Anda di halaman 1dari 18

Colgio ALUB Material de Aula de Literatura Terceiro 2011 Professor Fernando Medeiros Temas: 1. Vanguarda 2. Pr-Modernismo 3.

. Modernismo Brasileiro 1 gerao 4. 1 gerao autores 5. Modernismo Portugus 6. Modernismo Brasileiro 2 gerao Poesia Prosa 7. Modernismo Brasileiro 3 gerao Prosa Poesia Vanguarda Expressionismo: ~1870: Edward Mnch Reproduo da deformao do ser humano a partir de sua expresso. Cubismo: 1904: Andr Breton e Pablo Picasso Reproduo do ser humano a partir da superposio de formas geomtricas. Futurismo: 1910: Marinetti Supervalorizao crtica do futuro. Preocupao com as invenes, tecnologia e velocidade. Dadasmo: 1914: Tristan Tzara Representao do mundo e das coisas por meio do nada. Nada. Surrealismo: 1924: Salvador Dal Tentativa de representao dos sonhos. Fluxo de conscincia. Obs.1: O sculo XX e sua manifestao artstica nasceram sob o domnio da vanguarda europia. Obs.2: A arte brasileira do sculo XX influenciou-se diretamente da vanguarda europia e sua principal representao so Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Exerccios rpidos sobre Vanguarda: Pensando na Vanguarda Europia (Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadasmo e Surrealismo), identifique a que vanguarda se refere os trechos abaixo: a) Os poetas e os artistas determinam e concertam a imagem de sua poca e docilmente o futuro se amolda ao seu gosto. b) Estes artistas pretendiam representar o objeto como se ele fosse visto de diferentes ngulos ao mesmo tempo. Tal atitude golpeia diretamente a perspectiva tradicional. c) Automatismo psquico pelo qual algum se prope a exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. d) Uma das maiores inovaes desta vanguarda foi a grande importncia atribuda ao poder expressivo das cores, formas, pinceladas, texturas, tamanho e escala desproporcional. e) A negao total da cultura, a defesa do absurdo, da incoerncia, da desordem, do caos so as atitudes dos artistas presos a esta vanguarda:

Pr-Modernismo (aula no quadro) .Tendncias Pr-Modernistas: 1. Preocupao crtica com a realidade brasileira; 2. Regionalismo: valorizao de tipos brasileiros marginalizados e 3. Anncio de alguns aspectos temtico-formais do Modernismo linguagem. Estudo Dirigido sobre Pr-Modernismo 1. Se o Pr-Modernismo no escola literria, ento o que ? 2. Por que no escola literria? 3. O perodo Pr-Modernismo reflete que condio social do Brasil. Por qu? 4. Por no ser escola literria, o Pr-Modernismo no apresenta caractersticas, mas tendncias. Quais so elas? 5. Dentre tais tendncias, existe uma que se aproxima com o Realismo. O que diferencia a viso realista da prmodernista? Pr-Modernismo Produo Literria: 1. Prosa: a) Euclides da Cunha: - Tema: Guerra de Canudos Bahia - Linguagem: Rebuscada, erudita. - Obra: Os Sertes, 1902. Trs partes: 1. A Terra: Obs: 2. O Homem: Obs: 3. A Luta: Obs: Obs final: # Obra de carter cientfico # Lista de Exerccios selecionados da UnB: Os Sertes
01. (UnB 2005.2, adapt.) No incio do sculo XX, ainda vigorava, na literatura brasileira, a viso determinista da realidade, de que o texto de Os Sertes exemplo. 02. (UnB 2005.2) A ltima fase do massacre de Canudos narrada em Os Sertes. Entretanto, no se verifica, nessa obra, a denncia dos abusos da poltica dominante e da atuao do exrcito nesse episdio da histria do Brasil. 03. (UnB 2005.2) Os Sertes do testemunho, em forma literria apurada, da desigualdade social a qual promoveu, no Brasil, no a fuso entre as raas, mas uma contradio severa no s entre as culturas envolvidas na formao nacional como tambm entre o progresso das reas urbanizadas e o atraso que marginalizava as populaes isoladas. 04. (UnB 2005.2) Em Os Sertes, pelo estilo elegante e preciso do autor, o pblico letrado da poca pde tomar conscincia de um problema da formao do pas: o choque de culturas, que se expressava violentamente em Canudos e que a classe mdia, concentrada em zonas urbanas e, portanto, distante dos acontecimentos da guerra, ainda ignorava. 05. (UnB 2005.2, adapt.) Na distribuio de elementos formadores da etnia brasileira apresentada por Euclides da Cunha em Os Sertes, ndios, brancos e negros convivem no litoral e o serto desprezado, porque permanecia completamente inabitado. 06. (UnB 2004.1, adapt.) Em Os Sertes, evidenciam-se as caractersticas cientfico-naturalistas provenientes da formao tcnica e profissional do autor. 07. (UnB 2004.1) Conclui-se em Os Sertes que Antnio Conselheiro utilizava a religio como instrumento de agregao que levara submisso dos habitantes de Canudos. 08. (UnB 2004.1) Fundamentalmente uma obra de documentao da realidade, Os Sertes fazem parte da Literatura Brasileira por causa de elementos da funo potica presentes nesta obra.

