Anda di halaman 1dari 11

A dirofilariose, tambm chamada "doena do verme do corao", uma zoonose de carter crnico, causada por parasitas do gnero Dirofilaria,

, onde Dirofilaria immitis a espcie mais amplamente conhecida, sendo transmitida por mosquitos dos gneros Aedes, Culex e Anopheles D. immitis um parasita do sistema circulatrio (corao e grandes vasos), linftico, tecido subcutneo, cavidade peritoneal ou mesentrio de ces, candeos silvestres e, menos freqentemente, gatos, necessitando de um hospedeiro invertebrado. No ser humano, caracteriza-se por comprometimento do parnquima pulmonar ou ndulos subcutneos, porm, nos ces, manifesta-se como leses no endotlio vascular e obstrues causadas pelo parasita adulto, sendo encontrado principalmente no ventrculo direito do corao. Os gatos, embora possam ser parasitados, so mais resistentes infeco.

PREVALNCIA DA DIROFILARIOSE CANINA

A distribuio geogrfica da enfermidade mundial. Nas reas endmicas, a prevalncia de infeces por D. immitis varia de 40 a 70% nos ces e de 1 a 4% nos gatos. A populao canina que apresenta maior risco aquela que est submetida maior exposio aos artrpodes vectores, tais como os ces no controlados sanitariamente em zonas rurais, os que no possuem abrigo permanente, os de caa, pastoreio, competio ao ar livre e os que so transportados para locais em que a infeco endmica.

CICLO BIOLGICO DA DIROFILARIA


Desenho

Dirofilariose

Dirofilariose Dirofilariose uma doena provocada pelo parasita Dirofilaria


immitis, que pode afectar o co e o gato. O parasita transmitido por mosquitos. Em Portugal frequente na regio da Grande Lisboa, Algarve e Regio Centro, nomeadamente nos Distritos de Aveiro e Coimbra.Estes parasitas so vermes longos que podem atingir os 30 cm de comprimento, e encontram-se alojados no ventrculo direito e artrias pulmonares (vasos sanguneos que transportam o sangue do ventrculo direito at aos pulmes). No Homem a infeco rara, e quando acontece, os sintomas so mnimos. Podem ocorrer infestaes cutneas e por vezes leses nos pulmes.

SINTOMAS Os sintomas so devidos presena dos parasitas adultos no


corao e artrias pulmonares. As artrias pulmonares tornam-se mais espessadas, inflamadas e perdem a sua capacidade de distenso, o que provoca um aumento do trabalho do corao para fazer o sangue passar atravs desses vasos. Podem tambm afectar os pulmes, os rins, o fgado e as clulas sanguneas. A gravidade dos sintomas depende de uma srie de factores, tais como o nmero de parasitas, a durao da infeco, a capacidade de resposta do sistema imunitrio do animal e a intensidade do exerccio fsico a que o animal est sujeito. As infestaes moderadas podem no provocar sintomas. Os sintomas mais frequentes so: tosse, perda de peso, dificuldades respiratrias, menor resistncia ao exerccio e outros sintomas de insuficincia cardaca (acumulao de lquido na cavidade abdominal, perda de peso,) No gato, as infestaes por este parasita so menos frequentes do que no co, no entanto os sintomas, quando presentes, so geralmente mais graves. DIAGNSTICO O diagnstico mais simples no co do que no gato. realizado atravs de uma anlise de sangue, que depois observado ao microscpio e atravs de um Kit rpido (que detecta protenas que so libertadas pelas fmeas adultas do parasita). Nos animais infectados, deve-se fazer uma anlise de sangue mais completa, raio X torcico e ecocardiografia.

TRATAMENTO O tratamento consiste em 2 etapas distintas: primeiro


faz-se a eliminao dos parasitas adultos, e numa segunda fase procede-se eliminao das larvas circulantes. No caso de o seu animal se encontrar infectado por este parasita, o seu veterinrio assistente dar-lhe- informaes mais detalhadas.

