Anda di halaman 1dari 10

Universidade Federal do Espirito Santo UFES

Curso de Direito Disciplina: Introduo as Cincias Sociais Docente: Professora Sandra Maria Vicentin Aluna: Ester Alvarenga Alves/ 1 semestre Data: 26/08/2013

Obra: ANDERY, Maria Amlia Pie Abib et al. Para compreender a Cincia: uma perspectiva histrica, 8 Ed. So Paulo: EDUC, 1999.

Capitulo 15 - XV-sculos XXVIII e XIX: Revoluo na economia e na poltica p.255.A Revoluo Industrial significou um conjunto de transformao em diferentes aspectos da atividade econmica (indstria, agricultura,

transportes, bancos, etc.),que levou a uma afirmao do capitalismo como modo de produo dominante, com suas duas classes bsicas: a burguesia, detentora dos meios de produo e concentrando grande quantidade de dinheiro; e o proletariado, que, desprovido dos meios de produo, vende a sua fora de trabalho para subsistir. p. 256.Uma forma de aumentar os ganhos do capitalista e que independe da capacidade fsica do trabalhador seria a introduo de instrumentos que aumentassem a quantidade de bens produzidos numa mesma quantidade de tempo. E foi o que a Revoluo Industrial fez: a especializao do trabalho, reduzindo-o a um conjunto de tarefas simples, possibilitou a introduo da mquina para realizar essa tarefa, em substituio ao brao do operrio, com a ferramenta.

p.258.Segundo Oliveira (1977),a partir da Revoluo Industrial so criadas, na prpria esfera econmica da sociedade, formas de assegurar ao capital mo-de-obra abundante e barata, sem que seja necessria a criao de leis especiais para isso, como se deu no perodo manufatureiro.

p.260.Do ponto de vista poltico-ideolgico, a burguesia

colocava-se

contra o absolutismo, a favor de um governo liberal de base burguesa, isto , de um governo cujas decises estivessem fundamentalmente nas mos de representantes dessa classe.

Inglaterra: a revoluo econmica p.263.Esta revoluo poltica teve, por sua vez, determinantes econmicos que se constituem nas transformao pelas quais a Inglaterra passou durante o perodo de transio do feudalismo ao capitalismo. Essas transformaes econmicas foram gerando a necessidade, de mudanas polticas, isto , a expanso do capital mercantil foi se tomando incompatvel com os limites impostos pela estrutura ainda feudal da sociedade. p.265.Alm das transformaes polticas, a Inglaterra promovia, no plano econmico, o desenvolvimento do modo de produo capitalista. A Inglaterra, em meados do sculo XVIII, possua um considervel montante de capital acumulando por meio do comrcio (envolvendo pirataria, saque, explorao em diferentes nveis),passvel de ser transferido para a indstria (por exemplo, a indstria txtil. p.266.Esse processo de transformao da realidade rural inglesa

constitui-se em partes da chamada revoluo agrcola, que envolveu um conjunto de modificaes, como a mudana na forma de explorao da terra, a transformao dos processos de cultivo agrcola e da criao de

gado - tornando os mais efetivos, levando a um melhor aproveitamento da terra e do prprio gado e um grande aumento da produo para o mercado

consumidor- e a maquinizao da agricultura (que se difundiu lentamente do que a indstria).Esse conjunto de modificaes capitalista.

mais foi

transformando a agricultura de atividade de sobrevivncia em indstria

Frana: a revoluo politica: p.268.A Revoluo Francesa , inegavelmente, o maior acontecimento poltico do perodo. Ela no s marcou profundamente a configurao geral da Frana dos sculos XVIII e XIV com tambm a de toda a Europa no mesmo perodo, alm disso, suas consequncias chegam at nossos dias p.271.No plano poltico, a situao da burguesia no acompanhava sua ateno econmica: por mais rica que fosse, no gozava de privilgios prprio a aristocracia. Essa camada, por sua vez, tambm desejava estender seu poder dentro do Estado absolutista. p.273.O desencadeamento da guerra que a Frana manteve contra a Europa reiniciou o movimento revolucionrio. p.274,275.Esse perodo da revoluo, a que os autores se referem como o terror, com a direo da conveno por Robespierre, constitui-se num imenso esforo para livrar o pas, numa situao extremamente crtica e ainda em guerra, da invaso estrangeira e preservar a revoluo e o

Estado nacional, o que foi conseguido por meio do terror (execues efetuadas pela populao, terrorismo contra aqueles considerados traidores e especuladores) e da ditadura, um regime duro, com rigoroso controle da economia. p.276. A tomada de poder de Napoleo deu -se em 18 Brumrio (9 de

novembro) de 1799 e marcou o final da Revoluo Francesa.

Alemanha: a revoluo tardia:

p.278.O fato de ter tido um desenvolvimento tardio do capitalismo industrial fez com que a Alemanha, durante o seu processo de industrializao, tivesse que enfrentar um competidor capitalista firmemente estabelecido - a Inglaterra com o qual tinha que disputar mercados para os seus produtos, o que contribuiu para dificultar seu desenvolvimento industrial e se constituiu em um fator de retardamento do mesmo.