09. (UnB 2004.1) Como todo fenmeno histrico, h mltiplas formas de compreenso do episdio de Canudos, ocorrido nos primeiros tempos da repblica. H clareza, contudo, de que o movimento conduzido por Antnio Conselheiro expressava, prioritariamente, uma bem organizada reao ideolgica ao golpe que derrubou o Imprio. 10. A obra Os Sertes, dividida em quatro partes A Terra, O Homem, A Luta, As Conseqncias traz notcia da Guerra de Canudos e da vitria de Antnio Conselheiro e seus seguidores.

Reflexo: 1. Dois olhares para o mesmo conflito: I. Euclides da Cunha, no final de Os Sertes, registrava: Canudos no se rendeu. Exemplo nico em toda histria, resistiu at ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, [...] caiu no dia 5, ao entardecer, quando caram os seus ltimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criana, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. II. J Olavo Bilac, escrevendo sobre o mesmo episdio, comemorava: Enfim, arrasada a cidadela maldita! Enfim, dominado o antro negro, cravado no centro do adusto serto, onde o Profeta das longas barbas sujas concentrava sua fora diablica, feita de f e de patifaria, alimentada pela superstio e pela rapinagem! a. Que viso cada trecho manifesta sobre o episdio? b. O que pode explicar duas vises to diferentes a respeito de um mesmo acontecimento? c. Essas vises diferentes refletem a viso da poca? Por qu?
Continuao autores...

b) Monteiro Lobato: - Tema: plantio e crise do caf regionalista So Paulo (Vale do Paraba) - Linguagem: ora rebuscada (narrador) ora popular (personagens) - Obra contos: 1. Infantil: Stio do Pica Pau Amarelo 2. Adulta: . Modelo realista . Crtica obedincia estrangeira . Crtica ao nacionalismo cego Urups 1918 Obs: Cidades Mortas 1919 c) Lima Barreto: - Tema: Revolta da Armada Preconceito Subrbio carioca RJ - Linguagem: Popular - Obra: Triste Fim de Policarpo Quaresma Clara dos Anjos Recordaes do Escrivo Isaas Caminha d) Graa Aranha: - Tema: Imigrao alem ES - Linguagem: ora rebuscada (narrador) ora popular (personagens) - Obra: Cana, 1902 Pr-Modernismo Produo Literria Parte 3: 2. Poesia: a) Augusto dos Anjos O Poeta do Mau Gosto: 3

- Tema: pessimismo, niilismo, angstias humanas, descrena na vida/ coisas. - Linguagem: Rebuscada, cientfica. - Obra: Eu 1912 Influenciado por todas as escolas literrias: Barroco: Arcadismo: Romantismo: Realismo Naturalismo: Parnasianismo: Simbolismo: EXERCCIOS DE INTERPRETAO DE TEXTO # Leia os textos abaixo de Augusto dos Anjos: BUDISMO MODERNO Tome, Dr., esta tesoura, e... corte Minha singularssima pessoa. Que importa a mim que a bicharia roa Todo o meu corao, depois da morte?! Ah! Um urubu pousou na minha sorte! Tambm, das diatomceas da lagoa A criptgama cpsula se esbroa Ao contato de bronca destra forte! Dissolva-se, portanto, minha vida Igualmente a uma clula cada Na aberrao de um vulo infecundo; Mas o agregado abstrato das saudades Fique batendo nas perptuas grades Do ltimo verso que eu fizer no mundo!
*

