realizaram o desejo de produzir habitao em massa para as classes menos favorecidas, atravs da incorporao de novos processos

construtivos, de novas tcnicas e da racionalizao da construo, o que resultou muitas vezes na repetio da unidade e numa nova proposta de organizao do espao urbano. A produo dos IAPs foi resultado de um processo de reflexes e trabalhos realizado por um conjunto de arquitetos, e que teve incio, no Brasil, desde os anos de 1920. No entanto, a origem dessas reflexes est nas vanguardas europias, no construtivismo russo, principalmente, na Alemanha, e, nos CIAM.

2. A TRAJETRIA PROFISSIONAL DE EDUARDO KNEESE DE MELLO

Muitos arquitetos que seguiram os princpios do Movimento Moderno tiveram uma formao acadmica forjada pelos ensinamentos e conceitos advindos da cole des Beaux Arts de Paris. Esse foi o caso da maioria dos expoentes da Arquitetura Moderna em So Paulo, tais como Eduardo Kneese de Mello, Oswaldo Bratke, Henrique Mindlin, Vilanova Artigas, Luis Saia, caro de Castro Mello, entre outros. O incio da trajetria profissional de Eduardo Kneese de Mello foi marcado pelo Ecletismo tardio dos anos 1930, no por opo, mas em decorrncia de sua prpria formao escolar (Mackenzie, 1932). Os futuros engenheiros-arquitetos do Mackenzie College aprendiam a ver, sobretudo, a arquitetura como arte e utilizar elementos arquitetnicos buscando composies acadmicas regidas pelos princpios da BeauxArts de harmonia, equilbrio e perfeio, produzindo, a partir de um receiturio, uma arquitetura ecltica, composta por elementos de diversas origens, mas utilizando materiais contemporneos. Dessa forma, foi autor e construtor de diversas residncias eclticas para as camadas mdias urbanas, todas elas alastradas pelos bairros nobres da cidade de So Paulo, como: Jardim Europa, Amrica, Paulista e Paulistano. Esse grande nmero de construes fez com que Kneese ganhasse prestgio e se destacasse frente sociedade. Algumas das residncias elaboradas entre os anos de 1932 e 1937 foram publicadas, no ano de 1938, em um lbum impresso pela Unio Paulista de Imprensa, com o nome de Construces Residenciaes. A partir de 1938, com a criao da Revista Acrpole a qual contou com a participao de Kneese1 essas residncias passaram a ser publicadas, em sua maioria, nesta revista. Em grande parte dessas residncias de

catlogo publicadas, tanto pela UPI como pela revista Acrpole, a organizao espacial tinha sempre como modelo o palacete europeu, seguindo o estilo pr-escolhido pelo cliente (figs. 1, 2, 3).

Fig. 1 Residncia Theodoro Braga Fonte: CONSTRUES, 1938

Fig. 2 Residncia Marcos Lindenrberg Fonte: CONSTRUES, 1938

Fig. 2 Resid. Rodolfo Kromfeld Fonte: CONSTRUES, 1938

Sa da escola, comecei a trabalhar como construtor. Fiz algumas casinhas por a, o Jardim Amrica est salpicado delas, e eu fazia a arquitetura vontade do fregus. Quando o sujeito entrava no meu escritrio, eu perguntava imediatamente: qual o estilo de sua preferncia? E eu fazia o estilo do sujeito, nem que nunca tivesse ouvido falar neste estilo. Eu ia estudar, ia me virar, ia perguntar e sapecava no sujeito o estilo que ele tinha pedido. Assim fui um construtor ecltico. (KNEESE DE MELLO, 1979 [?], p. 13).

O arquiteto, por um curto perodo de tempo, manifestou orgulho por essa grande produo de residncias, mas aps sua converso ao Movimento Moderno passou a no reconhecer valor nestas obras, passando a reneg-las, assim como ocorreu a Oswaldo Bratke.

Quando fazamos Arquitetura ecltica ou acadmica, havia assim uma certa inteno de exibio e que (...), e depois me pareceu que se chocava com a inteno social que a Arquitetura tem que representar. (...) Hoje estou convencido, absolutamente, que a Arquitetura profundamente social. (...) Ns temos que esquecer a idia de fazer grandes palcios e partir para solues mais simples, mais humanas e sociais. (depoimento de Eduardo Kneese de Mello. In: SANTOS, 1985, p. 101).

