Anda di halaman 1dari 2

o anel e a liga de borracha, para que possam ser descontados do peso da amostra. 6.

Passo - Clculos para a determinao do contedo de gua no solo O contedo de gua no solo pode ser calculado tanto com base em massa (g/g) quanto em volume (cm/cm). Para esta ltima, necessita-se do valor da densidade aparente da amostra. Contedo de gua no solo com base em massa (g/g)

EQUIPE TCNICA

Aderson Soares de Andrade Jnior Pesquisador da Embrapa Meio-Norte aderson@cpamn.embrapa.br Edson Alves Bastos Pesquisador da Embrapa Meio-Norte edson@cpamn.embrapa.br Rafael Maschio Bolsista FUNCAMP - Embrapa Meio-Norte rafael.maschio@cpamn.embrapa.br Everaldo Moreira da Silva Bolsista FAPED - Embrapa Meio-Norte everaldo_moreira@cpamn.embrapa.br
Fotos: Rafael Maschio
Solicitao deste documento deve ser feita :

DETERMINAO DA CURVA DE RETENO DE GUA NO SOLO EM LABORATRIO

U?

?Mu ?

Ms ? Ms

Contedo de gua no solo com base em volume (cm/cm)

? U ? Ds
Em que: U - Contedo de gua no solo com base em massa (g/g). - Contedo de gua no solo com base em volume (cm/cm). Mu - Massa do solo mido (g). Ms - Massa do solo seco (g). 3 Ds - Densidade do solo (g/cm ). 7. Passo - Obteno da curva de reteno de gua no solo Aps a determinao do contedo de gua no solo, em todos os pontos de tenses aplicadas (potenciais mtricos), tem-se a curva de reteno de gua no solo para a profundidade em que a amostra de solo foi coletada. Essa curva pode ser ajustada usando-se modelos matemticos como o modelo de Van Genucthen, que permite a determinao dos valores de contedo de gua no solo para qualquer potencial mtrico, inclusive os que no foram utilizados no procedimento de obteno da curva.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Centro de Pesquisa Agropecuria do Meio-Norte Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Av. Duque de Caxias, 5650, Bairro Buenos Aires Caixa Postal, 01 - 64006-220 - Teresina, PI Fone: (86) 3225-1141 - Fax: (86) 3225-1142 www.cpamn.embrapa.br sac@cpamn.embrapa.br

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento


Tiragem: 500 exemplares Teresina, PI - novembro, 2007

Meio-Norte

Determinao da Curva de Reteno de gua no Solo em Laboratrio


A curva de reteno de gua no solo expressa a relao entre o contedo de gua, em base de massa ou volume, e o potencial matricial da gua no solo (fora de ligao entre as molculas de gua e as partculas de solo) (Fig. 1). A reteno da gua no solo afetada por uma srie de fatores, mas principalmente pela distribuio relativa do tamanho (granulometria), da forma e do arranjo das partculas do solo.
0.270 0.255 0.240 0.225 0.210 0.195 0.180 0.165 0.150 0.135 0.120 0 250

B A

3 Passo - Saturao das amostras e membranas porosas Colocam-se as amostras e a membrana porosa (Fig. 4) dentro de uma bandeja com gua destilada, at a metade da altura do anel cilndrico, para que ocorra a saturao do meio (amostra + membrana). O tempo para saturao em torno de 24 horas, que varia com a classificao textural do solo. Aps a saturao, pesam-se as amostras para a determinao do contedo de gua da amostra no ponto de saturao. 4. Passo - Introduo das amostras na cmara de presso Aps a saturao e pesagem das amostras, estas so levadas, sobre a membrana porosa, para o interior da cmara de presso. No esquecer de conectar o dreno da cmara membrana (Fig. 5). Os pontos de tenso a aplicar na cmara devem ser predeterminados, sendo mais utilizados: 6, 10 (capacidade de campo), 30, 100, 300 e 1.500 (ponto de murcha permanente) kPa. A cada tenso aplicada (sempre na ordem crescente), retira-se a amostra da cmara aps cessar a drenagem do excedente de umidade (equilbrio entre a tenso aplicada e a umidade relacionada). Pesam-se as amostras, voltando-as para a cmara de presso, ajustando-se o ponto de tenso seguinte. Ao final de todas as tenses aplicadas, tm-se as umidades (por diferena de peso), que correspondem ao potencial mtrico.

C A
Fig. 2. Cmara de presso de Richard (A - cmara de baixa presso; B - painel para controle da presso; C - compressor de ar).

Umidade (cm/cm)

10 cm

30 cm

(A)

Passos para a Determinao da Curva de Reteno 1. Passo - Coleta da amostra A amostra deve ser coletada em anis cilndricos de volume conhecido e a uma profundidade definida, de modo a preservar-se ao mximo a estrutura original do solo (Fig. 3A e 3B).

500

750

1000

1250

1500

Potencial Mtrico (kPa) 0.145


Umidade (cm/cm)

0.130 0.115 0.100 0.085 0.070 0.055 0.040 0 250

10 cm

30 cm

(B)

500

750

1000

1250

1500

Potencial Mtrico (kPa)

Fig. 1. Curva de reteno de gua no solo (A - textura argilo-arenosa; B - textura arenosa).

Fig. 3. Procedimento de coleta da amostra indeformada (A - trado para coleta de amostras indeformadas em anis cilndricos; B - amostra coletada).

A curva de reteno de gua no solo, tambm conhecida como curva caracterstica de gua no solo, apresenta diversas aplicaes prticas, tcnicas e cientficas, tais como: a determinao da capacidade de campo do solo, do ponto de murcha permanente e da disponibilidade total de gua no solo, variveis indispensveis para um adequado manejo de irrigao e balano hdrico de gua no solo. Uma das maneiras para se determinar a curva de reteno de gua no solo utilizando-se a cmara de presso de Richards (Fig. 2), que simula uma tenso determinada na amostra de solo e posteriormente, por diferena de peso (solo mido aps ser submetido presso - solo seco em estufa a 105 C por 48 horas), determina-se o contedo de gua relacionada tenso aplicada.

2. Passo - Preparo da amostra No laboratrio, ajusta-se o solo, com auxlio de esptula, para que fique exatamente com o volume do anel. A parte inferior do anel (borda cortante) envolvida com pano poroso e presa com uma liga de borracha (Fig. 4).

Fig. 5. Amostras sobre a membrana conectada ao dreno da cmara de presso.

5. Passo - Determinao da densidade aparente e do peso seco da amostra Ao final da aplicao de todas as tenses predefinidas, as amostras so levadas para estufa a 105 C por cerca de 48 horas para a determinao da densidade aparente e peso seco da amostra de solo. Deve-se ter o cuidado, ao final do ltimo ponto de tenso, de pesar o pano poroso,

Fig. 4. Amostras indeformadas devidamente preparadas.

Anda mungkin juga menyukai