Anda di halaman 1dari 7

SYDNEY OPERA HOUSE

Sydney, New South Wales, Austrlia

www.sydneyoperahouse.com

SYDNEY OPERA HOUSE


superfcies brancas brilhantes. Utzon comparava-a a uma catedral gtica que nunca cansaria as pessoas e que nunca estaria concluda. Actualmente a pera de Sydney no serve apenas de local para espectculos de pera ou de msica sinfnica, mas tambm um local de exibio de variadas formas de arte e actividades comunitrias. Estas incluem msica contempornea e clssica, bailado, pera, teatro, dana, cabar, palestras e programas pblicos de larga escala. Desde a sua abertura em 1973, mais de 45 milhes de pessoas assistiram a mais de 100 000 espectculos, e estima-se que mais de 100 milhes de pessoas visitaram o local. uma das atraces tursticas mais visitadas e o smbolo da nao mais reconhecido internacionalmente. Actualmente, a pera de Sydney recebe mais de 8 milhes de visitantes e realiza cerca de 2400 eventos por ano.

pera de Sydney em Bennelong Point. (WE-EF LIGHTING 2011 Foto de Ralph Alfonso)

A pera de Sydney uma obra-prima dos finais da arquitectura modernista e um edifcio icnico do sculo XX. admirada a nvel internacional e constitui uma preciosidade da qual os australianos muito se orgulham. Foi projectada por um jovem arquitecto dinamarqus, Jrn Utzon (1918-2008), que entendeu o potencial da localizao que tinha como cenrio de fundo o Porto de Sydney. As conchas esculturais de beto macio que formam o telhado da pera de Sydney parecem velas ondulantes cheias pelos ventos do mar, com a luz solar e sombras de nuvens a atravessar as suas
A pera de Sydney projecta-se sobre o porto, tendo como pano de fundo o centro de negcios da cidade. (Michael Moy Idea to Icon) Os trs grupos de conchas que se entreligam esto dispostas sobre uma plataforma em degraus. (Michael Moy Idea to Icon)

Histria
A histria da pera de Sydney to extraordinria e complexa quanto o prprio edifcio. uma histria de viso, coragem, dedicao, desafio, controvrsia e triunfo. Os muitos aspectos notveis incluem a apresentao de um projecto visionrio que os jris corajosamente seleccionaram como o vencedor, a parceria do arquitecto e engenheiro que produziram as solues de construo inovadoras, o rompimento criado pelo afastamento do projecto de Jrn Utzon em 1966, e o seu regresso em 1999 para retomar e levar adiante o projecto da pera de Sydney. Tudo comeou em 1956 quando o Governo da Nova Gales do Sul anunciou a abertura de um concurso de apresentao de um projecto de arquitectura internacional, tendo para o efeito nomeado um jri independente. O programa do concurso no especificava os parmetros do projecto nem definia um limite de custo. O nico requisito era que fosse apresentado um projecto de desenho arquitectnico para duas

salas de espectculos: uma sala principal para pera e msica sinfnica e uma sala mais pequena para teatro. Tinha de haver espao adicional para teatro experimental e ensaios. A combinao do local e programa de concurso provaram ser irresstiveis. Registaram-se 933 concorrentes de todas as partes do mundo e foram recebidas 233 candidaturas de 28 pases. A deciso do jri, conhecida em Janeiro de 1957, foi unnime e a vitria foi atribuda candidatura do quase desconhecido arquitecto, Jrn Utzon. Tanto a associao de arquitectos como o pblico ficaram maravilhados com a proposta de projecto e consideraram-na uma espectacular resposta aos requisitos do programa do concurso e localizao.

Desenhos da candidatura submetida por Jrn Utzon ao Comit do Concurso para a pera de Sydney; Perspectiva da escadaria entre as duas salas viradas a norte, 1956. (State Records NSW)

Maquete da pera de Sydney. (State Records NSW)