A propalada converso de Kneese de Mello ao Movimento Moderno aconteceu aps sua participao no V Congresso Pan-americano de Arquitetos em Montevidu,

1940. Foi atravs do contato com os arquitetos cariocas e de outros pases que percebeu que estava mentindo arquitetonicamente. Ali, entrou em contato, de modo mais consistente, com os princpios e ideais do Movimento Moderno. Essa nova fase de sua vida profissional teve um carter mais humano e social do que a primeira, deixando de representar os desejos de mercado das camadas alta e mdia urbana paulistana, para atender coletividade. Portanto, para Kneese, tornar-se moderno foi questionar-se qual seria a funo social do arquiteto e o real significado da arquitetura, segundo o iderio do Movimento Moderno. A quantidade de projetos e obras que marcou a primeira etapa de sua vida profissional, a fase de construes eclticas, no foi a mesma como arquiteto moderno. Nessa nova fase, sua prtica profissional de transcorreu em outra busca esttica, de atuao na realidade. Kneese de Mello passou de um copista de estilo a um militante do Movimento Moderno. Nessa militncia batalhou pela fundao do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP, 1943)2 ao lado de Rino Levi, Vilanova Artigas, caro de Castro Mello, Abelardo de Souza, Oswaldo Bratke, entre outros.

Em seus primeiros projetos modernos, Edifcio Mara (1942), Edifcio Lenidas Moreira (1942), IAPC Cidade Jardim (1944) e Conjunto Residencial Japur IAPI (1945) buscou utilizar elementos fundamentais da Arquitetura Moderna, tais como os pilotis, as formas geomtricas puras, as janelas horizontais e o terraojardim; ou seja, claramente direcionada para uma linguagem corbusieriana. Alm das questes estticas ligadas ao Movimento Moderno, o arquiteto trabalhou os diversos elementos construtivos de maneira independente, dentro de uma lgica construtiva que foi uma das principais caractersticas da arquitetura do perodo. A dcada de 1950 foi um perodo de realizaes e envolvimentos que marcaram a atuao profissional de Kneese de Mello, iniciando com o projeto, em parceria com o arquiteto Luis Saia, para a I Bienal de So Paulo (1951). Outra experincia importante foi o Conjunto Residencial Jardim Ana Rosa, de 1950, um empreendimento privado de grandes propores, promovido pelo Banco Hipotecrio Lar Brasileiro, para a pequena burguesia urbana paulistana, contendo moradia e

comrcio, desenhados por renomados arquitetos, entre eles Abelardo de Souza, Salvador Cndia, Plnio Croce, Roberto Aflalo e Walter Kneese. Ainda no incio da dcada de 1950 a participao de Eduardo Kneese de Mello na Uniseco do Brasil S.A.3 empresa dedicada habitao industrializada, foi decisiva para sua trajetria profissional. O sistema Uniseco combinava estrutura de madeira e painis de fibrocimento como vedao. Essa experincia representou para o arquiteto a concretizao de uma perspectiva para a modernizao da arquitetura brasileira e soluo para a questo habitacional, cuja industrializao e produo seriada seriam exigidas pelo volume de sua demanda. Por outro lado, foi o seu fracasso financeiro impondo dificuldades que perduraram at o fim de sua vida. A Uniseco do Brasil foi inviabilizada, principalmente, pelo alto custo para a poca e pela diferena entre os materiais ingleses e brasileiros. Havia problemas com os materiais disponveis e uma total falta de receptividade, gerando um final prematuro para esta tentativa, talvez pioneira no pas. Na dcada de 1950, trabalhou com Oscar Niemeyer em duas grandes obras. Foi seu parceiro, juntamente com Hlio Uchoa e Zenon Lotufo, contando com a colaborao dos arquitetos Carlos Lemos e Gauss Estelita, na construo do Parque Ibirapuera (1954). Participou, tambm, de sua equipe na construo de Braslia4, sendo um dos arquitetos da NovaCap (Nova Capital), entre 1957 e 1960. Devido s atividades que exercia no IAB-SP e aos inmeros convites para proferir palestras, por volta de 1959, Kneese convidou dois jovens arquitetos para trabalharem com ele em seu escritrio: Joel Ramalho Junior e Sidney de Oliveira. Um dos primeiros projetos realizados em parceria com esses jovens arquitetos, e talvez o mais conhecido seja o Conjunto Residencial para a Cidade Universitria da Universidade de So Paulo, CRUSP, de 1961. O projeto apresentou uma linguagem que permitiu a pr-fabricao e a industrializao de quase todos os seus componentes. Foi, talvez, a primeira grande experincia com este tipo de construo realizada no pas. Em uma srie de projetos para a cidade de So Paulo nas dcadas de 1960 e 1970, defrontou-se com temas difceis e respondeu com projetos marcados

