Anda di halaman 1dari 52

BEM-VINDO AO WEBINAR

DISTRBIOS DA ENERGIA ELTRICA


Palestrante: Engo Edson Martinho Lambda Consultoria / Abracopel
Moderador: Engo Hilton Moreno

Teste de som: Reunio Gerenciar minhas configuraes Assistente de configurao de udio

rea para digitar questes e comentrios respostas no final da apresentao

REGRAS DO WEBINAR: Perguntas e/ou comentrios so feitas unicamente por escrito, utilizando-se o campo apropriado; Perguntas e/ou comentrios podem ser enviadas durante o desenvolvimento da apresentao, mas sero respondidas somente aps o final da mesma; Pode acontecer que, dependendo do nmero de perguntas e do tempo disponvel, algumas perguntas fiquem sem resposta durante o webinar; Se houver interrupo inesperada do webinar, certifique-se que sua conexo com a internet est funcionando normalmente e tente novamente a conexo; No emitido certificado de participao no webinar.

PALESTRANTE: Edson Martinho Engenheiro Eletricista, ps-graduado em Marketing e Docncia do Ensino Superior. Autor do livro "Distrbios da Energia Eltrica - Editora Erica". Fundador e atual diretor-executivo da Abracopel. Palestrante em diversos seminrios e colaborador das revistas O Setor Eltrico e Lumire.

ENERGIA ELTRICA
Imprescindvel Qualidade depende da compatibilidade entre fonte e equipamento Qualidade participa da eficincia da produo, da eficincia da energia eltrica e do resultado financeiro. Contribui para a segurana dos usurios.

PADRO IDEAL DE ENERGIA ELTRICA Tenses e correntes senoidais (THDv=0 e THDi=0) Freqncia constante (Df=0) Tenso constante em seu valor nominal (DV=0) Continuidade de servio (DEC, FEC=0) Sem fenmenos transitrios

VARIOS TIPOS DE DISTRBIOS ACONTECEM NA ENERGIA ELTRICA


- Variao de curta durao: Momentnea Temporria Permanente - Variao de longa durao: Interrupo Sustentada Subtenso Sustentada Sobretenso Sustentada - Afundamento de tenso (SAG) - Elevao de tenso (SWEL) - Surto de Tenso (spike) - Harmnica - Inter-harmnica - Flicker - Reduo de fator de potncia - Compatibilidade eletromagntica - Distrbios - Rudo - Sobretenso (overvoltage) - Subtenso (undervoltage) - Transitrio ou transientes: Impulsivo Oscilatrio - Notching - Variao de freqncia - Flutuao ou oscilao de freqncia - Desequilbrio de tenso

VARIAO TENSO DE CURTA DURAO


A variao de tenso de curta durao pode ocorrer por um decrscimo ou acrscimo de tenso por um perodo que compreende entre 0,5 ciclo e 1 minuto So conhecidos popularmente por SAG, DIP ou Afundamento e SWEL, SURGE ou Elevao de Curta Durao.

O que causa a variao de tenso?


Energizao e desenergizao de cargas elevadas, de capacitores;. Curto circuitos (fase-terra)na linha; Dispositivos de regulao de tenso; Etc.

Elevao de corrente x queda de tenso

Cai a tenso, sobe a corrente = aquecimento

Motor de induo de 5CV

Uma queda de tenso de curta durao.

caracterizada por uma reduo no valor eficaz da tenso, entre 0,1 e 0,9 pu, na freqncia fundamental, com durao entre 0,5 ciclo e 1 minuto. figura ao lado ilustra uma subtenso de curta durao tpica, causada por uma falta fase-terra. Observa-se um decrscimo de 80% na tenso por um perodo de aproximadamente 3 ciclos, at que o equipamento de proteo da subestao opere e elimine a corrente de falta.

Uma

sobretenso de curta durao ou "swell" definida como um aumento entre 1,1 e 1,8 pu na tenso eficaz, na freqncia da rede, com durao entre 0,5 ciclo a 1 minuto.

figura ao lado ilustra um "swell" causado por uma falta fase-terra. Este fenmeno pode tambm estar associado sada de grandes blocos de cargas ou energizao de grandes bancos de capacitores.