Construo
O notvel projecto de Utzon era composto por conjuntos de conchas abobadadas que se entreligavam sobre um pdio. Durante trs anos, Utzon fez mudanas graduais ao seu projecto original por forma a desenvolver uma forma de construir as grandes conchas do telhado. Enquanto o pdio ia sendo construdo, a geometria das conchas ainda no tinha sido resolvida no plano de engenharia. Foram exploradas vrias opes que culminaram na soluo esfrica de Utzon, desenvolvida em colaborao com Ove Arup, usando segmentos de uma esfera nica. Isto permitiu a pr-fabricao economicamente vivel de um conjunto nico de moldes. A pera de Sydney foi formalmente aberta por sua majestade a Rainha Elizabeth II em 20 de Outubro de 1973, perante uma enorme multido. A abertura que foi transmitida pela televiso, incluiu fogo de artifcio e foi tocada a Sinfonia n.9 de Beethoven. Passariam mais de 30 anos antes que o arquitecto se pudesse reunir sua obra-prima. Aps vrias tentativas de aproximao, conversaes e reunies, Utzon concordou em 1999 em voltar a ser contratado para desenvolver um conjunto de directrizes de projecto que serviriam de guia para todas as futuras alteraes ao edifcio. O trabalho na sua viso deveria ser articular a perspectiva geral e as pormenorizadas directrizes de projecto para o local e forma do edifcio e o seu interior. O seu principal projecto era a transformao da Sala de Recepes num espao assombroso, cheio de luz que acentuasse as vigas originais de beto e a tapearia colocada ao longo de toda a parede, projectada por ele, e que se situa no lado oposto ao porto. A sala foi rebatizada, passando em 2004 a designar-se de sala Utzon, em sua homenagem. Utzon, em colaborao com o seu filho arquitecto Jan e com um arquitecto sediado em Sydney, Richard Johnson, continuariam a trabalhar numa srie de alteraes de modernizao at sua morte em 2008.

O pdio ganha forma em Bennelong Point. (Fotografia de Max Dupain and Associates)

Maquetes de conchas (State Records NSW)

A escala de construo da pera de Sydney era enorme. Mais de 30.000 metros cbicos de rocha e terra tiveram de ser removidos do local e, para a construo da estrutura em concha foi necessria a maior grua do mundo. A partir de 1964, as abbadas de vigas pr-fundidas que dariam forma s conchas comearam a ser eregidas sobre todo o pdio. A construo do telhado juntou alguns dos melhores engenheiros civis e artfices num dos trabalhos de engenharia mais difceis alguma vez feito. Foi tambm a primeira vez que os computadores foram usados para resolver alguns dos problemas de desenho/engenharia. Se bem que Utzon tivesse planos espectaculares para o interior das conchas, ele no iria realizar esta parte do projecto. Uma mudana governamental e e uma crescente crtica relativamente ao excedente de custos levaram ao afastamento de Utzon em Fevereiro de 1966. Em Abril ele deixou Sydney, para no voltar. O Governo da Nova Gales do Sul nomeou uma equipa de arquitectos locais para completar as paredes de vidro e interiores. Os fins a que se destinavam as salas principais foram revistos. A Sala Principal foi dedicada msica sinfnica e designada de Sala de Concertos. A Sala Pequena foi dedicada pera e bailado e designada de Teatro da pera. Trs espaos no planeados previamente foram acrescentados Sala de Concertos na parte ocidental.

A pera de Sydney durante a sua construo. (Fotografia de Max Dupain and Associates)

A pera de Sydney uma obra significante de engenharia e tecnologia envolvendo talento e criatividade em muitos aspectos do seu design e construo. (Fotografia de Max Dupain and Associates)

A abertura da pera de Sydney em 1973. (Fotografia de Max Dupain and Associates)

(Michael Moy Idea to Icon)

Design
A pera de Sydney um edifcio excepcional. A sua forma arquitectnica composta por trs grupos de conchas abobadadas que se entreligam, dispostas sobre um pdio disposto em escadaria e rodeado por passagens largas que funcionam como reas pedonais. As conchas esto revestidas com telhas vidradas de cor brancoprola, enquanto o pdio est revestido por painis de granito reconstitudo em tom de terra. As duas salas principais esto dispostas lado a lado, com orientao norte-sul, tendo os seus eixos levemente inclinados. Os auditrios situam-se na ponta norte-alta do pdio para ficarem viradas a sul e de frente para a cidade, com as reas do palco posicionadas entre eles e os trios de entrada. As pontas norte e sul das conchas encontram-se suspensas A cobertura do telhado em tom mate e levou trs anos a desenvolver sobre paredes de vidro de cor acetinado com o fabricante. de topzio que se projectam na (Michael Moy Idea to Icon) diagonal para o exterior para formarem trios com vista para o interior e exterior. A concha mais alta atinge a altura de um edifcio de 20 andares acima da gua. As estruturas em concha cobrem quase dois hectares e, a totalidade do local tem aproximadamente seis hectares. Em 2007, a pera de Sydney foi inscrita na lista de edifcios considerados Patrimnio Mundial: Na lista, descrita como um notvel trabalho arquitectnico do sculo XX. Representa uma multiplicidade de elementos de criatividade, tanto na forma arquitectnica como no design estrutural; uma grandiosa escultura urbana assente numa notvel paisagem martima e, um edifcio que uma referncia a nvel mundial. No relatrio de avaliao de peritos do Comit do Patrimnio Mundial constava: ... uma das incontestveis obrasParedes de vidro projectando-se primas da criatividade humana, no diagonalmente para o exterior. s do sculo XX , como tambm da (Michael Moy Idea to Icon) histria da humanidade.

