Anda di halaman 1dari 5

Acetato de cromo (II)

Acetato de cromo (II)


Alerta sobre risco sade

Nome IUPAC Chromium(II) acetate hydrate

Outros nomes

acetato cromoso, diacetato de cromo Identificadores

Nmero CAS Nmero RTECS

14976-80-8 AG3000000 Propriedades

Frmula molecular Massa molar Aparncia Densidade Ponto de fuso Solubilidade em gua Estrutura Estrutura cristalina Geometria de coordenao Forma molecular Momento dipolar

C8H16Cr2O10 376.2 g/mol slido vermelho tijolo 1.79 g/cm3 desidrata-se >100C solvel em gua quente e metanol monoclnico octahdrica counting the CrCr bond ligao qudrupla Cr--Cr 0D

Acetado de cromo (II), mais conhecido como acetato cromoso, o composto qumico de frmula Cr2(CH3CO2)4(H2O)2. Esta frmula comumente abreviada Cr2(OAc)4(H2O)2. Este composto e alguns de seus simples derivados ilustram uma das mais marcantes propriedades de alguns metais - a habilidade de formar ligaes em ligaes qudruplas. A preparao de acetato cromoso j foi uma prova padro em sntese para estudantes devido a seu considervel sensibilidade ao ar. Ele existe nas formas de dihidrato e anidro.

Cr2(OAc)4(H2O)2 um p diamagntico avermelhado, embora cristais laminares em forma de diamante possam se formar. Consistente com o fato que ele no inico, Cr2(OAc)4(H2O)2 exibe pobre solubilidade em gua e metanol.

Estrutura
A molcula de Cr2(OAc)4(H2O)2 contm dois tomos de cromo, duas molculas ligantes de gua, e quatro monoinicos acetatos ligantes. O ambiente de coordenao ao redor de cada tomo de cromo consiste de quatro tomos de oxignio (um de cada acetato ligante) em um quadrado, uma molcula de gua (na posio axial), e o outro tomo de cromo (oposto molcula de gua), dando a cada cromo central uma geometria octadrica. Os tomos de cromo so mantidos juntos por uma ligao qudrupla, e a molcula tem simetria D4h (ignorando-se a posio dos tomos de hidrognio). A mesma estrutura bsica apresentada pelo Rh2(OAc)4(H2O)2 e Cu2(OAc)4(H2O)2, embora estes espcimes no tenham tais contatos curtos M---M.1 As ligaes qudruplas entre os dois tomos de cromo leva sobreposio de quatro orbitais d sobre cada metal com os mesmos orbitais sobre cada metal: os orbitais z sobrepe-se dando um componente ligao sigma, os orbitais xz e yz sobrepe-se resultando em dois comonentes ligao pi, e os orbitais xy do uma ligao delta. Esta ligao qudrupla tambm confirmada pelo baixo momento magntico e curta distncia intermolecular entre os dois tomos de 236.20.1 picmetros. As distncias Cr-Cr so ainda mais curtas, 184 pm sendo o record, quando o ligante est ausente ou o carboxilato substitudo com ligantes nitrogenados isoeletrnicos.2

Ordem de ligao
Ver artigo principal: Ordem de ligao Ordem de ligao um termo cientfico usado para descrever o nmero de pares eletrnicos compartilhados entre os tomos que formam a ligao covalente. O tipo mais comum de ligao covalente a simples, em que ocorre o compartilhamento de um nico par eletrnico entre dois tomos individuais. Aquelas em que mais de um par compartilhado so chamadas ligaes covalentes coordenadas ou simplesmente dativas. O compartilhamento de dois pares denominado de ligao dupla, e o de trs, ligao tripla. Um exemplo de ligao dupla ocorre no cido nitroso (entre N e O), e um exemplo de ligao tripla ocorre no cianeto de hidrognio (entre C e N).

A ligao covalente permite, em certos casos, a formao de longas molculas, tais como a da substncia presente no cabelo, a queratina. Ligaes qudruplas, embora raras, tambm existem. Tanto o carbono quanto o silcio podem teoricamente form-las; entretanto, as molculas formadas so extremamente instveis. Ligaes qudruplas estveis so observadas, normalmente entre dois metais de transio em compostos organometlicos. Ligaes de ordem 6 tambm foram observadas em metais de transio na fase gasosa e so ainda mais raras. Na ligao covalente normal a diferena de eletronegatividade deve ser menor que 1,7. Se essa diferena for maior, a ligao inica.

SINTESE DE MESTRE: ACETATO DE CROMO II

Realmente essa uma sntese de mestre, devido grande dificuldade para se obter essa substncia. O acetato de cromo II (ou acetato cromoso, Cr2(CH3COO)4.2H2O) um composto vermelho-tijolo no muito solvel em gua, que contm cromo no estado de oxidao +2, muito raro para esse elemento. Esse composto extremamente vulnervel oxidao pelo oxignio do ar, por isso sua produo requer um ambiente com ausncia total de oxignio. Por esse motivo, ele foi utilizado para testar se a pessoa um bom qumico ou no. Eu, por exemplo (sem querer me gabar), j consegui sintetizar ele sem uso de aparelhos especiais, s com frasco de remdio e uma seringa de injeo pra remover o oxignio. Para produzir esse composto, voc vai precisar de: - Pedaos de zinco metlico; - Dicromato de potssio (K2Cr2O7); - cido clordrico (HCl); - aparelhagem semelhante do vdeo; - Soluo alcalina de acetato de sdio (Na(CH3COO)); - gua destilada ou deionizada. Dissolva o K2Cr2O7 na gua e adicione o HCl em grande excesso, dentro de um frasco, e no outro adicione uma soluo de Na(CH3COO) com um pouco de NaOH para alcalinizar. Adicione os pedaos de zinco no frasco com o dicromato. Ir ocorrer liberao do gs hidrognio. A cor laranja da soluo (devida ao dicromato) vai mudando gradativamente at se tornar verde esmeralda (por causa do on Cr(+3) presente devido reduo do dicromato pelo H2 gerado). A partir desse ponto, deve-se excluir o oxignio: o H2 arrasta o O2 presente na soluo e no interior do frasco para fora, por meio da mangueira de escape, at que o gs do interior do frasco passe a ser praticamente hidrognio puro. Nesse momento, o Cr(+3) comea a ser reduzido pelo Zn a Cr(+2), e a soluo verde se torna gradualmente azul celeste (a partir desse estgio se inicia o vdeo). Quando a soluo ficar totalmente azul sem qualquer vestgio de tonalidade esverdeada, fecha-se a torneira de escape do H2. A presso gerada pelo H2 acumulado empurra o lquido pela mangueira at o outro frasco, que contm uma soluo alcalinizada de acetato de sdio, onde ocorre a reao, dando acetato cromoso avermelhado. Note que quando o lquido azul comea a subir pela mangueira, a regio em contato com o ar se torna verde pela reao com um pouco de O2 ainda presente dentro dela.

Zn + 2H(+) (do HCl) --> Zn(+2) + H2 K2Cr2O7 + 8H(+) + 3H2 --> 2Cr(+3) + 2K(+) + 4H2O Zn + 2Cr(+3) --> Zn(+2) + 2Cr(+2) 2Cr(+2) + 4Na(CH3COO) + 2H2O --> Cr2(CH3COO)4.2H2O + 4Na(+) .

Estrutura do acetato cromoso. Note a ligao qudrupla entre os tomos de Cr.

Anda mungkin juga menyukai