simultaneamente pela racionalidade construtiva da pr-fabricao e pelo idealismo urbanstico, arrojados e expressivos formalmente. Esses projetos so representados pelo Posto de Assistncia Mdica do INPS na Vrzea do Carmo (1967), Cemitrio da Vila Paulicia, na cidade de So Bernardo do Campo (1969), Mercado Distrital da vila Clementino (1970) e o Posto de Assistncia Mdica do INPS na Vila Maria Zlia (1976), desenvolvidos em parceria com o arquiteto Sidney de Oliveira. A ltima obra publicada do arquiteto, de 1981, foi o edifcio da Faculdade de Arquitetura Farias Brito, localizada em Guarulhos, So Paulo. O arquiteto pertencia ao corpo docente inaugural do curso e participou ativamente de sua estruturao, ao lado de Eduardo Corona. medida que avanava em direo aos anos 1990, o arquiteto Eduardo Kneese de Mello dedicou-se cada vez mais ao ensino, restringindo suas atividades de projeto a poucas encomendas. Sua militncia a favor da verdade na arquitetura continuou dentro das salas de aula, onde lutou para que as novas geraes no cometessem o mesmo erro, no mentissem arquitetonicamente, e retratassem a arquitetura de seu tempo.

Alm da luta pela verdade arquitetnica, travou batalhas com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) em defesa das atribuies profissionais dos arquitetos. Apregoava uma mxima: ARQUITETURA ATRIBUIO O ARQUITETO (fig. 4). Frase esta que acabou se transformando em sua marca,
Fig. 4. Eduardo Kneese de Mello. So Paulo, 1979. Fonte: IAB-SP, 1979[?], p. 13.

traduzindo em poucas palavras sua luta de dcadas.

3. A QUESTO HABITACIONAL NA OBRA DE EDUARDO KNEESE DE MELLO

O primeiro artigo escrito por Eduardo Kneese de Mello para a revista Acrpole, intitulado Acrpole de Athenas evidencia sua formao acadmica, pois acreditava que a arquitetura grega era a arte mais perfeita e mais pura (KNEESE DE MELLO, 1938 a, p.14), e o finalizou dizendo que era um modelo ao qual se deve copiar e imitar. Em seus prximos textos os objetos de suas anlises comearam a mudar. Passou a estudar os monumentos histricos brasileiros, que se encontravam abandonados, e despertou grande interesse pela arquitetura colonial brasileira e suas origens. Em 1940, escreveu Impresses do V Congresso Pan-americano de Arquitetos, um relato das finalidades do congresso e de seus participantes. A partir deste momento, transformou-se em grande entusiasta da Arquitetura Moderna. Empenhou-se em sua divulgao entre profissionais da rea e diante toda a sociedade. frente do IAB-SP e como defensor incansvel dos princpios do Movimento Moderno, Eduardo Kneese de Mello escreveu diversos artigos e proferiu diversas palestras em defesa do iderio da arquitetura contempornea, expressando qual a sua posio frente aos arquitetos que ainda no haviam se convertido. Na grande parte desses textos, o arquiteto procurou convencer o pblico, sejam eles arquitetos ou leigos, de que no existe outra arquitetura possvel que no a contempornea, ou seja, a Arquitetura Moderna a verdadeira arquitetura, a que retrata fielmente o seu tempo. Discorreu, tambm, sobre o urbanismo. Quando este era o assunto, citava somente a Carta de Atenas (IV CIAM, 1933), traduzida por ele para a revista Acrpole. Para o arquiteto, ela era o documento mais importante do urbanismo moderno. Outro assunto muito debatido nos textos de Kneese de Mello foi o da habitao coletiva, cuja concepo era a grande preocupao do arquiteto desde o final da dcada de 1940. Ele apresentou um estudo aprofundado sobre o conceito de habitao no Brasil, explicando-a atravs da histria do pas e seus ciclos econmicos desde o descobrimento em seu artigo intitulado Evoluo da habitao no Brasil.