VARIAO TENSO DE LONGA DURAO


A variao de tenso de longa durao pode ocorrer por um decrscimo ou acrscimo de tenso por um perodo maior que 1 minuto So conhecidos popularmente por OVERVOLTAGE ou SOBRETENSO e UNDERVOLTAGE ou SUBTENSO ou ainda por afundamento e elevao de longa durao

SOBRETENSO
Caracterizado pelo aumento da tenso RMS em mais que 110 % na freqncia fundamental e uma durao maior que 1 minuto

Overvoltage:

SUBTENSO
Caracterizado pelo decrscimo da tenso RMS para valores menor que 90 % na freqncia fundamental e uma durao maior que 1 minuto

SOLUO
Condicionadores de energia; Separao de circuitos; Redimensionamento de rede e circuitos;

INTERRUPO
A interrupo caracterizada pela ausncia total de tenso que pode ocorrer por alguns milissegundos chegando a vrios minutos. dividida em Momentnea, Temporria e de Longa Durao.

INTERRUPO MOMENTNEA
caracterizada pela ausncia da tenso por um perodo que compreende entre 0,5 e 3 segundos.

INTERRUPO TEMPORRIA
caracterizada pela ausncia da tenso por um perodo que compreende entre 3 segundos e 1 minuto

INTERRUPO DE LONGA DURAO


caracterizada pela ausncia da tenso por um perodo que maiores que 1 minuto.

CAUSA
Falta temporria; Acionamento de dispositivos de segurana; Descargas atmosfricas; Queda de galhos em arvores; Curto circuito fase terra; Acionamento de religadores;

EFEITO
Desligamento de equipamentos eletroeletrnicos; Queima ou perda de dados eletrnicos (disco rgido corrompido); Reinicializao de maquinas eletrnicas (computadores, PLC etc); Falha em fonte chaveada; Atuao de proteo; Parada de mquina; Impacto econmico.

Custo estimado para interrupo de at 1 minuto

SOLUO
Nobreak; Geradores; Outras fontes de energia; Separao de circuitos; Redimensionamento de circuitos;

RUDO
O rudo caracterizado por um sinal eltrico com freqncia menor que 200 Khz superposto no sinal de potncia (tenso ou corrente) nos condutores fase, ou tambm encontrados no neutro ou linhas de signal.
So divididos por duas categorias:

Rudo de modo comum ocorre entre neutro e terra


Rudo de modo normal ocorre entre fases

CAUSA
Chaveamento de equipamentos de potncia; Induo de sinais de freqncia; Dispositivos a arco; Aterramento mal feito ou imprprio.

EFEITO
Mal funcionamento de equipamentos eletrnicos; Perda ou alterao de dados digitais;

SOLUES
Uso de filtros; Separao fsica da fonte geradora e prejudicada; Aterramento correto e equalizao de potenciais.

FLICKER,

interferncias de alta freqncia que se propagam pela rede e cujo efeito mais conhecido a cintilao em lmpadas fluorescentes ou de descarga. Parmetros de identificao:

Pst Plt

(Probability Short Term)

Indica Severidade dos nveis de cintilao associados flutuao de tenso verificada em um perodo contnuo de 10 minutos.

(Probability Long Term):

Indica a severidade dos nveis de cintilao associados flutuao de tenso num perodo contnuo de 2 horas, obtidos a partir dos registros de Pst.

CAUSA
Fontes Geradoras de Flutuao de Tenso
Aleatrias / intermitentes:

EFEITO
Cintilao em lmpadas; Problemas de operao em mquinas sensveis;

Fornos a Arco
Carga desequilibrada, intermitente, consumidor de reativos

Forno de induo Mquinas de Solda Inter-harmnicos Laminadores Elevadores de Minas Ferrovias


Espordicas: Partidas de Motores

Soluo
Separao das cargas Uso de Compensador esttico de reativo
(banco de capacitor com controles tiristorizados que mantm a tenso estvel pelo fornecimento de Var tambm ajuda na reduo de harmnicas)

Uso de forno a arco DC Reduz


o efeito do Flicker

EFEITO NOTCHING
distrbio de tenso causado pela operao normal de equipamentos de eletrnica de potncia quando a corrente comutada de uma fase para outra. Este fenmeno pode ser detectado atravs do contedo harmnico da tenso afetada. As componentes de freqncia associadas com os "notchings" so de alto valor e, desta forma, no podem ser medidas pelos equipamentos normalmente utilizados para anlise harmnica.