PREVENO Antes de se iniciar o tratamento preventivo, fundamental


fazer os testes de despiste da doena. Se os resultados destes testes forem negativos, ento pode-se iniciar o tratamento preventivo, que feito atravs da administrao mensal de 1 comprimido ou atravs da aplicao mensal de um medicamento sob a forma de spot on. A administrao mensal destes medicamentos deve ser seguida de forma muito rigorosa (administrao do medicamento sempre no mesmo dia do ms), uma vez que qualquer esquecimento poder originar a infeco do seu animal. Deve-se ter em ateno de que os mosquitos esto mais activos durante os meses de calor (principalmente durante a Primavera e Vero); e ao fim da tarde. De qualquer maneira, os animais que habitem em reas prximas de guas paradas (como por exemplo a Pateira de Fermentelos) podem ser infectados durante todo o ano, pelo que se recomenda a realizao do tratamento preventivo durante os 12 meses do ano. Recomenda-se tambm que os animais sejam recolhidos durante as ltimas horas da tarde, altura em que os mosquitos esto mais activos, e portanto o risco de infeco maior. Mesmo que o tratamento preventivo seja correctamente cumprido, recomendada a realizao de testes de despiste de 2 em 2 anos.

Dirofilariose Canina
A dirofilariose uma doena potencialmente muito grave, provocada por um parasita denominado Dirofilaria immitis. O co o nico mamfero infectado normalmente por este parasita, constituindo, igualmente, o nico reservatrio significativo da infeco.

No entanto, nas regies em que esta doena enzotica nos ces, diversos outros mamferos podem ser infectados, incluindo gatos domsticos, felinos selvagens, raposas, lobos, coiotes, fures, cavalos e, muito raramente, humanos. No caso dos humanos, a infeco por este parasita normalmente no tem nenhuma consequncia podendo, apenas nalguns casos raros, dar alguma sintomatologia do foro respiratrio.

Na maioria das vezes, as dirofilrias morrem pouco depois de atingirem os pulmes, formando-se um ndulo em seu redor. Talvez a consequncia mais grave para os humanos infectados, seja o facto destes ndulos (denominados granulomas) se poderem confundir facilmente, num exame radiogrfico, com tumores pulmonares, obrigando realizao de uma bipsia pulmonar para a obteno de um diagnstico correcto.

Transmisso da Doena

A Dirofilaria immitis no se transmite directamente de um co para outro (ou para outro mamfero) mas, unicamente, atravs da picada de mosquitos fmea dos gneros Aedes, Culex e Anopheles.

Mosquitos dos gneros Aedes (A), Culex (B) e Anopheles (C).

Quando um destes mosquitos pica um co infectado com dirofilariose, as larvas da Dirofilaria immitis (microfilrias), que se encontram nos seus vasos sanguneos perifricos, vo ser sugadas para o mosquito. No interior do mosquito, as larvas desenvolvem-se durante um perodo que pode variar entre as 2 e as 6 semanas, dependendo da temperatura ambiente, at atingirem um estdio infectante. As larvas infectantes medem cerca de 1,2 mm. de realar que o desenvolvimento das larvas no interior do mosquito s possvel com uma temperatura ambiente acima dos 14o C, razo pela qual no existe perigo de transmisso da doena nos meses muito frios.

Quando o mosquito se for alimentar novamente, as larvas vo ser depositadas na pele do novo hospedeiro canino, iniciando-se, ento, uma migrao at ao corao, que dura cerca de 3 a 4 meses, durante a qual os parasitas se desenvolvem at atingirem os 5 cm de comprimento. Os parasitas vo-se instalar, principalmente, no ventrculo direito e nas artrias pulmonares, embora, mais raramente, tambm se possam encontrar noutras regies do organismo, como o caso dos olhos ou do crebro.

Nestes locais vo-se desenvolver durante cerca de 3 meses, at atingirem a maturidade. Assim, o perodo pr-patente da doena, ou seja, o perodo entre a infeco inicial, quando o co picado pelo mosquito, e o desenvolvimento dos parasitas em adultos localizados no corao, de 6 a 7 meses.

Os machos adultos de Dirofilaria atingem os 12 a 20 cm de comprimento por 0,7 a 0,9 mm de dimetro, enquanto as fmeas adultas chegam a medir 25 a 30 cm de comprimento por 1 a 1,3 mm. Estas ltimas so vivparas, libertando as microfilrias na circulao sangunea, de forma

que o ciclo de transmisso se pode iniciar novamente, quando o co voltar a ser picado. As dirofilrias adultas podem sobreviver no hospedeiro durante muitos anos, enquanto as microfilris sobrevivem 2 a 3 anos.

