Anda di halaman 1dari 50

Meio ambiente

A viso econmica sobre o risco ambiental


Claudio Contador Maro 2013

Roteiro
1. 2. 3. Causas do impacto no meio ambiente Os Mitos O Direito e a Economia

Os impactos no Meio Ambiente


Causas naturais Causas antropognicas Causas naturais agravadas pela ao do Homem Causas antropognicas que intensificam as catstrofes

O papel do seguro e diferente em cada caso.

1 Causas naturais

www.silcon.ecn.br

1 Causas naturais
Epicentros de sismos:

1 Causas naturais

1 Causas naturais No Brasil

1 Causas naturais
Furaco Catarina, SC, 2004

1 Causas naturais
Tornado, Indaiatuba, SP , 2005

1 Causas naturais
Tornado, Indaiatuba, SP , 2005

1 Causas naturais
Tornado, Cear, 2006

1 Causas naturais
Tornado, Tubaro, SC, 2008

Em 16 e 17 de fevereiro de 2008, um tornado atingiu a cidade de Tubaro (SC), com magnitude 1, em uma escala de 0 a 6, com ventos de 120 Km/h.

1 Causas naturais
Sismos no Brasil

1 Causas naturais
Vulces no Brasil: Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, inativo Poos de Caldas, Serra de So Domingos, inativo Caldas Novas, Gois, inativo Fernando de Noronha, extinto

1 Causas naturais
Fernando de Noronha, criado por erupo vulcnica (extinto)

II - Causas antropognicas: A culpa nossa! possvel (nem sempre facil) identificar responsveis.

1I Causas antropognicas
Destruio de Hiroshima, Japo

1I Causas antropognicas
Destruio de Nagasaki, Japo

1I Causas antropognicas
O caso de Cubato, 1982

1I Causas antropognicas
Desastre de Seveso, Itlia, 1976

Em 10 de julho de 1976, tanques de armazenagem na indstria qumica ICMESA romperam, liberando dioxina TCDD na atmosfera. 3 mil animais morreram e 70 mil tiveram que ser sacrificados.

1I Causas antropognicas
Desastre de Bhopal, ndia, 1984

Em 1984, 40 ton. de gases letais vazaram da fbrica de agrotxicos da Union Carbide Co. Entre 3 e 7,5 mil pessoas morreram pela exposio direta. A Union Carbide abandonou a rea, deixando para trs grande quantidade de venenos, gua contaminada e um legado txico que ainda causa prejuzos.

1I Causas antropognicas
Desastre do Exxon Valdez, 1989

Em 1989, o petroleiro Exxon Valdez em viagem do Alasca para Los Angeles/Califrnia, bateu num recife no estreito de Prince Willian no Alasca. Durante 6 horas 10,9 milhes de gales do leo vazaram (41,2 milhes de litros), atingindo mais de 1.100 milhas nuticas de praias, costes rochosos, etc; tornando este acidente o mais devastador ocorrido em guas americanas.

III Causas antropognicas agravam danos naturais


Terremoto, El Salvador, 2010

Sop do morro e mata retirados para construes. Terremoto intensificou o deslizamento.

IV Causas naturais agravam danos antropognicas


Deslizamento, Morro do Bumba, So Gonalo, RJ, abril de 2010

Fissuras surgidas naturalmente nas rochas fragilizaram as encostas. Favela foi construda sobre um lixo desativado. Gases metano aceleraram o deslizamento. Em 2004, o Departamento de Geologia da UFF alertou o risco da catstrofe.

IV Causas naturais agravam danos antropognicas


Deslizamentos na regio serrana, RJ, 2011, 2013

2 Os mitos

Mito 1- A Natureza frgil.


Os danos antropognicos so irreversveis ! O nosso entorno mais estreito sofre com a agresso que provocamos com o despejo de lixo, gases txicos, resduos em rios, e desmatamento. A agresso fica circunscrita a uma rea relativamente pequena e o meio ambiente se encarrega de acertar as contas com a comunidade. O meio ambiente pode ser recuperado com custo. Quem paga ?

Mito 2 O Homem est destruindo a camada de oznio .


No existem provas cientficas de que as mudanas na camada de oznio, no nvel dos oceanos e na temperatura mdia sejam resultado da atividade do Homem. A participao do gs carbnico na atmosfera no mximo 0,039 %. Outros gases como oxignio e nitrognio contribuem com 99 % para a composio da atmosfera e so eles que se aquecem em contato com a superfcie.

CO2 no poluente at certos limites.

Mito 3 Uso de combustveis fosseis intensifica aquecimento global.

Mito 4 Aquecimento global vai inviabilizar a vida humana.