O pdio revestido a painis em tom de terra. (Michael Moy Idea to Icon)

(Michael Moy Idea to Icon) As poderosas formas geomtricas da pera de Sydney. (Michael Moy Idea to Icon)

Factos sobre a pera de Sydney


Localizao:.....................  Bennelong Point, Sydney, New South Wales, Austrlia Arquitecto:. . .......................  Jrn Utzon Estilo:................................... Expressionista Materiais:...........................  Beto, cermica, granito, bronze e vidro Construo:........................ Estrutura de beto e vigas do telhado em beto pr-fundido com telhas de cermica e revestimento exterior em granito reconstitudo at base Data:. . ................................... De 1959 a 1973 rea ocupada:.................. 1,8 hectares Altura:.................................. 67 m A pera de Sydney fica situada em Bennelong Point, stio onde, durante milhares de anos antes da colonizao europeia, a populao aborgene local, conhecida como povo Cadigal, esteve instalada. O stio foi designado de Bennelong Point, nome de um aborgene local conhecido por Bennelong que foi capturado e posteriormente protegido pelo Governador Arthur Philip. A pera de Sydney reconhece a importante histria do stio Bennelong Point e, a rica contribuio das culturas aborgene e dos indgenas do estreito de Torres para a diversidade da comunidade australiana. A pera de Sydney desenvolveu um plano de aco de reconciliao que define objectivos mensurveis no trabalho de eliminao da distncia entre os indgenas do estreito de Torres, os aborgenes e os seus compatriotas australianos. Para mais informaes, consulte www.sydneyoperahouse.com/rap

pera de Sydney e ponte do porto. (Michael Moy Idea to Icon)

Jrn Utzon
Os esboos e curvas geometricamente indefinidas precisavam obviamente de ser desenvolvidas para o edifcio poder ser construdo. Isto muito normal nos concursos de apresentao de projectos. Utzon, sabia que o seu projecto podia ser construdo e, na esfera do esprito de inovao presente em Sydney na altura, a construo avanou. Foi a experincia de vida de Utzon e as viagens que deram forma s suas ideias para a pera de Sydney. Apesar de nunca ter estado no local, ele usou as suas bases de conhecimentos martimos para estudar cartas martimas do porto de Sydney. A sua prvia experincia em construo naval deu-lhe a inspirao para as velas da pera de Sydney e tambm o ajudariam a resolver os desafios que se lhe colocaram durante a construo das mesmas. As suas viagens ao Mxico deram-lhe a ideia de colocar o edifcio sobre uma larga plataforma horizontal. Depois do seu afastamento forado do projecto em 1966, Utzon continuou a impulsionar a arquitectura moderna para uma nova era de experimentao livre. Os princpios por detrs da sua clebre Igreja Bagsvrd (1976) situada nos subrbios de Copenhaga e do seu edifcio do parlamento no Kuwait (1983) podem ser reencontrados na sua perspectiva original da pera de Sydney. A reconciliao com a pera de Sydney em 1999 trouxe a Utzon um grande prazer. Em 2003, no mesmo ano em que a pera de Sydney celebrava o 30. aniversrio, Jrn Utzon recebeu o Prmio Pritzker da Arquitectura, o maior galardo desta rea. Um ano mais tarde, em 2004, a recentemente renovada Sala de Recepes recebeu o nome de Utzon Room, em sua honra. Com espaos vazios e amplos, tapearia colorida (desenhada por ele prprio), cho de madeira clara e um tecto de vigas de beto entrelaadas, era tal qual ele a tinha sonhado. Jrn Utzon faleceu tranquilamente durante o seu sono em Copenhaga a 29 de Novembro de 2008 aos 90 anos de idade. O seu legado perpetua-se na pera de Sydney e nos seus Princpios de Design como um registo permanente da sua viso do lugar, bem como nas outras magnficas estruturas que ele desenhou por todo o mundo.