Algumas condies tambm agravaram o retardamento do desenvolvimento do capitalismo, como por exemplo, a estabilidade poltica e econmica estava enfraquecida, e tambm a maioria da populao vivia na zona rural, e uma pequena parcela dessas pessoas que viviam nas cidades, e assim, no havia intensidade do comrcio.

p.282 S na segunda metade do sculo XIX a Alemanha se tornou uma grande potncia capitalista industrial, depois de ter conseguido sua unificao poltica, impulsionada pela burguesia, que precisava de um mercado nacional para seus produtos.

O pensamento num perodo de revoluo: p.283.O pensamento desse perodo foi profundamente marcado pela ascenso econmica e poltica da burguesia e tendeu a refletir as ideias, interesses e necessidades dessa classe. p.283.A noo de liberdade expressa-se nas ideias dos economistas clssicos, que defendem o livre comrcio e a livre concorrncia e as suspenso de todas as limitaes s atividades comerciais e industriais, impostas pelo mercantilismo; a economia deve se fazer por si, segundo leis naturais.

p.283.Uma outra expresso dessa noo de liberdade aparece na crena de que por meio de instituies e educao livres, subtradas influncia da Igreja e do rei, o homem poderia aperfeioar-se.

p.285.A burguesia defendia instruo para o povo porque no novo sistema fabril uma educao elementar era necessria ao operrio, entretanto, defendia diferentes tipos de instruo para os diferentes tipos de operrios: educao primria para a massa trabalhadora no especializada, educao mdia para os trabalhadores especializados e educao superior para os altamente especializados.

p.286.O individualismo, outro valor da sociedade burguesa, expresso na defesa dos direitos do individual, empreendida pela burguesia para satisfazer seus interesses, reflete-se nas ideias de diversos pensadores desse perodo.

p.288.Em Hegel, filsofo alemo do inicio do sculo XIX, a razo assume importncia mxima: segundo ele, o real racional.

p.28.Marx (1818-1883),outro filsofo alemo do sculo XIX, ope-se a Hegel nesse aspecto, na medida em que considera que o pensamento material transposto para a cabea do homem, ou seja, o pensamento a manifestao do real(e no o real a manifestao do pensamento, como em Hegel).

p.291.O marxismo, que surgiu durante a ascenso do movimento operrio, num momento histrico da Revoluo Industrial colocava em conflito a burguesia e o proletariado, prope uma concepo de sociedade que envolve as relaes de produo, que constituem a base econmica da sociedade sobre a qual se ergue uma superestrutura de ideias scias, instituies polticas e outras, determinadas por essa base. As relaes entre a cincia, a tcnica e a produo:

p.292.Se a Revoluo Industrial no foi produto direto do avano cientifico, o desenvolvimento do capitalismo foi determinando uma forte inter-relao entre cincia e a produo, pois ambas cresceram juntas a se influenciaram mutuamente.

p.293.A medida que o capitalismo avana, porm, geram-se problemas que, cada vez mais, lanam desafio cincia e cada vez mais ela necessria para respond-los.

p.294.Sem dvida, ao lado da expanso e do progresso ,associados cincia no sculo XVIII, necessrio avalias as consequncias de sua aplicao j no sculo XIX; o problema da populao nas reas industriais e o nvel de vida desumano do proletariado que surgiu com o desenvolvimento industrial.

Captulo 21 h uma ordem imutvel na natureza e o conhecimento o reflete: Auguste Comte (1798-1857) p.378 Comte vive na Frana num momento ps-revolucionrio, quando a burguesia havia ascendido o poder. (...) Comte toma partido da parcela mais conservadora da burguesia, que defendia um regime ditatorial e no parlamentarista que buscava criar as condies para se fortalecer no poder e impedir quaisquer ameaas, identificadas com todas as tentativas democratizantes ou revolucionrias. Nesse sentido, sua proposta de uma filosofia e de reforma das cincias tem como objetivo sustentar essa ideologia, e suas ideias reforma da sociedade e at de uma nova religio so coerentes com essa viso. p.379 Apesar de ser discutvel o peso do positivismo para o estabelecimento da Repblica no Brasil, inegvel seu papel, pelo menos no que diz respeito influncia de alguns homens que abraavam o positivismo e que foram importantes nesse momento histrico. Tal o caso de Benjamim Constant e dos militares brasileiros, que estavam convencidos de que os ideais positivistas serviriam de modelo s reformas polticas, sociais econmicas que ento se processavam.(...) Comte elabora, tambm, uma proposta para as cincias, pretende ser o fundador de uma nova cincia, a sociologia e funda uma religio.

p.381 A palavra positivo e os significados a ela associado s marcam diversos temas discutidos por Comte, como a histria, a filosofia, a cincia e a religio.