VERSOS NTIMOS Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido esta pantera Foi tua companheira inseparvel! Acostuma-te lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miservel, Mora, entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. Toma um fsforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, a vspera do escarro, A mo que afaga a mesma que apedreja. Se algum causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!
*

PSICOLOGIA DE UM VENCIDO 4

Eu, filho do carbono e do amonaco, Monstro de escurido e rutilncia, Sofro, desde a epignese da infncia, A influncia m dos signos do zodaco. Profundissimamente hipocondraco, Este ambiente me causa repugnncia... Sobe-me boca uma nsia anloga nsia Que se escapa da boca de um cardaco. J o verme este operrio das runas Que o sangue podre das carnificinas Come, e vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para ro-los, E h de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgnica da terra! # EXERCCIOS:
1. Os trs textos indicam claramente a viso de mundo do poeta e o destino a que est sujeita toda a

humanidade. a. Explique essa viso de mundo. b. Qual o destino que o poeta traa para si e para o ser humano? 2. A poesia de Augusto dos Anjos apresenta um carter cientificista/ naturalista. De que forma essa afirmao fica evidente nos textos? Exemplifique. 3. Destaque dos textos as caractersticas peculiares poesia de Augusto dos Anjos. # Questionrio sobre autores pr-modernistas:
1. Dentre todos os autores da prosa pr-modernista, comente a questo da linguagem apresentada em suas

obras. (Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Graa Aranha).


2. Comente a mudana apresentada do ponto de vista de anlise das questes sociais/ literrias das obras pr-

modernistas.
3. Percebendo a viso da poca, uma viso determinista de mundo, comente a questo do preconceito na obra

de Euclides da Cunha e de Monteiro Lobato e faa um paralelo com o preconceito na obra de Lima Barreto. 4. Cite o livro mais importante de Euclides da Cunha, suas partes e seu assunto. 5. A obra de Euclides da Cunha constitui um marco literrio e social. Narra, com zelo de cientista as campanhas militares contra os seguidores de Antnio Conselheiro. O que h a de literrio? 6. Comente sobre o Jeca Tatu. 7. A personagem Jeca Tatu de Monteiro Lobato nega ou confirma o tratamento romntico dado ao homem rural? 8. Quais os autores pr-modernistas abordam o determinismo cientifico em suas obras e como isso aparece? 9. Comente a viso de mundo de Augusto dos Anjos. 10. Associe Augusto dos Anjos, essa sua viso de mundo e sua obra a uma vanguarda europia e explique.

MODERNISMO 1922
Belle Epoque 1870 1914

Expressionismo Futurismo Cubismo Dadasmo Surrealismo Lazar Segall Tarsila do Amaral

Anita Malfatti

1922 # Semana de Arte Moderna # Onde? Quando? 1. 2. 3. 4. 5.

# 1924: Manifesto...

# 1926: Manifesto...

# 1928: Manifesto...

PRIMEIRA GERAO ou GERAO DE 22 ou MODERNISMO HERICO Caractersticas Bsicas: 1. 2. 3. Palavra de Ordem: LIBERDADE CRIADORA! Questionrio 1. Explique o impacto das vanguardas sobre o pensamento modernista. 2. Explique a atitude de Monteiro Lobato, contrria a Anita Malfatti, como positiva Semana de Arte Moderna. 3. Qual o motivo de se esperar o ano de 1922 para a realizao da Semana? 4. Explique como e por que a Semana de Arte Moderna foi um fracasso a curto prazo e um sucesso a longo prazo. 5. Quais foram as artes expostas na Semana e quais foram as mais e menos importantes? Por qu? 6. Explique a inteno dos manifestos de 1924, 1926 e 1928 e aponte seus lderes. 7. As caractersticas bsicas do 1 grupo do Modernismo apontam para uma atitude transgressora. Quais so essas caractersticas e por que se pode consider-las assim? 8. Relacione Romantismo e Modernismo, apontando semelhanas e diferenas. Modernismo Autores: 1 Gerao ou Gerao de 22 ou Modernismo Herico: 1) Mrio de Andrade # Poesia: - H Uma Gota de Sangue Em Cada Poema 1917 - Paulicia Desvairada 1922 Obs. 1: Obs. 2: # Prosa: - Amar, Verbo Intransitivo 1926 Obs. 1: - Macunama o heri sem nenhum carter 1928 Obs. 1: Obs. 2: Obs. 3: Exerccios (UnB Cespe - 2007) Macunama quem esse brasileiro? Foi nos mitos e lendas coligidos na Amaznia por um naturalista alemo que Mrio de Andrade conheceu o deus Makunaima, figura intrigante do folclore brasileiro, astuto, zombeteiro e alegre. Ele criou vida prpria em 1928 na rapsdia modernista do autor. Nasceu da mistura de trs etnias: negro, ndio e branco. Nasceu da mistura dos textos do folclore brasileiro. Nasceu dos mitos e lendas do Brasil. Vive na multiplicidade de se tornar vrios seres, em todos os tempos, o tempo todo, em todos os lugares. Como mote no caminhar de suas 7