10

Em seus trabalhos, Kneese desenvolveu e divulgou uma noo de habitao baseada nos princpios do Movimento Moderno e principalmente nas recomendaes da Carta de Atenas, onde para ele a habitao no significava apenas moradia:

Eu acho que habitao no s casa. Habitao um conjunto e, quando ns fazemos milhares de casas, no estamos resolvendo o problema da habitao. No adianta nada fazer mil casas num lugar qualquer se esses mil, quinhentos mil, moradores, em mdia, no estiverem servidos por comrcio, por lazer, por escolas, por abastecimento, por trabalho, por cultura; ento, este conjunto no habitao, um grupo de casas, mas no habitao.

O complexo da habitao deixou de ser s a casa. A casa um dos seus elementos, o elemento central da habitao, mas ela tem que ser servida por escolas de diversos graus, ela tem que ter o playground para a criana pequena, tem que ter assistncia mdica, assistncia social, assistncia de todo tipo. Tem o contato com o trabalho, com o divertimento, com a cultura. Ento a Arquitetura deixou de ser a casa, passou a ser um complexo. E a Arquitetura de hoje tem que ser feita com essa idia. (depoimento de Eduardo Kneese de Mello. In: SANTOS, 1985, s/p).

Eduardo Kneese de Mello, atravs de sua vasta experincia profissional, acreditava que somente atravs da pr-fabricao seria solucionado o problema habitacional que se agravava, cada vez mais, com o decorrer dos anos no Brasil. Empenhou-se em apregoar esta nova tcnica construtiva.

Cabe ao arquiteto brasileiro a responsabilidade de pesquisar novos materiais, novas tcnicas, e planejar unidades de habitao completas, que incluam a escola, o hospital, o mercado, etc. e que, alm de oferecer conforto e beleza, possam ser construdas rapidamente. ... Em concluso, parece-me que se deve procurar reduzir ao mnimo, ou simples montagem, o trabalho na obra, e aumentar ao mximo a participao da indstria, onde os materiais podero ser produzidos mais rapidamente, com melhor qualidade e melhor preo. (KNEESE DE MELLO, s/d a, s/p).

Kneese acreditava que somente com a racionalizao do projeto e com a prfabricao da construo que a estrutura habitacional humana poderia atingir o grau de

11

desenvolvimento compatvel com os avanos tecnolgicos de sua civilizao. Atravs dela, a arquitetura poderia se tornar realmente democrtica, servindo de abrigo para todos os homens e no somente para alguns.

4. HABITAO COLETIVA: ESTUDO DE CASOS

Dentre os projetos e obras realizados pelo arquiteto Eduardo Kneese de Mello, relacionados habitao coletiva, foram selecionados oito exemplares para comporem o estudo de casos desta dissertao. Os projetos foram apresentados em ordem cronolgica, procurando verificar, deste modo, as transformaes possveis do conceito de habitao na obra do arquiteto. Precedendo as anlises, figuram as fichas tcnicas dos projetos, com as informaes obtidas durante a pesquisa compreendendo: os projetos originais re-desenhados, croquis e fotografias. O objetivo destas anlises foi estabelecer uma relao entre a produo terica e a projetual do arquiteto em relao ao tema da habitao. E, com a anlise dos projetos selecionados para o estudo de casos, verificou-se que esta noo ampla de habitao estava plenamente apresentada em seu projeto para o Conjunto Residencial IAPC Cidade Jardim (1944, fig.5), onde os moradores distribudos em 1118 unidades residenciais teriam acesso escola, centro comercial, maternidade, ambulatrio, oficinas para pequenos servios, playground e centro esportivo. No Conjunto

Residencial IAPI (Japur, 1945, fig.6), a noo de habitao tambm estava incorporada, pois o arquiteto preocupou-se em oferecer
Fig. 5. Conjunto Residencial IAPC Cidade Jardim. Fonte: Acrpole, n. 184, 1954, p. 183.

aos

moradores

12
Fig. 6. Conjunto Residencial IAPI Japur. Fonte: Acervo FAU USP.

diversos equipamentos coletivos, tais como: lojas, restaurante, rea de lazer na cobertura (terrao-jardim) e playground, tendo em vista que o edifcio estava implantado prximo ao centro da cidade e o acesso cultura e transporte era mais fcil do que no caso de Jardim.

