Anda di halaman 1dari 4

Questo:

01. Sabe-se que a temperatura do caf se mantm razoavelmente constante no interior de uma garrafa trmica perfeitamente vedada. a) Qual o principal fator responsvel por esse bom isolamento trmico? b) O que acontece com a temperatura do caf se a garrafa trmica for agitada vigorosamente? Explique sua resposta.

Testes:
02. (UNISA-SP) Uma panela com gua est sendo aquecida num fogo. O calor das chamas se transmite atravs da parede do fundo da panela para a gua que est em contato com essa parede e da para o restante da gua. Na ordem desta descrio, o calor se transmitiu predominantemente por: a) radiao e conveco b) radiao e conduo c) conveco e radiao d) conduo e conveco e) conduo e radiao

03. (UFES) Para resfriar um lquido, comum colocar a vasilha que o contm dentro de um recipiente com gelo, conforme a figura. Para que o resfriamento seja mais rpido, conveniente que a vasilha seja metlica, em vez de ser de vidro, porque o metal apresenta, em relao ao vidro, um maior valor de:

a) condutividade trmica b) calor especfico c) coeficiente de dilatao trmica d) energia interna e) calor latente de fuso.

04. (UNIFENAS) A transmisso de calor por conveco s possvel: a) no vcuo b) nos slidos c) nos lquidos d) nos gases e) nos fluidos em geral.

05. (UFES) Um ventilador de teto, fixado acima de uma lmpada incandescente, apesar de desligado, gira lentamente algum tempo aps a lmpada estar acesa. Esse fenmeno devido : a) conveco do ar aquecido b) conduo do calor c) irradiao da luz e do calor d) reflexo da luz e) polarizao da luz.

06. Assinale a alternativa correta: a) A conduo e a conveco trmica s ocorrem no vcuo. b) No vcuo, a nica forma de transmisso do calor por conduo. c) A conveco trmica s ocorre nos fluidos, ou seja, no se verifica no vcuo nem em materiais no estado slido. d) A radiao um processo de transmisso do calor que s se verifica em meios slidos. e ) A conduo trmica s ocorre no vcuo; no entanto, a conveco trmica se verifica inclusive em matrias no estado slido.

07. (FAPIPAR - PR) Uma carteira escolar construda com partes de ferro e partes de madeira. Quando voc toca a parte de madeira com a mo direita e a parte de ferro com a mo esquerda, embora todo o conjunto esteja em equilbrio trmico: a) a mo direita sente mais frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor; b) a mo direita sente mais frio que a esquerda, porque a conveco na madeira mais notada que no ferro; c) a mo direita sente mais frio que a esquerda, porque a conveco no ferro mais notada que na madeira; d) a mo direita sente menos frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor;

e) a mo direita sente mais frio que a esquerda, porque a madeira conduz melhor o calor.

08. (FMABC - SP) Atualmente, os diversos meios de comunicao vm alertando a populao para o perigo que a Terra comeou a enfrentar j h algum tempo: o chamado "efeito estufa!. Tal efeito devido ao excesso de gs carbnico, presente na atmosfera, provocado pelos poluentes dos quais o homem responsvel direto. O aumento de temperatura provocado pelo fenmeno deve-se ao fato de que: a) a atmosfera transparente energia radiante e opaca para as ondas de calor; b) a atmosfera opaca energia radiante e transparente para as ondas de calor; c) a atmosfera transparente tanto para a energia radiante como para as ondas de calor; d) a atmosfera opaca tanto para a energia radiante como para as ondas de calor; e) a atmosfera funciona como um meio refletor para a energia radiante e como meio absorvente para as ondas de calor.

09. (UNITAU - SP) Num dia quente voc estaciona o carro num trecho descoberto e sob um sol causticante. Sai e fecha todos os vidros. Quando volta, nota que "o carro parece um forno". Esse fato se d porque: a) o vidro transparente luz solar e opaco ao calor; b) o vidro transparente apenas s radiaes infravermelhas; c) o vidro transparente e deixa a luz entrar; d) o vidro no deixa a luz de dentro brilhar fora; e) n.d.a.

10. (MACKENZIE) Uma parede de tijolos e uma janela de vidro de espessura 180mm e 2,5mm, respectivamente, tm suas faces sujeitas mesma diferena de temperatura. Sendo as condutibilidades trmicas do tijolo e do vidro iguais a 0,12 e 1,00 unidades SI, respectivamente, ento a razo entre o fluxo de calor conduzido por unidade de superfcie pelo vidro e pelo tijolo : a) 200 b) 300 c) 500 d) 600 e) 800

Resoluo:
01 - a) A conduo no ocorre no vcuo. b) Aumenta, pois h transformao de energia mecnica em trmica. 02 - D 06 - C 03 - A 07 - D 04 - E 08 - A 05 - A 09 - A

10 - D

Anda mungkin juga menyukai