A dirofilariose oculta, ou seja, em que o animal tem parasitas adultos mas no microfilarmia (presena de microfilrias no sangue), ocorre em cerca de 10 a 67 % dos ces infectados. Esta situao pode dever-se ao facto dos parasitas serem imaturos (menos de 6 meses), existir unicamente um parasita, de serem todos do mesmo sexo, de se terem tornado estreis pelo efeito de alguma medicao ou das microfilrias sanguneas terem sido destrudas pelo prprio organismo do animal ou por alguma substncia administrada.

No caso da dirofilariose oculta, o diagnstico tem de ser efectuado atravs de testes especficos para a deteco de antignios sanguneos, ou, ainda, com o auxlio de exames complementares, radiogrficos e ecogrficos, tanto cardacos como pulmonares.

Factores de Risco

A incidncia da doena, relativamente a vrios factores relacionados com o co e com o seu habitat, a seguinte:

Idade A incidncia da dirofilariose parece ser mais elevada em ces com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos; Sexo Os machos so mais frequentemente afectado do que as fmeas; Comprimento do plo No foi encontrada nenhuma relao entre o comprimento do plo do co e a incidncia da doena; Habitat Naturalmente, a doena tem uma maior prevalncia nos ces que vivem fora de casa do que naqueles que vivem no interior, uma vez que esto mais expostos s picados dos mosquitos. Este o motivo pelo qual existem mais ces de

mdio e grande porte a serem infectados do que ces mais pequenos, que, normalmente, vivem no interior.

Sintomas

Durante os 6 meses do perodo pr-patente da doena os ces geralmente no apresentam qualquer sintoma. Nalguns casos raros, no entanto, as microfilrias podem migrar para locais pouco usuais, como o olho, o crebro ou uma artria de um membro, provocando cegueira, convulses ou claudicao.

Os sintomas da doena, normalmente, vo surgindo medida que os parasitas atingem a maturidade e se alojam no corao e nas artrias pulmonares e variam com o grau de severidade da infeco e com o estilo de vida dos animais. Assim, os ces com infeces ligeiras e com uma vida sedentria podem nunca chegar a apresentar sintomas, enquanto os ces com infeces mais severas ou que faam bastante exerccio fsico vo, certamente, desenvolver os sintomas da dirofilariose.

Estes sintomas incluem, dependendo da severidade da doena, tosse, intolerncia ao exerccio, sons pulmonares anormais, dispneia (dificuldade respiratria), hepatomeglia (aumento do volume do fgado), sncope (perda temporria de conscincia devido a falta de oxigenao cerebral), ascite (acumulao de fluido na cavidade abdominal), sons cardacos anormais e morte.

Diagnstico

O diagnstico da dirofilariose canina pode englobar, para alm do exame fsico do animal e de uma avaliao cuidadosa dos seus sintomas e da histria pregressa, os seguintes exames:

Pesquisa de microfilrias do parasita na circulao sangunea do animal, atravs da observao microscpica de uma

amostra de sangue, centrifugada ou filtrada de acordo com a tcnica utilizada. de notar que o nmero de microfilrias circulantes no serve como indicativo, nem do nmero de adultos existentes no co, nem da severidade da doena. Existe outro parasita que afecta os ces e que tambm capaz de produzir microfilrias circulantes, o Dipetalonema reconditum, mas que no provoca qualquer doena nos animais. O diagnstico diferencial entre estes 2 tipos de microfilrias fundamental e realizado atravs da observao microscpica dos parasitas, uma vez que estes apresentam uma forma, dimenso e tipos de movimentos distintos. Nas cadelas prenhas muito infectadas, os fetos podem apresentar microfilarmia temporria mas nunca parasitas adultos.

Testes sanguneos serolgicos para a deteco de anticorpos contra a doena ou de antignios libertados pelo tracto reprodutivo das dirofilrias fmea. Os testes serolgicos para a pesquisa de antignios so muito utilizados, e com grande sucesso, para o diagnstico da doena. Os testes para a pesquisa de anticorpos, por outro lado, tm vindo a ser substitudos pelos anteriores, uma vez que a exposio do animal ao parasita no implica, necessariamente, que este tenha desenvolvido a doena. As alteraes radiogrficas do corao e dos pulmes desenvolvem-se muito cedo no decurso da doena, pelo que deve ser sempre efectuado um exame radiogrfico ao trax. Este exame a melhor ferramenta dos mdicos veterinrios para avaliar a severidade da doena e o seu prognstico. A ecocardiografia, que consiste em realizar uma ecografia ao corao, permite no s detectar a presena de parasitas adultos no corao e na artria pulmonar, mas tambm avaliar as consequncias anatmicas e funcionais que estes rgos possam ter sofrido.