Se a tendncia da temperatura for crescente, a vida na Terra sofrer mudanas nas reas de produo agrcola, na viabilidade das cidades costeiras etc. Mas os limites crticos para inviabilizar a vida humana esto distantes.

Mito 5 O Homem destruir o planeta.


A ameaa nuclear propalou o mito da capacidade do Homem em destruir o planeta. Os efeitos da radioatividade permaneceriam na atmosfera e solo por centenas de anos, impossibilitando a vida humana nas reas afetadas. As cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki atingidas por bombas atmicas no final da Segunda Guerra Mundial esto recuperadas, e sem vestgio de radioatividade.

A recuperao de Hiroshima.

A recuperao de Hiroshima.

A recuperao de Nagasaki.

A recuperao de Cubato.

Em 1983, foi implantado um programa de recuperao ambiental, com custo de pouco mais de US$ 1 bilho. Em 2008, a poluio havia cado 98 % em relao a 1983. A rea est recuperada e habitvel.

Mito 6 Existem fontes de energia limpas.


As fontes de energia alternativa renovvel devem ser preferidas por serem no longo prazo mais econmicas do que as fosseis (no renovveis) e por causarem menos poluio local (etanol versus gasolina nos veculos urbanos). Fontes consideradas limpas como as usinas elicas so suspeitas de agredir (pouco) o meio ambiente.

Mito 7 Falta legislao .


A legislao brasileira suficiente e em muitos casos at impeditiva. A questo ambiental tem aspectos de difcil soluo, como os direitos de propriedade dos recursos ambientais.

Mito 8 Mecanismo de mercado destri o meio ambiente.


O mecanismo de mercado e a ganncia do setor privado destroem os recursos naturais. O mecanismo de mercado encontra dificuldades em incorporar as externalidades nos preos dos produtos. Isto uma questo tcnica, que nada tem a ver com o objetivo de lucro. Argumento ignora que espcies em extino foram resgatadas com a redefinio dos direitos de propriedade e criao de mercados.

Mito 9 A proteo do meio ambiente deve ser realizada pelos movimentos sociais e ONGs.
Muitos movimentos e instituies ambientalistas adotam argumentos pseudo cientficos de salvar a Terra, proteger o mico leo -dourado, etc. para mascarar interesses puramente financeiros.

Mito 10 Preservar o meio ambiente a qualquer custo


Precisamos preservar o meio ambiente a qualquer custo para as futuras geraes. Mas quem paga ? E para quem ? A preservao dos recursos ambientais envolve decises inter-geracionais.

3 - O Direito e a Economia
A necessria convergncia entre conceitos e modo de pensar do Direito e da Economia.

Funes do Meio Ambiente (MA):


1.Sustentar todas as formas de vida animal e vegetal e garantir a preservao das espcies, 2. Fornecer os recursos naturais como fatores de produo, e 3. Servir como bem de consumo, mais facilmente exemplificado no caso de turismo e nas atividades de extrativismo vegetal.

Distino conceitual entre o Direito e a Economia : os bens pblicos:


Questo central : Para o Direito o dano infligido aos direitos individuais. Para a Economia, a questo central o custo de oportunidade dos bens, independente de quem detm a sua propriedade ou quem causou o dano.

Para o Direito, os danos aos bens ambientais sem propriedade privada no prejudicam o direito material individual. Responsabilidade civil pode no ser suficiente para resolver a questo. Indenizaes, multas e custos da recomposio das propriedades originais dos recursos ambientais devem ser arcados pelo causador do dano. Para a Economia, qualquer dano antropognico a um recurso ambiental seja propriedade privada ou do setor pblico - gera uma perda social que pode ser quantificada (o campo das chamadas externalidades), e algum agente dever ser responsabilizado para recompor as propriedades originais. A indenizao no tem efeito social pois uma mera transferncia.

Fontes dos danos ao meio ambiente :


1. Causas naturais, papel restrito do seguro, aplicado mais no caso do seguro de vida. 2. Causas antropognicas, seguro ambiental e de RC. 3. Causas naturais agravadas pela ao do Homem, seguro ambiental, vida, RC. 4. Causas antropognicas que geram ou intensificam as catstrofes, seguro ambiental, vida, RC.

As classes de bens:
Mercado -> valor dado pelo mercado. Valor do bem ou da perda serve de base para RC
Pblicos -> no existe mercado constitudo. Valorao indireta. Recursos naturais, como valorar ? Semi-pblicos

Classe de bens e tipos de seguro

Valorao dos recursos naturais : a Economia pode ensinar ao Direito

Sugesto de (boa!) leitura de livros da viso econmica sobre seguro, meio ambiente e externalidades.

FIM

Anda mungkin juga menyukai