J nas demais obras apresentadas, essa noo recebeu, quando possvel, algumas referncias, como o caso dos edifcios Mara (1942, fig. 7), Juru (1955, fig. 8) e do Conjunto Residencial para estudantes da Universidade de So Paulo (CRUSP, 1961, fig. 9).

Fig. 7 Edifcio Mara Fonte: L architecture daujourdhui, 1952 s/p. .

Fig. 8 Conj. Residencial para Estudantes da USP Fonte: Acrpole, 1964, n303, p. 94

Fig. 9 Edifcio Juru Fonte: AD, 1956, s/p.

Nos demais edifcios, Guapira e Hicatu (Conjunto Residencial Jardim Ana Rosa, 1952, fig. 10), Demoiselle (1956, fig. 11) e Renato da Fonseca (1960, fig. 12), no existem os servios complementrios habitao, existem apenas alguns espaos de uso coletivo, na maior parte das vezes, jardins ou terraos.

13

Com relao esttica e ao iderio do Movimento Moderno, as anlises

Fig. 10 Edifcio Hicat Fonte: Acervo FAUUSP

Fig. 11 Edifcio Demoiselle Fonte: Acervo FAUUSP

Fig. 12 Edifcio Renato da Fonseca Fonte: Mdulo, 1961, n24, p.24

mostraram, claramente, o uso de elementos da linguagem moderna. Os cinco pontos da nova arquitetura de Le Corbusier foram frequentemente utilizados, com muita sabedoria e racionalidade, dentre eles destacam-se os pilotis, as aberturas horizontais e o terraojardim. Os ensinamentos da escola carioca foram utilizados em alguns projetos como os elementos vazados ou tijolos de vidro, mas sempre secundrios. O arquiteto Eduardo Kneese de Mello buscou, incessantemente, incorporar nos aspectos construtivos as caractersticas da racionalidade e padronizao advindas dos conceitos de reprodutibilidade do iderio Moderno. Essa busca possibilitou o uso da pr-fabricao, em larga escala, no projeto das habitaes de estudantes da Universidade de So Paulo - CRUSP, experincia de industrializao, em escala, que pode ser considerada pioneira no Brasil.

5. CONSIDERAES FINAIS

Essa pesquisa visualizou nos percursos do arquiteto Eduardo Kneese de Mello a importncia das relaes entre teoria e prtica da Arquitetura. Ao intentar o estudo das relaes entre os textos e palestras proferidas por Kneese com seus projetos e obras de arquitetura, pde traduzir como idias e conceitos se incorporaram produo arquitetnica. Dessa forma, alm de sua militncia pelos princpios do modernismo, os maiores legados de Eduardo Kneese de Mello foram vrios de seus projetos. Suas implantaes tornaram-se heranas muito significativas para as geraes futuras, pois

14

suas obras traduziram, em formas palpveis, os princpios e a esttica do Movimento Moderno, materializando os ideais que tanto Kneese proferiu e defendeu ao longo de sua trajetria.

ABSTRACT

The theme of this work is the professional life of Eduardo Augusto Kneese de Mello (1906-1994) presented through his architectonic activity and focusing on the works and projects of collective dwelling. It marks the architect as an active character, indispensable to make public the power of the Modern Brazilian Architecture that happened in So Paulo as of 1940. It shows his contribution to the Brazilian architecture, linking the quality of his work to the texts he wrote and his fierce effort in the process of expanding the teaching of Architecture and Urbanism, including the defense and legal consolidation of the professional responsibilities of the architect. Through the analysis of eight projects, this work shows Eduardo Kneese de Mellos, at times pioneer, contribution to collective dwelling in So Paulo. KEY WORDS: Eduardo Augusto Kneese de Mello; collective habitation; Modern Architecture.