DESEQUILBRIO DE TENSO
- O desequilbrio de tenso em um sistema eltrico trifsico uma condio na qual as fases apresentam tenso com mdulos diferentes entre si, ou defasagem angular entre as fases diferentes de 120 eltricos ou, ainda, as duas condies simultaneamente. - Sabe-se que a presena de cargas trifsicas desequilibradas conectadas a um sistema trifsico causa um desequilbrio de tenso, uma vez que as correntes absorvidas nas trs fases no so simtricas, isto , no so iguais em mdulo nem to pouco defasadas de 120. - Normalmente, em sistemas de alta tenso no existem grandes desequilbrios, exceto quando alimentam instalaes com cargas monofsicas de grande porte, tais como trens com trao eltrica ou fornos eltricos monofsicos.

CAUSA

EFEITO
Sobreaquecimento das linhas e equipamentos (motores, transformadores); Mal funcionamento de dispositivos de proteo; Reduo de vida til das linhas e dos equipamentos ligados a ela.

Fornos de Induo; Fornos a Arco; Linhas com Parmetros Desequilibrados ; Cargas Monofsicas distribudas de forma no linear;

Existncia de linhas de transmisso mal transpostas, pois as caractersticas eltricas destas linhas no sero uniformes no seu percurso.

SOLUO
Re-adequao das cargas monofsicas; Re-adequao de fornos de induo; Eliminao do desequilbrio;

Efeito do desequilbrio de tenso na corrente e temperatura em um motor trifsico de induo

TRANSIENTE
O transiente ou transitrio como so conhecidos, caracterizado por um distrbio de curta durao que ocorre na forma de onda e pode ser classificado por:
Transiente impulsivo Transiente Oscilatrio que divido em
Baixa freqncia Mdia freqncia Alta freqncia

SURTO DE TENSO OU SPIKE


O surto de tenso - Spike caracterizado pelo drstico aumento instantneo da tenso da rede eltrica.

Causa

EFEITO

Pode provocar a Podem ocorrer na energizao de fontes queima de placas de chaveadas, como fontes de computadores e de computadores pessoais; rede, HD, fontes de Chaveamento de cargas.

alimentao, hubs, fiao de rede, telefones, modems etc.

SOLUO
Dispositivos de proteo contra sobretenso

VARIAO DE FREQNCIA
definida como sendo desvios no valor da freqncia fundamental deste sistema (50 ou 60Hz). A freqncia do sistema de potncia est diretamente associada velocidade de rotao dos geradores que suprem o sistema. Pequenas variaes de freqncia podem ser observadas como resultado do balano dinmico entre carga e gerao no caso de alguma alterao (variaes na faixa de 60 0,5Hz). Em sistemas isolados, entretanto, como o caso da gerao prpria nas indstrias, na eventualidade de um distrbio, a magnitude e o tempo de permanncia das mquinas operando fora da velocidade, resultam em desvios da freqncia em propores mais significativas.

CAUSA
Falha de regulao no gerador; Desconexo de grandes blocos de cargas; Desconexo de uma fonte geradora grande.

EFEITO
Falha em equipamentos sensveis.

SOLUES
Controle da gerao; Separao de circuitos ou adequao da rede.

HARMNICA
Corrente harmnica aumenta a corrente eficaz, que aumenta a potncia aparente consumida, sem aumentar a potncia ativa, portanto desperdcio de energia. Assim o FP deve levar em conta as harmnicas.

DEFINIO DE HARMNICAS

Deformao

de uma senide fundamental, por meio de outras senides com freqncia e amplitude diferentes e divididas em ordens: 2, 3, 4, 5 etc.

Harmnicas Pares
- Existem devido a presena de componente contnuo causando assimetria do sinal.

Harmnicas mpares
- Existem em todas as instalaes eltricas e so as causadoras de problemas na energia.