aventuras, no havia a salvao de uma dama ou de um ideal, mas a busca de um amuleto: muiraquit. Como companheiros fiis e inseparveis, seus irmos Maanape e Jigu. Como amores, todas as mulheres, deusas, semideusas, simples mortais. Transps obstculos para reaver sua muiraquit. Encontrou-a s margens do Tiet, na cidade de So Paulo. Lutou contra o vilo Venceslau Pietro Pietra. Terminou seus dias sem a consagrao que merece todo heri, mas narrando suas glrias a um papagaio. Virou estrela. Uma das grandes estrelas da Literatura Brasileira. Ler Macunama subversivo, divertido, gostoso.
Internet: <www.mec.gov.br> (com adaptaes).

Considerando as estruturas do texto e o contexto histrico brasileiro nos anos 20 do sculo passado, julgue os itens subseqentes. 1 Sabendo-se que se denomina dispora a disperso de um povo em conseqncia de preconceito ou por perseguio poltica, religiosa ou tnica, conclui-se que a busca de Macunama e seus irmos mencionada no texto exemplifica a dispora que est subjacente formao tnica brasileira. 2 Sabendo-se que Srgio Buarque de Holanda, em Razes do Brasil, mencionou que somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra, possvel estabelecer analogia entre essa citao e a rapsdia Macunama, de Mrio de Andrade. 3 Classifica-se Macunama como rapsdia devido musicalidade das passagens cantadas pelas personagens. 4 A muiraquit, objeto de desejo do protagonista da obra Macunama, de Mrio de Andrade, era uma pedra que simbolizava o amor entre as raas branca e ndia. 5 Macunama considerado heri sem nenhum carter porque no se deixou corromper pela sociedade. 6 Em Macunama, elementos que caracterizam o progresso, simbolizando dureza pedra, cimento, ferro e volatilidade fogo, energia so hostis ao protagonista e ao homem simples. 7 Ler Macunama subversivo (R.19-20) porque, entre outras razes, essa obra rompe com esteretipos, como, por exemplo, o de que o xodo rural assegura vida superior, em qualidade, vida campestre. 8 O modernismo, de que Mrio de Andrade foi expoente, marca a cultura brasileira dos anos 20 do sculo passado, contexto histrico de sucessivas crises polticas, inclusive com apelo s armas, que desguam na revoluo de 1930, ponto final da denominada Repblica Velha. Exerccios DESCOBRIMENTO Mrio de Andrade Abancado escrivaninha em So Paulo Na minha casa da Rua Lopes Chaves De sopeto senti um frime por dentro Fiquei trmulo, muito comovido Com o livro palerma olhando pra mim. No v que me lembrei que l no norte, Meu Deus! muito longe de mim, Na escurido ativa da noite que caiu, Um homem, plido, magro, de cabelos escorrendo nos olhos Depois de fazer uma pele com a borracha do dia Faz pouco se deitou, est dormindo. Esse homem brasileiro que nem eu... Responda: # Aspectos formais: 1. Quantas estrofes e quantos versos? 2. O poema apresenta forma fixa? Rimas? Mtrica? (Resposta justificada) 3. A linguagem de que tipo? Exemplifique. 4. Existe respeito pontuao? A atitude do poeta pertinente ao seu movimento? Por qu? # Aspectos significativos: 5. Explique o ttulo do texto. 8