[ Gosto de estar na fronteira do possvel. ]


Jrn Utzon

Jrn Utzon nasceu a 9 de abril de 1918 em Copenhaga, Dinamarca. Cresceu na cidade de Aalborg, onde o seu pai era arquitecto naval, engenheiro e director do estaleiro local. Um apaixonado pela navegao martima, Utzon estava originalmente destinado a seguir as pegadas do seu pai e a tornar-se tambm engenheiro naval, mas optou por estudar arquitectura na Real Academia de Belas-Artes de Copenhaga. Aps concluir a licenciatura em 1942, trabalhou na Sucia at ao fim da Segunda Guerra Mundial. Foi influenciado por Gunnar Asplund e mais tarde por Alvar Aalto, com quem trabalhou por um curto perodo de tempo aps a guerra. Em 1949, recebeu uma bolsa que lhe permitiu a si e sua mulher Lis viajar pelos EUA e Mxico, onde entrou em contacto com alguns dos mais influentes arquitectos de hoje, incluindo membros da escola Frank Lloyd Wright de Taliesin, Mies van der Rohe, Ray e Charles Eames e Richard Neutra. Tambm esteve em Paris onde se encontrou com Le Corbusier e o escultor Henri Laurens, cuja influncia lhe ensinaram muito sobre formas. Um projecto importante levou-o at Marrocos; infelizmente o projecto no chegou a ser realizado, mas ele usou a oportunidade para caminhar ao longo da cordilheira do Atlas, onde foi inspirado pela arquitectura local que fazia uso do tijolo adobe. Regressou a Copenhaga em 1950 para abrir o seu gabinete de arquitectura. Em 1956, aps ter ganho alguns concursos de arquitectura mais pequenos, Utzon submeteu a sua perspectiva da pera de Sydney ao Governo da Nova Gales do Sul. Acabou por ficar to surpreendido quanto os outros ao ganhar o concurso. A sua proposta de projecto apresentada a concurso era um desenho esquemtico, explicando claramente a ideia do edifcio.

(Michael Moy Idea to Icon)

Factos e citaes
Michael Moy, Idea to Icon

Jrn Utzon

Jrn Utzon

Michael Moy, Idea to Icon

Jrn Utzon

Jrn Utzon

Michael Moy, Idea to Icon

Frank Gehry, arquitecto da Sala de Concertos de Walt Disney, Los Angeles

Jrn Utzon

Michael Moy, Idea to Icon

Jrn Utzon

Jrn Utzon em 1999, quando concordou em ser o guardio do design do edifcio.

Michael Moy, Idea to Icon

Michael Moy, Idea to Icon

Arquitecto americano Louis Kahn, citado por Jrn Utzon

Jrn Utzon

Michael Moy, Idea to Icon

A pera de Sydney um local de exibio para muitas companhias de artes, incluindo as suas cinco companhias residentes: Sydney Symphony Orchestra, Opera Australia, the Australian Ballet, the Sydney Theatre Company and Bell Shakespeare Company.

Michael Moy, Idea to Icon

O sol no sabia quo linda era a sua luz at ela ser reflectida por este edifcio.

e nos telhados, a enorme quantidade de telhas brancas subdivididas em segmentos assemelham-se estrutura de uma folha que com as suas nervuras e recheio possui uma beleza orgnica que lhe prpria.

Michael Moy, Idea to Icon

O edifcio cobre 1,8 hectares de terreno e tem 183 metros de comprimento e 120 metros de largura no seu ponto mais largo. Est apoiado em molhes de beto afundados a 25 metros abaixo do nvel do mar.

As conchas foram construdas com 2200 seces de vigas pr-fundidas e cerca de 4000 painis de telhado pr-fabricado num processo de construo inteiramente novo.

State Records NSW

Gosto de pensar que a pera de Sydney como um instrumento musical, e como todos os instrumentos delicados, necessita de um pouco de manuteno e afinao, de tempos a tempos, se pretendemos que continue a tocar no seu mximo de perfeio.

A estrutura e geometria rigorosa expressa a lgica do edifcio.

Michael Moy, Idea to Icon

A pera de Sydney provou que a arquitectura pode ter um impacto que ultrapasse os 15 metros sua volta. Pode ser emocional. Pode atrair um mundo. E acho que devamos estar todos gratos por este exemplo dos nossos dias.

algo de que nunca nos cansamos, do qual nunca conhecemos o fimquando passamos sua volta ou a vemos no cu...acontece sempre algo de novo... juntamente com o sol, a luz e as nuvens, algo muito vivo.

Michael Moy, Idea to Icon

As pessoas de Sydney fizeram da pera de Sydney um smbolo para Sydney que se v em todo o mundo em diferentes rplicas... mas nunca ningum duvidou que isto tanto um smbolo de Sydney como da Austrlia ... na minha opinio, uma situao como esta, em que um edifcio exerce um fabuloso impacto sobre uma cidade coisa rara.

Ir pera de Sydney constitui uma sucesso de estmulos visuais e audiovisuais que aumentam em intensidade medida que nos aproximamos do edifcio, quando entramos e finalmente nos sentamos nas salas, culminando tudo com o espectculo..