HARMNICAS DE CORRENTE
Fonte de Tenso CC Monofsica
I + V -

Causa da No Linearidade

Dispositivo No Linear

HARMNICAS DE TENSO

Queda de tenso

Vh Vin I Z eq

xL1 r1

r2 E2

xL 2

Ih
V
Fonte de Tenso CC CAh Monofsica

VCA ~

E1

VCC

Transformador

Demais Cargas

Sinal senoidal

Sinal com harmnicas

GRANDEZAS CARACTERSTICAS

VALOR EFICAZ VALOR DE PICO FATOR DE CRISTA FATOR DE POTNCIA E COS VALOR MDIO

DISTORO HARMNICA INDIVIDUAL (THDi)


Quantifica o contedo de uma harmnica existente em um dado ponto da instalao. hi THDi = _____ x 100% h1 h = valor eficaz do sinal

DISTORO HARMNICA TOTAL (THD)


(h2)2 + (h3)2 + (h4)2 + ... + (hn)2 THD = ______________________ x 100% h1

VALOR DE PICO
FATOR DE CRISTA = Vpico / Vef

FATOR DE POTNCIA & COS


FATOR DE POTNCIA = FP
FUNDAMENTAL + HARMNICAS

Cos FUNDAMENTAL E CADA


HARMNICA

COM MUITAS HARMNICAS FP

SEM HARMNICAS FP = Cos


Cos

VALOR MDIO
VALOR EFICAZ VM = _______________ b

SENIDE COMPLETA VM = 0 SENIDE b = 1,11 OUTROS SINAIS (COM HARMNICAS) b = 1,11


APARELHO CONVENCIONAL APARELHO TRUE-RMS

Vida til de condutor na presena de harmnica

O grfico abaixo mostra a diminuio da vida til de um capacitor em funo da sobretemperatura que ele submetido. Sobretemperatura que pode ser causada pelo efeito das harmnicas no circuito.

O efeito das harmnicas como aumento de temperatura e redutor de vida til de um transformador, chegando em alguns casos reduzir em 50% a vida til do transformador.

Modos de reduzir as harmnicas:


REDUZIR AS HARMNICAS NA SUA ORIGEM
(EQUIPAMENTOS) FABRICANTES/NORMALIZAO

REDUZIR SUA PRESENA / EFEITOS NA


INSTALAO PROJETISTAS / INSTALADORES / MANUTENO / FABRICANTES

NA INSTALAO
Uso de transformadores com fator de desclassificao K (UL); Redimensionamento dos condutores fase e neutro; Separao de circuitos; Uso de transformadores separadores; Uso de filtros, Ativos ou Passivo

INTER HARMONICAS
caracterizado pela presena de formas de ondas de tenso ou corrente com valores que no so mltiplos da freqncia fundamental (no caso Brasil 60Hz). Estas freqncias podem aparecer de forma discreta ou com uma larga faixa espectral, em diferentes classes de tenso. Apesar de serem distrbios pouco conhecidos e estudados, sabido que podem afetar os sinais de portadoras dos sinais, (carriers) e tambm afetar a visualizao em sinais de display como tvs de raios catdicos, induzindo os conhecidos Flickers, j estudado. Os estudos mostram que os interharmonicos so produzidos por equipamentos a arco, motores de induo, inversores e conversores estticos entre outros.

Custo x benefcio
Faa
uma medio para saber qual os problemas de qualidade de energia em cada circuito. a reduo do tempo de vida til de cada componente da instalao (fio, motor, transformador, etc).

Verifique

Quantifique o
exemplo.

desperdcio de energia por perda joule por

Faa comparativo com custo da soluo para as harmnicas.

www.procobre.org

Distrbios da Energia Eltrica


EDSON MARTINHO

Editora: Erica

Qualidade na Energia Eltrica


RICARDO ALDABO

Harmnicas em sistemas Industriais


Guilherme Alfredo Dontzien Dias

Editora: Artliber

Edipucrs

OBRIGADO!
Edson Martinho edson@lambdaconsultoria.com.br 11-9688-1148 / 4028-5451

Anda mungkin juga menyukai