p.382-383 O pensamento positivo, que ele considera j existir no sculo XIX, em vrios ramos do conhecimento visto como fruto de uma longa historia do desenvolvimento do pensamento. Esse desenvolvimento expressaria uma lei necessria de transformao do esprito humano, que Comte chama de lei dos trs estados, segundo a qual numa sucesso necessria, o pensamento humano passaria por trs momentos, trs formas de conhecimento, sendo caracterizado, em cada estado, por aspectos

diferentes, at atingir, no seu ultimo momento, o estado positivo. Comte embora expresse essa lei como absoluta, j que todas as reas do conhecimento humano assim se desenvolveriam, no acredita que todas as reas do conhecimento se desenvolvam concomitantemente e v nessa lei uma regra da historia do desenvolvimento da humanidade e uma regra da historia do desenvolvimento do indivduo.

p.384 A histria vista como uma evoluo necessria, no sentido de que os vrios estgios e momentos tm de ser preenchidos necessariamente, e como uma evoluo linear que implica sempre a superposio, o melhoramento, mas, jamais, rupturas, revolues.

p.385 Nessa viso de histria cabe ao homem apenas o papel da resignao: preciso aguardar o desenvolvimento e aguard-lo respeitando sua ordem natural, seu tempo, seus limites, num processo de espera que , ele tambm, odeiro.

p.386 Assim, para Comte, trata-se de descobrir que mtodos os homens tm empregado para chegar ao conhecimento, para, desses mtodos, extrair sua base correta. Comte descobre essa base metodolgica nos

fatos, agora desprovidos de quaisquer roupagens que o abrigue a discutilos em sua relao com o sujeito que produz conhecimento.

p.387 O conhecimento cientfico , portanto, para Comte, baseado na observao dos fatos e nas relaes entre fatos que so estabelecidas pelo raciocnio. Essas relaes excluem tentativas de descobrir a origem, ou uma causa subjacente aos fenmenos, e so, na verdade, a descrio das leis que os regem. (...) As leis dos fenmenos devem traduzir necessariamente, o que ocorre na natureza e, como dogma, Comte parte do principio de que tais leis so invariveis.

p.388 O conhecimento cientfico positivo, que estabelece as leis que regem os fenmenos de forma a refletir de modo como tais leis operam na natureza, tem, para Comte, ainda, duas caractersticas: um conhecimento sempre certo, no se admitindo conjecturas, e um conhecimento que sempre tem algum, grau de preciso, embora esse grau varie de cincia para cincia, dependendo do seu objeto de estudo. (...) Embora assumindo que o conhecimento cientfico certo, Comte o afirma, tambm relativo.

p.389 Para organizar o conhecimento necessrio supor uma ordem preexistente; mais que isso, a ordem do conhecimento deve supor, por principio, uma ordem, tambm, na prpria natureza. A natureza composta, para ele, por classes de fenmenos ordenados de forma imutvel e inexorvel e cabe cincia, apenas, apreender e descrever tal ordem.

p.385 Partindo dessas noes de ordem de natureza e da imutabilidade de suas leis e de uma consequente ordenao do conhecimento, Comte prope uma classificao para as cincias. Essa classificao est fundamentada no que concebe como sendo o objetivo das cincias e que, para Comte, no pode ser confundida com o objetivo das artes de buscar explicao prtica imediata para o conhecimento.

p.393 Comte defendia de que todas as cincias devem se utilizar de um mtodo nico. A unidade do mtodo no significa que Comte defenda que todas as cincias devam se submeter aos mesmos procedimentos de investigao; ao contrrio, procedimentos especficos so vistos como adaptados estreitamente aos objetos a que se referem, assim, por exemplo, a qumica deve utilizar da experimentao, enquanto a biologia deve utilizar da comparao e classificao.

p.395 Comte cria uma nova cincia, a da sociedade. Assim como ocorre nas outras cincias que se ocupam de fatos que so regidos por leis naturais e imutveis, tambm a sociedade vista, por Comte, como governada por leis que so imutveis em si mesmas e que so independentes da vontade dos indivduos ou do coletivo.

p.396 Comte, faz tambm, uma distino entre o individuo e coletivo. Caracteriza o homem como um ser inteligente e dotado de sociabilidade e reivindica para o coletivo, para o grupo social, uma superioridade perante o indivduo.

p.397 Seu programa social, baseado em dois aspectos fundamentais: uma educao universal, que ensine e convena os homens da imutabilidade e inexorabilidade das leis naturais de que esto submetidos, e trabalhando para todos, o que garante que cada indivduo cumpra seu papel social.

p.400 Comte props mudanas nas estruturas e instituies sociais, que resultaram em uma nova religio. Em vez de mudar a vida material, mudase, desenvolve-se, trabalha-se a vida moral. Isso seria feito por meio de uma nova religio, a religio da humanidade que, se permite as reformas gerais necessrias, mantm, de resto, a prpria estrutura das religies e no interfere nas estruturas da sociedade.

Anda mungkin juga menyukai