6. Em determinada altura do poema percebemos um espanto do eu lrico. Qual a razo dele? 7. O texto apresenta um contraste. Dentro das perspectivas estticas da escola literria a que pertenceu Mrio

de Andrade, o contraste aludido pertinente? 8. Este contraste pode acentuar diferenas de que tipo? Justifique. 9. Estas diferenas demonstram um pas igualitrio? Por qu? 10. Ainda hoje tal descoberta causa espanto? Justifique. 2. Oswald de Andrade a. Poesia Pau-Brasil 1925. Obs.: Poemas Piada b. Prosa Memrias Sentimentais de Joo Miramar. Obs.: c. Teatro O Rei da Vela 1937 Obs. 1: Obs. 2: EXERCCIO Oswald de Andrade Leia o texto e responda s questes propostas.
PRONOMINAIS D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

Pau-Brasil, 1925 1. Como se pode entender esse texto? 2. Que idia est sendo defendida nele? 3. Voc concorda com essa idia? Justifique sua resposta e cite outros exemplos que te ajudem a sustentar o seu ponto de vista.
ERRO DE PORTUGUS Quando o portugus chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido O portugus

Pau-Brasil, 1925 1. Quais pontos de vista so detectveis neste poema? 2. Que idias podem estar sendo defendidas neles? 3. Explique a razo do ttulo.
BRASIL O Z Pereira chegou de caravela E preguntou pro guarani da mata virgem Sois cristo? No. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte Teter Tet Quiz Quiz Quec! L longe a ona resmungava Uu! ua! uu!

O negro zonzo sado da fornalha Tomou a palavra e respondeu Sim pela graa de Deus Canhm Bab Canhm Bab Cum Cum! E fizeram o Carnaval.

Pau-Brasil, 1925 1. Este poema tem por assunto duas peculiaridades ao Brasil. Quais? 2. O verso 4 faz referncia a qu? 3. No poema h uma possvel referncia a uma trilogia. Qual? O que significa? 3. Manuel Bandeira: A vida inteira que podia ter sido e que no foi a. Poesia Libertinagem, Carnaval Obra Conflituosa: Infncia Recife Ingenuidade Aparente Felicidade Texto Vou-me embora pra Pasrgada Vou-me embora pra Pasrgada L sou amigo do rei L tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura De tal modo inconseqente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginstica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a me-dgua Pra me contar as histrias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasrgada Em Pasrgada tem tudo outra civilizao Tem um processo seguro De impedir a concepo Tem telefone automtico Tem alcalide vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar E quando eu estiver mais triste Mas triste de no ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar - L sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada X X X X Vida Adulta Rio de Janeiro Depresso Busca pelo passado saudosismo

Bandeira a Vida Inteira. Editora Alumbramento Rio de Janeiro, 1986, pg. 90.

EXERCCIOS AUTORES DO MODERNISMO 1. Explique a nomenclatura Modernismo Herico atribuda Gerao de 22. 2. Explique a importncia atribuda ao Prefcio Interessantssimo, de Mrio de Andrade. 10

3. 4. 5. 6. 7. 8.

Explique o subttulo o heri sem nenhum carter da obra Macunama. Relacione Iracema e Macunama, considerando a miscigenao brasileira proposta nos dois romances. Discorra (analise, examine, fale, estude) sobre a Antropofagia presente em Macunama. Discorra sobre os poemas piadas da obra Pau-Brasil (1925). Explique a dupla importncia de O Rei da Vela de Oswald de Andrade. Relacione, explicando, Manuel Bandeira com o Romantismo.

Modernismo Maduro Ou Gerao de 30: # Poesia # Contextualizao:


Incio: Alguma Poesia 1930 Carlos Drummond de Andrade Revistas: Revista Revista: 1925 Minas Drummond Revista Festa: 1927: Rio Ceclia Meireles Caractersticas: . No h mais poesia de choque, Gerao de 22 j havia sido aceita . Consolidao da liberdade formal . Literatura engajada social / crises . Poesia pessimista e angustiada contexto brasileiro e mundial . Questes filosficas e espirituais existencialismo . Liberdade para voltar ao passado tradicional quando conveniente . Metalinguagem Autores da Poesia de 30: 1. Carlos Drummond de Andrade 2. Ceclia Meireles 3. Vincius de Moraes 4. Jorge de Lima 5. Murilo Mendes

Modernismo Maduro Ou Gerao de 30: # Prosa # Contextualizao:


Manifesto Regionalista: 1926 Recife: Jos Amrico de Almeida (lder) Incio: A Bagaceira 1928 de Jos Amrico de Almeida Caractersticas: . Literatura engajada social . Literatura que reflete o contexto brasileiro e mundial . Questes nordestinas SECA . Latifndio e redistribuio da terra . Linguagem Nordestina Objetivos: 1. Denncia crtica da realidade nordestina castigada pela SECA 2. Atacar a propriedade de terra e a sua no-diviso, abordando: a. O latifndio e b. A reforma agrria 11

3. Linguagem literria aproximada da coloquial do nordestino sertanejo 4. Literatura documental de pesquisa sobre a realidade brasileira/ nordestina => Sntese do Manifesto: COMBATE POLTICO <= # Autores/ intelectuais participantes do Manifesto Regionalista de 1926: 1. Jos Amrico de Almeida 2. Gilberto Freire 3. Graciliano Ramos 4. Raquel de Queiroz 5. Jos Lins do Rego 6. Jorge Amado

Modernismo Maduro Ou Gerao de 30: # Poesia # AUTORES:


Dois Sub-Grupos Filosficos Carlos Drummond de Andrade Jorge de Lima Murilo Mendes Espirituais Vincius de Moraes Ceclia Meireles Jorge de Lima Murilo Mendes

1. Carlos Drummond de Andrade: (1902 1987) Homem de seu tempo # Ano de estria: 1930 perodo Entre Guerras: 1 Guerra Mundial: 1914 1918 DRUMMOND 2 Guerra Mundial: 1939 1945 # Poesia de inspirao filosfica existencial -- Questionamento do mundo e suas mazelas: 1930: Alguma poesia # Caracterstica: 1. Desajustamento do individuo no mundo 2. Monotonia / pessimismo 3. Nostalgia do futuro 4. Participao scio-poltica 5. A prpria poesia metalinguagem 6. Falta de perspectiva para a humanidade 7. Atesmo 8. Ironia 9. Fragmentao do indivduo, do pensamento, da sociedade, da vida METONIMIA (parte pelo todo) 10. Contemporaneidade homem de seu tempo # Obs.:

2. Vincius de Moraes (1913 1980) DUAS FASES: 1. Fase: Vinculada sua formao religiosa 12

a. Conotaes msticas e religiosas b. Desejo de transcendncia e busca pelo misterioso c. Linguagem formal e excessiva 2 Fase: A partir de 1943 vinculada realidade imediata e circundante, ressaltando: a. O canto do amor concreto e da exaltao da mulher - Rejeio do mito da eternidade dos sentimentos - Destruio dos complexos de culpa com relao ao sexo e ao corpo - Amor em vrias concepes possveis: saudade, carncia, paixo, desejo... b. A valorizao do cotidiano e a abertura para o social - Tenses do perodo entre-guerras - Homem de seu tempo: Rosa de Hiroxima c. A utilizao da linguagem coloquial (Vnculo com a modernidade) - Vincius, Msica Popular, Bossa Nova e Literatura. - Musicais: Orfeu da Conceio 1956 Pobre Menina Rica 1962 (Com Carlos Lyra e cenrios de Oscar Niemeyer) 3.Ceclia Meireles 1. Vinculada Revista Festa a princpio anti-modernista: herana de tradio lrica: SIMBOLISMO - Musicalidade - Sugesto temtica: Exemplo: O rumor de suas penas Era um rumor de fontes Brancas em tardes morenas - Repeties obsessivas: De palavras que simbolizam o efmero (metaforizam aquilo que passageiro sentimento) Lua, vento, msica, areia. De palavras que simbolizam o permanente (metaforizam aquilo que permanece sofrimento) Mar 2. Registro de estado de esprito vago: - abandono e solido - melancolia - perda amorosa 3. Conscincia da passagem do tempo coisas fugidias, fugazes: - existencialismo - percepo de que o fluir do tempo dissolve aquilo que passageiro 4. Vnculo com a modernidade: - falta de sentido da vida contempornea - falta de comunicao com o mundo circundante - liberdade de formas e de temas 5. Romanceiro da Inconfidncia (Conjunto de poemas curtos de carter narrativo, destinados ao canto herana ibrica). - Registra toda a civilizao do ouro no sculo XVIII (85 romances) - Apresenta ritmo mais ou menos regular e refro 13

Exerccios Poesia Gerao de 30:


1. Trace um paralelo entre o Modernismo de 22 e o de 30, considerando sua nomenclatura, intenes, caractersticas, manifestos e revistas. 2. Explique Existencialismo e Metalinguagem, associando-os obra de Drummond. 3. Cite as caractersticas gerais da obra de Drummond, relacionando-as com a expresso Homem de seu tempo. 4. Explique a expresso atribuda obra e pessoa de Drummond: Gauchismo. 5. Que palavras repetidas na obra de C Meireles representam o sofrimento? E quais representam o sentimento? Explique. 6. Ceclia Meireles e Vinicius de Moraes apresentam ambos herana de tradio lrica. O que cada um apresenta de tradicional? 7. E o que cada um apresenta de modernista? 8. Explique a viso do amor presente na obra de V de Moraes. 9. Cite as duas obras teatrais de V de Moraes e explique a inteno modernista de pelo menos uma delas.

10. Relacione poesia com msica popular na obra de V de Moraes.

Modernismo Maduro Ou Gerao de 30: # Prosa # AUTORES:


1. Jos Amrico de Almeida: PB - Patriarcalismo - Obra A Bagaceira (1928) Dagoberto Maral, Lucio e Soledade 2. Graciliano Ramos: AL - Desigualdades sociais: Campo - Trilogia da Seca: a. Vidas Secas _ Fabiano, Sinh Vitria, Baleia, Menino Grande e Menino Pequeno, Soldado Amarelo _ Zoomorfia Obs.:

b. So Bernardo _ Paulo Honrio e Madalena _ Obs.:

c. Angstia 3. Jos Lins do Rego: PE - Decadncia da lavoura/ cultura canavieira - Obra biogrfica _ Menino de Engenho, Moleque Ricardo, Doidinho, Usina, Fogo Morto Obs.:

4. Raquel de Queirs: CE - Valorizao do universo rural versus cidade - Ideologia modernizadora 14

- Obra O Quinze _ Significa: _ Razo do nome: _ Articula-se em dois planos: a. Social: efeito da seca sobre sertanejos b. Individual: experincias da protagonista Conceio - Obs.: 1977

5. Jorge Amado - Incorporao da regio cacaueira do sul da Bahia literatura - Radicalizao poltica - Utilizao de elementos do folclore e da religio africana Obra dividida em duas fases: # Primeira (romance proletrio): Jubiab, Cacau, Mar Morto, Suor. _ Esquema narrativo: ALIENAO CONSCIENTIZAO AO POLITICA # Segunda a partir de 1958: Gabriela Cravo Canela, Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tereza Batista. a. Ateno aos setores mais marginalizados pela sociedade especialmente negros b. Valor documental e de finalidade comercial c. Obscenidade no tem funo ertica protesto libertrio contra falsos pudores Obs.: Autores fora do Regionalismo - Dionlio Machado - rico Verssimo

Exerccios 1: 1. Explique a nomenclatura Modernismo Maduro para a Gerao de 30, principalmente para o romance nordestino (prosa). 2. Relacione o Manifesto Regionalista de 1926 com o Pau-Brasil de 1924, o Verde-Amarelo de 1926 e o Antropofgico de 1928, levando em considerao a inteno literria modernista no Brasil. 3. Qual a importncia atribuda ao romance A Bagaceira (1928) de Jos Amrico de Almeida? 4. Onde aconteceu o Manifesto Regionalista? Quais seus objetivos e sua principal crtica? Quais os intelectuais participantes? 5. Quais os resultados obtidos pelo Manifesto e seus participantes? Voc acha que foi ou so produtivas iniciativas como esta? Por qu? Exerccios 2: 1. Diferencie o aspecto literrio sobre a seca, abordado por Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz. 2. Da obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas e So Bernardo recebem a crtica de livros mais importantes. Quais os aspectos literrios mais relevantes apresentados em tais obras. 3. Qual a importncia atribuda obra de Jos Lins do Rego? E qual o pano de fundo histrico abordado por Jos Lins do Rego? 4. Qual a importncia atribuda obra de Jorge Amado? 5. Quais os 2 autores da gerao de 30 que literariamente se encontram fora do regionalismo de 1926? 6. Estes 2 autores abordam que regio do pas? Qual dos dois aborda o aspecto histrico de seu estado? 15