Michael Moy, Idea to Icon

A contribuio do arquitecto para a sociedade trazer alegria s pessoas atravs da atmosfera que ele cria sua volta

Para mim uma grande alegria saber quanto o edifcio adorado pelos australianos e em particular pelos cidados de Sydney.

Uma Palavra do Artista


Enquanto artista arquitectnico o meu desejo apreender a essncia de um particular edifcio histrico na sua forma escultural pura. Primeiro e antes de tudo, eu no vejo os meus modelos como rplicas literais, mas sim como interpretaes artsticas em que so utilizadas peas LEGO. A pea LEGO no inicialmente pensada para ser um material tipicamente usado na criao de arte ou para ser usada como meio de trabalho por um artista. Todavia, descobri rapidamente que a pea LEGO se prestava to naturalmente s minhas aplicaes como a tinta para o pintor ou o metal para o ferreiro. Ao explorar a forma de capturar estes edifcios com as formas bsicas das peas e bases de construo, encontro possibilidades e desafios quase mgicos. A PERA DE SYDNEY A forma poderosa que esta estrutura icnica possui cria desafios difceis e nicos. Sendo este o 13. modelo de LEGO Architecture que desenhei, na srie, poder-se-ia pensar que j quase todo o tipo designs tinham surgido. Como bvio, no esse o caso dado que esta forma fluida de estrutura verdadeiramente nica. Em modelos prvios eu estava igualmente preocupado com a forma, propores, escala, cor, textura, mudanas de local e sobretudo composio. Contudo, com este desafio eu estava apenas preocupado com as pontas angulosas, tudo o resto podia ser tirar um pouco aqui e um pouco ali, mas caso seja feito algum erro nas pontas angulosas, toda a essncia da forma potica fica comprometida. Quer acreditem ou no, a ideia para capturar a forma surgiu-me enquanto estava a construir um modelo de Buzz Lightyear. As suas botas tinham esses elementos curvos especiais que por acaso eram brancos; a imaginao foi assim facilitada ao poder identificar esses elementos com as pontas angulosas. Depois coloquei umas dobradias, alguma criatividade aqui e ali e depressa surgiu o modelo. Isto um exemplo perfeito de como, por vezes, em vez de usarmos apenas a imaginao, se usarmos algo para gerar inspirao, tambm conseguimos alcanar o objectivo pretendido.

Adam Reed Tucker

O Modelo em escala reduzida a linha LEGO Architecture na perspectiva dos anos 60


A histria da actual srie LEGO Architecture pode ser reencontrada no incio dos anos 60, quando a popularidade das peas LEGO aumentou fortemente. Godtfred Kirk Christiansen, o ento proprietrio da empresa, comeou a procurar formas para expandir o sistema LEGO, e pediu aos seus designers para desenvolverem um conjunto de novos componentes que acrescentasse uma nova dimenso construo LEGO. A resposta daqueles foi to simples quanto revolucionria: cinco elementos que combinavam as existentes peas e que tinham apenas um tero da altura. Estas novas bases de construo tornaram possvel construir modelos mais pormenorizados do que antes. Esta maior flexibilidade da LEGO parecia adequar-se ao esprito da poca, em que os arquitectos modernistas estavam a redefinir o aspecto das casas, e as pessoas participavam cada vez no desenvolvimento do design da casa dos seus sonhos. Foi destas novas tendncias que nasceu o Modelo em escala reduzida da LEGO nos incios de 1962. O nome era uma ligao directa forma como os arquitectos e engenheiros trabalhavam, e esperava-se que eles e os outros construssem os seus projectos em escala reduzida com elementos LEGO. Tal como com a LEGO Architecture de hoje, os conjuntos originais foram concebidos para se diferenciarem das normais caixas muito coloridas da LEGO, e tambm incluam Um Livro de Arquitectura para inspirao. Apesar dos cinco elementos continuarem a fazer parte integral do sistema de construo LEGO, a linha Modelo em escala reduzida foi gradualmente abandonada em 1965. Passariam mais de 40 anos antes que os princpios fossem recuperados na srie LEGO Architecture que conhecemos hoje.

Referncias
Crditos de texto: A PERA DE SYDNEY Crditos das fotos: A PERA DE SYDNEY Michael Moy State Records NSW Max Dupain and Associates Ralph Alfonso

Servio de Assistncia ao Cliente Kundenservice Service Consommateurs Servicio Al Consumidor www.lego.com/service ou ligue 00800 5346 5555 : 1-800-422-5346 : 2012 The LEGO Group

Anda mungkin juga menyukai