15

Notas 1. Segundo Eduardo Corona, no edital do ltimo nmero da revista Acrpole: Vejamos a sua vida: em meados de 1937 o arquiteto Eduardo Kneese de Mello foi procurado pelo Sr. Roberto Corra de Brito para a confeco de um lbum impresso das obras daquele arquiteto e que foi realizado nesse mesmo ano. No decorrer das conversaes o arquiteto Kneese de Mello, sempre entusiasta das coisas da arquitetura, aventou a possibilidade de ser montada uma revista de arquitetura em So Paulo. O senhor Corra de Brito imediatamente interessou no assunto os arquitetos Henrique Mindlin e Alfredo Ernesto Becker, que se puseram disposio da faanha. E o 1 nmero saiu em maio de 1938. (ACRPOLE, n. 390 e 391, p. 6, 1971). 2. Durante o V Congresso Pan-americano de Arquitetos (Montevidu, 1940), verificou-se a necessidade de criar departamentos estaduais do Instituto de Arquitetos do Brasil, que existia desde 1921 no Rio de Janeiro. O objetivo dos departamentos estaduais era reunir, em uma nica entidade, todos os profissionais, concentrando assim todas as foras, evitando o surgimento de entidades isoladas, o que fragmentaria ainda mais a categoria profissional. 3. O arquiteto Roberto Alves de Lima Montenegro Filho, em seu mestrado na FAU USP, estudou com maior aprofundamento a tecnologia da Uniseco, podendo oferecer maiores informaes a respeito da mesma. Um nico exemplar de residncia construdo com esta tecnologia, a de Horcio Kneese de Mello em Cotia, foi publicado na Revista Casa & Jardim, n. 15, p.22-5, 1955. 4. De sua atuao em Braslia destacam-se dois projetos: o Palcio do Comrcio (1959) e o Palcio da Agricultura (1959), duas sedes de entidades federativas, ambas no Setor Bancrio Norte.

REFERNCIAS

BARBARA, Fernanda. Duas tipologias habitacionais: o conjunto Ana Rosa e o Edifcio Copan. Contexto e anlise de dois projetos realizados em So Paulo na dcada de 1950. So Paulo: FAU USP. Dissertao de mestrado, 2004.

BARONE, A. C. Team 10: arquitetura como crtica. So Paulo: Annablume: Fapesp, 2002.

BAYEUX, G. M. O debate da arquitetura moderna brasileira nos anos 50. So Paulo: FAU USP. Dissertao de mestrado, 1991.

BENEVOLO, L. Histria da Arquitetura Moderna. So Paulo: Perspectiva, 1998.

BONDUKI, N. G. Origens da Habitao Social no Brasil. Arquitetura Moderna, Lei do Inquilinato e Difuso da Casa Prpria. So Paulo: Estao Liberdade: Fapesp, 1998.

BRUAND, Y. Arquitetura Contempornea no Brasil. So Paulo: Perspectiva, 1981.

DE FEO, V. Arquitetura Construtivista-URSS 1917-1936. So Paulo: Wordwhitewall, 2005.

16

FABRIS, A. Ecletismo na arquitetura brasileira. So Paulo: Nobel: Edusp, 1987.

FRAMPTON, K. Histria Crtica da Arquitetura Moderna. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

FICHER, S.; ACAYABA, M. M. Arquitetura moderna brasileira. So Paulo: Projeto, 1982.

KNEESE DE MELLO. E. Acrpole de Athenas. So Paulo: Acrpole, n. 1, p.14-8, 1938a.