Tratamento

O sucesso do tratamento da doena depende muito do seu diagnstico precoce, enquanto ainda no se observarem leses secundrias nos vrios rgos do organismo. Antes de se iniciar a teraputica, importante realizar um conjunto de exames complementares ao animal para determinar o estado dos seus rgos internos, especialmente do corao, dos pulmes, do fgado e dos rins. Se existirem problemas nestes rgos, pode ser necessrio efectuar uma terapia de suporte ao animal.

O tratamento consiste, numa fase inicial, na administrao de um frmaco especfico para destruir os parasitas adultos (adulticida). No caso de surgirem reaces secundrias teraputica, incluindo vmitos, perda de apetite ou ictercia, esta pode ter de ser suspensa at ao animal se encontrar novamente estvel. medida que as dirofilrias adultas morrem, podem alojar-se nos vasos sanguneos, causando diversos sintomas como tosse, hemorragia pulmonar ou, mesmo, nos casos mais graves, a morte do animal.

No entanto, se tudo correr bem, normalmente os pacientes permanecem no hospital durante 2 ou 3 dias, podendo, de seguida, ir recuperar para casa durante 4 a 6 semanas, medicados com antibiticos, antiinflamatrios e, eventualmente, com uma dieta especial. Durante este perodo de convalescena imprescindvel que o animal se mantenha calmo, evitando-se qualquer situao que lhe possa induzir stress, e em repouso. No caso do animal apresentar complicaes como perda de apetite, depresso, tosse ou hemorragias o mdico veterinrio deve ser contactado.

A fase seguinte do tratamento consiste na administrao de um medicamento para matar as microfilrias (microfilaricida) que, eventualmente, se encontrem na circulao sangunea do animal. Uma vez que esta teraputica seja efectuada a medicao preventiva para a dirofilariose pode ser iniciada (ou retomada) de forma rotineira.

O animal deve efectuar novas anlises sanguneas 3 meses aps o tratamento e, no caso dos parasitas no terem sido completamente eliminados, a teraputica tem de ser novamente realizada.

A remoo cirrgica dos parasitas tambm pode estar indicada, principalmente em casos avanados e em ces com um elevado nmero de dirofilrias no corao.

Sndrome da Veia Cava Nos casos mais graves, em que o nmero de parasitas adultos no corao muito elevado, estes podem bloquear a veia cava, ou seja, o retorno do sangue de vrias partes do corpo para o corao.

Quando isto sucede, os sintomas do animal so muito graves, surgem de uma forma repentina e podem incluir colapso sbito, grande dificuldade respiratria e falncia orgnica generalizada. A nica opo nestes casos a remoo cirrgica dos parasitas e, infelizmente, na maioria dos casos os animais acabam por falecer.

Preveno

A boa notcia que esta doena pode ser completamente evitada, simplesmente com a administrao mensal de um dos diversos medicamentos existentes para o efeito. Os frmacos que podem ser utilizados incluem a ivermectina (Heartgard), a ivermectina/pirantel (Heartgard Plus), e a milbemicina (Interceptor) e so administrados por via oral.

A administrao, por rotina, destes medicamentos extremamente eficaz, evitando o aparecimento da doena em mais de 99% dos ces. Para alm

disso tem, ainda, a vantagem adicional de eliminar a maioria dos parasitas intestinais que afectam os ces.

Estes frmacos podem ser administrados durante todo o ano ou com uma pausa durante os meses de inverno. Actualmente, no entanto, a Sociedade Americana de Dirofilariose (American Heartworm Society) recomenda que se efectue a preveno durante todo o ano, mesmo em regies sazonais.

importante notar que, antes de se iniciar um programa de preveno para a dirofilariose, ou cada vez que este retomado aps uma pausa de vrios meses, os animais tm de efectuar anlises sanguneas para se ter a certeza que no se encontram infectados por estes parasitas

SINAIS CLNICOS

Anda mungkin juga menyukai