PS-MODERNISMO ou 3 FASE OU GERAO DE 45: # Prosa e Poesia - Contexto Histrico: Brasil e Mundo Ps-Segunda Guerra Mundo Bipolarizado Era do Rdio TV Tupi (Assis Chateaubriand) Cinema (chanchadas) e Cinema Novo (Glauber Rocha) Bossa Nova 1. Aspectos da Prosa de 45 contraste cidade versus regionalismo: - Prosa Intimista: a. b. c. Nome: CLARICE LISPECTOR

- Prosa Regionalista: a. b. Nome: GUIMARES ROSA 2. Aspectos da Poesia de 45: - 1944: Testamento de Uma Gerao assunto comentado: Passadismo da Semana de 22 Propostas: 1. Contra os excessos dos poetas de 22: Postura: Implica: 2. Contra o Regionalismo da 2 fase: Postura: Implica: 1948 1953: Panorama Somos um novo estado potico - Balano/ Resultado:

Nome: JOO CABRAL DE MELO NETO AUTORES DA GERAO DE 45 # PROSA # PROSA fico de temtica URBANA: 1. Clarice Lispector (1920 1977) Fiz da lngua portuguesa minha vida interior, o meu pensamento mais ntimo Constantes: _ Existencialismo / Metalinguagem _ Subverso da estrutura narrativa tradicional, quebrado a seqncia comeo meio fim _ Fluxo de conscincia _ Introspeco filosfica a. uma linha 16

b. duas linhas _ Feminismo _ Universalismo Obra: Contos e romances: gua Viva A Hora da Estrela A Paixo Segundo GH (Outros) PROSA fico de temtica RURAL: - Diferena do Romance de 30 (2 fase): Romance no crtico, no real, mas fictcio (realismo mgico: eventos extraordinrios e inverossmeis) 2.Joo Guimares Rosa Caractersticas: _ Revelao do Serto Mineiro: a. Serto como espao fsico

b. Serto como estrutura histrico-cultural:

_ Problematizao da existncia // EXISTENCIALISMO: _Personagens questionadores, interrogando o mundo e a si prprios _ Inveno de uma linguagem: _ Obs.: _ Obs.: Dia da gente desexistir certo decreto O vento aeiouava... Obra: Sagarana Grande Serto: Veredas 1 pessoa: narrativa psicolgica Riobaldo, Diadorim, Joca Ramiro

AUTORES DA GERAO DE 45 # POESIA # Poesia de Interesse Esttico Joo Cabral de Melo Neto uma chatice essa histria de mundo interior -- Poeta engenheiro ou poeta arquiteto: Neo-Parnasiano -- Poesia Metalingstica -- Lngua/ linguagem como objeto -- Existencialismo disfarado em coisas comuns e simples 17

# Morte e Vida Severina - Auto de Natal Pernambucano (subttulo) - obra mais importante - intertextualidade com a histria do nascimento de Cristo - existencialismo: dificuldades da vida no serto nordestino

PRIMEIRO QUESTIONRIO GERAO DE 45: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Discuta a problematizao da nomenclatura Ps-Modernismo. Em que revista/ manifesto/ obra baseada a poesia desta Gerao? Qual o foco do assunto da Gerao de 45 de uma maneira geral? Quais os autores de romance da 3 gerao do modernismo? Quais suas caractersticas fundamentais? Que obras so escolhidas como as principais dos autores da prosa? Quem o poeta mais importante desta mesma gerao? Suas caractersticas? Com relao ao poeta da questo anterior, que obra apontada como a mais importante? Por qu? Por que este mesmo poeta considerado poeta engenheiro? E o que isso tem a ver com o Parnasianismo? 9. Faa um paralelo do assunto abordado e das caractersticas das trs geraes modernistas, afastando-as e ou aproximando-as.

SEGUNDO QUESTIONRIO GERAAO DE 45: Guimares Rosa 1. Cite e explique as diferenas da prosa de temtica rural existentes entre a Gerao de 30 e a de 45. 2. Como e por que o serto roseano (de Guimares Rosa) duplo? 3. Como funciona, sistematicamente (Literatura como sistema) a presena do Existencialismo na obra de Guimares Rosa (lembre-se das lacunas preenchidas)? 4. Explique a incorporao da fala arcaica dos sertanejos sua obra e aos personagens. 5. Quais as caractersticas da linguagem roseana? Explique e cite exemplos. 6. Rosa disse: Quando escrevo, repito o que j vivi antes. E para estas duas vidas, um lxico s no suficiente. Comente!

18

Anda mungkin juga menyukai