___. Santurio de Congonhas do Campo. So Paulo: Acrpole, n. 2, p.33-42, 1938b.

___. Cabo Frio. So Paulo: Acrpole, n. 4, p.15-24, 1938c.

___. A Arquitetura Colonial e Jos Wasth Rodrigues. So Paulo: Acrpole, n. 6, p.39, 1938d.

___. IAPC. Delegacia de So Paulo. Conjunto Residencial Cidade Jardim. So Paulo, 1945.

___. Porque Arquitetura Contempornea. So Paulo: Acrpole, n. 102, p.159-168, 1946.

___. A carta de Atenas (Traduo). So Paulo: Acrpole, n. 109, p.1-4, 1947.

___. Arquitetura, Urbanismo e Democracia. So Paulo: Acrpole, n. 123, p.91-6, 1948.

___. Consideraes sobre arquitetura moderna. So Paulo: Acrpole, n. 134, p.47 - 50, 1949a.

___. Rotary e Arquitetura. So Paulo: Acrpole, n. 138, p.156-7, 1949b.

___. Centro de debates culturais. So Paulo: Acrpole n.152-3, p.229-32, 1950/51.

___. Habitao na URSS. So Paulo: Arquitetura, n. 9, p.29-31, 1963.

___. A herana mourisca da arquitetura no Brasil. So Paulo: FAU USP, 1975a.

___. Arquitetura Brasileira: Palestras e Conferncias. So Paulo: FAU USP, 1975b.

___. Depoimento. In: IAB-SP. Arquitetura e Desenvolvimento Nacional. Depoimentos de Arquitetos Paulistas. So Paulo: Pini, 1979[?].

17

___. Mutiro e habitao. In: S, A. A.; MELLO, E. K.; et. al. A Cidade, A Habitao. Guarulhos, SP: APEC: Universidade de Guarulhos, 1988b.

___. Braslia: Histrias e Estrias. So Paulo: De mais Editorao e Publicao, 1992.

___. Setor residencial da Cidade Universitria Armando Salles de Oliveira. In: ETERNIT. Eternit na Arquitetura Brasileira Contempornea Brasileira, s/d a, s/p.

___. Exposio no IAB-SP. So Paulo: Manuscrito. s/d b, s/p.

KOPP. A. Quando o moderno no era um estilo e sim uma causa. So Paulo: Nobel, 1990.

LEMOS, C. Arquitetura Brasileira. So Paulo: Melhoramentos: Edusp, 1979.

LOEB, Roberto (coord.). ARQUITETO: Eduardo Kneese de Mello. So Paulo: Videovideo produtora, s/d. 1 fita de vdeo (24 min), VHS, son., color.

MINDLIN, H. E. Arquitetura Moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.

PINHEIRO, M. L. B.. Modernizada ou Moderna? A arquitetura em So Paulo, 1938-45. So Paulo: FAUUSP. Tese de doutorado, 1997.

PUPPI, M. Por uma histria no Moderna da Arquitetura Brasileira. Campinas: Pantos Editores, 1998.

REGINO, A. N.; SANTOS, A. P.; et. al. Arquitetura atribuio do arquiteto. So Paulo: Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo, 2005.

ROSALES, M. A. F. Habitao coletiva em So Paulo 1928>1972. So Paulo: FAU USP. Tese de doutorado, 2002.

RUBANO, L. M. Cultura de projeto: um estudo das idias e propostas para habitao coletiva. So Paulo: FAU USP. Tese de doutorado, 2001. 2 v.

SANTOS, L. C. Arquitetura Paulista em torno de 1930-1940. So Paulo: FAU USP. Dissertao de mestrado, 1985.

SAMPAIO, M. R. A. A promoo privada de habitao econmica e a arquitetura moderna, 1930 1964. So Carlos: RiMa Editora, 2002.

18

SEGAWA, H. Arquiteturas no Brasil 1900 1990. So Paulo, Edusp, 1997.

SCULLY JR, V. Arquitetura Moderna: a arquitetura da democracia. So Paulo: Cosac& Naify, 2002.

SILVA, E. P. Eduardo Kneese de Mello e o Edifcio Japur. So Carlos: USP, EESC departamento de Arquitetura e Urbanismo. Dissertao de mestrado, 2003.

THOMAZ, D. Eduardo Kneese de Mello. Revista AU. So Paulo: n45, 1992/3, p. 80-8.

UNIO Paulista de Imprensa. Construces residenciaes. So Paulo: UPI, 1938.

XAVIER, Alberto. Depoimento de uma gerao. So Paulo: Cosac & Naify, 2003.

XAVIER, Alberto; LEMOS, Carlos e CORONA, Eduardo. Arquitetura Moderna Paulistana. So Paulo: Pini, 1983.

19

Anda mungkin juga menyukai